Vous êtes sur la page 1sur 24

Boletim Especial do Exrcito

MINISTRIO DA DEFESA EXRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXRCITO

N 12/2011
Braslia, DF, 23 de setembro de 2011.

BOLETIM ESPECIAL DO EXRCITO N 12/2011 Braslia, DF, 23 de setembro de 2011. 1 PARTE LEIS E DECRETOS
Sem alterao.

2 PARTE ATOS ADMINISTRATIVOS


DEPARTAMENTO-GERAL DO PESSOAL PORTARIA N 147-DGP, DE 23 DE SETEMBRO DE 2011. Aprova as Instrues Reguladoras para Cadastramento e Auditoria dos Dados Individuais e Registros Funcionais do Pessoal Vinculado ao Exrcito (IR 30-87). O CHEFE DO DEPARTAMENTO-GERAL DO PESSOAL, no uso da competncia que lhe confere o inciso II do art. 4 do Regulamento do Departamento-Geral do Pessoal (R-156), aprovado pela Portaria do Comandante do Exrcito n 217, de 22 de abril de 2009, e de acordo com o art. 112, das Instrues Gerais para a Correspondncia, as Publicaes e os Atos Administrativos no mbito do Exrcito (IG 10-42), aprovadas pela Portaria do Comandante do Exrcito n 041, de 18 de fevereiro de 2002, e do inciso I do art. 2 da Portaria n 581, de 12 de setembro de 2011, que aprova as Instrues Gerais para Cadastramento e Auditoria dos Dados do Pessoal Vinculado ao Exrcito (IG 30-33), resolve: Art. 1 Aprovar as Instrues Reguladoras para Cadastramento e Auditoria dos Dados Individuais e Registros Funcionais do Pessoal Vinculado ao Exrcito (IR 30-87), que com esta baixa. Art. 2 Regular as IG 30-33 - Instrues Gerais para Cadastramento e Auditoria dos Dados do Pessoal Vinculado ao Exrcito. Art. 3 Determinar: I - que a Diretoria de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistncia Social (DCIPAS) que coordene e fiscalize s Sees de Inativos e Pensionistas (SIP) e os rgos Pagadores de Inativos e Pensionistas (OPIP) para que cumpram, at 31 de dezembro de 2012, o previsto no art. 10 e no art. 13, inciso III, da Portaria n 057-DGP, de 15 de abril de 2011, que aprova as Normas de Auditagem do Programa de Atualizao do Pessoal (PAD), quanto a conferncia das demais informaes do pessoal integrante do seu universo de vinculados ainda no auditadas, utilizando, a partir de 1 de outubro de 2011, o Sistema de Cadastramento de Pessoal do Exrcito (SiCaPEx) para essa tarefa. II - que a Assessoria de Planejamento e Gesto (APG), do DGP, revise e atualize a Portaria do Comandante do Exrcito n 759, de 2 de dezembro de 2003, at abril de 2012, em coordenao com as Diretorias do DGP, em virtude da evoluo da gesto do pessoal, principalmente em relao ao surgimento de sistemas de informao e mudanas na legislao. III - que a APG/DGP, em coordenao com a DCIPAS, inclua no SiCaPEx, at junho de 2012, todas as funcionalidades do Sistema de Informaes de Servidores Civis (SISC) da DCIPAS, que hoje controla os servidores civis, visando a eliminao do mesmo e a unificao dos sistemas de controle do pessoal no DGP.
Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011 - 3.

IV - que a Diretoria do Servio Militar (DSM) deixe de cadastrar, pelo Sistema de Identificao do Exrcito, os integrantes da Fora na Base de Dados Corporativa de Pessoal (BDCP), cabendo, apenas, a identificao por ocasio da emisso da carteira de identidade militar. Art. 4 Revogar as seguintes Portarias do Departamento-Geral do Pessoal (DGP): I - Portaria n 098-DGP, de 29 de abril de 2010, que estabelece as Diretrizes, Nomeia as Equipes de Projetos e o Novo Gerente de Implantao na Implementao da Base de Dados Corporativa do Pessoal (BDCP); II - Portaria n 308-DGP, de 21 de dezembro de 2009, que aprova a Diretriz para Implementao da Base de Dados Corporativa de Pessoal do Exrcito Brasileiro e Designa o Gerente de Implementao; e III - Portaria n 099-DGP, de 8 de novembro de 2001, que aprova as Normas Gerais de Registro e Auditoria de Dados e Informaes Individuais de Interesse para o DGP. Art. 5 Estabelecer que esta Portaria entre em vigor a partir de 1 de outubro de 2011. INSTRUES REGULADORAS PARA CADASTRAMENTO E AUDITORIA DOS DADOS INDIVIDUAIS E REGISTROS FUNCIONAIS DO PESSOAL VINCULADO AO EXRCITO (IR 30 - 87)
ndice dos assuntos Art.

