Vous êtes sur la page 1sur 17

Dcada de 10.

Em 1910 houve uma mudana fundamental nas roupas femininas, criaram o vestido reforma, as coras eram fortes, drapeados suaves e as saias ficavam estreitas na barra, afuniladas ao ponto que chegavam a impedir passos maiores de cinco a oito centmetros. Paul Poiret era o realizador na mudana de estilo. Era evidente que o bal Russo, Sherazade, tinha alguma responsabilidade como uma onda oriental que se fez notar em muitas criaes. Foi na dcada de 10 que as mulheres libertaram seu corpo dos ditames do passado. O espartilho foi aos poucos substitudo pela cinta elstica. Em 1913, houve o aparecimento do decote em V blusa pneumonia. Os chapus diminuram de tamanho. De abas levantadas presas por penachos ou plumas, cobriam coques volumosos presos de dia junto nuca e a noite mais acima, sendo que a testa e as orelhas eram cobertas por mechas encaracoladas. A indumentria masculina ficou marcada pelo chapu coco, pelo terno de lapela mdia, pelas cores sbrias e normalmente camisa branca. A gravata podia ser borboleta ou comum.

A primeira guerra mundial (1914 1918) teve um enorme impacto selando definitivamente o fim da Belle poque produzindo um profundo efeito sobre a moda. Obrigadas a assumir o controle da vida cotidiana familiar e econmica, as mulheres puseram-se a trabalhar. Assim, a roupa feminina passou a buscar uma linha funcional.

As roupas de tons negros ou neutros dominavam os anos de guerra. Nessa poca Coco Chanel introduziu na moda o jrsei, tecido macio e elstico de malha, que passou a ser base de conjuntos prticos que no amassavam. Chanel apareceu pela primeira vez em 1915, quando desenhou trs modelos de tailleurs.

Quase no fim da guerra Jeanne Lavin, concebeu vestidos que fizeram sucesso: iam at as canelas, tinham saias amplas e eram usados sobre lingerie discreta e simples. Para a noite os vestidos eram mais ajustados e foram apelidados de Criolinas de Guerra.

Em 1918, houve uma tentativa da Inglaterra de criar um Vestido Padro Nacional, uma roupa prtica com fivela de metal, essa criao no teve sucesso. Na realidade, durante a guerra houve uma estagnao na moda e so poucas as informaes de interesse com relao s vestimentas do perodo.

Dcada de 20.

A chegada de um novo estilo, nos anos 20, foi reao contra os exageros de curvas, Art Dco. Dcada caracterizada pela emancipao da mulher. A moda passou a ser ereta. O visual esportivo do corpo feminino das americanas, jovens de busto pequeno, ombros largos e corte de cabelo a La garonne gerou um novo tipo de mulher. Nos anos 20, a liberdade consistia em parecer um pouco com um homem, assim a aparncia andrgena era o novo visual. As curvas femininas foram reprimidas e achatadas, o vestido confortvel e marcado por uma cintura baixa desenhavam uma silhueta andrgena. Cintas e mais elsticos comprimiam os quadris e achatadores de seios criados em Paris pela neta de Hermine Cadolle, tentavam fazer os seios desaparecer.

A silhueta reta feminina simplificou-se de tal forma que se assemelhava a um tubo. A grande revoluo da dcada ocorreu em 1925, quando encurtase escandalosamente a saia e a cintura abaixou at os quadris. Surgiram os chapus cloche (sino) com abas voltadas para baixo e muito estreitas, era quase impossvel ter cabelos compridos. No vestido de noite as saias permaneceram curtas, mas s vezes traziam sobre saias de gaze, um pouco mais compridas, ou acrescentavam-se painis compridos dos lados e saias mais compridas atrs do que na frente.

Para os homens, a grande moda eram os sapatos bicolores: brancos com biqueiras e calcanhar preto ou marrom. A tendncia de usar roupa esportiva masculina vinda da Inglaterra e da Amrica do Norte ganhou cada vez mais adeptos. Cala de golfe (knickerboker) com meias xadrez e camisa plo com fouland (echarpe de seda). No fim da dcada de 20, o cinema comea a ser usado como influncia para a moda. Comea o glamour.

