Vous êtes sur la page 1sur 18

P. A. Pontes Diferencial de salrios nos municpios do Estado do Cear...

421

Diferencial De salrios nos Municpios Do estaDo Do cear:


uMa aplicao Da DecoMposio De oaxaca*

Paulo Arajo Pontes**


resuMo Polticas de desenvolvimento econmico so adotadas nas mais diferentes regies. No caso do Cear, optou-se, de forma inquestionvel, por polticas industriais para se chegar a esse fim, sendo a atrao de investimentos um instrumento amplamente utilizado, inclusive para promover o desenvolvimento dos municpios fora da regio mais evoluda do Estado. Dessa forma, o objetivo deste artigo verificar se essa poltica est afetando o mercado de trabalho nos municpios cearenses fora da regio metropolitana de Fortaleza. Neste intuito, foi utilizada a decomposio de Oaxaca para mensurar o diferencial de salrios entre os municpios. Como resultado, observa-se a existncia de considervel diferencial de retribuio salarial em decorrncia da implantao de unidades fabris em alguns municpios do Estado do Cear.

palavras-chave: poltica industrial; atrao de investimentos; economia do Cear cdigo jel: R58 Regional Development Policy

Wage inequality in Municipalities of cear: an application of oaxaca DecoMposition

abstract Economic development policies are adopted everywhere in the World.

In the case of Ceara, the option made was to elect, unquestionably, an industrial policy in order to achieve higher levels of economic development. In this context, the attraction of productive investments is an instrument that is often used. Ano-

* Artigo enviado em 15 de maio de 2006 e aprovado em 15 de agosto de 2007. ** Analista de Polticas Pblicas do Instituto de Pesquisa e Estratgia Econmica do Cear ( ipece), e-mail: pauloarpo@click21.com.br

R. Econ. contemp., Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 421-438, set./dez. 2007

421

422

R. Econ. contemp., Rio de Janeiro, 11(3): 421-438, set./dez. 2007

ther feature of such a policy is that it also aims to improve economic conditions in municipalities that are not part of the most developed region in the State. In this way, this article verify if this politics is affecting the work market in the municipalities of the Cear. In this intention, the decomposition of Oaxaca was used to mesure the differential of wages between the municipalities. As a result of such endeavours, however, it is possible to observe a considerable dispersion in wages among municipalities in Ceara, specially if the ones receiving new factories are compared to the others.
Key words: industrial policy; attraction of investiments; Cear economic

P. A. Pontes Diferencial de salrios nos municpios do Estado do Cear...

423

introDuo

A preocupao com o desenvolvimento do Estado do Cear uma constante desde meados do sculo xx, haja vista que diversos Governos estaduais elaboraram e implementaram polticas pblicas com esse intuito. Deve-se destacar o fato de que, para alcanar esse objetivo, foi atribudo relevante papel ao setor industrial. Com relao s polticas de incentivo industrializao do Estado, possvel identificar dois momentos distintos. No primeiro, que compreende as dcadas de 1960 e 1970, observa-se que houve acentuada preocupao com o desenvolvimento da infra-estrutura.1 No segundo, com origem na dcada de 1980, a preocupao principal foi a atrao de investimentos industriais para o Cear,2 e o principal marco dessa linha de atividade foi a instituio, em 1979, do fdi (Fundo de Desenvolvimento Industrial). Desde ento, os recursos do fdi so utilizados em diversos programas, entre os quais se pode destacar o Provin (Programa de Atrao de Investimentos Industriais), o qual concede incentivos fiscais para empresas industriais que se instalam no Cear. O principal benefcio disponibilizado por esse Programa um emprstimo calculado sobre o valor do icms (Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios) a ser recolhido pelas empresas beneficiadas. Supe-se que as empresas industriais atradas venham a contratar mode-obra local e, por conseqncia, aumentar a renda nos municpios onde estas estejam instaladas. Assim, um importante resultado dessa poltica o maior rendimento das pessoas ocupadas nos municpios-sedes de empresas atradas. Nesse sentido, o Governo do Estado concluiu que a instalao de empresas industriais nos municpios fora da rmf (Regio Metropolitana de Fortaleza) poderia alavancar o desenvolvimento destes, deixando-os menos sujeitos aos efeitos das pocas de estiagem. Assim, foram ampliados os incentivos concedidos s empresas que implantassem plantas produtivas alm da rmf. de se esperar, portanto, que venha a surgir um diferencial de salrios entre os municpios onde foram instaladas empresas incentivadas e naqueles que no so sedes desse tipo de empreendimento. Assim, o objetivo deste trabalho investigar se existe esse diferencial.

