Vous êtes sur la page 1sur 24

Caa

CNE - Corpo Nacional de Escutas

Caderno de

Lobitos

Caderno de Caa I Seco Lobitos

.Ol! Bem-vindo! .Sabes o que so os Lobitos? .Sabes o que vais fazer nos Lobitos? .Resumo de como vai ser o teu caminho na Selva .O que vais aprender primeiro? .Sabes quais so as actividades dos Lobitos? .Sabes que Jesus tambm anda por aqui? .Como a tua vida nos Lobitos?
FICHA TCNICA

5 6 7 9 10 11 13 14 16 24 26 29 33 35

.Ests pronto para fazer a tua Promessa? .O que vais descobrir na Selva? .Vamos escolher? .J conheces a Selva .Ests quase a partir para a Aldeia dos Homens E agora? .Este o dia em que vais para a Aldeia dos Homens!

Ttulo: Caderno de Caa - Lobitos Autor: CNE Secretaria Nacional Pedaggica Reviso: CNE Secretaria Nacional Pedaggica Ilustraes: Rita Subtil Paginao e Criatividade: Lus Bordalo Impresso: TAL SimPLiCidAdE! - PuBLiCidAdE, LdA. Ano: 2010

Depsito Legal: ISBN: 978-972-740-163-5

Edio: Corpo Nacional de Escutas Escutismo Catlico Portugus

Apoio:

Ol! Bem-vindo!
Neste grupo de Lobitos, vais fazer muitos amigos e vais poder escolher, preparar e, depois, viver muitas aventuras. Sim, isso mesmo vais ajudar a preparar tudo o que vais fazer, porque aqui a tua opinio conta e importante. Sabes como vo ser essas aventuras? Vais descobrir stios novos, aprender a fazer coisas por ti prprio (j pensaste em dormir na tenda que tu montaste?), jogar jogos muito divertidos e muito, muito mais... E nunca vais estar sozinho! desde j vais pertencer a um grupo mais pequeno que ser o teu Bando. Nele toda gente tem um cargo: tu tambm ters o teu. Agora vamos conhecer as regras que preciso que todos cumpram. No nada chato, nem difcil: vais ver que vai ser fcil conhec-las e p-las em prtica. Queres vir comigo?

Vieste ver como so os Lobitos? Fico contente! Eu chamo-me qul e sou o Lobo Velho que comanda todos os lobos da Selva (a Alcateia)! Tenho alguns amigos que me ajudam a cuidar de todos (especialmente de mugli, um menino como tu): a me Loba (Racxa), o Blu, a Bguir, a C, etc. Eles vo estar ao teu lado para tudo o que precisares!

Sabes o que so os Lobitos?


Sabes quem eu sou? Chamo-me Baden-Powell e fui eu quem criou os Escuteiros, h muitos anos atrs (em 1907, v l tu)! Com eles, fiz actividades muito divertidas, nas quais aprenderam muitas coisas novas! um dia, percebi que os irmos mais pequenos dos meus escuteiros tambm queriam brincar. No entanto, pensei que o melhor era no os misturar com os mais velhos. Os mais pequenos precisavam de ter um grupo s deles e resolvi pedir a uma chefe minha amiga para me ajudar a inventar actividades para eles. Ela chamava-se Vera Barclay. Com a ajuda dela, escrevi um livro o Manual do Lobito , no qual ensino muitas coisas divertidas, e criei o grupo dos Lobitos, do qual tu agora fazes parte. Neste grupo, vais aprender a histria de mugli, o menino-Lobo, que vive na Selva com a Alcateia de Seiuni (uma Alcateia um conjunto de lobos, como deves saber). At hoje, muitos meninos j passaram pelos Lobitos e aprenderam a ser melhores. Espero que gostes de c andar!

Sabes o que vais fazer nos Lobitos?

Ol! Eu sou a Bguir e gosto muito de caar! Sou eu que ensino os Lobitos a descobrir coisas novas! E vou-te ensinar algumas sobre a vida na Selva!

J agora, uma pergunta: sabes como se organizam os Lobitos? Eu dou-te uma ajuda!

