Vous êtes sur la page 1sur 41

Blog > Motivao > Encare A Vida Com Otimismo: Descubra A Sua Chave Mestra

10
Encare a vida com otimismo: Descubra a sua chave mestra
09-09-2011, em Motivao, por Miguel Lucas

12tweetsretweet


1
Email

inShare

Provavelmente todos ns na nossa vida j tivemos a sensao de que a sorte no nos bateu porta, ou que no dia em que nascemos, Deus estava doente. Todos j nos sentimos, nem que por breves instantes, presos nas malhas do pessimismo e sem um sentimento de propsito na vida. Sentimo-nos em determinadas alturas da vida deriva e muitos de ns durante largos perodos. Eu j vivi alguns destes sentimentos, num determinado perodo da minha vida. Mesmo com formao em psicologia e independentemente de ter estudado os mecanismos da mente e da sua influncia nos nossos estados de humor, motivao, energia, competncia, atitudes face vida, surpreendentemente foi em dois livros de leitura complementar que encontrei o click que me fez olhar para as coisas com uma outra perspectiva. Falo especificamente do livro: O poder sem limites, do autor Antony Robbins, e do livro: Conscincia, do autor Osho. Estes so livros de auto-ajuda, mas inserem-se numa categoria de desenvolvimento pessoal. Posso dizer que estas leituras mudaram a minha vida para melhor, pois fizeram-me perceber em termos tericos, aquilo que eu j tinha aplicado na prtica. Aumentaram a minha capacidade de gerir e alavancar a minha motivao e otimismo sempre que me deparo com um objetivo, desafio ou problema que quero ver resolvido. Comecei a perceber melhor os mecanismos que accionamos para aumentarmos a nossa motivao e isso fez com que eu conseguisse, ensinar e ajudar outros a fazerem o mesmo. Aquilo que eu me apercebi, foi que tinha entendido a melhor forma de me automotivar e como manter isso durante perodos longos.

O DESPERTAR DA CONSCINCIA
Mas porque razo que este despertar da conscincia aconteceu? Aconteceu porque eu descobri a minha chave mestra, descobri aquilo que j h muito tempo procurava atravs do estudo, percebi aquilo que j fazia na prtica mas no tinha conscincia do seu processo. Percebi que o nosso maior poder est na forma como comunicamos connosco, est na forma como estabelecemos uma relao com o nosso eu, est na atitude que temos connosco. A forma como cada um de ns estabelece o dilogo consigo mesmo tem um poder enorme na maneira como depois encaramos a vida. Depois deste despertar acerca dos mecanismos da mente, e de como que eu funcionava e como conseguia mudar, integrar e manipular os meus prprios pensamentos de forma a que me servissem, entrei num processo de reconstruo de crenas acerca do meu destino e da influncia que os meus pensamentos (agora mais conscientes e deliberados) tinham no meu sucesso ou nas minhas derrotas, no meu bem-estar ou na minha tristeza.

TEMOS SEMPRE A POSSIBILIDADE DE CRIAR UM PLANO B


Inevitavelmente a vida encarrega-se de nos fazer perceber que existem inmeras coisas que nos escapam, que nos ultrapassam e consequentemente que esto fora do nosso controlo. Eu no controlo uma tempestade ou um furaco, mas sou responsvel na forma como reajo

a essa catstrofe. O que quero dizer que na construo da resposta, na construo da soluo, existe um sem nmero de possibilidades, essas possibilidades sero ou no materializadas na nossa deciso. Aquilo que decidimos fazer entre o estmulo e a resposta reside a nossa liberdade de escolha, reside a nossa opo.

Se aquilo que queramos que acontecesse no se efetivou, existe sempre a possibilidade de construir e accionar um plano B. este plano que depende de ns, da forma como olhamos o mundo e encaramos a vida. A percepo que cada um de ns tem acerca das coisas e de si mesmo, sofre influncia da nossa chave mestra. Sofre influncias dos nossos mecanismos de raciocnio, que podem abrir-se ou no construo de possibilidades e depois fazermos uma escolha.

A chave mestra, est grandemente relacionada com o artigo que escrevi sobre a flexibilidade de pensamento. Esta estrutura mental positiva que nos permite flexibilizar o pensamento abre-nos muitas portas na nossa vida. Grande parte dos artigos que escrevo, reforam a noo de que em todos ns existem recursos para enfrentarmos a vida nas suas formas mais caprichosas. Inequivocamente a estrutura responsvel o nosso crebro, o centro de operaes capaz de sofrer alteraes e adaptar-se s circunstncias num processo que chamamos de pensamento, pensamento este que por sua vez alvo de modificaes atravs da nossa conscincia. O conhecimento que temos acerca da forma como podemos influenciarmo-nos, a esperana e a primeira e ltima linha de operaes em que nos podemos suportar para avanarmos sempre com a noo que o grau de controlo que exercemos na vida est fortemente relacionado com a noo que temos de influenciarmos as nossas decises.

Para no ser repetitivo, deixo-vos uma seleo de oito artigos j escritos, os quais pode consultar no sentido de promover a descoberta da sua chave mestra. Boas leituras!

A consciencializao o primeiro passo para a mudana 7 formas de conseguir ou construir boa sorte 7 conceitos para descobrir o seu poder Construa a base do seu poder Crie um desafio que lhe d esperana Estabelea um desafio positivo e otimista na sua vida Reestruturao do pensamento: faa perguntas capacitadoras Como melhorar a sua flexibilidade de pensamento

Dica: A chave mestra emerge do conhecimento que possa adquirir na procura de perceber o quo flexvel e criativa a sua mente, e que a mente sofre influncia directa de si prprio. Boa descoberta.

Abrao

Aproveite o seu medo para atingir os objetivos desejados


07-09-2011, em Psicologia Comportamental, por Miguel Lucas

14tweetsretweet


1 inShare
Email

O medo um sentimento incapacitante, pode chegar a ser aterrador, inviabiliza os nossos movimentos e aes no dia-a-dia e pode transformar a nossa vida num inferno. Enfrent-lo combat-lo. No entanto o medo mobiliza uma enorme quantidade de energia, recruta uma quantidade grande de recursos, prepara-nos para a luta ou para fugir, e isto certamente benfico. Se conseguirmos aproveitar essa energia e foc-la para alcanarmos um objetivo, conseguimos tirar proveito daquilo que partida parecia ser um sentimento inibidor. Se agregarmos ao medo uma dose de coragem, um fenmeno extraordinrio toma conta de ns, d-se uma exploso de aes face coisa temida ou ao nosso objetivo. A energia assim canalizada a nosso favor, seja por fugirmos a uma situao que podia constituir um ameaa ou por decidirmos enfrent-la.

O general George Patton disse: O medo mata mais pessoas que a prpria morte. A morte s nos leva a melhor uma vez na vida, no entanto o medo pode consumir-nos uma e outra vez, de forma subtil algumas vezes e de forma abrupta de outras. Mas, se continuamente evitamos os nossos medos, ele ir perseguirmos tal como um co enraivecido. Medo, livre-se dessa sensao incapacitante. A pior coisa que podemos fazer fechar os olhos e fazer de conta que ele no existe.

O medo e a dor , devem ser abordados como sinais, como uma fonte de informao, no para nos toldar o raciocnio e/ou inibir mas sim para trazer clarificao e discernimento. Se nos inibirmos podemos acabar no lado mais sombrio da nossa zona de conforto, ficamos paralisados de medo, afetando a nossa vida nas mais diferentes reas.

O medo pode ser um grande motivador, ou um bloqueador na nossa vida. Porque, muitas vezes estabelecemos as nossas prprias limitaes, estes bloqueios e obstculos podem realmente ser uma coisa boa. Podem alertar-nos para tomarmos ateno e sermos cautelosos, e podem levar-nos a analisar ou no se o que estamos fazendo certo para ns. No entanto, por vezes um bloqueio no nosso caminho pode precisar ser derrubado para que ns possamos crescer. Superar um bloqueio ou obstculo na vida d-lhe uma experincia de aprendizagem que voc no pode obter de outra forma. Decidir a agir e seguir em frente o primeiro passo para libertar-se de tudo o que o limita e prende.

Mas o que fazer se voc sente que no pode tomar uma atitude? s vezes no nos sentimos capacitados para avanarmos de cabea. A tarefa pode parecer-nos muito exigente e pouco familiar. Superar o medo um grande libertador, tal como aquilo que nos prende bastante angustiante, funcionando como uma ncora que nos amarra ao cas. Em seguida apresento 5 maneiras que podem ajud-lo a superar os seus medos e conseguir alcanar o que tanto deseja. Use-os para capacitar-se para fazer a mudana, e voc vai sentir-se mais leve, mais energizado, mais relaxado e confiante.

1. DAR PEQUENOS PASSOS


Sente medo dos desafios, de propor-se a enfrentar alguns dos obstculos que o impedem de obter o que deseja, de se propor a algo que mexa consigo? Tente quebrar esse grande monstro atravs de pequenos passos, de pequenas etapas de cada vez. No comeamos na vida por sermos campees olmpicos ou concorrer presidncia, mas podemos trabalhar at obtermos essas coisas. Tem medo de pedir ao seu chefe que acha que merece um aumento? Comece por ir ao encontro daquilo que julgue j poder obter e realizar com relativa facilidade, em seguida, desafie-se por elevar a fasquia a cada dia.

Decida-se hoje mesmo a agir e perceba a diferena que que isso tem na sua vida. O medo do fracasso um dos maiores medos que podemos ter. O medo do fracasso est intimamente relacionado com o medo da crtica e o medo da rejeio e de poderem vir diminuir a sua auto-estima. O medo um terrvel inibidor. E o processo de encarar os desafios pouco a pouco, passo a passo, com pequenos incrementos medida que a confiana aumenta uma frmula que pode efetivar-se como sendo eficaz. Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Um pequeno passo pode mudar a sua vida The kaizen way

2. VOC NO EST SOZINHO


Grande parte dos seus medos so partilhados por muitas outras pessoas. O seu medo o meu medo. O medo um sentimento inerente a todos os seres humanos. Senti-lo um privilgio, obedecer-lhe na grande maioria das vezes uma tormenta. Evite movimentar-se ou no (evitar) em funo do seu medo.

