Vous êtes sur la page 1sur 14

Cssio Gusmo dos Santos

Desaposentao: A renuncia do direito.

FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA

So Paulo 2011

Desaposentao: A renuncia do direito.

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovao na disciplina de tcnicas de pesquisa I, do curso de Direito da faculdade integral Cantareira, Ministrada pela professora Ms. Rosemary Toffoli e orientado pelo professor Ms. Victor Hugo Nazrio Stuchi.

FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA

So Paulo 2011

- SUMRIO

1. INTRODUO...............................................................................................01 2. PECLIO........................................................................................................01 3. CONCEITO DE DESAPOSENTAO.........................................................03 4. RENUNCIA A APOSENTADORIA..............................................................03 5. JURISPRUDNCIA........................................................................................07 5.1. JULGADOS FAVORVEIS A DESAPOSENTAO............................................07 5.2. JULGADOS DESFAVORVEIS A DESAPOSENTAO......................................09 6. RESTITUIO DOS VALORES..................................................................09 7. CONCLUSO.................................................................................................10 8. BIBLIOGRAFIA.............................................................................................11

1. Introduo
Com a economia moderna, a expectativa de sobrevida crescente e as constantes manobras do governo para diminuio dos valores das aposentadorias ficou cada vez mais freqente, no decorrer dos ltimos anos, o retorno ao mercado de trabalhado dos aposentados, que outrora no chegam a deixar seus empregos. E continuam com o labor. No entanto essas novas contribuies feitas para o INSS no garante nenhum benefcio ao aposentado, surge ento possibilidade de utiliz-las para reajustar o benefcio antigo, aumentando o valor percebido mensalmente. Essa tese tem sido doutrinariamente denominada desaposentao, tema deste trabalho.

2.

Peclio

Se por um lado o percebimento do duplo salrio, quando o aposentado retorna ao trabalho, significa vantagem financeira a essa modalidade de trabalhador, melhor era quando da opo de parar com o labor, pois resgatava alem dos direitos garantidos na CLT, o peclio. Tal fenmeno financeiramente lucrativo era amparado pelo revogado artigo 81 da lei 8213/91, in verbis: Art. 81. Sero devidos peclios: I ao segurado que se incapacitar para o trabalho antes de ter completado o perodo de carncia: II - ao segurado aposentado por idade ou por tempo de servio pelo Regime Geral de

Previdncia Social que voltar a exercer atividade abrangida pelo mesmo. Quando dela se afastar: III ao segurado ou a seus dependentes em caso de invalidez ou morte decorrente de acidente de trabalho.

O peclio significava a restituio feita pelo governo, em parcela nica dos valores contribudos aps a aposentadoria ao aposentado quando do seu desligamento, invalidez ou at mesmo ao seu dependente quando do seu bito. Extinto aps a publicao da lei n 9129/95, grande foi insatisfao dos aposentados que mantinham seus empregos, pois essas novas contribuies de nada o serviam, sendo obrigatrias graas ao artigo 12 no 4 da lei 8213 de 1991. Que dispe: Art. 12. So segurados obrigatrios da Previdncia Social as seguintes pessoas fsicas: 4 O aposentado pelo Regime Geral de Previdncia Social-RGPS que estiver exercendo ou que voltar a exercer atividade abrangida por este Regime segurado obrigatrio em relao a essa atividade, ficando sujeito s contribuies de que trata esta Lei, para fins de custeio da Seguridade Social. Partindo de tal insatisfao e do numero cada vez maior de aposentados trabalhadores surge ento tese da desaposentao.

3. Conceito de desaposentao
O conceito de desaposentao esta melhor definida nos ensinamentos do professor Carlos Alberto Pereira de Castro que nos ensina:
A desaposentao o direito do segurado ao retorno atividade remunerada, com o desfazimento da aposentadoria por vontade do titular, para fins de aproveitamento do tempo de filiao em contagem para nova aposentadoria, no mesmo ou em outro regime previdencirio. (Castro, Carlos Alberto Pereira de; Lazzari, Joo Batista Manual de Direito Previdencirio. 8.ed. Florianpolis: Conceito Editorial, 2007, p. 472).

