Vous êtes sur la page 1sur 5

G a b a r i t o

H i s t r i a

APRESENTAO Para dar uma definio compreensvel de revoluo, diremos que ela uma tentativa de substituir o poder estabelecido por outro poder, usando meios ilegais. Esses meios, geralmente, implicam a violncia, porm, pode-se encontrar casos extremos em que no h necessidade de exerc-la. a ilegalidade que constitui o fundamento essencial da revoluo. (...) Dois poderosos fatores podem contribuir para essas mudanas ilegais. Um a ambio de alguns, que no suportam ser afastados do poder. Outro a aspirao maior justia, igualdade, liberdade e bem-estar para as massas. (...) Em todo caso, a revoluo um fenmeno essencial da histria humana. Apaixonou numerosos pesquisadores, socilogos, economistas, filsofos, historiadores. Se uma grande revoluo se produz, os homens indagam a seu respeito.
Adaptado de DUROSELLE, J. B. A EUROPA DE 1815 AOS NOSSOS DIAS. So Paulo: Editora Pioneira de Cincias Sociais, 1985.

**** Todas as questes aqui apresentadas tratam de processos revolucionrios em suas mltiplas manifestaes temporais e espaciais. A leitura cuidadosa do que est sendo solicitado permite estabelecer algumas correspondncias entre os vrios eventos revolucionrios, em contextos histricos distintos. Cada uma das cinco questes desta prova compreende duas partes. Na primeira parte, solicita-se a citao de aspectos factuais, personagens ou smbolos do processo revolucionrio tratado. Na segunda parte, prope-se a anlise de desdobramentos ou impactos gerados por esse mesmo movimento.

1a Questo: (2,0 pontos)


Christopher Hill, historiador ingls especializado no sculo XVII, ao examinar a sociedade e a poltica inglesa do perodo, denominou-o sculo da revoluo. Sabe-se que esta revoluo a que se refere o autor foi modificadora no somente do perfil da sociedade mas contribuiu, com seus reflexos, para a transformao da Inglaterra e do Novo Mundo. A partir da referncia apresentada, responda: a) Qual a instituio inglesa, organizada em duas cmaras, que representava os interesses da sociedade, dificultando a ao centralizadora dos monarcas? Resposta: Parlamento

G a b a r i t o

H i s t r i a

b) Quais as conseqncias do processo revolucionrio ingls na ocupao do territrio norte-americano e qual o papel dessa ocupao no movimento de independncia dos Estados Unidos? Resposta: A forma ideal de resposta seria o candidato explicar as conseqncias da Revoluo Inglesa do sculo XVII no mbito da estrutura social, destacando o papel das tenses religiosas, especialmente da ao dos puritanos. A partir da, o candidato traaria o quadro econmico e poltico do final do sculo XVII, mostrando como a poltica do Estado ingls incentivou a ida de ingleses para o territrio americano. A parte final da resposta envolveria a forma de organizao dos colonos e as relaes entre economia e religio, decorrentes da experincia do sculo XVII, que atuaram como constitutivas do iderio de liberdade dos colonos americanos, influindo decisivamente no processo de independncia. Os candidatos podero citar fatos ou nomes que se destacaram na organizao da independncia dos Estados Unidos.

2a Questo: (2,0 pontos)


O sculo XIX foi marcado por ondas revolucionrias que, em 1820, incidiram sobre a Pennsula Ibrica. No caso especfico de Portugal, houve uma revoluo que alterou a relao deste pas com o Brasil. a) Cite o nome dado a esta revoluo. Resposta: Revoluo do Porto ou Revoluo Liberal do Porto ou Revoluo de 1820. b) Correlacione esta revoluo ao processo de emancipao poltica do Brasil. Resposta: O candidato dever responder que a Revoluo do Porto interferiu diretamente no processo e na forma de nossa emancipao poltica, uma vez que as caractersticas contraditrias da Revoluo (criar um regime poltico liberal constitucionalista em Portugal e, ao mesmo tempo, anular a relativa autonomia dada colnia) acirraram as disputas no Brasil. De um lado, o chamado Partido Portugus, desejoso de restaurar antigos privilgios, de outro, o Partido Brasileiro, que visava preservao dos ganhos advindos com o estatuto poltico jurdico de Reino Unido. O candidato poder enfocar, apenas, a formao dos partidos ou as disputas entre os defensores da recolonizao e os que apoiaram a autonomia. De qualquer forma, s poder obter os pontos totais se fizer a relao entre o que, naquele momento, ocorria no pas e as caractersticas da revoluo em Portugal.

3a Questo: (2,0 pontos)

G a b a r i t o
SP, Brasiliense, 1972, p.112).

