Vous êtes sur la page 1sur 6

Exu e Jung: o arqutipo da contradio para a Psicologia Analtica Joo Rafael Torres *

A figura de Exu nos cultos afro-brasileiros , certamente, a mais controversa entre os orixs. Alguns dos provrbios usados para defini-lo ilustram a relao de fascnio e conteno que a divindade inspira em seus seguidores: Exu o que mata uma ave ontem com a pedra que atirou hoje. Exu o que vai ao mercado comprar azeite e o traz em uma peneira, sem perder uma gota. Exu faz o erro virar acerto e o acerto virar erro. Fica ntido, a partir dos exemplos, que Exu visto como aquele que extrapola os limites. Seu nome, advindo do yorub esfera, tem uma relao com a natureza do orix: sem comeo nem fim, com limites pouco estabelecidos, sem ngulos que ajudem a defini-lo. Ele traz consigo a energia do caos, ao mesmo tempo indesejado e renovador. Ele visto como o intermedirio, o mensageiro entre o Orun (cu) e o Aiy (terra) portador, ao mesmo tempo, da mensagem dos orixs e dos pedidos dos humanos. Exu quem indica a necessidade da execuo dos eb (oferendas destinadas aos orixs), e tambm quem os conduz aos deuses. Exu induz ao erro, testa e se diverte com as confuses que provoca: o mediador controverso. Para executar o seu trabalho, sempre exige um pagamento, mas bastante malevel nessas negociaes: aceita tudo o que a boca come, mas fica irado quando negligenciado. o menos rigoroso diante das suas oferendas, contrapondo-se a Oxal, seu pai, que exige mincias em tudo o que lhe oferecido. A raiva e a violncia de Exu aplacada pela me, Yemonja. Mora nos portais, nas encruzilhadas e caminhos. a que desempenha seu trabalho seja como guardio ou como recolhedor de impostos. Ele tambm vive no mercado, um comerciante nato: diplomtico, negociador, astuto, enganador, ladino. Nas casas de culto, o local destinado aos igba Exu (assentamentos do orix, objetos de culto que o representam) se localizam sempre na rea externa, seja ao ar livre ou em uma casa separada, construda perto do porto. ali que Exu recebe suas homenagens e pedidos. Em grande parte das casas, o orix no tem acesso ao ariax (barraco, local de culto coletivo aos orixs, onde so realizadas as cerimnias pblicas. Isso porque se acredita que, uma vez dentro do espao, Exu tomaria conta e, com seus caprichos, jamais ia querer sair o que inviabilizaria o culto dos demais orixs. Exu o emi (a energia primordial, o sopro divino na tradio judaicacrist) e est presente desde o momento da concepo. Ele o zigoto, o primognito, o que vem antes. Est presente e cultuado em todos os

homens e mulheres, a partir do Bara o Exu individual, que intimamente ligado com o corpo e que evocado durante a iniciao a partir das pequenas e profundas incises (gbre) feitas na pele do nefito. Ele quem conecta o Ori (a cabea, vista na culto como uma divindade individual, o esprito) ao Ara (corpo). Funciona assim: sem cultuar Exu, no se cultua o Ori. E sem cultuar o Ori, no se cultua o Orix. Ou seja, sem Exu no h iniciao. A primazia tambm se manifesta no culto, onde Exu o primeiro a ser saudado, antes de qualquer ritual, a partir do ipad cerimnia restrita aos integrantes, onde o orix acordado para fazer a segurana do templo e alimentado na rua, para que no perturbe o prosseguimento das atividades. Tal ritual tem como origem mitos em que, por no ser convidado a participar de festas e banquetes, Exu ocasiona uma srie de confuses. Ele planta a discrdia mas a partir dos feitos de Exu que divindades e humanidades aprendem a viver melhor, refinam a alma e se colocam em alerta para os perigos. O og, o porrete-basto em formato de pnis, a sua principal ferramenta e sinaliza outro atributo de Exu: a sexualidade exacerbada, a ferramenta do prazer que tambm pode ser usada para castigar. So muitos os mitos em que Exu pune os faltosos com violncia. Sua natureza sensual, agressiva, marcante.