Ou seja, a desaposentao o ato de utilizar as contribuies feitas mediante o labor exercido aps a aposentadoria para recalculo do benefcio supra. Fato vantajoso porque essas contribuies, na maioria das vezes, so efetuadas por um valor maior do que as j arrecadadas pela Autarquia, devido os dissdios que reajustam anualmente os valores dos salrios nos casos dos aposentados que continuam na mesma empresa, ou pelo simples reconhecimento profissional, convertido em promoes, devida experincia profissional dentro das organizaes. Outra vantagem da desaposentao o fato do calculo da

aposentadoria ser feita entre outros requisitos, levando em conta o tempo de contribuio e a idade, requisitos que o requerente da desaposentao melhorou em relao ao calculo da antiga aposentadoria.

4. Renuncia a aposentadoria.
Cabe explicar que no existe legislao que dispem sobre a validade da desaposentao. No entanto, de se destacar apenas o decreto 3.048 de 1999, no artigo 181 B do que dispe:

Art. 181 B: As aposentadorias por idade, tempo de contribuio e especial concedidas pela previdncia social, na forma deste Regulamento, irrenunciveis. Ora, pela simples leitura deste artigo verifica-se que irrenuncivel e irreversvel o direito a aposentadoria, Sendo assim impossvel tal tese, pelo simples fato da impossibilidade do desfazimento da aposentadoria. No entanto, se observarmos que a aposentadoria um direito conquistado pelo labor de longos 30/35 anos (mulher/homem) possvel sim sua renuncia, pois o critrio do direito irrenuncivel tem funo de amparo do trabalhador, na relao empregado/empregador, nos julgados de cunho trabalhistas. de bom alvitre destacar que essa renuncia, no prejudicar o aposentado, pelo contrario, trar reajuste no seu benefcio, diferente de qualquer renuncia trabalhista que acarretar em prejuzo ao trabalhador. Outra tese de defesa dos advogados do INSS encontra-se na Constituio Federal no art. 201: Art. 201. A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e atender, nos termos da lei, a: (grifei) Alegam que se reconhecido o direito a desaposentao aos requerentes, causar um prejuzo imenso nos cofres da previdncia Social. E assim, causando um desequilbrio financeiro a autarquia. Ora, tal artigo Constitucional tambm tem efeito contrario, j que busca, entre outros, o requisito equilbrio financeiro. Totalmente extinto quando h contribuies mensais devidamente pagas, sem nenhum benefcio ao so irreversveis e

aposentado, que no ira gozar de benefcio algum, salvo aquele conquistado aps anos de labor. que sua aposentadoria. Infelizmente a autarquia federal esta se esquecendo que no uma empresa privada e que nenhuma lei dispe a finalidade lucrativa do INSS, da o equilbrio financeiro e no o lucro. Vale lembrar o significado das siglas I.N.S.S: Instituto Nacional do Seguro Social. Mas com o passar dos anos esto se esquecendo da funo social do seguro. Buscamos na Constituio de 1988, outro dispositivo a favor da desaposentao: Art. 195. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais: 5 - Nenhum benefcio ou servio da seguridade social poder ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.

Da simples leitura do artigo supra, encontramos a relao da contrapartida entre o benefcio e seu custeio, ficando claro que no se pode criar benefcio da previdncia sem o devido custeio, at ento justo tal ordenamento. Mas se invertemos como fonte de justia, ficando proibido o custeio sem o devido benefcio. Esta explicao mais bem dada nos ensinamentos do professor Wagner Balera:

6 "A regra importa em verdadeira proibio

constitucional instituio de novas fontes de custeio sem destinao precisa, assim como em proibio expressa de criao de novas prestaes sem a adequada cobertura financeira" (BALERA, Wagner, "A interpretao do Direito Previdencirio" - RPS 236/682. So Paulo: Ed. LTr. Jul/00)

Martines segue esse entendimento:


Desaposentar compreende renncia s

mensalidades da aposentadoria usufruda, a abdicao do direito de se aposentar, que se mantm potencialmente indestrutvel. Portanto, pressupe a existncia do referido direito, seja o simples seja o adquirido, mas no uma pretenso parecida. Nem apreenso por vir. A desaposentao no reclama motivao maior, mas freqentemente a idia do solicitante de melhorar sua situao pessoal ou social. ...sustentando que a desaposetao modalidade de desafazimento da aposentao, ou seja, desconstituio do estado jurdico de jubilado, retornando a pessoa condio de no aposentado. O que em tese pode satisfazer a algum que j no mais deseja o estado de aposentado. Fonte: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp? id=12037

