Vous êtes sur la page 1sur 15

Carta Africana sobre os Direitos e o Bem-Estar da Criana 1a Parte DIREITOS E DEVERES CAPTULO I Direitos e Bem-Estar da Criana

ARTIGO 1
OBRIGAES DOS ESTADOS MEMBRO 1. Os Estados membros da Organizao da Unidade Africana, Partes presente Carta, reconhecem os direitos, liberdades e deveres consagrados na presente Carta e comprometem-se a tomar as medidas necessrias em conformidade com os seus procedimentos constitucionais com as disposies da presente Carta, para adoptar todas as medidas legistativas ou outras necessrias a efectivao das suas disposies. 2. Qualquer disposio da presente Carta no tem efeito sobre qualquer outra disposio mais favorvel realizao dos direitos e proteco da criana que figure na legislao de um Estado Parte ou em qualquer outra Conveno ou Acordo international em vigor no dito Estado. 3. Qualquer costume, tradio, prtica cultural ou religiosa incompatvel corn os direitos, deveres e obrigaes enunciados na presente Carta deve ser desencorajado na medida dessa incompatibilidade

ARTIGO 2
DEFINIO DA CRIANA Nos termos da presente Carta entende-se por "Criana" qualquer ser humano com idade a 18 anos.

ARTIGO 3
NO DISCRIMINAO Qualquer criana tem direito de gozar de todos os direitos e liberdades reconhecidos e garantidos pela presente Carta, sem distino de raa, grupo tnico, cr, sexo, lngua, religio, convico poltica ou outra opinio, origem nacional e social, de fortuna, de nascimento, ou de outro estatuto e sem distino da mesma ordem para seus pais ou seu tutor legal.

ARTIGO 4
INTERESSE SUPERIOR DA CRIANA 1. Em qualquer aco respeitante criana, empreendida por qualquer pessoa ou autoridade, o interesse da criana ser considerado primordial. 2. Em qualquer processo judicial ou administrativo que afaste a criana capaz de se comunicar, proceder-se- de maneira a que os pontos de vista da criana possam ser ouvidos quer directamente quer atravs de um representante imparcial que tomar parte no processo e os seus pontos de vista sero tomados em considerao pela autoridade competente de acordo com as disposies das leis aplicveis na matria.

ARTIGO 5
SOBREVIVNCIA E DESENVOLVIMENTO 1. 2. 3. Qualquer criana tem direito vida. Esse direito imprescritvel. Esse direito protegido pela lei. Os Estados Partes presente Carta asseguram, na medida mxima do possvel, a sobrevivncia, proteco e desenvolvimento. A pena de morte no pronunciada por crimes cometidos pelas crianas.

ARTIGO 6
NOME E NACIONALIDADE 1. 2. 3. Qualquer criana tem direito a um nome desde o seu nascimento. Qualquer criana dever ser registada imediatamente apos o seu nascimento, Qualquer criana tem direito a adquirir uma nacionalidade.

4. Os Estados Partes presente Carta empenham-se em velar para que as suas legislaes reconheam o principio segundo o qual a criana tem dereito a adquirir a nacionalidade do Estado do territrio no qual ele/ela tenha nascido, se no momento do seu nascimento, ele/ela no poder pretender a nacionalidade de nenhum outro Estado em conformidade com as leis deste.

ARTIGO 7
LIBERDADE DE EXPRESSO Qualquer criana capaz de se comunicar dever ver garantido o direito de exprimir livremente as suas opinies em todos os dominios e fazer conhecer as suas opinies sob reserva das restries previstas pela lei.

ARTIGO 8
LIBERDADE DE ASSOCIACO Qualquer criana tem o direito livre associaao o a liberdade de reunio pacifica em conformidade com a lei.

ARTIGO 9
LIBERDADE DE PENSAMENTO, DE CONSCINCIA E DE RELIGIO 1. Qualquer criana tem direito liberdade de pensamento, de conscincia e de religio.

2. Os pais e, se fr o caso, o tutor legal devero dar conselhos e orientaes no exerccio destes direitos de maneira compatvel com a evoluo das capacidades e superior interesse da criana. 3. Os Estados Partes presente Carta devero respeitar a obrigaes dos pais e, se fr o caso, do tutor de dar conselhos e orientaes no gozo desses direitos em conformidade com as leis e polticas nacionais aplicveis na matria.