3. PROCURE SUPORTE DE ALGUM DA SUA CONFIANA


Encontre um amigo que voc possa confiar e fale com ele cerca do seu medo e pea-lhe ajuda. Certifique-se se uma pessoa solidria que no vai julg-lo e no tem interesse no resultado que voc deseja alcanar.

4. PROPONHA-SE A APRENDER
Muitas vezes temos medo do desconhecido mais do que qualquer outra coisa. Neste caso, procure familiarizar-se com o assunto ou situao, a recolha de informao pode ajudar a sentir-se mais confiante e achar a tarefa a realizar menos intimidante. Com a informao

distncia de um clik, seja qual for o assunto, h uma maneira de aprender sobre isso. Tome a vida nas sua mos e procure aquilo que necessita para ser bem sucedido.

5. VISUALIZE
Quando as crianas brincam fazem crer, que esto realmente enfrentando medos. Eles fingem que esto em territrio totalmente desconhecido, fazendo coisas estranhas, mas colocam-se no controle total sobre o que acontece na sua histria. Usar esta mesma tcnica, usando a sua prpria imaginao para criar o resultado que voc deseja um timo recurso disponvel a todos ns. Chama-se visualizao. A tcnica de visualizao muito utilizada pelos atletas como complemento do seu treino fsico, no sentido de melhorarem alguns aspetos tcnicos e tticos. O crebro no percebe a diferena entre cenrios reais e imaginados, utilizando os mesmos circuitos neuronais e motores. Assim sendo, se visualizar-se a si mesmo a implementar algumas mudanas na sua vida e repetir isso mentalmente, est a criar novas ligaes e caminhos neuronais para a execuo daquilo que pretende alcanar.

Um grupo de jogadores de basquetebol, praticou mentalmente o exerccio de mandar a bola ao cesto. Quando voltaram ao ringue, os seus lanamentos tinham melhorado.

Imagine-se a ultrapassar as suas dvidas ou dificuldades e depois coloque-se no seu estado ideal (com confiana) e execute as aes que treinou mentalmente. Treine o mesmo cenrio vrias vezes na sua mente at que o sinta e faa parte de si. Veja-se a si mesmo a superar os seus medos, desafios e obstculos. Agora faa isso!

SUPERE O FRACASSO FAZENDO COISAS


O medo do fracasso um dos maiores medos que as pessoas tm. A lei do feedback, afirma: no h fracasso, h apenas feedback. H apenas resultados. As pessoas bem sucedidas olham para os erros como resultados, e no como fracasso. As pessoas com medo do fracasso olham os erros como permanentes e pessoais. Citao: Buckminster Fuller escreveu, O que quer que os seres humanos aprenderam teve que ser aprendido como consequncia apenas de julgamento, experincia e erro. Os seres humanos aprenderam somente atravs de erros.

Siga os passos que se seguem para superar o seu medo do fracasso atravs da ao: PASSO 1:
Tome uma atitude. Execute uma ao decisiva e ousada. Faa algo assustador. O medo do fracasso imobiliza-nos. Para superar esse medo, voc deve agir. Quando voc agir, aja com ousadia. A ao d-lhe o poder de mudar as circunstncias ou a situao. Voc tem que superar a inrcia fazendo algo. Fao-lhe a seguinte pergunta: O que voc faria se soubesse que no poderia falhar? O que voc poderia alcanar? Seja corajoso faa algo. Se no funcionar do jeito que voc quer, ento faa outra coisa. Mas faa alguma coisa agora.

PASSO 2:
Seja persistente. As pessoas bem sucedidas simplesmente no desistem com facilidade. Elas continuam tentando diferentes abordagens para alcanar os resultados desejados, at obterem os resultados que querem persistem focados no seu alvo. As pessoas sem sucesso tentar uma coisa que no funciona e depois desistem. Muitas vezes as pessoas desistem quando esto no limiar de sucesso. Desistem prematuramente.

PASSO 3:
No personalize a falha. O fracasso gira em torno do comportamento e dos resultados. O fracasso no uma caracterstica da personalidade. Embora por vezes voc no atinga o resultado que queria, isso no significa que voc um fracassado. Porque voc cometeu um erro, no significa que voc um fracasso.

PASSO 4:
Faa as coisas de forma diferente. Se o que voc est fazendo no est funcionando, faa outra coisa. H um velho ditado, se voc fizer sempre o que tem feito, ir obter o que sempre tem obtido. Se voc no est obtendo os resultados que quer, ento deve fazer algo diferente. Algumas pessoas deixam de continuar a fazer as coisas que necessitam ser feitas, e isso a garantia para no serem bem sucedidos.

PASSO 5:
No seja demasiado duro consigo mesmo. Se nada funcionou, lembre-se que o fracasso um julgamento ou avaliao do seu comportamento. Olhe para o fracasso como um evento ou um acontecimento, no como uma pessoa. Abrao
Blog > Psicologia Comportamental > Mude A Sua Histria: Se Est Insatisfeito, Faa Algo De Diferente

22
Mude a sua histria: Se est insatisfeito, faa algo de diferente
06-09-2011, em Psicologia Comportamental, por Miguel Lucas

19tweetsretweet


1 inShare

Email

Todos os dias temos conversas incessantes connosco mesmos. Dizemos a ns mesmos quem somos, o que devemos fazer, como devemos reagir e qual a nossa misso ou objetivo. Esta comunicao intrapessoal governa as nossas vidas e afeta o nosso bem-estar geral. Quando as coisas que nos acontecem so boas e especialmente quando alcanamos o sucesso, o dilogo interno muito provvel que seja positivo e ajuda a mover-nos para a frente.Mas o que dizer quando as coisas no esto indo de acordo com aquilo que desejamos ou perspetivamos? O que acontece quando olhamos para trs, fazemos uma avaliao da nossa vida e conclumos que sentimos uma enorme insatisfao? nestes momentos que precisamos reavaliar as conversas internas e monitorizar o que estamos dizendo a ns mesmos. Temos de perceber que tipo de mensagens estamos implementando em ns, e que efeito esto a ter na nossa vida.

A cano de Antnio Variaes, Muda de Vida, expressa a mensagem que vos quero transmitir: Muda Muda Muda de de de vida vida, vida, ests se tu sempre no no a deves vives tempo viver de satisfeito mudar contrafeito

Muda de vida, se a vida em ti a latejar Ver-te E a sorrir cantar, eu eu nunca nunca te te vi ouvi

Ser te ti ou pensas que tens que ser assim Ver-te E a sorrir cantar, eu eu nunca nunca te te vi ouvi

Ser te ti ou pensas que tens que ser assim Olha que a vida no, no nem deve ser

Como um castigo que tu ters que viver Muda Muda Muda de de de vida vida, vida, ests se tu sempre no no a deves vives tempo viver de satisfeito mudar contrafeito

Muda de vida, se a vida em ti a latejar

EM CONSTANTE MUDANA

A mudana no algo que nos separa, que nos estilhaa, que nos faz perder a noo das coisas, a mudana algo que est ligado ao desenvolvimento, ao crescimento, criao. a vida a desabrochar em pleno. A mudana no uma quebra no fluxo da nossa vida, o fluxo em si mesmo. A mudana no um desvio de direco, a prpria direco na qual a nossa vida se movimenta e ganha sentido. A mudana no uma alterao das condies e circunstncias das nossas vidas, a condio e circunstncia das nossas vidas. Se olharmos para o passado longnquo, se olharmos para a evoluo do Homem ao longo dos tempos, observamos que sem mudana a prpria vida no existiria, pois a vida movimento, e o movimento mudana por definio.

Reflexo: A questo no , portanto, se a nossa vida conter mudana, mas que tipo de mudana conter a nossa vida. Seja mudar uma circunstncia de vida, um hbito ou um pensamento, ser tanto melhor quanto mais envolvimento nosso existir. Se aceitarmos a mudana como algo natural, se aceitarmos a mudana como algo bom, libertamo-nos para a podermos abraar sem resignao, entraves ou traumas. A noo que cada um tem acerca da mudana, da capacidade de se mudar a si prprio ou s circunstncias da sua vida, ir ditar o grau de sucesso que obtm, quando o momento de mudar for imperativo.

COMO QUE POSSO MUDAR?

Durante a ltima dcada dediquei-me ao assunto que gira em torno da mudana, da mudana de hbitos, da mudana de comportamentos. Porque to difcil mudar, porque to difcil mudar rotinas, gostos, pensamentos, vontades? E porque razo, quando queremos mudar algo, no conseguimos? Quando prometemos a ns prprios iniciar um novo hbito mais saudvel, encontramos todos os obstculos para no o realizar.

Estamos na presena do fenmeno: MUDANA O que apresento neste artigo uma compilao de conceitos, dicas e estratgias em que pretendo transmitir a possibilidade que cada um de ns tem para mudar, para mudar o rumo da nossa histria. A vontade prpria expressa na fora de vontade e auxiliada pela auto-disciplina fornece-nos a possibilidade concreta e real que cada um de ns possui para implementar uma estrutura mental positiva e mudar a sua histria, mudar para uma atitude positiva e capacitadora. E isto extraordinrio, uma luz de esperana.

PAPIS SOCIAIS
A teoria de papis sociais uma perspectiva na psicologia social, que considera a maioria da atividade diria como uma representao de categorias socialmente definidas (por exemplo, a me, gerente, professor). Cada papel social um conjunto de direitos, deveres, expetativas, normas e comportamentos que uma pessoa tem de enfrentar e cumprir. A teoria de papis sociais afirma que h muitas personagens que representamos ao longo da vida. Alguns destes papis nascemos com eles (por exemplo, relaes familiares) e outros que aceitamos de bom grado (casamento, trabalho, amizades). Outros so impingidas em cima de ns, como os esteretipos, ou quando somos pressionados a competir.

