Vous êtes sur la page 1sur 15

5 HEGEL E A HISTRIA MUNDIAL

Leonardo Alves Vieira*

RESUMO Neste estudo, a histria mundial, tal como concebida por Hegel, analisada a partir dos 330-360 da Filosofia do Direito. Em seguida, procura-se coordenar estes pargrafos com as teses de Kant sobre a guerra e a paz. Finalmente, as abordagens de Kant e de Hegel so retomadas luz do estudo de Hobsbawm sobre o cenrio poltico internacional nos sculos 20 e 21. PALAVRAS-CHAVE Hegel. Filosofia do direito. Histria mundial.

ABSTRACT In this study, the history of the world as conceived by Hegel is investigated on the basis of 330-360 of his Philosophy of Law. Hegels theory is afterwards linked to Kants theses concerning the pax perpetua. Finally, Kants and Hegels approaches on war and peace shall be assessed by comparing them to Hobsbawms views on the political international th st scene of the 20 . and 21 . Centuries. KEY WORDS Hegel. Philosophy of law. World history.

A abordagem da histria mundial na tica de Hegel (1775-1831) muita complexa. Na verdade, ela objeto de uma filosofia da histria, a qual , antes de tudo, uma filosofia. Em razo disso, sua peculiar interpretao dessa histria no pode estar desvinculada do contexto mais amplo de seu sistema de filosofia, tal como Hegel deixa bem claro no ltimo pargrafo do prefcio s Linhas fundamentais da Filosofia do Direito ou Direito Natural e Cincia do Estado em esboo (1821), no qual ele fala do tratamento cientfico da coisa, bem como tambm na introduo, em cujo 2 a cincia do Direito dita explicitamente ser uma parte da Filosofia. No o caso, aqui, de trazer luz esse imenso contexto sistemtico, visto que tal estudo extrapolaria os limites deste trabalho.1 Minha inteno , pois, limitar-me aos 330-360 da Filosofia do Direito, procurando, deste modo, corresponder ao esprito do Congresso: Clssicos da Filosofia Alem 2002 Filosofia do Direito de Hegel,2 que se dedica aos temas tratados nesta obra.3
1 2 3

Professor da UFMG. A esse propsito, v. Vieira (1996). De 1 a 4 de abril de 2002, Instituto Goethe, Porto Alegre, em promoo conjunta do referido Instituto e do Programa de Ps-Graduao em Filosofia da PUCRS. Alm da Filosofia do Direito, a nica outra obra de Hegel, excepcionalmente citada, ser a Cincia da Lgica, cuja estreita vinculao com a Filosofia do Direito tambm no negada por Hegel. V. prefcio, 12s. Com exceo do prefcio, do qual sero citadas as pginas, as passagens da Filosofia do Direito sero referidas de acordo com os respectivos pargrafos e, se for o caso, com as respectivas observaes e respectivos adendos.

VERITAS

Porto Alegre

v. 51

n. 1

Maro 2006

p. 69-83

Foi tambm meu interesse no me restringir ao pensamento hegeliano, no que se refere temtica em questo. O primeiro interlocutor chamado para o debate com Hegel foi Kant (1724-1804), j que o prprio Hegel o cita, apontando a sua tese de uma Federao de Estados como uma proposta no aceita por ele. Ao mesmo tempo, com a inteno de perscrutar a pertinncia das teses de Hegel e Kant, um outro interlocutor e, desta vez, um contemporneo nosso, chamado. Trata-se de Hobsbawm (1917- ), cuja anlise da guerra, enquanto uma verdadeira epidemia do sculo XX, oferece valiosssimas contribuies, a fim de avaliar as observaes de Hegel e Kant acerca da histria mundial e do papel da guerra nela. Em razo disso, a primeira parte tem como objeto as relaes entre os Estados, das quais surge a tese hegeliana da histria mundial enquanto tribunal para julgar os povos. A segunda e terceira partes dedicar-se-o prpria histria mundial, buscando, nos limites deste trabalho, apresentar os traos principais que a caracterizam. Finalmente, na quarta parte, avaliaes sobre os argumentos de Hegel e Kant sero feitas, tomando como linha mestra as observaes de Hobsbawm sobre o sangrento sculo XX e o incio do sculo XXI. As relaes interestatais A abordagem da histria mundial na Filosofia do Direito de Hegel tratada, de acordo com a economia e lgica internas do texto, como resultado do Direito estatal externo (das ussere Staatsrecht). Em razo disso, tal abordagem pressupe o Estado e sua organizao interna, bem como a relao entre os Estados. No por acaso, Hegel, no primeiro pargrafo dedicado histria mundial, qualifica-a como a negao do que ocorre nas relaes entre os Estados. Ela considerada como o tribunal ( 341), no qual os Estados sero julgados, de acordo com o Direito4 daquele que nela se realiza ( 340), em oposio ausncia de um poder reconhecido por cada Estado singular ou de um pretor ( 333, obs.; 330 e adendo) acima das partes conflitantes no teatro das relaes internacionais e capaz de dirimir pacificamente as suas interaes, fazendo prevalecer o que em si Direito. Na ausncia de um acordo ou consenso (Einstimmung 333, obs.; bereinkunft 334) no jogo ( 340) entre os atores estatais, prevalece a vontade particular de cada Estado, baseada nos mais distintos aspectos: religiosos, morais, culturais, sociais, econmicos, polticos, militares, etc., de tal forma que a massa de interesses conflitantes ser carregada pelas foras da guerra. Da, portanto, que a inexistncia de um poder universalmente reconhecido pelos Estados leva-os a uma situao semelhante quela do estado de natureza entre os indivduos: ao estado de natureza entre os Estados ( 333). No por acaso, a guerra qualificada como estado (Zustand) da ausncia do Direito (Rechtlosigkeit), da violncia e da contingncia ( 338).
4

As questes relativas a quem efetiva tal Direito (o sujeito deste Direto) e ao objeto deste Direito sero discutidas mais adiante.

