Vous êtes sur la page 1sur 15

pesquisa

O perfil do

caminhoneiro

no Brasil

Verso 2010

Apoio
Coordenao da pesquisa: Prof. Dr. Elder Cerqueira-Santos Equipe: Alexsandro Conceio Rocha, Christian Zanon, Diogo Araujo de Sousa, talo Matheus Souza, Maxciel Zortea, Saulo Almeida, Othon Cardoso de Melo Neto (pesquisadores), Beatriz Andrade Oliveira Reiz e Mariana Valadares (assistentes) e Prof. Dr. Lucas Neiva-Silva (consultor)

Realizao

pesquisa

SUMRIO

APRESENTAO
Responsveis pelo transporte de mais de 60% de toda a carga movimentada no pas, os motoristas de caminho passam a maior parte de suas vidas nas estradas brasileiras e muitas vezes se deparam com situaes de Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes (ESCA). Para conhecer melhor quem so e como vivem esses profissionais, em 2005, por iniciativa da Childhood Brasil, foi feito um amplo levantamento nas principais rodovias brasileiras para traar o perfil do caminhoneiro. H quanto tempo trabalham nas estradas, quais so seus principais valores e anseios, o que fazem quando esto em pontos de parada e quais os principais problemas da profisso foram algumas das questes respondidas pelos 239 entrevistados. O estudo tambm permitiu entender melhor a relao desses profissionais com a temtica da explorao sexual de meninos, meninas e adolescentes. Mas ser que algo mudou de l para c? Foi justamente para responder a essa pergunta que a Childhood Brasil decidiu atualizar a pesquisa. Um novo levantamento foi realizado em 2010, desta vez com um nmero maior de entrevistados: 343 motoristas de caminho, de diversas regies do pas. Entre as novidades desta edio, destaque para os indicadores de comparao com um grupo de controle formado por 68 motoristas de empresas vinculadas ao Programa Na Mo Certa, idealizado pela Childhood Brasil e que busca mobilizar a sociedade para o enfrentamento da explorao sexual de crianas e adolescentes nas rodovias brasileiras. Os resultados mais relevantes da nova pesquisa O perfil do caminhoneiro no Brasil voc confere nas pginas seguintes. Boa leitura!
2

Apresentao Objetivos Mtodo


Participantes Instrumento Procedimentos Capacitao dos pesquisadores Questes ticas Anlise de dados

Resultados
Dados biosociodemogrficos e valores Profisso e rotina Vida na estrada Vida sexual Explorao sexual de crianas e adolescentes Proteo em ao

Consideraes finais

pesquisa
OBJETIVOS
O presente levantamento buscou atualizar os dados sobre o perfil do caminhoneiro brasileiro, realizado em 2005, com nfase na questo do envolvimento com a Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes (ESCA). Dessa forma, foi possvel gerar indicadores de comparao com a situao revelada pela primeira pesquisa, de 2005, e com um grupo de controle formado por motoristas de empresas vinculadas ao Programa Na Mo Certa. postos ou coordenadores de eventos) pelos psiclogos coordenadores da pesquisa. Somente mediante autorizao que a equipe de entrevistadores iniciava o trabalho. Os caminhoneiros foram abordados quando estavam conversando com amigos, caminhando sozinhos ou em pequeno grupo ou em filas de telefone, por exemplo. Evitou-se incomod-los em horrio de refeio ou quando estavam envolvidos em outras atividades, como limpeza ou conserto do caminho. A pesquisa teve incio somente aps a explicao dos objetivos do levantamento e o consentimento do caminhoneiro abordado. Foi garantida ao participante a compreenso das caractersticas da pesquisa e de seus direitos como respondente, inclusive o carter voluntrio de sua participao e o sigilo das respostas individuais. Concluda a aplicao do questionrio, o entrevistador preenchia a folha de registros com suas impresses sobre o participante e seu conhecimento e/ou uso de servios de explorao sexual de crianas e adolescentes. Ao final da consulta, o termo de consentimento livre e esclarecido foi assinado pelo participante.

MTODO
Trata-se de um estudo multimtodo (qualitativo e quantitativo) analtico entre motoristas de caminho.

Participantes
Foram entrevistados individualmente - entre os dias 23 de maio e 06 de setembro de 2010 - 343 caminhoneiros, sendo 275 deles escolhidos aleatoriamente e 68 de um grupo de controle formado por motoristas de empresas vinculadas ao Programa Na Mo Certa. As entrevistas foram realizadas em pontos de apoio/parada e ptios de treinamento em sete cidades brasileiras: Porto Alegre (RS), Itaja (SC), Cubato e Santos (SP), Belm (PA), Natal (RN) e Aracaju (SE).

Capacitao dos pesquisadores


A equipe de pesquisadores foi constituda por dois psiclogos responsveis e por sete colaboradores da rea de Psicologia, todos com experincia em pesquisas sobre comportamento sexual. Mesmo assim, antes da coleta de dados, todos receberam atualizao de treinamento terico, metodolgico e tico. Durante a execuo da pesquisa, a equipe tambm foi permanentemente monitorada e orientada pelos psiclogos coordenadores.

Instrumento
Foi utilizado um questionrio especificamente produzido para o estudo. O instrumento tinha 64 questes sobre temas relacionados aos objetivos da pesquisa, de aspectos biosociodemogrficos a informaes sobre a vida dos caminhoneiros na estrada e o conhecimento deles sobre as questes que envolvem a temtica da Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes. Ao final do instrumento, havia um espao reservado s impresses do pesquisador sobre o entrevistado, bem como a eventuais relatos sobre as experincias sexuais do participante que possam ser relevantes para a campanha de enfrentamento da ESCA.

Questes ticas
Os aspectos ticos que garantem a integridade dos participantes do estudo foram assegurados com base na Resoluo n 196, que consiste em diretrizes e normas que regulam as pesquisas com os seres humanos (Conselho Nacional de Sade, 1996), e na Resoluo n 016 do Conselho Federal de Psicologia (CFP, 2000). Alm do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foi dada a garantia de sigilo das informaes pessoais, assim como foi disponibilizada a assistncia do membro da equipe de pesquisa, caso algum participante necessitasse de apoio psicolgico provocado pela lembrana negativa de algum dos aspectos investigados. A pesquisa foi registrada no CONEP Ministrio da Sade.