ARTIGO 10
PROTECO DA VIDA PRIVADA Nenhuma criana poder ser submetida ingerncia arbitraria ou ilegal na sua vida privada, sua famlia, seu lar ou sua correspondncia ou a atentados sua honra ou
2

reputao, entendendo-se entretanto que aos pais reservado o direito de exercer um controlo razovel sobre a conduta da criana. A criana tem direito proteco da lei contra tais ingerncias ou atentados.

ARTIGO 11
EDUCAO 1. 2. Qualquer criana tem direito educao. A educao da criana visa :

a) Promover e desenvolver a personalidade da criana, os seus talentos bem como as suas capacidades mentais e fsicas at o seu completo crescimento; b) Encorajar o respeito dos direitos do homem e das liberdades fundamentais, nomeadamente dos que esto enunciados nas disposies dos diversos instrumentos africanos aos direitos do homem e dos povos e nas declaraes e convenes internacionais sobre os direitos do homem; c) Preservar e reforar os valores morais, tradicionais e culturais africanos positivos; d) Preparar a criana para levar uma vida responsvel numa sociedade livre, num esprito de compreenso, tolerncia, dilogo, respeito mtuo e de amizade entre os povos e entre os grupos tnicos, as tribos e as comunidades religiosas; e) Preservar a independncia nacional e a integridade territorial; f) Promover e instaurar a unidade e a solidariedade africanas; g) Suscitar respeito pelo meio ambiente e pelos recursos naturais; h) Promover a compreenso dos cuidados primrios de sade pela criana. 3. Os Estados Partes presente Carta tomaro todas as medidas apropriadas com vista a prosseguir a plena realizao desse direito e, em particular, comprometem-se a : a) Garantir um ensino de base gratuito e obrigatrio; b) Encorajar o desenvolvimento do ensino secundrio sob diferentes formas e torn-lo progressivamente gratuito e acessvel todos; c) Tornar, por todos os meios apropriados, o ensino superior acessvel a todos, tendo em conta as capacidades e as aptides de cada um; d) Tomar medidas para encorajar a frequncia regular dos estabelecimentos escolares e reduzir as taxas de abandono escolar; e) Tomar medidas especiais que garantem que a criana do sexo feminino, de todas as camadas sociais, dotadas e desfavorecidas, tenham igual acesso educao. 4. Os Estados Partes presente Carta respeitaro os direitos e deveres dos pais e, se for o caso, os de tutor legal de escolher para suas crianas um estabelecimento escolar que no os criados pelas autoridades pblicas, desde que este esteja conforme com as normas mnimas aprovadas pelo Estado para assegurar a educao religiosa e moral da criana de maneira compatvel com a evoluo das suas capacidades. 5. Os Estados Partes a presente Carta tomaro todas as medidas apropriadas para garantir que uma criana submetida disciplina de um estabelecimento escolar ou dos
3

seus pais seja tratada com humanidade e com respeito pela dignidade a ela inerente, e de conformidade com a presente Carta. 6. Os Estados Partes presente Carta tomaro todas as rnedidas apropriadas para assegurar que as meninas que estejam grvidas antes de terem terminado os seus estudos tenham a possibilidade de os prosseguir tendo em conta as suas aptides individuais. 7. Nenhuma disposio do presente Artigo poder ser interpretada como contrariando a liberdade de um indivduo ou de uma instituio de criar e dirigir um estabelecimento de ensino, sob reserva dos princpios enunciados e que o ensino ministrado neste estabelecimento respeite as normas mnimas fixadas pelo Estado competente.

ARTIGO 12
LAZER, ACTIVIDADE RECREATIVAS E CULTURAIS 1. Os Estados Partes reconhecem o direito da criana ao descano e ao lazer, o direito de praticar jogos e actividades recreativas de acordo com a sua idade e de participar livremente na vida cultural e artstica. 2. Os Estados Partes respeitam e favorecem o direito da criana participar plenamente na vida cultural e artstica favorecendo o desabrochar de actividades culturais, artsticas, recreativas e de lazer apropriadas e acessveis a todos.

ARTIGO 13
CRIANAS DEFICIENTES 1. Qualquer criana que seja mental ou fisicamente deficiente tem direito a medidas especiais de proteco correspondentes s suas necessidades fsicas e morais e em condies que garantam a sua dignidade, favoream a sua autonomia e a sua participao activa na vida comunitria. 2. Os Estados Partes presente Carta empenham-se na medida dos recursos disponveis, a prestar criana deficiente e aos que so responsveis pela sua manuteno a assistncia que tenha sido solicitada e que seja til, tendo em conta a condiao da criana, e velaro nomeadamente para que a criana deficiente tenha efectivamente acesso formao, preparaao para a vida profissional e s actividades recreativas de modo a assegurar plenamente a sua integrao social, crescimento individual e seu desenvolvimento cultural e moral. 3. Os Estados Partes presente Carta utilizam os recursos de que dispem com vista a garantir progressivamente completa comodidade de movimento aos deficientes mentais e fsicos e a permitir-lhes acesso aos edifcios pblicos construidos em elevao e a outros lugares aos quais os deficientes podero legitmamente pretender.

