Vous êtes sur la page 1sur 39

1

CURSO DE DIREITO ELEN MORAES MARANGONI

ASSESSORIA JURDICA POPULAR: LIMITES E POSSIBILIDADES

FORTALEZA 2010

ELEN MORAES MARANGONI

ASSESSORIA JURDICA POPULAR: LIMITES E POSSIBILIDADES

Monografia apresentada ao Curso de Graduao em Direito da Faculdade Estcio do Cear como requisito parcial para a obteno do grau de bacharel. Orientador: Prof. Ms. Rogrio da Silva e Souza

FORTALEZA 2010

M211a Marangoni. Elen Moraes Assessoria jurdica popular: limites e posssibilidades/ Elen Moraes Marangoni. - Fortaleza, 2010. 38f.; 30cm.

Monografia apresentada ao Curso de Direito da Estcio FIC Faculdade Estcio do Cear como requisito para obteno do grau de bacharel.

1. Justia 2.Acesso justia 3.Assessoria jurdica popular I. Ttulo II. Faculdade Integrada do Cear.

TERMO DE APROVAO ASSESSORIA JURDICA POPULAR: LIMITES E POSSIBILIDADES

Por ELEN MORAES MARANGONI


Este estudo monogrfico foi apresentado no dia 25 do ms de novembro de 2010, como requisito para a obteno do grau de bacharel em DIREITO da Faculdade Estcio do Cear, tendo sido aprovado pela Banca Examinadora composta pelos professores:

BANCA EXAMINADORA

______________________________ Prof. Ms. Rogrio da Silva e Souza Orientador - FIC

__________________________________ Profa. Ms. Leila Maria Luciano de Paiva Examinadora - FIC

_________________________________ Profa. Esp. Solange Ricarte Barbosa Examinadora FIC

Dedico ao meu falecido pai Jos Juarez e minha me Nezilda que me ensinaram a ser a pessoa que sou hoje. Ao meu marido Dcio e minhas filhas Ianca e Anik que sempre estiveram ao meu lado, exercendo a pacincia nos momentos em que a minha j havia desaparecido.

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar quero agradecer a Deus que me deu a permisso de vir ao mundo e que, sempre quando preciso, est presente me fornecendo fora e coragem para enfrentar o dia-a-dia com sabedoria. Agradeo ao meu pai Jos Juarez Gama de Moraes in memoriam e a minha me Nezilda Campos de Moraes, que me ensinaram a ser uma pessoa humana, honesta e por serem meus exemplos de fora e coragem. Amo vocs! Agradeo ao meu marido Dcio Marangoni Jnior, homem ntegro, companheiro, amigo, que me escolheu para viver ao seu lado e que sempre me incentivou e incentiva a realizar meus sonhos, um deles me formar no Curso de Direito, e que nas horas difceis nunca saiu do meu lado; s minhas filhas Ianca e Anik Moraes Marangoni que amo de paixo, por elas penso e tento sempre ser uma pessoa melhor e do bem, que me ensinam a ver a vida de uma forma diferente. No saberia viver sem vocs trs! minha irm Nice Campos de Moraes, exemplo de mulher guerreira e vencedora, a seus filhos, meus sobrinhos que os tenho como filhos, Ivna e talo Moraes Santiago, que estiveram e esto presentes em vrios momentos de aprendizado em minha vida, acolhendo a mim e minha famlia. Obrigada por tudo. s minhas amigas, Elny Saker Pontes, Rocilda Silva, Tarcilla Goes e Mara Sales que sempre estiveram e esto presentes, estendendo suas mos e ombros para minhas alegrias e lamentos. E agora esto mais uma vez vivenciando uma etapa de minha vida. Vocs so especiais... Mrcia Leo Bittar que sempre me incentivou a estudar e galgar meus objetivos. Ao meu orientador Professor Rogrio Silva, pela dedicao, compreenso, pelo estmulo, competncia e pacincia no decorrer deste trabalho. Obrigada mais uma vez. Agradeo tambm as Professoras Solange Ricarte Barbosa e Leila Maria Luciano de Paiva, por terem aceitado ao convite de fazer parte da banca examinadora.

[...] uma tolice almejar a felicidade semeando a infelicidade. como a gua de um recipiente: se a empurrarmos ela volta; se a puxarmos, ela se afasta Meishu-Sama

RESUMO

O presente trabalho de monografia buscou estudar esse fenmeno chamado Assessoria Jurdica Popular, com base em uma pesquisa do tipo bibliogrfica, com livre abordagem e exploratria sobre a temtica. A Assessoria Jurdica Popular tem como principal objetivo a efetivao dos direitos bsicos do cidado, ao que se buscou na pesquisa um estudo para compreender o objeto e a atuao desses. Enfatizando quando e como surgiram as Assessorias Jurdicas Populares, especialmente na realidade do Cear. Conclui-se que a Assessoria Jurdica Popular movimento jurdico tmido mais crescente no mundo, no Brasil e no Cear, que ainda no resguarda melhor aceitao da comunidade jurdica, muito embora seu papel seja relevante sociedade, cuja desigualdade enorme e crescente.

PALAVRAS Chaves: Assessoria Jurdica Popular. Educao Popular. Acesso Justia.

ABSTRACT

This thesis work aimed to study this phenomenon called the People's Juridical Counsel, based on a bibliographic research project, with free and exploratory approach on the issue. The People's Juridical Counsel has as main objective the realization of basic rights of citizens, to what is sought in a research study to understand the object and the performance of these. Emphasizing how and when came the popular legal, especially in the reality of Cear. We conclude that the People's Juridical Counsel's legal move more shy increasing worldwide, and Ceara in Brazil, which still does not protect better acceptance of the legal community, although their role is relevant to society, which is huge and growing inequality.

KEY - Words: People's Juridical Counsel, Popular Education, Access to Justice.

10

SUMRIO

1 INTRODUO ...................................................................................11 2 ASSESSORIA JURDICA POPULAR: REPASSE HISTRICO E PRAGMTICO ......................................................................................14 2.1 No Mundo ........................................................................................14 2.2 No Brasil ..........................................................................................16 2.2 No Cear .........................................................................................18 3 A ASSESSORIA JURDICA POPULAR NO CURSO JURDICO: UM DIREITO FUNDAMENTAL A EDUCAO? ..................................21 4 DOS ESCRITRIOS DE ASSESSORIA JURDICA POPULAR PROBLEMTICA DA PRTICA LOCAL ..............................................27 5 CONSULTORIA JURDICA: A INCESSANTE BUSCA PELO DIREITO EDUCAO .......................................................................31 5.1 Mediao: apaziguando conflitos .....................................................32 5.2 Preparao de Litgios .....................................................................33 5.3 Premissas fundamentais para as Assessorias Jurdicas

Populares ..............................................................................................34 5 CONCLUSO ....................................................................................36 REFERNCIAS .....................................................................................38

