Vous êtes sur la page 1sur 24

Estrutura do Trabalho

Estrutura do trabalho cientfico e academico. 1.1 CAPA: a proteo externa do trabalho, normalmente padronizada pelos curso.

Nome do autor (margem superior, fonte 14) Ttulo do trabalho (fonte 16, maisculo, negrito, centralizado) Instituio onde o trabalho foi executado (fonte 14, s as primeiras letras maisculas, negrito, centralizada) Cidade e ano de concluso do trabalho (fonte 14, negrito, maisculo e minsculo, centralizado)

1.2 FOLHA DE ROSTO: a folha que apresenta os elementos essenciais a identificao do trabalho (anexo A e B) 1.3 VERSO DA FOLHA DE ROSTO: ficha catalogrfica. 1.4 FOLHA DE APROVAO: autor, ttulo, aprovado em ... , nome do orientador, banca examinadora. 1.5 DEDICATRIA: a critrio do autor. 1.6 AGRADECIMENTO: interessante que sejam feitos agradecimentos a pessoas e instituioes 1.7 SUMRIO: relao das principais divisoes do trabalho na ordem em que aparecem no texto. 1.8 LISTA DE ILUSTRAOES: localiza-se aps o sumrio, em pgina prpria. Relaciona figuras, tabelas, quadros e grficos, na ordem em que aparecem no texto, indicando o nmero, o ttulo e a pgina onde se encontram (Anexo C). Se houver poucas ilustraoes de cada tipo, todas podem ser colocadas em uma pgina s. 1.9 LISTA DE SIGLAS, ABREVIATURAS E SMBOLOS: devem ser ordenadas alfabeticamente, seguidas de seus significados. Usar uma nova pgina para cada lista (NB - 14:08.05.001). 1.10 RESUMO: a apresentao resumida, clara e concisa do texto, destacando-se os aspectos de maior interesse e importncia. Deve ser redigida de forma impessoal, nao excedendo 500 palavras. O resumo deve ressaltar o objetivo, o mtodo, os resultados e as conclusoes do trabalho.

1.11 ABSTRACT: a traduo para uma lngua estrangeira do resumo.

Diviso do Trabalho O trabalho dividido em introduo, texto e ps-texto. 2.1 INTRODUO: onde definido o propsito do trabalho e como pretende-se desenvolve-lo. 2.2 TEXTO 2.2.1 CORPO DO TRABALHO: o texto propriamente dito, onde o assunto apresentado e desenvolvido. 2.1.2 CONCLUSAO: fecha com a introduo e diz o que foi pretendido, o que foi alcanado e em que grau. 2.3 PS-TEXTO 2.3.1 BIBLIOGRAFIA OU REFERENCIA BIBLIOGRFICA: consultada, citada ou recomendada. 2.3.2 ANEXOS: todo o material que poderia estar no texto, mas por algum motivo deslocado para aqui. A indicao dos anexos feita com letras maisculas. Ex.: Anexo A, Anexo B. 2.3.3 APENDICES: o que nao fundamental ao texto, mas que pode servir de apoio ao mesmo. 2.4 GLOSSRIO: lista em ordem alfabtica de palavras especiais, pouco conhecidas, obscuras ou de uso restrito. 2.5 NDICE: colocado no final do trabalho, remissivo ao texto, podendo ser por autor, assunto, palavras-chave etc.

2.6 NOTAS DE RODAP: destinam-se a prestar esclarecimentos, comprovar uma afirmao ou justificar uma informao que nao deve ser includa no texto. As notas devem limitar-se ao mnimo necessrio. As notas de rodap sao colocadas no p da pgina, separadas do texto por uma linha de aproximadamente 1/3 da largura til da pgina, a partir da margem esquerda. A indicao da remissiva para rodap deve ser feita com nmeros em expoente. Exemplo: ( 2 )

Apresentao Fsica 3.1 PAPEL: A4 (210x297mm) 3.2 ESPAOS: no texto, usar preferencialmente o espao duplo (2 cm) ou um e meio (1,5 cm), dependendo exclusivamente do que determina sua faculdade ou professor. Nas citaes at quatro linhas, usar aspas e espaos iguais ao texto. Nas que tiverem mais de quatro linhas, usar espao um e margem a esquerda de (15). O fim de uma seo e o cabealho da prxima sao separados por espaos extras. Observao: quando uma seo terminar prxima ao fim de uma pgina, colocar o cabealho da prxima seo na pgina seguinte. 3.3 MARGENS: superior e esquerda, 3 cm; inferior e direita, 2 ou 2,5 cm. 3.4 PAGINAO: seqencial ao alto e a direita da folha, em algarismos arbicos, aparecendo a indicao e contando as pginas a partir do texto. Bibliografia, anexos, apendices, glossrio, ndice etc. devem ser includos na numerao seqencial das pginas.