Procedimentos
Os participantes foram entrevistados individualmente por um membro da equipe de pesquisa, que anotava as respostas. Cada entrevista durou, em mdia, 40 minutos e a maioria foi realizada em postos de gasolina ou ptios de parada dos caminhoneiros. A insero inicial da equipe de pesquisa nos pontos de coleta envolveu a apresentao dos objetivos do estudo e da equipe aos responsveis por esses locais (donos, gerentes de

Anlise de dados
Os dados passaram por tratamento qualitativo e quantitativo. Foram realizadas anlises descritivas, comparativas, bivariadas e multidimensionais.

pesquisa
RESULTADOS Dados biosociodemogrficos e valores
Foram entrevistados 343 caminhoneiros, todos do sexo masculino, em sete cidades brasileiras: Porto Alegre (RS), Itaja (SC), Cubato e Santos (SP), Belm (PA), Natal (RN) e Aracaju (SE). O primeiro grupo foi composto de 275 profissionais entrevistados de forma aleatria (sendo a maioria, 28%, do estado de Rio Grande do Sul) e o segundo grupo foi formado por 68 motoristas funcionrios de empresas de porte nacional com filiais no Estados de So Paulo, signatrias do Programa Na Mo Certa, como mostra a Tabela 1. A mdia de idade dos caminhoneiros entrevistados foi de 41,85 anos, com mnimo de 21 anos e mximo de 71. Em 2005, essa mdia era de 38,26 anos, com mnimo de 25 e mximo de 64 anos. Tal diferena, no entanto, no revelou significncia estatstica. Sobre o local de nascimento dos entrevistados do grupo aleatrio, a maioria (47,6%) nasceu na regio Sul do pas, sendo que 25,3% nasceram no Sudeste, 20,5% no Nordeste, 3,7% no Norte e 2,9% nos estados do Centro-Oeste. J com relao ao local onde residem atualmente, 46,4% disseram no Sul do Brasil, seguidos de 28,8% na regio Sudeste, 17,5% no Nordeste, 4,4% no Centro-Oeste e 2,9% na regio Norte (ver Grfico 1). A maioria dos caminhoneiros (62,1%) declarou ser branca, enquanto 17,3% afirmaram ser mestios, 15,4% pardos, 4,4% negros e 0,7% amarelos. Na pesquisa de 2005, a maioria tambm disse ser branca (64%). Mestios e negros tiveram 33,1% e 2,9% das respostas, respectivamente.
Grfico 1 Tabela 1

Local de realizao das entrevistas


Grupo Estado Nmero
PA RN ALEATRIO RS SC SP SE Total 31 30 77 33 31 73 275

%
11,3 10,9 28,0 12,0 11,3 26,5 100%

Grupo Empresa Nmero


I II CONTROLE III IV V VI Total 8 5 17 16 9 13 68

%
11,8 7,4 25,0 23,5 13,2 19,1 100%

O nvel de escolaridade dos motoristas teve um pequeno aumento nos ltimos anos, com um percentual maior deles com ensino fundamental incompleto, 34,4% (ver Tabela 2). No grupo de controle, foi percebida uma inverso nas categorias fundamental incompleto e fundamental completo quando comparadas amostra aleatria, sinalizando que quem trabalha em empresa parece ter maior escolaridade. Quando questionados sobre o estado civil, 65,8% dos homens declararam-se casados, 14,5% disseram manter uma unio estvel, 13,1% afirmaram ser solteiros, 4,4% divorciados e 2,2% separados. Em 2005, 69% da amostra eram casados ou possuam relao estvel, 17,6% solteiros, 5% separados, 4,6% divorciados, 0,8% vivos e 2,9% outros. A mdia do nmero de filhos da amostra de 2005 foi 1,47, com o mnimo de 0 e o mximo de 11 filhos. J na amostra de
Tabela 2

Onde nasceu e onde mora


50 Onde nasceu Onde mora 40
Valores em porcentagem

Nvel de escolaridade
2005 (em %)
Sabe ler, mas no foi escola Fundamental incompleto 32,8 23,9 18,9 19,7 2,5 2,2

47,6 46,4

2010 (em %)
1,5 34,4 24,6 10,8 25,4 2,4 0,9

30

28,8 25,3 20,5 17,5

Fundamental completo Mdio incompleto Mdio completo Superior incompleto

20

10

3,7 2,9
0

2,9 Nordeste

4,4 Sul

Superior completo

Norte

Centro-Oeste Sudeste

pesquisa
2010, a mdia aumentou para 2,4 filhos, com o mnimo de 1 filho e o mximo de 15. A maioria das esposas (46,9%) dona de casa, 38,9% trabalham fora e 8,8% desempenham alguma atividade remunerada em casa, como costureira ou manicure. Os 5,3% restantes afirmam que as esposas no trabalham, no considerando o trabalho domstico como uma atividade. Sobre a ocupao da esposa, em 2005, 46,8% eram donas de casa, 34,7% trabalhavam fora, 11,6% trabalhavam em casa e 6,9% no trabalhavam. Na pesquisa de 2010 observou-se um pequeno aumento da renda mensal familiar, atingindo como mdia o valor de R$ 2.944,23, contra R$ 2.622,07 em 2005. Entre as faixas salariais, a que teve maior percentual (46,7%) foi entre R$ 1.001,00 e R$ 2.000,00 por ms (ver Grfico 2).
Tabela 3

Prioridade de valores (mdia)


2005
Famlia Trabalho Amizade Sexo Religio Dinheiro 3,95 3,91 3,84 3,76 3,62 3,37

2010
3,94 3,89 3,74 3,52 3,5 3,37

Controle
3,94 3,88 3,65 3,57 3,41 3,38

Grfico 2

Renda mensal mdia familiar (em reais)


60 50 40

55,3 46,7

2005 2010
Valores em porcentagem

35,4
30 20 10 0

de 1 a 5 (sendo 1 muito insatisfeito e 5 muito satisfeito) foi para o item relaes pessoais (4,33), enquanto em 2005 a maior mdia foi para a opo consigo mesmo (4,28). No foi observada variao significativa entre a amostra aleatria e o grupo de controle, mas notou-se uma maior satisfao dos motoristas vinculados a empresas quanto oferta de cargas e ao salrio. De maneira geral, tambm foi percebido aumento de satisfao quanto qualidade das estradas brasileiras.