Independentemente do tipo, as normas sociais muitas vezes ditam que aceitemos esses papis e em conformidade com certos padres de comportamento que os definem.

Como j referi, Isso timo quando voc est a ganhar e tudo corre pelo melhor. No entanto, o que dizer quando o seu processo de pensamento e os papis que voc representa esto esmagando e aniquilando o seu bem-estar? Muito provavelmente, isso pode acontecer porque se deu uma cristalizao de todos esses papis sua personalidade, e esta deixou de ser adaptativa e funcional, tornou-se conformista. Voc confundiu a representao de papis com aquilo que voc julga ser. Na verdade o problema comea aqui, tal como expliquei no artigo: Desapegue-se da sua personalidade, aprenda a desempenhar um papel.

MUDE A SUA HISTRIA


Examine o que voc est dizendo a si mesmo. O que voc aceitou, est aceitando e aceitar no futuro baseado na noo que voc tem de si mesmo (em quem pensa que ). Para mudar isso, voc tem que conscientemente alterar a histria de quem voc pensa que para implementar o conceito de quem voc quer ser. E ento agir em conformidade. Tal como expliquei no artigo: Que tipo de pessoa voc quer ser? Isto nem sempre fcil, porque, muitas vezes, o nosso estilo de vida e as situaes do diaa-dia vam-nos moldando, vam-nos condicionando. Por vezes deixamos de fazer algumas coisas medida que vamos avanando na vida. Depois do liceu ou faculdade, normalmente deixa-se de praticar esportes ou tornamo-nos menos ativos. Quando entramos num relacionamento muitos de ns paramos de fazer as coisas que sempre fizemos para agradar ao outro (no que necessariamente seja um problema). A pessoa pode ter tendncia ao desleixe, e no considerar mais a necessidade de sentir-se sexy. Da mesma forma, num determinado ponto da sua carreira pode pensar, Isto o melhor que posso fazer ou tarde demais para fazer outra coisa. Lentamente, comeamos a pensar como ns acreditamos que uma pessoa no nosso papel suposto pensar e agimos em conformidade.

No entanto, quando voc comear a contar para si mesmo uma histria diferente, ento essas ideias comeam a mudar. Ao adotar um novo papel ou uma maneira diferente de olhar para a sua vida, voc pode implementar novos padres que podem melhorar a sua qualidade de vida. Dica: Se as circunstncias atuais no so do seu agrado, mude a sua histria e as suas circunstncias mudaro tambm.

PROCESSO PARA A MUDANA POSITIVA


Suponha que voc tem o mau hbito de pensar demais sobre os mesmos pensamentos negativos. E suponha que no h nenhuma manifestao externa fsica associados a esses pensamentos. apenas o pensamento negativo, como Eu estou to deprimido ou Eu odeio o meu trabalho ou Eu no posso fazer isso ou Eu odeio ser gorda. Como pode voc suprimir um hbito ruim, quando inteiramente gerado pela sua mente ? H realmente um grande nmero de formas de descondicionar um padro de pensamento negativo. A ideia bsica substituir o padro antigo por um novo. Elementar no ? Mas qual a melhor forma de faz-lo eficazmente?

Comeo por dizer-lhe como no deve faz-lo. No deve esforar-se por resistir ao pensamento negativo, isso um tiro que lhe sair pela culatra, pois s ir refor-lo ainda mais e aumentar o seu efeito. Quanto mais cismar nesses pensamentos, mais os caminhos neurolgicos se reforaro, mais solidificar os padres de pensamentos para a

desgraa. Ento, o que fazer na prtica? Em vez de tentar resistir ao padro de pensamento negativo, voc deve redireccion-lo. Pense nisso como uma tcnica mental, uma tcnica de redireccionamento da ateno. Imagine que o pensamento negativo chega at si como se fosse uma imagem ou fala de banda desenhada dentro de um balo, l o seu contedo e verifica que no lhe serve, eu sou um idiota. O que deve fazer em seguida criar uma nova fala ou imagem, esta fala segue os seus objetivos, segue aquilo que pretende que acontea e no aquilo que teme.

O passo seguinte passar ao, executando aquilo que criou. Neste exato momento pode emparelhar um condicionamento de mudana, ou seja sempre que tiver a noo que est a ter um pensamento negativo, automaticamente comear a fluir para a construo de um pensamento positivo. semelhante aos ces de Pavlov que aprenderam a salivar quando o sino tocava.

A reter: O problema no est em ter pensamentos negativos, mas sim em segui-los, temlos ou no conseguir criar outros mais capacitadores e positivos.

Veja como funciona a tcnica de redireccionamento da ateno: PASSO 1: Transforme o pensamento negativo numa imagem mental
O objetivo criar uma imagem real o mais aproximado possvel daquilo que pensa no sentido de perceber o absurdo que pode estar a pensar. Pegue nessa vozinha depreciativa, e transforme-a numa imagem mental correspondente. Por exemplo, se o seu pensamento : Eu sou um idiota, imagine-se vestindo um chapu de burro, vestidos tolos, e pulando como uma idiota. Veja-se cercado por todas as outras pessoas apontando para voc, enquanto voc grita: Eu sou um idiota. Quanto mais voc exagerar na cena, melhor. Ensaie mentalmente at chegar ao ponto em que o pensamento negativo automaticamente traga tona essa imagem pateta.

Lembro-me que quando estive nos Fuzileiros (tropa de elite), e na situao de deixarmos roubar a arma pelos superiores, o recruta era obrigado a andar durante 30 minutos com a arma acima da sua cabea e de braos esticados emitindo o seguinte cntico: Sou tolinho, deixei roubar a arma. Certamente passando por embarao, o recruta implementava um condicionamento muito vincado no sentido de trabalhar em estratgias que lhe recordassem que ter os olhos na arma era importante em qualquer circunstncia. O mesmo se aplica aos pensamentos negativos e depreciativos, se perceber o quo insensato est a ser para consigo mesmo e o quanto isso o prejudica, ao visualizar essa imagem depreciativa na sua cabea, rapidamente percebe que deve mudar para uma mais positiva e construtiva ou certamente se no o fizer estar em apuros, tal qual o recruta fuzileiro. Se voc tiver problemas para visualizar, tambm pode fazer o descrito acima de forma auditiva. Traduzir o pensamento negativo num som, como uma cano que voc entoa. Execute o mesmo processo com som em vez de imagens. Funcionar de qualquer maneira.

PASSO 2: Seleccione um pensamento capacitador de substituio


Agora decida que pensamento quer pensar e que lhe possa ser til ao invs do pensamento negativo. Ento, se voc estiver pensando, eu sou um idiota, talvez voc possa substituir por eu consigo ser eficaz. Escolha um pensamento que lhe d poder de tal forma que consiga romper o efeito depreciativo e negativo do pensamento original.

PASSO 3: Transforme o pensamento positivo numa imagem mental


Em seguida execute o mesmo processo que voc usou no Passo 1, para criar uma nova cena mental do pensamento positivo. Assim, com o exemplo eu consigo ser eficaz, voc pode imaginar-se de p, adotando a posio do Super Homem com as mos nos quadris. Imaginese a absorver energia e a coloc-la na ao ou objetivo que pretende realizar, dizendo para si eu sou eficaz. Mais uma vez, repita mentalmente a cena, at que accionando o pensando positivo automaticamente traga tona as imagens capacitadoras associadas.

PASSO 4: Mentalmente funda as duas imagens em simultneo


Agora pegue as imagens do Passo 1 e Passo 3, e mentalmente funda-as em simultneo. Este um processo de condicionamento por associao. O que prendendo que faa

simplesmente associar as imagens e/ou pensamentos negativos com as imagens e/ou pensamentos positivos, no sentido de criar um gatilho que faa disparar uma imagem para outra. Ou seja, para que sempre que se forme pensamentos e imagens negativas ou depreciativas que possam comprovar-se destrutivas, automaticamente o gatilho criado por associao faa disparar o conjunto de imagens positivas previamente escolhidas e criadas por si. Este exerccio permite ir reforando uma estrutura mental capaz de detetar imagens e pensamentos que no lhe servem e automaticamente mudar para um padro mental mais capacitado, construtivo e positivo. Depois de ter toda a cena trabalhada, ensaie-a mentalmente at que a mudana se processe rapidamente. Reproduza toda a cena uma e outra vez at que voc possa imaginar tudo em 2 ou 3 segundos. Deve ser muito rpido, muito mais rpido do que voc v no mundo real.

PASSO 5: Experimente
Agora voc precisa testar o redireccionamento mental para ver se funciona. um pouco como redireccionar uma pgina da Internet, quando voc introduz o URL antigo (morada errada), a sua mente deve automaticamente redireccionar para a correta (positiva). Ao iniciar o pensamento negativo deve rapidamente emergir o pensamento positivo. O

pensamento negativo o estmulo que faz com que a sua mente execute todo o padro automaticamente. Assim, sempre que pense, eu sou um idiota, mesmo sem estar

plenamente consciente disso, mudar o seu padro pensando: eu consigo ser eficaz. Se voc nunca fez visualizaes como esta antes, pode demorar largos minutos at que consiga implementar todo o processo. No desespere, mantenha-se firme. A rapidez vem com a prtica. Todo o processo, depois de devidamente treinado pode literalmente ser feito em segundos. No deixe que a lentido das primeiras tentativas o desanimem. Esta uma habilidade que pode ser aprendida como qualquer outra, e provavelmente vai sentir-se um pouco estranho na primeira vez. Eu recomendo que experimente com diferentes tipos de imagens. Voc encontrar provavelmente algumas variaes mais eficazes que outros. Preste especial ateno associao versusdissociao. Quando voc est a fazer uma associao numa cena, voc est imaginando v-la com os seus prprios olhos (ou seja, tem uma perspectiva na primeira pessoa). Quando voc est a fazer uma dissociao voc est imaginando a ver-se na cena (ou seja, tem perspectiva na terceira pessoa).Voc pode gostar e obter melhores

resultado numa ou noutra ou em ambas. Depende em qual se sente mais confortvel ou das situaes imaginadas.

