Vous êtes sur la page 1sur 7

Departamento de Matemtica e Cincias Experimentais

PLANIFICAO MATEMTICA
Curso Profissional de Tcnico de Contabilidade

Curso Profissional de Tcnico de Energias Renovveis

Curso Profissional de Tcnico de Mecatrnica

1 Ano
Ano Lectivo: 2011/2012

Departamento de Matemtica e Cincias Experimentais Grupo de Matemtica

Planificao de Matemtica - 1 Ano


Curso Profissional de Tcnico de Contabilidade Curso Profissional de Tcnico de Energias Renovveis Curso Profissional de Tcnico de Mecatrnica

Ano lectivo 2011/12

LONGO PRAZO
Distribuio dos contedos programticos por horas Temas
Mdulo A1 Geometria Mdulo A2 Funes polinomiais Mdulo A3 Estatstica Mdulo A4 Funes Peridicas

Horas previstas
30 36 26 28 120

Distribuio dos contedos programticos por mdulos Mdulos Mdulo A1 - Geometria


Tema Inicial Resoluo de problemas envolvendo conhecimentos bsicos Tema I Os nmeros na resoluo de problemas geomtricos Tema II Semelhanas no plano e no espao Tema III Referencias cartesianos no plano e no espao Tema IV Equao reduzida da recta no plano. Recta de 30 (40 tempos de 45m)

Perodo
1

Horas previstas

equao x = x0

Mdulo A2 Funes Polinomiais


Tema I Funes e grficos: generalidades sobre funes Tema II Funo afim Tema III Funo quadrtica Tema IV Funo cbica Tema V Transformaes e simetrias do grfico de uma funo. 1 / 2 36 (48 tempos de 45m)

Mdulo A3 - Estatstica
Tema I Estatstica. Generalidades Tema II Populao e amostra. Censo e sondagem. Tcnicas de amostragem Tema III Anlise, representao e reduo de dados. Tema IV Medidas de localizao. Tema V Medidas de disperso. Tema VI Dados bidimensionais. 2 26 (34 tempos de 45m)

Mdulo A4 Funes Peridicas


Tema I Resoluo de problemas envolvendo tringulos Rectngulos. Tema II Generalizao da noo de ngulo e de arco. Razes trigonomtricas generalizadas Tema III Funes trigonomtricas. Equaes trigonomtricas. Tema IV Coordenadas polares. Tema V Resoluo de problemas escolhendo o modelo mais adequado situao descrita. 3 28 (38 tempos de 45m)

Distribuio de actividades por tempos escolares de 45m


Mdulo A1 Mdulo A2 Mdulo A3 Mdulo A4

Total 129 31 160

Tratamento dos contedos programticos Avaliao Actividades de Recuperao Total

32 8 40

40 8 48

27 7 34

30 8 38

1 Perodo: 60 tempos lectivos de 45m 2 Perodo: 62 tempos lectivos de 45m 3 Perodo: 38 tempos lectivos de 45m (ltima aula em 13 de Junho)