Em alguns julgados tambm encontramos tal entendimento:


"PREVIDENCIRIO CONTRIBUIO TRIBUTRIO

PREVIDENCIRIA

EXIGIDA

7 DOS APOSENTADOS QUE RETORNAM AO

TRABALHO INADMISSIBILIDADE Tendo a lei n 9.032/95 ( e a lei n 9.129/95) extinguindo o peclio, ao revogar os artigos 81/85 da lei n 8.213/91 incidente atividades (RGPS), a a sobre no existem de benefcios contribuio obtida nas pelos que justifiquem cobrana

remunerao

laborais

desempenhadas

segurados que voltam a trabalhar. Como bem decidiu o juiz de 1 grau, em se tratando de previdncia social, no se pode se impor a cobrana a quem a rigor, no est vinculado ao sistema por que nada dele poder fruir no existe plano de previdncia se no se oferece, ao menos, aposentadoria e penso ( a exigncia mnima para existncia de regime de previdncia, interpretao que se obtm da leitura do art. 10, pargrafo 3, do Dec. 3.048/99)" TRF- 2Regio AC 2001.02.01.015183-7 Rel. Juza Simone Schreiber.

5.

Jurisprudncia

A jurisprudncia ptria ainda no tem entendimento pacifico sobre a validade da desaposentao, podemos encontrar julgados favorveis e desfavorveis ambos com plausveis alegaes:

5.1.

Julgados favorveis a desaposentao:


APOSENTADORIA RENNCIA. TEMPO. PREVIDENCIRIA. APOSENTADORIA

ESTATUTRIA. A aposentadoria previdenciria, na qualidade de direito disponvel, pode sujeitarse renncia, o que possibilita a contagem do

respectivo

tempo

de

servio

para

fins

de

aposentadoria estatutria. Note-se no haver justificativa plausvel que demande devolverem-se os valores j percebidos quele ttulo e, tambm, no se tratar de cumulao de benefcios, pois uma se iniciar quando finda a outra. Precedentes citados: REsp 497.683-PE, DJ 4/8/2003; RMS 17.874-MG, DJ 21/2/2005, e MS 7.711-DF, DJ 9/9/2002. REsp 692.628-DF, Rel. Min. Nilson Naves, julgado em 17/5/2005.

AgRg no REsp 1107638 / PR, j. em 29/04/2009. PROCESSUAL CIVIL E PREVIDENCIRIO. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. DECISO MONOCRTICA DO RELATOR COM ARRIMO NO ART. 557 DO CPC. MATRIA NOVA. DISCUSSO. NOCABIMENTO. PRECLUSO. RENNCIA APOSENTADORIA. DEVOLUO DOS VALORES RECEBIDOS. NOOBRIGATORIEDADE. 1. 2. .. 3. Em sede de regimental, no possvel inovar na argumentao, no sentido de trazer tona questes que sequer foram objeto das razes do recurso especial, em face da ocorrncia da precluso. [Nesse caso, a argumentao apresentada pelo INSS quanto a impossibilidade de renncia ao benefcio previdencirio ( que segundo seu entender somente seria possvel se reputada a inconstitucionalidade do pargrafo segundo do art. 18 da Lei n. 8213/91) se quer foi analisada em sede de Recurso Especial em virtude da precluso.] 4. A renncia aposentadoria, para fins de concesso de novo benefcio, seja no mesmo regime ou em regime diverso, no implica em devoluo dos valores percebidos, pois, enquanto esteve aposentado, o segurado fez jus aos seus proventos. Precedentes. 5. (Grifei)

5.2.

Julgados desfavorveis a desaposentao:


PREVIDENCIRIO. APOSENTADORIA POR

TEMPO DE SERVIO. DESAPOSENTAO. ATIVIDADE REMUNERADA EXERCIDA APS A CONCESSO RECLCULO DO DA BENEFCIO. RMI. MAIS RENNCIA. DE DO VANTAJOSA. OBTENO

APOSENTADORIA IMPOSSIBILIDADE.