A minha experincia:
No meu dia-a-dia fao muitas vezes condicionamento mental. Sempre que eu percebo que estou a ter um pensamento negativo que no me serve ou que me impede de alcanar algo, redirecciono-o. Eu uso o condicionamento mental para redirecciconar os pensamentos de dvida para uma mentalidade mais capacitadora. Este tipo de condicionamento mental permite-me gerir mais conscientemente os

meus estados internos. Tomar decises em conscincia e ter uma noo clara de que a qualquer momento posso mudar algo que percebo como prejudicial, negativo ou

ultrapassado. Fui internalizando a tcnica de redireccionamento da ateno, e com a prtica facilmente consigo mudar alguns padres menos favorveis que pontualmente teimam em surgir. Por isso quando tenho um pensamento do gnero: Eu no consigo rapidamente redirecciono para O que posso fazer para conseguir. D uma chance a este processo da prxima vez que voc perceba que est a ser invadido por um pensamento negativo e depreciativo. Certamente ir comprovar o quo poderoso ele . E sinta-se livre para compartilh-lo com outras pessoas que possam estar a enfrentar os mesmos problemas.

PROGRAME A MUDANA
Se voc j leu at aqui, pode j ter decidido mudar alguns aspectos da sua vida. Voc ests de parabns! s vezes, a conscincia em si pode ser uma mudana de vida. No entanto, para criar uma verdadeira mudana preciso mais do que apenas saber o que fazer, preciso fazer, experimentar e verificar o que funciona. Em seguida apresento mais um conjunto de ferramentas e tcnicas psicolgicas para desenvolver ou remover hbitos, comportamentos, crenas e traos de personalidade:

SOBRE A MUDANA
Voc quer melhorar os seus relacionamentos, sade, riqueza e bem-estar? O autoaperfeioamento em todas essas reas requer mudana. No apenas conhecimento novo, mas implementar padres de novos hbitos de pensamento e comportamento. Para melhorar a sua vida voc tem que estar disposto a mudar alguns aspectos de si mesmo. Se o que voc tem feito at agora no lhe permitiu obter os resultados que quer, ento algo tem de mudar, e nada vai mudar at que voc faa alguma coisa. Muitas pessoas mantm uma forte crena sobre o seu verdadeiro eu o que pode ser muito limitante, porque lhes permite justificar as suas falhas e, assim, manterem-se paralisados no seu crescimento e desenvolvimento pessoal.

A verdade que voc pode mudar praticamente qualquer aspecto de si mesmo com as tcnicas corretas. O que leva tempo conduzir-se a si mesmo para o ponto onde finalmente decide fazer o que for preciso para que a mudana acontea. Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Quer ter sucesso? Mude-se a si prprio

PADRES DE INTERRUPO
Quando encontramos um comportamento que funciona, tendemos a ficar agarrados a ele e repeti-lo automaticamente sempre que uma situao semelhante vem tona. Isso chamado de padro de hbito, e suportado por uma srie de aes fsicas ou mentais que realizamos habitualmente. Estes padres de hbito simplificam tremendamente as nossas vidas, deixando-nos dirigir carros ou realizar acrobacias complexas sem ns sequer termos que pensar sobre isso, mas algumas tambm podem ser improdutivas ou limitadoras. Muitos de ns executamos padres que esto desatualizados. Por exemplo, podemos ter um ataque de pnico quando vemos uma aranha, temos de fazer um teste ou um discurso. Podemos sentir vergonha de morte se cometermos um erro ou se algum ri de ns, ou ento podemos ter padres de pensamento especfico que ativamos sempre que estamos com raiva, preocupados, deprimidos ou com medo, essa espiral vai-se enraizando cada vez mais na negatividade. Para quebrar um padro de hbito limitador ou destrutivo, voc pode usar uma interrupo padro. Uma interrupo padro algo (movimento, som, gesto) que voc executa de forma a desafiar totalmente o padro antigo e, portanto, rompe-lo. Reserve um momento agora para pensar nas suas prprias maneiras agradveis de quebrar os seus padres limitantes e escreva pelo menos cinco. Pode ser qualquer coisa que interrompa o padro estabelecido. Algo fsico, como um gesto (por exemplo, fechar o punho), ou uma mudana na fisiologia, ou algo na sua mente, como uma frase no ouvido da sua mente (verbalizao silenciosa) ou uma visualizao na sua mente. Faa isso!

Da prxima vez que voc ficar ciente de que est para desencadear ou a iniciar um padro limitador, use uma dessas interrupes para par-lo e permitir-se a si mesmo a escolher como responder adequadamente, em vez de apenas reagir como habitualmente. Cada vez que voc interromper um padro, ele torna-se mais difcil de manifestar-se, e eventualmente

ir perdendo a fora. Esta associao vai ficando registada no seu padro mental de resposta perante pensamentos destrutivos, o que facilita a ignio de padres de resposta mais adequados, e pouco a pouco, pode at levar extino do aparecimento de grande parte dos hbitos de pensamentos limitadores e negativos.

Para demonstrar o uso de padres de interrupo, escolha um padro negativo que voc faa habitualmente, por exemplo, um vcio. J escolheu? timo. Ento, para registar a interrupo desse padro, tome conscincia do seu dedo indicador e mdio e faa uma ligeira frico na palma da mo. Enquanto voc faz isso imagine-se executando o seu novo pensamento, atitude ou ao e foque-se no sentimento que voc tem ao realizar isso. Voc vai notar que o sentimento de necessidade vai enfraquecendo e torna-se cada vez mais difcil efectuar o vcio. O friccionar dos dedos na palma da mo funciona como uma ncora que o relembra daquilo que pretende fazer sempre que sente a necessidade de realizar o vcio que pretende extinguir.

Continue executando o padro de interrupo durante alguns minutos ou at que no sinta mais vontade de executar o seu vcio. O padro antigo vai assim enfraquecendo. Continue aplicando o padro de interrupo, de forma a que quando o padro negativo se manifestar seja quebrado cada vez mais rpido, at que desaparea completamente.

Agora voc possui uma tcnica extremamente poderosa que pode devolver-lhe o controle sobre alguns aspectos da sua vida, por exemplo, ajudando-o a remover os desejos txicos, fobias, medos, raiva, ansiedade e vcios, como fumar ou beber, ou qualquer outra coisa que voc sinta que est fora do seu controle.

PADRES DE CONDICIONAMENTO
Ter um conjunto de interrupes padro timo para inibir comportamentos no desejados e desadequados, mas para criar uma mudana permanente voc tem que substitu-los por novos padres capacitadores. Isto tambm exige que voc se convena da importncia e da urgncia da mudana, porque a razo pela qual voc no faz a mudana porque tem sentimentos mistos (antagnicos) sobre o assunto. A sua dor e escala de prazer ponderada na direo errada. Para lidar com isso vamos olhar para simples, mas poderosas tcnica em 4 etapas para criar uma mudana duradoura:

Decida especificamente o que que pretende alterar e anote isso num pedao de papel.Tudo o que voc deseja mudar em si mesmo, o que se resume a uma de duas coisas: ou padres mentais ou padres corporais. Os padres mentais incapacitantes incluem estados como a preocupao excessiva, atitudes como pessimismo, ou crenas limitadoras como ningum gosta de mim. Os Padres incapacitantes do corpo, por outro lado so comportamentos habituais, como comer demais, fumar, jogo, discutir, reclamar, desculpas recorrentes, procrastinar ou outros maus hbitos.

Promova a sua motivao para a mudana, associando dor ao que no consegue mudar e imenso prazer aquilo que quer mudar. Mudana sempre uma questo de motivao; de dor versus prazer. A nica maneira de mudar ficar absolutamente convencido de que isso tem de acontecer a partir de agora. Faa perguntas em que possa associar dor vinculada ao passado, presente e futuro quando usou um padro de pensamento depreciativo e negativo. O que lhe custou no passado, o que isso lhe est a custar atualmente e o que vai custar-lhe, em ltima anlise, no futuro? Qual o custo mental, emocional, fsico, financeiro e espiritual? Traga isso vividamente para a sua conscincia e visualize as consequncias dolorosas, to intensamente que voc vai pensar duas vezes antes mesmo de produzir esse padro negativo novamente. Agora, faa perguntas induzindo prazer. Se voc alterar a forma de pensamento como acha que isso vai fazer voc sentir-se? Quais os benefcios para a sua vida? Quo mais feliz voc vai sentir-se? Tente encontrar pelo menos 10 fortes razes que suportem essa mudana e anote-as num papel. A chave encontrar razes importantes e urgentes, para que voc atinja o limiar necessrio para fazer um compromisso absoluto e consequentemente a mudana desejada.

Crie uma nova alternativa capacitadora e condicione-a. No obter um resultado satisfatrio se apenas conseguir parar um padro incapacitante, voc tem que substitulo. Todos os seus padres so projetados para proteg-lo da dor e promover o prazer. Assim que consiga inibir o seu antigo padro necessrio implementar algo prazeroso em sua substituio. Encontre um novo padro que para alm de capacit-lo, tambm melhora a sua vida e anote isso numa folha de papel. Em seguida condicione-o, ensaiando uma e outra vez para torn-lo num hbito. Qualquer padro de pensamento, sentimento ou comportamento que consistentemente reforado acabar por tornar-se num hbito. Uma maneira rpida de fazer isso visualizar-se nitidamente num cenrio em que esteja prestes a iniciar o seu antigo padro, para depois se ver fazendo o seu novo comportamento capacitador em substituio. Voc ir condicionar o seu crebro para que quando iniciar um comportamento antigo indesejado, automaticamente accione o novo comportamento. De por isso ensaiar essa nova alternativa na sua mente com grande intensidade emocional, pelo menos, 20 vezes, ou at que consiga perceber claramente que ser assim que ir responder em situaes futuras. Se voc estiver num estado emocional intenso facilitar a implementao do novo hbito, reduzindo drasticamente o nmero de repeties. O ideal ser que consiga estabelecer um novo hbito padro em alguns minutos ao invs de meses.