424

R. Econ. contemp., Rio de Janeiro, 11(3): 421-438, set./dez. 2007

Este artigo est organizado em cinco tpicos, contando com esta introduo. O segundo apresenta, resumidamente, a poltica de atrao de investimentos do Estado do Cear e alguns resultados. No terceiro mdulo, so descritos o tratamento dado base de dados e algumas estatsticas descritivas dessa base. No quarto, so exibidos o modelo economtrico e os resultados por este obtido, enquanto no quinto e ltimo segmento esto as concluses deste ensaio.
1. o fDi: funDo De DesenvolviMento inDustrial

O fdi foi criado em 1979, em lei sancionada pelo governador Virglio Tvora (Lei n 10.367), dotando o Estado do Cear de um instrumento legal para a concesso de incentivos s empresas industriais que investissem no Estado. As principais formas de incentivo previstas pela referida legislao eram a concesso de emprstimos de mdio e longo prazos, aquisio de aes, debntures ou outros ttulos emitidos por empresas industriais e subsdio de encargos financeiros para empresas com sede no Cear. Paralelamente foram criados, desde a dcada de 1980, programas que utilizariam os recursos disponibilizados por esse Fundo, destacando-se o Programa de Atrao de Investimentos de Empresas Industriais (Provin), que teve origem ainda no incio da dcada de 1980. Em 1989, o Provin foi reformulado e passou a conceder, como principal forma de incentivo, um emprstimo sobre o icms arrecadado pelas empresas incentivadas.3 Esses recursos deveriam ser pagos no prazo de 36 meses e eram corrigidos pela metade do ipc. A durao desse incentivo era de 72 meses. Nova reformulao dos incentivos foi implementada em 1993, sendo a principal mudana observada a ampliao dos incentivos para empresas localizadas alm da rmf.4 Em 1995 registrou-se outra reformulao, quando se adotou a lgica dos raios econmicos, ou seja, quanto mais distante da rmf fosse instalada a empresa industrial, maiores seriam os incentivos, conforme est descrito no quadro 1. Essa nova formulao foi motivada pela preocupao de alavancar o desenvolvimento dos municpios fora da rmf.

P. A. Pontes Diferencial de salrios nos municpios do Estado do Cear...

425

quadro 1: alteraes fdi-provin 1995 Distncia quanto rmf Na rmf At 300 km da rmf Entre 300 km e 500 km da rmf Superior a 500 km da rmf
Fonte: Cear, 1995.

Fin. do icms 60% 75% 75% 75%

Prazo (meses) 72 120 156 180

Carncia (meses) 36 36 36 36

Retorno 60% 25% 25% 25%

Correo e juros 100% igpm 100% igpm 100% igpm 100% igpm

Em 2002, esses incentivos foram alterados mais uma vez, ocasio em que se buscava incentivar a localizao de empresas em determinados municpios, notadamente naqueles que possuam algum germe de aglomerao industrial (Pontes, 2003). A quinta e ltima reformulao ocorreu em maio de 2003, e desse momento em diante foi adotado um sistema de pontos em que os incentivos cresceriam medida que a empresa atendesse a algumas prioridades estabelecidas pelo Governo do Estado (para detalhes, ver Pontes, Viana, 2005). Dentre as diversas reformulaes, observa-se, do que foi exposto h pouco, que a alterao de 1995 foi a de maior longevidade. Alm disso, deve-se frisar, como se destacou (Pontes, 2003), que a atrao de investimentos se intensificou aps 1995. Como resultado dessa interveno do Governo do Estado, foram atradas, entre janeiro de 1995 e janeiro de 2003, 385 empresas, que previam investimentos, a preos de dezembro de 2002, de 7,05 bilhes de reais, segundo dados da sde (Secretria de Desenvolvimento Econmico). As empresas atradas previam, ainda, a abertura de cerca de 77 mil postos de trabalho. Desses investimentos, 1,1 bilho de reais, 36,55 mil empregos previstos e 163 empresas deveriam se localizar fora da rmf. Destaque-se o fato de que essa concentrao de investimentos e empresas atradas j havia sido identificada em Almeida & Silva (2000).
1.1 breves notas sobre os custos e benefcios da adoo de uma poltica de atrao de investimentos industriais

Como exposto anteriormente, o fdi tem como principal mecanismo de incentivo a iseno de parte do icms5 a ser recolhido pelas empresas industriais beneficiadas. Nesse sentido, pode-se alegar que esse tipo de poltica poder ter impactos fiscais negativos para o Estado.

