Vous êtes sur la page 1sur 28

FACULDADE SUL AMERICANA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAO BRUNO TALO COSTA PAIVA LEANDRO AUGUSTO MESQUITA SILVA MIZAEL

RODRIGO P. DE AZEVEDO

SOFTWARE OCS INVENTORY (FERRAMENTA PARA INVENTARIO)

GOINIA 2011

BRUNO TALO COSTA PAIVA LEANDRO AUGUSTO MESQUITA SILVA MIZAEL RODRIGO P. DE AZEVEDO

SOFTWARE OCS INVENTORY (FERRAMENTA PARA INVENTARIO)

Trabalho de Auditoria e Segurana de Sistemas de Informao apresentado ao professor responsvel pela matria, como requisito parcial para obteno da nota de NII do curso de Sistemas de Informao da Faculdade Sul Americana.
Professor Orientador (a): Esp. Joffrey Gomides

GOINIA 2011
2

SUMRIO

INTRODUO ........................................................................................................................ 4 1. ARQUITERURA .................................................................................................................. 4 1.1. Ambiente ............................................................................................................................ 5 1.2. Ferramentas de Instalao ................................................................................................... 6 1.3. Instalao ............................................................................................................................. 6 1.4. Configurando o servidor de gerenciamento....................................................................... 10 1.5. Atualizao de componentes de Segurana XAMPP ........................................................ 12 1.6. Atualizando servidor de gerenciamento ............................................................................ 13 1.7. Instalando cliente no Windows XP ................................................................................... 14 1.8. Gerenciamento ................................................................................................................... 19 1.9. Inventariando o cliente ...................................................................................................... 23 2. CONCLUSO..................................................................................................................... 26 3. BIBLIOGRAFIA ................................................................................................................ 27

Introduo Muitos dos administradores de sistemas ou gestores de TI, dependem ou necessitam da gerencia de inventrios de seus ativos de rede como servidores, clientes, impressoras dentre outros. Bom o OCS Inventory a soluo, ele uma ferramenta robusta, pratica eficiente e ainda mais e OCS e uma ferramenta Livre. OCS Inventory concentra todas as informaes de software e hardware fazendo uso de uma base dados, sendo esta base atualizada pelos seus agentes, estes rodam com eficincia em GNU/Linux e Windows. Neste documento iremos demonstrar como instalar o servidor e cliente, bem como administrar uma mquina desde a instalao como o cadastro de informaes e ao final geraremos um relatrio. 1. Arquitetura

Servidor de gerenciamento composto de quatro componentes principais: Servidor de banco de dados: que armazena informaes de estoque; A comunicao do servidor: que lida com as comunicaes HTTP entre banco de dados servidores e agentes; Console de administrao: que permite aos administradores de consulta a base de dados e servidor usando seu navegador favorito. Servidor de implantao: que armazena todas as configuraes de implantao de pacotes (requer HTTPS!) Estes quatro componentes podem ser hospedados em um nico computador ou em diferentes computadores para permitir o balanceamento de carga. Acima de 10000 computadores inventariados, que recomendamos o uso de pelo menos 2 servidores fsicos, um Servidor de banco de dados + hospedagem Servidor de comunicao e outro de hospedagem uma rplica do banco de dados + Servidor de administrao + servidor deployement.

Figura1: Arquitetura

1.1. Ambiente Servidor de banco de dados: atualmente s pode ser MySQL 4.1 ou superior commotor InnoDB ativo.

Servidor de comunicao: precisa de Apache Web Server 1.3.X/2.X e escrito emPERL como um mdulo do Apache. Por qu? Porque os scripts PERL so compilados quando comea Apache, e no a cada pedido. Isto melhor em termos de performance. Servidor de comunicao pode exigir alguns mdulos PERL, de acordo com sua distribuio.

Servidor de implantao: precisa de qualquer Web Server com SSL ativada.