Quando voc tiver definitivamente implementado o novo padro condicionado, certifique-se de test-lo numa situao que anteriormente fez disparar o seu antigo padro. Para manter o padro condicionado pode ser necessrio continuar a ligar o prazer ao novo comportamento ao longo do tempo. Voc pode por exemplo configurar uma srie de objetivos a curto prazo, recompensando-se medida que for atingindo cada um. Tambm importante eventualmente ponderar mudar o seu ambiente, no sentido de suportar o seu novo padro e impedir a tentao de cair no antigo padro, especialmente se esse ambiente contm pessoas ou coisas que continuamente reforam o seu hbito negativo. Se por algum motivo voc voltar ao padro antigo, pode sempre inibi-lo e mud-lo aplicando uma interrupo padro. Para

mais facilmente reforar o seu compromisso de mudana, voc pode colocar a sua folha de papel (que contm o padro antigo, o padro novo e as razes pelas quais quer mudar) num local que possa ver todos os dias at que complete a mudana desejada de forma eficaz.

VISUALIZAO
A capacidade para formar imagens mentais precisas e claras acerca das coisas que queremos ser, ter ou fazer, e manter essas imagens claramente na nossa mente, uma ferramenta muito poderosa para melhorar as nossas vidas. Usando a visualizao podemos motivar-nos para as nossas metas, mudar o nosso estado, restaurar a nossa energia, melhorar a nossa performance, desenvolver novas habilidades e formar novos hbitos. Relembro-o que esta habilidade foi utilizada anteriormente na aplicao da tcnica de redireccionamento da ateno. As quatro chaves para a visualizao so: frequncia, intensidade vivacidade e durao. Quanto mais vezes voc visualizar, mais emoes conseguir associar, quanto mais claro voc conseguir ver a imagem e quanto mais tempo voc conseguir manter isso em mente, mais rpido e mais profundo ir ser incorporado na sua estrutura mental. importante relembr-lo que a nossa mente subconsciente no sabe a diferena entre um acontecimento verdadeiro e um evento vividamente imaginado, e se voc imaginar algo bastantes vezes, a sua mente subconsciente vai aceit-la como sendo verdadeira.

A visualizao pode ajudar-nos em muitas reas das nossas vidas e ns j verificmos e aplicmos alguns dos seus usos ao longo do artigo, mas para esclarecer, deixo uma lista das suas reas mais importantes: Auto-imagem Para melhorar a sua auto-imagem, imagine-se sendo a pessoa que

voc gostaria de ser com as qualidades e caractersticas que voc deseja. Motivao Para motivar-se em ao, imagine-se a desfrutar as recompensas por ter alcanado a tarefa e como a sua vida melhorou em resultado disso. To importante quanto isso, imaginar o quo a sua vida seria pior se no inicia-se nenhuma ao.

Objetivos Se voc visualizar um objetivo que deseja e com o sentimento correspondente, a sua mente subconsciente comear a trabalhar para torn-lo realidade. A sua estrutura mental positiva ir ir filtrar a sua percepo na busca de oportunidades, dar-lhe ideias para alcanar o objetivo mais rpido e guiar as suas aes

para se mover em direo aquilo que deseja. Ensaio mental Antes de cada evento importante, ensaie mentalmente e veja-se a realizar no seu melhor e a alcanar os resultados ideais. Ou lembrar de uma experincia semelhante de excelncia ou imaginar como seria executar um excelente desempenho. Voc pode usar isso para ensaiar um desempenho bem sucedido em qualquer rea importante da sua vida, at que se torne to real que a sua mente comea a acreditar e

ir executar em conformidade. Habilidades Para aprender ou melhorar uma habilidade primeiro voc deve ver uma demonstrao de como seria o desempenho perfeito. Em seguida voc pode pratic-la na sua mente, executando na totalidade a habilidade exatamente da forma como gostaria de faz-la na realidade. Ao treinar uma habilidade na sua mente, voc est criando caminhos no seu crebro como se estivesse realmente fazendo a ao, e cada

vez que voc faz, ela torna-se mais fcil de desempenhar com percia na realidade. Dormir Antes de adormecer, reveja os seus objetivos principais e a lista diria de atividades do dia seguinte, porque a sua mente uma 2mquina de resoluo de problemas e ir preparar-se para isso durante a noite, dependendo da especificidade das suas indicaes. Voc vai acordar com uma maior motivao e novas ideias de como alcanar os seus objetivos e completar as suas tarefas mais rapidamente e melhor. Outra boa ideia fazer uma breve reviso do seu dia antes de ir dormir, porque o que voc absorver, durante os ltimos 45 minutos antes de dormir vai ser repetido na sua mente subconsciente mais vezes do que outras informaes, e portanto, ser melhor aprendido .

Estado Para criar um estado positivo, pense num momento em que voc tinha a sensao desejada com detalhes claros, ou imagine o que seria a sensao. Torne-o maior, mais brilhante, mais colorido e coloque a imagem mais prxima. Represente-a ainda melhor do que era antes e depois visualize-se nesse cenrio, para que voc possa

sentir a emoo mais forte. Aprendizagem Sempre que voc aprender algo til que no pode imediatamente experimentar, deve visualizar-se a aplic-lo em situaes da vida real. Desta forma, voc tem uma maior probabilidade de realmente usar as informaes e tambm ir aprender mais rpido.

AFIRMAES
As palavras mais poderosas do mundo so as palavras que voc diz para si mesmo. As afirmaes so verbalizaes de comando que voc diz em voz alta para si mesmo com emoo, e so accionadas na sua mente subconsciente como novas instrues de operao.

Estes comandos acabam por ser aceites na sua estrutura mental e far com que os seus pensamentos e comportamentos sejam consistentes com eles. Voc pode criar afirmaes para qualquer objetivo ou crena que voc pretenda, e as nicas regras a levar em considerao que tm de ser positivas, pessoais e no tempo presente. Por exemplo: Eu sou disciplinado, eu gosto de mim, eu amo a minha vida, eu sou responsvel, eu sou saudvel, eu sinto-me timo, eu sou um gnio, eu sinto-me feliz, eu sou o melhor, estou confiante, eu posso lidar com qualquer coisa, eu estou interessado em muitas coisas, estou feliz por estar vivo, eu uso bem o meu tempo, eu fao o exerccio dirio.

Voc pode criar as suas prprias afirmaes, ou seleccionar algumas das anteriores que gostaria que se tornassem realidade, e depois escrev-las para si. Em situaes de difceis, de desafio de superao ou de obstculo, repita-as algumas vezes, at que se torne absolutamente convencido de que elas so verdadeiros e voc comece a agir em conformidade. Quando accionar essas afirmaes (verbalizaes) para si mesmo, preste especial ateno s imagens que surgem na sua mente. Especialmente, visualize-se na sua mente sendo a pessoa que voc est descrevendo, como se a afirmao j se

tivesse tornado realidade.

Ateno, isto pode no funcionar. No basta afirmar essas verbalizaes. Isso pode sair-lhe pela culatra. O seu subconsciente pode rejeitar as suas declaraes, porque entram em conflito com a sua atual auto-imagem, mas com consistncia suficiente e dedicao as suas crenas acabaro por mudar e o seu comportamento passar a ser conforme. Voc pode fazer as afirmaes habituais, visualizando-se a t-las em ocorrncias dirias, por exemplo, depois de acordar, antes do almoo e antes de ir dormir. Para potenciar o seu impacto pode afirmar em voz alta.

Para aprofundar este assunto, pondere ler os artigos: Mude as suas crenas, evolua a sua mente Parte I e Parte II

AGIR COM SE FOSSE


Esta tcnica pode ser usada para implementar e capacitar qualquer trao de personalidade, mudana ou habilidade. Simplesmente s tem de agir como se tivesse a caracterstica que voc gostaria de ter, e ento projetar e criar os sentimentos e pensamentos que sejam consistentes com aquilo que deseja. Agindo da mesma forma que pessoas felizes, auto-

confiantes e bem sucedidas, muito provavelmente ir comear a sentir os mesmos estados. Eventualmente, a sua auto-imagem e auto-estima iro melhorar e os comportamentos positivos tornar-se-o espontneos e naturais. Em termos simples, voc simula e representa algo at que lhe surja de forma natural. Voc pode superar medos, agindo corajosamente. Voc pode ganhar habilidades de liderana, agindo como um lder. Com o tempo essas aes deixaram de ser encenadas e passam a pertencer-lhe.

CONCLUINDO
A mudana uma constante na nossa vida. No entanto, o processo de aprendizagem paradoxal, se por um lado para aprendermos algo temos de torn-lo num hbito, por outro, para mudar-mos esse mesmo hbito temos de lutar contra o processo inicial de reforo institudo. Por tudo isto o processo de mudana algo inerente a ns mesmos, mas ao mesmo tempo somos tremendamente resistentes a esse mesmo processo de mudana. Com isto em mente, o esforo para mudar ou para suprimir um velho hbito, implementar um novo ou reforar uma nova aprendizagem tem de ser um processo consciente, deliberado, motivado e dotado de conhecimento prtico.

Fico esperanado que com as estratgias, esclarecimento, dicas e tcnicas apresentadas que o processo de reverter um padro negativo de pensamento seja mais facilitado e eficaz. A bola est do seu lado. Boa mudana se for o seu caso.

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A PARTILH-LO!


