Vous êtes sur la page 1sur 7

Os evangelhos sinpticos

O termo sinptico se deriva do grego synoptikos, forma adjetivada de synopsis, formada de syn(com) e opsis (vista), o que, aplicado aos evangelhos, veio a significar vistos de um ponto de vista comum. Isto significa que os trs evangelhos chamados sinpticos encaram a vida, os ensinamentos e a significao da vida de Jesus do mesmo ponto de vista, em contraste com o ngulo de Joo, cuja apresentao bem diferente. Pode reconstituir uma harmonia passvel como os evangelhos sinpticos, que registram a vida de Jesus na Galilia, com algumas viagens laterais a outros lugares. Mas o evangelho de Joo se limita quase inteiramente ao que Jesus disse e fez na rea de Jerusalm, razo por que dificilmente se adapta s narrativas dos evangelhos sinpticos com exatido. Os evangelhos de Mateus, Marcos, e Lucas so conhecidos como Evangelhos Sinpticos devido a conterem uma grande quantidade de histrias em comum, na mesma seqncia, e algumas vezes, utilizando exatamente a mesma estrutura de palavras.

O Evangelho de Mateus
O testemunho antigo que o evangelho de Mateus visava sobretudo aos Judeus recmconvertidos, como uma espcie de manual de instruo na f. Outros supem que seu propsito se assemelha ao do apocalipse, isto , consolar e fortalecer aos mrtires em potencial, assegurando-lhes o carter genuno de Jesus como Messias. O autor indica que o cristianismo uma graduao acima do judasmo, mas no contradio com o mesmo. Jesus o novo Moiss, e seus ensinamentos so a nova lei, conforme se torna evidente na seo dos captulos 5 - 7. O evangelho foi escrito para consolar aos crentes perseguidos. O contedo do prprio evangelho mostra o intuito de fazer um apelo a judeus e gentios igualmente, assegurando a ambos que Jesus o Messias e Salvador. O evangelho se interessa pelas questes escatolgicas,refletindo a crena dos cristos primitivos de que o segundo advento de Cristo estava prxima.

O Evangelho de Marcos
geralmente aceito que o Evangelho de Marcos foi escrito em Roma, provavelmente visando os gentios daquela cidade. Marcos escreveu um livro cuja inteno era fornecer orientao e consolo igreja que estava atravessando grave crise. Marcos no escreveu o seu evangelho a fim de promover qualquer ponto doutrinrio ou a fim de fazer propaganda; mas simplesmente refletiu a crena que era defendida pelos seus leitores, fazendo-os relembrarem os propsitos da vida e da morte de Jesus, para que pudessem enfrentar galhardamente a grande crise presente. O Senhor Jesus apresentado como o grande operador de milagres, o poderoso filho de Deus, cujos feitos poderosos, feitos face da terra, podem ser reproduzidos por aqueles que tiverem f suficiente, e que so seguidores do caminho da cruz, caminho esse que precisa continuar sendo seguido. No evangelho de Marcos encontramos uma dupla cristologia. Jesus ao mesmo tempo o Filho de Deus e como Filho do homem.

O evangelho de Lucas
O lugar de sua composio tem de ser deixado na rea das conjecturas, porquanto no temos qualquer evidncia positiva a esse respeito. A tradio antiga associa Lucas a Antioquia da Sria. As cidades de Roma, feso e Corinto tambm foram sugeridas. O prprio autor declara um dos propsitos que teve, ao escrever a sua obra, no prefcio deste evangelho; Lucas desejava suprir uma narrativa em ordem e digna de confiana para Tefilo (que evidentemente era um alto oficial romano, possivelmente recm-convertido ao cristianismo). Lucas salienta a vida de orao de Jesus mais do que qualquer dos demais evangelhos. Muitos tem observado que o evangelho de Lucas demonstra um marcante interesse pelo papel da mulheres e a importncia delas na tradio do evangelho. Portanto, um dos propsitos de Lucas foi de mostrar os privilgios do sexo mais fraco no seio da igreja.

O Evangelho de Joo
A provenincia e destino tm de ser deixados na dvida. Quanto ao lugar em que teria sido escrito o evangelho de Joo, quatro localidades tm sido sugeridas, a saber: Jerusalm, Antioquia, feso e Alexandria. A tradio mais constante e vigorosa tem vinculado este evangelho cidade de feso. O contedo do prprio evangelho de Joo indica para quem foi o mesmo escrito. Trata-se de uma apologia crist de carter geral e d nfase especial doutrina do logos, que tem por intuito combater todas as formas de gnosticismo, especialmente prevalecentes nas igrejas gentlicas e que, mui provavelmente, se mostravam mais virulentas nas igrejas crists da sia Menor.