Dcada de 30.

A dcada de 1930 foi enormemente influenciada pela quebra da bolsa de valores em Wall Street em 24 de outubro de 1929 e dos anos de depresso subseqente. Predomina na moda a influncia de estrelas de cinema, como Greta Garbo, Marlene Dietrich e Mae West, e tambm das atrizes de teatro. A roupa era simples, luxuosa e terrivelmente feminina. Os torsos foram moldados sensualmente abaixo dos ombros esquadrados. A nfase era para as costas. E elas foram desnudas at a cintura. As saias eram justas nos quadris para revelar a forma das ndegas, a cintura voltou altura natural. Os ombros largos e os quadris estreitos pareciam ser o ideal feminino. As bainhas dos vestidos caram na altura dos tornozelos. As peles de todos os tipos foram usadas extensivamente durante esta dcada.

Os cabelos eram curtos, bem junto cabea com ondas e usava-se um cachinho na nuca. O chapu atingia o mximo da elegncia. Verdadeiras criaes grficas, monocromticas de linhas puras, enfeitavam as cabeas. Com uma elegncia nunca vista. Mants voltaram a ser pea indispensvel do guarda roupa feminino.

A depresso certamente semelhana entre as roupas menos em linhas gerais.

contribuiu para aumentar a das diversas classes, pelo

O terno em tecido escuro de listras finas e ombros super largos eram o preferido do homem moderno. As calas eram amplas e levavam bainhas viradas, vincos e pregas na cintura. Os knickerboxers largos eram muito populares, eram conhecidos como plus fours e considerado especialmente adequados para golfe. Luvas de camura, xales e lenos de bolso em seda pura, gravatas listradas ou borboletas, relgio de pulso e abotoaduras de punho eram os nicos acessrios da indumentria masculina. Apesar dos grandes nomes da alta costura ser ainda Chanel e Madeleine Vionnet, surgem novas estrelas como o espanhol, Balenciaga e as italianas Nina Ricci e Elsa Schiaparelli. Os anos 30 foram marcados pelo surrealismo, a moda e arte se misturavam.

Dcada de 40.

Desde o inicio da segunda guerra, em 1939, muitas maisons francesas fecharam as portas. O exrcito alemo ocupou a Frana Paris foi tomada em 14 de Julho de 1940, a ocupao alem comeou a controlar a alta costura do pas. Durante a guerra, os alemes consideraram seriamente em levar as casas de costura francesa para Berlim e restabelecer o lugar da alta costura na Alemanha. Nessa poca fundou-se em Paris uma escola de costura patrocinada pela Chambre Syndicale de Haute Couture (cmara sindical da alta costura), associao que congregava as maisons mais importantes, supervisionavam suas atividades e determinavam normas para seu funcionamento.

As roupas da poca da guerra demonstravam com que fora a moda reflete a situao econmica e poltica vigente. Nos estados Unidos onde houve poucas restries, a moda desenvolveu mais segundo as linhas pr guerra: as saias se abriram a partir da cintura fina e blusas justas eram usadas com meias de nilon, sapatos de salto alto em couro brilhante, chapus e luvas. Na Inglaterra o desenvolvimento da moda foi mais restrito, a falta de materiais tornou-se critica e o esquema de utilidade e o racionamento de roupas foram estabelecidos em 1941. Regas estabelecidas limitavam a metragem de tecido para cada categoria de roupa, a qualidade do tecido, o cumprimento e a largura das saias. Em Paris e Londres as roupas eram recicladas. Muitos materiais sumiram do mercado e foi preciso usar criatividade para substitu-los: saltos dos sapatos feitos de madeira e cortia e chapus feitos de lasca de madeira e jornal. O tailleur parecendo uniforme virou costume universal da mulher. As formas eram de ombros quadrados, reto, corte masculino, fazendo eco ao corte das fardas.

