Vous êtes sur la page 1sur 5

ARBITRAGEM: UMA ALTERNATIVA NA SOLUO DE LITGIOS

Autor: Dagolberto Calazans Arajo Pereira Notas:Dagolberto Calazans Arajo Pereira Juiz/ rbitroMediador do Tribunal de Arbitragem e Mediao do Maranho e acadmico de Direito da Faculdade Cndido Mendes do Maranho ( FACAM).

INTRODUO

A arbitragem, conquanto ainda rejeitada por alguns juristas e pondervel parcela da populao, talvez at por desconhecimento, constitui o meio mais rpido e fcil de soluo dos conflitos, graas elevada especializao e aos conhecimentos dos julgadores. uma forma alternativa de composio entre as partes, por meio da interveno de terceiro indicado por elas e gozando da absoluta confiana de ambas. Com a assinatura da clusula compromissria ou do compromisso arbitral, a arbitragem assume o carter obrigatrio e a sentena tem fora judicial. Neste sentido, a jurisprudncia e a doutrina. No alm mar, o juzo arbitral fartamente adotado. Modernamente, quase todos os pases permitem que rbitros solucionem os mais diversos conflitos entre as partes, notadamente no mbito internacional. O Brasil admite que tambm as entidades de Direito Pblico submetam os litgios, oriundos da execuo dos contratos, arbitragem, ou busquem solucionalos, por meio amigvel, merc da legislao extravagante. Essa disposio dever constar do contrato, entre as clusulas essenciais, necessrias. Pela proposta de Emenda Constitucional da Reforma do Judicirio (PEC n 29, de 2000), tambm o Brasil estar institucionalizando este instituto, como Portugal o fez, o que, sob esse aspecto, representa um grande avano, acompanhando a tendncia universal.

CONCEITO DE ARBITRAGEM

A arbitragem um processo alternativo, extra-judicial e voluntrio, entre pessoas fsicas e jurdicas capazes de contratar, no mbito dos direitos patrimoniais disponveis, sem a tutela do Poder Judicirio. As partes litigantes elegem em compromisso arbitral, uma ou mais pessoas denominadas rbitros ou juzes arbitrais, de confiana das partes, para o exerccio neutro ou imparcial do conflito de interesse, submetendo-se a deciso final dada pelo rbitro, em carter definitivo, uma vez que no cabe recurso neste novo sistema de resoluo de controvrsias. Na arbitragem, a funo do rbitro nomeado ser a de conduzir o processo arbitral, de forma semelhante ao processo judicial, porm muito mais rpido, menos formal, de baixo custo onde a deciso dever ser dada por pessoas especialistas na matria, que objeto da controvrsia, diferentemente do Poder Judicirio, onde o juiz, na maioria das vezes, para bem instruir seu convencimento quanto deciso final a ser prolatada, necessita do auxlio de peritos especialistas.

Na arbitragem, pode-se escolher livremente esses especialistas, que tero a funo de julgadores. Exemplo prtico, pessoas capacitadas em direito sobre locao residencial ou comercial, compra e venda de bens em geral, contratao de servios, conflitos trabalhistas, seguros, acidente de automvel sem vtima humana, conflitos agrrios, condominial, indstria, porturio, navegao e martimo. Com a assinatura da clusula compromissria ou do compromisso arbitral, a arbitragem assume o carter obrigatrio e a sentena tem fora judicial.

EVOLUO HISTRICA DA ARBITRAGEM

A arbitragem no novidade, como instrumento de soluo de conflitos. Na mais remota antiguidade, a humanidade sempre buscou caminhos que no fossem morosos ou serpenteados de frmulas rebuscadas, visto que os negcios, sejam civis, sejam comerciais, exigem respostas rpidas, sob pena de, quando