426

R. Econ. contemp., Rio de Janeiro, 11(3): 421-438, set./dez. 2007

Os defensores desse tipo de poltica, no entanto, argumentam que, em razo de a empresa ser nova no Estado, ela no arrecadava icms. Dessa forma, o incentivo fiscal concedido sobre o incremento da arrecadao originada pela nova empresa, no causando, portanto, impactos na receita fiscal do Estado. Outro caso que merece ateno quando a empresa do prprio Estado e pleiteia o benefcio. Nessa hiptese, haver o impacto fiscal negativo referido h instantes.6 Para evitar esse problema, necessrio estabelecer critrios concesso do benefcio, bem como procedimentos de fiscalizao para as empresas beneficiadas, a fim de evitar, ou ao menos minimizar, a ocorrncia dessa prtica. Por outro lado, espera-se que as empresas atradas provoquem externalidades positivas, como as previstas por Marshall (1982) e Krugman (1997), nos municpios onde se instalarem; isto , que o emprego e o fluxo de negcios ensejados pela instalao de uma firma industrial redundem em crescimento da renda e, concomitantemente, da economia local. Esses so alguns dos argumentos utilizados pelos defensores e crticos de polticas de atrao de investimentos industriais via incentivos fiscais, como o caso do fdi. No se pretende, aqui, no entanto, abordar todos os argumentos utilizados, mas apenas deixar claro que ainda no existe consenso nesse tipo de poltica.
2. Descrio Da base De DaDos

Na seo anterior, foi introduzido o principal mecanismo de poltica industrial do Estado do Cear, que so os incentivos previstos pelo sistema fdiProvin. Comentou-se, ainda, que o principal intuito do fdi a promoo do desenvolvimento do Estado, com notado cuidado relativo interiorizao das empresas atradas por esse sistema de incentivos. Espera-se que nos municpios onde for instalada alguma empresa incentivada ocorra um crescimento no nmero de pessoas empregadas, ou seja, acredita-se que a organizao beneficiada contrate a mo-de-obra local para a produo. Dessa forma, razovel supor que haver incremento na renda do municpio. Portanto, um relevante efeito da poltica de atrao de investimentos o crescimento da renda da populao nos municpios onde se instalaram empresas industriais incentivadas.

P. A. Pontes Diferencial de salrios nos municpios do Estado do Cear...

427

Identifica-se, com efeito, a possibilidade de avaliar essa poltica de incentivo industrializao pelo incremento da renda da populao. Nesse sentido, duas fontes de dados podem ser utilizadas, a primeira das quais so os registros da Rais-Caged, organizados pelo Ministrio do Trabalho, e a segunda os microdados do Censo de 2000,7 realizado pelo ibge. Os indicadores do Ministrio do Trabalho referem-se apenas ao mercado formal, enquanto aqueles coletados pelo ibge compreendem tambm o mercado informal. Dadas as externalidades que uma empresa pode ocasionar em determinada regio, pode-se supor que os trabalhadores do setor informal podero ser beneficiados pelo fato de morarem em um municpio que possua uma empresa incentivada pelo sistema fdi-Provin. Assim, optou-se pelo censo de 2000. Deve-se, no entanto, frisar que a escolha do Censo restringe a anlise a ser realizada ao perodo de 1995 a 2000. Escolhida a base de dados a ser utilizada, foram aplicados alguns filtros, sendo o primeiro referente populao ocupada na semana de referncia. Em seguida, foram selecionadas apenas as pessoas empregadas com e sem carteira assinada, os trabalhadores por conta prpria e os empregadores. Com essas restries, chegou-se ao universo de 986.769 pessoas ocupadas fora da rmf, em julho de 2000.8 Posteriormente, as pessoas foram classificadas pelos grandes setores em que trabalhavam (agricultura, indstria e servios). Paralelamente, foram identificados os municpios que receberam empresas beneficiadas pelos incentivos estaduais no perodo de janeiro de 1995 a dezembro de 1999. A relao desses municpios pode ser encontrada no anexo 1 deste trabalho.9 Aps a identificao dos municpios que possuem ao menos uma empresa incentivada, foi possvel obter as primeiras estatsticas descritivas, apresentadas a seguir. O primeiro fato que chama a ateno, e pode ser verificado na tabela 1, que os municpios no possuidores de empresas incentivadas tm parcela significativa de sua populao ocupada no setor agrcola. Deve-se observar, ainda na tabela 1, que a maior parte da populao ocupada no setor agrcola se encontra nos municpios que no possuem empresas incentivadas. J nos municpios onde h empresas incentivadas, a maior parte da populao ocupada encontra-se, nesta ordem, no setor de servios e na indstria.