70

Tambm de forma semelhante ao estado de natureza entre os indivduos,5 a guerra entre os atores internacionais deve ser abandonada, deve ser algo passageiro (ein Vorbergehensollendes, 338). A guerra no deve acontecer, mas como acontece com todo dever-ser, aquilo que no deve ser pode, no entanto, ser. A contingncia a histria mundial no pode prescindir da contingncia, da vontade particular de cada Estado e de cada indivduo, vontades sujeitas ao ser e no-ser da escolha nsita em toda vontade particular de um determinado Estado ( 333, obs.) se ope objetividade e universalidade da forma do dever-ser (Form des Sollens, 330) externalizada pelo Direito, assim como o imperativo categrico, objetiva e universalmente vlido, no pode anular a contingncia da vontade subjetiva e transformar o que prescritivo (dever ser assim) em algo descritivo (ser assim).6 Neste contexto, vale a pena coordenar as reflexes de Hegel com as de Kant, uma vez que o prprio Hegel liga a sua tese como uma alternativa posio de Kant. A referncia ao texto de Kant sobre a Paz Perptua na observao ao 333, em razo mesmo da natureza minimalista dessa referncia, no consegue, contudo, evidentemente, trazer luz as nuanas da argumentao de Kant e, mesmo o que ser apresentado aqui, no poder descer aos detalhes de ambas as argumentaes. Apesar disso, tenho a inteno de chamar a ateno para as motivaes que conduziram Hegel a no aceitar a argumentao de Kant favorvel Paz Perptua mediante uma Federao de Estados (durch einen Staatenbund). Essa federao baseia-se em um consenso (Einstimmung) entre os Estados, cujas vontades, por sua vez, sujeitas contingncia, constituem uma garantia bastante voltil e instvel para uma resoluo de conflitos em consonncia com as exigncias do Direito. Em razo dessa contingncia, a relao entre os Estados pode abrigar tanto o que em si Direito, o dever-ser, quanto a violncia e a guerra ( 330, adendo; 334). A oscilao e indeterminao entre Direito e guerra, justia e violncia, dever-ser e ser, nas relaes internacionais, constituem contingncia (Zuflligkeit)7 no preciso sentido da incapacidade da vontade, seja a
5

6 7

A relao entre a pessoa efetiva enquanto singular, por um lado, e o Estado, por outro, explicitamente feita no 331, obs. A conseqncia tambm bvia: o reconhecimento entre os Estados tambm deve ser recproco, assim como entre os indivduos. No deve ser esquecido o fato de que a vontade livre em si e para si, princpio volitivo organizador do direito abstrato, da moralidade e eticidade, no elimina, mas nega e conserva os momentos volitivos que a antecedem, a saber, (1) vontade imediata e natural e (2) vontade enquanto arbtrio, responsveis por uma organizao das aes com base na particularidade em detrimento do universal, ao passo que somente a vontade livre em si e para si encontra-se em condies de articular apropriadamente o singular e o universal (Introduo, 10-24). So a vontade imediata e o arbtrio aqueles que promovem a contingncia e a cruz (a negao do universal), cuja suprassuno dialtica a liberdade racional e efetivamente realizada, a rosa na cruz do presente, segundo outra famosa metfora do prefcio, 26. V. a distino feita por Kant entre lei moral e imperativo categrico: Kant, KpV, A 57; v. tb. Herrero (2001). Vale a pena lembrar a definio tcnica de contingncia na Cincia da Lgica: A unidade entre possibilidade e efetividade (Wirklichkeit) a contingncia. O contingente um efetivo que simultaneamente determinado apenas como possvel, cujo outro ou contrrio tambm . Portanto, esta efetividade mero ser ou existncia, mas posta em sua verdade, de ter o valor de um ser posto ou da possibilidade (WL II, 205).

71

individual, seja a estatal, em fixar-se em apenas um dos extremos dos seus elementos de motivao: ela pode admitir, como seu fator de determinao, tanto a universalidade da lei quanto o seu contrrio, a saber, a particularidade dos interesses privados. justamente tambm nesse sentido que o Sollen8 contingente, j que ele pressupe, como possibilidade, o desviar-se daquilo que ele exige. A guerra, enquanto resoluo de conflitos, no baseada no Direito, tem lugar precisamente em razo, por assim dizer, dessa dade indeterminada vivenciada pelas vontades de Estados e indivduos oscilando entre a dke do dever-ser e a hbris da violncia. Hegel, porm, no leva em conta, nessa anlise, a oscilao experimentada pelo prprio Kant, nos textos Sobre o adgio: isto pode estar correto na teoria, mas no serve para a prtica (1793) e Para a Paz Perptua (1795),9 entre a Constituio Cosmopolita (weltbrgerliche Verfassung, TP, A 279), Estado Universal dos Povos ou simplesmente Estado dos Povos (allgemeiner Vlkerstaat; Vlkerstaat, TP, A 284; EF, B 30), ou ainda Repblica Mundial (Weltrepublik, EF, B 38), de um lado, e um estado (Zustand) jurdico da Federao, de acordo com um Direito das Gentes comumente acordado (ein rechtlicher Zustand der Fderation nach einem gemeinschaftlich verabredeten Vlkerrecht; TP, A 279), Federalismo de Estados Livres (Fderalism freier Staaten; EF, 30), ou simplesmente Federao dos Povos (Vlkerbund, EF, B 30), de outro.10 No texto de 1795, Kant adota a tese de uma Federao dos Povos, visto que ela garante a soberania dos Estados livremente associados nesta Federao, bem como ela evitaria o mais terrvel despotismo ou o despotismo sem alma, o qual poderia advir de uma Repblica Mundial, concentrando em si todos os mecanismos do poder em escala planetria (TP, A 279; EF, B 63). No entanto, ainda no texto sobre a Paz Perptua, a Repblica Mundial qualificada como uma idia positiva, em contraste com a Federao dos Povos, caracterizada como substituto negativo (EF, B 38), talvez por considerar aquela como a contraparte juridicamente positiva, no campo das relaes internacionais, ao que o Estado no campo das relaes interindividuais o que deve ser do ponto de vista da razo, em contraste com o sucedneo juridicamente negativo da Federao dos Povos, enquanto algo politica, i. e., factivelmente mais plausvel de ocorrer nas circunstncias de ento.11
8