Os Lobitos tm entre 6 e 9 anos e so ajudados por alguns chefes (ns chamamos-lhes Bichos da Selva ou Velhos Lobos). Para que no haja confuso, uma Alcateia est dividida em grupos pequenos, os Bandos, que tm vrios Lobitos. No mximo, h 5 Bandos e cada um tem um nome: Branco, Cinzento, Preto, Castanho, Ruivo. Sabes porque que se chamam assim? Porque o plo dos lobos pode ter estas cores! Cada Bando tem um cantinho s para si no Covil (a sala de reunio da Alcateia) e tem um Guia e um Subguia, que dirigem os outros elementos. Mas tu no ficas sem fazer nada! Cada Lobito deve tambm ter uma tarefa, um cargo. Vai pensando no que gostavas de fazer
8

Aqui o que ns gostamos de fazer jogar. Mas tambm cantamos, danamos, contamos histrias, construmos objectos, pintamos, etc. Brincamos mesmo muito! Agora que aqui chegaste, vais ter algum tempo para veres se gostas de brincar connosco. Ns dizemos que tu s um Lobito pequenino que est a aprender muitas coisas novas:

s um Pata-Tenra!

Quando j souberes algumas coisas, vais fazer a tua Promessa . Sabes o que isso quer dizer? Quer dizer que gostaste tanto daquilo que fazemos que, agora, queres mESmO fazer parte da Alcateia e vais dizer aos teus
9

V aqui um resumo de como vai ser o teu caminho na Selva


chefes que decidiste continuar connosco! S depois de dizeres a todos os Lobitos que queres ficar com eles e de teres o teu leno amarelo de Lobito que vais aprender ainda mais. E vai ser devagarinho, passo a passo. Primeiro sers um Lobo Valente : daqueles que no tem medo de nada na Selva, apesar de saber muito pouco sobre ela. Quando fores valente, vais ver que o que queres descobrir coisas novas e no vais ter medo de ir para acampamentos ou de participar em actividades que no conheces. depois, vais ser um Lobo Corts . Sabes o que quer dizer corts? Quer dizer amvel. Quando tu fores um Lobito amvel, vais ver que conseguirs ser um exemplo para os outros Lobitos: vais tentar andar sempre contente, vais ser delicado quando falares, no vais troar de ningum, vais pensar sempre primeiro antes de fazeres alguma tolice Quando tu conseguires ser assim, podes passar a ser um Lobo Amigo . E um Lobito que amigo dos outros, ajuda-os em tudo o que pode da melhor vontade, tem pacincia para com os Lobitos mais novos e capaz de perdoar. Sobretudo, nunca se esquece que um Lobito sempre um irmo, nunca um inimigo, e que os mais fortes protegem sempre os mais fracos! No fim, quando j fores maior e souberes tudo o que um lobo deve saber, vais passar para outro grupo, onde vais aprender ainda mais! a tua passagem para os Exploradores, como te vai explicar o bfalo Rama, mais frente! E sabes que mais? Vais poder escolher o que queres aprender primeiro! Os chefes ajudam-te a escolher e a querer ser cada vez melhor, melhor, melhor!

Explor ssagem aos adores /Moo

Pa

mi bo A Lo

go

Lobo C orts

Valen Lobo
Prom

te

essa

Pata-T

enra

10

11

O que vais aprender primeiro


deves estar cheio de vontade de saber o que se faz por c, a histria deste grupo, quem c est e quem j esteve, quais as regras que pem tudo a funcionar! mas claro que no vais ter de aprender tudo de uma vez! Para j, enquanto fores um Pata-Tenra, deves aprender algumas coisas que te vo ajudar a perceber se queres mesmo ser um Lobito.

Sabes quais so as actividades dos Lobitos?

Eu sou a C, a cobra que gosta muito de dormir e caar, e vou-te explicar o que que vais fazer na Alcateia.

s um Lobito novo? Eu sou o Blu e gosto muito de ensinar coisas novas!

Assim, ters de:


Conhecer a histria da Selva. Saber a Lei, as Mximas e a Divisa do Lobito. Fazer a saudao e saber o que significa. Fazer parte de um Bando. Saber o que uma boa-aco. Conhecer os distintivos dos Lobitos e dos Chefes de Alcateia. Saber a frmula da Promessa. Conhecer S.Francisco de Assis e querer ser amigo de Jesus (andar na catequese e rezar).