3.5 LETRAS: usar um tipo de letra que seja de fcil leitura (Times New Roman ou Arial). Evitar usar itlico no texto: use somente em termos cientficos e palavras estrangeiras.

Apresentao de Citaes em Documentos Meno no texto de uma informao colhida em outra fonte. Pode ser uma transcrio ou parfrase, direta ou indireta, de fonte escrita ou oral. As citaes sao elementos (partes, frases, pargrafos etc.) retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentao e que se revelam teis para sustentar o que se afirma pelo autor no decorrer do seu raciocnio. Ex.: (Severino, 1992, p. 85). "As citaes bibliogrficas devem ser: exatas, precisas, e averiguveis por todos. Atravs delas possvel identificar e localizar a fonte." Elas podem aparecer no texto (autor, ano, pginas) ou em notas de rodap. 5.1 TIPOS DE CITAO 5.1.1 CITAOES FORMAIS OU DIRETAS OU TRANSCRIO: quando transcrevem literalmente trechos de obras. Devem aparecer entre aspas, respeitando pontuao e ortografia. Sao apresentadas em forma de referencias bibliogrficas, acompanhadas de indicaes exatas dos documentos de onde foram recolhidas, uma vez que "a virtude fundamental do citador a fidelidade" (Salvador, 1978, p. 206) 5.1.2 CITAOES CONCEPTUAIS OU INDIRETAS OU PARFRASE; CITAO LIVRE DO TEXTO: quando snteses pessoais reproduzem fielmente as idias de outros autores. Nao necessrio indicar a pgina, simplesmente o sobrenome do autor e a data de publicao do trabalho. Ex.: conforme Fontes (1987). Em caso de citao de dois ou mais trabalhos do mesmo autor com o mesmo ano de publicao, diferenciar cada um utilizando letras minsculas junto a data. Ex.: Souza, 1978 000Souza, 1978a

5.1.3 CITAO DE CITAO: quando for absolutamente indispensvel a meno a um trabalho ao qual o autor nao teve acesso, mas do qual tomou conhecimento apenas por estar citado em outra publicao. Para simplificar a forma de apresentao necessrio o emprego da expressao latina "Apud" no texto. Ex.: Silva (1978) Apud Souza (1985).

No texto:

BRADLEY Apud ARMITAGE (1991)

Na bibliografia:

ARMITAGE, W. J. Supply of corneab issue in the United Kingdon Br. Journal Ophitalmology, v. 74, p. 650-3, 1991. As citaes devem se ater ao essencial: a) Elipse ou supresses: permitida a omissao de palavras na citao quando seu sentido nao alterado. Tal omissao indicada por reticencias entre parenteses (...). Quando sao omitidos um ou diversos pargrafos, deve-se usar uma linha pontilhada. Assim:.................................................................................................. ......... b) Interpolao ou comentrios: a exatidao fundamental na citao. Portanto, qualquer correo ou observao feita deve ser indicada corretamente. Corrige-se da seguinte forma:

inserindo a expresso "sic" entre colchetes ou parenteses: (sic), [ sic] ; inserindo a correo entre colchetes ou parenteses: [...] inserindo frases indicando a correo, entre colchetes ou parenteses. Quando for utilizado o grifo (negrito, itlico etc.), isto deve ser mencionado: (grifo do autor) ou (grifo meu) indispensvel mencionar os dados necessrios a identificao da fonte da citao. Estes dados devem aparecer no texto e listas no fim de texto.

OBSERVAOES:

Qualquer obra utilizada, citada ou nao no texto, dever aparecer na bibliografia final.

A chamada ou entrada usada no texto deve ser a mesma na bibliografia.