ARTIGO 14
SADE E SERVIOS 1. Qualquer criana tem direito a gozar o melhor estado de sade fsica, mental e espiritual possvel. 2. Os Estados Partes presente Carta comprometem-se a prosseguir o pleno exerccio desse direito, nomeadamente tornando medidas com os seguintes fins: a) Reduzir a mortalidade pr-natal e infantil;

b) Assegurar a prestao de assistncia mdica e dos necessrios cuidados de sade a todas as crianas, incidindo sobretudo no desenvolvimento dos cuidados primrios de sade; c) Assegurar o fornecimento de uma alimentao adequada e gua potvel; d) Lutar contra a doena e a m nutrio no quadro dos cuidados primrios de sade, mediante a aplicao de tcnicas apropriadas; e) Dispensar cuidados apropriados s mulheres grvidas e s mes que amamentam; f) Desenvolver a profilaxia, a educao e os servios de planeamento familiar g) Integrar os programas de servios de sade de base nos planos de desenvolvimento nacional; h) Velar para que todos os sectores da sociedade, em particular os pais, os responsveis das comunidades infantis e os agentes comunitrios sejam informados e encorajar a utilizao dos conhecimentos elementares em matria de sade e nutrio da criana: as vantagens do aleitamento natural, higiene e higiene do meio e a preveno dos acidentes domsticos e outros; i) Associar activamente as organizaes no-governamentais, as comunidades locais e as populaes beneficirias planificao e gesto dos programas de servicos de base para as crianas. j) Apoiar atravs de meios tcnicos e financeiros a mobilizao de recursos das comunidades locais em favor do desenvolvimento dos cuidados primrios de sade para as crianas.

Article 15
TRABALHO INFANTIL 1. Toda criana deve ser protegida contra todas as formas de explorao econmica e de efectuar qualquer trabalho que lhe exponha a perigos ou interfira com o desenvolvimento fsico, mental, espiritual, moral ou social da criana. 2. Os Estados Partes presente Carta tomam todas a medidas apropriadas legislativas e administrativas para assegurar a implementao inteira deste Artigo, que cobre os sectores formais e informais do emprego, e tendo em conta as disposies relevantes dos instrumentos da Organiza Internacional do Trabalho referentes s crianas, os Estados Partes devem em particular: a) estabelecer, atravs da legislao, slrios mnimos para admisso a qualquer emprego; b) estabelecer regulamentos apropriados relativos aos horrios e condies de emprego; c) estabelecer penalidades apropriadas ou outras sanes para a efectiva aplicao deste Artigo; d) promover a disseminao de informao sobre os perigos do trabalho infantil a todos os sectores da comunidade.

Article 16
PROTECO CONTRA ABUSOS E TORTURA DA CRIANA

1. Os Estados Membros presente Carta tomaro medidas especficas legislativas, administrativas, sociais e educationais para proteger a criana contra todas as formas de tortura, tratamento deshumano e degradante e particularmente danos e abusos fsicos e mentais, negligncia ou maltratos inclusive abuso sexual, enquanto responsvel pelos cuidados da criana. 2. Medidas protectivas segundo este Artigo devem incluir procedimentos efectivos para o estabelecimento de unidades especiais de monitoria para fornecer o apoio necessrio criana e s pessoas encarregadas dos cuidados da criana, assim como outras formas de preveno e para a identificao, o registo da investigao de referncia, o tratamento e o seguimento de casos de abuso e de negligncia da criana.

