Vous êtes sur la page 1sur 4

TIPOS DE VIOLNCIA COMETIDA CONTRA O CIDADO

A violncia contra a mulher pode se manifestar de vrias formas e com diferentes graus de severidade. Estas formas de violncia no se produzem isoladamente, mas fazem parte de uma seqncia crescente de episdios, do qual o homicdio a manifestao mais extrema. VIOLNCIA DE GNERO Violncia de gnero consiste em qualquer ao ou conduta, baseada no gnero, que cause morte, dano ou sofrimento fsico, sexual ou psicolgico mulher, tanto no mbito pblico como no privado. A violncia de gnero uma manifestao de relaes de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres, em que a subordinao no implica na ausncia absoluta de poder. VIOLNCIA INTRAFAMILIAR A violncia intrafamiliar toda ao ou omisso que prejudique o bem-estar, a integridade fsica, psicolgica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da famlia. Pode ser cometida dentro ou fora de casa por algum membro da famlia, incluindo pessoas que passam a assumir funo parental, ainda que sem laos de consanginidade, e em relao de poder outra. O conceito de violncia intrafamiliar no se refere apenas ao espao fsico onde a violncia ocorre, mas tambm s relaes em que se constri e efetua. VIOLNCIA DOMSTICA A violncia domstica distingue-se da violncia intrafamiliar por incluir outros membros do grupo, sem funo parental, que convivam no espao domstico. Incluem-se a empregados(as), pessoas que convivem esporadicamente, agregados. Acontece dentro de casa ou unidade domstica e geralmente praticada por um membro da famlia que viva com a vtima. As agresses domsticas incluem: abuso fsico, sexual e psicolgico, a negligncia e o abandono. VIOLNCIA FSICA Ocorre quando uma pessoa, que est em relao de poder em relao a outra, causa ou tenta causar dano no acidental, por meio do uso da fora fsica ou de algum tipo de arma que pode provocar ou no leses externas, internas ou ambas. Segundo concepes mais recentes, o castigo repetido, no severo, tambm se considera violncia fsica. Esta violncia pode se manifestar de vrias formas:

Tapas Empurres Socos Mordidas Chutes Queimaduras Cortes Estrangulamento Leses por armas ou objetos Obrigar a tomar medicamentos desnecessrios ou inadequados, lcool, drogas ou outras substncias, inclusive alimentos. Tirar de casa fora Amarrar Arrastar Arrancar a roupa Abandonar em lugares desconhecidos Danos integridade corporal decorrentes de negligncia (omisso de cuidados e proteo contra agravos evitveis como situaes de perigo, doenas, gravidez, alimentao, higiene, entre outros). VIOLNCIA SEXUAL A violncia sexual compreende uma variedade de atos ou tentativas de relao sexual sob coao ou fisicamente forada, no casamento ou em outros relacionamentos. A violncia sexual cometida na maioria das vezes por autores conhecidos das mulheres envolvendo o vnculo conjugal (esposo e companheiro) no espao domstico, o que contribui para sua invisibilidade. Esse tipo de violncia acontece nas vrias classes sociais e nas diferentes culturas. VIOLNCIA PSICOLGICA toda ao ou omisso que causa ou visa causar dano auto-estima, identidade ou ao desenvolvimento da pessoa. Inclui: Insultos constantes Humilhao Desvalorizao Chantagem Isolamento de amigos e familiares Ridicularizao Rechao Manipulao afetiva Explorao Negligncia (atos de omisso a cuidados e proteo contra agravos evitveis como situaes de perigo, doenas, gravidez, alimentao, higiene, entre outros)

Ameaas Privao arbitraria da liberdade (impedimento de trabalhar, estudar, cuidar da aparncia pessoal, gerenciar o prprio dinheiro, brincar, etc.) Confinamento domstico Criticas pelo desempenho sexual Omisso de carinho Negar ateno e superviso VIOLNCIA ECONMICA OU FINANCEIRA So todos os atos destrutivos ou omisses do(a) agressor(a) que afetam a sade emocional e a sobrevivncia dos membros da famlia. Inclui: Roubo Destruio de bens pessoais (roupas, objetos, documentos, animais de estimao e outros) ou de bens da sociedade conjugal (residncia, mveis e utenslios domsticos, terras e outros) Recusa de pagar a penso alimentcia ou de participar nos gastos bsicos para a sobrevivncia do ncleo familiar Uso dos recursos econmicos da pessoa idosa, tutelada ou incapaz, destituindo-a de gerir seus prprios recursos e deixando-a sem provimentos e cuidados VIOLNCIA INSTITUCIONAL Violncia institucional aquela exercida nos/ pelos prprios servios pblicos, por ao ou omisso. Pode incluir desde a dimenso mais ampla da falta de acesso m qualidade dos servios. Abrange abusos cometidos em virtude das relaes de poder desiguais entre usurios e profissionais dentro das instituies, at por uma noo mais restrita de dano fsico intencional. Esta violncia poder ser identificada de vrias formas: Peregrinao por diversos servios at receber atendimento Falta de escuta e tempo para a clientela Frieza, rispidez, falta de ateno, negligncia Maus-tratos dos profissionais para com os usurios, motivados por discriminao, abrangendo questes de raa, idade, opo sexual, deficincia fsica, doena mental Violao dos direitos reprodutivos (discrio das mulheres em processo de abortamento, acelerao do parto para liberar leitos, preconceitos acerca dos papis sexuais e em relao s mulheres soropositivas [HIV], quando esto grvidas ou desejam engravidar) Desqualificao do saber prtico, da experincia de vida, diante do saber cientfico

Referncias bibliogrficas
Ministrio da Sade. Violncia Intrafamiliar: orientaes para a Prtica em Servio. Braslia DF: Ministrio da Sade; 2002. Rede Feminista de Sade. http://www.redesaude.gov.br Dossi Violncia contra a Mulher. (acessado em 26/Julho/2006).

WHO (World Health Organization).World report on violence and health. Geneva: World Health Organization; 2002.

Vous aimerez peut-être aussi