MDIO PRAZO
Mdulo A1 - Geometria
Contedos 1. Resoluo de problemas de geometria no plano e no espao Estudo de alguns padres planos (frisos). Estudo regulares. de pavimentaes Objectivos de aprendizagem Construir modelos (maquetas e desenhos) teis e adequados resoluo de problemas, com recurso a medies e escalas. Mobilizar resultados matemticos bsicos necessrios apropriados para simplificar o trabalho na resoluo de problemas. Comunicar, oralmente e por escrito, aspectos dos processos de trabalho e criticar dos resultados. Identificar as vantagens do uso de um referencial. Reconhecer as relaes entre as coordenadas de pontos simtricos relativamente aos eixos coordenados e, no espao, relativamente aos planos coordenados. Escrever a equao de uma recta graficamente e vice-versa. Competncias visadas A sensibilidade para apreciar a geometria no mundo real. O reconhecimento e a utilizao de ideias geomtricas em diversas situaes e na comunicao. A aptido para utilizar a visualizao, a representao e o raciocnio espacial na anlise de situaes problemticas realistas e na resoluo de problemas. A aptido para formalizar argumentos vlidos recorrendo visualizao e ao raciocnio espacial, explicitando-os em linguagem corrente. A aptido para reconhecer e analisar propriedades de figuras geomtricas, nomeadamente recorrendo a materiais manipulveis e tecnologia. Orientaes metodolgicas
As actividades devem estar ligadas manipulao de modelos geomtricos. O professor deve insistir para que o estudante exprima correctamente os seus raciocnios, oralmente e por escrito atravs de pequenas composies. A linguagem matemtica utilizada deve ser rigorosa, embora seja de excluir a linguagem formal. O professor deve propor ao estudante actividades que o levem a sentir a necessidade e vantagem do uso de um referencial, quer no plano quer no espao. No plano, o estudante deve descobrir as relaes entre as coordenadas de pontos simtricos relativamente aos eixos coordenados e s bissectrizes dos quadrantes pares e mpares. No e espao, o estudante deve descobrir as relaes entre pontos simtricos relativamente aos planos coordenados, aos eixos coordenados e origem do referencial. Pretende-se que os estudantes saibam escrever a equao vectorial da recta e assim identifiquem pelas suas coordenadas os pontos que lhe pertenam. O conhecimento da equao reduzida da recta dever permitir que o estudante saiba escrever a equao de qualquer recta cujo grfico lhe seja apresentado, sem

Avaliao Os alunos sero avaliados ao longo deste mdulo nos termos dos Critrios de Avaliao do Departament o.

Tempos Lectivos

40

Estudo de alguns problemas de empacotamento Composio e decomposio de figuras tridimensionais. Um problema histrico e a sua ligao com a geometria. 2. O mtodo das coordenadas para estudar geometria no plano e no espao Referenciais cartesianos ortonormados no plano e no espao. Correspondncia entre o plano R2; entre o espao R3. Equao reduzida da recta no plano e no espao.

para isso ser necessrio fazer exerccios repetitivos.

Mdulo A2 Funes polinomiais


Contedos
1. Resoluo de envolvendo funes. problemas

Objectivos de aprendizagem Elaborar modelos para situaes da realidade do mundo do trabalho, da indstria, do comrcio ou do mundo empresarial utilizando diversos tipos de funes. Fazer o estudo de funes (domnio, extremos se existirem, zeros, intervalos de monotonia), descrevendo e interpretando no contexto da situao. Reconhecer que o mesmo tipo de funo pode ser um modelo de diferentes situaes realistas. Traduzir representaes descritas por tabelas ou grficos. Analisar os efeitos das mudanas de parmetros nos grficos de funes. Usar cenrios visuais gerados pela calculadora para ilustrar conceitos matemticos. Usar mtodos grficos para resolver condies cuja resoluo com mtodos algbricos no esteja ao alcance dos estudantes. Utilizar linguagem matemtica adequada na elaborao, anlise e justificao de conjecturas ou na comunicao de concluses.

Competncias visadas A aptido para fazer e investigar Matemtica recorrendo modelao com uso das tecnologias. A aptido para elaborar, analisar e descrever modelos para fenmenos reais utilizando diversos tipos de funes A capacidade de comunicar oralmente e por escrito as situaes problemticas e os seus resultados. A capacidade de apresentar de forma clara, organizada e com aspecto grfico cuidado os trabalhos escritos individualmente ou de grupo, quer seja pequenos relatrios, monografias, etc. A capacidade de utilizar uma heurstica para a resoluo de problemas.

Orientaes metodolgicas Para todos os tipos de funes devem ser dados exemplos a partir de questes concretas tanto e outras disciplinas que os estudantes frequentem, como de situaes reais. Particular importncia dever ser dada a situaes problemticas, situaes de modelao matemtica. O estudo das transformaes simples de funes deve ser feito tanto usando papel e lpis como calculadora grfica e computador; a funo f tanto pode ser dada a partir de um grfico como a partir de uma expresso analtica.

Avaliao Os alunos sero avaliados ao longo deste mdulo nos termos dos Critrios de Avaliao do Departament o.