ARTIGO 17
ADMINISTRAO DA JUSTIA PARA MENORES 1. Qualquer criana acusada ou declarada culpada de ter transgredido a lei penal tem direito a um tratamento especial compatvel com o sentido que ela tem da sua dignidade e do seu valor e apropriado para reforar o respeito da criana pelos direitos do homem e pelas liberdade fundamentais dos outros. 2. Os Estados Parte da presente Carta devem em particular (a) Velar para que nenhuma criana detida ou presa ou que esteja de qualquer outro modo desprovida da sua liberdade, seja submetida tortura ou a tratamentos ou castigos desumanos ou degradantes; (b) Velar para que as crianas sejam separadas dos adultos nos lugares de deteno ou de priso; (c) Velar para que qualquer criana acusada de ter transgredido a lei penal: (i) Seja presumida inocente at que seja devidamente reconhecida culpada; (ii) Seja atempadamente informada e em detalhe das acusaes feitas contra ela, e beneficie dos servios de um interprete, caso no possa compreender a lngua utilizada; (iii) Receba assistncia judiciria ou outra apropriada para preparar e apresentar a sua defesa; (iv) Veja o seu caso solucionado to rpidamente quanto possvel por um tribunal imparcial e se fr reconhecida culpada, tenha a possibilidade de apelar a um tribunal de instncia superior; (d) Proibir imprensa e ao pblico de assistir ao processo. 3. O objectivo essencial do tratamento da criana durante o processo, e tambm se fr declarada culpada de ter transgredido a lei penal, a sua correco, sua reintegrao no seio da famlia e sua reabilitao social. 4. Deve ser fixada uma idade mnima aqum da qual se presume que as crianas no tm responsabilidade perante a lei penal.

ARTIGO 18
PROTECO DA FAMLIA 1. A famlia a clula de base natural da sociedade. Ela deve ser protegida e apoiada pelo Estado na sua instalao e desenvolvimento.

2. Os Estados Partes presente Carta tomaro medidas apropriadas para assegurar a igualdade de direitos e responsabilidades dos cnjuges perante as crianas durante o casamento e durante a sua dissoluo. Em caso de dissoluo, devero ser tornadas disposies para assegurar a proteco das crianas. 3. Nenhuma criana poder ser privada de meios para sua manuteno em razo do estatuto matrimonial dos seus pais.

ARTIGO 19
CUIDADOS E PROTECO DOS PAIS 1 . Qualquer criana tem direito proteco e aos cuidados dos seus pais e, se possvel, residir com estes ltimos Nenhuma criana poder ser separada dos seus pais contra a sua vontade, salvo se a autoridade judiciria decidir conforme as leis aplicveis na matria, que essa separao no prprio interesse da criana. 2. Qualquer criana, separada de um dos seus pais ou dos dois, tem direito a manter regularmente relaes pessoais e contactos directos com os seus dois pais. 3. Caso a separao resulte da aco de um Estado Parte, esse Estado dever fornecer criana, ou se fr apropriado, a um outro membro da famlia, informaes necessrias concernentes ao local exacto de residncia do ou dos membros ausentes da famlia. Os Estados Partes velaro igualmente para que a interposio de tal pedido no tenha consequencias adversas para a pessoa ou as pessoas que tenham sido objectivo desse pedido. 4. Caso uma criana seja detida por um Estado Parte, os seus pais ou seu tutor devero ser o mais rapidamente informados pelo Estado Parte, sobre o sucedido.

ARTIGO 20
RESPONSABILIDADE DOS PAIS 1. Os pais ou outra pessoa responsvel pela criana so os principais responsveis pela sua educao e crescimento e tem o dever: a) De velar para que tenham sempre presentes os interesses da criana; b) De assegurar, tendo em conta as suas aptides e capacidades financeiras, as condies de vida indispensveis ao crescimento da criana; c) De velar para que a disciplina domstica seja administrada de maneira a que a criana seja tratada com humanidade e com o devido respeito pela dignidade humana. 2. Os Estados Partes presente Carta, tendo em conta os seus meios e a sua situao nacional, tomaro todas as medidas apropriadas para : a) Assistir os pais ou outras pessoas responsveis pela criana e, em caso de necessidade, prever programas de assistncia material e de apoio nomeadamente no que concerne a nutrio, sade, educao, vesturio e habitao; b) Assistir os pais ou outras pessoas responsveis pela criana para ajud-los a desempenhar as suas tarefas em relao criana e assegurar o desenvolvimento de instituies que se encarreguem dos cuidados infantis; c) Velar para que as crianas de familias cujos pais trabalham, beneficiem de instalaes e de servios de creches.

ARTIGO 21
7

PROTECO CONTRA PRTICAS SOCIAIS E CULTURAIS NEGATIVAS 1. Os Estados Partes presente Carta tornaro todas as medidas apropriadas para abolir os costumes e prticas negativas, culturais e sociais, que prejudicam o bem estar, a dignidade, o crescimento e o desenvolvimento normal da criana e em particular: a) Os costumes e prtcas prejudiciais sade e mesmo vida da criana; b) Os costumes e prticas que constituem disciminao em relao a certas crianas por razes de sexo ou outras. O casamento de crianas e a promessa de casamento de meninas e rapazes so interditas e, medidas efectivas, incluindo legais, sero tomadas para especificar que a idade mnima requerida para o casamento de 18 anos e para tornar obrigatrio o registo de todos o.," num livro oficial.