As cartas paulinas
As Cartas Paulinas so uma reflexo teolgica ou pastoral num segundo momento (com exceo da Carta aos Romanos). Antes disso, houve o trabalho missionrio de fundar e organizar as comunidades. certo que o nmero de comunidades fundadas pelo Apstolo Paulo e seus companheiros foi muito maior daquelas que receberam alguma Carta. Outra constatao importante que no foi possvel conservar todos os escritos paulinos. Algumas cartas se perderam e no esto no cnon bblico. O conjunto das Cartas Paulinas compreende um total de treze Cartas que reivindicam a paternidade do Apstolo Paulo. A ordem em que se encontram no cnon bblico no reflete a data em que foram escritas, mas foram organizadas segundo a sua extenso. Alguns procuram agrupar as Cartas do seguinte modo: a) Cartas maiores: Romanos, 1-2 Corntios, Glatas e 1-2 Tessalonicenses. b) Cartas da priso: Efsios, Filipenses, Colossenses e Filemon. c) Cartas pastorais: 1-2 Timteo e Tito. Outra classificao pode ser feita a partir da possvel autoria das mesmas: Cartas Proto-Paulinas: que seguramente so autnticas, isto , que so de autoria do Apstolo Paulo, e que so aceitas por todos os estudiosos: Romanos, 1-2 Corntios, Glatas, Filipenses, 1 Tessalonicenses e Filemon.

Cartas Deutero-Paulinas: so aquelas cuja autenticidade no segura ou negada por um certo nmero de estudiosos: Efsios, Colossenses e 2 Tessalonicenses. Trito-Paulinas: 1-2 Timteo e Tito. Essas dificilmente seriam do Apstolo Paulo, pois usam uma linguagem diversa e tratam de problemas que existiam nas comunidades no final do I sculo. certo que algumas Cartas de Paulo foram perdidas. Em 1Cor 5,9 j se fala de uma Primeira Carta aos Corntios. Em Cl 4,16, Paulo se refere a uma Carta escrita aos cristos de Laodicia. E temos ainda a famosa Cartas em lgrimas aos Corntios (2Cor 2,4). Alguns estudiosos afirmam que a Carta aos Filipenses um conjunto de vrios bilhetes. E tambm que a 2Cor um ajuntamento de vrias cartas, enviadas em datas diferentes. As Cartas no foram escritas do prprio punho pelo Apstolo. Ele as ditava (cf. Rm 16,22) e s vezes assinava (cf. Gl 6,11). Talvez a carta a Filemon tenha sido o nico escrito com sua prpria mo.

1 e 2 Tessalonicenses
A primeira carta fruto da descrio, feita por Timteo, da situao da jovem Igreja. Esta Carta no somente a primeira em ordem de tempo, mas tambm o primeiro escrito do Novo Testamento. No que se refere ao essencial da vida crist, as notcias eram boas. Os cristos de Tessalnica permaneciam firmes na f, esperana e caridade. Sua f tinha sido aprofundada por causa das dificuldades e das provas encontradas (cf. lTs 1,3; 3,6-8). No entanto, a comunidade no tinha entendido bem a doutrina sobre a Parusia, e se preocupava pela sorte de seus membros mortos antes da vinda de Cristo (4,13). Isso gerava desvios morais, angstias, tristezas e at ociosidade. Assim a carta de Paulo tem duplo objetivo: - um encorajamento da f dos cristos e uma ao de graas por sua operosidade (13); - corrigir os desvios que surgiram na comunidade, sobretudo no que se refere sorte dos mortos na ressurreio e sobre a segunda vinda de Cristo (4,135,10). Os estudiosos que defendem que a segunda carta tambm de autoria do Apstolo Paulo, afirmam que ela foi escrita, provavelmente, alguns meses depois da primeira Carta e praticamente tem o mesmo objetivo. Talvez as palavras de Paulo ns os que estivermos