Obviamente, o dever-ser, o Sollen, no sentido kantiano, no tem este carter de contingncia, j que ele expressa uma lei prtica incondicionada (KpV, A 52s). Evidentemente, no h discordncia, da parte de Hegel, acerca dessa necessidade moral. A contingncia apontada por Hegel reside no fato de que o dever-ser, justamente por comportar uma necessidade do dever-ser e no a do ser, admite alternativa(s) ao que deve ser. Este possvel desvio do imperativo categrico j fora apontado por Kant: o dever-ser expressa uma espcie de necessidade e conexo com razes, uma espcie que no ocorre em toda a natureza. O entendimento pode somente conhecer desta [natureza, adendo de LAV], o que a ou o que foi ou o que ser. impossvel que algo a deva ser de modo diferente (KrV, B 5750). Essa espcie de volatilidade existente no campo da liberdade , no entanto, aproveitada diferentemente por Kant e Hegel, como se ver ao longo do texto. 9 Sobre a Paz Perptua, v. Rohden (1997); Merkel, R. e Wittmann, R. (1996); Lutz-Bachmann, M. e Bohman, J. (1996). 10 Sobre as questes suscitadas por essa argumentao de Kant, v. Habermas (1996). 11 Sobre o vis poltico do texto de Kant sobre a Paz Perptua, v. Gerhardt (1995).

72

De fato, a lgica estrita e rigorosa do contrato social, entendido como uma idia da razo, no pode deixar nenhuma lacuna para ser ocupada pelo estado de natureza, seja na esfera intra-estatal, seja na interestatal.12 Da, certamente, advm o carter positivo da Repblica Mundial, por ser esta o sistema jurdicopoltico de alcance planetrio que domestica o estado de natureza entre os Estados, ao passo que a Federao dos Estados, ao admitir a pluralidade de Estados, consensual e livremente associados, ainda vtima de instabilidade e impregnada de caractersticas de relaes tpicas do estado de natureza, constituindo-se como uma espcie de propedutica situao definitiva que deve finalmente vigorar. A histria mundial tematizada por Hegel guardar uma certa semelhana com a Federao dos Povos de Kant, na medida em que ambas preservam a pluralidade de Estados, j que Hegel, ao fazer uma rememorao do devir da humanidade, tal como ela se organizou na forma de Estados, no pretendia apontar para o vir-a-ser futuro dos seres humanos, associados em um nico Estado dos Povos. Embora guardando semelhanas, as relaes entre indivduos e Estados e as entre Estados no so absolutamente idnticas, pois os indivduos tm acima de si um tribunal que realiza aquilo que em si Direito ( 330, adendo), enquanto que os Estados, na medida em que tm uma independncia soberana ( 331), constituem o poder absoluto na terra ( 331). Evidentemente, diante desse contexto argumentativo, compreende-se, de um lado, o carter contingente da Federao dos Povos e, de outro, a recusa, por parte de Hegel, de um Estado Universal dos Povos.13 Ainda no contexto da observao do 333, Hegel tambm no considera em sua crtica a Kant o papel daquilo que Kant denomina, ora natureza humana (TP, A 278) ou simplesmente natureza (EF, B 47), ora providncia (TP, A 278; EF, B 47), no sentido de favorecer a institucionalizao da Paz Perptua, bem como no leva em conta os meios investigados por Kant para a efetivao da Paz Perptua. Em Para a Paz Perptua, Kant prefere o termo natureza, visto que ele mais apropriado para os limites da razo humana e mais modesto do que a expresso de uma providncia incognoscvel para ns (EF, B 51s). A natureza, providencialmente interpretada, e os seus meios dizem respeito garantia para a realizao da Paz Perptua. Natureza (EF, B 47ss; TP, A 279ss) tem em vista, aqui, uma causa suficientemente inteligente orientada para a consecuo do tlos da humanidade, prescrito pela razo (EF, B 51), mas por ela ou, pelo menos, pela grande maioria dela no perseguido de boa vontade (TP, A 280), ou, ento, por ela buscado mesmo contra a vontade (TP, A 279). Portanto, aquilo que o ser humano deveria (sollte) fazer, segundo leis da liberdade, mas no faz, assegurado tambm [...]
12

V. a esse respeito as observaes de Kersting (1994), 212-216: o problema do estado de natureza [...] um problema de mbito mundial. O silogismo do argumento contratualista abrange correspondentemente todo o mundo. A concluso no deve recuar para aqum das premissas [...]. O contrato social necessariamente um contrato da sociedade mundial; a forma de organizao poltica fundada nele objetiva um Estado mundial (213). 13 Do ponto de vista lgico-especulativo, a Filosofia do Direito tem como objeto a figura historicamente efetivada e institucionalizada da Idia, ao invs de tentar determinar a figura futura da Idia, v. 22 e obs., bem como prefcio, 26.

