Vous êtes sur la page 1sur 2

Regime autoritrio na Guin Equatorial

O regime autoritrio domina a Guin Equatorial desde a sua independncia. O processo de independncia foi considerado rpido, sendo iniciado ao final de 1967. No ano seguinte a Espanha suspendeu o controle poltico e, por ao da Organizao de Unidade Africana, realizou um referendo no dia 11 de agosto de 1968, que aprovou a nova Constituio. Em setembro do mesmo ano foram realizadas eleies parlamentares e, em, 12 de outubro desse mesmo ano foi proclamada a independncia. As eleies presidenciais de 1971 levaram ao poder Francisco Macas Nguema. Entretanto, em agosto de 1979, aps um golpe de Estado sangrento, seu governo as atrocidades cometidas contra seu povo foram julgados, sendo que seu veredito foi a execuo por fuzilamento, j em setembro de 1979. Em seu lugar, aps a deposio, assumiu Obiang Nguema Mbasogo (outubro de 1979), declarando que o novo governo iria trazer um novo comeo em contraste com as medidas repressivas tomadas pela administrao de seu antecessor. Assim, o atual presidente da Guin Equatorial est no poder h 32 anos, consolidou seu regime ditatorial e dinamitou a oposio. Em que pese o efetivo e visvel crescimento econmico que experimenta o pas, graas explorao de petrleo e gs, o balano do governo no deixe de ser negativo. Isto porque a riqueza gerada pelos bens naturais fica concentrada na elite, exatamente para os atuais detentores do poder, enfraquecendo instituies e fortalecendo o regime ditatorial. O poder real na Guin Equatorial segue sendo um poder militar, apenas disfarado de civil. Foram criadas instituies polticas de um Estado, apenas nominalmente, que dependiam da cooperao internacional bilateral e a multilateral e que acabou favorecendo a economia guineana e, essas instituies que foram criadas eram esvaziadas de funcionalidade e contedo para serem colocados a servio do poder pessoal e absoluto do presidente. Em 1992, houve o reconhecimento do pluripartidarismo1 e a legalizao de treze partidos polticos. Chegou a esta situao mais devido s transformaes histricas e s presses externas do que devido s presses procedentes do descontentamento popular, que apesar de enorme, eram severamente silenciadas. Estas reformas polticas geraram grandes expectativas e tornaram as instituies formais mais visveis como os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio,

um sistema poltico no qual trs ou mais partidos podem assumir o controle de um governo, de maneira independente ou numa coalizo.

assim como os partidos polticos da oposio. Como todas as outras mudanas, essa foi mais uma apenas nominal. Com a eleio em 1995, quatro partidos da oposio, liderados pela Convergncia para a Democracia Social (CPDS) e uma plataforma da oposio conjunta, ganharam dezenove dos vinte e sente municpios disputados. Aps, o pucherazo2 das autoridades que reconheceram a vitria da oposio em nove municpios, o Regime, por sua vez, decidiu enrijecer e acabar com alguns opositores polticos qualificados como inimigos da Ptria. Posteriormente, a questo resultou na implantao de um sistema de partido nico de fato. No Parlamento em 1993, houve a contagem de onze deputados da oposio de um total de oitenta. Hoje, tem apenas um deputado da oposio para um total de cem. E os novos municpios conquistados pela oposio foram tomados pelo Partido Democrtico da Guin Equatorial (PDGE). Com exceo da CPDS, todos os outros partidos legalizados em 1992 e 1993 foram dinamitados e logo absorvidos pelo PDGE, para formar a chamada grande coliso. Os chamados Juzes do Poder Judicirio so, em sua maior parte, elementos da segurana presidencial. No foi legalizado nenhum sindicato, conselho profissional ou associao de direitos humanos, etc. O futuro deste pas incerto, e a reforar esta concluso, podemos usar um trecho da reportagem de um dissente da Guin Equatorial do escritor Juan Toms vila Laurel, entrevista dada para o site UOL A democracia no vai chegar Guin Equatorial com revoltas internas como na Tunsia ou no Egito; s chegar se houver uma forte presso internacional. Em meu pas quase no h informao, muito poucos podem ver a televiso espanhola e menos ainda ter internet, como vai haver uma revolta organizada? Com base nos transcritos seria difcil imaginar um novo pas Guin Equatorial como sendo democrtico.

Fraude eleitoral.

Vous aimerez peut-être aussi