428

R. Econ. contemp., Rio de Janeiro, 11(3): 421-438, set./dez. 2007

anexo 1: relao dos municpios-sedes de empresas incentivadas pelo fdi-provin Abaiara Aquiraz Aracati Barbalha Barreira Baturit Beberibe Boa Viagem Brejo Santo Camocim Canind Caridade Caris Cascavel Caucaia Cedro Chorozinho Crates Crato Eusbio Forquilha Fortaleza Guaramiranga Guaiba Horizonte Icapu Iguatu Itaitinga Itapaj Itapipoca Itarema Jaguaribe Jaguaruana Juazeiro do Norte Limoeiro do Norte Maracana Maranguape Milh Morada Nova Nova Olinda Nova Russas Pacajus Pacatuba Paracuru Pentecoste Pindoretama Quixeramobim Russas S. G. do Amarante Santana do Acara Sobral Santa Quitria Tiangu Trairi Ubajara Uruburetama

tabela 1: populao ocupada por setor nos municpios do cear (exclusive a rmf) 2000 Sem empresa incentivada Setores Qt Agricultura Indstria Servio Total
Fonte: Censo, 2000.

% 35,72 17,31 46,97 100,00

Ao menos uma empresa incentivada Qt % 115.304 121.522 257.902 494.728 23,31 24,56 52,13 100,00

Total Qt 291.066 206.704 488.999 986.769 % 29,50 20,95 49,56 100,00

175.762 85.182 231.097 492.041

Com relao mdia salarial, possvel observar, pela tabela 2, que o salrio mdio dos municpios com ao menos uma empresa incentivada superior quele verificado nos municpios que no possuem esse tipo de empresa. interessante ressaltar que esse fato se repete em todos os setores de atividade. No tocante ao salrio mediano, ainda na tabela 2, possvel verificar que este tambm superior, em todos os setores, nos municpios que possuem empresas incentivadas. No que diz respeito ao vnculo trabalhista, v-se, na tabela 3, que os municpios com empresas incentivadas possuem 21,8% das pessoas ocupadas com carteira assinada, ao passo que, naqueles sem empresas incentivadas, apenas 12,6% das pessoas ocupadas possuem esse vnculo.

P. A. Pontes Diferencial de salrios nos municpios do Estado do Cear...

429

Tanto nos municpios com empresas incentivadas como nos que no as possuem, pode-se constatar elevada participao da populao ocupada, que se encontra empregada sem carteira assinada. Deve-se notar, no entanto, que, nos municpios sem empresas incentivadas, esse quadro mais grave. Dado que o trabalhador com carteira assinada tem direito aos servios de seguridade social, vlido assinalar que, nos municpios com empresas incentivadas, a populao ocupada encontra melhores condies de ocupao do que naqueles que no as possuem. Relativamente melhor qualidade das condies de ocupao dos trabalhadores nos municpios com empresas incentivadas, possvel verificar, pela tabela 4, que estes trabalham trs horas por semana a mais do que aqueles que moram em municpios no possuidores desse tipo de empresa. Esse fato observado em todos os setores econmicos.

tabela 2: salrio mdio e mediano dos setores econmicos nos municpios do cear (exclusive a rmf), cear 2000 (preos correntes) Mdia Municpios sem empresa incentivada 130,72 178,69 300,99 218,99 Municpio com ao menos uma empresa 149,71 242,34 386,75 296,03 Municpios sem empresa incentivada 80 130 151 120 Mediana Municpio com ao menos uma empresa incentivada 100 151 162 151

Setores Agricultura Indstria Servio Total

Total 138,24 216,11 346,22 257,62

Total 100 151 151 150

Fonte: Censo, 2000.

tabela 3: vnculo empregatcio da populao ocupada, cear 2000 Condio Empregado c/ carteira Empregado s/ carteira Empregador Conta prpria Total
Fonte: Censo, 2000.