73

mediante uma coao da natureza, que ele o far, e, na verdade, de acordo com as trs relaes do Direito Pblico: Direito do Estado, Direito das Gentes e Direito Cosmopolita (EF, B 59). A obrigao de uma Paz Perptua (EF, B 51), fundamentada e legitimada pela razo, , por um lado, negada pelos interesses dos indivduos e Estados, cujas motivaes imediatas no so o dever-ser da instaurao da Paz Perptua. Mas, por outro lado, a guerra motivada pelos conflitos de interesses, bem como as conseqncias da guerra, tais como empobrecimento, sofrimento, endividamento, escassez de gneros alimentcios e obstculos ao comrcio (TP, A 279s; EF, B 52ss), causariam um enfraquecimento generalizado das foras beligerantes, as quais veriam na resoluo jurdica dos conflitos uma forma bem menos onerosa para dirimir suas disputas: aquilo que a boa vontade deveria ter feito, mas no fez, ento a impotncia finalmente tem de efetivar (TP, A 280; grifo de LAV). Os efeitos deletrios da guerra, a mediao da qual a natureza se serve (EF, B 57), a fim de que o Direito finalmente receba o comando das relaes interindividuais e interestatais (EF, B 62), minaria progressivamente o mpeto beligerante dos Estados, conduzindo-os lenta, sofrida, mas seguramente at quele momento da histria em que o thos da pax perpetua pudesse definitivamente estender-se por todo o orbe planetrio. Ora, essa reflexo de Kant no est muito longe da de Hegel, como veremos mais abaixo, levando em considerao, naturalmente, as devidas diferenas entre ambos. Volto, por ora, ao tpico do desfecho do estado de guerra nos dois casos:14 (1) na relao entre os indivduos e (2) na relao entre os Estados. Enquanto os indivduos encontram, no Estado, uma resoluo baseada no Direito para seus respectivos conflitos Direito este que tem a fora para se impor com justia diante das partes contenciosas, o Direito, que se faz prevalecer no cenrio da histria mundial no o Direito de povos particulares, justamente porque estes so realidades finitas, limitadas e ideais( 341), i. , destinadas a ser ultrapassadas mais cedo ou mais tarde. Se (1) a resoluo legal dos conflitos entre os Estados um dever-ser; se (2) a guerra o estado da ausncia do Direito, ausncia de um poder suficientemente forte e reconhecido, capaz de apontar o que de direito e impor sua deciso s partes conflitantes, mesmo que um mnimo de Direitos das Gentes deva ainda continuar existindo na guerra, para viabilizar a futura paz ( 338), o que j havia sido exigido tambm por Kant no sexto artigo preliminar de Para a Paz Perptua; se (3) a relao entre os Estados tambm admite um jogo de violncia e injustia ( 340), ento falar em Direito, na histria mundial, s tem sentido, aos olhos de Hegel, se h (1) um tribunal de alcance e competncia mundiais, capaz de implement-lo, ao mesmo tempo que haja (2) algum que exera o papel de juiz nesse tribunal. Este algum o esprito universal, o esprito do mundo ou, ainda, o pretor superior, e o tribunal mundial, por sua vez, a histria mundial ( 339, adendo; 340).

14

Outra distino importante entre indivduos e os Estados diz respeito ao respectivo bem-estar (Wohl) deles ( 337).

74

A histria mundial A entrada em cena do esprito do mundo pode parecer abrupta, tal como exposta aqui, mas ela o resultado de uma longa preparao. Em primeiro lugar, vale lembrar que a vinculao entre Direito e esprito j feita logo no 4 da introduo Filosofia do Direito. Em segundo lugar, vale tambm lembrar o significado do termo Direito para Hegel. Sendo uma parte da filosofia ( 2), a Cincia do Direito lida com o direito natural ou o direito filosfico, o qual deve ser distinguido do direito positivo. Aquele no se prope produzir um cdigo positivo de leis indispensvel para o Estado efetivo ( 3, obs.), mas ser um critrio ou medida de avaliao dos cdigos de lei historicamente existentes. O objeto do direito filosoficamente considerado o sistema do Direito, o reino da liberdade efetivada, o mundo do esprito produzido a partir dele mesmo, enquanto uma segunda natureza ( 4; grifo de LAV). Portanto, o Direito, obra do esprito na sua face objetiva, abrange todas as suas manifestaes nessa esfera, a saber, o direito abstrato, a moralidade, a famlia, a sociedade civil, o Estado e, por fim, a histria mundial, enquanto todos eles representam o existir (Dasein) da vontade livre ( 29). Todas essas estaes constituem momentos do mundo produzido pelo esprito e, enquanto tais, etapas parciais e limitadas da liberdade realizada. Conseqentemente, o mundo do esprito encontra, na histria mundial, obra do esprito do mundo, o seu Direito supremo o Direito do esprito do mundo, i. , a liberdade efetivada no seu grau mais elevado na esfera do esprito objetivo ( 340). Como conseqncia, o Direito do esprito do mundo se afirma a partir da dialtica fenomenal da finitude desses espritos (os espritos dos povos; acrscimo de LAV) ( 340). Isto significa que o Direito do esprito do mundo a ser efetivado na histria mundial, enquanto tribunal mundial, apontar as limitaes do Direito, tal como ele se concretiza materialmente, nos diversos espritos dos povos, mediante o carter nacional particular de um povo, o nvel de seu desenvolvimento histrico ( 3).15 A limitao do Direito, realizado nos diversos e particulares espritos dos povos, ser, enfim, a sentena expressa no tribunal da histria mundial.16 Ao mesmo tempo que o grau de realizao da liberdade efetiva elogiado, naquele especfico esprito do povo, e este o aspecto positivo desse julgamento, as deficincias desse grau so tambm identificadas, e, como conseqncia, aquele esprito do povo, enquanto representava, at ento, o estgio mais avanado da realizao da liberdade, abandonado pelo esprito do mundo. A tocha da liberdade ser conduzida, ento, pelo esprito de um outro povo. Em terceiro e ltimo lugar, deve-se perguntar pelo Direito que o esprito do mundo leva a cabo na histria mundial enquanto tribunal do mundo. Ora, o Direito que compete ao esprito do mundo ser o que ele . O que ele , seu ser e prin15

V. 3, obs., no qual Hegel comenta a diferena entre desenvolvimento a partir do conceito de Direito e esclarecimento e justificao histricas. Este pargrafo pode ajudar a entender aquela afirmao de Hegel, fonte de tanta discusso: aquilo que racional efetivo; aquilo que efetivo racional (Prefcio, 24). 16 Este tribunal, no entanto, no deve ser entendido como um destino cego ( 342).