11

1 INTRODUO

O presente trabalho tem por finalidade abordar a importncia da ajuda prtica profissional que os estudantes de direito podem fornecer para pessoas que infelizmente no tm ou no podem ter acesso justia e muito menos a advogados capazes. Cidados estes que desconhecem seus direitos e deveres e que possuem problemas que muitas vezes, com uma simples orientao so passveis de soluo, ou seja, so pequenos perto do que vivenciamos no dia-a-dia. O interesse pelo tema sempre esteve presente em nossa vida, visto entender que para sermos felizes precisamos fazer os outros felizes. Assim, ao abordar sobre as Assessorias Jurdicas Populares (AJPs) estaremos abrindo um leque de ajuda e aprendizado que podero ser levados s pessoas que precisam de orientao jurdica. Acreditamos que o tema pesquisado ser importante para a sociedade, j que a populao carente necessita de ajuda para ter seus direitos bsicos respeitados, visto estarmos vivendo em uma sociedade com desigualdade econmica, social e cultural crescente, fazendo com que o cidado veja constantemente seus direitos bsicos violados. Precisamos de pessoas comprometidas, que tenham interesse em repassar o conhecimento adquirido no curso de Direito, pois assim podem ajudar os que, infelizmente, no tiveram oportunidade de adquiri-los e se vem em situaes constrangedoras pelo no discernimento do assunto. Com efeito, entendemos que as criaes das AJPs possuem como principal finalidade a luta pela garantia de direitos bsicos, criando assim uma sociedade mais justa e humana. Almejamos que os operadores do Direito tomem conscincia do poder que tm de ajudar essas pessoas. Em relao aos aspectos metodolgicos, as hipteses so investigadas atravs de pesquisa do tipo bibliogrfica, a partir da investigao livre e exploratria sobre a temtica. Cumpre-nos, ento, verificar a pertinncia do tema abordado e observar as nuances do fenmeno social das Assessorias Jurdicas Populares, considerando a sua repercusso social no Brasil e no Cear.

12

Quanto aos objetivos, pretendemos compreender a Assessoria Jurdica Popular AJP, seu conceito, finalidades e investigar quanto aos limites e possibilidades de atuao das AJPs na experincia local brasileira. Infelizmente, a doutrina ainda muito restrita, fazendo com que um esforo descomunal fosse desprendido para tentarmos explanar da melhor forma possvel sobre o tema escolhido. Portanto, desenvolvemos o trabalho da maneira a seguir apresentada. Comeamos tratando no primeiro captulo sobre o histrico das Assessorias Jurdicas no Mundo, no Brasil e no Cear. Neste captulo, estaremos explanando sobre como e quando surgiram os primeiros trabalhos voluntrios nesta rea, cada qual em sua dimenso e poca. No podemos esquecer de mencionar que a Fundao Ford teve e ainda tem grande participao na criao dos primeiros escritrios. Aps abordarmos de diversas formas os temas acima citados, passaremos a explicar no segundo captulo, se a Assessoria Jurdica Popular no curso de Direito um direito fundamental educao. Visto ser ela importante para a educao jurdica dos profissionais que sero colocados no mercado de trabalho. Entendemos que as AJPs so de suma importncia, pois podem repassar conhecimentos bsicos que podem ser suscitados ainda na fase universitria, com as situaes que sero apresentadas nos atendimentos. Esclareceremos tambm neste captulo, como surgiram os primeiros cursos de Direito no Brasil, para que assim os leitores possam entender melhor qual a importncia deste curso maravilhoso que o direito e sua funo social. Passamos posteriormente no terceiro captulo a explicar de que formas podem ser implantados os escritrios de Assessoria Jurdica Popular, suas funes e sua importncia, visto entendermos que o bom desempenho deles benfico para a formao dos futuros advogados, j que esses estudantes estaro envolvidos com questes sociais relevantes. Na sequncia, sero discutidos que problemas a Assessoria Jurdica Popular est apta a resolver, quais seus limites e suas possibilidades. Aps a meno de quais e como devem ser resolvidos, esclareceremos que os servios de assessorias so servios de efetivao de direitos, que antes no se viam regularizados.

13

No ltimo captulo, estaremos abordando os objetivos que a Assessoria Jurdica Popular possui. Entre eles est o de inserir o estudante na realidade da sociedade, fazendo com que ele se torne um profissional-cidado.

14

2 ASSESSORIA JURDICA POPULAR: REPASSE HISTRICO E PRAGMTICO

Neste primeiro captulo far-se- um percurso histrico sobre a assessoria jurdica popular no mundo e na experincia brasileira e, especialmente, no Estado do Cear, bem como explicaremos o conceito e a prxis dessas instituies no mbito local.

2.1 No Mundo

A participao de estudantes universitrios do curso de Direito em escritrios de assistncia jurdica voluntaria uma experincia sui generes e tem sido muito importante para o mundo todo. O aprendizado adquirido aprimora estes estudantes que logo sero inseridos no mercado, e assim, os profissionais estaro mais qualificados e humanos com a prtica voltada educao e assistncia democrtica jurdica, pois prestaro um servio voluntrio para a populao, os quais podero ter uma via de acesso justia mais facilmente. Com efeito, as experincias que tem conhecimento no mundo so de suma importncia para a populao, conforme relataremos a seguir. O primeiro escritrio de assistncia jurdica surgiu no sculo XIX, em uma universidade dos EUA, iniciado por universitrios voluntrios do curso de Direito, que buscavam prestar aconselhamento jurdico gratuito. Ocorreu um crescimento nestes programas que tiveram como motivao os valores prticos educacionais durante os anos das dcadas de 1920 e 1930. A partir de 1960, estes escritrios cresceram consistentemente e serviram de forma progressiva expanso dos servios jurdicos gratuitos para os pobres e menos favorecidos dos Estados Unidos. Grande incentivadora neste sentido foi a Fundao Ford, com o propsito de expanso destes escritrios no pas ianque e que continuam at os dias de hoje a fazer contribuies considerveis. Os escritrios que possuem apoio da Fundao Ford esto relacionados grande parte

15

luta por metas de justia social, as quais esto ligadas a programas de doaes maiores dessa instituio, que visam incentivar o direito de interesse pblico, o acesso justia e aos direitos humanos (MCCUTCHEON, 2003). O maior obstculo da criao de escritrios de assessoria jurdica popular, mundialmente falando, a suposio de que a prtica jurdica e a prestao de servio possvel somente em pases desenvolvidos. Ledo engano. Alguns escritrios de assistncia jurdica gratuita obtiveram grande sucesso em situaes difceis. Podemos citar a faculdade de direito de Bangladesh, que teve dvidas quanto criao destes escritrios modelos, neste momento a Fundao Ford os levou a uma visita ao programa que j existia no Nepal, onde, eles viram que o programa poderia funcionar efetivamente com pequenas doaes estrangeiras de longo prazo em uma sociedade similar a de Bangladesh em alguns aspectos importantes. Com o apoio da Fundao Ford, tambm visitaram e estudaram o escritrio do Sri Lanka e outro, j existente h dez anos, na Nacional Law School (NLS) da Universidade da ndia, em Bangalore. (MCCUTCHEON, 2003). Muitos desses escritrios modelos atuam em situaes de extrema dificuldade. o caso do escritrio da Universidade de Khartoum, no Sudo, localizado em uma regio onde atividades de direitos humanos no so mais possveis. Atuou de 1984 at 1998. (MCCUTCHEON, 2003). Podemos citar os escritrios-modelos na frica do Sul, pois tiveram grande importncia no perodo do apartheid, visto que a opresso imperava na poca. A Fundao Ford neste perodo apoiou oito dos vinte e um escritrios que existiam, eram os que estavam exercendo atividade dentro de universidades tradicionalmente negras e o sofrimento referente ao apartheid era maior. Na Amrica do Sul, escritrios-modelos trabalhavam no regime de voluntariado desde o final de 1960 e comeo dos anos 1970 (MCCUTCHEON, 2003). Em 1996, aps a transio para a democracia e para o regime civil, oito escritrios foram criados nas universidades da Argentina, Chile e Peru, unindo-se para formar uma nova rede de ajuda aos carentes de informaes jurdicas, unio esta estabelecida com Organizaes No-governamentais ONGs para cooperao em desenvolver abordagens em relao ao direito de interesse pblico (MCCUTCHEON, 2003).