ARTIGO 22
CONFLITOS ARMADOS 1. Os Estados Partes presente Carta comprometem-se a respeitar e a fazer respeitar as regras do Direito Internacional Humanitrio aplicveis em conflitos armados que afectem as crianas. 2. Os Estados Partes presente Carta tomaro todas as medidas necessrias para velar para que nenhuma criana tome directamente parte nas hostilidades e, em particular, que nenhuma criana seja alistada nas foras armadas. 3. Os Estados Partes presente Carta, devem, segundo as obrigaes que lhes cabem no mbito do Direito Internacional Humanitrio, proteger a populao civil em caso de conflito armado e tomar todas as medidas possveis para assegurar a proteco e cuidados s crianas afectadas pelos conflitos armados. Estas disposies aplicam-se tambm s crianas em situaes de conflitos armados internos, de tenses ou de tumultos civis.

ARTIGO 23
CRIANAS REFUGIADAS 1. Os Estados Partes presente Carta tomaro todas as medidas apropriadas para garantir que crianas que pretendam obter o estatuto de refugiado ou que sejam consideradas como refugiadas em virtude do direito internacional ou nacional aplicvel, recebero, quer estejam acompanhadas ou no de seus pais, de tutor legal ou de um parente prximo, a proteco e assistncia humanitria apropriadas no exerccio dos direitos que lhes so reconhecidos pela presente Carta e por outros instrumentos internacionais de direitos humanos e do direito humanitrio aos quais os Estados sejam Partes. 2. Os Estados Partes cooperaro com as organizaes internacionais encarregadas de proteger e de assistir os refugiados, nos seus esforos para proteger e assistir tais crianas e de reencontrarem os pais ou os parentes prximos das crianas refugiadas no-acompanhadas com vista a obter as informaes necessrias para a reunificao com a famlia. 3. Se nenhum parente tutor ou parente prximo fr encontrado, a criana beneficiar da mesma proteco como qualquer outra criana privada, temporriamente ou permanentemente, do seu meio familiar qualquer que seja o motivo. 4. As disposies do presente artigo aplicam-se mutatis mutandis s crianas deslocadas no interior de um pais, seja em consequncia de uma catstrofe natural, de um conflito
8

interno, de perturbaes civis, colapso da rdem econmica e social, ou por qualquer outra causa.

ARTIGO 24
ADOPO Os Estados Parte que reconheam o sistema da adopo devem velar para que o interesse da criana prevalea em todos os casos e comprometem-se particularmente a: a) Criar instituies competentes para decidir sobre questes de adopo e garantir que a adopo seja efectuada em conformidade com as leis e procedimentos aplicveis e na base de toda informao relevante e fidedigna, que a adopo permissvel face ao estatuto da criana referente aos pais, parentes e tutores e que, caso fr necessrio, as pessoas apropriadas, a que isto diga respeito, deram o seu consentimento informado adopo em base de aconselhamento apropriado. b) Reconhecer que a adopo transnacional nos paises que ratificaram a Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana ou a presente Carta, ou a elas aderiram, pode ser considerada, em ltimo recurso, como meio alternativo para assegurar os cuidados da criana, se ela no pode ser colocada numa famlia de acolhimento ou uma famlia adoptiva ou se impossivel cuidar-se da criana de uma maneira apropriada no seu pas de origem; c) Velar para que a criana sujeita a uma adopo transnacional goze de uma proteco e de normas equivalentes s existentes no caso de uma adopo nacional; d) Tomar todas as medidas apropriadas para que, em caso de adopo transnacional, a colocao no d lugar a um trfico ou a ganhos financeiros inapropriados para quem procura adoptar uma criana; e) Promover, onde fr apropriado, os objectivos do presente Artigo, concluindo acordos bilaterais ou multilaterais e esforar-se dentro deste quadro para que a colocao de uma criana num outro pas seja realizada por autoridades ou organismos competentes; f) Criar um mecanismo que se encarregue de vigiar o bem-estar da criana adoptada.