Console de administrao: escrito em PHP 4.1 (ou superior) e executado sobre Apache Web Server 1.3.X/2.X. Console de administrao exige ZIP e sustentao de GD habilitada no PHP para usar a implantao do pacote. Sistema Operacional: Linux e Windows. Servidor: OCS Inventory Server, OCS Inventory Reports Cliente: OCS Inventory Agent.

1.2.

Ferramentas de Instalao

Optamos por pacote do servidor OCS Inventory NG para Windows como um pacote integrado que contm todos os componentes necessrios. Como , os 3 principais componentes do servidor de gerenciamento (servidor de banco de dados, servidor de comunicao web e servidor de administrao web) so instalados no mesmo computador. OCS Inventory NG servidor 1.0 para Windows em apachefriends XAMPPverso 1.5.5 (apachefriends) que define os componentes up em um nico computador: baseado seguintes

Apache 2.2.3 MySQL 5.0.27 PHP 5.2.0 + PHP 4.4.4 + PEAR PHP-Switch win32 1.0 XAMPP Control Version 2.3 from www.nat32.com XAMPP Security 1.0 SQLite 2.8.15 OpenSSL 0.9.8d phpMyAdmin 2.9.1.1 ADOdb 4.93 Mercury Mail Transport System for Win32 and NetWare Systems v4.01b FileZilla FTP Server 0.9.20 Webalizer 2.01-10 Zend Optimizer 3.0.2 eAccelerator 0.9.5 RC1 for PHP 5.1.6 (comment out in php.ini) Perl 5.8.8 mod_perl 2.0.2

1.3.

Instalao

Fazer o download OCSNG_WINDOWS_SERVER_1.02.1.zip para OCS Inventory Web Site ou OcsWin32ServerSetup.exe ( http://www.ocsinventoryng.org/en/download/ ).

Se os componentes XAMPP (servidor e addon perl) no estiverem instalados Setup, ir pedir-lhe que voc tem que configur-los. Caso contrrio, a instalao instalar automaticamente OCS Inventory Server em diretrios XAMPP.

Clique no boto [Next] para iniciar a assistente de instalao.

Clique no boto [Next] e aceitar acordo de

licena. Por padro o diretrio de instalao C: \ Program Files \ OCS Inventory NG. Voc precisa de 400 MB de espao livre no disco rgido se os componentes XAMPP no esto instalados, caso contrrio, apenas 10MB so necessrios.

Ento, voc tem que validar os componentes a instalar. Apenas OCS Inventory NGServer necessria, se os componentes XAMPP j esto instalados.

Em seguida, voc tem que escolher o nome do grupo do programa no menu iniciar, onde OCS Inventory NG cones ser criado e, em seguida, clique no boto [Install] para iniciar a instalao. Se a instalao XAMPP selecionados, a instalao primeiro lanamento XAMPP 1.5.5configurao no modo silencioso. Isto ir criar uma pasta xampp na pasta de destino, e um programa Amigos grupo Apache no menu iniciar. Voc ser solicitado a iniciar o XAMPP Painel de controle. Por favor, responda No. Ento, ele vai lanar XAMPP configurao perl addon no modo silencioso. Setup, por ltimo, ir instalar OCS Inventory NG arquivos Server, configure XAMPPApache e MySQL servidores para OCS Inventory NG Server, e iniciar automaticamenteos servidores MySQL e Apache.

Ao final do processo, a Instalao ir lanar o seu navegador padro para iniciar oOCS Inventory NG configurao do servidor

Ajuste est concludo e voc pode clicar em [Terminado] boto. Arquivos do servidor de comunicao esto agora localizados em PERL bibliotecas padro. Apache logs (access.log, error.log, phperror.log) e servidor de comunicao logs (ocsinventory-NG.log) esto localizados no sub-diretrio Apache \ Logs ".

1.4.

Configurando o servidor de gerenciamento

Abra seu navegador favorito no servidor e no endereo http://localhost/ocsreports URL para conectar ao servidor da Administrao. Voc ser solicitado a fornecer informaes para se conectar ao servidor MySQLbanco de dados com um usurio que tem a capacidade de criar banco de dados,tabelas, ndices, etc: MySQL nome de usurio, root por padro. MySQL senha do usurio (senha vazia por padro). MySQL localhost, hostname.