75

cpio ( 343), o desenvolvimento prtico e cognitivo de si mesmo, de tal forma que, mediante sua ao (seine Tat) na histria mundial, ele obtenha o conhecimento de si ( 352). este justamente o ponto que articula o conhece-te a ti mesmo ( 343, obs) do esprito do mundo com a dialtica fenomenal da finitude dos espritos dos povos ( 340). De um lado, o esprito do mundo desenvolve o saber que ele tem de si mesmo em e atravs do saber que um especfico esprito de um povo possui acerca do que ele este particular esprito de um povo . Principalmente no caso daquele povo que consegue expressar com mais acuidade a face mais avanada do esprito do mundo na sua poca e, em razo disso, tornar-se o dominante e ser o suporte do nvel presente de desenvolvimento do esprito do mundo ( 347) naquela poca, ento h, de fato, uma profunda interpenetrao entre a universalidade do esprito do mundo e a particularidade desse determinado esprito do povo, de tal forma que este possui seu Direito absoluto ( 345, 347) de se impor diante de outros povos; pois justamente ele, assim como antes dele e posteriormente outros aps ele, so instrumentos inconscientes e membros daquele negcio interno ( 344), a saber, do movimento de sua [do esprito do mundo; adendo de LAV] atividade de se conhecer absolutamente, de, com isso, libertar sua conscincia da forma da imediatidade natural e vir a si mesmo ( 352). De outro lado, no entanto, o esprito do mundo no se esgota ou se exaure nas formas finitas de suas manifestaes, j que ele as transcende, na medida mesma em que imanente a todas elas. Como Hegel j havia apontado nos famosos 5 a 7 da introduo, ao abordar a dialtica da vontade, a liberdade no a indeterminidade, tambm no determinidade. Ela ambas ( 7, adendo).17 Ora, o esprito do mundo a liberdade que se desdobra na histria mundial ( 342), e, neste sentido, retomando aquilo que Hegel dizia acerca da vontade na introduo Filosofia do Direito, ele a atividade que se mediatiza em si e retorna a si ( 7, obs), a qual, portanto, em sua inquietao, nunca encontra um repouso definitivo em uma estao particular do seu priplo de autoconhecimento, at que ele alcance o conhecimento completo de si mesmo. Ora, aquilo que, em Kant, a natureza providencialmente compreendida, mediante a guerra, leva a cabo, a saber, a progressiva institucionalizao da resoluo jurdica de conflitos individuais e interestatais, seja na forma da Federao dos Povos, seja na forma de uma Repblica Mundial, no entrevisto por Hegel. As guerras entre os povos no os conduziu, assim pensa Hegel, at quela poca em que ele elabora sua filosofia da histria, a uma Federao dos Povos ou a uma Repblica Mundial, seja porque, no primeiro caso, o seu fundamento algo contingente e precrio, seja porque, no segundo caso, os Estados perderiam sua soberania, eles que so o poder absoluto na terra. Elas, as guerras, e os conflitos menos onerosos, aquela j citada dialtica dos espritos dos povos, propiciam o avanar da resoluo legal das disputas entre indivduos e entre Estados, avanar este incorporado em um determinado esprito do povo, de acordo com a poca em questo, e sua extenso

17

Como lembra Hegel neste 7, obs., aqui reside o verdadeiro e especulativo (e todo verdadeiro [...] pode ser pensado apenas especulativamente).

76

gradual a outros povos, seja por meios irnicos, seja por meios blicos. Kant vislumbrou o futuro da humanidade, projetado pela razo em seu uso prtico-moral, em uma convivncia racional entre os povos na forma de uma Federao dos Povos ou Repblica Mundial, ao passo que Hegel, fincando p na efetividade do devir histrico, contemplou a realizao da liberdade, tal como ela, de fato, aos seus olhos, alcanou sua institucionalizao na pluralidade das humanidades de nosso planeta, procurando identificar as formas mais desenvolvidas da experincia individual e coletiva da liberdade. Os quatro reinos da histria mundial Organizado em quatro grandes estaes, a saber, (1) o reino oriental, (2) o reino grego, (3) o reino romano e (4) o reino germnico, o autoconhecimento do esprito em suas manifestaes nos diversos espritos dos povos articula (a) o subjetivo e o objetivo, (b) o humano e o divino, (c) o singular e o universal, (d) o mundano e o espiritual, (e) o indivduo e a substncia, (f) o finito e o infinito. A primeira estao caracterizada pela imerso da singularidade na universalidade, de tal forma que o reconhecimento dos direitos da individualidade negado em detrimento da absoluta validade da substncia espiritual e daquele que a representa. Ela assinala aquela etapa da histria mundial, na qual a totalidade ticoespiritual, identificada com o divino, no deixa espao para a emergncia da subjetividade. Assim sendo, o governo se apresenta como uma teocracia, de acordo com a qual o governante a prpria divindade ou seu representante supremo na terra. Essa unidade ainda imediata entre substncia e sujeito transforma a religio na prpria legislao e os costumes religiosos em leis do Estado. Ao mesmo tempo que, por um lado, a ordenao social se naturaliza e petrifica na forma de castas, por outro lado, nada pode estar fixo diante do poder arbtrrio do governante. A segunda estao do priplo do esprito do mundo j configura uma diferenciao entre o universal e o singular, tendo como conseqncia, por um lado, a emergncia do princpio da individualidade, bem como dos seus direitos, e, por outro lado, a universalidade tico-espiritual se configurando como a esfera positiva da realizao daquela individualidade. Essa primeira diferenciao, todavia, carrega consigo deficincias, j que o aspecto subjetivo, em primeiro lugar, no foi totalmente reconhecido, tal como o atesta a existncia da escravido, no mundo grego e, em segundo lugar, a autodeterminao da vontade ainda se apia em um poder que lhe alheio e estranho, tal como o testifica a consulta aos orculos, aos espritos protetores, s entranhas dos animais e aos vos dos pssaros,18 a fim de que uma deciso seja tomada. Alm disso, h tambm uma fragmentao da substncia ticoespiritual, dando origem, por essa razo, quela multiplicidade de cidades que eram tambm Estados. Esse dficit, contudo, no impede Hegel de qualificar esta agora diferenciada unidade entre finito e infinito, no lado subjetivo, como a bela individualidade tica ( 353) e, do lado objetivo, como eticidade livre e alegre ( 356).