Em primeiro lugar, ficas a saber que vais reunir todas as semanas com o teu Bando, na Alcateia. Nestas reunies de Bando, vais aprender quais os melhores caminhos a seguir, atravessar rios, etc. s vezes, os guias renem sozinhos com os Bichos da Selva para tomarem algumas decises: so os Conselhos de Guias. Tu tambm vais sentar-te, algumas vezes, com todos os outros Lobitos para conversar e decidir. Quando todos se juntam para estas conversas, dizemos que fazemos um Conselho de Alcateia. Sabes para que serve? Para todos pensarem no que gostariam de fazer nas Caadas. No sabes o que uma Caada? Eu explico-te. Ns dizemos que os lobos, quando saem para procurar comida para a sua alcateia, vo caar. Vo sempre em conjunto e, para conseguirem trazer alguma coisa para o covil, tm de estar muito atentos e tm de farejar, seguir pistas, andar de mansinho, estar alerta, escutar, ajudar-se uns aos outros, aprender qual os melhores caminhos a seguir, atravessar rios, etc. Tambm aqui, na Alcateia, tu vais fazer isto. No vais sair para arranjar comida, como os lobos, mas para caar
13

12

Sabes que Jesus tambm anda por aqui?


coisas novas que vais gostar muito de aprender! Assim, vais fazer muitas actividades (jogos, pistas, trabalhos manuais, canes, danas, histrias, etc.) em conjunto com os outros Lobitos, com os quais vais caar novas ideias e conhecimentos! Ao conjunto destas actividades ns chamamos Caada! Pois : tu vais ter de pensar no que que gostas mais e vais escolher, com os outros Lobitos, as actividades que a Alcateia vai fazer. depois, tens de aprender algumas coisas e ajudar a fazer outras. E no fim de tudo, vais ver que te divertiste muito e j sabes mais!!! Vais rezar e falar com Ele muitas vezes! At vais aprender uma orao que s os Lobitos conhecem! Espero que gostes dela e gostes de a dizer, para que Jesus fique muito, mas mesmo muito contente por te lembrares dele tantas vezes! Vais tambm descobrir coisas muito bonitas sobre a vida dele. Histrias de que vais gostar, de certeza absoluta!

Por fim, sabes que tu s importante nas Caadas?

E eu espero que queiras ser como Ele: amigo dos outros, obediente e alegre!

mas h mais! Jesus no vai estar sozinho! H uma outra pessoa que tens de conhecer: S. Francisco de Assis! No sabes quem ? No faz mal. Vais ouvir falar muito dele. Por agora, vou dizer-te apenas que ele era muito, mas mesmo muito amigo de Jesus e tinha a certeza absoluta de que Ele era o seu melhor amigo. Gostava tambm da Natureza, porque achava que ela era uma prenda muito bonita que Jesus nos deu, protegia os animais e as plantas e era ainda muito simptico com todas as pessoas. Tornou-se at amigo de um lobo! Os Lobitos gostam tanto dele que at tm um cntico: o Hino de S. Francisco! J ests com curiosidade? Falta pouco para saberes mais

Pois ! Eu, Hati, o elefante que sabe tudo, digo-te que Jesus vai estar contigo em todas as reunies.

14

15

Como a tua vida nos Lobitos? Como o Covil da tua Alcateia?


Ol! Eu sou o mangue, o morcego, e adoro espalhar novidades pela Selva!

Sempre que h algo interessante ou divertido, eu saio da minha gruta e vou cont-lo a todos os animais! Assim, eles sabem sempre o que se passa em toda a Selva! E que tal se me contasses algumas coisas de ti? Por exemplo:

Como foi a tua primeira Caada?

Quem faz parte do teu Bando?

16

17

Ests pronto para fazer a tua Promessa?

chegar Quando romessa, tua P o dia da qui uarda a es... g orda rec as tuas

Sabes, quando eu acolhi mugli aqui no meu Covil, juntamente com o Pai Lobo (eu sou Racxa, a me Loba), dando um irmozinho aos meus Lobitos, tive de o apresentar Alcateia um dia, tu podes tambm pensar em entrar na Alcateia. J sabes o que um Bando, quais so as actividades dos Lobitos, qual a nossa Lei Tudo aquilo que o Blu disse que tinhas de saber primeiro Agora tens de tomar uma deciso: queres mesmo fazer parte dos Lobitos? Se sim, deves diz-lo aos Bichos da Selva, para que eles te ajudem a preparar. Nesse dia, na Rocha do Conselho, vais receber um leno e prometer que vais ser amigo de Jesus e dos outros e que vais obedecer Lei da Alcateia. E a partir da passas a fazer parte dos Lobitos de todo o mundo!