10

Aes de instalao: Criar banco de dados ocsweb, e vai crescentar MySQL usurio ocs com senha ocs. Conceder aos privilgios de usurio ocs Select | Inserir | Update | Apagar | Criar | Drop| Referncias | ndice | Alter | Criar temp | Lock no banco de dados ocsweb.

Nota: Este usurio ser utilizado pelo servidor de Administrao e Comunicao do servidor para se conectar ao banco de dados. Se voc no quiser usar o padro doMySQL com senha de usurio ocs ocs, voc deve atualizar no dbconfig.inc.phpCOMPTE_BASE arquivo PHP constantes, o que MySQL login do usurio, e / ouPSWD_BASE, que a senha do usurio MySQL. No se esquea de tambm atualizar a configurao do servidor de comunicao, especialmente no arquivo de configurao do apache. Finalmente, voc pode preencher um texto descrevendo a TAG, uma seqncia de caracteres exibida no primeiro lanamento do agente para pedir usurio digite o valor da marca. uma informao genrica que permite classificar os novos computadores(site geogrfica, primeiro andar, sala john ....). Se voc no quer essa funcionalidade,basta deix-lo em branco.

11

Configurao do servidor de gerenciamento est agora concluda.

1.5.

Atualizao de componentes de segurana XAMPP

Abra seu navegador favorito no servidor e pontoa http://localhost/xampp/splash.phpURL para conectar o XAMPP configurao GUI. Clique no idioma que voc deseja acessar o menu de configurao XAMPP principal. Em seguida, clique [Segurana] no menu esquerda. Como voc vai ver, tudo marcado como no seguro ou desconhecida para os no iniciados componentes. Voc pode alterar isso clicando no link http://localhost/security/xamppsecurity.php.
12

Primeiro de tudo, voc deve preencher MySQL senha de root e selecione mtodo de autenticao phpMyAdmin.

Validar as alteraes, clicando no boto Senha mudando. Ento voc pode proteger o acesso ao menu de configurao XAMPP atravs do preenchimento de usurio e senha para XAMPP DIRECTORY PROTEO. Como , este usurio e senha ser solicitado a conectar a XAMPP menu de configuraoatravs de um navegador web. Validar as alteraes clicando em Make seguro o boto diretrio XAMPP.

Finalmente, voc deve reiniciar o Apache MySQL e servios para que as alteraestenham efeito. Abra Painel de Controle XAMPP da bandeja do sistema ou da OCS Inventory NGpasta do menu Iniciar, clique em boto [Stop] para o Apache, ento boto [Iniciar] e fazer o mesmo para o MySQL. Agora voc pode selecionar novamente [Segurana] no menu do lado esquerdo para ver que todos os servios iniciados esto agora protegidos.

1.6.

Atualizando servidor de gerenciamento

A atualizao do servidor web de comunicao e console de administrao, voc deve seguir as instrues conforme descrito na seo Instalando servidor de gerenciamento.Basta garantir que a instalao detecta pasta de instalao de idade corretamente. Voc no precisa atualizar componentes XAMPP. Configurao, por padro, no vaiselecionar os componentes XAMPP instalar. Se voc fizer isso, backup seus bancos de dados e web sites se voc quiser tambm atualizar os componentes do XAMPP!Veja a seo Backup / restore de banco de dados do OCS Inventory NG. Ao final do processo, a Instalao ir lanar o seu navegador padro para executar oprocesso de atualizao para garantir que o seu esquema de banco de dados padroe esto atualizados. Processo de atualizao parece configurao de servidor de gerenciamento, conforme descrito na seo Configurando o servidor de gerenciamento.

Preencha MySQL nome do administrador (geralmente root) e senha e endereo do servidor de banco de dados MySQL e clique em "Enviar" boto. Finalmente, voc pode preencher um texto descrevendo a TAG se voc quiser us-lo.