16

A Fundao Ford tambm teve grande importncia na criao de vrios escritrios-modelos como na China, onde esto ajudando a programar reformas legais que obriguem o governo a uma maior prestao de contas. Na Repblica Tcheca, Hungria, Polnia e Rssia esto operando em condies difceis de mudanas de leis e de procedimentos legais, mas no desistem de galgar uma condio melhor para a sociedade. (MCCUTCHEON, 2003). A professora Leah Wortham, da Universidade Catlica de Washington, implantou o escritrio da Universidade de Jagiellonian na Polnia. E faz observaes sobre a experincia que teve, trazendo otimismo constituio de novos escritrios em qualquer parte do mundo, diz McCutcheon (2003, p.102):
Educao prtica pode fundamentar os sucessos e erros de trinta anos de desenvolvimento em outros pases. Avanos em comunicao como o telefone, a velocidade de viajar e a comunicao eletrnica ajudam os advogados, professores e estudantes de direito a trabalhar com parceiros em outros pases e trazer fontes de pesquisas.

Para tanto, a globalizao ajudar com que experincias possam vir a ser trocadas entre escritrios do mundo inteiro, visto que, as experincias so diversas e diferentes, de sorte que poderemos ter uma interao mundial neste certame.

2.2 No Brasil

A criao das Assessorias Jurdicas Populares no Brasil no surgiu de um fenmeno isolado, a priori surgiram da necessidade de buscar esclarecer dilemas e desafios decorrentes de um cenrio jurdico-poltico em que o Pas estava passando, visto que, a sociedade reivindicava vrios segmentos obscuros. Na dcada de 1950, quando a sociedade civil em geral observou a necessidade de lidarem com o acesso justia no Brasil, este foi o marco inicial foi com estudantes do Servio de Assistncia Jurdica Gratuita da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SAJU-RS), que nesta poca era rgo do Centro Acadmico Andr da Rocha, os quais buscaram oferecer assistncia jurdica para a comunidade gratuitamente. Esse modelo de assistncia jurdica gratuita serviu de espelho para

17

uma gama de outros grupos que, nos anos seguintes, foram responsveis pela organizao de escritrios modelos e ncleos de prtica jurdica em inmeras universidades e faculdades de Direito. O SAJU-RS, no incio de 1960, era o nico Servio de Assistncia Judiciria nas faculdades brasileiras que havia prosperado, mas teve suas portas fechadas quase uma dcada pela ditadura militar, reabrindo-as por volta de 1970. J em 1980, viveu um perodo de crise, visto que estudantes no tinham mais interesse no projeto. Retornaram em 1988, por meio de um convnio realizado com a Legio Brasileira de Assistncia (LBA), que forneceu recursos financeiros a entidade. Mesmo com toda essa mudana, ainda haviam debates sobre a falncia do servio assistencialista e o verdadeiro papel das assistncias jurdicas na sociedade, concluindo-se que era preciso ir ao encontro da comunidade e realizar uma reformulao da estrutura do SAJU. (MAIA, 2008) Entre 1960 a 1980, vrios grupos estudantis tiveram suas portas fechadas pela ditadura militar instaurada no Brasil em 1964. Este fato no impediu o trabalho de alguns assessores individuais, mas foram encerradas as atividades da universidade. Depois de passado este perodo, timidamente em 1990, jovens estudantes de direito comearam a retornar essa atividade, com o desejo de redemocratizao. Iniciando um trabalho voluntrio para a comunidade carente que no tinha acesso ao servio jurdico. O foco principal eram as demandas coletivas de movimentos populares, de problemas sociais, visto que estes temas no eram encontrados em livros de direito. A Universidade de Braslia, no ano de 1990, desenvolveu o projeto de extenso universitria, no qual publicava apostilas chamadas de Direito achado na rua, que tinham como finalidade orientar grupos e movimentos populares, como sindicatos e associaes de bairro. Assim, comeavam a discutir questes que envolviam estas comunidades. As apostilas continham textos de advogados, juzes, professores de direito, socilogos etc, versando sobre como se obter acesso justia, ao direito do trabalho. Ressaltamos que todas essas lutas que surgiram na sociedade brasileira eram lutas sociais em busca de uma sociedade emancipatria, da concretizao da

18

cidadania. Vale ressaltar que toda essa luta incessante aconteceu submersamente, visto que o Pas passava por crise poltica.

2.2 No Cear

Um grupo de estudantes do curso de Direito da Universidade Federal do Cear, no ano de 1997, iniciou debates sobre temas que no constavam na grade curricular do curso. Esses debates versavam sobre vrios temas como: direitos humanos, teorias jurdicas crticas, entre outros. Viram atravs desses estudos a possibilidade de aproximar o direito das injustias sociais que vivenciavam nas comunidades prximas faculdade. Com o crescimento desse movimento estudantil, os estudantes da UFC comearam a manter contato com grupos de outros estados brasileiros que buscavam o mesmo objetivo, a Assessoria Jurdica Popular. Desta iniciativa, nasce o Centro de Assessoria Jurdica Universitria - CAJU, da Faculdade de Direito da UFC. O primeiro ano foi dedicado aos estudos sobre cidadania, direitos humanos, entre outros tantos. Com efeito, teriam base terica para colocar em prtica o objetivo central. Como cita Maia (2008), em 1998 o CAJU foi registrado como Projeto de Extenso da UFC, sob a orientao do professor Jos de Albuquerque Rocha, com o seguinte objetivo geral:

[...] preparar assessores jurdicos populares na rea de direitos humanos atravs de formao jurdica, poltica, social e humanstica, baseada em atuao nos mbitos de ensino, pesquisa e extenso universitrios, concretizando a integrao recproca Universidade/Comunidade e buscando proporcionar amplo acesso justia, construo coletiva de cidadania e a efetiva transformao social atravs da prtica jurdica popular.