As saias eram curtas pelos padres anteriores a guerra. Tinham pregas finas sendo presas com pences ou franzidos a uma blusa justa. Cala comprida de corte masculino eram prticas e populares. Costumes falsos, isto , vestidos que pareciam uma saia e casaquinhos abotoados. O chapu escapava austeridade e convertia-se no refgio de toda a extravagncia, explorando restos no utilizveis: tecidos, papel, tule, rebarba de madeiras e peles de coelho.

Aparecimento do turbante era o nico objeto de conversa sobre a moda e serviu, ao mesmo tempo, para esconder os cabelos danificados. Para confeccionar as roupas, as mulheres chegavam a usar tecidos de cortina, capa dos homens prisioneiros dos alemes e at roupes de banho. Inventou-se a econmica saia paysanne (camponesa) feitas com quadrados de fazenda estampada. Para compensar a frustraes, as pin ups floresceram nos anos da guerra. Em 1945, o governo Frances se mostrava disposto a restabelecer a indstria da alta costura e com apoio de costureiros parisienses como Balenciaga, Balmain e Dior, promoveram uma exposio chamada Le thtre de La mode no muse de art d coratifs e Paris novamente se transformou no centro da moda. Mas a Inglaterra e mais ainda os Estados Unidos j haviam comeado a criar sua prpria indstria de moda, cada vez mais independente. Em 1947, como era de se esperar aps toda guerra sempre h um retorno ao luxo assim Paris Christian Dior, inventava o new look. Tinha saias amplas, que se abriam a partir de uma cintura justssima e corpetes armados com barbatanas. As saias eram bem mais compridas chegando at a canela, eram pregueadas, franzidas, drapeadas e enviesadas com muitos panos embutidos em forma de tringulos. Forradas de tule para ficarem bem armadas. Sapatos altos pouco prticos e chapus grandes.

O new look era o extremo oposto das roupas econmicas.

Dior criou tambm a saia tubo com sua fenda famosa. Nas ruas, o terno clssico dominava como indumentria masculina ao mesmo o palet saco muito comprido era usado com calas apertas, que deixavam aparecer as meias de cor e sapato de sola grossa de borracha. As gravatas eram coloridas. As liberdades tomadas por Dior, Balenciaga, Balmain e outros em relao s cinturas e bainhas, amplido e comprimento eram sinais de uma economia saudvel.

Dcada de 50.

A atmosfera em Paris na dcada de 50 era sofisticada. As mulheres deviam ter a aparncia de quem despendia tempo para ter um aspecto perfeitamente cuidado.

Fora de Paris, ocorria uma revoluo jovem e tudo passou a ser possvel em matria de moda. Uma moda jovem passou a vigorar, querendo se diferenciar bastante da moda usada pelas peruas com calas cigarrette, suteres, t-shirts, palets folgados, sapatilhas de bal e jeans. A inspirao vem do sportwear.

A televiso influenciou muito a moda americana e era comum as mulheres copiarem roupas das atrizes e cantoras. Em 1951, as garotas americanas comearam a fazer sais circulares de feltro, excntricas, que podiam ser enfeitadas com arvores de natal, ditos populares ou cachorrinhos aplicados. Usavam meia soquete, saddle shoes e cabelos em rabos de cavalo.

A onda de rebeldia que comeou com a fascinao pelo dolo de cinema James Dean e pelo cantor Elvis Presley, fez com que os jovens se vestissem com jaquetas de couro e usassem engomalinados, costeletas e topetes. Na Inglaterra apareceu o beatnik-look, vestidos com roupas informais (shabby), os homens de barba usando culos escuros a qualquer hora do dia, imitavam os astros da msica e os uniformes das gangues. Mary Quant ganhou simpatia pelo seu estilo jovem. Os blue jeans acabaram sendo definitivamente adotados por adolescentes e adultos. E com filmes sobre rebeldes os blue jeans foram divulgados no mundo inteiro.

Outra tendncia que surge nos anos 50 e abrange tambm os anos 60 foram os vestidos na linha H (tubinho), a linha Y (ombros mais largos) e a linha A (trapzio). Assim como o xadrez, o po, a linha campestre (pic nic) o twist, Mary Quant e sua eterna mini saia e o jeans.