H i s t r i a

A Revoluo de 1930 ps fim hegemonia do caf, desenlace inscrito na prpria forma de insero do Brasil no sistema capitalista internacional. (FAUSTO, Bris. A revoluo de 30: Historiografia e Histria. a) Vrios fatores sociais determinaram este processo revolucionrio. Cite dois deles. Resposta: Os candidatos p odero citar DUAS dentre as possveis opes: tenentes; oligarquias dissidentes; oligarquias no cafeeiras; tenentes civis; setores mdios urbanos; classes mdias (expressas pelo tenentismo); a Aliana Liberal; a oligarquia gacha; a dissidncia de Minas Gerais; setores operrios.

b) Analise os desdobramentos da Revoluo de 1930 na industrializao brasileira. Resposta: O ncleo da resposta correta o argumento segundo o qual, com a derrota da oligarquia cafeeira ou com a sada da burguesia paulista do poder, o Estado procurou reorientar a economia para o desenvolvimento da indstria pesada, de modo a superar a dependncia do pas das exportaes do caf. Poder ainda explicar que, malgrado a burguesia industrial no tivesse participado do processo revolucionrio, aps o evento, alinhou-se s foras vitoriosas, j que a poltica de cmbio baixo, favorvel s exportaes cafeeiras, lhe era desfavorvel. O novo Estado, postulando a estabilidade cambial, criou uma conjuntura favorvel industrializao, pois assim tornava-se mais barata e fcil a importao de mquinas e equipamentos industriais. Outra possibilidade partir dos efeitos negativos da Crise de 29 sobre o preo do caf, o que deixou evidente a situao precria do pas em manter-se na dependncia estrita da exportao de um s produto-chave, da resultando a orientao do governo revolucionrio em estimular o desenvolvimento industrial, fosse pelo favorecimento do cmbio alto, fosse pelo fato de o prprio Estado passar a investir em indstrias de base, tais como siderrgica, de lcalis, de motores, hidreltricas etc.

4a Questo: (2,0 pontos)

G a b a r i t o

H i s t r i a

No final dos anos 50, o mundo recebeu duas notcias de efeitos multiplicadores: a eleio de J.F. Kennedy para a presidncia americana e a Revoluo de Cuba. Esses eventos, associados ao posterior assassinato do presidente Kennedy, alteraram o curso da poltica externa dos Estados Unidos. Considerando os destaques do trecho acima: a) Cite o nome do evento que marcou a intensificao das tenses entre os Estados Unidos e a Cuba de Fidel Castro. Resposta: Baa dos Porcos ou invaso da Baa dos Porcos ou invaso de Cuba pelos EEUU ou interveno americana no territrio cubano. b) Explique as modificaes na poltica externa norte-americana para a Amrica Latina, nos anos 60, provocadas pela revoluo cubana. Resposta:

O candidato dever tomar como caminho da resposta o impacto da Revoluo Cubana sobre a hegemonia americana na Amrica Latina. A estatizao de empresas americanas em Cuba provocou boicote dos EUA exportao do principal produto cubano: o acar. Essa forma de reao foi apenas o incio de um movimento de alterao da poltica externa americana na Amrica Latina. Sucederam-se aportes maiores de capitais americanos para manter o controle poltico do bloco ocidental em plena Guerra Fria. Verificou-se, tambm, a mudana de orientao poltica dos Estados Unidos para os pases latino americanos, que foram forados a se militarizar e, como conseqncia, a abrir mo de regimes democrticos em favor de ditaduras, invertendo a tendncia at ento vigente da poltica externa americana. Destaque, tambm, para a reelaborao da agenda cultural para a Amrica Latina, com a transformao dos padres culturais como eixo da dependncia.

5a Questo: (2,0 pontos)

G a b a r i t o

H i s t r i a

Como decorrncia do Plano de Metas da gesto JK, o pas entrou, desde fins da dcada de 50, num dos mais tumultuados momentos de sua histria. Nesse contexto, inmeros movimentos sociais ganharam flego, demonstrando a insatisfao com a situao vigente. a) Cite a principal forma de organizao dos movimentos rurais verificados no perodo entre os anos 50 e incio dos anos 60, no Brasil. Resposta: A nica possibilidade correta de resposta a meno s Ligas Camponesas. b) Explique o papel dos movimentos rurais de oposio e de que forma se articularam com os movimentos sociais urbanos, no processo que originou o Golpe Militar de 64. Resposta:

O ncleo da resposta consiste em articular a ameaa representada pelas Ligas Camponesas, organizadas principalmente na zona rural nordestina, aos grandes proprietrios de terra, ou latifundirios, que passaram a denunciar tais movimentos sociais como comunistas ou desordeiros, ou ainda perturbadores da ordem estabelecida. Em face dessa conjuntura, somada ecloso de inmeras greves de operrios fabris na cidades- reivindicando aumentos salariais -, bem como ao efetivo poder de presso que muitos sindicatos detinham junto ao ento presidente Joo Goulart identificado pelas classes dominantes como de esquerda efetivou-se o Golpe, ou revoluo, de 64, para assegurar o retorno da ordem ao pas. Tambm poder ser analisada a relao entre as ameaas burguesia agrria, aos empresrios industriais e, mesmo, s classes mdias, que tais movimentos no campo e na cidade representavam, gerando a insegurana geral e o temor do domnio dos comunistas, que pode ser identificado s Reformas de Base iniciadas pelo presidente Goulart. Visando a combater operrios e camponeses, as elites conclamaram os militares a reinstaurar a ordem no Brasil. Outra possibilidade ser o candidato relacionar as Ligas Camponesas com o temor dos grandes latifundirios de uma reforma agrria; articular as greves de trabalhadores urbanos ameaadoras dos lucros dos empresrios industriais, com a organizao por parte destes ltimos atravs do IPES e do IBAD do golpe de 64, para o que conclamaram o apoio dos militares, em particular os da ESG.

Vous aimerez peut-être aussi