vivos... em lTs 4,15 tenham motivado ainda mais a preocupao de uma parusia iminente. O Apstolo procura desfazer tais idias descrevendo os sinais que precedero a vinda de Cristo (2,1-12) e exortando todos a se dedicarem ao trabalho (3,10-12). Alguns pontos importantes que podemos concluir das duas cartas: a) Temos aqui exemplo do que era o kerigma missionrio, onde j se pode perceber um sentido trinitrio do anncio. Insiste-se na adeso ao nico e verdadeiro Deus. b) Pelas Cartas se pode perceber tambm as dificuldades encontradas, os primeiros problemas que surgiram nas comunidades e o modo como o Apstolo tentou resolv-los. c) O Evangelho verdadeiramente Palavra de Deus (2,13). A 1Ts o primeiro escrito do NT. Esta Carta no endereada a pessoas, mas a uma Igreja (1,1). o novo Israel que Deus amou e escolheu (1,4; 2Ts 1,11). d) interessante a preocupao com a Parusia e a Escatologia e as solues propostos por Paulo. e) Na comunidade percebe-se j a existncia de alguns ministrios, a quem Paulo recomenda o respeito (1Ts 5,12). Porm, todos so instrumentos na mo de Deus (1Ts 4,9) e devem se ajudar mutuamente (1Ts 5,14). f) A orao importante para o bem da comunidade, que tem tambm os dons do Esprito (carismas). Os cristos devem ter o discernimento, porm no devem apagar o Esprito e no devem desprezar as Profecias (1Ts 5,19-21). g) Os cristos devem esperar com pacincia vinda de Cristo, portanto, devem trabalhar e inserir-se na vida social, ganhando o po de cada dia com o trabalho (cf. 2Ts 3,5-15). A histria humana prossegue o seu curso, sem que possamos estabelecer a data do seu fim. i) Os temas trabalhados nestas duas Cartas permanecem atuais. O anncio da palavra sempre novo. Por esta razo que sem cessar agradecemos a Deus por terdes acolhido sua Palavra, que vos pregamos no como palavra humana, mas como na verdade , a Palavra de Deus que produz frutos em vs, os fiis (1Ts 2,13). De outra parte, muitos so os que hoje anunciam a Palavra com fins enganosos, anunciam ainda o fim do mundo (por ignorncia ou com objetivos econmicos), enganando multides. Palavra de Deus palavra que produz a vida e no o medo!

Carta aos Filipenses A Carta aos Filipenses chamada Carta da alegria. uma carta de amigos. Parece quase um contraste: Paulo est preso (situao de sofrimento) e a comunidade passa tambm por dificuldades, e a Carta fala tanto da alegria. uma Carta para animar, dar fora e esperana. No h nela nenhuma argumentao teolgica. Mesmo quando fala dos judaizantes, no com inteno polmica, mas somente para alert-los. Seu tom ntimo e muito familiar.

A Carta mostra tambm como a misso evangelizadora uma tarefa comunitria. Basta ver o nome das pessoas envolvidas (Paulo, Timteo, Silas, Epafrodito, Ldia, Szigo, Evdia, Sntique...). A comunidade deve se preocupar e defender-se dos ces e dos falsos operrios. Aqueles que querem dividir, que querem anunciar um outro evangelho. Diante desses, Paulo reage com dureza. O Apstolo se mostra contrrio aos judaizantes que querem que os pagos faam a circunciso, do contrrio sero impuros (cf. 3,2-3). Mas tambm so perigosos aqueles que querem um evangelho fcil, sem a cruz (cf. 3,18). A carta nos mostra o lado carinhoso e da ternura. muito interessante ver como algumas palavras bonitas aparecem no texto: alegria, ternura, corao... Os filipenses esto em seu corao (1,7); so seus amados (2,12); queridos e saudosos irmos (4,1). E tambm uma Carta onde surgem algumas das frases mais belas da Bblia: Deus testemunha de que eu quero bem a todos vocs com a ternura de Jesus Cristo (1,8); Tudo posso nAquele que me fortalece! (4,13); Alegrai-vos sempre no Senhor! (4,4); Permanecei firmes no Senhor! (4,1); etc. A Carta quase uma orao, uma celebrao, uma eterna ao de graas que o Apstolo parece rezar enquanto escreve. Isso nos mostra o lado mstico de Paulo e tambm a importncia da orao e da vida espiritual das nossas comunidades hoje. Os cristos devem se modelar no exemplo de Cristo que se humilhou e por isso foi exaltado. O cristo deve viver em comunho fraterna, fruto do amor e da renncia aos prprios interesses, vivendo no meio de uma sociedade perversa e m (2,12-16). Eles devem imitar o comportamento de Paulo e dos demais evangelizadores (3,12-17). Quem segue a Cristo, mesmo em meio a dificuldades, vive a alegria (3,1; 4,4). Colocando em prtica tudo aquilo que verdadeiro, nobre, justo, puro, amvel, honroso, virtuoso ou que de qualquer modo merea louvor, o Deus da paz verdadeiramente estar com eles (4,8-9). Os cristos devem viver com esperana: esperar pelo dia glorioso de Cristo (1,10); esperar pela ressurreio (3,11), esperar pela ptria celeste (3,20). certo que Paulo pensa ao momento da morte individual de cada um, mas tambm fica vivo o pano de fundo de uma esperana numa escatologia csmica, que assinalar a transformao de todo o mundo segundo o plano de Deus.

Bibliografia
R.N., Champlim, Enciclopdia de Bblia, Teologia e Filosofia, vol 1 a 6, Editora Hagnos, 9 edio, 2008. http://pt.scribd.com/doc/35416382/Cartas-Paulinas

Vous aimerez peut-être aussi