Referncias Bibliogrficas
6.1 DEFINIO: conjunto de indicaoes precisas e minuciosas, retiradas do prprio documento, permitindo sua identificao no todo ou em parte. Os elementos de referencia bibliogrfica de documentos (livros, textos, peridicos, anais de congressos, folhetos etc.) considerados no todo ou em parte devem ser retirados sempre que for possvel da folha de rosto da obra consultada. Dividem-se em essenciais e complementares. 6.2 ELEMENTOS 6.2.1 ESSENCIAIS: sao informaoes indispensveis a identificao do documento. Estao estritamente ligados ao suporte documental e variam, portanto, conforme o tipo de documento. Ex.: autor, ttulo, local, editora, data de publicao, pgina inicial e final (quando se tratar de captulos ou partes de um documento). 6.2.2 COMPLEMENTARES: sao informaoes que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar o documento. Ex.: edio, editor, pginas, porte fsico, ilustraoes, dimensoes, srie. Todos estes elementos juntos permitem caracterizar, localizar e datar publicaoes referenciadas em bibliografias, resumos e/ou recensoes

6.3 LOCALIZAO: a referencia bibliogrfica pode aparecer: no fim de texto ou de captulo. 6.4 ORGANIZAO: as referencias bibliogrficas sao organizadas em ordem alfabtica por sobrenomes de autores, ttulos ou assuntos, sempre observando a entrada que foi dada no texto. 6.5 PONTUAO: deve ser uniforme para todas as referencias. a) Os vrios elementos da referencia bibliogrfica (nome do autor, ttulo da obra, edio, notas tipogrficas - imprensa - , notas bibliogrficas e notas especiais) devem ser separados, entre si, por ponto seguido de dois espaos. Ex.: SILVA, Joo da. A histria da moeda. 3. ed. b) Os elementos das notas tipogrficas (local, editor, data) e bibliogrficas devem ser separadas, entre si, por dois pontos. Datas sao separadas por vrgula. Ex.: Sao Paulo, Atlas, 1986 c) A nota de srie e/ou coleo , por tradio, apresentada entre parenteses, indicando-se os ttulos e sua numerao. Ex.: (Srie os historiadores) (Os economistas) (Texto para discussao, 31)

d) Ligam-se por hfen as pginas inicial e final das partes referenciadas, bem como as datas-limites de determinado perodo da publicao. Ex.: p. 55-68 e) Ligam-se por barra transversal as datas-limite do perodo a que se refere a publicao referenciada. Ex.: 1976/1989 6.6 TIPOS OU FONTE (ESTILO DE LETRA): empregam-se maisculas (tipo caixa alta) nos sobrenomes dos autores individuais, nos nomes de entidades coletivas, nos ttulos de peridicos e na primeira palavra do ttulo quando constiturem a entrada da referencia. 6.7 ELEMENTOS DE REFERENCIA BIBLIOGRFICA 6.7.1 AUTORIAS: a) Autor pessoal: responsvel pela criao, contedo intelectual ou artstico de um documento. Inicia-se a entrada pelo ltimo sobrenome do autor, em letra maisculas, seguido pelo(s) nome(s). Emprega-se vrgula entre o sobrenome e o(s) nome(s). Os nomes sao transcritos como aparecem nos documentos. Ex.: SILVA, L TEIXEIRA, J. S. b) Sobrenomes ligados por hfen: DUQUE-ESTRADA, O. c) Sobrenomes que indicam parentesco: ARARIPE JNIOR, I. A.

FERRARI FILHO, H. d) Sobrenomes compostos de um adjetivo mais um substantivo. Ex.: CASTELO BRANCO, C. ESPRITO SANTO, H. SANTA CRUZ, A. e) Sobrenomes cuja forma composta a mais conhecida: EA DE QUEIROZ, J. M. MACHADO DE ASSIS, A. M. f) Sobrenomes espanhis: GARCA MRQUEZ, G. RODRIGUEZ LARA, J. g) Documentos elaborados por um autor, dois autores, tres autores, mais de tres autores: HUNT, L. HUNT, L. ; HUBBERMAN, J. HUNT, L. ; HUBBERMAN, J. ; SILVA, M. 6.7.2 ENTRADA COLETIVA Autor, entidade, instituio(oes), organizao(oes), empresa(s), comite(s), entre outros, responsvel(eis) por publicao em que nao se distingue autoria pessoal. Trabalhos de cunho administrativo ou legal. Ex.:

