Vous êtes sur la page 1sur 4

MOVIMENTO DE PROJTEIS

Quando dois corpos so soltos de uma altura pequena (situao na qual a resistncia do ar pode ser desprezada) eles chegam ao solo ao mesmo tempo, independentemente de sua massa. A figura de animao ao lado ilustra esse caso. Isso ocorre porque a fora gravitacional que a terra exerce sobre eles : GM T m c / R T 2 = m c a ou seja: GM T / R T 2 = a Como GM T / R T 2 uma constante (G a chamada constante da gravitao universal e M T a massa da terra), isso significa que a acelerao tambm constante, independentemente das massas (ou pesos) dos corpos.

O objetivo da aula de hoje estudar o movimento de um corpo que se move em um plano (duas dimenses), nas proximidades da terra, sob a ao da gravidade: o chamado movimento de projtil. Para isso, ser medida a trajetria de um corpo lanado a uma certa altura do solo com uma velocidade horizontal diferente de zero, velocidade vertical igual a zero e sujeito apenas fora da gravidade. Esse um caso particular do movimento de projteis.
O modelo, que se pretende verificar, tenta explicar este movimento como a superposio de 2 movimentos. No eixo x h um movimento retilneo uniforme e no eixo y um movimento retilneo uniformemente variado. O modelo foi construdo assim porque na direo x no h nenhuma fora resultante e no eixo y existe apenas a fora de atrao gravitacional. Ou seja, acomponente vertical do movimento do projtil um movimento de queda livre. A figura de animao ao lado ilustra essa situao. V-se que a esfera que saiu da superfcie horizontal com velocidade nessa direo chega ao solo ao mesmo tempo que a outra que foi solta na vertical. No laboratrio, portanto, deve-se reproduzir um movimento de projtil e tentar decompor o movimento em dois: no eixo x e no eixo y.

Uma possibilidade seria soltar a esfera na canaleta da Fig. 6 e fazer uma srie de fotografias superpostas e a intervalos de tempos iguais (fotografia estroboscpica, como na figura de animao acima) quando a esfera abandonar a canaleta e iniciar o movimento de projtil. Como no se pode fazer isso no laboratrio, tentar-se- medir as coordenadas x i e y i da esfera em vrios pontos ao longo de sua trajetria. A Fig. 6 ilustra como ser feito isso. Solta-se uma esfera de uma altura fixa, para se conseguir no fim da canaleta

sempre a mesma velocidade.

Fig. 6
Como a velocidade com que a esfera sai da canaleta sempre a mesma em todos os lanamentos, os pares x i , y i medidos em diversos lanamentos correspondem de fato queles que seriam medidos em uma fotografia estroboscpica de um nico lanamento. A figura ao lado mostra o que acontece com a velocidade quando a esfera sai da rampa. Na direo x no h nenhuma fora aplicada, portanto, no h como a esfera mudar sua velocidade nessa

direo. Em y, h a fora da gravidade, portanto, ela ter nessa direo uma acelerao = g . A cada marca y i no anteparo, corresponde uma sua posio na mesa (x i ) e a figura permite ver quais seriam v x e v y nessas posies.

Esse o modelo que construiu, agora necessrio descobrir como atravs das marcas no anteparo se consegue recuperar as velocidades e testar o modelo. Mais detalhes sobre o movimento de projteis podem ser encontrados aqui . a. material utilizado O equipamento utilizado uma rampa de lanamento e um anteparo, mostrados na Fig. 6. A finalidade da rampa fornecer ao corpo (uma esfera de ao) uma velocidade horizontal; o anteparo serve para registrar as coordenadas y, x . O resto do material consiste em uma esfera de ao, cartolina e papel carbono. b. procedimento Determinando a trajetria da esfera ao sair da canaleta, vai-se obter as equaes do movimento, atravs das medidas de x, y . Cuidados: assegurar-se de que a velocidade da esfera ao sair da canaleta apenas horizontal e determinar claramente a origem, ou seja, y o e x o . O x medido ao longo do eixo horizontal e o correspondente y na vertical. A posio do anteparo em relao mesa nos d a medida de x e a marca que a esfera faz no anteparo ao se chocar com ele nos dar o y correspondente quele x . So selecionados 10 valores de x e so feitos 10 lanamentos para cada x i . Antes de iniciar os lanamentos, deve-se estimar de que altura h se deve soltar a esfera de modo a se ter 10 valores de x razoveis , ou seja, nem muito prximos e nem muito distantes ( x~10 cm). Aps determinar a melhor altura h , comece as medidas, marcando na folha que est no anteparo qual o valor de x correspondente a cada conjunto de marcas y i . c. relatrio 1. como procedeu para garantir que a velocidade da esfera ao sair da canaleta era apenas na direo horizontal? 2. qual a origem y o e x o adotada? 3. organize seus dados na forma de uma tabela x x e y y, onde o erro em y o desvio padro da mdia e o erro em x o desvio avaliado. Anote os valores de h e de Y . 4. faa um grfico de x , y no papel milimetrado. Que tipo de curva se obtm? Para facilitar a sua identificao, passe o grfico para o papel dilog e determine os seus parmetros. 5. verifique se o movimento uniforme no eixo dos x e uniformemente acelerado no eixo dos y , 6. faa uma tabela x i , t i e depois o grfico x x t,

7. obtenha com esse grfico a velocidade na direo x e verifique se constante ou no, 8. determine a velocidade com que a esfera abandonou a rampa, 9. faa o estudo da conservao de energia nos trechos entre A e B, detalhadamente e justificando cada parte, 10. faa um estudo da conservao de energia entre B e C, levando em conta que em C ela tem velocidade tambm na direo y, 11. demonstre como o atrito influencia a trajetria do projtil, 12. como o tamanho da esfera influi nos resultados? 13. a esfera desliza na rampa? Porque?
Nota A prxima experincia ser dedicada a construir um modelo para estudar o movimento da esfera na canaleta, tentando obter de maneira mais completa a sua velocidade horizontal ao iniciar o movimento de projtil. Por isso, seria conveniente, na medida do possvel, que cada grupo marcasse o equipamento (canaleta e esferas de ao) que utilizou nesta aula para usar o mesmo na aula seguinte.

Vous aimerez peut-être aussi