19

Para tanto, tinham a ideia de aprender sobre temas diversos para que se capacitassem alm do que o currculo oficial solicitava. Assim, estariam aprendendo alm do solicitado. O projeto CAJU visa estimular os alunos a discutirem sobre um Direito crtico, voltado para as classes populares, contribuindo assim para formao de profissionais mais humanos. O grupo realiza uma pliade de trabalhos com vistas s comunidades. Esses trabalhos ocorrem semestralmente na Faculdade de Direito da UFC. Nesse projeto j passaram em torno de 800 estudantes de direito, que obtiveram com a experincia uma formao acadmica mais engajada com lutas sociais, atingindo assim, um dos objetivos do projeto que formar profissionais mais humanos. O grupo ainda desenvolve seminrios e cursos para a comunidade acadmica, pelo menos uma vez ao ano, como o Movimento Cultural: 500 anos de resistncia negra, indgena e popular, em 2000. O CAJU exerce atividades que compreendem a educao popular em direitos humanos, abrangendo oficinas, debates, discusses, visitas s comunidades necessitadas, movimentos sociais. Exercendo tambm um belo trabalho junto s escolas da rede pblicas, onde j foi realizado a Semana Estadual de Direitos Humanos, com o objetivo de ensinar direito. Assim, ele demonstra, que um dos objetivos do CAJU a busca pela emancipao social das comunidades carentes. Vrios trabalhos foram realizados entre o CAJU e outros movimentos sociais, podemos citar: o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); no ano de 2000, onde os sem-terra acamparam em frente sede do INCRA, em Fortaleza. L conjuntamente com a equipe de direito humanos, realizaram vrias oficinas tais como as de direitos fundamentais, direito penal, direito comercial e do consumidor. No ano de 2001, em parceria com a pastoral indigenista da Arquidiocese de Fortaleza, visitaram alguns grupos indgenas como Pitaguary, em Maracana, Tapeba, em Caucaia e o Kanind, em Aquiraz. Aps esta visita, alguns alunos tiveram interesse em estudar o direito dos povos indgenas. Tambm devemos citar o trabalho que tentaram realizar com a Pastoral Carcerria do Cear, que inclua o Sindicato dos Agentes Penitencirios, a Comisso de Direitos

20

Humanos da Assemblia Legislativa do Estado do Cear e a Defensoria Pblica e tinham como objetivo desenvolver um trabalho com as famlias dos presos, alm de verificar a situao prisional dos penitencirios do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS). Infelizmente no obtiveram sucesso, visto as grandes dificuldades que se depararam com as autoridades do sistema prisional, j que no houve colaborao por partes destes (MAIA, 2008). No teramos como listar os inmeros projetos que o CAJU j realizou, vale ressaltar que o mais importante o objetivo central do projeto: palestrar sobre direitos fundamentais em cooperativas, associaes de bairros e escolas pblicas. Ainda em Fortaleza, temos o NAJUC Ncleo de Assessoria Jurdica Comunitria tambm da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Cear UFC, bem como, o SAJU Servio de Assessoria Jurdica Popular, na UNIFOR Universidade de Fortaleza. Esses e outros projetos de outras faculdades brasileiras fazem parte da RENAJU Rede Nacional de Assessoria Jurdica Universitria, que realizam um trabalho nacional de troca de experincias, ajudando uns aos outros, fornecendo experincias sobre a prtica da Assessoria Jurdica Popular, tornando mais forte o movimento estudantil. Alguns grupos fazem parte da rede: Ncleo de Assessoria Jurdica Popular Negro Cosme NAJUP Negro Cosme/UFMA, Centro de Assessoria Jurdica Popular de Teresina CAJUNA/UFPI, Centro de Assessoria Jurdica Popular Mandacaru CAJUP Mandacaru/CEUT-PI, Projeto Justia e Atitude Projeto J/Instituto Camilo Filho PI, CAJU/UFC, NAJUC/UFC e SAJU/Unifor, j citados, Estao de Direitos Faculdade Mater Christi RN, Ncleo de Assessoria Jurdica Popular Direito nas Ruas NAJUP Direito nas Ruas/UFPE, SAJU/BA e SAJU/RS, tambm j citados e Servio de Assessoria Jurdica Universitria Popular SAJUP/UFPR.

21

3 A ASSESSORIA JURDICA POPULAR NO CURSO JURDICO: UM DIREITO FUNDAMENTAL A EDUCAO?

Antes de indagarmos se a assessoria jurdica popular no curso de direito um direito fundamental a educao, devemos primeiramente esclarecer como surgiram os cursos de Direito no Brasil. Para, assim, entendermos melhor qual a importncia dos cursos de direito perante a sociedade. Os primeiros estudantes brasileiros de direito concluram seus cursos na Universidade de Coimbra, pois, na poca, o Brasil no tinha nenhum curso que abrangesse tal rea. Tais estudantes eram filhos de grandes latifundirios, os nicos que podiam enviar seus filhos para estudar fora do Brasil. Como a demanda cresceu, houve a necessidade da criao das primeiras escolas jurdicas brasileiras, que surgiram no ano de 1827, na cidade de Olinda e em So Paulo, onde a seleo de alunos era a mesma de Coimbra, j que, s podiam estudar os filhos da grande elite brasileira, devido ao alto custo de mant-los nestas instituies. Esses cursos jurdicos tinham como seus incentivadores nobres juristas tambm formados na Universidade de Coimbra. Na grade curricular, os dois ltimos anos do curso deveriam ser destinados ao Direito Civil, Comercial e ao estudo da Economia Poltico e Prtica Processual. Depois deste perodo, observou-se a necessidade de ser incluso no curso jurdico o estudo do Direito Publico e Constitucional. Surgindo nessa fase a necessidade da criao de novos cursos, da a criao da Faculdade de Direito da Bahia. Com a criao da Faculdade da Bahia, a sociedade da poca via uma forma de conter os ideais revolucionrios que Portugal sofria por intermdio da Revoluo Francesa, pois os alunos brasileiros que estavam chegando de Coimbra traziam consigo tais ideais. Assim, a burguesia teria como conter qualquer avano pedaggico. Nesse contexto, por diversos anos vrias lutas foram travadas para que os estudantes de direito pudessem continuar a defender seus pensamentos sobre o justo e correto. No entanto, com a instaurao da ditadura militar no Brasil no ano de