ARTIGO 25
SEPARAO COM OS PAIS 1. Toda a criana privada permanente ou temporariamente do seu ambiente familiar, seja qual fr a razo, tem direito a uma proteco e uma assistncia especiais. 2. Os Estados Partes presente Carta comprometem-se a velar para que : a ) Uma criana orf ou que esteja temporria ou permanentemente privada do seu ambiente familiar, ou cujo interesse exige que ela seja retirada desse meio, recebe cuidados familiares de recolocao, que podem compreender nomeadamente a colocao num lar de acolhimento, ou a colocao numa instituio conveniente que assegure cuidados s crianas; b) todas as medidas necessrias sejam tomadas para reencontrar e reconciliar a criana com os pais, l onde a separao causada por um deslocamento interno ou externo provocado por conflitos armados ou catstrofes naturais. 3. Se se prev colocar uma criana numa estrutura de acolhimento ou de adopo, considerando o interesse da criana, no se perder de vista que desejvel assegurar
9

uma continuidade na educao da criana e no se perder de vista as origens tnicas, religiosas e lingusticas da criana.

ARTIGO 26
PROTECO CONTRA O APARTHEID E A DISCRIMINAO 1. Os Estados Partes presente Carta comprometem-se, indvidual e colectivamente, a conceder prioridade mxima s necessidades especiais das crianas que vivem sob o regime do apartheid. 2. Os Estados Partes presente Carta, comprometem-se a fornecer, sempre que possvel, uma assistncia material a estas crianas e a orientar os seus esforos no sentido da eliminao de todas as formas de disciminao e apartheid do continente africano.

ARTIGO 27
EXPLORAO SEXUAL Os Estados partes presente Carta comprometem-se, a proteger a criana contra toda a forma de explorao ou de maus tratos sexuais e empenham-se particularmente em tornar medidas para impedir: a) A incitao, a coero ou o encorajamento de uma criana a envolver-se em qualquer actividade sexual; b) A utilizao de crianas para fins de prostituio ou qualquer outra prtica sexual; c) A utilizao de crianas em actividades e cenas ou publicaes pornogrficas.

ARTIGO 28
CONSUMO DE DROGAS Os Estados Partes presente Carta devem tomar todas as medidas apropriadas para proteger a criana contra o uso ilcito de substncias narcticas e psicotrpicas tais como as definidas nos tratados internacionais pertinentes e para impedir a utilizao das crianas na produo e trfico destas substncias.

ARTIGO 29
VENDA, TRFICO, RAPTO E MENDICIDADE Os Estados Partes presente Carta tomaro as medidas apropriadas para impedir : a) O rapto, a venda ou o trfico de crianas para qualquer fim ou sob qualquer forma, por qualquer pessoa, incluindo os pais ou tutores legais; b) A utilizao de crianas em todas as formas de mendicidade.

ARTIGO 30
FILHOS DE MES PRISIONEIRAS Os Estados Partes presente Carta devem prever um tratamento especial para as mulheres grvidas, mes que aleitem e mes de crianas de tenra idade que tenham sido acusadas ou julgadas culpadas de infraco lei penal, e devem empenhar-se particularmente em : a) Assegurar que no julgamento de tais mes uma pena alternativa pena de priso seja considerada em primeiro lugar;
10

b) Estabelecer e promover medidas alternativas priso institucional para o tratamento de tais mes; c) Criar instituies alternativas especiais para guardar destas mes; d) Garantir que uma me no seja encarcerada com a sua criana; e) Garantir que uma sentena de morte no seja pronunciada contra estas mes; f) Velar para que o sistema penitencirio tenha essencialmente por finalidade a reforma, a integrao da me no seio da sua famlia e a reabilitao social. the essential aim of the penitentiary system will be the reformation, the integration of the mother to the family and social rehabilitation

ARTIGO 31
RESPONSABILIDADES DAS CRIANAS Cada criana ter responsabilidades perante a famlia e a sociedade, o Estado e outras comunidades legalmente reconhecidas e a comunidade internacional. A criana, segundo a sua idade e suas capacidades, e sob reserva de restries contidas na presente Carta, ter o dever de : a) Trabalhar para a coeso da sua famlia, respeitar seus pais, seus superiores e as pessoas idosas em todas as circunstncias e apoi-las em caso de necessidade; b) Servir a sua comunidade nacional colocando as suas capacidades fsicas e intelectuais sua disposio; c) Preservar e reforar a solidariedade da sociedade e da nao; d) Preservar e reforar os valores culturais africanos nas suas relaes com os outros membros da sociedade, num esprito de tolerncia, dilogo e consulta e de contribuio para o bem-estar moral da sociedade; e) Preservar e reforar a independncia nacional e a integridade do seu pas; f) Contribuir no melhor das suas capacidades, a cada momento e a todos os nveis, para promover e realizar a unidade africana.