18

Hegel se refere ao 279, obs.

77

A terceira estao marca a passagem da diferenciao para a dissociao, de tal forma que sujeito e objeto, singular e universal, indivduo e Estado se isolam em suas respectivas unilateralidades, aprofundando progressivamente a sua oposio na direo de uma dilacerao infinita ( 357). Em contraposio gaia eticidade grega, o mundo romano aparece como uma eticidade sombria e lgubre. A dissociao marcada, pois, pelo dualismo da afirmao de um poder frio e vido e pela perversidade da plebe ( 357). O lado objetivo-universal (os povos submetidos violncia do poder romano) unificado abstrata, formal e forosamente no panteo, enquanto os indivduos tornam-se tambm abstrata, formal e forosamente iguais enquanto pessoas privadas. Entre eles h um espao, o qual os indivduos no reconhecem como esfera de sua realizao tica e o qual o poder romano, por sua vez, utiliza como rea de imposio do seu mando. Dessa profunda dilacerao nasce a quarta estao do devir do esprito do mundo, enquanto ela a reconciliao (Vershnung, 359) daquela ciso to profunda da estao anterior. Primeiramente, uma reconciliao na forma da f, amor e esperana, a reconciliao subjetivo-religiosa e crist ( 359). Posteriormente, ela tambm avana para a esfera objetiva, o reino mundano ( 359), permitindo quelas naes, que abraaram ambas as reconciliaes, desenvolver suas instituies, tendo em vista a observncia dos direitos do singular e do universal, do indivduo e do Estado. O mundo germnico, tanto no campo subjetivo quanto no objetivo, aos olhos de Hegel, a exemplificao do movimento de recproca interpenetrao entre o espiritual (das Geistliche) e o mundano (das Weltliche), de tal forma que esta quarta e ltima estao leva a cabo o que as outras no conseguiram: a insero do espiritual no aqum terreno e na mundanidade comum ( 360), ao passo que o mundano se eleva ao pensamento, ao princpio do ser e do saber racionais e racionalidade do Direito e da lei ( 360). Abandonando sua unidade abstrata, percorrendo a dor da diferenciao e da dilacerao, o esprito retorna a si como unidade diferenciada ou diferena unificada. Foi justamente essa reconciliao entre o espiritual e o humano, o subjetivo e o objetivo, o singular e o universal, o sujeito e a substncia, que a Filosofia do Direito procurou expor no direito abstrato, na moralidade e, finalmente, na eticidade. Hegel, Kant e os sculos XX e XXI Levando em considerao as teses de Hegel e Kant, e tendo como pano de fundo, principalmente, o sculo XX, h pouco encerrado e avanando pelos dois primeiros anos do sculo XXI, poderamos nos perguntar sobre a pertinncia dessas mesmas teses. Para tanto, gostaria de tomar como referncia principal, acerca da guerra e paz, a anlise de Hobsbawm sobre o cenrio internacional nos sculos XX e XXI. Hobsbawm apresenta uma constatao que confirma o diagnstico j feito h cerca de duzentos anos por Hegel e Kant: H agora, como houve por todo o sculo XX, a completa ausncia de toda autoridade global efetiva, capaz de controlar ou resolver disputas armadas.19 No havendo um global judge e um global court of
19

Hobsbawm (2002), 7.

78

law, a guerra torna-se o instrumento mais freqente para resolver disputas. Da, portanto, a triste concluso do autor acerca de um sculo, que aliou uma forma tradicional e onerosa de resoluo de antagonismos ao poder cientfico-tecnolgico: O sculo XX foi o mais assassino na histria registrada [...] O mundo como um todo no tem estado em paz desde 1914 e no est em paz agora.20 Diante de um quadro to sombrio como este, ainda nos situamos naquilo que Hegel e Kant qualificavam como o estado de natureza entre os Estados: o reino da violncia, o qual, no entanto, de acordo com o otimismo de ambos, a face negativa que leva a humanidade positividade da liberdade realizada e, portanto, institucionalizada. Mesmo a Liga das Naes, fundada em 1919, a partir das trgicas experincias da primeira guerra mundial, e a Organizao das Naes Unidas, fundada em 1945 como resultado da ineficcia das Liga das Naes, para enfrentar as querelas entre os Estados, inexistentes ao tempo de Kant e Hegel, as quais poderiam ser aproximadas ao que Kant denominou uma Federao de Povos, no conseguiram estabelecer a Paz Perptua no estilo pensado por Kant. Atualmente, mesmo com a presena da Organizao das Naes Unidas e de outros organismos internacionais, o gerenciamento da paz e da guerra tem sido improvisado.21 E certamente um improviso que deixa os flancos abertos para formas antigas, modernas e psmodernas de violncia. Ainda importante detectar as condies especficas da conduo da guerra bem como as condies especficas da distino entre guerra e paz, neste sculo e no passado, distintas daquelas que vigiam ao tempo de Hegel e Kant. Uma considerao importante diz respeito substituio das relativamente claras determinaes das Convenes de Haia, de 1899 e 1907, ainda respeitadas durante a primeira guerra mundial, por uma confuso que dificulta (1) distinguir conflitos intra-estatais e interestatais e (2), o que talvez a conseqncia mais grave, distinguir entre guerra e paz.22 Relativamente ao primeiro ponto, Hobsbawm chama a ateno para o fato de que o sculo XX foi um sculo de fragmentao e esboroamento de imprios, que levaram a uma reordenao do jogo poltico internacional, de tal forma que os atores envolvidos no poderiam ficar inertes diante dessas mudanas, caso quisessem manter ou aumentar seu poder de mando. Conseqentemente, os limites entre guerras internacionais e civis tornaram-se bastante volteis, contrariando, pelo menos do ponto de vista de Kant, o quinto artigo preliminar para o estabelecimento de uma Paz Perptua, uma vez que a constituio e o governo dos Estados mais fracos e, portanto, mais suscetveis de cair sob o domnio dos mais fortes, no so respeitados, ao passo que, do ponto de vista de Hegel, a dialtica entre os Estados, diante da ausncia de uma autoridade global, no poderia apresentar um resultado diferente.