22

1964, tudo piorou, pois a liberdade de expresso foi cerceada, caracterizando um perodo de aparente estagnao da produo jurdica libertadora. Com o fim da ditadura e a promulgao da nossa Carta Magna de 1988, o direito comeou a ser visto de forma diversa, as garantias fundamentais comearam a ser efetivadas, os princpios constitucionais a serem evocados, principalmente no que diz respeito dignidade da pessoa humana. Nesse cenrio, o ensino jurdico quase nada modificou, apenas ocorreu a valorizao da preparao para o mercado de trabalho. Dessa poca para a atual, ocorreu uma proliferao de cursos de direito, fazendo com que a principal funo fosse deixada de lado, que a emancipao do cidado atravs do conhecimento de seus direitos, visto ser a principal caracterstica destas faculdades colocar pessoas no mercado com educao jurdica bsica e no formar profissionais engajados com movimentos sociais. necessrio que tenhamos professores e alunos atuando conjuntamente, da a necessidade de andar lado a lado o Curso de Direito, a Assessoria Jurdica Popular e a Educao, estabelecendo um movimento de iniciativa emancipatria, com o propsito de aproximar a alta cultura da cultura popular, produzindo um novo conhecimento. Este movimento estudantil ser uma forma de estudar Direito e repass-lo a quem precisa e descriminado na sociedade. Ele busca nova forma de ensinar e de aprender, criando o princpio da educao como direito popular, no se resumindo a levar conhecimento recebido nas faculdades somente para a sociedade em que se vive, mas construir conhecimento em todos os nveis seja qual for, principalmente pautado na interao entre a comunidade acadmica e os excludos. Assim, a misso que os acadmicos de direito tero de resgatar a cultura dessa classe mais baixa da populao em termos sociais e econmicos, levando conhecimento jurdico, cultural e social. Esse novo modelo de Movimento Estudantil visa atuar dentro das faculdades, com o objetivo de fornecer uma educao humanitria, atuar nos movimentos sociais, dando opo a essa classe social que desconhece seus direitos. Nesse sentido os alunos do curso de direito sero multiplicadores de ideais revolucionrios.

23

Assim, o termo Assessoria Jurdica Popular nos remete a um projeto de cunho social para sociedade que precisa ver seus direitos fundamentais respeitados. Diante de tal posicionamento, podemos citar o direito educao, visto ser parte das condies mnimas de existncia digna de uma pessoa. Ao falarmos em dignidade da pessoa humana, difcil compreendermos o real significado destas palavras, j que tudo hoje em dia se contorce inverso em nossa sociedade. Contudo, ao pensarmos em fornecer educao aos nossos semelhantes, precisamos respeitar os direitos bsicos mnimos de um cidado. Falando em educao, pretendemos procurar elementos que liguem a assessoria jurdica popular ao curso de direito a um dos direitos fundamentais que a educao. J que entendemos que todo ser um humano uma pessoa, que possui personalidade, com direitos e deveres, participa de uma sociedade e merece ter respeitados seus direitos bsicos, entre eles a educao. De tal forma, nossa Constituio Federal preceitua em seu art. 205:
A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.

A partir do momento que temos uma melhor condio de entendimento da lei, ns, estudantes de direito e futuros profissionais, temos que nos conscientizar do dever de repassar para a classe menos favorecida conhecimentos bsicos jurdicos, pois, desse modo, tambm estaremos exercendo nossa cidadania. Estaremos oferecendo informaes sobre leis e normas como se estivssemos tratando de verdades incontestveis, para que essas pessoas possam entender o real significado de cada palavra. Vale ressaltar que no adianta utilizarmos palavras de difcil entendimento, devemos usar um vocabulrio claro e lmpido. O trabalho desenvolvido em nosso Pas por estudantes, assessores, militantes e advogados populares, trata-se de prtica jurdica que busca formar um povo que desconhece seus direitos bsicos, ou seja, a partir do momento que o aluno do curso de direito interage com a comunidade, com seus costumes, a forma com que entende o direito, entender a grande possibilidade que tm de ajudar pessoas que enxergam esses direitos de forma totalmente distorcida, porque o

24

sentimento que paira em seus coraes de opresso. A falta de informao sobre seus direitos um dos grandes problemas verificados para o cidado efetiv-los. Assim, estaro tambm canalizando seus conhecimentos para uma atividade jurdica voltada para comunidade carente. Essa prtica permitir que, os alunos envolvidos tenham uma formao profissional e pessoal com uma bagagem muito maior. O papel de educar para o direito ser de grande serventia para o aluno e para a comunidade, visto que estaremos ampliando conhecimentos de pessoas que em momento algum pensaram poder dispor de tal trabalho educativo voluntrio. Para a boa doutrina, o homem efetivamente conseguia a duras penas lutar por seus direitos. Nunca devemos pensar em desistir de fornecer educao aos menos favorecidos, da a grande ligao que existe entre o curso de Direito e a educao (SILVA, 2008). No momento em que pudermos efetivar o direito de acesso a justia para a classe menos favorecida, estaremos ajudando a ser efetivada uma das garantias Constitucionais, inserta no art. 5, inciso XXXV. Cita-se: a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. Estaremos, assim, desabrochando o ideal desta classe, que poder ver seus litgios solucionados de forma mais branda, qui mais rpido, sendo esta uma alternativa jurdica que visa uma sociedade mais justa e igual. Poderemos fazer justia social e automaticamente a desigualdade entre as classes desaparecer, tudo por intermdio do direito, j que estaremos efetivamente ensinando como solicitar e aplicar normas justas, visando sempre o bem estar dessas classes, que so claramente exploradas. A utilizao desses conhecimentos repassados estar ajudando com que se crie uma nova cultura de pensamentos e entendimentos nessa classe social, como j pensava Gramsci (1978, p.203):

Criar uma nova cultura no significa apenas fazer individualmente descobertas originais; significa tambm, e, sobretudo, difundir criticamente verdades j descobertas, socializ-las por assim dizer; transform-las, portanto, em base de aes vitais, em elemento de coordenao e de ordem intelectual e moral. O fato de que uma multido de homens seja conduzida a pensar coerentemente e de maneira unitria a realidade presente um fato filosfico bem mais importante e original do que a descoberta, por parte de um gnio filosfico, de uma nova verdade que permanea como patrimnio de pequenos grupos intelectuais.

25

Com o surgimento desta nova educao jurdica, estaremos humanizando os homens, transformando-os em sujeitos de direitos - que sempre tiveram, mas nunca os colocaram em prtica, visto a falta de informao - ensinando-os a buscar seus direitos com fora de mudana e de liberdade. Todo esse projeto envolve muito mais que seres, envolve pesquisa, pacincia, entendimento, coerncia entre outros. Como j bem pronunciava Freire (2008, p.16) :
No h ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino contnuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo. Pesquiso para conhecer e o que ainda no conheo e comunicar ou anunciar a novidade.

Paulo Freire tinha em mente que o ato de educar era tambm um ato de ensino tcnico; buscava com seu mtodo transformar o processo educativo em um processo democrtico, da a importncia das AJPs, educar com embasamento. Freire (2008, p.16) transformou o processo educativo em um processo democrtico, estabelecendo novos horizontes para quem no os enxergava: A educao um ato de amor, por isso, um ato de coragem. No pode temer o debate. A anlise da realidade. No pode fugir discusso criadora, sob pena de ser uma farsa. Tal situao assemelha-se ao que se deve ser proposto pelos alunos do curso de direito. O trabalho visa mudar a universidade e a sociedade, a formao dos alunos universitrios, pois o aprendizado no deve ser apenas o de sala de aula. Devemos buscar muito mais, conduzindo o aluno do curso de direito a uma formao slida, humanstica, com capacidade de anlise, com uma boa argumentao, interpretao e valorizao dos fenmenos jurdicos e sociais, aliando todos esses pontos a uma postura reflexiva e de viso crtica que vise capacidade e aptido para a descoberta de novos conhecimentos importantes para vida prtica dos mesmos, pois assim estaro desenvolvendo um direito em busca da cidadania. Os alunos do curso de Direito devem ter em mente e acreditar que o mundo passvel de mudanas. Educando estaremos resgatando a auto-estima

26

desta classe que to desprezada pela classe dominante. A ao pedaggica tambm uma atividade de assistncia judiciria, visto estar baseada na educao popular, estimulando a organizao destas comunidades carentes e permitindo que estas comunidades alcancem uma emancipao social jurdica. Como j dizia o grande mestre Paulo Freire educar um ato de amor.