Municpios sem empresa incentivada Qt % 62.256 213.689 8.304 207.792 492.041 12,65 43,43 1,69 42,23 100,00

Municpio com ao menos uma empresa incentivada Qt % 108.065 201.613 11.680 173.370 494.728 21,84 40,75 2,36 35,04 100,00

Total Qt 170.321 415.302 19.984 381.162 986.769 % 17,26 42,09 2,03 38,63 100,00

430

R. Econ. contemp., Rio de Janeiro, 11(3): 421-438, set./dez. 2007

Ressalte-se, ainda, que a populao ocupada dos municpios com ao menos uma empresa incentivada possui melhor nvel educacional, como pode ser observado no grfico 1, do que nos municpios que no possuem empresas incentivadas. Verifica-se no referido grfico que um percentual superior a 25% da populao ocupada dos municpios sem empresas incentivadas tem menos de um ano de instruo. J os municpios com ao menos uma empresa incentivada apresentam quase 20% de sua populao ocupada com 11 ou mais anos de estudos. Com esses indicadores, possvel constatar que a populao ocupada dos municpios com empresas incentivadas apresenta melhor salrio mdio, possui melhores condies de trabalho (dado o maior percentual de pessoas com carteira assinada) e melhor escolarizao do que a populao dos municpios sem empresa incentivada.

tabela 4: Horas trabalhadas por semana no trabalho principal, cear (exclusive a rmf) 2000 Setores Agricultura Indstria Servio Total
Fonte: Censo, 2000.

Municpios sem empresa incentivada 40,45 42,55 39,15 40,21

Municpio com ao menos uma empresa incentivada 42,66 44,18 42,81 43,11

Total 41,33 43,51 41,08 41,66

grfico 1: Distribuio da populao ocupada nos municpios do cear (exclusive a rmf) por anos de estudos, cear 2000
% 30252015100500

Menos 1 ano 2 anos 3 anos 4 anos 5 anos 6 anos 7 anos 8 anos 9 anos 10 anos 11 anos 12 anos 13 anos 14 anos 15 anos 16 anos 17 anos de 1 ou ano mais

Sem empresa incentivada

Ao menos uma empresa incentivada

Fonte: Censo, 2000.

P. A. Pontes Diferencial de salrios nos municpios do Estado do Cear...

431

3. MoDelo e resultaDos eMpricos

3.1 o modelo

No tpico anterior, foi observado que a populao ocupada nos municpios que possuem ao menos uma empresa incentivada apresentam melhor salrio mdio do que a dos municpios sem empresa incentivada. Cumpre ainda averiguar o quanto da diferena salarial entre os municpios pode ser atribudo ao fato de o municpio possuir ou no empresas incentivadas. Para essa tarefa, optou-se por utilizar a decomposio de Oaxaca (1973), descrita a seguir. A decomposio de Oaxaca (1973) um mtodo utilizado para mensurar o efeito da discriminao e de polticas pblicas, e consiste, basicamente, em comparar dois grupos de indivduos, um desses pertencente a determinada categoria e o outro, no. Nesse mtodo, no primeiro momento, so estimadas duas equaes de salrios para cada um dos grupos ora descritos. Aqui, os indivduos foram separados entre aqueles que moram em municpios com empresas incentivadas e os que residem em municpios sem esse tipo de organizao. As equaes so as seguintes: Ln (Y1) = 0 + 1 indivduos1 + 2 setor1 + 3 vinculo1 + e1 Ln (Y2) = a0 + a1 indivduos2 + a2 setor2 + a3 vinculo2 + e2 em que: Yi = salrio/hora da pessoa. Indivduosi = vetor de variveis com as caractersticas dos indivduos, tais como raa (branco = 1 ou no-branco = 0), sexo (homem = 1), idade, idade ao quadrado e anos de educao. Esse conjunto de variveis busca explicar como as caractersticas individuais influem no prmio salarial. Nesse caso, as variveis idade e idade ao quadrado so uma proxy de experincia profissional; j anos de estudo mensuram a influncia de um ano a mais de estudo no salrio, e as outras duas indicam a diferenciao de salrios que ocorre contra pessoas do sexo feminino e/ou da raa negra. (1)

432

R. Econ. contemp., Rio de Janeiro, 11(3): 421-438, set./dez. 2007

Setori = vetor de variveis dummies que indicam o setor em que o indivduo exerce o trabalho principal10 (agricultura, indstria de transformao, servios industriais, construo civil, extrativa mineral, administrao pblica, comrcio e outros servios). Essas variveis foram includas no modelo, pois supe-se que o prmio salarial tambm afetado pelo setor em que o indivduo exerce sua atividade principal. Vinculoi = vetor de variveis dummies que indicam o vnculo que o trabalhador possui com a empresa11 (carteira assinada, sem carteira, empregador e conta prpria). ei = erro aleatrio com distribuio normal, mdia zero e distribudo de forma independente. O subscrito i indica as pessoas que moram em municpios com empresas incentivadas (1) ou no (2). Deve-se ressaltar, ainda, que se espera obter coeficientes positivos para as variveis anos de estudo e idade, pois acredita-se que quanto maiores a escolaridade e a experincia do indivduo maior o salrio por ele recebido. J para as variveis branco e sexo esperado sinal positivo. Em seguida, a primeira equao subtrada da segunda e aplica-se o operador esperana, obtendo-se a diferena dos prmios salariais: E (Y1 Y2) = E (0 + 1 ind1 + 2 setor1 + 3 vinculo1 a0 a1 ind2 a2 setor2 + a3 vinculo2)