Tempos Lectivos

48

Funo, grfico (grfico cartesiano de uma funo em referencial ortogonal) e representao grfica. Estudo intuitivo de propriedades das funes e dos seus grficos tanto a partir de um grfico particular como usando a calculadora grfica, para as seguintes classes de funes: - Funes quadrticas - Funes cbicas. As propriedades sugeridas so: domnio, contradomnio, pontos notveis (interseco com os eixos coordenados), monotonia, continuidade, extremos (relativos e absolutos), simetrias em relao ao eixo dos yy e origem, limite nos ramos infinitos. Anlise dos efeitos das mudanas de parmetros nos grficos das famlias de funes dessas classes (considerando a penas a variao de um parmetro de cada vez). Transformaes simples de funes: Considerando o grfico da funo y = f (x) esboar os grficos das funes definidas por: y = f(x) + a , y = f(x+a) , y = a f(x) , y = f(ax) , com a nmero real positivo ou negativo, e descrever o resultado com recurso linguagem das transformaes geomtricas.

Mdulo A3 Estatstica
Contedos
1. Estatstica - Generalidades Objectivos da estatstica. Utilidade na vida moderna Recenseamento e sondagem; populao e amostra; critrios de seleco de amostra de uma determinada populao. Estatstica descritiva e indutiva. 2. Organizao e interpretao de caracteres estatsticos (qualitativos e quantitativos). Formas de representao: grficos circulares, diagrama de barras/histograma, pictogramas, funo cumulativa, diagrama de extremos e quartis, tabela de frequncias absolutas e relativas, polgono de frequncias. Medidas de localizao central: moda/classe modal, mdia, mediana e quartis. Medidas de disperso, amplitude, varincia, desvio-padro, amplitude interquartis. 3. Referncia a distribuies bidimensionais (abordagem grfica e intuitiva). Diagrama de disperso, dependncia estatstica e correlao positiva e negativa. Coeficiente de correlao e sua variao no intervalo. Definio de centro da gravidade de um conjunto finito de pontos; sua interpretao fsica. Recta de regresso: sua interpretao e limitaes.

Objectivos de aprendizagem Definir o problema a estudar. Realizar recolhas de dados. Organizar e tratar os dados atravs do clculo das medidas estatsticas (de centralidade e disperso), sua interpretao e representao grfica. Seleccionar as formas de representao grfica mais adequadas estatstica a trabalhar e interpret-las criticamente. Desenvolver o sentido crtico face ao mundo como a informao apresentada. Comunicar raciocnios e/ou argumentos matemticos quer na forma oral e/ou escrita. Realizar um trabalho projecto, partindo da situao problemtica da vida real relacionada com percursos profissionais, com necessidades industriais ou comerciais (controle de qualidade da cadeia de produo), com rentabilizao de recursos (negociados com os estudantes), garante a concretizao dos objectivos que se pretendem. Por isso, recomenda-se que se desenvolva a aprendizagem usando metodologias de trabalho de projecto.

Competncias visadas
A tendncia para usar a matemtica, em combinao com outros saberes, na compreenso de situaes da realidade, bem como o sentido crtico relativamente utilizao de procedimentos e resultados matemticos. A predisposio para recolher e organizar dados relativos a uma situao ou a um fenmeno e para os representar de modo adequados, nomeadamente atravs de tabelas e grficos e utilizando as novas tecnologias. A aptido para ler e interpretar tabelas e grficos luz de situaes a que dizem respeito a para comunicar os resultados das interpretaes feitas. A tendncia para dar a resposta a problemas com base na anlise de dados recolhidos e de experincias planeadas para o efeito. A aptido para realizar investigaes que recorram a dados de natureza quantitativa, envolvendo a recolha e anlise de dados e elaborao de concluses. O sentido crtico face ao modo como a informao apresentada.