CAPTULO I - GENERALIDADES Seo I - Da Finalidade...............................................................................................................................1 Seo II - Dos Objetivos.............................................................................................................................2 Seo III - Dos Conceitos Bsicos..........................................................................................................3/4 Seo IV - Da Concepo Geral..................................................................................................................5 Seo V - Do Avano no Gerenciamento do Pessoal..................................................................................6 Seo VI - Da Estrutura e Funcionalidades do Sistema de Cadastramento do Pessoal do Exrcito.......7/9 CAPTULO II - DO CADASTRAMENTO DOS DADOS INDIVIDUAIS Seo I - Do Ciclo de Eventos....................................................................................................................10 Seo II - Da Incluso ou Reincluso.........................................................................................................11 Seo III - Da Alterao ou Atualizao.....................................................................................................12 CAPTULO III - DO CADASTRAMENTO DOS REGISTROS FUNCIONAIS................................13/16 CAPTULO IV - DA EXCLUSO DE CADASTRO................................................................................17 CAPTULO V - DOS RELATRIOS GERENCIAIS...............................................................................18 CAPTULO VI - DA AUDITORIA DO CADASTRAMENTO............................................................19/26 CAPTULO VII - DA SEGURANA DA INFORMAO.................................................................27/30 CAPTULO VIII - DOS MEIOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAO........................................31/33 CAPTULO IX - DAS DISPOSIES FINAIS.................................................................................34/37 ANEXO A - QUADRO DE RESPONSABILIDADES PELO CADASTRAMENTO E AUDITORIA DOS DADOS INDIVIDUAIS E DO REGISTRO FUNCIONAL DO PESSOAL DA ATIVA. ANEXO B - QUADRO DE RESPONSABILIDADES PELO CADASTRAMENTO E AUDITORIA DOS DADOS INDIVIDUAIS E DO REGISTRO FUNCIONAL DO PESSOAL VINCULADO S SIP/OPIP (INATIVOS, PENSIONISTAS, EX-COMBATENTES E ANISTIADOS). ANEXO C - QUADRO DE RESPONSABILIDADES PELO CADASTRAMENTO E AUDITORIA DOS DADOS INDIVIDUAIS E DO REGISTRO FUNCIONAL DOS SERVIDORES CIVIS.

4 - Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011.

INSTRUES REGULADORAS PARA O CADASTRAMENTO E AUDITORIA DOS DADOS INDIVIDUAIS E REGISTROS FUNCIONAIS DO PESSOAL VINCULADO AO EXRCITO - IR 30-87 CAPTULO I GENERALIDADES Seo I Da Finalidade Art. 1 As presentes Instrues Reguladoras tem por finalidade regular os procedimentos para a execuo do cadastramento e da auditoria dos dados individuais e do registro funcional de todo o pessoal vinculado ao Exrcito, de interesse dos rgos do Sistema de Pessoal do Exrcito (SPE), via Sistema de Cadastramento de Pessoal do Exrcito (SiCaPEx), previsto nas IG 30-33 - Instrues Gerais para Cadastramento e Auditoria dos Dados do Pessoal Vinculado ao Exrcito. Seo II Dos Objetivos Art. 2 Os objetivos das presentes normas so: I - regular a rotina de cadastramento e auditoria dos dados individuais e do registro funcional, relativa a todo o pessoal vinculado Fora; II - proporcionar agilidade ao cadastramento dos dados individuais e do registro funcional na Base de Dados Corporativa de Pessoal (BDCP), visando a celeridade dos processos relativos a gesto do pessoal no Exrcito Brasileiro; III - assegurar a confiabilidade do cadastro, por meio de auditoria; IV - estabelecer o fluxo de informaes e nveis de acesso aos dados individuais e ao registro funcional do pessoal vinculado ao Exrcito; V - permitir a incluso dos novos integrantes da Fora na Base de Dados Corporativa de Pessoal (BDCP) pelas SIP/OPIP (pensionistas) e Organizao Militar (OM) com tal encargo, com agilidade e rapidez, utilizando-se do SiCaPEx; VI - definir responsabilidades pelo cadastramento do pessoal vinculado ao Exrcito; VII - integrar processos de atualizao do cadastro e de consultas a relatrios gerenciais; VIII - permitir auditorias frequentes e descentralizadas; IX - descentralizar os processos de atualizao do cadastro; X - minimizar a possibilidade de existncia de base de dados paralela de pessoal; XI - permitir a difuso oportuna das informaes; XII - possibilitar a utilizao dos dados do pessoal, pela OM e SIP/OPIP, nos seus processos internos; XIII - permitir o acompanhamento, pelo interessado, do seu cadastro na BDCP;
Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011 - 5.