(2)

Dado que a esperana do erro aleatrio igual a zero, ele desaparece na equao 2. O passo seguinte subtrair e somar 1 ind2, 2 setor2 e 3 vinculo2, obtendo-se a seguinte expresso: E ((Y1 Y2) = E ((0 a0) + 1 (ind1 ind2) + 2 (setor1 setor2) + + 3(vinculo1 vinculo2) + (1 a1) ind2 + (2 a2) setor2 + + (3 a3) vinculo2)

(3)

Os quatro primeiros termos do lado direito dessa expresso explicam a diferena de salrios, dada a diversidade das caractersticas dos indivduos. J os trs ltimos termos explicam a diferena em virtude do efeito de a pessoa residir em um municpio com empresas incentivadas.

P. A. Pontes Diferencial de salrios nos municpios do Estado do Cear...

433

Se a equao 3 for dividida por E(Y1 Y2) e multiplicada por 100, possvel calcular a contribuio percentual da diferena salarial explicada pelas diferenas individuais e pelo fato de a pessoa morar em municpio com empresa incentivada. Obtm-se, assim, a equao 4. E ((0 a0) + 1 (ind1 ind2) + 2 (setor1 setor2) + 100 = E (Y1 Y2) E ((1 a1) ind2 + (2 a2) setor2 + + 3 (vinculo1 vinculo2)) 100 + E (Y1 Y2) E (Y1 Y2) + (3 a3) vinculo2) 100 E (Y1 Y2) A equao 4 pode ser, assim, desmembrada em duas partes: Dif. % dascaracteristicas = E ((0 a0) + 1 (ind1 ind2) + E (Y1 Y2) + 2 (setor1 setor2) + 3 (vinculo1 vinculo2)) 100 E (Y1 Y2) Dif. % decorrentedapoltica = E ((1 a1) ind2 + E (Y1 Y2) + (2 a2) setor2 + ( 3 a3) vinculo2) 100 E (Y1 Y2) Para o clculo da equao 4, utilizam-se as mdias das variveis explicativas, ora listadas, tanto para municpios com empresas incentivadas quanto para aqueles que no as possuem. Em seguida, deve-se calcular o prmio salarial mdio para as duas situaes e computar a diferena entre ambos. O ltimo passo consiste no clculo das duas partes da equao 4. Os resultados obtidos so apresentados na seqncia. (4)

434

R. Econ. contemp., Rio de Janeiro, 11(3): 421-438, set./dez. 2007

tabela 5: resultado da regresso para os municpios com e sem empresas incentivadas Variveis Municpio com ao menos uma empresa incentivada Coeficiente T P>|t| 0,372 0,059 0,001 0,104 0,158 0,589 0,389 0,337 0,577 0,333 0,407 0,102 0,161 0,054 0,987 1,087 41,89 37,36 26,38 98,43 13,01 14,81 28,77 6,92 32,41 27,65 34,65 13,54 16,14 5,95 30,01 33,78 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 53.069 1.814,68 0 0,3607 Municpios sem empresa incentivada Coeficiente T P>|t| 0,375 0,046 0,000 0,099 0,007 0,414 0,355 0,176 0,569 0,361 0,478 0,101 0,292 0,001 0,994 0,946 41,4 33,26 22,49 93,18 0,56 8,77 28,1 3,92 39,86 29,38 43,98 14,39 27,83 0,14 27,77 32,08 0 0 0 0 0,575 0 0 0 0 0 0 0 0 0,888 0 0 65.990 2.043,68 0 0,308

Sexo Idade Idade ao quadrado Educao Indstria de transformao Servios industriais Construo civil Extrativa mineral Administrao pblica Comrcio Outros servios Branco Carteira assinada Sem carteira Empregador Constante Observaes F Prob F R

Fonte: Amostra do Censo, 2000. Elaborao prpria.