No texto: (FUNDAO, 1982, p.57) Na bibliografia: FUNDAO DE ECONOMIA E ESTATSTICA. Agricultura no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: 1982 (25 Anos da Economia Gacha, v. 3) 6.7.3 Quando a entidade coletiva hierarquicamente vinculada aos governos federal (Ministrio), estadual e municipal (Secretarias), conselhos e universidades: No texto: BRASIL (1995, p.125) RIO GRANDE DO SUL (1996, p.101) PORTO ALEGRE (1997, p.27) CONSELHO (1987, p.5) UNIVERSIDADE (1985, p.30) Na bibliografia: BRASIL. Ministrio da Educao e Cultura. A educao no Brasil ano 2000. Braslia: 1995. 223 p. RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Agricultura. Agricultura em nmeros. Porto Alegre: 1995. 193 p. PORTO ALEGRE. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Departamento Municipal de guas e Esgotos. Relatrio anual. Poro Alegre: 1997. 190 p.

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAO. Currculos mnimos de cursos de graduao. 8 ed. rev. atual. Braslia: 1987. 498 p. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Estatuto, regimento geral. Porto Alegre: 1985. 74 p. 6.7.4 Trabalho apresentado em eventos (congressos, encontros, simpsios etc.): MALDONADO FILHO, E. A transformao de valores em preo de produo e o fenmeno da absoro e liberao de capital produtivo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 15. Salvador: ANPEC, 1-4, dez. 1975. Anais... p. 157-75. 6.7.5 Evento no todo: SIMPSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES, 13. 1995. Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 1995. 655 p. 6.7.6 Eventos em meio eletrnico, no todo ou em parte: CONGRESSO DE INICIAO CIENTFICA DA UFPel, 4. 1995. Recife. Anais eletrnicos... Recife: UFPel, 1996. Disponvel em http://www.propesq.ufpel.br/anais/anais.htm. Acesso em 21/jan/97. GUNCHO, M. R. A educao a distncia e a biblioteca universitria. In: SEMINRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS, 10. 1998. Fortaleza. Anais...Tec Tralha, 1999. 1 CD.

6.7.7 Publicaoes annimas ou nao assinadas: entrar diretamente pelo ttulo, sendo a primeira palavra em maiscula. ANTOLOGIA Latina. 6 ed. Madrid: Credos, 1968. 291 p. 6.7.8 Coletnea de textos: Autor, coordenador, editor diferentes da parte referenciada: BACHA, L. Hierarquia e remunerao gerencial. In: TOLIPAN, R. ; TINELLI, A. C. A Controvrsia sobre Distribuio de Renda e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar: 1975. p. 124-55 (Biblioteca de Ciencias Sociais) BERTOLA, G. ; CAVALLERO, R. Sustainable intervention polices and exchange rate dinamics. In: KRUGMAN, P. e MILLER, M. (eds) Exchange Rate Target and Currency Banks. Cambridge: University Cambridge, 1992. Autor, coordenador, editor igual ao autor da parte referenciada. GAROFALO, L. ; CARVALHO, C. Teoria Microeconmica. 2 ed. Sao Paulo: Atlas, 1986. Cap. 4 Os modelos de formao de preos. p.338-59.

Anexos
ANEXO A - ABREVIATURA DOS MESES
Portugus Espanhol Italiano

janeiro jan. fevereiro fev. maro mar. abril - abr.

enero - ene. gennaio gen. febrero febbraio feb. feb marzo mar. abril - abr. marzo mar. aprile - apr. maggio mag.

maio - maio mayo mayo junho - jun. junio - jun. julho - jul. agosto ago. setembro set. outubro out. novembro nov. dezembro dez

giugno giug julio - jul. giuglio giugl. agosto agosto ago. ago. septiembre settembre - set. set. octubre oct. noviembre nov. diciembre dic. ottobre - ott. novembre nov. decembre dec. dicembre dic. Alemo januar - jan. februar feb.

Francs

Ingls

janvier - jan. january jan. fvrier - fv. february fev.

mars - mars march mrz - mrz mar. avril - avr. april - apr. april - apr. mai - mai may - may. mai - mai juin - juin juillet - juil. aot - aot septembre sep. octobre oct. novembre nov. dcembre dec. june - june july - july august aug. september sept. october oct. november nov. december dec. juni - juni juli - juli augus aug. september sept. oktober okt. november nov. dezember dez.

ANEXO B - ILUSTRAES (TABELAS, GRFICOS, FIGURAS, QUADROSETC.)