27

4 DOS ESCRITRIOS DE ASSESSORIA JURDICA POPULAR PROBLEMTICA DA PRTICA LOCAL

A implantao dos escritrios jurdicos vem sendo benfica e bem sucedida em muitos pases. O bom desempenho destas iniciativas pode ser observado no somente pelo aprendizado e formao de futuros advogados, mas, sobretudo, pela integrao dos estudantes com questes sociais relevantes, pois com o trabalho desenvolvido, a populao estar visualizando uma nova via de acesso justia, podendo assim lutar por seus direitos. Com efeito, fica demonstrado que de suma importncia que estes escritrios tenham o apoio da sociedade, dos profissionais do direito, da faculdade e dos professores. criao dos escritrios modelos antes de tudo se deve ter em mente que este projeto ser de grande valia para todos os envolvidos. Muitos pensam que os escritrios s tero sucesso se obtiverem ajuda poltica ou econmica. Ledo engano, pois vrios escritrios em nvel mundial obtiveram sucesso em situaes contrrias, ou seja, passando por problemas como guerra civil, baixa economia entre outros. A unio e a fora de vontade sero primordiais para o sucesso destes escritrios, visto que com a unio de vrias foras, se ter um engajamento maior podendo, assim, superar problemas e chegar ao objetivo almejado. Podemos citar como exemplo de um escritrio que, apesar de todas as situaes adversas, conseguiu se fortalecer e tomar o rumo desejado, os escritrios universitrios da frica do Sul, que em pleno regime apartheid, conseguiram efetivar o acesso a justia para a classe desfavorecida. (MCCUTCHEON, 2003) Uma das funes dos escritrios universitrios ajudar no crescimento democrtico em pases que seus governantes no esto preocupados com a melhoria e bem estar da populao carente, pases que enfrentam difceis situaes econmicas e polticas. Sabemos tambm que reformas polticas ou educacionais so indispensveis para que se consiga chegar a resultados desejados, mas tambm somos conscientes de que infelizmente no podemos esperar por nossos governantes. Os escritrios de assessoria jurdica popular atua nas mais variveis formas, como levar aprendizado ao estudante do curso de direito, visto que estes

28

atuaro como consultores jurdicos, mediadores do aprendizado do cidado que desconhece quais seus direitos e deveres, fornecendo capacitao legal a comunidade carente, pois estar atuando para resolver problemas que no tinham possibilidade de serem resolvidos (ABRO; TORELLY, 2009). Como citamos antes, a pratica jurdica que os estudantes tero e os servios jurdicos gratuitos que sero fornecidos traro benefcios para todos os envolvidos, quer seja o estudante quer seja o cidado da comunidade carente. necessrio que se busque sempre inovaes e constante

aperfeioamento das tcnicas adotadas, pois assim se estar sempre atualizado. Vale ressaltar que tambm interessante para que esses escritrios tenham um bom funcionamento a adoo de convnios com outras faculdades ou

universidades, uma vez que com esses convnios a troca de informaes constante, alm da ajuda do corpo docente de todas que podem auxiliar os estudantes. O trabalho a ser desenvolvido por estes escritrios engloba o fornecimento de educao jurdica, com a funo de ajudar pessoas que desconhecem quais possibilidades e condies tem de agir caso a caso. Para se obter xito nesse projeto, vale lembrar que necessria a divulgao do mesmo junto comunidade carente que ser assistida, como organizar palestras, consultorias, debates entre outros. Solicitar ajuda e cooperao de organizaes no governamentais, pois pessoas que sofrem abuso podem ajudar na formao das metas que se deve seguir. Participar de encontros com outros escritrios para que possam trocar idias e assim estarem sempre estimulados (ABRO; TORELLY, 2009). A respeito dos estudantes que iro participar deste projeto, interessante que suas atividades possam ser regularizadas como estgios profissionalizantes, visto que esse estgio ser de grande valia para os que ingressaro na carreira jurdica. Uma das finalidades desses escritrios capacitar estudantes, assim interessante que sempre haja debates relacionados s questes que mais surgem no escritrio.

29

Com as facilidades advindas desse mundo que est em constante mutao, sociedade tem buscado necessidades trazidas por toda essa globalizao, j que adveio com ela, problemas nunca suscitados antes, ou seja, com o surgimento destas mudanas, os problemas automaticamente aumentaram. A camada inferior da sociedade, que viu seu Direito nunca ser respeitado, decidiu busc-lo, da fez surgir ideia da criao do atendimento jurdico para pessoas das comunidades carentes, visto que elas sempre estiveram desamparadas. Estes

servios de assessorias so servios de efetivao de Direitos, que antes no se viam regularizados. A Assessoria Jurdica Popular estar apta a resolver problemas bsicos, que visem possibilitar comunidade entender melhor como proceder juridicamente em determinados casos, fornecendo conhecimentos e instruo para que as pessoas possam agir caso a caso. Depois de instrudas, caberia a cada um decidir se acionar o judicirio ou no. Havendo a deciso de acionar, procurar a defensoria pblica j com ideia do que necessita. Este trabalho tem como principal condo atender e informar pessoas que desconhecem seus direitos bsicos. Tambm poder atuar na seara da mediao, solucionando litgios que no possuem requisitos suficientes para acionar o judicirio para solucion-los. O trabalho que a Assessoria Jurdica Universitria Popular ir propor ser um ente que tem como objetivo uma sociedade mais justa e igualitria, que ir compartilhar conhecimentos universitrios com a comunidade carente, fazendo com que ela tenha conscincia de seus direitos e que estes sejam efetivados, fornecendo entendimento de que o direito discutido pode permear uma qualidade de vida melhor. Assim, estaremos fornecendo a possibilidade de atuarmos em casos de violaes de direitos bsicos individuais inseridos em nossa Constituio. Sabemos que um objetivo audacioso, mas no impossvel, pois este trabalho ir aproximar a faculdade das demandas sociais, contribuindo com uma prtica jurdica pautada em valores ticos, humanitrios e sociais, fazendo com que o cidado que se acha injustiado possa ver que existem pessoas que ainda se preocupam com seu semelhante, buscando ajud-los para que seus direitos fundamentais e bsicos sejam fornecidos a fim de obterem novas expectativas de vida, j que tero acesso a justia.