13

1.7.

Instalando Cliente no Windows XP

Esta instalao ser feito em uma mquina virtual com o nome de PC, que logo depois na gerencia ser usado. Bom vamos aos passos de instalao. Este e o arquivo baixado do site http://www.ocsinventory-ng.org/en/download/:

Execute o arquivo [OcsAgentSetup.exe];

14

Aceite o contrato [I Agree];

A instalao ser feita no modo Wizard clique [Next];

15

No nosso exemplo iremos usar um servidor j configurado em uma empresa TV Goinia. A configurao do servidor :

IP: 192.168.4.1; Porta: 8086; Ticar as opes: No IE Proxy [ caso haja proxy na rede] e Enable log file [ gera logs na mquina identificando erros ou xitos];

16

Deixe as configuraes padres;

17

Status da instalao;

Pronto clique em [Finish] para finalizar;

18

1.8.

Gerenciado

Acessando o OCS Inventory os acessos usado aqui so: usurio (demo) senha (demo).

Aps o login visualizamos a pgina principal do sistema que possuem as seguintes


19

informaes: ATIVIDADES, SOFTWARES, HARDWARE, ELSE, CONFIGURAO E MESSAGENS. Iremos visualizar SOFTWARES e HARDWARE.

O menu HARDWARE mostra as informaes dos equipamentos da rede que possuem os Agente OCS. As seguintes informaes so apresentadas: Processadores diferentes; Maquinas com processador igual a 3000 MHz; Valores mnimos e mximos de memria; Nmeros de disco rgido baseado no seu tamanho; e outros;

20

Menu SOFTWARE mostra o nmero de Sistemas Operacionais dentro da rede;

21

Na figura a baixo um exemplo todos os Sistemas Operacionais gerenciados.

E possvel gerenciar todos os Softwares instalados, facilitando o gerenciamento de licenas o controle de softwares piratas caso existe, o que facilita o controle de investimos. No apenas podemos gerenciar os softwares mais tambm suas especificaes como: Antivrus, Aplicativos, Atualizaes, Drivers e Aplicativos, Internet e Outros.

Nas informaes Administrativas podemos configurar os novos dados ou tags que facilitam as informaes consultadas em cada mquina.

22

1.9.

Inventariando Cliente

No exemplo abaixo vamos alterar algumas configuraes da mquina cliente que foi instalado no item anterior. Teremos que inserir as seguintes informaes na mquina PC: Informao Tag Empresa Cidade Departamento Microsiga Imobilizado Ponto_Rede Data_Compra Imob_video Valor Desktop TV Goinia Goinia TI Nenhuma informao 00000 01-48 21/06/2005 00000-00

23

Para isso vamos selecionar o PC clicando no seu nome;

Logo aps teremos as informaes de Bios, Vdeo, Rede e outros simbolizados por cones ilustrativos. Clicaremos agora em Atualizar, a fim de, inserir as informaes solicitadas na tarefa acima e que facilitar a gerencia desta mquina.

Aqui inserimos as informaes necessrias nos campos como abaixo;

24

Pronto as informaes j esto configuradas. Estas informaes so necessrias, pois facilita a identificao da mquina o que essencial quando preciso gerar relatrios, solues de problemas e tarefas planejadas.

Este um trecho do relatrio gerado da mquina que acabamos de configurar.

25

Em anexo o relatrio gerado.

26

2. CONCLUSO OCS tem sido e uma ferramenta que traz vrios benefcios na gesto em TI, pois prontifica esta gerencia a prover solues imediatas e exatas as necessidades que surgem no cotidiano de uma empresa. Um destes benefcios sem sombra de dvida o controle do parque tecnolgico, tanto Software como Hardware auditando todos os ativos de forma clara, fcil e eficiente.

27

3. BIBLIOGRAFIA http://wiki.ocsinventory-ng.org/index.php/Main_Page http://www.ocsinventory-ng.org/en/download/ http://www.ocsinventory-ng.org/en/demo/

28

Vous aimerez peut-être aussi