Paris comeou a se render ao prt--porter. Foi nos anos 50 que Lempereur e Weill trabalhava na indstria da confeco e tiveram a idia de imitar os Estados Unidos em seu meio de produo e difuso do ready-to-wear (pronto para usar) americano. Criando assim o prt--porter. Dessa maneira abrem-se novas portas e a moda deixa de ser ditada pela alta costura.

Dcada de 60.

A juventude predominava na cultura dos anos de 1960. O aumento de bebes (baby boom) aps a segunda guerra mundial tinha criado 70 milhes de adolescentes para essa dcada, e essa juventude balanou a forma, os fatos, a moda e apoltica. A moda era decidida pelos teens e twens que no se interessavam pelo que vinha de Paris. Mary Quant criou para as chelsea girls (silhueta adolescente, minissaia e pernas compridas, cabelos longos e com franjas, olhos ultra maquiados) uma moda unissex, democrtica e internacional. Em suas lojas encontramse roupas criadas para os teenagers a preos acessveis: minissaias, suteres poor boy, botas altas e a partir de 1966, toda uma linha de cosmticos fabricada por Gala que pela primeira vez, levava em conta gostos e caprichos especficos dos jovens.

Essa atmosfera de ruptura tambm ficou evidente nas artes: uma nova energia e inspirao produziram a arte pop, filmes e peas revolucionarias em sua critica social mordaz, novos escritores um novo estilo literrio, novos msicos tocando um novo tipo de musica. Durante a dcada de 60, estabeleceram uma nova tendncia, dura e geomtrica, eram erticas no quanto desnudavam (ou quase) o corpo, em meados da dcada as saias chegaram altura das coxas, os decotes se aprofundaram, as blusas eram transparentes. As calcinhas ficaram menores para serem usadas com minissaias Saint-tropez. Em 1964, surgem sutis que j no serviam para moldar os seios, mas para sustent-los e vesti-los confortavelmente.

No meio dos anos 60, a moda assumiu trs direes:

- Na primeira o estilo era simples, adulto, mas juvenil, conjuntos de tecidos pesados, mas de linhas sbrias, bijuterias arrojadas e vistosas; - Na segunda o aspecto era meio engraado, meio inocente, estilo baby doll. Saias curtas, mangas bufantes, rendas e franzidos; - O terceiro grupo no tinha requinte, eram excntricos, porm centralizado poltica e culturalmente. Suas roupas eram influenciadas pelo op art, pela pop art. Tambm usavam estampas geomtricas e roupas psicodlicas. A partir de 1965, tanto a minissaia quanto os vestidos Mondrian de Yves Saint Lourent ingressavam de maneira espetacular na alta costura.

A alta costura cada vez mais perdia terreno e entre 1966 e 1967, o numero de maisons inscritas na cmara sindical dos costureiros parisienses caram de 39 para 17. O importante passou a ser o estilo e o costureiro passou a ser chamado de estilistas. Nunca na historia uma primeira dama influenciou os costumes e a moda de toda uma gerao como Jacqueline Kennedy, ela inventou a imagem da primeira dama glamurizada. No final dos anos 60, os hippies apareceram com suas formas relaxadas de trajar, saias e cabelos compridos, encorajando a adoo de trajes tnicos, tnicas longas em materiais naturais e colares exticos.

O culto tinha seu centro em So Francisco, onde os jovens seguidores se reuniam com seus jeans bordados ou com aplicaes de flores ou calas de algodo boca de sino, camisas estampadas indianas, saias compridas para as mulheres e flores espalhadas pelos cabelos compridos. Abdicavam dos confortos da sociedade para viver em comunidades simples prximos da natureza.

O fim dos anos 60 conheceu a disputa entre o mxi e o mini fazendo surgir um comprimento razovel o midi. Indumentria masculina, a tendncia era privilegiar a roupa mais solta, sugerindo pela onda de lazer e esporte. Os anos 60 foram acima de tudo uma nova tomada de conscincia da Juventude: insolncia, diverso, liberdade estavam em moda. A moda tornou-se democrtica, liberada e unissex, respondendo a uma filosofia de vida muito critica em relao ao presente recente e a sociedade de consumo.

Vous aimerez peut-être aussi