Mitos e cantigas Muito do que foi dito sobre Exu advm de mitos, transmitidos de forma grafa dos mais velhos para os mais novos na hierarquia da religio. So os chamados orikis, evocados como grandes feitos para encorajar ou advertir diante da dvida. Recitados durante cerimnias ou at mesmo nas atividades mais corriqueiras, eles tm a inteno de orientar o nefito diante da doutrina religiosa. Os mitos de Exu, compilados por autores como PRANDI, BENISTE e OLIVEIRA nos remetem ao carter ambguo desta divindade: comportamentos controversos, acima do bem e do mal, violncia e prazer, alegria e dor.
So muitas as tramias de Exu. Exu pode fazer contra, Exu pode fazer a favor. Exu faz o que faz, o que , (PRANDI, p. 70)

Um mito bastante difundido contextualiza a diversos atributos de Exu, inclusive a sua eterna fome, que s pde ser aplacada pelo acordo:
Elegbara devora at a prpria me Um dia Orunmil foi procurar Oxal E pediu que lhe desse um filho,

Pois ele e sua mulher desejavam muito ter um. Chegando ao palcio de Oxal, Orunmil encontrou Exu Iangui. Exu estava sentado esquerda da porta de entrada. este o meu filho?, perguntou Orunmil. Ainda no tempo da chegada de um filho, respondeu Oxal. Orunmil insistiu junto a Oxal sobre Quem era o menino sentado porta E se poderia lev-lo como filho. Oxal garantiu-lhe que no era o filho ideal, Mas Orunmil tanto insistiu que obteve a graa do velho. Tempos depois nasceu Elegbara, filho de Orunmil. Para espanto de todos, nasceu falando E comendo tudo o que estava diante de si. Comeu tudo quanto era bicho de quatro ps, Comeu todas as aves Comeu os inhames e as farofas. Engolia tudo com garrafas e garrafas de aguardente e vinho. Comeu as frutas, os potes de mel e os de azeite-de-palma, Quantidades impensadas de pimenta e noz-de-cola. Sua fome era insacivel, Tudo o que pedia, a me lhe dava. J no tendo como saciar a medonha fome, Elegbara acabou por devorar a prpria me. Ainda com fome, Exu tentou comer o pai. Mas Orunmil pegou da espada E avanou sobre o filho para mat-lo. Exu fugiu, sendo sempre perseguido pelo pai. A perseguio ia de Orun em Orun. A cada espao do cu, Orunmil alcanava o filho, Cortando-o em duzentos e um pedaos. Cada pedao transformou-se num Iangui, um pedao de laterita. A cada encontro com o ducentsimo primeiro pedao Transformava-se novamente em Exu. Correndo de um espao sagrado a outro, Terminaram por alcanar o ltimo Orun. Como no tinham sada, resolveram entrar em acordo. Elegbara devolveu tudo o que havia devorado, Inclusive a me. Cada Iangui poderia ser usado por Orunmil Como sendo o verdadeiro Exu. E Iangui trabalharia para Orunmil, Levando oferendas e mensagens enviadas pelos homens. Em troca, em qualquer ritual, Elegbara seria saudado sempre antes dos demais. E sempre que um orix recebesse um sacrifcio Elegbara teria o direito de comer primeiro. (PRANDI, p. 73)

Alm de explicar a primazia de Exu em receber oferendas, o mito tambm explica a manifestao mltipla de Exu, capaz de se multiplicar de forma absurda. Ele usado para justificar a existncia de tantos exus quantos forem os seres humanos. O carter irascvel de Exu tambm est presente, sendo ele capaz de comer a prpria me, mesmo depois de ela oferecer-lhe o que era disponvel para que aplacasse a fome.

Em outra passagem bastante repetida, Exu instiga a discrdia e provoca a morte, depois de ter sido esquecido.
Exu leva dois amigos a uma luta de morte Dois camponeses amigos puseram-se bem cedo A trabalhar em suas roas, Mas um e outro deixaram de louvar Exu. Exu, que sempre lhes havia dado chuva e boas colheitas! Exu ficou furioso. Usando um bon pontudo, De um lado branco e do outro vermelho, Exu caminhou na divisa das roas, Tendo um sua direita E o outro sua esquerda. Passou entre os dois amigos E os cumprimentou enfaticamente. Os camponeses entreolharam-se. Quem era o desconhecido? Quem o estrangeiro de barrete branco?, perguntou um. Quem o desconhecido de barrete vermelho?, questionou o outro. O barrete era branco, branco, frisou um. No, o barrete era vermelho, garantiu o outro. Branco. Vermelho. Branco. Vermelho. Para um, o desconhecido usava um bon branco, Para o outro, um bon vermelho. Comearam a discutir sobre a cor do barrete. Branco. Vermelho. Branco. Vermelho. Terminaram brigando a golpes de enxada, Mataram-se mutuamente. Exu cantava e danava. Exu estava vingado. (PRANDI, p. 49)