30

Esse trabalho de assessoria ir fornecer aos universitrios, que tiverem interesse em atuar, conhecimento e saber que nunca poderiam ser produzidos dentro de salas de aula, permitir uma valorizao ao ser humano, demonstrando que no podemos ficar s com a doutrina e a Lei. A vivncia do dia-a-dia com os problemas suscitados uma fonte de conhecimento muito maior. O direito aqui ser muito mais que a lei. Ao se formar este vnculo entre as pessoas necessitadas e a Assessoria Jurdica Popular, ambos buscando e atuando pelo mesmo interesse, a defesa de direitos humanos, ser de suma importncia, pois os resultados obtidos sero a resposta deste lao efetivado. A troca de experincias entre o cidado que passa por extrema dificuldade e consegue superar barreiras ser de grande valia para os universitrios (MARTINEZ, 2009). As atividades propostas pela Assessoria Jurdica Popular seriam os servios de consultas jurdicas, mediao e preparao de litgios. Os benefcios que essa atividade trar comunidade carente so inumerveis, pois com esse aprendizado podero lutar por uma gama de melhorias, conforme iremos relatar no captulo seguinte.

31

5 CONSULTORIA JURDICA: A INCESSANTE BUSCA PELO DIREITO EDUCAO

A atividade de consultoria jurdica ter como pice informar quais so os direitos e de que forma o indivduo podero ingressar no judicirio para ver seus direitos respeitados. Vrios so os temas que poderamos relatar, mas aqui iremos nos ater em alguns casos em que o direito tutelado no respeitado. Infelizmente, sabemos que poucos so os beneficiados com a possibilidade de estudo, visto a falta de vontade que nossos governantes tm em investir ou melhorar esta rea em nosso Pas. Assim, a Assessoria Jurdica Popular Universitria buscaria na orientao e educao uma forma de liberdade para o indivduo, ensinando-o a buscar atravs do conhecimento repassado a lutar pelo direito educao, to almejado por muitos. A insero em colgios e qui em universidades ainda um sonho para muitos brasileiros, j que vivemos em um Pas onde os ndices de baixa escolaridade e analfabetismo so grandes. Atravs de pesquisas que j foram realizadas, ficou comprovado que a camada de estudantes que podem concluir um nvel mdio ou superior ainda muito pequena. O escritrio de assessoria jurdica da Faculdade de Direito da Pontifica Universidade Catlica - PUC/SP, escritrio Dom Paulo Evaristo Arns, ao se deparar com essa problemtica educacional, travou diversos litgios e, na grande maioria, o escritrio saiu vitorioso contra o Estado de So Paulo, solicitando-o que fornecesse educao para crianas e jovens portadores de necessidades especiais. No entanto, no obtivemos maiores dados a respeito dos casos. (ZYLBERSZTAJN; LADEIRA, 2009) Atravs da Assessoria Jurdica Popular, os futuros profissionais da rea jurdica tentaro construir uma sociedade justa e solidria oferecendo conhecimento populao marginalizada, para que ela possa com essa nova via de acesso justia, lutar por seus ideais educacionais (ZYLBERSZTAJN; LADEIRA, 2009). No momento em que o universitrio do Curso de Direito estiver envolvido com essas situaes seu aprendizado ser nico, bem diferente das simulaes ou exerccios que so realizados em salas de aula.

32

Podemos tambm exemplificar o Cdigo de Defesa do Consumidor como tema bastante polmico e suscetvel de vrias demandas judiciais. Nos casos que versam sobre esse assunto so comuns ocorrerem litgios, visto estar relacionado ao consumidor e fornecedor. Atravs de material informativo como cartilhas, reunies e debates, a Assessoria Jurdica Popular poder realizar um trabalho junto comunidade carente de consultoria, informando quais os direitos e deveres do cidado na relao consumerista. Esse trabalho jurdico ser realizado na prpria comunidade que geralmente possui a sede das Associaes de Moradores, pois assim estaro valorizando a participao do cidado que ir, por meio desta oportunidade discutir o que vem acontecendo no seu dia-a-dia sobre o tema proposto e conhecendo, de forma didtica, seus direitos e deveres. Ressaltamos que esse aprendizado no ser direcionado somente ao consumidor, ser til tambm ao pequeno empresrio que tem sua venda ou mercearia nas extremidades, pois poder colocar em prtica o aprendizado com seus clientes (RENAJU, 2010).

5.1 Mediao: apaziguando conflitos

Vrias so as espcies de solues extrajudiciais de litgios que o Poder Judicirio aprecia e, entre elas, est a mediao. O processo de mediao uma espcie de soluo extrajudicial que visa solucionar disputas resultantes de relacionamentos anteriores entre os litigantes. Os envolvidos buscam, atravs de um terceiro mediador, manter dilogos brandos, os quais tm como principal objetivo tentar firmar um acordo entre as partes. No mbito da Assessoria Jurdica Popular Universitria, os universitrios tero o condo de facilitar o dilogo entre essas disputas, estimulando as pessoas envolvidas a conseguirem obter xito nas controvrsias ali apresentadas. O

universitrio ser o falicitador do dilogo, buscando restabelecer a comunicao entre os envolvidos no litgio, com a funo de dirimir a disputa. Nesse momento o estudante de direito comea a conhecer a realidade da sociedade, principalmente da sociedade carente, ficando cientes de que o trabalho

33

desenvolvido diverso do praticado nos escritrios, visto que aqui, o universitrio vai em busca do conflito para tentar ajudar essas pessoas que no dispe de verbas para contratar juristas renomados, ampliando, assim, sua rea de conhecimento e aprendizado. Como j destaca Santos (2007, p.150):
A participao dos estudantes de direito em tais projectos favorece a aproximao a espaos muitas vezes ignorados e que serviro de gatilhos pedaggicos para uma formao mais sensvel aos problemas sociais, o que nem mesmo a leitura de um ptimo texto descritivo de tal realidade poderia proporcionar. o estudante como protagonista de seu processo de ensino e aprendizagem.

Colocando em prtica o trabalho proposto, a assessoria ir qualificar o estudante de direito a enfrentar problemas que surgiro no decorrer de sua vida com muito mais facilidade, fazendo, desse modo nascer profissionais mais humanitrios, no visando somente ao lucro e interesses pessoais. E o mais importante, ele ajudar a tornar o cidado carente em uma pessoa que busca pela sua emancipao, fazendo com que deixe de ser vtima para ser o heri de suas conquistas, pois a luta pelo acesso a justia o deixar um ser mais respeitado e digno.

5.2 Preparao de Litgios

Ao se conseguir implantar o amor e compromisso na luta pela emancipao das pessoas que se veem excludas e injustiadas, estaremos produzindo efeitos morais nunca vistos antes. Partindo deste pensamento, estaremos formando estudantes do curso de direito com misso muito maior do que o passado dentro de sala de aula. Dessa forma, a Assessoria Jurdica Popular estar gerando condies para uma mudana que ser benfica a todos os envolvidos. Assim, a Assessoria Jurdica Popular tambm poder desenvolver um trabalho de preparao de litgios, o qual versar sobre quais as possibilidades que cada indivduo ter diante do problema ali exposto. Atuar no sentindo de ensinar e

34

explicar quais procedimentos so cabveis e que formas podem ser aplicadas, facilitando a vida dos que se veem sem perspectiva de soluo nos litgios; ensinando que tipo de acesso ser utilizado para poder chegar ao objetivo almejado, como tambm informar quais documentos so necessrios para no ver seu pedido ser negado por falta deles.