Se gostou deste artigo, ajude-nos a partilh-lo com outros usurios atravs do Twitter, Facebook e Google +1. Use os botes sociais que temos na lateral esquerda do artigo ou no fundo para partilhar este artigo com os seus amigos, familiares e conhecidos. Ajude-nos a mudar a histria de milhares de pessoas!! Abrao

Blog > Motivao > Refore A Sua Fora De Vontade: Seja O Seu Prprio Discpulo

16
Refore a sua fora de vontade: seja o seu prprio discpulo
29-08-2011, em Motivao, por Miguel Lucas

11tweetsretweet


4
Email

inShare

Para seguirmos algum, para seguirmos um modelo, um lder, uma doutrina ou religio, um partido poltico, um atleta, temos impreterivelmente de acreditar, de acreditar

profundamente. Algo nos deslumbra, mexe com o nosso ser, faz sentido e inspira-nos, por vezes funciona como um guia que orienta-nos em algumas reas da nossa vida ou mesmo na sua totalidade. E no que diz respeito a ser seguidor de voc mesmo, j pensou alguma vez nisso? Provavelmente como eu e tantas outras pessoas, damos isso por garantido.

Exemplo: Claro que sim, ento no deveria de acreditar em mim, eu fao aquilo que penso, fao aquilo que desejo. Ser mesmo assim, teremos todos ns este pensamento? Seguimos mesmo os nossos ideais, apoiamo-nos e acreditamos em ns, nas nossas foras e virtudes? Pense em todas aquelas vezes em que no conseguiu fazer aquilo a que se props, pense nas coisas que acha que so boas para si e no as consegue seguir e executar. Aquelas coisas que deseja conseguir fazer e vai protelando, ser falta de auto-disciplina?

REFORCE A SUA FORA DE VONTADE


Seguir aquilo que queremos, que achamos que bom para ns, estabelece uma forte relao com a fora de vontade e auto-disciplina. Auto-disciplina, vem da palavra discpulo. Quando voc auto-disciplinado, porque decidiu por motivo da sua fora de vontade, tornar-se no seu prprio discpulo. Assim que voc tome essa deciso a sua vida torna-se mais significativa, aumenta o seu senso de autonomia, controlo e realizao. Voc comea a olhar para si mesmo como sendo virtuoso. Ganha algo de extraordinrio, que o autorespeito. Passa a levar-se em considerao, aumentando desta forma o apreo das suas prprias foras e virtudes. Aumenta a sua auto-estimae segue os seus interesses, necessidades, desejos, sonhos, compromissos e objetivos. Cada vez que em conscincia decide dizer no a uma tentao que sabe que lhe prejudicial, cada vez que se obriga a fazer algo que lhe difcil mas proveitoso, refora a sua fora de vontade. O poder de conseguir vencer algo a que se props, volta para si, refora a sua fora de vontade. Consegue instituir a auto-disciplina, vai pouco a pouco acreditando que consegue ser seguidor de si mesmo. Que consegue seguir e orientar a sua vida por aquilo que constitui os seus valores. Vai pouco a pouco criando um modelo de si mesmo, que se espelha nas suas escolhas, escolhas estas que se concretizam por ao da sua fora de vontade para fazer aquilo que lhe serve. Ao disciplinar-se transforma-se no seu prprio discpulo. Segue as suas ideias, os seus ideais, as suas foras e virtudes, movimenta-se na vida com grande orientao e segurana, pois segue em direco ao que traou para si. Segue em direco ao que pretende, inspirando-se em si mesmo.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Fora de vontade, uma deciso que depende de ns

ADICIONE UM PROPSITO SUA VIDA


A energia vem do propsito. Se o lado esquerdo do seu crebro transmitir informao para o lado direito sobre uma situao limite, de risco ou de desafio, o lado direito acciona os mecanismos que fazem com que seja disponibilizada grande quantidade de energia, por vezes energia sobre-humana. devido a este processo que existe grande diferena entre as pessoas que estabelecem e atingem os seus objectivos todos os dias, e aquelas pessoas que fazem apenas aquilo que se atravessa no seu caminho. Enquanto algumas pessoas esto

constantemente a adicionar propsitos sua vida, para as outras pessoas aquilo que existe aborrecimento e confuso, os dois grandes factores de drenagem de energia. Se voc souber aquilo que est disposto a fazer, e porque que est disposto a fazer, uma grande quantidade de energia fica disponvel sentido-se motivado para a ao. Pelo contrrio, no ter um propsito tira-lhe toda a motivao. Caso voc no saiba qual o seu propsito, provavelmente ser porque ultimamente no tem parado para se escutar a si prprio ou no sabe de onde pode vir o seu propsito. O nosso propsito de vida vem sempre do nosso interior, do nosso esprito, vem das questes que colocamos a ns mesmos sobre o que queremos fazer com a ddiva da vida.

ORIENTADORES DE VIDA
Os nossos sentimentos servem-nos como orientadores na vida, esto sempre prontos a informar-nos sobre o que gostamos, sobre o que nos d prazer ou nos coloca bem dispostos, ou pelo contrrio, o que nos causa transtorno, ansiedade, depresso, descontentamento, frustrao. Todos estes estados sentimentais servem-nos como bandeiras de sinalizao num dia de nevoeiro, esto sempre prontos a indicar-nos o caminho a tomar. Desta forma as emoes e sentimentos so uma forma til para sabermos o que queremos na vida. Mas s isto no basta! Aquilo que nos diferencia das restantes espcies de seres vivos so os valores culturais que a nossa sociedade nos transmite atravs da educao. Os nossos valores so um construto muito forte que nos influenciam nas decises do dia-a-dia. Outro conceito a levar em considerao so as virtudes, todos ns na nossa experincia de vida desenvolvemos competncias e foras de carcter que nos diferenciam enquanto indivduos nicos. A reter: As emoes, sentimentos, valores e virtudes de cada pessoa so o substrato necessrio para conseguirmos clarificar o nosso propsito de vida.

FOQUE-SE NO SEU ALVO


Aquilo que significativo para cada um de ns, mobiliza-nos a energia e faz-nos movimentar de forma intencional para um objectivo. Com este objectivo intencional em mente a vida transforma-se, e vislumbramos um futuro esperanoso, alegre e enrgico. Devemos sempre ter um alvo no qual possamos focar a nossa ateno. S assim poderemos aferir o nosso tiro, s assim aprendemos a alinhar o nosso arco com o objectivo. Se no tivermos alvo para focar a nossa ateno iremos disparar setas sem inteno. Iremos fazer coisas sem um propsito, nunca sabendo em que alvo acertar nem a forma eficaz de o fazer.

Dica: Com um propsito em mente, a fora de vontade amplifica-se na direo do alvo estabelecido. Estabelea intencionalmente o seu alvo, trace de forma intencional o seu caminho, faa os ajustes necessrios e seja persistente at ter a percia necessria para ser bem sucedido.

Com um propsito em mente, a motivao emerge no sentido de acreditar que vale a pena todos os esforos para seguir o seu objetivo, para se orientar e seguir a si mesmo na estrada da vida. Acredite em si. Seja o seu prprio discpulo. Abrao

Saia da sua zona de conforto e potencie a sua vida


19-08-2011, em Motivao, por Miguel Lucas

3tweetsretweet


0
Email

inShare

A nossa sociedade encoraja-nos para a obteno do conforto. A grande maioria dos produtos e servios so pensados, desenhados e publicitados dia aps dia para nos sentirmos mais confortveis, e ainda bem. O conforto que tanto procuramos e lutamos para obter sem qualquer tipo de dvida uma mais valia na vida de todos ns. Facilita-nos a vida, reconfortanos depois de um dia extenuante de trabalho, revitaliza-nos o corpo e a mente, por tudo isto, sem sombra de dvida que o conforto estar sempre na mira da humanidade. No entanto, o desafio, a aventura e o incmodo so promotores do desenvolvimento e

crescimento.

O desafio, talvez seja aquilo que mais coloca prova as nossas capacidades e nos faz avanar. Acredito que o desafio e a motivao, ambas entrelaadas iro permitir a transformao pessoal. Cada desafio que enfrentamos ou a que nos propomos so uma oportunidade para criarmos um Eu mais capacitado, habilidoso e realizado.

PROCURE DESAFIOS QUE MEXAM CONSIGO


Cabe a cada um de ns de forma constante e persistente procurar desafios que nos motivem. E cabe a voc perceber quando se encontra aborrecido e entediado por se ter enraizado na sua zona de conforto. Para que nos seja mais fcil entender sobre o que aqui quero apresentar, importa distinguir que querermos conforto na nossa vida, no sinnimo de vivermos sempre na nossa zona de conforto, so coisas distintas. Zona de conforto, tambm no se trata de um stio ou espao a que recorremos quando necessitamos descansar ou restabelecer energias. Apenas a palavra comum, o que por este facto pode induzir-nos em erro. So conceitos distintos ainda que se toquem indirectamente. Permanecer na nossa zona de conforto, est relacionado. Durante a vida, as pessoas, de uma maneira geral, costumam acomodar-se, refugiar-se na sua zona de conforto. Acostumam-se com uma certa rotina, conformam-se a um determinado modo de vida, seja no mbito familiar, social ou profissional. No entanto, a vida essencialmente dinmica. Assim, preciso adaptar-se continuamente s mudanas que ocorrem, sob pena de estagnao e marginalizao.

As mudanas so desconfortveis, trazem insegurana e ansiedade. Mas so necessrias. preciso preparar-se continuamente para os novos desafios que se apresentam todos os dias. Tudo impermanente. A insegurana a regra. No podemos contar com a estabilidade nas relaes sociais, profissionais ou comerciais. A todo o momento, surgem novidades. preciso acompanhar o progresso inevitvel que ocorre a uma velocidade cada vez maior.

O QUE A ZONA DE CONFORTO?


o conceito base de qualquer aprendizagem, evoluo ou transformao. A zona de conforto, define-se por tudo aquilo que estamos acostumados a fazer, pensar ou sentir. o habitual e conhecido para ns prprios. Inclu experincias positivas e negativas, comportamentos construtivos e destrutivos.