Tabelas As tabelas servem para racionalizar e uniformizar a apresentaao de dados e anlise de informaoes estatsticas. As tabelas devem ter sempre que possvel significaao prpria, isto , devem prescindir de consulta. A estrutura da tabela constituda de traos (retas perpendiculares), delimitada em sua parte superior e na parte inferior por traos horizontais paralelos.

Nao delimitar (fechar) por traos verticais os extremos da tabela a direita e a esquerda. O ttulo precede a tabela. A fonte, as notas situam-se ao p da tabela. Quando uma tabela ocupar mais pginas, as notas devem ser colocadas na ltima pgina. Quando uma tabela ocupar mais de uma pgina, nao ser delimitada na parte inferior, repetindo-se o cabealho. Exemplo: Tabela 1 Unidades da Federaao Sao Paulo Paran Minas Gerais Rio Grande do Sul Outros Brasil Produao de milho segundo as unidades da Federaao 1999 Produao Absoluta 18.480.373 15.908.253 11.238.455 08.050.555 8.000.052 90.000.000 100 Relativa (% Brasil)

Fonte: Fundaao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, p. 50 Nota: Esta tabela fictcia, serve s para exemplo.

Figuras, grficos, quadros

So as imagens visuais extensivas ao texto, como mapas, fotografias, esquemas, grficos, diagramas. Devem ser numerados seqencialmente ao longo do texto, independente do tipo. Deve sempre ter fonte de onde foi extrado a ilustraao.

7 - Estrutura de Apresentao do Trabalho


ESTRUTURA DE UM TRABALHO
Estrutura Elemento - capa (*) - folha de rosto - folha de aprovao - dedicatria (*) - agradecimentos (*) - epgrafe (*) - resumo em lngua portuguesa - resumo em lngua estrangeira - lista de ilustraes (*) - lista de tabelas (*) - lista de abreviaes e siglas (*) - sumrio - introduo - desenvolvimento - concluso - referncias - glossrio (*) - anexos ou apndices (*)

Pr-textuais

Textuais

Ps-textuais

(*) - Elementos adicionados de acordo com as necessidades (opcionais). O demais elementos so obrigatrios.

Modelo de estrutura de um trabalho completo:

7.1 - Capa Deve conter: - Instituio onde o trabalho foi executado (opcional) - Nome do autor - Ttulo (e subttulo, se houver) do trabalho - Se houver mais de um volume, a especificao do respectivo volume - Cidade e ano de concluso do trabalho OBSERVAO: A Associao Brasileira de Normas Tcnicas no determina a disposio destes dados na folha. Esta distribuio deve ser definida pelo professor ou pela Instituio, para uniformizao de seus trabalhos acadmicos.

Jos Luiz de Paiva Bello

Educao da Mulher: a perpetuao da injustia

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA Rio de Janeiro - 2004

Modelo de uma Capa

7.2 - Folha de Rosto Deve conter: - As mesmas informaes contidas na Capa - As informaes essenciais da origem do trabalho

Jos Luiz de Paiva Bello

Educao da Mulher: a perpetuao da injustia


Monografia apresentada, como prrequisito de concluso do curso de Pedagogia, com habilitao em Gesto Escolar, ao Instituto de Cincias Humanas e Sociais, da Faculdade de Educao, da Universidade Veiga de Almeida, orientada

pela Professora Maria da Silva.

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA Rio de Janeiro - 2004

Modelo de uma Folha de Rosto

Exemplos de informaes essenciais sobre a origem do trabalho:


Trabalho apresentado para avaliao do rendimento escolar na disciplina de Metodologia Cientfica, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrada pelo professor Joo da Silva. Monografia apresentada como pr-requisito de concluso do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Esprito Santo, tendo como orientadora a professora Maria da Silva. Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de PsGraduao em Educao, do Centro Pedaggico, da Universidade Federal do Esprito Santo, como pr-requisito de concluso do curso de Mestrado em Educao, tendo como orientadora a professora Isa Chiabai.

7.3 - Folha de aprovao Deve conter: - Nome do autor - Ttulo (e subttulo, se houver) do trabalho - Natureza - Objetivos - Nome da instituio - rea de concentrao - Data da aprovao

- Nome, titulao, assinatura dos componentes da banca e as instituies a que fazem parte.
Jos Luiz de Paiva Bello Educao da Mulher: a perpetuao da injustia

Objetivo: Desvelar a forma pela qual oferecida a educao ao sexo feminino.


UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA

Curso de Pedagogia, com habilitao em Educao Infantil. Data de aprovao: __ de _________ de 20__

Prof. Jos da Silva: _______________________ Mestre em Educao, UVA Profa. Maria dos Santos: ___________________ Doutora em Educao, UVA

Prof. Joo Machado: ______________________ Doutor em Educao, UERJ

Modelo de uma Folha de Aprovao

7.4 - Dedicatria - Tem a finalidade de se dedicar o trabalho a algum, como uma homenagem de gratido especial. Este item dispensvel.

7.5 - Agradecimento - a revelao de gratido queles que contriburam na elaborao do trabalho. Tambm um item dispensvel.

7.6 - Epgrafe - a citao de uma frase de algum autor que expresse, de forma consistente, o contedo do trabalho. A localizao fica a critrio da esttica do autor do trabalho. Deve vir acompanhada do nome do autor da frase. Podem estar localizadas tambm nas folhas de abertura das sees primrias. um item dispensvel.

7.7 - Resumo em Lngua Portuguesa - Texto (e no tpicos) que represente um resumo conciso do trabalho. No deve ultrapassar 500 palavras. um item obrigatrio.

7.8 - Resumo em Lngua Estrangeira - Traduo, para o ingls, espanhol ou francs, do resumo em lngua portuguesa. um item obrigatrio.

7.9 - Lista de Ilustraes - Apresentada na ordem em que aparece no trabalho, com o nome da ilustrao e a pgina onde se encontra. Caso haja mais de um tipo pode ser apresentado separadamente (fotografias, grficos, tabelas etc.). um item opcional.

7.10 - Lista de Abreviaes e Siglas - Abreviaes e siglas apresentadas no texto, apresentada em ordem alfabtica. um item opcional. Exemplo: ABED - Associao Brasileira de Educao a Distncia ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas ANDIFES - Associao Nacional dos Dirigentes de Instituies Federais de Ensino Superior. ANPED - Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Educao. APM - Associao de Pais e Mestres.

7.11 - Sumrio

- "Enumerao das principais divises, sees e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matria nele se sucede" (NBR 6027). - O ttulo de cada seo deve ser datilografado com o mesmo tipo de letra em que aparece no corpo do texto. - A indicao das pginas localiza-se direita de cada seo.

7.11.1 - Diviso de um Sumrio 1 - SEO PRIMRIA 1.1 - SEO SECUNDRIA 1.1.1 - Seo Terciria 1.1.1.1. - Seo Quaternria 1.1.1.1.1 - Seo Quinria 2 - SEO PRIMRIA 2.1 - SEO SECUNDRIA a) alnea ou item b) alnea ou item c) alnea ou item 3 - SEO PRIMRIA 2.1 - SEO SECUNDRIA a) I .... Inciso II ... Inciso b) I .... Inciso II ... Inciso 4 - SEO PRIMRIA

7.12 - Texto - a parte onde todo o trabalho de pesquisa apresentado e desenvolvido. - O texto deve expor um raciocnio lgico, ser bem estruturado, com o uso de uma linguagem simples, clara e objetiva.

7.12.1 - Introduo - Na introduo, o tema apresentado e esclarecido aos leitores as indicaes de leitura do trabalho.

7.12.2 - Desenvolvimento do Texto - O corpo do trabalho onde o tema discutido pelo autor. - As hipteses a serem testadas devem ser claras e objetivas. - Devem ser apresentados os objetivos do trabalho. - A reviso de literatura deve resumir as obras j trabalhadas sobre o mesmo assunto. - Deve-se mencionar a importncia do trabalho, justificando sua imperiosa necessidade de se realizar tal empreendimento. - Deve ser bem explicada toda a metodologia adotada para se chegar s concluses.

7.12.3 - Concluso - A concluso a parte onde o autor se coloca com liberdade cientfica, avaliando os resultados obtidos e propondo solues e aplicaes prticas.

7.13 - Anexos - todo material suplementar de sustentao ao texto (itens do questionrio aplicado, roteiro de entrevista ou observao, uma lei discutida no corpo do texto etc.).

7.14 - Referncias (NBR 6023) o conjunto de indicaes que possibilitam a identificao de documentos, publicaes, no todo ou em parte. Os exemplos esto expressos no Anexo 1 .

7.15 - Glossrio - a explicao dos termos tcnicos, verbetes ou expresses que constem do texto. Sua colocao opcional.

Vous aimerez peut-être aussi