PRECEDENTES

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. 1. A renncia aposentadoria previdenciria com o objetivo de sua majorao, para que sejam consideradas novas contribuies vertidas aps a concesso do benefcio, encontra bice no ordenamento jurdico e afronta a garantia do ato jurdico perfeito. Precedentes do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Regionais Federais da 3, 4 e 5 Regies. 2. Apelao no provida.( AC APELAO CIVEL 200638000338620 JUIZ FEDERAL MIGUEL ANGELO DE ALVARENGA LOPES)

6. Restituio dos valores


Verifica-se que das sentenas favorveis a cerca da desaposentao, encontramos o ato da devoluo dos valores. Tal entendimento se deve pelo fato da desaposentao, ter princpio de desfazer a aposentadoria, para fazer uma nova. Como se no existisse a aposentadoria anterior, dessa forma os valores ganhos com base nesse antigo benefcio, ser devolvido ao governo. Ao analisarmos a situao descrita acima, existem casos em que a devoluo vantajosa ao requerente, vejamos um exemplo:

10

Aposentado desde o ano de 2001, atualmente recebe benefcio no valor de R$:1000,00(mil reais) Com a desaposentao passa a receber R$: 1800,00(mil e oitocentos reais), todavia, ter que devolver os valores da aposentadoria anterior. Pois bem, se levarmos em considerao o prazo prescricional de cinco anos nesse benefcio que teve validade por 10 anos, verifica-se que metade da divida se extinguiu. Outro dispositivo que ajuda o beneficirio o art. 21 da lei 1046/50:
Art. 21. A soma das consignaes no exceder de 30% (trinta por cento) do vencimento, remunerao, salrio, provento, subsdio, penso, montepio, meio-sldo, e gratificao adicional por tempo de servio.

Desta forma, a restituio pode ser feita em forma de consignao com base no novo calculo da aposentadoria lembrando que no excedendo o valor maior que 30% do valor total. Voltando ao exemplo: R$: 1800,00 30%(R$: 540,00) = R$1260,00. Verifica-se que o valor final da nova aposentadoria mesmo com o pagamento da divida ainda maior que o valor da aposentadoria anterior.

7. Concluso
Sofrendo continuas alteraes a disciplina previdenciria se mostra complexa at para os militantes do ramo. Juzes, advogados, membros do ministrio publico e os segurados se mostram muitas vezes perplexo com tais mudanas. Dificultando seus estudos e entendimento, pois tal disciplina composta por Leis, Decretos, Medidas

11

Provisrias, Emendas Constitucionais, Ordens de Servio e Instrues Normativas Muito se tm falado sobre a desaposentao, tese nova dentro do Direito previdencirio, Muitos julgados, muitos trabalhos, no entanto, ainda no temos smulas do STF para o caso. A devida analise sem duvida a melhor providencia antes de se iniciar a litigncia, pois se tem obtido resultados negativos na esfera administrativa, e com o judicirio com alta demanda se tem uma espera muito grande para o julgamento, sendo possvel casos onde o reajuste no suficiente nem para o pagamento das despesas judiciais. A transparncia com o segurado, ainda a melhor forma de defesa para tal tese.

8. BIBLIOGRAFIA
MARTINEZ, Wladimir Novais. Desaposentao. 3 Ed. So Paulo: LTr, 2009. IMBRAIM, Fbio Zambitte. Curso de Direito Previdencirio. 10 Ed. Rio de janeiro: Impetus, 2007. CASTRO, Carlos Alberto Pereira de; Lazzari, Joo Batista Manual de Direito Previdencirio. 8.ed. Florianpolis: Conceito Editorial, 2007, p. 472. BALERA, Wagner, "A interpretao do Direito Previdencirio" - RPS 236/682. So Paulo: Ed. LTr. Jul/00. Decreto 3.048/1991. Aprova o Regulamento da Previdncia Social, e d outras providncias. Publicado no DOU de 07/05/1999. Lei n. 8.213/1991. Dispe sobre os Planos de Benefcios da Previdncia Social e d outras providncias. Publicado no DOU de 25/17/1991.

Vous aimerez peut-être aussi