3.2 resultados empricos

Na tabela 5 so apresentados os resultados estimados para as equaes de salrio dos municpios com e sem empresas incentivadas.12 Relativamente aos municpios com empresa incentivada, pode-se observar que todas as variveis utilizadas apresentam valores significativos. J no grupo dos municpios sem empresas incentivadas, possvel verificar que as variveis indstria de transformao e empregado sem carteira apresentam valores pouco significativos, ou seja, rejeita-se a hiptese de que o coeficiente dessas variveis seja diferente de zero. Esse fato leva a crer que, nos municpios sem empresas incentivadas, a indstria de transformao paga um salrio/hora prximo quele verificado no setor agrcola (grupo de comparao), e os trabalhadores sem carteira possuem remunerao similar quela recebida pelos trabalhadores por conta prpria. Deve-se ainda frisar que o teste F foi significativo para ambas as regresses.

P. A. Pontes Diferencial de salrios nos municpios do Estado do Cear...

435

O passo seguinte estimao foi calcular as mdias das variveis utilizadas e estimar o salrio mdio das pessoas que moram em municpios com empresas incentivadas e sem empresas incentivadas. Essas mdias so apresentadas na tabela 6. Destaque-se o fato de que, no caso das variveis dummies, a mdia corresponde proporo de pessoas que possuem a caracterstica. Assim, observa-se, por exemplo, que, nos municpios com empresa incentivada, 69,6% das pessoas ocupadas so homens, enquanto nos municpios sem empresas incentivadas estes correspondem a 71,1% da populao ocupada. Observa-se, ainda na tabela 6, que, nos municpios com empresas, incentivadas, a populao ocupada possui, em mdia, um ano a mais de educao do que nos municpios sem essas empresas. Outra importante observao a diferena de 0,356 entre o logaritmo do salrio/hora entre as duas categorias em anlise, a qual equivale a r$ 1,43 a mais, por hora trabalhada, para os indivduos que moram em municpio com empresas incentivadas. A ltima etapa da decomposio de Oaxaca aquela preconizada pela equao 4, ou seja, estimar o quanto da diferena salarial decorre das difetabela 6: Mdia das variveis explicativas Varivel Sexo Idade Idade ao quadrado Educao Indstria de transformao Servios industriais Construo civil Extrativa mineral Administrao pblica Comrcio Outros servios Branco Carteira assinada Sem carteira Empregador Log (salrio/hora)*
Fonte: Amostra do Censo, 2000. Elaborao prpria. *Estimado.

Municpio com ao menos uma empresa incentivada 0,696 35,185 1.409,594 5,143 0,158 0,004 0,076 0,004 0,053 0,187 0,270 0,370 0,213 0,412 0,023 2,446

Municpios sem empresa incentivada 0,711 36,342 1.505,576 4,086 0,096 0,004 0,069 0,004 0,072 0,134 0,255 0,364 0,124 0,433 0,016 2,090

436

R. Econ. contemp., Rio de Janeiro, 11(3): 421-438, set./dez. 2007

tabela 7: influncia na diferena do logaritmo do salrio/hora Descrio Diferena de salrios Dif. decorrente das caractersticas Dif. decorrente da poltica
Fonte: Amostra do Censo, 2000. Elaborao prpria.

Efeito no logaritmo do salrio/hora 0,356 0,136 0,219

% explicado 38,345 61,655

renas das caractersticas dos indivduos e do efeito da poltica de atrao de investimentos. Na tabela 7 so apresentados esses resultados. Como pode ser observado na tabela 7, cerca de 38,3% da diferena salarial podem ser atribudos s caractersticas dos trabalhadores. Enquanto isso, a poltica de atrao de empresas responde por 61,6% do diferencial de salrios entre os trabalhadores que moram em municpios com empresas incentivadas e os residentes em municpios sem esse tipo de empresa.
4. concluso

A poltica industrial do Cear justificada, principalmente, pelo intento de se promover o desenvolvimento econmico do Estado. Nesse sentido, busca-se, mediante a atrao de investimentos de empresas industriais, criar oportunidades de trabalho e promover o aumento da renda no Cear. Observando o atraso econmico, relativamente rmf, dos municpios localizados fora dessa regio, o Governo do Estado passou a ofertar maiores incentivos para as empresas que implantassem unidades produtivas naquele local. Como conseqncia dessa poltica, algumas organizaes industriais implantaram seus parques produtivos em diversos municpios do Estado. interessante observar que, como visto anteriormente, os municpios onde esto instaladas essas empresas apresentam maior salrio mdio e maior percentual de trabalhadores com carteira assinada do que aqueles onde no existem empresas incentivadas; ou seja, pode-se considerar que h melhores condies de trabalho nos municpios com empresas atradas do que naqueles que no possuem esse tipo de empresa. Constatou-se, ainda, que as diferenas entre as caractersticas dos trabalhadores que residem nesses municpios explicam menos da metade do di-