20 21 22

Idem, 5. Idem, 10. Idem, 6.

79

Particularmente inquietante o obscurecimento da distino entre guerra e paz. A segunda guerra mundial, alm de ter sido uma guerra que enfraqueceu os cdigos de guerra estabelecidos pelas Convenes de Haia, foi seguida por um perodo, no qual tornou-se difcil qualific-lo como um perodo de guerra ou um de paz, de tal forma que a expresso guerra fria traz luz esta indeterminao: nem guerra nem paz.23 Mesmo aps o fim da guerra fria, a situao de indefinio ilustrada pela situao do Iraque, depois do fim formal da guerra do Golfo, j que o pas ainda objeto de bombardeios, embora no oficialmente em guerra. Tambm exemplificam essa situao o conflito entre israelenses e palestinos, bem como o antagonismo entre Israel, de um lado, e Lbano e Sria, de outro. Esse obscurecimento , em parte, motivado pelo carter de cruzada que tomou conta dos atores beligerantes, opondo-os na forma de ideologias irreconciliveis, das quais resultam objetivos no sujeitos negociao e rendio incondicional. Onde reinam esse esprito de cruzada e aquela indeterminao, as chances de uma resoluo legal de conflitos so praticamente nulas. Alm disso, outro problema aparece, quando o termo guerra estendido para designar a luta contra aquilo que um determinado Estado considera como contrrio aos seus interesses: guerra contra o narcotrfico, guerra contra o terrorismo, guerra contra o crime organizado, guerra contra a corrupo, guerra contra movimentos separatistas dentro das fronteiras nacionais, etc. A distino entre fora de soldados, cujo objetivo a vitria sobre outras foras armadas, embora essa meta no tenha uma conotao necessariamente moral, e fora de polcia, cujo objetivo manter ou restaurar a ordem pblica, aqui, com uma conotao nitidamente moral de fazer justia, mais fcil de ser traada no campo terico do que na arena prtica. Hobsbawm cita como exemplo um membro do Exrcito Republicano Irlands (IRA), que se v como beligerante e, portanto, em estado de guerra, embora um oficial da lei do Reino Unido o considere como um assassino. Um homicdio perpetrado por um membro do IRA, enquanto este tomado como soldado de um exrcito em batalha, no em si crime, na medida em que ele interpretado como um combatente no campo de batalha, ao passo que o oficial da lei do Reino Unido o qualifica como violador da lei,24 pois suas aes so compreendidas como ruptura da ordem legal e pblica, em uma provncia do Reino Unido. O resultado a que se chegou, uma extensa ausncia de luta, confirma a volatilidade das fronteiras entre guerra e paz. Estamos diante de uma situao paradoxal. Ao mesmo tempo que as condies preliminares e definitivas para o estabelecimento da Paz Perptua so colocadas em questo, juntamente com o enfraquecimento dos procedimentos para a conduo da guerra e restabelecimento da paz, preconizados pelas Convenes de Haia, aquelas condies e esses procedimentos devem ser reforados, a fim de que o prolongamento dessa indeterminao entre guerra e paz no termine por produzir um ambiente cultural hostil ao estabelecimento de uma verdadeira paz.
23 24

Idem, 6. Idem, 6s.

80

Ora, se o estado de natureza no totalmente domesticado, dentro das prprias fronteiras nacionais, melhor no est a situao na esfera internacional, principalmente quando se levam em conta os conflitos blicos entre organizaes estatais e no-estatais, ao que me parece, no contemplados por Hegel e Kant, ambos debruados somente sobre os conflitos entre Estados. Alm dos conflitos entre Estados, h de se considerar tambm um ingrediente recente complicador da paz: a beligerncia entre Estados e organizaes no-estatais. De um lado, percebe-se uma grande diferena entre o sculo XXI e o XX: a idia de que a guerra acontece em um mundo dividido em reas territoriais sob a autoridade de governos efetivos que possuem o monoplio dos meios de poder e de coero pblicos deixou de se aplicar. De outro lado, nos ltimos 30 anos [...] o Estado territorial tem, por vrias razes, perdido seu monoplio tradicional da fora armada, muito de sua prvia estabilidade e de seu poder e, cada vez mais, de seu sentimento fundamental de legitimidade ou pelo menos de permanncia aceita.25 Acrescente-se a isso a maior facilidade de acesso s armas, bem como maior disponibilidade de financiamento da guerra.26 Todos esses fatores facilitaram a formao de grupos no-estatais blicos, sem uma representao executiva de poder no estilo tradicional. Bastante ilustrativa a esse respeito a grande dificuldade experimentada pela superpotncia USA, a qual, em uma leitura la Hegel, poderia ser denominada como a encarnao contempornea do que ele chamava de esprito do mundo, para combater a organizao Al Qaeda. Ora, raciocinando dentro dos limites da argumentao de Hegel e Kant, a existncia dessas organizaes no-estatais e a mudana de equilbrio nas relaes entre elas e os Estados demonstram a persistncia e insistncia do estado de natureza dentro do Estado e nas relaes entre os Estados. Tal situao evidencia mais uma vez a estreita e indissolvel interconexo entre a paz intra-estatal e a paz interestatal, como j havia demonstrado o argumento do contrato social, acima discutido. O aumento crescente do intercmbio entre as naes, nos mais diferentes setores, apenas reforou essa ligao. Como um agravante a todo esse quadro, a recusa dos USA de ratificar o tratado que cria o Tribunal Penal Internacional permanente,27 ao qual poderiam ser conduzidos militares, diplomatas e lderes polticos norte-americanos, no deixa de ser um desestmulo Paz Perptua, ao mesmo tempo que tal atitude faz lembrar aquele direito absoluto do povo que, em determinada poca, representa a fase mais avanada do esprito do mundo, pois, diante de tal direito, os espritos dos outros povos so privados de direito (rechtlos) ( 347) e sujeitos ao seu avassalador poderio.
25 26

Idem, 8. Outra observao importante diz respeito, em determinados casos, (1) ao desaparecimento virtual do Estado e (2) ao questionamento do poder do prprio Estado em reas de sua competncia legal, sendo forado ou a disputar belicamente o controle dessas reas, ou a lutar pela reconquista das mesmas. 27 Folha de So Paulo, 06/05/2002, A 9.