A fidelidade no correspondida de Exu, que sempre lhes havia dado chuva e boas colheitas, foi honrada com o sangue dos fazendeiros. E ele, certo de sua funo, sente-se feliz com o feito. No mito, Exu surge como aquele que v nos homens a principal vulnerabilidade: a intransigncia, a teimosia. E em um gesto aparentemente despretensioso, leva ambos derrocada. O mito salienta ao fiel que o mensageiro dos orixs tambm um sentinela constante, capaz de avaliar as faltas e tambm de cobr-las a partir da moeda se tem disponvel. O mito alerta os seguidores a manter a ateno diante de seu culto. Alm dos orikis, os adeptos do candombl tm nos orin (cantigas litrgicas) um forte instrumento para entender a mtica dos orixs. Assumindo o papel de Exu, enquanto mensageiro, OLIVEIRA desenvolveu um importante legado para os adeptos do candombl, ao reunir diversos orin, escritos em yoruba, seguidos por uma transcrio com nfase fontica e pela traduo em portugus. Neste orin, exu cultuado pela sua ligao com o corpo:
Elebra reu a x au Elebra reu a x au

Bara olon au fum ag Bara olon au fum ag O Senhor da Fora bonito, vamos cultu-lo, O Senhor da Fora bonito, vamos cultu-lo, Exu do corpo, Senhor dos Caminhos, nos d licena. (OLIVEIRA, p. 20)

Nesta prxima cantiga, bastante difundida e repetida sempre no ritual do ipad nos ressalta o respeito advindo da relao com Exu, pelo reconhecimento de seu carter intempestivo e pelas provas que ele pode nos impor:
A ji qui barab mo juba au co x A ji qui barab mo juba omde co c qui Barab mo juba elbara exu lon Ns acordamos e cumprimentamos Barabo A vs eu apresento meus respeitos, Que vs no nos faais mal. A criana aprende na escola ( educada, ensinada) A Barabo eu apresento os meus respeitos Ele o Senhor da Fora, o Exu dos caminhos. (OLIVEIRA, p. 23)

Exu surge ento como o professor severo, que nos ensina a partir do exemplo dos mais velhos. O orin nos ensina a sermos atentos e respeitosos, para que fiquemos longe das punies severas impostas por Exu. Punies estas reforadas neste outro orin:
Odara l xor, odara l xor lon. Odara lo xor lo xor odra l xor lon. Odara pode tornar o caminho difcil, Ele o Senhor do Caminho.

E tambm neste:
E E m m ma ma uam lba na, co ri ij uam lba na, co ri ij jequi co ri ij jequi co ri ij

Que o senhor (Exu) no ponha fogo neles, E que suas cabeas no vejam vossa briga, E no permitais que nossas cabeas vejam a vossa briga.

Exu e Jung luz da Psicologia Analtica, possvel estabelecer pontos de convergncia entre o papel arquetpico de Exu e a psique. Em seu papel de mensageiro entre a terra e o mundo dos deuses, ele representa a libido ou energia

psquica, assim como o fluxo exercido pela mesma entre o inconsciente e o consciente. o Psicopompo, o que favorece a transio entre os mundos. (No o exerce, no entanto, como aquele que conduz os mortos, funo que cabe a Nan (a que mata e recebe a matria de volta, em amlgama), Iew (que devolve alma o carter etreo) e Oy (a Iy Mesan Orun, senhora dos nove cus, que conduz o esprito ao local onde ele dever permanecer, sendo a guardi dos cemitrios). Na tipologia junguiana, a astcia de Exu leva ZACHARIAS a classific-lo como um tipo extrovertido, com a intuio como funo principal e pensamento auxiliar. O apontamento pertinente: somente uma funo inferior sensao para justificar a fraqueza de Exu a tudo que terreno, ao mundo das sensaes, de rejubilar-se com o prazer e com a dor. Exu tambm evoca o carter sombrio do homem: controverso, capaz de transformar erro em acerto e acerto em erro. Muitas vezes interpretado como poo o que cabe represso, indigno de estar presente no nosso ariax (o barraco, salo de festas, a persona), um exemplo a no ser seguido mas que, na prtica, imprescindvel para o fortalecimento do ego (Ori) para que se experimente o Self (Orix). Exu vive em tudo e a vida s existe por sua presena.

* Joo Rafael Torres tarlogo e analista junguiano. Contato: www.tarotanalitico.com.br

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DE LASCIO, Eduardo. Candombl: um caminho para o autoconhecimento. So Paulo: Crislis Editora e Livraria Ltda, 2000. PRANDI, R. Mitologia dos Orixs. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. PIERI, P.F. Dicionrio Junguiano. Trad: Ivo Storniolo. So Paulo: Vozes e Paulus, 2002 (Dicionrios). OLIVEIRA, A.B. Cantando para os Orixs: Nkorin Sawon Orisa. 3 ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2000. BENISTE, J. Mitos Yorubs: o outro lado do conhecimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. ZACHARIAS, J.J.M. Ori Ax: a dimenso arquetpica dos Orixs. So Paulo: Vetor, 1998. BARCELLOS, M.C. Os orixs e a personalidade humana. 3. Ed. Rio de Janeiro: Pallas, 1996.

Vous aimerez peut-être aussi