2a Parte CAPTULO II Criao e Organizao do Comit sobre os Direitos e o Bem-Estar da Criana


ARTIGO 32
O COMIT Um Comit Africano de Peritos sobre os Direitos e o Bem-Estar da Criana, em seguida denominado "O Comit", ser criado junto da Organizao da Unidade Africana para promover e proteger os direitos e o bem-estar da criana.

ARTIGO 33
COMPOSIO
11

1.O Comit composto por onze membros possuindo as mais altas qualidades de moralidade, integridade, imparcialidade e de competncia para todas as questes respeitantes aos direitos e bem-estar das crianas. 2. Os membros do Comit ocupam o cargo a ttulo pessoal. 3. O Comit no pode ter mais do que um membro pertencente ao rnesmo Estado

ARTIGO 34
ELEIO Logo aps a entrada em vigor da presente Carta, os membros do Comit so eleitos em escrutnio secreto pela Conferncia dos Chefes de Estado e de Governo a partir de uma lista de pessoas propostas para o efeito pelos Estados Parte presente Carta.

ARTIGO 35
CANDIDATOS Cada Estado Parte presente Carta pode apresentar no mximo dois candidatos. Os candidatos devem ser cidado de um dos Estados Partes presente Carta. Quando dois candidatos so apresentados por um Estado, um dos dois no pode ser cidado desse Estado.

ARTIGO 36
1. O Secretrio Geral da Organizao da Unidade Africana convida os Estados Parte presente Carta a proceder dentro de um prazo de pelo menos seis meses antes das eleioes apresentao dos candidatos ao Comit. 2. O Secretario Geral da Organizao da Unidade Africana elabora a lista alfabtica dos candidatos e comunica-a aos Chefes de Estado e de Governo, pelo menos dois meses antes das eleies.

ARTIGO 37
DURAO DO MANDATO 1. Os membros do Comit so eleitos por um mandato de cinco anos e no podem ser reeleitos. Todavia, o mandato de quatro dos membros eleitos pela ocasio da primeira eleio terminar no fim dos dois anos, e dos seis outros, no fim de quatro anos. 2. Imediatamente aps a primeira eleio, os nomes dos membros visados no pargrafo 1 do presente Artigo, so tirados sorte pelo presidente da Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo da Organizao da Unidade Africana. 3. O Secretrio Geral da Organizao da Unidade Africana convoca a primeira reunio do Comit na sede da Organizao nos seis meses seguintes eleio dos membros do Comit, e seguidamente, o Comit rene-se cada vez que fr necessrio, por convocao do seu presidente e pelo menos uma vez por ano.

ARTIGO 38
DIRECO 1. O Comit estabelece o seu regulamento interno. 2. O Comit elege a sua mesa de direco por um perodo de dois anos. 3. O quorum constituido por sete membros do Comit.
12

4. Em caso de diviso igual dos votos, o presidente tem um voto preponderante. 5. As lnguas de trabalho do Comit so as lnguas oficiais da OUA.

ARTIGO 39
Vacncias Se um membro do Comit deixa o seu cargo por qualquer razo que no seja a expirao normal do seu mandato, o Estado que tiver designado este membro, designar um outro entre os seus nacionais para servir durante o perodo restante do mandato - sob reserva de aprovao da Assembleia.

ARTIGO 40
SECRETARIADO O Secretrio Geral da Organizao da Unidade Africana designa um Secretrio do Comit.

ARTIGO 41
PRIVILGIOS E IMUNIDADES No exerccio das suas funes, os membros do Comit desfrutam de privilgios e imunidades previstas na Conveno Geral sobre os Privilgios e Imunidades da Organizao da Unidade Africana.

CAPTULO III Mandato e Procedimentos do Comit


ARTIGO 42
MANDATO O Comit tem por misso: a) promover e proteger os direitos consagrados na presente Carta e nomeadamente: i) Recolher e documentar informaes, solicitar avaliaes inter-disciplinares de situaes de problemas africanos nos domnios dos direitos e do bem-estar da criana, organizar reunies, encorajar as instituies nacionais e locais competentes em matria de direitos e do bem-estar da criana e, onde fr necessrio, dar a conhecer os seus pontos de vista e apresentar recomendaes aos Governos. ii) Elaborar e formular princpios e regras visando proteger os direitos e o bemestar da criana em Africa. iii) Cooperar com outras instituies e organizaes africanas, internacionais e regionais que se ocupam da promoo e da proteco dos direitos e do bem estar da criana. b) Seguir a aplicao dos direitos consagrados na presente Carta e velar para que sejam respeitados. c) Interpretar as disposies da presente Carta a pedido dos Estados Partes, das instituies da Organizao da Unidade Africana ou de qualquer outra instituio reconhecida por esta ou por um Estado membro.