Se queremos aprender ou mudar qualquer coisa, necessitamos de sair do conhecido e aventurarmo-nos no desconhecido. Isto comporta um risco: todavia no sabemos o que se passar ou se seremos capazes de controlar a situao. Por isso a tendncia natural refugiarmo-nos naquilo que controlamos, a nossa experincia at data, que assim se converte, por sua vez, no nosso refgio e limitao. De facto, quanto mais experincia acumulamos, mais razes teremos para nos mantermos na nossa j ampla zona de conforto

Citao: De vez em quando preciso subir num galho perigoso, porque l que esto as frutas Will Rogers

A DESCONFORTVEL ZONA DE CONFORTO


O desenvolvimento pessoal e a auto-confiana esto intimamente relacionados com a zona de conforto. Isto acontece, porque para avanarmos, desenvolvermo-nos mais rpido e de forma mais eficiente no nosso crescimento pessoal necessrio um boa dose de confiana para sairmos daquilo que nos conhecido, habitual e automtico.

O crescimento pessoal ocorre fora da sua zona de conforto. Quando voc estiver na sua zona de conforto, voc no est aprendendo, nem crescendo. Fazendo aquilo que sempre fez ir obter aquilo que sempre obteve Para crescer, voc deve fazer as coisas que no est fazendo neste momento. Pense em todas as conquistas que voc alcanou na sua vida. Provavelmente a maioria se no todos as vezes o resultado aconteceu quando fez algo novo, ao invs de praticar os seus velhos hbitos.

Desafio: Que novas experincia voc se prope a realizar em prol do seu desenvolvimento? Grande parte da razo pela qual se aborda o estudo das zonas de conforto porque este conceito torna-se um preditor confivel de como as pessoas se iro comportar ou reagir s situaes, e ainda porque quando as pessoas se movimentam apenas na sua zona de conforto isso passa a ser visto como um elemento de estagnao na vida. Permanecendo a grande maioria do tempo no interior de uma zona de conforto no permitir a expanso mental ou o desenvolvimento de novas ideias , conduzindo as pessoas para uma relativa estagnao ao longo da vida.

Por vezes alguns fatores externos podem contribuir para a quebra da zona de conforto. Grandes tragdias ou mudanas na vida podem levar as pessoas mudana. Acontecimentos como o 11 de setembro de 2001 em solo americano conduziram os cidados dos E.U.A. a quebrarem a crena de que a Amrica estava de alguma forma segura de ataques de terrorismo, e isso contribuiu para a forma como os americanos passaram a interpretar qualquer evento que se seguiu.

ESCOLHA SAIR DA SUA ZONA DE CONFORTO


Deixar a nossa zona de conforto deliberadamente uma oportunidade de crescimento pessoal, e preferencialmente no deve ser causado por eventos drsticos. Os estudantes que ingressam na faculdade por vezes so estimulados a olhar para novas ideias e

interpretaes, e estas podem levar o aluno a expandir mentalmente as suas zonas habituais e avaliar as coisas de maneiras novas. Na verdade, durante os anos de crescimento e desenvolvimento, as crianas e depois adultos jovens so constantemente solicitados a expandir as suas zonas, para assumir novas ideias, para analisar as coisas de forma mais complexa, e interpretar o mundo de uma forma crescente.

A grande maioria das pessoas acham que a zona de conforto deve ser expandida apenas na juventude, e uma vez que estes estdios crescentes terminem com a entrada na idade adulta, as pessoas aceitam a estagnao como algo natural. Esta ideia pode levar as

pessoas a recusarem-se a mover-se mais ou pensar mais sobre as ideias que so diferentes das suas ou que estejam fora da sua zona de conforto. E isto, inibe a possibilidade de potenciar a vida.

COMO SAIR DA SUA ZONA DE CONFORTO


Com o tempo, todos ns construmos um conjunto de hbitos de constrio e restrio em torno de ns, so aqueles hbitos que nos aprisionam numa suposta zona de conforto, e esta impede-nos de atingir todo o nosso potencial. Logo, tais hbitos enrazam-se fora da nossa conscincia, mas eles ainda determinam o que pensamos e o que podemos e no podemos fazer e o que nos recusamos sequer a tentar. Se permitir que estes hbitos governem a sua vida, voc vai ficar preso na sua prpria teia. Uma teia que o vai paralisando!

Tal como as pequenas criaturas macias (pequenos plipos de coral) que constroem os recifes de coral, os nosso hbitos comeam pouco a pouco e flexveis, e acabam construindo barreiras de rocha macia em toda a estrutura mental. Dentro dos recifes, a gua tranquila e amigvel. Fora desse ambiente pacfico as guas ficam mais revoltas e o ambiente mais perigoso. Na vida as coisas acontecem um pouco como no exemplo anterior, se voc est a desenvolver-se numa determinada rea e atingiu um determinado estado, aquele em que se encontra hoje, se quer continuar a progredir, voc deve sair dos seus hbitos e rotinas, deve abandonar o seu recife, alargar o limites da sua zona de conforto e propor-se a explorar novas guas. No h outra maneira. Assim como pode no haver nada de errado nos seus hbitos comuns. Eles provavelmente funcionaram bem para voc no passado. Mas agora hora de passar por cima deles e ir explorar o resto do mundo, o resto do seu potencial no usado e ainda no descoberto. Alguns dos seus medos podem estar a faz-lo refm de si mesmo. A nossa mente prodigiosa a construir cenrios, possveis cenrios monstruosos e perigosos que podem nunca vir a acontecer, a no ser na sua cabea. Ningum nasce com um manual de instrues para a vida. Apesar de todos os conselhos teis de pais, professores e idosos, cada um de ns deve fazer o seu prprio caminho no mundo, fazendo o melhor que pode e muitas vezes fazer algumas coisas erradas. Bagunar

algumas vezes no pecado. Mas se voc ficar com medo e tentar evitar todos os erros, com comportamentos deixa ver se consigo, voc vai perder muitas oportunidades tambm. Por exemplo, muitas pessoas que sofrem de tdio no trabalho esto fazendo isso para si mesmos. Elas esto aborrecidas e frustradas porque o que as suas escolhas causaram. Elas esto presas em buracos que cavaram para si ao tentar evitar cometer erros e assumir riscos. Pessoas que nunca erram nunca fazem qualquer outra coisa tambm.

Dica: S erra quem tenta, e s quem tenta tem a possibilidade de ser bem sucedido. Para aprofundar este assunto, pondere ler os artigos: Escolha o que quer alcanar. Observe o que tem perdido Que tipo de pessoa voc quer ser?

Quer ter sucesso? Mude-se a si prprio

PRATICANDO A MUDANA DE HBITOS


hora de definir os hbitos que se tornaram inconscientes e esto tomando o rumo de vida para e/ou por voc, e criar outros mais capacitadores e desafiantes. Apresento em seguida algumas formas de como faz-lo: Compreenda a verdade sobre os seus hbitos. Os hbitos representam os

acontecimentos do passado (sucessos e insucessos). Voc tem formado comportamentos automticos, porque uma vez obtido sucesso com algo, temos uma enorme tendncia para executar a mesma resposta da prxima vez, e esperar que funcione novamente. Esta a explicao simples de como os nossos hbitos crescem e se enrazam: porque os sentimos serem to teis. Em psicologia podemos apelidar esta forma de aprendizagem de

comportamento operante, ou seja, os nossos hbitos expressam-se em funo das

circunstncias de reforo. Se ao executarmos determinado comportamento, e retirarmos reforo (sejamos bem sucedidos), automaticamente aumentamos a probabilidade de numa prxima situao idntica, executarmos exatamente o mesmo comportamento. Para fugir do que est causando a sua infelicidade e tristeza e pegando novamente no exemplo no local de trabalho, voc deve desistir de muitos dos seus hbitos a que mais se afeioou (e que anteriormente foi bem sucedido). Deve tentar novas maneiras de pensar e agir, isto porque provavelmente as formas antigas esto desadequadas e ultrapassadas. Esses velhos hbitos vo impedi-lo de encontrar ideias novas e criativas. Sem ideias novas, no h novas aprendizagens. Sem aprendizagens, no h acesso a mudanas bem sucedidas.

Faa alguma coisa, quase nada, de forma diferente e veja o que acontece. Mesmo os hbitos melhor sucedidos, eventualmente, perdem a sua utilidade medida que as coisas vo mudando no mundo, e novas respostas so necessrias. No entanto, ns temos uma enorme tendncia para nos apegarmos aos hbitos institudos dado o seu benefcio no passado. Porm grande parte das estratgias do passado esto condenadas ao fracasso em algum momento. Deixar que se tornem hbitos automticos e que assumam o controlo da vida um caminho certo para a auto-sabotagem e insucesso. Tire algum tempo para si e tente construir uma viso detalhada de si mesmo, sem tabus.Descobrir os seus hbitos inconscientes pode ser difcil. Para comear, eles esto inconscientes, certo? Em seguida, eles exercem uma enorme influncia sobre o seu pensamento. Pergunte a qualquer pessoa que j tenha desistido de fumar se os hbitos so difceis de quebrar. Se voc j se acostumou a eles, criou um conjunto de vcios que exercem um enorme estmulo para serem executados. Comece por observar o seu comportamento e a sua atitude em situaes que rgido, que explode com facilidade, que demasiado crtico, em que muda radicalmente de humor, em que extremamente teimoso e de ideias fixas, ou pelo contrrio, onde se sente como peixe na gua. Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Entenda os seus comportamentos no desejados Seja voc mesmo. fcil supor que voc sempre tem que adaptar-se para caminhar no mundo, que voc deve obedecer para ser querido e respeitado por outros ou ento enfrentar a excluso. Porque a maioria das pessoas querem agradar, tentam tornar-se o que