20,3 12,2 3,3 501,00 a 1.000,00 12,2 14,3

Tabela 4

Satisfao com a vida e o trabalho


Acima de 2.501,00

1.001,00 a 2.000,00

2.001,00 a 2.500,00

Dimenses da vida e do trabalho


Relaes pessoais Vida sexual Condies de moradia

2005
4,22 4,27 4,05 4,28 4,01 3,89 3,15 3,37 2,66 1,91 2,29

2010
4,33 4,25 4,3 4,23 4,05 3,91 3,74 3,51 3,48 3,25 2,89 2,84 2,85 -

Controle
4,43 4,47 4,28 4,35 4,53 4,30 3,81 3,81 3,71 2,93 3,64 3,34 2,82 -

Quanto religio, assim como no levantamento anterior, a maior parte dos entrevistados disse ser catlica (70,3%). O restante dividiu-se em: 12,8% afirmam no ter religio, mas creem em Deus, 11,4% so evanglicos e 1,5% dizem ser espritas. As demais religies no chegaram a alcanar 3%. Somente 1,1% dos caminhoneiros mostraram-se ateus, ou seja, no acreditam em Deus. A ordem de prioridade sobre as dimenses da vida dos entrevistados (em uma escala que varia de 1 a 5) se manteve a mesma do levantamento anterior, ficando em primeiro lugar Famlia e, em seguida, Trabalho, Amizade, Sexo, Religio e Dinheiro. Essa mesma sequncia tambm foi observada no grupo de controle, como mostra a Tabela 3. Houve mudana na ordem do nvel de satisfao com relao s dimenses da vida e do trabalho dos entrevistados, como mostra a Tabela 4. Em 2010, a maior mdia em uma escala

Consigo mesmo Profisso Empresa onde trabalha Apoio dos amigos Jornada de trabalho Salrio Polcia Rodoviria Federal Oferta de cargas Qualidade das estradas Polcia Rodoviria Estadual Poltica do pas

pesquisa
A avaliao de frases sobre crenas machistas sofreu pouca mudana de 2005 para c. Na primeira pesquisa, a frase O Brasil deve ter pena de morte foi a que obteve maior mdia de concordncia (2,33). J em 2010, a maior mdia (2,56) ficou com O homem deve sustentar a casa. As demais mdias se mantiveram parecidas, ficando em ltimo lugar o item Crianas podem viajar desacompanhadas, tanto em 2005 quanto em 2010, como mostra a Tabela 5. Na opinio dos entrevistados, a viso que outras pessoas que no so caminhoneiros fazem da profisso foi ainda mais negativa no estudo recente. Em 2005, 73,3% disseram ser mal vistos, enquanto apenas 8,58% acreditaram ser bem vistos e 5,1% com igualdade. J em 2010, mal visto foi a resposta de 82,3% dos motoristas, bem visto ficou com 8,1% e com igualdade com apenas 1,8% (ver Tabela 6). O grupo de controle teve a mesma percepo que a amostra aleatria.
Tabela 6
Tabela 5

Indicadores de machismo (mdia de concordncia, de 1 a 5)


Afirmaes
O homem deve sustentar a casa O Brasil deve ter pena de morte Meninos adolescentes podem escolher com quem e quando transar Mulheres que se prostituem so vtimas de explorao As mulheres devem obedecer aos homens Meninas adolescentes podem escolher com quem e quando transar A infidelidade masculina tolervel Quem manda na minha casa sou eu Meninas com menos de 18 anos podem se prostituir se quiserem A infidelidade feminina tolervel Crianas podem viajar desacompanhadas

2005
2,32 2,33 2,12 1,80 1,81 2,02 1,67 1,57 1,38 1,26 1,13

2010
2,56 2,28 1,89 1,92 1,82 1,79 1,55 1,51 1,36 1,22 1,07

Controle
2,54 2,04 2,04 1,90 1,84 1,82 1,63 1,57 1,47 1,21 1,03

Como o caminhoneiro visto por outras pessoas


2005 (em %)
Mal visto Bem visto Relativamente Com igualdade Outros 73,3 8,58 11,5 5,1 2,6

2010 (em %)
82,3 8,1 6,3 1,8 1,4

Profisso e rotina
O tempo mdio de profisso dos entrevistados em 2005 foi de 15,32 anos (DP = 9,35), com mnimo de 1 ano e mximo de 45 anos. Em 2010, essa mdia subiu para 17,39 anos (DP = 11,29), com mnimo de 1 ano e mximo de 49 anos. No caso dos caminhoneiros com vnculos a empresas, a mdia foi de 19 anos (DP = 10,44), com no mnimo de 1 ano e mximo de 37 anos.
J ganhei muito dinheiro uns anos atrs, mas hoje s esses meninos mais novos que conseguem entrar em empresa boa que ganham bem. Quem tem caminho velho, de famlia, no vai rodar mais. Tem que se aposentar e sair dessa vida. A vida do caminhoneiro no fcil no, muito solitria. Mas a melhor coisa do mundo! Voc conhece o mundo todo! Voc passeia e trabalha.

O desejo pessoal continua sendo o principal motivo para a escolha da profisso, mas desta vez para um percentual maior de caminhoneiros (41,7% em 2010 contra 37% em 2005). A influncia familiar aparece em segundo lugar (25,5%), seguida pela falta de opo (20,3%) e pelo retorno financeiro (6,3%). No grupo de controle, o desejo pessoal teve um percentual ainda maior (54,4%), enquanto a influncia familiar (8,8%) ficou atrs da falta de opo (16,2%), como mostra a Tabela 7.

