Vous êtes sur la page 1sur 4

UNIGRAN Centro Universitrio da Grande Dourados

MANUAL DO ALUNO da Graduao a Distncia


Captulo 1 Do Funcionamento Art. 1 - O Centro Universitrio da Grande Dourados, credenciado pela Portaria MEC n 4.070/2005, oferece cursos superiores na modalidade a distncia aos aprovados em processo seletivo, transferidos ou portadores de diplomas de ensino superior. Art. 2 - O ambiente de suporte aprendizagem adotado para o desenvolvimento dos Cursos o UNIGRANET. Art.3 No ato da matrcula o aluno recebe um nmero seu Registro Geral de Matrcula RGM e que dever ser utilizado at o final do curso. Art.4 - A matrcula deve ser renovada semestralmente em perodos estabelecidos em calendrio divulgado pela Coordenadoria de Educao a Distncia (CEAD). Pargrafo nico: A no renovao de matrcula ou o no trancamento da mesma, implica em abandono do curso, desvinculao do aluno da Instituio e, automaticamente a resciso do Contrato de Prestao de Servios Educacionais. Art.5 O aluno que tiver necessidade de qualquer documento expedido pela UNIGRANET dever requer-lo com pelo menos cinco dias teis de antecedncia. Art.6 - O aluno pode trancar a matrcula em qualquer poca do ano, por tempo indeterminado, devendo para isso preencher formulrio no CEAD ou nos Polos. Mas para isso deve estar regularmente matriculado. Art.7 - O atendimento aos alunos pela equipe do CEAD realiza-se de acordo com os horrios de funcionamento da Instituio, de segunda a sbado. Art.8 - O material didtico, chamado de Guia de Estudos, elaborado pelo prprio professor. Outros professores ministrantes podem utilizar-se desse material. O Guia de Estudos disponibilizado aos alunos, na verso on-line. Pargrafo nico A pesquisa em outras fontes incentivada pelos professores. Captulo 2 Dos Acessos dos Alunos e Professores Art. 9 - Todo contato realizado entre professor e aluno feito por meio do ambiente de aprendizagem UNIGRAN NET, com endereo eletrnico www.unigran.br/cead. Para tanto, as ferramentas disponibilizadas so: Quadro de Avisos, Chat, e-mail, frum, material de aula, arquivo entre outras.

Art. 10 - Os acessos realizados pelos alunos ao ambiente de aprendizagem ficam registrados automaticamente no banco de dados da UNIGRAN, bem como a hora de entrada e sada da pgina, alm da ferramenta utilizada pelo aluno naquele momento. 1 Cada aluno pode consultar individualmente seu registro de acessos por meio da ferramenta NMERO DE ACESSOS, disponvel em SALA VIRTUAL. 2 O professor ou professores ministrantes da disciplina pode/podem visualizar tais acessos por meio da mesma ferramenta. Art.11 - As atividades solicitadas pelos professores aos alunos, no decorrer da disciplina, devem ser entregues por meio do PORTFLIO, no prazo determinado pelo professor. 1 O prazo estipulado aos professores para a devolutiva das atividades de 72 horas, aps a data de postagem. Casos especiais so sempre decididos entre professor e coordenao, sendo avisado aos alunos sobre tal procedimento. Art.12 Todas as mensagens postadas pelo professor como boas-vindas, orientaes da disciplina, datas de provas, prazos para entrega das atividades, ou qualquer outra informao necessria, poder ser disponibilizada por meio das ferramentas - agenda, arquivo, quadro de avisos, entre outras - todas constantes no ambiente de aprendizagem utilizado. Art.13 - Caso ocorram dvidas durante o desenvolvimento da disciplina, o aluno pode encaminhar questionamentos ao professor na ferramenta QUADRO DE AVISOS. O retorno dessas perguntas feito, tambm, no QUADRO DE AVISOS, do campo ProfessorOutras dvidas podem ser intermediadas pelo Plo, que aciona os setores de coordenao, assessoria, direo, secretaria, entre outros, ou pelo e-mail disponibilizado a Plos e Tutores Administrativos. Pargrafo nico: Para a devolutiva das perguntas postadas, o professor tem como prazo, da mesma forma que nas atividades: 36h contadas a partir da data de envio do texto. Art.14 - Para sanar as possveis dvidas sobre a utilizao do ambiente de aprendizagem UNIGRAN NET h uma equipe tcnica de planto, alm de um vdeo explicativo na plataforma. Captulo 3 Da Avaliao Art.15 - As avaliaes so compostas por provas presenciais, estabelecidas em Calendrio Escolar e atividades semanais indicadas pelo professor responsvel pela disciplina. Art.16 - H duas provas por disciplina, cuja data fixada pela Coordenao Geral dos cursos, tendo como objetivo avaliar o contedo desenvolvido pelo professor. Pargrafo nico: a data da prova informada aos alunos no ambiente de aprendizagem UNIGRAN NET, pela ferramenta AGENDA. Art.17 - As atividades desenvolvidas em cada disciplina valem de zero a dez. As provas realizadas ao final de cada mdulo tm peso independente e, no total, tm, tambm, valor igual a dez. Assim, para a obteno da mdia final do aluno, devem ser somadas as trs notas obtidas, dividindo o total por trs.