acreditam que os outros esperam que elas sejam, mesmo que isso signifique obrigar-se a ser o tipo de pessoa que no so. Isto no ser-se assertivo nem fazer uso da flexibilidade de pensamento ou muito menos ser-se uma pessoa com uma identidade prpria. Voc precisa comear por colocar-se em primeiro lugar. Voc nico. Ns somos todos nicos, no estou a sugerir que voc melhor do que outros ou merece mais do que eles. Voc precisa colocar-se em primeiro lugar, porque mais ningum tem tanto interesse na sua vida como voc prprio, e porque se no o fizer, ningum vai fazer por si. Colocar os outros em segundo lugar, significa dar-lhes o devido respeito, no ignor-los totalmente. Manter uma auto-imagem positiva pode ser um desafio. Ao invs, ser presunoso, e ter uma auto-estima desmedida e irrealista, pode ser uma maldio. importante perceber que um bom equilbrio emocional ir coloc-lo num situao saudvel e vantajosa, caso precise de ajudar algum ou a si mesmo, certamente estar altura quando o momento chegar. Desacelere um pouco e deixe-se ir. A maioria de ns quer pensar acerca de ns mesmos como boa pessoa, inteligente, simptico e carinhoso. s vezes isso verdade. s vezes no . A realidade complexa. No podemos funcionar de forma eficaz e adaptativa, sem interao e apoio de outras pessoas. Tudo o que temos, tudo o que aprendemos, veio a ns atravs das mos de outras pessoas, mesmo que indiretamente. No nosso melhor,

passamos nesta existncia partilhando uns com os outros e assimilando coisas dos outros. Na pior das hipteses fazemos isso muito pouco, e desperdiamos isso. Assim, esforce-se por reconhecer que voc uma rica mistura de pensamentos e sentimentos que vm e vo, alguns teis, outros no. No h necessidade de manter uma fachada, no h necessidade de fingir, no necessita ter medo do que voc sabe ser verdadeiro. No somos melhores, nem piores, somos nicos! Quando voc enfrentar a sua prpria verdade, voc vai descobrir que um alvio enorme. Se voc no estiver a ser to maravilhoso como gostaria de ser, provavelmente tambm no est assim to mal, como teme estar. A verdade libertadora, estabelece como que um feedback do estado em que estamos, libertando-nos para fazer ajustes, alteraes e melhorias. Voc fica livre para trabalhar em ser melhor e perdoar a si mesmo por ser humano. Voc fica livre para expressar a sua gratido aos outros e reconhecer o que voc precisa retribuir-lhes. Voc fica livre para reconhecer os seus sentimentos sem deix-los dominar a sua vida. Acima de tudo, voc estar livre para entender a verdade da vida: que

muito do que acontece com voc no mais do que o acaso. No pode ser evitado e no culpa sua. No h nenhum benefcio em bater-se contra isso.

O que por vezes nos prende em situaes e aes que no funcionam no a inrcia ou procrastinao. o poder exercido pelas velhas maneiras habituais de ver o mundo e pensar acerca das coisas. At que voc tome conscincia dos seus velhos hbitos que o aprisionam e lhe fazem sabotagem, eles vo continuar a mant-lo refm de si mesmo. Permanecer na sua zona de conforto atravs do mero hbito, ou pior ainda, ficar l por causa de medos irracionais, ir conden-lo a uma vida de frustrao e arrependimento.

Se voc conseguir aceitar a verdade sobre o mundo e a si mesmo, ficar mais disponvel para mudar o que o est prendendo, e continuar com uma nova viso sobre a vida. Voc ir perceber que uma nica ao, por mais pequena que seja, permite que abra a porta da sua priso auto-imposta e caminhar livre face ao seu objetivo e propsito de vida. H um mundo maravilhoso l fora. Voc vai conseguir v-lo, se voc tentar.

Dica: Saia da sua Zona de Conforto e potencie a sua vida. Abrao

Blog > Desenvolvimento Pessoal > Escolha O Que Quer Alcanar: Observe O Que Tem Perdido

17
Escolha o que quer alcanar: Observe o que tem perdido
17-08-2011, em Desenvolvimento Pessoal, por Miguel Lucas

11tweetsretweet


1
Email

inShare

Quando eu estou contente, vejo o contentamento nos outros. Quando eu estou emptico, eu vejo empatia nos outros. Quando me sinto cheio de energia, confiante e com esperana, eu vejo oportunidades em todo o lado. Mas quando estou zangado, eu vejo irritabilidade nos

outros. Quando estou deprimido, eu verifico que os olhos das outras pessoas parecem tristes. Quando estou cansado, eu olho para o mundo como algo aborrecido e pouco atraente.

Constatao: A forma como sou ou estou, afeta aquilo que eu vejo. Um pequeno conto: Jesus e o cachorro morto Contam que um dia, Jesus caminhava por uma longa estrada, com seus discpulos, quando encontraram um cachorro morto, beira do caminho. Os Discpulos olharam com desdm para o animal e comearam a dizer:

- Bem feito, deve ter sido um animal muito agressivo!

- Que boca horrvel

- Que rabo sujo!

- Que plo horroroso!

- Que focinho assustador!

- Que patas perigosas ele tinha

Cada um tecia a sua crtica acrrima contra o animal morto. Jesus olhou, com carinho para o animal e disse: Vejam que dentes lindos que tinha.

A nossa auto-motivao influenciada em grande escala pela forma como escolhemos olhar para as circunstncias da nossa vida. Esta a razo pela qual ns no vemos as coisas realmente como elas so, ns vemos as coisas tal qual ns somos. Perante qualquer circunstncia, ns podemos olhar para o objectivo, ou para os obstculos, para as dificuldades e para a sujeira das cosias. E aquilo que procuramos, ns encontramos.

Fbula: Bom Psiclogo Um velho estava sentado entrada de uma cidade e foi abordado por um estranho. Como so as pessoas nesta cidade? perguntou o forasteiro.

Como eram as pessoas na ltima cidade em que voc esteve? Replicou o velho.

Eram maravilhosas. Eu era muito feliz l. Eram bondosas, generosas e sempre ajudavam quando algum estava com dificuldade.

Voc achar as pessoas daqui muito parecidas.

O velho foi abordado por outro forasteiro. Como so as pessoas nesta cidade? perguntou o estranho.

Como eram as pessoas na ltima cidade em que voc esteve? replicou o velho.

Era um lugar horrvel. As pessoas eram mesquinhas, ms, ningum ajudava ningum.

Creio que voc achar as pessoas daqui muito parecidas, disse o velho.

UM MUNDO DE POSSIBILIDADES
O melhor ponto de partida para a auto-motivao escolher em conscincia para onde queremos dirigir a nossa ateno daquilo que est nossa volta ou de ns mesmos. Vemos oportunidades em todo o lado? Quando de manh ao acordarmos e voltamos nossa conscincia, temos a possibilidade de olhar para o mundo tal qual o queremos ver. A oportunidade um objetivo de vida. tudo quanto necessitamos para facilitar a obteno dos resultados que queremos na nossa vida. o campo frtil em que todos ns crescemos enquanto pessoas. E as oportunidades de vida so como aquelas partculas subatmicas que

se comprovam existir apenas quando elas so vistas por um observador especializado. As suas oportunidades iro multiplicar-se quando voc decidir v-las.

A IMAGEM REFLETE
A imagem que cada um tem de si mesmo , em grande parte, reflexo daquilo que os outros pensam sobre ns; ou, melhor dizendo, a imagem que cada um tem de si mesmo em grande parte o que queremos que os outros pensem sobre ns. No podemos esquecer-nos, alm disso, de que a imagem que algum tem de si mesmo uma componente real da sua personalidade, e que regula em boa parte o acesso sua prpria energia interior, pensamentos, crenas e desejos. E, em muitos casos, no s permite o acesso a essa energia, como inclusivamente cria essa energia. Como pode a imagem de si mesmo criar motivao interior? um fenmeno que pode observar-se claramente, por exemplo, nos desportos. Os treinadores sabem bem que, em determinadas situaes anmicas, os seus atletas rendem menos. Quando uma pessoa sofre um fracasso, ou se encontra perante um ambiente hostil, fcil que se sinta desanimado, desvitalizado, com falta de energia. Quando uma equipa de futebol joga com entusiasmo, os jogadores organizam-se de uma forma surpreendente. Tambm isso acontece com os corredores de fundo, os ciclistas, os nadadores: podem estar no limite da sua resistncia pelo cansao de uma grande corrida, mas a aclamao do pblico ao dobrar uma curva parece pr-lhes asas nos ps.

A nossa energia interior no um valor constante, mas depende muito do que pensamos de ns mesmos e daquilo que vemos e para onde dirigimos a ateno, quer seja em ns mesmos ou no mundo exterior. Se me considerar incapaz de fazer algo, ser

extraordinariamente difcil que o faa, se que

me proponho a faz-lo. Alm disso, o

caminho do desnimo tem tambm o seu poder de seduo, porque o derrotismo e a vitimizao apresentam-se para muitas pessoas como algo realmente tentador, pois se elas se criticarem acreditam que mais ningum o far, ficando assim numa situao protegida. Mas esta certamente uma estratgia de perder/perder.

ESCOLHA EM CONSCINCIA
Inevitavelmente na vida e a todo o momento estamos a fazer escolhas: o que comer, o que vestir, que transporte apanhar, que restaurante escolher, que caminho tomar, onde investir as poupanas, entre muitas coisas. De forma mais ou menos consciente l vamos fazendo

escolhas entre as muitas possibilidades existentes. No podemos de forma alguma esquecermo-nos que aquilo que vamos fazendo ao longo da nossa vida reflete a nossa forma de raciocinar.

Se

perceber que

no

est a ser

bem sucedido, que

anda repetidamente

triste,

com ansiedade, com falta de confiana, mal-humorado, deprimido, ou o mundo parece ser um pssimo local para viver, provavelmente ser melhor ter mais ateno s coisas em que se foca e que preenchem o contedo da sua mente. O melhor antdoto para a perspetiva de vida enfadonha, de maledicncia

e desesperana ser adotar uma atitude positiva na vida, e a partir da reestruturar o pensamento de acordo com os objetivos que gostaria ou pretende alcanar. A vida est na sua mo. Bem, pelo menos a possibilidade de edificar uma estrutura mental que olhe para as coisas de uma forma facilitadora, positiva, otimista e realista. Nunca esquecendo que somos seres plsticos, que nos adaptamos com relativa facilidade e que a melhor arma de promoo da adequao vida a nossa flexibilidade de pensamento. Seja flexvel!

Abrao

Vous aimerez peut-être aussi