Tabela 7

Motivos para a escolha da profisso


2005 (em %)
Desejo pessoal Famlia Falta de opo Retorno financeiro Outros 37,0 30,0 25,0 8,0

2010 Aleatrio (em %)


41,7 25,5 20,3 6,3 6,3

2010 Controle (em %)


54,4 8,8 16,2 5,9 14,7

pesquisa
Tabela 8

Tempo mdio de dias de trabalho e espera por carga


2005
Mdia Dias por ms na estrada Horas espera de carga 20,3 44,15 Mn. 0 0 Mx. 60 244 Mdia 19,08 57,89

2010
Mn. 0 0 Mx. 270 840 (35 dias)

Tabela 9

Comparao entre o tempo de espera e de servio dos grupos aleatrios e de controle


Aleatrio
Mdia Tempo de espera da carga (em horas) Tempo de servio (em anos) 57,99 17,41 DP 73,304 11,305

pesquisa anterior, o produto mais transportado foi a chamada carga seca (gros e insumos), com 46,8%. Em 2005, alimentcios ficou com 36,2%, bens durveis com 25,5% e produtos qumicos com 3,8%. Os percentuais passam de 100% porque cada motorista podia escolher mais de uma opo. Quanto s rotas mais frequentes, as propores se mantm nos dois grupos de comparao. Em 2005, 82% foi interestadual, 15% intermunicipal e 3% internacional, enquanto em 2010 85,7% foi interestadual, 7% intermunicipal, 6,3% internacional e 1,1% urbana. Para o grupo de controle, a proporo diferenciada, com 71% interestadual, 24,6% intermunicipal e 4,3% internacional. Os dados a respeito do esquema de trabalho dos caminhoneiros mostram que de 2005 para 2010 houve uma diminuio tanto no nmero de profissionais vinculados a empresas (frotistas) quanto no nmero de autnomos (fretes). Em 2010, 48,2% da amostra responderam ser frotistas ou agregados a alguma empresa, 39% disseram ser autnomos e 12,9% afirmaram ter outro esquema de trabalho diferente dos j citados.

Controle
Mdia 36,75 17,94 DP 42,468 10,395
60

Grfico 3

De quem o caminho
58
50 40 2005 2010
Valores em porcentagem

50,7 40 34,3

Em relao ao tempo que os caminhoneiros passam na estrada e o tempo de espera de carga houve diminuio significativa. Em 2005, os motoristas passaram em mdia 20,3 dias na estrada e 44,15 horas espera de carga. J em 2010, como mostra a Tabela 8, eles ficaram, em mdia, 19,08 dias na estrada e 57,99 horas esperando por carga. A pesquisa tambm mostrou que os caminhoneiros vinculados a uma empresa costumam esperar menos tempo por carga: 36,75 horas (ver Tabela 9).
O maior problema do caminhoneiro a carga horria, e esses meninos que andam drogados dirigidos. O governo federal deveria fazer uma tabela de frete. A gente pena na mo dos atravessadores. O pessoal t trocando arrebite por cocana para no dormir e ganhar tempo, mas muito caro.

30 20 10 0

9,3
Empresa Prprio

7,7

Terceiros

O principal tipo de carga transportada pelos entrevistados em 2010 foram os produtos alimentcios, com 33%. Em seguida, apareceram bens durveis (30%), gros e produtos em insumo em geral (27,2%) e produtos qumicos (9,9%). Na

Apenas 34,3% dos motoristas disseram ser os donos do caminho com o qual trabalhavam, enquanto que um percentual maior de entrevistados afirmou dirigir caminhes de empresas ou de terceiros (65,7%), como mostra o Grfico 3. Em 2005, 40% dos entrevistados afirmaram ser os proprietrios do caminho, 50,7% disseram dirigir caminhes de empresas e 9,3% de terceiros. Essa diferena pode ser explicada pelo alto custo de manuteno do veculo, que coloca os motoristas autnomos em condies desfavorveis em relao s empresas, que so levadas, pelos clientes, a renovar a frota constantemente.
7

pesquisa
Tabela 10 Tabela 11

Atividades quando esto parados


Atividade realizada em ordem decrescente (%) 2005
Conversar com os amigos Dormir Ver TV Manuteno do caminho Descansar/ouvir msica/ler Outros Fazer sexo Beber Jogar Procurar carga Comer/cozinhar, tomar banho Conhecer a cidade/passear Atividade fsica 25,42 23,75 15,95 7,05 7,05 5,75 5,75 4,45 3,34 3,15 2,60 1,67 1,48

Atividade realizada em ordem decrescente (%) 2010


Conversar com os amigos Dormir Ver TV Manuteno do caminho Fazer sexo Conhecer a cidade/passear Beber Descansar/ouvir msica/ ler Outros Jogar Procurar carga Comer/cozinhar, tomar banho Atividade fsica 76,6 72,9 71,0 39,8 34,3 24,7 22,4 17,7 13,1 11 11,0

O que os postos e paradas deveriam oferecer


2005 (em %)
Banheiros limpos Sala de TV Comida boa Sala de jogos Comida boa Bons quartos Atendimento mdico Sala para atividade fsica Internet 26,02 13,1 12,39 7,08 6,02 3,89 3,36 -

2010 (em %)
Banheiros limpos Comida boa Atendimento mdico Comida barata Sala de TV Sala de jogos Bons quartos Sala para atividade fsica Internet 80,6 55,2 53,7 52,6 48,3 24,9 20,8 40,8 30,2

Tabela 12 8,8 7,1

Maiores problemas da profisso


2005 (em %)
Insegurana/ violncia

2010 (em %)
25,74 Insegurana/ violncia 21,69 Ficar longe da famlia 10,11 M qualidade das estradas 8,82 Baixa remunerao 77,7 64,6 55,3 48,4

Vida na estrada
As principais atividades realizadas pelos caminhoneiros quando esto com tempo livre foram: conversar com os amigos (76,6%), dormir (72,9%), ver televiso (71%) e fazer a manuteno do caminho (39,8%). As diferenas de percentuais em relao a 2005 (ver Tabela 10) devem-se mudana na metodologia da pesquisa, que em 2010 acumulou os dados para mais de uma resposta, ao contrrio do levantamento anterior, que considerou apenas um item por entrevistado. A percepo dos caminhoneiros sobre as condies das estradas permanece ruim, como mostra a Tabela 11. Ao serem questionados sobre o que gostariam de ter nos pontos de parada ou apoio, 80,6% deles responderam banheiro limpo, 55,2% disseram comida boa e 53,7% apontaram atendimento mdico. Comida barata, salas de TV, jogos e para atividade fsica, bons quartos e internet tambm foram reivindicados. Sobre os maiores problemas enfrentados na profisso, destacam-se a insegurana/violncia (77,7%), os riscos de acidentes (65,6%), o fato de ficarem longe da famlia (64,6%), a m qualidade das estradas (55,3%) e a baixa