Art.18 - O aluno que deixar de comparecer a uma das provas bimestrais deve requerer, junto ao polo, a Prova Substitutiva, que acontece normalmente no sbado posterior prova oficial, com data a ser fixada pela UNIGRAN NET no Calendrio Escolar. Art.19 -As pontuaes das atividades desenvolvidas pelos alunos so disponibilizadas pelo professor, no final do mdulo, no prprio ambiente de aprendizagem. Art.20 - - As solicitaes de revises de provas devem ser requeridas pelo Polo Secretaria Geral dos cursos at, no mximo, dois dias aps a divulgao das notas. Art.21- - Para prestar prova ou exame, o aluno regularmente matriculado deve estar quite com suas obrigaes com a Instituio. Art.22 - So aprovados os alunos que obtiverem mdias igual ou superior a 7,0 (sete). Art.23- Caso no tenha sido aprovado por mdia, conforme artigo 22, o aluno que atingir mdia final, nas provas bimestrais, entre 3,0 (trs) e 6,5 (seis e meio), deve prestar Exame Final. Para ser considerado aprovado, precisa obter a mdia final igual ou superior a 5,0 (cinco), o que corresponde mdia aritmtica entre as provas bimestrais e o exame final. Exemplo: Mdia Final das Provas = 4,5 Nota do Exame Final = 5,5 Total = 10,0 / 2 = 5,0 Aprovado 1 reprovado o aluno que obtiver mdia final nas provas bimestrais inferior a 3,0. 2 O aluno considerado reprovado na disciplina, aps exame final, caso no alcanar a nota mnima exigida 5,0 (cinco). Art.24 - Ser anulada a prova ou trabalho do aluno que usar dos meios fraudulentos em sua realizao, independente de outras sanes, de acordo com a natureza e extenso da fraude. Art.25 - A cada verificao de aproveitamento atribuda uma nota expressa em grau numrico de 0 (zero) a 10 (dez), com variao de 0,5 (cinco dcimos). Pargrafo nico : quando for, o caso o arredondamento deve acontecer conforme exemplo abaixo: notas de 6,05 a 6,25 = 6,0 notas de 6,30 a 6,75 = 6,5 notas acima de 6,76 = 7,0 Art.26 - O aluno s pode prosseguir para o prximo semestre, carregando, no mximo, 3 (trs) dependncias (dps) ou adaptaes. Acima disso, fica retido no semestre, podendo puxar disciplinas do prximo semestre no perodo vago. Captulo 4 Do Financeiro Art.27 Para efetivar sua matrcula, o acadmico deve assinar um contrato de Prestao de Servios Educacionais, prevendo a contraprestao de seis parcelas mensais, com incio da primeira na matrcula.

Pargrafo nico: as parcelas subseqentes (cinco) observam os critrios legais aplicveis e devem ser pagas a partir do ms de fevereiro (primeiro semestre) ou agosto (segundo semestre). Art.28 O no pagamento da parcela at o dia 30 (trinta) de cada ms, acarretar ao acadmico a multa de 2%, mais juros de mora de 1% ao ms e a correo monetria por dia, com base no IGPM, apontado pela fundao Getlio Vargas. Art.29 As parcelas podem ser pagas nos estabelecimentos bancrios, lotricos, Plos conveniados e Tesouraria da UNIGRAN NET. Art.30 As parcelas devem ser pagas por meio de boleto impresso pelo prprio aluno no sistema (Plataforma UNIGRAN NET). Art.31 Os valores das mensalidades incluem, exclusivamente, a prestao de servios decorrentes da carga horria da estrutura curricular do curso. Art.32 As despesas provenientes de confeco/registro de diplomas em pergaminho e outros documentos requeridos na Secretaria Geral da CEAD, inclusive a prova substitutiva, so de inteira responsabilidade do aluno ou de seu responsvel. Seus valores de contraprestao, assim como das demais atividades, inclusive as extracurriculares e /ou material didtico, sero fixados, caso a caso pela UNIGRAN NET. Art.33 Em caso de inadimplncia, a UNIGRAN reserva-se o direito de promover as medidas judiciais ou extrajudiciais cabveis (cobrana judicial, resciso contratual etc.) e outras penalidades previstas em lei, inclusive o registro do inadimplente em rgos de proteo ao crdito (SCPC). Art.34 Em hiptese alguma haver devoluo de parcela(s). Captulo 5 Dos Prazos Art 35 Quanto expedio do Diploma, o prazo de 8 a 12 meses, a partir da data da solicitao do aluno. Art.36 Quanto a solicitao de declaraes diversas (histrico escolar, certificado de concluso etc.), o prazo de 7 dias teis.

Vous aimerez peut-être aussi