Fiz a minha Promessa no dia em O meu padrinho/madrinha foi

(local)

Fizeram Promessa comigo os seguintes Lobitos:

O que mais gostei:

18

19

Mensagens

Mensagens

20

21

Mensagens

Mensagens

22

23

Mensagens

Fotografias

24

25

O que que vais descobrir na Selva?


at tens um mapa, aqui no teu caderno de caa, para te ajudar! Nos trilhos, vais encontrar os bichos da Selva e vais visitar muitos lugares e aprender muito com eles. mas no podes ver tudo ao mesmo tempo! Vamos c seguir uma regra: depois da tua Promessa, vais entrar na etapa do Lobo Valente. Nesta etapa, deves escolher seis trilhos, um ligado a cada bicho. Quando chegares ao fim destes seis trilhos, completaste esta etapa e passas para a seguinte: a do Lobo Corts. Nesta, escolhes outros seis trilhos e quando os completares passas para a ltima etapa, a do Lobo Amigo, na qual tens outros seis trilhos. Sempre que fizeres um trilho, recebes um autocolante para pores no teu mapa. Assim, vais descobrindo todos os lugares da Selva! Para alm disto, no incio de cada etapa, vais receber uma insgnia que deves pr na tua camisa. Parece-te difcil? No ! mas se tiveres dvidas podes pedir ajuda aos Bichos da Selva da tua Alcateia.

Ol! Tu sabes que eu, o mugli, fui adoptado pela Alcateia.

depois disso, tive de aprender muito e fui ajudado pelos animais da Selva. Cada um deles ensinou-me muitas coisas importantes: com a minha me Loba, a Racxa, aprendi a ser melhor; Blu ensinou-me a cumprir a Lei; com o elefante Hati aprendi o mais importantes da Sabedoria da Selva; C ajudou-me a ser mais saudvel; Bguir ensinou-me todos os truques da caa; com qul aprendi a tratar bem os outros... mas eu no aprendi isto tudo ao mesmo tempo! Tambm tu, que agora j s um Lobito, tens muito para aprender durante o tempo que estiveres na Alcateia. Na Selva h muitos trilhos, muitos caminhos, e cada um dos bichos da Selva aproveitava para me ensinar, quando me encontravam nesses trilhos caa, a passear ou a descansar. isso que tu tambm vais ter de fazer: andar pela Selva e escolher os trilhos que queres percorrer. E

26

27

Vamos escolher?
Aqui tens os 18 Trilhos:

Conversei com o Blu


Neste Trilho O que eu tenho de conseguir fazer J sei a Lei que Blu ensinou, sou capaz de ouvir os conselhos dos chefes e dos meus pais e sei que actividades fazer para aprender coisas novas. Com a ajuda de Blu, cumpro as minhas tarefas da melhor vontade, no desisto quando so difceis e sei o que pode acontecer se no as fao bem. Blu sabe que eu me lembro sempre da Lei e das mximas e que sou capaz de falar com respeito com os outros mesmo quando no concordo com eles. O trilho que eu escolho Os trilhos por onde eu j passei Neste Trilho C defende mugli dos Bndarlougues

Brinquei com a C
O que eu tenho de conseguir fazer O trilho que eu escolho Os trilhos por onde eu j passei

Blu ensina a Lei da Selva

Consigo ser habilidoso e gil nas actividades.

Blu ajuda a cumprir a Lei Blu orgulha-se de mugli

C muda de pele

Como a C, eu conheo o meu corpo e sei que no exactamente igual ao dos outros. Tenho cuidado comigo a comer, a descansar e a tratar do meu corpo, porque sei que h coisas que me fazem mal.

mugli brinca com C

Encontrei qul
Neste Trilho qul orienta as reunies na Rocha do Conselho qul ajuda Fao qul ajuda mugli a guiar os bfalos O que eu tenho de conseguir fazer Como qul, sou bem-educado, respeito o que de todos e participo da melhor vontade em todas as actividades, no me aborrecendo quando no consigo ganhar. Gosto de ser til, consigo ouvir os outros e sei escolher a melhor altura para falar. O trilho que eu escolho Os trilhos por onde eu j passei Neste Trilho

Estive com a Racxa


O que eu tenho de conseguir fazer Gosto muito de ter amigos, respeito todas as pessoas e digo aquilo de que gosto e que no gosto. O trilho que eu escolho Os trilhos por onde eu j passei

Racxa acolhe mugli no Covil

Racxa defende mugli de Xer Cane Racxa gosta de mugli como ele

Como Racxa, eu sou capaz de explicar aquilo que sinto. Eu conheo as minhas qualidades e defeitos e sei que tenho de me esforar por ser melhor e por fazer tudo, mesmo quando tenho medo ou acho que no sou capaz.