XIV- permitir ao Comando do Exrcito, aos comandos operacionais enquadrantes, ao rgo de Direo Geral (ODG), aos rgos de Direo Setorial (ODS), aos rgos fora da Fora e as OM e SIP/OPIP em geral, o controle de seu pessoal atravs de relatrios gerenciais; e XV - fornecer as informaes de pessoal necessrias ao processamento do Sistema de Pagamento do Exrcito, do Centro de Pagamento do Exrcito (CPEx). Seo III Dos Conceitos Bsicos Art. 3 Para maior compreenso dos principais termos a serem utilizados nestas instrues gerais, seguem abaixo os conceitos que fundamentam as presentes normas: I - BDCP: a base de dados unificada, constituda pelo conjunto de informaes de todo o pessoal vinculado Fora, da ativa e das SIP/OPIP, administrada pelo Departamento-Geral do Pessoal (DGP); II - Sistema de Cadastramento de Pessoal do Exrcito (SiCaPEx): sistema informatizado habilitado ao cadastramento dos dados individuais e do registro funcional do pessoal vinculado ao Exrcito, e de seus dependentes, na BDCP; III - Dado Individual: toda unidade (sequncia) alfanumrica, de medida, de valor ou de imagem (nome, nmero do registro de identidade militar, data de nascimento, foto), referente ao pessoal vinculado ao Exrcito; IV - Registro Funcional: todo registro das informaes referentes a dinmica da carreira dos militares e da carreira dos servidores civis vinculados ao Exrcito Brasileiro (TAF, TAT, estgios,cursos, habilitaes, avaliaes, condecoraes, promoes etc); V - Cadastro: o repositrio dos dados individuais e do registro funcional completos do pessoal vinculado Fora, na BDCP; VI - Nmero de Cadastro (N Cdtr): o nmero que ir identificar a pessoa na BDCP,constitudo por nove dgitos bsicos, seguido de um dgito identificador, correspondendo ao nmero a ser utilizado no processo de emisso da carteira de identidade pelo Servio de Identificao do Exrcito; VII - Cadastramento: compreende s aes de incluso, reincluso, alterao, atualizao ou excluso dos dados individuais e do registro funcional do pessoal, de interesse dos rgos do SPE: a) o cadastramento ser realizado via SiCaPEx, em trs nveis de responsabilidade: o operador, o encarregado de pessoal e o homologador, que ser o comandante, chefe ou diretor(Cmt/Ch/Dir); e b) nas SIP e OPIP sob o comando de oficial-general, o homologador ser o militar designado pelo comandante da regio militar (RM) ou OPIP; VIII - Identificao: a etapa complementar do cadastramento de cada pessoa existente na BDCP, a ser realizada individualmente, junto ao rgo competente do Servio de Identificao do Exrcito, ocasio em que sero acrescentados ao cadastro os dados biomtricos e os caracteres fsicos da pessoa;

6 - Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011.