5.3 Premissas fundamentais para as Assessorias Jurdicas Populares

A partir destas leituras, adaptamos alguns critrios inerentes s Assessorias Jurdicas Populares traando algumas premissas que reputamos importantes para o advento das prticas de assessoria jurdica popular. Com efeito, preciso que haja insero do estudante na realidade da qual parte e estimul-lo a atuar como profissional-cidado, ensinando-o a ser uma pessoa melhor, que se preocupa com o bem estar de pessoas que necessitam de sua ajuda como profissional. Assim, colocar em prtica conhecimentos adquiridos nas capacitaes do projeto e no curso de Direito, tendo em vista sempre o cunho social, buscando situaes em que possa atuar como voluntrio e no somente visar ao lado financeiro. A promoo da cidadania deve ter como finalidade a garantia dos direitos do cidado, justia social, tica, eficincia e eficcia das aes, j que sabemos que nosso judicirio est cada vez mais lento, buscar dessa forma facilitar o acesso justia, atravs do dilogo e orientao, assim estar despertando a populao que deve ser atendida pelo Estado, em nome dos seus direitos. O trabalho deve ser desenvolvido para que todos (as) os/as envolvidos (as) transformem-se em agentes construtores de informaes, capazes de intervir positivamente na realidade da comunidade a que pertencem, afim de termos uma sociedade mais igualitria e justa, visto que atravs deste trabalho haver maior integralizao estudante/comunidade, proporcionando experincias fundamentais sua formao, tornando esses alunos pessoas mais humanas.

35

No mbito da discusso acadmica deve-se buscar as questes suscitadas pela populao, sobrelevando sua importncia sob uma forma mais harmnica da discusso do direito. necessrio, outrossim, que se reconhea a existncia de outros ordenamentos jurdicos, alternativos ao estatal, mas que dividam espao com esse no seio das comunidades, atuando de forma efetiva na soluo dos conflitos entre seus moradores, militando assim pela efetivao dos Direitos Humanos, como dos direitos moradia, democracia, comunicao, ao meio-ambiente, educao, sade entre outras tantas. Por ltimo, a educao voltada para a comunidade com vocao cidad, fornecendo palestras, cursos de capacitao entre outras, para que possam adquirir conhecimento do que de direito. Com isso, teremos pessoas que podero solicitar que seus direitos bsicos possam ser respeitados e efetivados.

36

5 CONCLUSO

Assessoria jurdica popular - AJP um meio de integrao comunicativa e prtica sociedade sob o vis jurdico, cuja funo fornecer conhecimentos bsicos de direito para a comunidade carente. As AJPs estaro aptas a resolver problemas bsicos que visem possibilitar comunidade o entendimento de como melhor proceder juridicamente em determinados casos, a exemplo do Direito do Consumidor, vale dizer, quando todos tm direito a troca de produtos em determinadas situaes, mas poucos tomam conhecimento deste direito, pois os prprios lojistas no informam. As AJPs atuariam no limite de fornecer conhecimentos e instruir como as pessoas podem agir caso a caso. Depois de instrudas caberia a cada um decidir se acionaria o judicirio ou no. Havendo a deciso de acionar, procuraria a Defensoria Pblica j com a idia do que necessita. Com efeito, os estudantes que assessoram tero a possibilidade de atender e informar pessoas no conhecedoras dos seus direitos bsicos. Tambm podero atuar na seara da mediao, solucionando litgios que no possuem requisitos suficientes para acionar o judicirio para solucion-los. Com relao s AJPs, na prtica, infelizmente, o curso de Direito hoje procurado por grande parte das pessoas como uma forma de ganhar dinheiro, visto haver grande nfase da mdia em torno dos concursos jurdicos. Assim, grande parte dos advogados que esto adentrando no mercado de trabalho buscam acima de tudo uma estabilidade financeira, esquecendo que existe uma camada da sociedade necessitada de ajuda jurdica e que no possui condies financeiras para arcar com bons advogados. Dessa forma, fica claro que as AJPs dificilmente gozaro do prestgio que deveriam ter, apesar da importncia que tm perante a sociedade carente, pois a preocupao de grande parte dos futuros advogados conseguir uma estabilidade financeira. A falta de incentivo das prprias faculdades uma das principais dificuldades enfrentadas, por estarem preocupadas em arrecadar mensalidades. Logo lanam no mercado pessoas e no cidados preocupados com o bem estar da comunidade carente, to presente hoje em nossa sociedade. Prova maior a grande demanda de cursos jurdicos que foram criados nos ltimos cinco anos.

37

Algumas propostas poderiam ser reivindicadas, verbi gratia que o Ministrio da Educao e Cultura - MEC, a partir de poder normativo, deveria tornar obrigatria a criao de AJPs nas faculdades que disponibilizam o Curso de Direito, assim teramos maior comprometimento entre professores e alunos. As faculdades incluriam na grade curricular uma disciplina voltada para o tema AJPs, colocando o aluno para cuidar de determinado caso do comeo ao fim, sempre auxiliado por professor, diversamente do que ocorre nas disciplinas de prtica jurdica das Faculdades de Direitos, j que no se tem como acompanhar at o final do processo.

38

REFERNCIAS

ABRO, Paulo; TORELLY, Marcelo. Assessoria jurdica popular: leituras fundamentais e novos debates. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2009.

BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Dirio Oficial Unio, Braslia, 5 out. 1988. Disponvel em: <https://www.planalto.gov.br/>. Acesso em: 13 jun. 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. 38 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2008. (Coleo Leitura).

GRAMSCI, Antonio. Concepo dialtica da histria. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilizao brasileira, 1978.

MAIA, Christianny. Assessoria jurdica popular: Teoria e Prtica Emancipatria. Dissertao Mestrado, Universidade Federal do Cear - UFC, 2008. Disponvel em:<http://www.scribd.com/doc/30857165/Assessoria-Juridica-Popular-ChristiannyDiogenes-Maia> Acesso em: 18 ago. 2010.

MARTINEZ, S. R. A evoluo do ensino jurdico no Brasil. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8020> Acesso: em 22 ago. 2010.

MCCUTCHEON, Aubrey. Escritrios Universitrios de Assistncia Jurdica: uma presena internacional crescente com inmeros benefcios. GOLUB, Stephen, MCCLYMONT, Mary. Caminhos para justia. Rio de Janeiro: Ford/Renovar, 2003.

RENAJU. Rede Nacional de Assessoria Jurdica Universitria. Renaju.Disponvel em: <http://blogrenaju.blogspot.com/> Acesso em: 24 ago. 2010.

SANTOS, Boaventura Santos. Para uma revoluo democrtica da justia. So Paulo: Cortez, 2007.

39

SILVA, Jos Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 32 ed. So Paulo: Malheiros, 2008.

ZYLBERSZTAJN, Joana e LADEIRA, Simone. Pesquisa de inovaes na advocacia em direitos humanos. So Paulo, 2003.

Vous aimerez peut-être aussi