Vous êtes sur la page 1sur 2

Cromatografando com giz e espinafre: um experimento de fcil reproduo nas escolas do ensino mdio

Alfredo Ricardo M. de Oliveira Fabio Simonelli Francisco de Assis Marques

substituda por ter de petrleo ou hexano). Separe a soluo verde obtida por filtrao ou simplesmente transfiraa lentamente para um recipiente de vidro, separando-a das folhas de espinafre.

Utilizao de um giz para ilustrar o processo envolvido na cromatografia em camada delgada


Mergulhe vrias vezes e rapidamente a parte inferior do giz no extrato preparado. Utilize um vidro de maionese ou qualquer outro recipiente de vidro vazio com tampa para efetuar o desenvolvimento da cromatografia. Adicione a benzina ao vidro de maionese at cobrir o fundo do mesmo. Insira o giz em p, com a poro mergulhada no extrato para baixo, no interior do vidro, e tampe-o. Deixe o solvente subir at atingir 1 cm do topo do giz. Observe a colorao das regies obtidas.

Este artigo descreve um experimento simples envolvendo a extrao de carotenos e clorofilas do espinafre e a separao desses constituintes atravs de tcnicas cromatogrficas utilizando giz. cromatografia, extrao, isolamento clorofila facilmente identificada nas plantas, pois a responsvel pela colorao verde das mesmas. A clorofila a a mais abundante no reino vegetal, sendo encontrada, juntamente com a clorofila b , numa proporo de 3:1, respectivamente. O mais conhecido dos carotenos o -caroteno, com ampla ocorrncia no reino animal e vegetal, sendo normalmente encontrado nas plantas, junto com a clorofila. o mais importante dos precursores da vitamina A e utilizado como corante na indstria alimentcia. As estruturas das clorofilas a e b e a do -caroteno so ilustradas abaixo.

O experimento envolve a extrao das clorofilas e carotenos presentes no espinafre com o auxlio de solventes e posterior emprego de tcnicas cromatogrficas para a visualizao e separao desses componentes. Giz triturado far o papel da slica ou alumina, normalmente empregados como fase estacionria de uma coluna cromatogrfica, para efetuar a separao dos carotenos e das clorofilas.

Giz triturado como fase estacionria de coluna cromatogrfica


O resultado observado no processo descrito acima ser empregado para separao de uma quantidade maior de carotenos das clorofilas atravs da

37

Materiais e reagentes
Cuba cromatogrfica ou vidro de maionese de 250 g com tampa 2 giz inteiros Acetona (etanol) e benzina (hexano ou ter de petrleo) Folhas de espinafre fresco Algodo Tubo de vidro ou seringa descartvel Frascos de vidro para coletar as fraes 1 conta gotas ou pipeta de Pasteur

Figura 2: Folha e extrato de espinafre.

Procedimento Preparo do extrato de espinafre


Pese 50 g de folhas de espinafre e transfira para um gral. Utilize uma mistura de benzina e acetona (8:2) e triture as folhas com o auxlio de um pistilo (em todas as Figura 1: Estruturas do -caroteno e das clorofilas a e b . etapas, a benzina pode ser
QUMICA NOVA NA ESCOLA

Figura 3: Resultado da cromatografia no giz utilizando benzina.

Experimentos cromatogrficos N 7, MAIO 1998

38

tcnica de cromatografia em coluna. Triture de um giz e adicione a um bquer ou qualquer outro recipiente de vidro, contendo 10 mL de benzina. Agite a mistura obtida e transfiraa, com o auxlio de um funil, para o interior da coluna contendo um pedao de algodo em uma das extremidades. A coluna de vidro utilizada tinha dimetro interno de 0,5 cm. Uma seringa plstica descartvel pode substituir a coluna de vidro. Espere at a benzina atingir o nvel do recheio da coluna, deixando o solvente escorrer por ao da gravidade, evitando dessa forma uma compactao maior do giz triturado, o que tornaria a cromatografia bastante lenta. Adicione, com o auxlio de um conta-gotas ou de uma pipeta de Pasteur, aproximadamente 3 mL do extrato de espinafre. Deixe todo o extrato penetrar pela fase estacionria da coluna e adicione, lentamente, a benzina. Colete toda a banda amarela, mude o solvente para acetona e colete a banda verde. O lcool

etlico pode substituir a acetona, apesar de se obter melhor resultado com a acetona.

Comentrios
O experimento descrito facilmente executado em sala de aula ou laboratrio e, utilizando materiais de fcil acesso, permite ao aluno entrar em contato com vrios conceitos envolvidos, desde a extrao de compostos de plantas com o auxlio de solventes at a cromatografia do extrato obtido. Conceitos como solubilidade, polaridade, coeficiente de partio, adsoro e fator de reteno (Rf) podem ser abordados durante a execuo do experimento, que tambm proporciona ao aluno o conhecimento de uma poderosa tcnica de anlise empregada cotidianamente em laboratrios de pesquisa e em algumas indstrias, como a farmacutica.

trato de espinafre? O mesmo extrato poderia ser preparado somente com a benzina? Teste. 2) Depois de separado o extrato das folhas, observa-se a presena de duas fases. Qual o solvente da fase inferior? Por que essa fase apresenta colorao verde mais intensa que a da fase superior? 3) Explique o resultado obtido na cromatografia utilizando o giz inteiro e a benzina em funo da polaridade dos compostos cujas estruturas so representadas na Fig. 1. 4) Por que a clorofila eluda da coluna com acetona ou etanol e no com benzina? Para responder s questes 3 e 4, recomenda-se uma discusso com os alunos sobre as interaes entre o caroteno e as clorofilas com a fase estacionria (giz) e com a fase mvel (benzina ou acetona).
Alfredo Ricardo M. de Oliveira, Fabio Simonelli e Francisco de Assis Marques, doutores em cincias (qumica orgnica), so professores adjuntos do Departamento de Qumica da Universidade Federal do Paran. E-mail: tic@quimica. ufpr.br.

Questes propostas
1) Por que se utiliza uma mistura de benzina e acetona no preparo do ex-

Para saber mais


COLLINS, Carol H., BRAGA, Gilberto L., BONATO, Pierina S. Introduo a mtodos cromatogrficos. Campinas: Editora da Unicamp, 1995. LANAS, Fernando M. Cromatografia em fase gasosa. So Carlos: Acta, 1993. MICKEY, Charles D. Separation technology. J. Chemical Education, v. 58, n. 12, p. 997-1003, 1981. WOLLRAB, Adalbert. Chromatograpy on chalk. J. Chemical Education, v. 52, n. 12, p. 809-810, 1975.

Figura 4: Representao da coluna cromatogrfica e solues dos componentes do extrato aps cromatografia em coluna.

Vous aimerez peut-être aussi