Vous êtes sur la page 1sur 4

Esquematizao e Resumo de textos ANDRADE, Maria Margarida. Introduo Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Atlas, 2005.

. 1) Sublinhar no somente uma tcnica de estudos, ela serve para ressaltar idias importantes de um texto. Para isso preciso compreender o assunto, pois s assim possvel identificar os assuntos principais. Existem as idias secundrias que podem ser omitidas no ato de sublinhar. 2) Pode-se sublinhar frases inteiras, palavras-chaves ou grupo de palavras. Primeiramente fazer uma leitura integral do texto. Segundo buscar esclarecer as dvidas de vocabulrio, termos tcnicos, dos histricos etc. Num terceiro momento de leitura recomenda-se identificar as idias principais e sublinha-las. 3) Pode-se sublinhar as palavras-chaves em cada pargrafo. Estas palavras devem conter idias nucleares mais importantes. 4) margem do texto assinalar com um ponto de interrogao os casos de discordncias, os pontos mais difceis para o entendimento. 5) A partir da, reconstruir o texto de num esquema ou num resumo a partir tomando as palavras ou pequenas frases como base. 1) 2) 3) 4) 5) Elaborao de Esquemas Compreende-se o esquema como uma radiografia do texto, um tipo de esqueleto. O esquema serve como um trabalho prvio para a elaborao de resumos. Utilize, no esquema, linhas retas ou curvas, setas, colchetes etc. Nele aparecem as palavras-chaves ou seja, as idias principais. No esquea de manter a fidelidade ao texto original, as idias do autor. H pessoas que usam tinta colorida, desenhos, smbolos.

Exemplo de pargrafo esquematizado: So quatro as atividades principais dos especialistas em comunicao : deteco prvia do meio ambiente, correlao das partes da sociedade na reao a esse meio, transmisso da herana social de uma gerao para a seguinte e entretenimento. A deteco prvia consiste na coleta e distribuio de informaes sobre acontecimentos do meio ambiente, tanto fora como dentro de qualquer sociedade particular. At certo ponto, isso
1

corresponde ao que conhecido como manipulao da notcias. Os atos de correlao, aqui, incluem a interpretao das informaes sobre o meio ambiente e orientao da conduta em reao a esses acontecimentos. Em geral, essa atividade popularmente classificada como editorial, ou propaganda. A transmisso de cultura se faz atravs da comunicao das informaes, dos valores e normas sociais de uma gerao a outra ou de membros de um grupo a outros recm-chegados. Comumente, identificado como atividade educacional. Por fim, o entretenimento compreende os atos comunicativos com inteno de distrao, sem qualquer preocupao com os efeitos instrumentais que eles possam ter. ( Wrigt, apud Soares & Campos, 1978, p 120).

Exemplo de como esquematizar o texto anterior: As quatros atividades do especialista em comunicao: 1.1Deteco prvia do meio ambiente: coleta e distribuio da informao, manipulao da notcia . 1.2Correlao das partes da sociedade na reao do meio: interpretao da informao, editorial ou propaganda. 1.3Transmisso da herana social: transmisso da cultura, comunicao das informaes: valores e normas sociais, educao) 1.4Entretenimento: atos comunicativos com inteno de distrao. Exemplo de resumo: As atividades dos especialistas em comunicao so a deteco prvia do meio ambiente, que consiste na coleta e distribuio das informaes, ou manipulao de notcias. A correlao das partes da sociedade na reao ao meio, que inclui a interpretao das informaes, pelo editorial e propaganda. A transmisso da cultura, que se faz atravs da comunicao das informaes, identificada como atividade educacional. O entretenimento, que se realiza pelos atos comunicativos, e que procura apenas a distrao.

Tipos de Resumo: a) Resumo descritivo ou indicativo: descrevem-se os principais tpicos do texto original e seus contedos. Frases curtas correspondem a cada elemento importante do texto. No se deve ultrapassar 15 20 linhas. b) Resumo informativo ou analtico: reduz o texto original em 1/3 ou1/4. Abole-se os grficos, citaes, exemplos abundantes. No permite opinio pessoal do autor do resumo. Se ater as idias principais. c) Resumo crtico: condensao do texto original a 1/3 ou 14. Aqui o autor do resumo pode tecer seus comentrios e opinies. d) Resenha: Trata-se de um resumo crtico. H reduo do texto original e permite opinies e comentrios, julgamento de valor, comparaes com outras obras, a importncia da obra em relao s outras do mesmo gnero. Redao de Resumos de livros a) Leitura integral do texto para se conhecer o assunto b) Sublinhar as idias importantes em cada captulo. c) As partes do livro se descobre a partir do ndice, captulos e subttulos. De posse desses elementos elaborar um plano ou esquema de redao do resumo. d) Ao tomar posse do esquema, fazer um rascunho, resumindo os captulos ou as partes. e) Fazer outra leitura para verificar se h possibilidade de resumir mias ou se no houve omisso de algum elemento. Refazer a redao. f) s vezes no h necessidade de manter os resumos dos captulos e subttulos. g) Resumo de um livro: recriao do texto. Segundo ANDRADE ( 1992, p 53), o resumo bem elaborado deve obedecer : 1. apresentar, de maneira sucinta, o assunto da obra; 2. no apresentar juzos crticos ou comentrios pessoais; 3. respeitar a ordem das idias e fatos apresentados; 4. empregar linguagem clara e objetiva; 5. evitar a transcrio de frases do original; 6. apontar as concluses do autor; 7. dispensar a consulta ao original para a compreenso do assunto.
3

ANDRADE, M. M.; HENRIQUES, A . A Lngua Portuguesa: noes bsicas para cursos superiores. So Paulo: Atlas, 1992

Vous aimerez peut-être aussi