M qualidade das estradas Ficar longe da famlia Problema com a Polcia Rodoviria Federal Problema com a Polcia Rodoviria Estadual Baixa remunerao Jornada de trabalho pesada Risco de acidentes

8,82

Problema com a Polcia Rodoviria Estadual Jornada de trabalho pesada Problema com a Polcia Rodoviria Federal Risco de acidentes

38,8

7,9 7,72

36,8 31,9

65,6

remunerao (48,4%). Em relao a 2005, houve uma pequena inverso nas queixas apresentadas. Como mostra a Tabela 12, no levantamento anterior, a m qualidade das estradas ficou em segundo lugar, logo aps insegurana/
8

pesquisa
violncia. J a baixa remunerao apareceu em sexto lugar, depois dos problemas com a Polcia Rodoviria Estadual. A atual pesquisa mostrou ainda que os caminhoneiros da amostra aleatria socializam mais com seus colegas de profisso que os motoristas do grupo de controle, alm de citarem fazer sexo nas horas vagas com maior frequncia. Fica perceptvel, de acordo com a Tabela 13, que os motoristas da amostra aleatria reivindicam mais por melhoras na alimentao e nas condies de higiene dos banheiros, alm de espao para entretenimento e atendimento mdico/odontolgico. Os profissionais de empresas signatrias reclamaram menos de ficar longe da famlia e da m qualidade das estradas, alm da jornada de trabalho, da remunerao e dos riscos de acidentes. Por outro lado, esse grupo de motoristas queixou-se mais da violncia nas estradas. Quando perguntados sobre o uso de drogas em 2005, mais especificamente de bebidas alcolicas, 30,9% responderam que no usaram, 30,5% disseram ter consumido de 1 a 3 dias na semana, 31,8% de 4 a 19 dias e 6,8% mais de 20 dias no ms. Em 2010, 37,3% disseram que no fizeram uso, sendo que 32,5% fizeram de 1 a 3 dias, 24,3% de 4 a 19 dias e 6% mais de 20 dias. Em relao ao uso de cigarros, a maior parte dos caminhoneiros continua no fumante (65,7%), com 29,1% respondendo ter fumado 20 dias ou mais no ms. A maioria tambm diz no fazer uso de estimulantes, como o rebite, ou outras drogas ilcitas (95,3% e 99,6%, respectivamente). No houve diferena estatisticamente significativa para o uso de nenhuma das drogas questionadas entre a amostra aleatria e o grupo de controle, como mostra o Grfico 4.
Tabela 13

Comparativo entre o grupo aleatrio e de controle


Aleatrio Sim (em %)
Principais Conversar com atividades os amigos quando est Jogar (domin, de folga cartas etc) Beber Ver TV Fazer sexo Conhecer a cidade/ passear O que os postos, ptios ou pontos de parada deveriam ter? Bons quartos para dormir Banheiros limpos/ chuveiro Comida boa Comida barata Atendimento mdico/ odontolgico Sala de TV Sala de jogos Internet Atividade fsica 76,8 14,8 22,5 70,8 34,4 24,8 20,5 20,5 55,1 52,4 53,9

Controle Sim (em %)


59,0 11,0 19,7 59,0 14,8 23,0 13,8 13,8 41,4 47,6 25,9

48,1 25,0 30,3 41,0 64,8 36,2 36,9 55,5 48,5 38,6

31,0 25,9 6,9 24,1 49,3 77,6 23,2 33,3 33,3 46,4

Grfico 4

Uso de drogas
80 70 60 50 40 30 20 10 0
Aleatrio

Maiores problemas enfrentados na profisso

Ficar longe da famlia Insegurana/ Violncia Jornada de trabalho pesada M qualidade das estradas Baixa remunerao Problemas com a Polcia Rodoviria Estadual

62,8 55,1

Controle
Valores em porcentagem

34,4 29 17,1 10,1 Usa atualmente lcool Usa atualmente cigarro 0,4 1,4 Usa J atualmente experimentou estimulantes drogas ilcitas

Problemas com a Polcia Rodoviria Federal Riscos de acidentes

31,6

40,6

65,4

49,3

pesquisa
Tabela 14 Tabela 15

Parceira sexual quando esto na estrada


2005 (em %)
Prostitutas Parceiras eventuais Companheira/esposa Outros Crianas e adolescentes Qualquer uma/no escolhe 60,5 27,4 11,3 0,8 -

Motivos da escolha da parceira sexual


2005 (em %)
Segurana/sade Ama/gosta/confia na esposa Outros motivos Maior disponibilidade Falta de vnculo Mais teso Falta de atrao nas demais opes 27,2 40,3 23,0 9,0 -

2010 (em %)
43,0 31,3 31,7 1,8 1,8

2010 (em %)
29,0 27,7 20,0 7,7 6,5 5,8 3,2

Vida sexual
Como no levantamento anterior, a maioria dos entrevistados (98,5%) relatou manter experincias sexuais somente com mulheres, com apenas 1,5% afirmando ter tido experincias sexuais com homens e mulheres. A mdia de relaes sexuais mantidas por semana quando os caminhoneiros esto na estrada tambm quase no mudou nos cinco anos: 1,73 em 2005 e 1,64 em 2010. Tambm no houve diferena significativa na mdia semanal de relaes sexuais quando esto com as esposas ou companheiras (4,13 em 2005 e 3,9 em 2010). J em relao parceira sexual na estrada, houve uma diminuio significativa no percentual de motoristas que disseram fazer sexo com prostitutas. Em 2010, essa foi a resposta de 43% dos entrevistados, contra 60,5% em 2005 (ver Tabela 14). Ao serem perguntados sobre a preferncia por parceira sexual, 44,8% afirmaram ser a esposa ou companheira, 32% disseram ser parceiras eventuais, 19,8% responderam prostitutas, 1,7% disseram crianas e adolescentes e outros 1,7% qualquer uma. Em 2005, a esposa/ companheira foi citada como preferida por 84,7% dos entrevistados, enquanto apenas 6,3% disseram ser parceiras eventuais, 3,2% responderam prostitutas e 5,9% outras. Sobre o motivo dessa preferncia, em 2005 a maior porcentagem (40,3%) escolheu porque ama/gosta/confia na esposa, seguido de segurana/sade e outros motivos. Na pesquisa de 2010, como mostra a Tabela 15, 29% afirmaram ser por segurana e sade, 27,7% porque ama/gosta/confia na esposa, 20% por outros motivos, 7,7% por maior disponibilidade, 6,5% por falta de vnculo, 5,8% por mais teso e 3,2% por falta de atrao nas demais opes.

