Vous êtes sur la page 1sur 4

Relatrio

Foi proposto a realizao de um trabalho de grupo, que se baseava na construo de um forno solar. Para o efeito, decidimos fazer uma recolha de materiais reciclveis, visto no termos meios para obter o material que far do projecto um projecto mais vivel do que aquele que construmos. Aps reunido o material necessrio e possvel comea-mos por cortar o tambor da mquina de lavar roupa e isolamos com tela; de seguida prepara-mos a caixa de carto isolando o seu interior com jornal e esferovite. Aps esta etapa passamos a forrar toda a caixa com folha de alumnio e cds para reflectir com mais intensidade para o seu interior. Para terminar o processo de construo colocamos um vidro em toda a superfcie da caixa para que no seu interior se formasse o efeito de estufa. Para experimentar o forno solar decidimos colocar uma lata com gua e umas rodelas com chourio. Podemos verificar que a experiencia se torna possvel cozinhar com a energia solar que uma energia limpa e realizar uma refeio mais saudvel evitando gastos desnecessrios e o planeta agradece. Verificamos tambm que podamos realizar alguns ajustes com o intuito de melhorar a eficcia deste projecto, como por exemplo evitar as perdas por conveco, conduo e isolamento que devido a ser elaborado com matrias reciclados muitas das vezes torna que no sejam os ideais para obter uma maior eficcia.

Apesar de todos os pequenos problemas que fomos encontrando tivemos sempre em vista o melhoramento final do projecto tendo conscincia que nem todos os problemas poderiam ser resolvidos a 100% muito pelos materiais encontrados. Durante a realizao desta proposta foi interessante para todos os elementos do grupo de trabalho, visto que conseguimos conjugar todas as ideias e opinies de todos os elementos. No satisfeitos com a experincia realizada decidimos em unanimidade refazer uma outra experincia mais arrojada, que consistia em assar um frango com batatas no forno solar. Tendo realizado alguns ajustes ao nvel do isolamento para rentabilizar o efeito de estufa, colocamos num tabuleiro um frango e batatas pretas dentro de dois sacos apropriados para ir ao forno, selamos o forno e esperamos aproximadamente 4 horas. Aps 4h de espectativa procedemos retirada do tabuleiro com o frango e as batatas e ficamos maravilhados com o que tnhamos nossa frente uma refeio completa e bem cozinhada (estaladia e saborosa), no qual podemos concluir que a nossa luta para elaborar um forno solar eficaz foi bem conseguida. Foi com muita alegria que aps todo este trabalho podemos apreciar esta maravilhosa e deliciosa refeio. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!E que boa que estava!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!E a barriga agradeceu aps esta espera expectante!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Materiais usados para o projecto forno solar


Tambor de uma mquina de lavar roupa Caixa de carto Tela de alcatro e alumnio Folhas de Jornal Esferovite Folhas de alumnio de cozinha Cds Vidro transparente

Vous aimerez peut-être aussi