Vous êtes sur la page 1sur 5

1

PREPARAO DA AVALIAO SOBRE FUNDAMENTOS DA EDUCAO {APOSTILA SOBRE A NATUREZA E ESPECIALIDADES DA EDUCAO} Quando falamos sobre a natureza do ser humano, na rea da educao, devemos entender que por si s, ele tende a iniciar seu processo educacional, como nos diz Saviani: sabe-se que a educao um fenmeno prprio do seres humanos. Assim sendo, a compreenso da natureza da educao passa pela compreenso da natureza humana. Ora, o que diferencia dos demais seres vivos, o que o diferencia dos outros animais? A resposta a essas questes j conhecida. Ou seja, sabemos de tudo, mas aos poucos no reconhecemos o padro final, ou seja, aprender no seria o nico remdio para toda a doena estabelecida no esquecimento. Tanto para um quanto, para outro, deve-se subentender que no h possibilidades de se separar, o que prprio do ser humano e o que prprio do mundo educacional, sendo sempre almejado do ponto de vista cotidiano. Como nos diz o mesmo autor: para sobreviver o homem necessita extrair da natureza, ativa e intencionalmente, os meios de sua subsistncia. Ao faze isso ele inicia o processo de transformao da natureza criando um mundo humano (o mundo da cultura).

2 Quando realmente falamos sobre a educao dentro do dilema humano, devemos levar em conta toda uma associao, ou seja, no podemos criar mbitos de crescimento sem entender principalmente toda a equao prostada, ou seja, saber o diferenciar (neste quesito, assumir o papel realstico, dentro de uma conversa ou discusso, e ao mesmo tempo, criar uma rotina de conduta dentro da sua tipologia). Dizer que toda a educao (1 a 4 sries e ensino fundamental) um fenmeno do prprio ser humano significa ao mesmo tempo dizer que precisa realmente de uma exigncia eficaz do trabalho, que toda via est escondido dentro do seu interesse condicional, saber onde se por, para que se por, como j foi elaborado neste sentido, ou seja, criar uma idia, de um idealismo eficaz, sem buscar meios bruscos de fazer-se entender pelos alunos (gritaria, brigas e discusses, palavras de ofensa mutua, murros em mesas, discernimento medocre, competio exagerada), ou seja, no buscando somente o seu alicerce material, mas, sim em toda a compreenso uma realidade abrangida sobre todo o ser humano, que tambm sabe de suas limitaes, ou seja, o forar a barra para aprender, se torna de um quanto perigoso para todos, professores e alunos. Diz o prprio autor: v-se assim, que para existir a escola no basta existncia do saber sistematizado. necessrio viabilizar as condies de sua transmisso e assimilao. Isso implica em dos-lo e seqenci-lo de

modo que a criana passe gradativamente do seu no domnio ao seu domnio. Ora saber o saber dosado e seqenciado para os efeitos de sua transmissoassimilao no espao escolar, ao longo de um tempo determinado, o que ns convencionamos chamar de saber escolar, ou seja, admite-se aqui que a criana, jovem ou adulto, precisa aos poucos engatinhar em todos os nveis. Assim a atividade de ensinar, torna a aula, de certo modo uma aluso sobre o que esperar, ou seja, montar uma realidade assumida em todos os mbitos e condicionar ao aluno, mais conhecimento (caderno de perguntas e respostas, sem se tornar uma muleta).

PEDAGOGIA {o pensamento iluminista} Quando falamos sobre o assunto acima referido, precisamos tomar certos cuidados, um deles tentar usar como base, todo um alicerce cado, para isto a pedagogia (arte de se aprender e de se ensinar atravs de fatos, psicolgicos) tende a mostrar vrios desenvolvimentos interessantes, mas, principalmente o fato de estar-se fazendo entender. educao o processo pelo qual a sociedade forma seus membros sua imagem e em funo de seus interesses. Devemos pensar que a pedagogia une-se ao professor, quando o processo envelhece-se , ou seja, quando no h mais o que fazer, neste sentido o reavivar da antiga chama faz com que toda a essncia educacional no precise ser repensada. Afirma o autor: no esprito do iluminismo, os filsofos franceses no eram propriamente educadores, mas encaravam o ensino como veiculo importante das luzes da razo e no combate as supersties e ao obscurantismo religioso, lembrando-se sempre que neste momento educacionalmente falando, obtnhamos os favores da igreja catlica, sobre o povo, fazendo simplesmente uma farra e a cada dia tornava-se difcil sua aceitao no meio acadmico como expresso liberal, mas voltado para os interesses da alta burguesia, temerosa de que a educao das massas provocasse o desequilbrio na ordem que ento se estabelecia.

Vous aimerez peut-être aussi