A camisinha continua sendo o principal mtodo utilizado pelos entrevistados (60%) para prevenir doenas sexualmente transmissveis (DSTs). Em contrapartida, o percentual de motoristas que afirmam no adotar qualquer forma de preveno sexual subiu de 8,3% em 2005 para 19,6% em 2010 (ver Tabela 16). Apesar da pouca variao estatstica para todos os itens sobre vida sexual, o grupo de controle apresentou melhores percentuais sobre comportamentos sexuais de risco. No geral, os homens vinculados s empresas envolvem-se menos com sexo comercial e relatam menor percentual de parceiras eventuais. O uso de preservativo menor, mas este dado pode estar de acordo com o fato de que esses motoristas fazem mais sexo com as esposas.

Tabela 16

Mtodos de preveno contra DSTs


2005 (em %) 2010 (em %)
Usam camisinha No fazem nada No tm relao sexual No fazem sexo oral No beijam na boca Cuidados com higiene Fazem exames No compartilham seringas 77,1 8,3 13,2 1,0 0,5 1,0 0,5 60,0 19,6 14,9 9,8 9,1 9,1 5,8 0,7

10

pesquisa
Explorao sexual de crianas e adolescentes
O levantamento de 2010 apontou uma diminuio no nmero de adultos envolvidos com a explorao sexual de crianas e adolescentes em relao pesquisa anterior. Quando questionados diretamente se j saram com crianas ou adolescentes, 82,1% disseram que no em 2010. Em 2005, esse ndice foi de 63,2% da amostra. Em relao idade em que se deve iniciar a vida sexual, em 2005 a mdia para os meninos foi de 16 anos e para as meninas foi de 18 anos. Em 2010, a mdia para os meninos aumentou um pouco, para 16,27%, enquanto a mdia para as meninas caiu para 17,34%. No entanto, essas diferenas no tm significncia estatstica. Os caminhoneiros tambm se mostraram mais conscientes em relao Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes (ESCA). Em 2010, 37% deles disseram saber que essa prtica errada e, por isso, so contra, enquanto que em 2005 apenas 20,8% responderam dessa forma. As demais respostas em 2010 foram: por respeito aos menores de idade, pois so como filhos (26,9%), por no terem teso (16%), para evitar problemas com a Justia (10%), em respeito s esposas (4,1%), por medo de contrair doenas (1,8%), por no terem tido oportunidade (1,8%) e por outros motivos (2,3%). As respostas dos entrevistados da amostra aleatria foram semelhantes s do grupo de controle, como mostra a Tabela 17. A necessidade financeira da criana ou da famlia continuou sendo o principal motivo (com 79,4% das respostas) para jovens com menos de 18 anos se envolverem na prostituio, na opinio dos entrevistados. Como mostra a Tabela 18, tambm foram citados falta de educao (43,4%), explorao/coero de algum (34,1%), existncia de mercado fcil (23,7%), prazer (19,5%), existncia de adultos que gostam/procuram (13,5%) e falta de opo do que fazer (12%). De acordo com os caminhoneiros, a mdia do valor do programa com crianas e adolescentes foi de R$ 25,05, acima do valor apontado em 2005, que foi de R$ 17,26.
Adolescente para transar mesmo. Eu comecei com 13 anos. O problema a pobreza. E a falta de educao... Voc j viu menina de classe mdia, com 13 anos, que frequenta escola, em posto de gasolina? A me de uma menina a ofereceu a um colega, no Maranho. Ofereceu a filha de 13 anos para ele passar a noite por 30 reais. A explorao sexual de menores acabaria se houvesse controle rigoroso. Sem oportunidades de trabalho, no d para querer acabar com a prostituio.

Tabela 17

Tabela 18

Motivos para no sarem com crianas e adolescentes


2005 (em %)
Sabem que errado/so contra Respeitam por serem menores/so como filhas No tm teso Para evitar problemas com a Justia Respeitam a esposa/ fidelidade Outros Medo de contrair doenas No tiveram oportunidade 20,8 18,0 18,0 18,6 12,6 2,7 3,3 6,0

2010 Controle (em %) (em %)


37,0 26,9 16,0 10,0 4,1 2,3 1,8 1,8 36,8 28,1 10,5 3,5 7,0 10,5 1,8 1,8

O que leva crianas e adolescentes a se envolver com a ESCA


2005 (em %)
Necessidade financeira da criana ou famlia Falta de educao Porque so explorados/obrigados por algum Existncia de mercado fcil para elas(es) Porque gostam de sexo, tm prazer Existncia de adultos que gostam e procuram Porque o que h disponvel para fazer 39,0 16,0 4,0 14,0 2,0 10,0

2010 (em %)
79,4 43,4 34,1 23,7 19,5 13,5 12,0

11

pesquisa
A respeito da disponibilidade de sexo nas estradas, percebeu-se que apenas em alguns itens abordados houve diminuio das respostas positivas. Em 2005, 85,8% das respostas foram Sim, em algum momento para a opo Em geral meus colegas caminhoneiros saem com meninos ou meninas menores de 18 anos para fazer programas. Em 2010, apenas 70% responderam dessa forma. O item comum ver colegas dando caronas para menores de idade teve 51,5% de respostas positivas em 2010, bem menos que os 71,7% que deram essa mesma resposta em 2005. J a declarao Acho que alguma prostituta com quem sa tinha menos de 18 anos teve 17,9% de respostas afirmativas em 2010, contra 36,8% em 2005. Tambm houve queda no percentual de Sim para a afirmao Eu j dei carona para crianas e adolescentes: de 29,1% em 2005 para 14,1% em 2010 (ver Tabela 19). As regies Nordeste e Norte do pas continuam sendo as mais citadas pelos caminhoneiros como locais onde h predomnio de crianas e adolescentes sendo explorados, com 67,3% e 20,0%, respectivamente, como mostra a Tabela 20. Em 2005, quando os motoristas puderam escolher mais de
Tabela 20