Orientaes metodolgicas
Deve-se chamar ateno para o facto de que a organizao dos dados consiste em resumir a informao neles contida atravs de tabelas, grficos e algumas medidas a que damos o nome de estatsticas. Nesta fase, em que se substitui todo o conjunto dos dados, devem-se tomar as devidas precaues, pois nem todos os instrumentos de reduo de dados se aplicam a todos os tipos dos mesmos. Assim de entre esses processos deve-se ter presente quais os mais adequados e em que situaes ou no conveniente aplic-los. Generalizando o estudo de uma nica varivel, faz uma introduo ao estudo de dados bivariados, insistindo na representao grfica sob a forma de diagrama de disperso ou diagrama de pontos.

Avaliao Os alunos sero avaliados ao longo deste mdulo nos termos dos Critrios de Avaliao do Departament o.

Tempos Lectivos

34

Quando, a partir desta representao, se verificar uma tendncia para a existncia de uma associao linear entre as duas variveis em estudo, identifica-se uma medida que quantifica o grau de associao o coeficiente de correlao, assim como se apresenta um modelo matemtico que permitir, conhecido o valor de uma das variveis, obter uma estimativa

para o valor da outra.

Mdulo A4 Funes Peridicas


Contedos Objectivos de aprendizagem
Apropriar alguns conceitos e tcnicas associadas para serem utilizados como ferramentasna resoluo de problemas que envolvam compreenso e interveno sobre fenmenos peridicos e seu desenvolvimento. Construir modelos (e maquetas) apropriadas, teis resoluo de problemas e generalizao das noes de ngulo e de arco, bem como de conceitos como o de radianos, por exemplo, e as definies de seno, co-seno e tangente de um nmero real. Identificar as vantagens do uso de referncias, estabelecendo as conexes entre os cartesianos e polares no plano. Resolver problemas dentro de situaes que exijam a resoluo trigonomtricas simples, a compreenso das caractersticas das funes circulares (simetria, paridade e periodicidade), bem como do comportamento das funes trigonomtricas como funes reais de varivel real (monotonia, extremos, concavidade e assimptotas). Resolver problemas em que seja necessrio analisar a rapidez de crescimento ou decrescimento da varivel dependente em fenmenos variados, construindo e discutindo modelos de diversos tipos de funes que evidenciem a diferena de comportamento entre as funes polinomiais e as funes trigonomtricas. Comunicar oralmente e por escrito, aspectos dos processos de trabalho e critica de resultados.

Competncias visadas A aptido para fazer e investigar Matemtica recorrendo modelao com uso das tecnologias. A aptido para elaborar, analisar e descrever modelos para fenmenos reais utilizando diversos tipos de funes peridicas. A capacidade de comunicar oralmente e por escrito as situaes problemticas e os seus resultados. A capacidade de apresentar de forma clara, organizada e com aspecto grfico cuidado os trabalhos escritos individuais ou de grupo, quer seja pequenos relatrios, monografias, etc. A capacidade de utilizar uma heurstica para a resoluo de problemas.

Orientaes metodolgicas O professor deve propor problemas variados, ligados a situaes concretas, que permitam recordar e aplicar mtodos trigonomtricos (problemas ligados a slidos, a moldes, navegao, topografia, histricos, ) bem como aperceberem da importncia da trigonometria para as vrias cincias. A compreenso do crculo trigonomtrico fundamental. Devem-se propor aos estudantes bons problemas que lhes permitam desenvolver a aptido para reconhecer ou analisar propriedades das figuras geomtricas.

Avaliao Os alunos sero avaliados ao longo deste mdulo nos termos dos Critrios de Avaliao do Departament o.

Tempos Lectivos

1. Movimentos peridicos e funes trigonomtricas Movimentao: exemplos de movimentos peridicos. Generalizao das noes de ngulo e arco; radiano. Seno co-seno e tangente de um nmero real. Resoluo de equaes trigonomtricas muito simples. Utilizao das relaes entre seno, co-seno e tangente. Funes trigonomtricas domnios contradomnios, etc. Grficos das funes seno, co-seno e tangente. Simetria e paridade. Periodicidade. 2. Resoluo de problemas onde seja necessrio escolher o modelo de funes mais adequado descrio da situao.

38

Vous aimerez peut-être aussi