Vous êtes sur la page 1sur 4

Esquematização e Resumo de textos ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 2005.

1) Sublinhar não somente uma técnica de estudos, ela serve para ressaltar idéias importantes de um texto. Para isso é preciso compreender o assunto, pois só assim é possível identificar os assuntos principais. Existem as idéias secundárias que podem ser omitidas no ato de sublinhar. 2) Pode-se sublinhar frases inteiras, palavras-chaves ou grupo de palavras. Primeiramente fazer uma leitura integral do texto. Segundo buscar esclarecer as dúvidas de vocabulário, termos técnicos, dos históricos etc. Num terceiro momento de leitura recomenda-se identificar as idéias principais e sublinha-las. 3) Pode-se sublinhar as palavras-chaves em cada parágrafo. Estas palavras devem conter idéias nucleares mais importantes. 4) Á margem do texto assinalar com um ponto de interrogação os casos de discordâncias, os pontos mais difíceis para o entendimento. 5) A partir daí, reconstruir o texto de num esquema ou num resumo a partir tomando as palavras ou pequenas frases como base. 1) 2) 3) 4) 5) Elaboração de Esquemas Compreende-se o esquema como uma radiografia do texto, é um tipo de “esqueleto”. O esquema serve como um trabalho prévio para a elaboração de resumos. Utilize, no esquema, linhas retas ou curvas, setas, colchetes etc. Nele aparecem as palavras-chaves ou seja, as idéias principais. Não esqueça de manter a fidelidade ao texto original, as idéias do autor. Há pessoas que usam tinta colorida, desenhos, símbolos.

Exemplo de parágrafo esquematizado: “São quatro as atividades principais dos especialistas em comunicação : detecção prévia do meio ambiente, correlação das partes da sociedade na reação a esse meio, transmissão da herança social de uma geração para a seguinte e entretenimento. A detecção prévia consiste na coleta e distribuição de informações sobre acontecimentos do meio ambiente, tanto fora como dentro de qualquer sociedade particular. Até certo ponto, isso
1

que inclui a interpretação das informações. identificada como atividade educacional. é identificado como atividade educacional. Os atos de correlação. o entretenimento compreende os atos comunicativos com intenção de distração. editorial ou propaganda. Em geral. Exemplo de como esquematizar o texto anterior: As quatros atividades do especialista em comunicação: 1. que se realiza pelos atos comunicativos.3Transmissão da herança social: transmissão da cultura.1Detecção prévia do meio ambiente: coleta e distribuição da informação. A transmissão de cultura se faz através da comunicação das informações. p 120). ou manipulação de notícias.2Correlação das partes da sociedade na reação do meio: interpretação da informação. sem qualquer preocupação com os efeitos instrumentais que eles possam ter”. ou propaganda. apud Soares & Campos. aqui. educação) 1. que consiste na coleta e distribuição das informações. e que procura apenas a distração. comunicação das informações: valores e normas sociais. Por fim. manipulação da notícia .” 2 . Exemplo de resumo: “As atividades dos especialistas em comunicação são a detecção prévia do meio ambiente. essa atividade é popularmente classificada como editorial. 1. O entretenimento. dos valores e normas sociais de uma geração a outra ou de membros de um grupo a outros recém-chegados. Comumente. A transmissão da cultura. 1978. incluem a interpretação das informações sobre o meio ambiente e orientação da conduta em reação a esses acontecimentos. pelo editorial e propaganda.4Entretenimento: atos comunicativos com intenção de distração.corresponde ao que é conhecido como manipulação da notícias. ( Wrigt. A correlação das partes da sociedade na reação ao meio. 1. que se faz através da comunicação das informações.

c) Resumo crítico: condensação do texto original a 1/3 ou 14. Refazer a redação. não apresentar juízos críticos ou comentários pessoais. d) Ao tomar posse do esquema. 3. Aqui o autor do resumo pode tecer seus comentários e opiniões. Redação de Resumos de livros a) Leitura integral do texto para se conhecer o assunto b) Sublinhar as idéias importantes em cada capítulo. 3 . f) Às vezes não há necessidade de manter os resumos dos capítulos e subtítulos. 4. de maneira sucinta. empregar linguagem clara e objetiva. apresentar. evitar a transcrição de frases do original. exemplos abundantes. citações. g) Resumo de um livro: recriação do texto. respeitar a ordem das idéias e fatos apresentados. comparações com outras obras. e) Fazer outra leitura para verificar se há possibilidade de resumir mias ou se não houve omissão de algum elemento.Tipos de Resumo: a) Resumo descritivo ou indicativo: descrevem-se os principais tópicos do texto original e seus conteúdos. Não permite opinião pessoal do autor do resumo. c) As partes do livro se descobre a partir do índice. Segundo ANDRADE ( 1992. a importância da obra em relação às outras do mesmo gênero. Frases curtas correspondem a cada elemento importante do texto. d) Resenha: Trata-se de um resumo crítico. o assunto da obra. apontar as conclusões do autor. b) Resumo informativo ou analítico: reduz o texto original em 1/3 ou1/4. p 53). Há redução do texto original e permite opiniões e comentários. 6. 7. resumindo os capítulos ou as partes. julgamento de valor. o resumo bem elaborado deve obedecer : 1. Não se deve ultrapassar 15 à 20 linhas. De posse desses elementos elaborar um plano ou esquema de redação do resumo. dispensar a consulta ao original para a compreensão do assunto. capítulos e subtítulos. 2. 5. Se ater as idéias principais. fazer um rascunho. Abole-se os gráficos.

A Língua Portuguesa: noções básicas para cursos superiores. 1992 4 . M. M.ANDRADE. HENRIQUES. A .. São Paulo: Atlas.