ESCA por regio do Brasil


Regio
Nordeste Norte Sudeste Centro-Oeste Sul Todas as regies

2005 (em %)
78,1 30,6 17,9 2,6 3,1 -

2010 (em %)
67,3 20,0 6,1 1,6 2,9 2,0

Controle (em %)
51,7 30,0 11,7 3,3 3,3 2,8

Tabela 19

Disponibilidade de sexo nas estradas


2005 (em %)
A prostituio comum nos postos e estradas por onde ando Em geral, meus colegas caminhoneiros saem com prostitutas comum ver meninos e meninas envolvidos com a ESCA comum ver crianas/adolescentes envolvidos com a ESCA em postos e estradas Em geral, meus colegas caminhoneiros saem com meninas e meninos menores de 18 anos para fazer programas comum ver colegas dando carona para menores de idade Eu costumo sair com prostitutas Acho que alguma prostituta com quem sa tinha menos de 18 anos Eu j dei carona para crianas e adolescentes Algumas dessas crianas e adolescentes estavam fugindo de casa 99,2 97,9 93,7 88,4

2010 (em %)
98,5 98,5 89,6 84,6

85,8

70,0

71,7 48,5 36,8 29,1 3,8

51,5 33,5 17,9 14,1 4,3

uma resposta, esses ndices foram de 78,1% e 30,6%, respectivamente. Os estados mais citados pela amostra aleatria foram Maranho, Bahia, Pernambuco e Cear (Nordeste), Par (Norte), So Paulo (Sudeste), Mato Grosso (Centro-Oeste) e Rio Grande do Sul (Sul). J o grupo de controle mencionou Pernambuco, Cear e Maranho (Nordeste), Par (Norte), Minas Gerais (Sudeste) e Gois (Centro-Oeste). No houve diferena significativa no envolvimento pessoal com a explorao sexual de crianas ou adolescentes entre a amostra aleatria e o grupo de controle. No entanto, os motoristas vinculados s empresas relatam mais casos de colegas envolvidos com a ESCA. Tal fato pode significar que a compreenso que eles tm sobre a situao faz com que eles percebam com maior facilidade e relatem com maior conscincia os atos criminosos contra crianas e adolescentes. Sobre os motivos que levam os homens a buscar/querer sexo com crianas e adolescentes, assim como em 2005, a maioria dos entrevistados escolheu o item safadeza e falta de vergonha na cara (53,6%). Em seguida vieram as opes por ter mais excitao e prazer (46,7%), para satisfazer as necessidades do momento (21,8%), para aumentar a autoestima frente a algum incapaz de questionar o seu desempenho (19,5%) e para se sentir poderoso (18,8%).
Tem homem que no pensa, s age como animal. T uns dias fora de casa e no consegue se segurar. Vai com a primeira que aparecer. No pensa no. O cara j t to acostumado a pagar por sexo, sa com tanta prostituta, que virou coisa normal na vida. Da, no dia que chega uma menina menor, ele nem para pra pensar.
12

pesquisa
Grfico 5

Papel do adulto na vida de uma criana


80 70 60 50 40 30 20 10 0
2005

61,8 45,3

2010
Valores em porcentagem

27,6 15,4 Educar Dar exemplo 19 2,8 Outros 14 13

4,1

5,3

Dar carinho

Tudo

(76%), o Juizado de Menores (76,6%), a campanha contra a explorao de crianas e adolescentes no Brasil (61,7%) e o Disque-denncia (56,2%). A pesquisa de 2010 mostrou ainda que 37,7% conhecem a Delegacia da Criana e do Adolescente e 9,2% conhecem o CREAS. Tambm houve um aumento no nmero de motoristas que j utilizaram o Disque-denncia: 4,9% em 2010, contra 1,3% em 2005, como mostra a Tabela 22. No levantamento anterior, apenas 12,1% disseram j ter tido algum contato com campanhas contra explorao sexual de crianas e adolescentes. Em 2010, esse percentual triplicou, subindo para 30,4%. No houve diferena significativa no envolvimento pessoal dos caminhoneiros com a ESCA entre a amostra aleatria e o grupo de controle (ver Tabela 23). No entanto, os motoristas vinculados s empresas relataram mais casos de colegas envolvidos com a ESCA. Tal fato pode significar que

Tabela 22

Proteo em ao
Educar, com 61,8%, e dar exemplo, com 15,4%, continuaram sendo as principais respostas dos caminhoneiros pergunta sobre o papel do adulto na vida de uma criana. Dar carinho, Tudo e Outros ficaram, respectivamente, com 4,1%, 5,3% e 2,8% (ver Grfico 5). Em comparao com os dados apurados em 2005, os entrevistados se mostraram mais familiarizados com as leis e os servios de proteo s crianas e adolescentes, como mostra a Tabela 21. A maioria disse conhecer o Conselho Tutelar (91,6%), o Estatuto da Criana e do Adolescente

Disque-denncia e campanha contra a ESCA


2005 (em %)
Utilizao do Disque-denncia Contato com a campanha contra a ESCA 1,3 12,1

2010 (em %)
4,9 30,4

Tabela 21

Tabela 23

Conhecimento sobre leis e servios para crianas e adolescentes


2005 (em %)
Conselho Tutelar Estatuto da Criana e do Adolescente Juizado de Menores Delegacia da Criana e do Adolescente CREAS Disque-denncia contra a ESCA Campanha contra a ESCA no Brasil 78,9 68,1 77,4 33,3 69,1

Envolvimento com a ESCA


Aleatrio (em %)
Sai com prostitutas ESCA (envolvimento pessoal) ESCA (envolvimento de colegas) Conhece algum disquedenncia contra a ESCA J denunciou algum caso de abuso infantil Conhece o Programa Na Mo Certa 35,4 20,1 71,9 56,1 4,9 19,0

2010 (em %)
91,6 76,0 76,6 37,7 9,2 56,2 61,7

Controle (em %)
30,4 21,7 87,0 94,1 3,0 71,0

13

pesquisa
Tabela 24

Como conheceu o Programa Na Mo Certa


2010 (em %)
Empresa onde trabalha Materiais impressos Ptio de parada Postos de gasolina Eventos Outros 81,6 10,2 8,2 6,1 6,1 9,0

ceberam apenas um dos 10 volumes, 21,7% receberam dois volumes, 17,4% receberam sete, 13% receberam trs, outros 13% receberam todas as cartilhas, 4,3% receberam quatro e outros 4,3% receberam seis volumes. Sobre o meio de comunicao mais utilizado pelos caminhoneiros, o rdio teve a maior mdia de dias por semana: 5,15, como mostra a Tabela 25. Em segundo lugar, ficou a TV, com 5,03. As outras mdias foram Rdio PX (com mdia de 3,46), revistas, jornais e impressos (1,62) e internet (0,54).