13

d) Desempenhar qualquer outra funo que lhe poder ser confiada pela Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo, pelo Secretrio Geral da Organizao da Unidade Africana ou por qualquer outro rgo da Organizao da Unidade Africana.

ARTIGO 43
PROCEDIMENTO DE SUBMISSO DE RELATRIOS 1. Cada Estado Parte presente Carta compromete-se a submeter ao Comit, por intermdio do Secretrio Geral da Organizao da Unidade Africana, relatrios sobre as medidas adoptadas para tornar efectivas as disposies da presente Carta, assim como sobre os progressos realizados no exerccio desses direitos; a) dentro de dois anos a partir da entrada em vigor da presente Carta para o referido Estado Parte; b) Seguidamente de trs em trs anos. 2. Todo o relatrio elaborado em virtude do presente Artigo a) Conter informaes suficientes sobre a implementao da presente Carta para permitir ao Comit uma compreenso inclusiva da implementao da Carta no pas sob escrutnio; e b) Indicar os factores e as dificuldades, se houver, que affectam o cumprimento com as obrigaes previstas pela presente Carta. 3. Um Estado Parte que tenha apresentado um primeiro relatrio inclusivo ao Comit no ter a necessidade, nos relatrios que apresentar ulteriormente em aplicao do pargrafo 1 a) do presente Artigo, de repetir as informaes de base que ter fornecido anteriormente.

ARTIGO 44
COMUNICAOES 1. O Comit est habilitado a receber comunicaes respeitantes a qualquer questo tratada pela presente Carta, de qualquer indivduo, grupo ou organizao nogovernamental reconhecida pela Organizao da Unidade Africana, por um Estado Membro, ou pela Organizao das Naes Unidas. 2. Toda a comunicao endereada ao Comit dever conter o nome e endereo do autor e ser analisada de forma confidencial.

ARTIGO 45
INVESTIGAES 1. O Comit pode recorrer a qualquer mtodo para inquirir sobre questes decorrentes da presente Carta, solicitar aos Estados Partes toda a informao pertinente sobre a sua aplicao e recorrer a mtodos apropriados para inquirir sobre as medidas adoptadas por um dos Estados Parte para a aplicao da presente Carta. 2. O Comit submete em cada uma das sesses Ordinrias da Conferncia dos Chefes de Estado e de Governo, um relatrio sobre as suas actividades. 3. O Comit publica o seu relatrio apos a anlise pela Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo. 4. Os Estados Parte asseguram unia larga difuso aos relatrios do Comit nos seus pases.
14

CAPTULO IV Disposies Diversas


ARTIGO 46
FONTES DE INSPIRAO O Comit inspira-se do direito internacional relativo aos direitos do homem, nomeadamente das disposies da Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos, da Carta da Organizao da Unidade Africana, da Declarao Universal dos Direitos Humanos, da Conveno Sobre os Direitos da Criana e outros instrumentos adoptados pela Organizao das Naes Unidas e pelos pases africanos no domnio dos direitos humanos, assim como de valores e tradies africanos.

ARTIGO 47
ASSINATURA, RATIFICAO E ADESO, ENTRADA EM VIGOR 1. A presente Carta est aberta a assinatura dos Estados Membros da Organizao da Umidade Africana. 2. A presente Carta ser submetida ratificao ou adeso dos Estados membros da OUA. Os instrumentos de adeso ou ractificao sero depositados junto do Secretrio Geral da Organizao da Unidade Africana. 3. A presente Carta entrar em vigor 30 dias aps a recepo pelo Secretrio Geral da Organizao da Unidade Africana dos instrumentos de adeso de 15 Estados Membros da Organizao da Unidade Africana.

ARTIGO 48
EMENDA E REVISO 1 . A presente Carta pode ser emendada ou revista se um dos Estados Parte enviar para o efeito um pedido escrito ao Secretrio Geral da Organizao da Unidade Africana, sob reserva da emenda proposta no ser submetida Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo para anlise antes que todos os Estados Parte sejam devidamente notificados e que o Comit tenha dado a sua opinio sobre a emenda proposta. 2. Qualquer emenda ser adoptada pela maioria simples dos Estados Parte.
(Adoptada pela 26a Sesso Ordinria da Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo da Organizao da Unidade Africana, Adis Abeba, Etipia, Julho de 1990.)

15

Vous aimerez peut-être aussi