81

No por acaso, Hobsbawm, se bem que com aquele cuidado esperado, arrisca uma previso: A perspectiva de um sculo de paz remota.28 Penso que, no final do sculo XVIII e incio do sculo XIX, quando Kant redigiu Para a Paz Perptua, e Hegel, as Linhas fundamentais da Filosofia do Direito, respectivamente, as perspectivas, com muita probabilidade, no eram diferentes. Evidentemente, qualquer pessoa sensata no teria dvidas em aceitar a tese de Hegel e Kant, segundo a qual o Direito, enquanto liberdade realizada e institucionalizada, a forma racional e garantidora da paz interna e paz externa. Tambm, evidentemente, qualquer pessoa sensata no deixaria de reconhecer os imensos obstculos que precisam ser transpostos para o estabelecimento da Paz Perptua, seja l qual for a forma assumida por ela, uma vez que ela, sucedendo e substituindo aquela dialtica cruenta entre os Estados, no apenas o desejo desesperado de uma humanidade to sofrida, embora, infelizmente, sempre disposta para novos embates blicos, mas o racionalmente posto como nosso dever-ser, apesar de e mesmo justamente em razo de todas as evidncias capazes de fazer a Paz Perptua parecer uma quimera. Ainda vivenciando uma federao de naes incapaz de promover efetivamente uma resoluo legal dos seus conflitos e, portanto, sujeitas quela dialtica, que as joga umas contra as outras, resta-nos, contudo, a esperana, baseada no que a razo pode nos mostrar, de que aquilo que j evidenciado por essa mesma razo seja efetivado por e apesar de todos os acidentes e percalos de nossa prxis. Que a formulao kantiana, no estilo platnico-demirgico, nos sirva de estrela-guia: a razo [...] no segue a ordem das coisas, tal como elas se apresentam no fenmeno, mas faz para si, com inteira espontaneidade, uma ordem prpria, segundo idias, s quais ela adapta as condies empricas, e, segundo as quais, ela declara como necessrias mesmo aes que, no entanto, no aconteceram e, talvez, no acontecero.29
Referncias bibliogrficas GERHARDT, V. Immanuel Kants Entwurf zum ewigen Frieden. Eine Theorie der Politik (Projeto Para a Paz Perptua de Immanuel Kant. Uma teoria da poltica). Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1995. HABERMAS, J. Kants Idee des ewigen Friedens aus dem historischen Abstand von zweihundert Jahren (A idia kantiana da Paz Perptua a partir de uma distncia histrica de duzentos anos). In: Lutz-Bachmann, M. und Bohman, J. (Ed.). Kants Friedensidee und das Problem einer neuen Weltordnung (A idia de paz de Kant e o problema de uma nova ordem mundial). Frankfurt/M.: Suhrkamp, 1996, 7-24. HEGEL, G. Grundlinien der Philosophie des Rechts oder Naturrecht und Staatswissenschaft im Grundrisse (Linhas fundamentais da Filosofia do Direito ou Direito Natural e Cincia do Estado em esboo). Frankfurt/M.: Suhrkamp, 1991. (Werke 7).

28 29

Hobsbawm (2002), 10. Kant, KrV, B 576.

82

. Wissenschaft der Logik II (Cincia da Lgica II). Frankfurt/M.: Suhrkamp, 1991. (Werke 6). [Abr.: WL II]. HERRERO, F. tica em Kant. In: Sntese. V. 28, n. 90, 2001, 17-36. HOBSBAWM, E. A epidemia da guerra. In: Mais!, 14/04/2002, Folha de So Paulo, So Paulo, 4-10. KANT, I. Kritik der reinen Vernunft (Crtica da razo pura). Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1983 (Bnde, 3/4). [Abr.: KrV]. . Kritik der praktischen Vernunft (Crtica da razo prtica). Darmstadt, Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1983 (Band 6). [Abr.: KpV]. . ber den Gemeinspruch: Das mag in der Theorie richtig sein, taugt aber nicht fr die Praxis (Sobre o adgio: isto pode estar certo na teoria, mas no vale para a prtica). In: KANT, I. Schriften zur Anthropologie, Geschichtsphilosophie, Politik und Pdagogik (Escritos sobre antropologia, filosofia da histria, poltica e pedagogia). Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1983 (Band 9). [Abr.: TP]. . Zum ewigen Frieden (Para a Paz Perptua). In: Kant, I. Schriften zur Anthropologie, Geschichtsphilosophie, Politik und Pdagogik (Escritos sobre antropologia, filosofia da histria, poltica e pedagogia). Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1983 (Band 9). [Abr.: EF]. KERSTING, W. Die politische Philosophie des Gesellschaftsvertrags (A filosofia poltica do contrato social). Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1994. LUTZ-BACHMANN, M. e BOHMAN, J. (Eds.). Kants Friedensidee und das Problem einer neuen Weltordnung (A idia de paz de Kant e o problema de uma nova ordem mundial). Frankfurt/M.: Suhrkamp, 1996. MERKEL, R.; WITTMANN, R. Zum ewigen Frieden. Grundlagen, Aktualitt und Aussichten einer Idee von Immanuel Kant. (Para a Paz Perptua. Fundamentos, atualidade e perspectivas de uma idia de Immanuel Kant). Frankfurt: Suhrkamp, 1996. ROHDEN, V. (Ed.) Kant e a instituio da Paz. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRG, GoetheInstitut/ICBA, 1997. VIEIRA, L. Freiheit als Kultus. Aporien und Grenzen der Auffassung der menschlichen Freiheit bei Hegel (Liberdade enquanto culto. Aporias e limites da concepo da liberdade humana em Hegel). Wrzburg: Knigshausen & Neumann, 1996.

83

Vous aimerez peut-être aussi