Sou capaz de trabalhar com os outros e sei ser amigo deles quando sou eu a mandar.

28

29

J conheces toda a Selva!

Ouvi as histrias do Hati


Neste Trilho O que eu tenho de conseguir fazer Hati contou-me histrias de Jesus e j sei que Ele muito meu amigo e que fao parte de uma famlia que se chama igreja. Tento rezar todos os dias, pedindo a Jesus que me ajude a ser como Ele, e sei que h meninos como eu que pertencem a outras religies. Respeito todas as pessoas e a Natureza e falo de Jesus a muitas pessoas, porque Ele importante. O trilho que eu escolho Os trilhos por onde eu j passei

Hati conta a histria de Tha Hati guarda toda a Sabedoria da Selva mugli aprende com Hati a Sabedoria da Selva

Andava eu, o milhafre Tchil, por aqui a voar quando reparei que j conheces toda a Selva. Pois , vi que j tens o teu mapa completo! Isso significa que j cumpriste o teu progresso! muitos parabns!
i aqu ora ara p s ag Ten spao aes m e record : u dia uas as t desse

Acabei no dia em

(local).

Acabaram o progresso comigo os seguintes Lobitos: Cacei com a Bguir


Neste Trilho mugli e Bguir caam juntos Bguir responsabiliza mugli Bguir defende mugli na Rocha do Conselho O que eu tenho de conseguir fazer Escolho o que gostava de aprender, explico isso Alcateia e sei onde guardar tudo o que aprendo. Quando h um problema, sei explicar o que aconteceu e consigo resolv-lo. O trilho que eu escolho Os trilhos por onde eu j passei

O que mais gostei de fazer ou aprender:

Gosto de fazer e imaginar coisas novas e sou capaz de as explicar.

30

31

Mensagens

As trs coisas mais importantes que aprendi: 123-

mensagens dos meus amigos e chefes:

32

33

Fotografias

Ests quase a partir para a Aldeia dos Homens E agora?

Eu sei que ests quase a chegar Aldeia dos Homens. onde eu - Rama, o bfalo vivo. J conheo mugli, que veio para aqui e se tornou meu amigo! Agora vou-te conhecer tambm!

Eu sei que na Alcateia aprendeste muitas coisas e te divertiste a valer! mas agora ests mais crescido altura de ires viver novas aventuras e de fazeres novos amigos! Sabes onde vais fazer isto? Nos Exploradores! um grupo de meninos um bocadito mais velhos que vivem aqui na Aldeia dos Homens (alguns tu j conheces) e que esto ansiosos por te mostrarem tudo o que fazem!
34 35

Este o dia em que vais para a Aldeia dos Homens!


deixo-te aqui algumas informaes sobre eles: tm entre 10 e 14 anos, esto agrupados em Patrulhas (no mximo so 5) e cada uma delas tem o nome de um animal. usam um leno verde e branco e o seu patrono So Tiago. A sua sede chama-se Base. mais uma coisa: os Exploradores no tm Caadas, mas sim Aventuras e, nelas, divertem-se imenso: fazem acampamentos, seguem pistas, usam a bssola, fazem construes, etc. Que tal? No te parece interessante?

Quando mugli cresceu, percebeu que j conhecia toda a Selva e que agora eram horas de ir experimentar novos caminhos. Eu, o irmo Cinzento, falei com ele muitas vezes sobre isso.

Eu sabia que ia ficar com muitas saudades, mas fiquei muito contente por ele! Afinal, ele foi aprender muitas coisas novas! Foi para explorar novos espaos que mugli desceu Aldeia dos Homens. Hoje vais seguir o seu caminho. Agora hora de descobrires o mundo novo da Aldeia dos Homens, onde vais fazer novos amigos e viver grandes aventuras! Lembra-te que podes sempre regressar Alcateia para matares saudades. Eu e os Velhos Lobos receber-te-emos de braos abertos e com um grande sorriso! Hoje, apesar das saudades, estamos contentes por ti! Como mugli, j cresceste e altura de ires aprender outras coisas. Vai e diverte-te a explorar! Por detrs de cada pedra, h um mundo novo a descobrir!
36 37

aqui Escreve as tuas es corda re

Passei para os Exploradores/moos / / no dia em Passaram comigo os seguintes Lobitos:

(local).

O que mais gostei:

38

Vous aimerez peut-être aussi