P. A. Pontes Diferencial de salrios nos municpios do Estado do Cear...

437

ferencial de salrios entre esses dois grupos. Verifica-se que a adoo deste tipo de poltica contribui, com efeito, para o crescimento do prmio salarial nos municpios com empresas incentivadas. O maior prmio salarial um benefcio bvio da poltica de atrao de investimentos; no entanto, deve-se alertar para o fato de essa poltica resultar, como efeito indesejado, no crescimento das disparidades entre os municpios cearenses. Assim, oportuno sugerir que polticas compensatrias sejam adotadas para se tentar alcanar um desenvolvimento mais equilibrado entre as regies do Estado do Cear.

notas

1. Nesse perodo, foi concludo o porto do Mucuripe, houve a expanso da rede distribuidora de energia eltrica para todo o Estado e a constituio do Distrito Industrial de Fortaleza, entre outras obras (pontes, 2003). 2. Deve-se aqui frisar que, na dcada de 1990, vrias obras de infra-estrutura (como o porto do Pecm, aude do Castanho etc.) foram implementadas. 3. Para empresas situadas na rmf, esse emprstimo seria de 60% do icms a ser recolhido e de 75% para as localizadas fora da rmf. Os maiores incentivos concedidos para os estabelecimentos localizados alm da rmf eram justificados pelo interesse de promover o desenvolvimento nas regies mais atrasadas do Estado. 4. O prazo de durao dos incentivos passou a ser de 120 meses, para empresa localizada fora da rmf. O emprstimo poderia alcanar at 80% do icms arrecadado, e a correo seria dada por 30% do igp-M. A nica alterao para empresas localizadas na rmf foi a aplicao da correo de 60% do igp-M. 5. O fdi constitui, sem dvida, uma iseno fiscal para as empresas. Dessa forma, deve-se considerar que esse Fundo encontra-se no mbito da guerra fiscal. Esse conflito travado entre os Estados brasileiros que oferecem incentivos fiscais para as empresas, normalmente industriais, que decidam se instalar em seus territrios. Como a inteno deste artigo analisar apenas a poltica implementada pelo Governo do Estado do Cear, no ser aprofundado o debate sobre a guerra fiscal. 6. Isso ocorreria no caso de um empresrio fechar uma empresa, no atendida pelo fdi, para abrir outra, que, por ser nova, poderia ser enquadrada pelos incentivos concedidos pelo Governo do Estado. 7. Aqui no se considera a pnad, que no discrimina o municpio de moradia do respondente. 8. Foram ainda excludas as pessoas que no informaram o setor em que trabalhavam e que no disseram o salrio total no trabalho principal.

438

R. Econ. contemp., Rio de Janeiro, 11(3): 421-438, set./dez. 2007

9. No perodo de janeiro de 1995 a dezembro de 1999, foram atradas 274 empresas, que previam a gerao de 59.070 postos de trabalho e o investimento de r$ 4,25 bilhes (a preos de janeiro de 2003). O nmero de municpios-sedes de empreendimentos atrados foi de 56. Foram consideradas apenas as empresas que estavam em funcionamento em janeiro de 2003. 10. O setor agrcola o grupo de referncia, ou seja, os resultados obtidos tm como referncia esse grupo. 11. O grupo de referncia o de trabalhador por conta prpria. 12. Foi identificado, mediante o teste de White, que havia problemas de heterocedasticidade nos dados; optou-se, assim, pela matriz de covarincia de White para corrigir o referido problema.

referncias bibliogrficas ALMEIDA, M. B. de; SILVA, A. B. da. Estado do Cear: desempenho econmico financeiro recen-

te, 1990-1996. Revista Econmica do Nordeste, Fortaleza, v. 31, n. 4, p. 1.060-1.078, out./ dez., 2000.
KRUGMAN, P. Geography and Trade. Cambridge: The mit Press, 1997. Chs. 1 e 2. MARSHALL, A. Princpios de economia poltica. So Paulo: Abril Cultural, v. 1, 1982. OAXACA, R. Male-female wage differentials in urban labor markets. International Economic

Review, v. 14, n. 3, p. 693-709, 1973.


PONTES, P. A. Poltica industrial no Estado do Cear: uma anlise do fdi-Provin, 1979-2002. Fortaleza: ufc-Caen, 2003. Dissertao de Mestrado.

; VIANNA, P. J. R. Anlise da Poltica de Incentivo ao Desenvolvimento Industrial do Estado do Cear no Perodo 2001-2004. Nota Tcnica, Fortaleza: Ipece, n. 12, 2005.

Vous aimerez peut-être aussi