Vous êtes sur la page 1sur 2

PRINCPIOS NOS JUIZADOS ESPECIAIS CVEIS

O Juizado Especial Cvel foi criado pela Lei 9.099/95, atendendo ao disposto no Art. 98, I, da Constituio Federal vigente. Deste ponto j se nota a importncia do instituto que, por certo, somente foi incluso na Lei Maior por representar os anseios de uma sociedade em plena evoluo poltica e social e, ao plantar esta semente, viu germinar e florescer um inegvel avano nas relaes jurdico-sociais em nossos dias. O JEC possui diferenciados princpios que norteiam as suas diretrizes. So eles: a celeridade na prestao jurisdicional, oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual, todos elencados no art. 2 da Lei n9099/95: Art. 2 O processo orientar-se- pelos critrios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, buscando, sempre que possvel a conciliao ou a transao.

Princpio da oralidade Tem por escopo simplificao e rapidez dos processos, sendo aplicado desde a apresentao do pedido inicial at a fase de execuo dos julgados. So reduzidos forma escrita apenas os atos essenciais. Observa-se tal princpio na prpria audincia de conciliao, na qual se reduzem a termo apenas as condies estabelecidas para o seu alcance, ou as razes da contestao, quando for o caso. A grande vantagem da oralidade permitir o contato direto entre o juiz e as partes, e entre o juiz e as provas, o que em muito pode colaborar na formao do seu convencimento. Princpios da simplicidade O princpio da simplicidade, por sua vez, confunde-se com o da informalidade. Conforme o referido princpio, o procedimento do Juizado Especial deve ser simples, sem ostentao, adequado, espontneo, a fim de deixarem os interessados vontade para defenderem as suas pretenses e a resistncia equivalente. Princpio da informalidade Por este princpio, prega-se o desapego s formas processuais rgidas e inteis. de relevncia saber que aquele que acessa o Juizado Especial pode, em alguns casos, comparecer desacompanhado de advogado, motivo pelo qual a formalidade que inibe as partes deve ser afastada. O desgnio deve

sempre ser a soluo do litgio; assim, no implica a forma seguida para o exerccio do ato processual, desde que este alcance a sua finalidade e no gere nenhum tipo de leso. Este princpio se equipara ao princpio da instrumentalidade das formas do CPC, segundo o qual quando determinado ato atinge a sua finalidade deve ser aproveitado, ainda que inobservada a forma relativa. Afeta tambm o princpio da celeridade. Princpio da economia processual Os Juizados oferecem a quem busca sua tutela uma maior agilidade e eficcia para a soluo dos litgios, sem violar, contudo, o Princpio do Devido Processo Legal. Ter em vista a alcanar o mximo de proveito das normas com o mnimo de atos processuais e desempenha papel relevante ao proporcionar elementos todos os princpios sejam eficazes. Esse princpio possibilita o acumulo de pedidos associados em um mesmo processo. fundamental citar que para a diminuio de gastos necessita-se, ao mesmo tempo, minimizar a quantidade de atos processuais. A exemplo disso, os prazos previstos na Lei 9099/95 so reduzidos, sendo admitido apenas uma espcie de recurso no lapso temporal de 10(dez) dias. Princpio da celeridade O objetivo do JEC aproximar a justia da populao e desafogar as varas comuns, no direito civil, apreciando suas pretenses com rapidez, discernimento e, preservando as garantias constitucionais de segurana jurdica. Esse princpio tem por escopo a rapidez, a agilidade na soluo de um conflito e a eficcia na tutela das pretenses. A busca pela conciliao a que se refere o artigo 2 acima citado a chance dada s partes para que resolvam seus conflitos atravs de acordos, sem que seja preciso acionar a mquina judiciria para tal. A conciliao acontece durante uma audincia realizada com essa finalidade.

Vous aimerez peut-être aussi