solucionados, perderem o objeto e ficarem desprovidos de eficcia, com prejuzos incalculveis para as partes interessadas. Atualmente, a realidade no diferente. A sociedade transforma-se numa velocidade incrvel. As inovaes e os novos tempos exigem a superao de arcaicas frmulas, visto que, a partir do ltimo quartel do sculo XX, com as novas conquistas cientficas e tcnicas, o mundo apequenou-se e o tempo e o espao tornaram-se conceitos inexistentes e totalmente ultrapassados na era da ciberntica, dos transportes e das comunicaes que podem exceder a velocidade do som. As pendncias exigem solues, boas ou ms, porm eficazes e sumamente velozes. Uma grande nao aquela que possui leis justas e uma justia rpida e no onerosa. O jurista, Arnold Wald, em entrevista a Mrcio Chaer, mostra-se bastante otimista quanto ao desenvolvimento de uma nova cultura, pois, afirma, com nfase: de certa forma, entramos com algum atraso nesse movimento. A arbitragem passou a existir de fato no Pas h quatro ou cinco anos. Assinala ainda que, se a quantidade de arbitragens engrenadas diminuta, a qualidade delas merece os maiores encmios. Antonio Carlos de Arajo Cintra, Ada Pellegrini Grinover e Cndido Dinamarco prelecionam que, na mais remota Antiguidade, com a ausncia de um Estado forte que assumisse a prerrogativa de dirimir os conflitos entre as pessoas, prevalecia a vingana privada, evoluindo para a justia privada. Hammurabi sobressaiu pelo notvel monumento jurdico- O Cdigo de Hammurabi, e teve como escopo maior fazer reinar a justia em seu reino, podendo qualquer cidado recorrer ao rei. Entre os babilnios, livre era o homem que tinha todos os direitos de cidado e era denominado awilum. Entre os povos antigos, a arbitragem e a mediao constituam meio comum para sanar os conflitos entre as pessoas. Na Grcia antiga, as solues amigveis das contendas faziam-se com muita freqncia, por meio da arbitragem, a qual poderia ser a compromissria e a obrigatria. Os compromissos especificavam o objeto do litgio e os rbitros eram indicados pelas partes. O povo tomava conhecimento do laudo arbitral gravado em

plaquetas de mrmore ou de metal e sua publicidade dava-se pela afixao nos templos das cidades. No Direito Romano, no primeiro perodo do processo, as legis acciones em muito se assemelhavam s cmaras ou s Cortes Arbitrais. Na Idade Mdia, tambm era comum a arbitragem, como meio de resolver os conflitos, entre os nobres, cavaleiros, bares, proprietrios feudais e, fundamentalmente, entre comerciantes. O Direito Talmdico tambm se aplica arbitragem. Esta composta por um rabino ou pelo conselho de rabinos. Seguindo os costumes judaicos, os judeus submetiam arbitragem todas as disputas entre a comunidade e a pessoa ou entre as pessoas. A Igreja Medieval valia-se da arbitragem. John Gilissen narra que o poder jurisdicional da Igreja se fundava no poder arbitral e disciplinar. O Alcoro no desconhece a arbitragem, assim que a 4 Surata comanda que, se houver disputa entre marido e mulher, estes devem-se valer de um rbitro da famlia dela ou dele. Samir EL Hayek, comentando o versculo 35, diz que trata de um plano excelente para ajustar as dissidncias familiares. O julgamento, por equidade e imparcialidade, uma vertente. O versculo 9 da 49 Surata prega que, se dois grupos de crentes combaterem entre si, devem eles se reconciliar. No Brasil Colnia, as Ordenaes Filipinas, que vigoraram, at aps a proclamao da Repblica, disciplinava a arbitragem no Livro III, que tratava dos juzes rbitros e dos arbitradores. A Constituio de 1824, no artigo 160, facultava s partes nomear juzes-rbitros, nas aes cveis e nas penas civilmente intentadas, cujas sentenas eram executadas, sem recusrso, desde que as partes assim convencionassem. Tambm a Resoluo de 26 de julho de 1831 e a Lei n 108, de 11 de outubro de 1837 regulavam acerca da arbitragem. O Cdigo Comercial, de 1850, prev a arbitragem para as questes sociais entre os scios, durante a existncia da sociedade, ou da companhia, sua liquidao ou partilha (artigo 294) e, no artigo 245, todas as questes de contrato de locao mercantil

deviam ser resolvidas pela arbitragem. Da mesma forma o Cdigo Civil de 1916 e o Cdigo Processual de 1939 dispunham no seu artigo sobre a arbitragem. Sendo assim, a arbitragem um instrumento altamente salutar e afasta de pronto o exagerado formalismo, processando-se, com a mxima celeridade, sem ferir obviamente os cnones legais e a Constituio, tendo como uma de suas caractersticas a flexibilidade.

Vous aimerez peut-être aussi