CONSIDERAES FINAIS
A perspectiva de atualizao dos dados acerca do perfil do caminhoneiro no Brasil, aps a instalao do Programa Na Mo Certa, revelou-se, inicialmente, como um trabalho desafiador, mas ao mesmo tempo recompensador. Vrias visitas foram realizadas em diferentes locais em cada um dos estados onde a coleta de dados foi feita. Mais uma vez favorecidos pela solido que parece fazer parte da vida do profissional da estrada, os entrevistados foram bem recebidos. Chamaram a ateno a disposio desses profissionais em relatar os episdios do seu dia a dia e a naturalidade com que alguns deles contam suas experincias sexuais, inclusive com o comrcio do sexo. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, esse perfil variou levemente, j que nesses locais os motoristas pareciam mais comedidos ao falarem sobre prostituio e explorao sexual. Foram muito frequentes as reclamaes dos preos cobrados para que eles possam estacionar os veculos nos ptios ou mesmo para usar o banheiro nos postos. Alm das reivindicaes apontadas pela pesquisa, os motoristas tambm se queixaram da forma como a profisso vista pela sociedade. Eles acreditam que so discriminados e s vezes maltratados pelas pessoas. Apesar das dificuldades, o amor pela profisso foi sempre destacado pelos entrevistados. Foi frequente a indicao de que se os caminhoneiros parassem o Brasil parava tambm. Ainda assim foi dito por muitos participantes que a classe desunida, sendo esse um dos grandes problemas da profisso. A autonomia foi marcante entre os entrevistados. Foi clara tambm a diferena entre frotistas, agregados e autnomos. O fato de muitos viverem de comissionamento das viagens os forava a passar em mdia um ms fora de casa, distante das famlias e dos amigos. No momento em que ficavam parados nos postos aguardando cargas, liberao documentria ou consertos nos caminhes , muitos entrevistados afirmaram que o sexo estava entre as suas atividades. Foram ouvidas vrias opinies sobre
14

Tabela 25

Meios de comunicao mdia de dias na semana


2010 (em dias)
Rdio TV Rdio PX Revistas/jornais/impressos Internet 5,15 5,03 3,46 1,62 0,54

a compreenso desse grupo de caminhoneiros sobre o tema faz com que eles percebam com maior facilidade a situao. Pela primeira vez, a pesquisa perguntou se os motoristas conheciam o Programa Na Mo Certa. Do total da amostra, 19% disseram que sim. Desses, 81,6% afirmaram ter conhecido o programa nas empresas em que trabalham, 10,2% por meio de materiais impressos, 8,2% em ptios de paradas, 6,1% em postos de gasolina, 6,1% em eventos e 9% em outros veculos, como rdio e TV, como mostra a Tabela 24. Indagados se j tinham recebido algum material do Programa Na Mo Certa, 7,3% disseram que sim. Desse percentual, 1,5% receberam o volume Direitos da criana e do adolescente e 1,5% o Especial Criana. As cartilhas Sade, Famlia, Segurana, Drogas e lcool, Dirigindo um Brasil Novo e Meio Ambiente ficaram com 1,1% cada, enquanto Especial Relacionamento e Direitos Humanos tiveram 0,7% cada. De todos os caminhoneiros que receberam ao menos um exemplar do Programa Na Mo Certa, 26,1% re-

pesquisa
a disponibilidade de sexo nas estradas, desde relatos de homens revoltados com o fato de crianas e adolescentes viverem envolvidos em ambientes to hostis a homens irritados apenas com o aumento do ndice de homossexuais que transitavam entre os caminhes nas paradas. Todos os caminhoneiros confirmaram que comum haver prostituio pelos postos e estradas por onde andam, e a maioria deles apontou a presena de crianas e adolescentes em meio s prostitutas. Durante a pesquisa, foi possvel presenciar mais de perto essa realidade em Natal. Muitos entrevistados culparam os prprios postos por no possurem estrutura que impea esse fato de acontecer. Alguns tambm reclamaram da atuao dos policiais, em especial dos rodovirios estaduais. Embora quase todos os caminhoneiros tenham apontado que comum a explorao de meninos e meninas nas estradas e pontos de parada, boa parte deles relatou no concordar ou compactuar com essa situao. Alguns chegaram a propor solues que implicam a necessidade de maior atuao do motorista de caminho no combate ESCA. Foram frequentes, por exemplo, os relatos de caminhoneiros de que era preciso tambm fazer o trabalho realizado pelos pesquisadores com outros homens vereadores, advogados etc. Chamaram a ateno os locais citados como mais problemticos em relao ESCA. Em primeiro lugar, ficou o estado do Par, principalmente as cidades de Belm e Santarm, referidas inmeras vezes por um grande percentual dos caminhoneiros. Muitos tambm citaram o Nordeste, associando a situao aos problemas financeiros pelos quais passam as famlias nessa regio do pas. Durante a pesquisa, foram notados em alguns caminhes adesivos e panfletos do Ligue 100, alm de cartazes informativos pregados em alguns postos. No entanto, ainda foram poucos caminhoneiros que demonstraram conhecimentos mais aprofundados acerca de campanhas contra a explorao sexual de crianas e adolescentes. Foram poucos tambm os que relataram j ter denunciado tais situaes. De maneira geral, foram encontrados dados mais positivos nas entrevistas realizadas com os motoristas das empresas signatrias do Programa Na Mo Certa. Praticamente todos os caminhoneiros relataram conhecer os materiais do programa e alguns at sugeriram novos temas. Em relao amostra aleatria, o grupo de controle apresentou melhor avaliao de questes pessoais e profissionais e maior conhecimento sobre os direitos de crianas e adolescentes. Tudo indica que o fato de estarem vinculados a uma empresa aumenta o senso de grupo e de responsabilidade sobre o prprio trabalho.
15

Vous aimerez peut-être aussi