Vous êtes sur la page 1sur 2

Comisso Interna de Preveno de Acidentes

A Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA) , segundo a legislao brasileira[1], uma comisso constituda por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores, de forma paritria, em cada estabelecimento da empresa, que tem a finalidade de prevenir acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador.

Caractersticas
A CIPA tem suporte legal no artigo 163 da Consolidao das Leis do Trabalho e na Norma Regulamentadora n 5 (NR 5), aprovada pela Portaria n 08/99 [2], da Secretaria de Segurana e Sade no Trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego. A NR 5 trata do dimensionamento, processo eleitoral, treinamento e atribuies da CIPA.[3] As empresas devem constituir Comisso Interna de Preveno de Acidentes nos estabelecimentos que se enquadrem no Quadro I [4] da NR 5, de acordo com a atividade econmica e o nmero de empregados. A CIPA dever ter mandato de um ano, e ser assim constituda: igual nmero de representantes do empregador (indicados pela empresa) e de representantes dos empregados (eleitos); o presidente da CIPA deve ser escolhido pela empresa, dentre os membros por ela indicados; o vice-presidente da CIPA deve ser eleito dentre os representantes eleitos titulares, em eleio de que participam todos os representantes eleitos, inclusive os suplentes; o secretrio da CIPA pode ser escolhido entre os membros da Comisso ou at mesmo ser um funcionrio que dela no faa parte, mas seu nome precisa ser necessariamente aprovado por todos os cipeiros, eleitos e indicados. Cabe ao presidente e ao vice-presidente da CIPA mediar conflitos, elaborar o calendrio de reunies ordinrias e constituir Comisso Eleitoral para a regular o processo de eleio da CIPA subsequente. Cabe ao secretrio da CIPA elaborar as atas das reunies ordinrias da Comisso. Quando o estabelecimento no se enquadra na obrigatoriedade de constituio de CIPA, exigida a designao de uma pessoa com o treinamento especfico, para desempenhar as atribuies da Comisso.

]Atuao
O objetivo da CIPA "observar e relatar as condies de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir at eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos..." Sua misso , portanto, a preservao da sade e integridade fsica dos trabalhadores. Seu papel mais importante o de estabelecer uma relao de dilogo e conscientizao, de forma criativa e participativa, entre gerentes e empregados, em relao forma como os trabalhos so realizados, objetivando sempre melhorar as condies de trabalho, visando a humanizao do trabalho. No obstante, a CIPA um rgo supracorporativo e independente, no subordinado a nenhuma rea da empresa nem a nenhum funcionrio desta.

]Garantia

de emprego

A Consolidao das Leis do Trabalho e a Constituio Federal brasileira garantem aos membros titulares da CIPA eleitos (os representantes dos empregados) dois anos de estabilidade no emprego, durante os quais s podero ser desligados atravs de demisso por justa causa. O perodo de estabilidade, na verdade, tem uma durao um pouco

maior do que dois anos: vai do momento de registro da candidatura do empregado CIPA at um ano aps o trmino de seu mandato. Hoje reconhecida tambm a estabilidade do suplente eleito, conseguida atravs de jurisprudncia.

[editar]Ver

tambm

Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho

Referncias
1. Ministrio do Trabalho e Emprego (2008). Inspeo do Trabalho Segurana e Sade no Trabalho - Normas Regulamentadoras (em portugus). Ministrio do Trabalho e Emprego. Pgina visitada em 22 de janeiro de 2010. 2. Portaria n 08/99 (em portugus). MTE. Pgina visitada em 04/05/2008. 3. http://normasregulamentadoras.wordpress.com/2008/06/06/nr-5/ 4. NR 5 (em portugus). MTE. Pgina visitada em 04/05/2008.

[editar]Ligaes

externas

Ministrio do Trabalho e Emprego Como organizar uma SIPAT

Categoria: Segurana e sade ocupacionais

Vous aimerez peut-être aussi