Vous êtes sur la page 1sur 3

Evico Evico a perda total ou parcial da coisa adquirida em favor de terceiro, que tem direito anterior.

. O preo a ser pago deve ser o do valor integral da coisa na evico total ou, se parcial, proporcional ao prejuzo sofrido. Para que ocorra a evico devem concorrer os seguintes requisitos: - que existam vcios no direito do alienante; - que isso se d em contrato oneroso; - que se verifique a perda da posse ou do domnio; - que esse vcio ou defeito seja anterior ao contrato; - que essa perda da posse ou do domnio seja decretada judicialmente; - que o adquirente no tenha cincia de que se trata de coisa alheia ou litigiosa. Art 447. Vicio Redibitrios Evico a perda total ou parcial da coisa adquirida em favor de terceiro, que tem direito anterior. O preo a ser pago deve ser o do valor integral da coisa na evico total ou, se parcial, proporcional ao prejuzo sofrido. Para que ocorra a evico devem concorrer os seguintes requisitos: - que existam vcios no direito do alienante; - que isso se d em contrato oneroso; - que se verifique a perda da posse ou do domnio; - que esse vcio ou defeito seja anterior ao contrato; - que essa perda da posse ou do domnio seja decretada judicialmente; - que o adquirente no tenha cincia de que se trata de coisa alheia ou litigiosa. Art.445. O adquirente decai do direito de obter a redibio ou abatimento no preo no prazo de trinta dias se a coisa for mvel, e de um ano ser for imvel, contado da entrega efetiva; se j estava na posse, o prazo conta-se da alienao reduzido a metade. Contrato Preliminar O objetivo do contrato preliminar sempre um contrato definitivo e, por seu intermdio, se adia a realizao de um contrato definitivo, sem o risco de perd-lo. Enquanto no contrato definitivo temos diversos objetos, sendo que, cada um subordina-se a natureza de cada conveno.

Segundo a doutrina, so requisitos do contrato preliminar: a. b. c. d. Observncia dos requisitos essenciais do contrato definitivo; Registro do contrato; (solenes) Ausncia de clusula de arrependimento; Compatibilidade com a natureza da obrigao (p.ex., no seria possvel se um artista famoso se comprometesse a firmar contrato definitivo para fazer uma obra). Havendo inadimplemento do contrato preliminar: a. Com registro: haver adjudicao compulsria ou perdas e danos. b. Sem registro: perdas e danos. Contrato preliminar no espcie de contrato, mas uma avena que as partes fazem visando a celebrao de um contrato definitivo. contrato porque acordo de vontades, mas no tem um fim em si mesmo, pois, o seu fim um contrato definitivo, sempre. Se concludo o contrato preliminar e dele no contando clusula de arrependimento, qualquer das partes poder exigir da outra parte a celebrao do contrato de forma definitiva. Ento haver um prazo para que a outra parte o cumpa, de acordo com o 463,CC. Se a parte se recusar, o juiz, a pedido do notificante, poder suprir a vontade faltante do inadimplente, conferindo carter definitivo ao contrato preliminar. A sentena vale como contrato e pode ser registrado no registro competente. Alias essa soluo uma alternativa aberta ao contraente pontual, pois este, se preferir, poder apenas reclamar as perdas e danos, art. 465 CC. Contrato com a pessoa a declarar: O contrato com pessoa a declarar traduz uma promessa de prestao de fato de terceiro, que assumir os direitos e as obrigaes do negcio, caso aceite a indicao realizada. Est previsto no art. 467. A pessoa tem que aceitar antes da execuo do contrato, respeitando o prazo. Caso a pessoa que indique saiba da insolvncia de determinada pessoa (Agindo de mf) ou a pessoa se tornar insolvente, a responsabilidade voltar para a parte originria. Extino dos contratos: O distrato, a clusula resolutiva, a exceo do contrato no cumprido e a resoluo por onerosidade excessiva. A forma da sua extino tem que obedecer a forma que o contrato tinha sido criado, livre (verbal) ou formal (escrito). Distrato: (Bilateral): quando as duas partes do contrato resolvem cancelar o contrato da forma que foi acordado, antes da execuo do contrato. Distrato: (Unilateral) (resilio): Quando somente uma das partes quer deixar de cumprir o contrato. Dever fazer a denuncia e notificar a outra parte.

Art 472 e 473. Clusula Resolutiva: Entende-se como Clusula Resolutiva a disposio contratual que prev o trmino do contrato pela inexecuo, por parte de um dos contratantes, das obrigaes que nele se contraram. A parte prejudicada pelo inadimplemento do contrato pode pedir sua resoluo ou exigir-lhe o cumprimento. Em qualquer caso, porm, haver indenizao por perdas e danos. A clusula resolutiva que estiver expressa no contrato possui eficcia plena; j aquela implcita depende de interpelao judicial. ONEROSIDADE EXCESSIVA: Aps a contratao, a prestao de uma das partes se torna excessivamente onerosa e extremamente vantajosa outra, ocorrendo um desequilbrio entre a situao dos contratantes em virtude de acontecimentos supervenientes e imprevisveis, que permitem a resoluo do contrato.

Vous aimerez peut-être aussi