IX - Ficha Cadastro (F Cdtr): o documento que rene todas as informaes constantes do cadastro da pessoa, j homologado na BDCP, que ser disponibilizado para consulta prpria, do respectivo setor de pessoal de vinculao e das autoridades com privilgios de acesso a tais informaes; X - Atualizao: compreende a ao tempestiva de manter os cadastros do pessoal em dia, na BDCP, visando a celeridade dos processos de gesto de pessoal na Fora; XI - Auditoria: a atividade que visa a garantir a validade e veracidade dos cadastros de pessoal constantes das F Cdtr geradas pela BDCP, cabendo inicialmente ao prprio indivduo essa responsabilidade; XII - Homologao: a etapa final do cadastramento, correspondendo a ao de confirmao, ratificao ou aprovao pela autoridade homologadora, feita no SiCaPEx, dos dados individuais e do registro funcional, lanados na BDCP, referente ao pessoal vinculado respectiva OM ou SIP/OPIP; e XIII - rgo de vinculao: a OM, SIP/OPIP, rgo fora da Fora, que a pessoa est vinculada administrativamente, para fins de cadastro de dados individuais e registros funcionais, que ser realizado via SiCaPEx. Art. 4 Integrando os Sistemas de primeira ordem no SIPLEx (Ensino, Operaes, Logstico, Mobilizao, Engenharia e Construo, Cincia e Tecnologia, Inteligncia e Comunicao Social), o Sistema de Pessoal do Exrcito (SPE) permeia toda a estrutura organizacional do Exrcito e rgos fora da Fora, com os quais seus processos so compartilhados, conforme previsto nos Anexos A, B e C destas IR, que fixam as responsabilidades de cada rgo pelos cadastramentos a serem realizados. Seo IV Da Concepo Geral Art. 5 A concepo geral do cadastramento e auditoria de dados do pessoal a seguinte: I - a entrada de todas as pessoas vinculadas ao Exrcito na BDCP se dar pelo SiCaPEx, correspondendo a nica porta de entrada para a base de dados corporativa; II - os dados individuais e o registro funcional sero incluidos por intermdio do SiCaPEx, por todas as OM e SIP/OPIP em todos os nveis da estrutura organizacional da Fora e rgos fora da Fora, com base em documentao oficial (Dirio Oficial da Unio, Boletim do Exrcito, boletins internos, boletins de incorporao, boletins de matrcula, boletins de concluso de cursos e estgios etc) ostensiva ou sigilosa, tanto pela OM de vinculao da pessoa quanto pelos rgos com responsabilidades especficas (cursos e estgios dos Estbl Ens Mil, misso no exterior, etc); III - determinados e especficos dados individuais (foto, endereo, religio, etc), que no trazem prejuzos a administrao de pessoal, mas que podem ocasionar consequncias disciplinares aos envolvidos, podero ser incluidos ou alterados por intermdio do SiCaPEx, sem a necessidade da documentao oficial mencionada no inciso anterior; IV - o Servio de Identificao do Exrcito complementar o cadastro por ocasio da identificao do pessoal e respectiva emisso da carteira de identidade; V - os cadastros devero ser, obrigatoriamente, mantidos atualizados pelo indivduo e pela OM e SIP/OPIP de vinculao; VI - todo o pessoal cadastrado, bem como os respectivos Comandantes, Chefes ou Diretores tero responsabilidade compartilhada, quanto aos dados individuais e o registro funcional existentes na BDCP; e
Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011 - 7.

VII - os dados individuais e o registro funcional homologados na BDCP sero a fonte vlida para todos os processos de gesto do pessoal, tais como a gerao de direitos individuais, a participao em processos seletivos, as movimentaes, as promoes, a valorizao do mrito e, inclusive, a gerao, ou no, de direitos remuneratrios. Seo V Do Avano no Gerenciamento do Pessoal Art. 6 A criao da Base de Dados Corporativa do Pessoal constituda por todo o pessoal vinculado ao Exrcito, integrar as bases de dados dos Sistemas de primeira ordem da Fora (Pessoal, Ensino, Operaes, Logstico, Mobilizao, Engenharia e Construo, Cincia e Tecnologia, Inteligncia e Comunicao Social), proporcionando a modernizao da gesto do pessoal no Exrcito. Pargrafo nico. Realizado o cadastramento dos dados individuais e do registro funcional do pessoal na BDCP e mantidos devidamente atualizados, via SiCaPEX, pelas OM e SIP/OPIP, os seguintes avanos sero proporcionados aos gestores em todos os nveis da estrutura organizacional do Exrcito Brasileiro: I - fluxo nico de cadastramento de dados individuais e do registro funcional para o pessoal vinculado ao Exrcito, com a utilizao de um sistema corporativo nico, o SiCaPEx, por todas as OM da Fora; II - ganho, em curto prazo, na melhoria do controle do efetivo previsto, existente e necessrio de militares e servidores civis do Exrcito Brasileiro, do efetivo de inativos, bem como dos pensionistas, excombatentes, anistiados vinculados a Fora, e de seus respectivos dependentes; III - consultas das OM, SIP/OPIP, Grandes Comandos e Grandes Unidades aos cadastros do seu pessoal, de acordo com o perfil e o privilgio de acesso, na respectiva cadeia de comando e estrutura organizacional do Exrcito; IV - relatrios gerenciais pr-definidos de acompanhamento e apoio a deciso aos Comandantes, Chefes e Diretores em todos os nveis da estrutura da Fora; V - modelagem de dados compatvel com outros sistemas corporativos da Fora, como o Sistema de Pagamento de Pessoal do Exrcito (SiPPes), do CPEx, e Sistema Integrado de Gesto (SIG), do Estado Maior do Exrcito; VI - atribuio de maior responsabilidade ao indivduo pelas informaes constantes de sua Ficha Cadastro e ao comandante, chefe ou diretor, pelos dados individuais e pelo registro funcional do seu pessoal vinculado; e VII - segurana da informao referente aos dados individuais e o registro funcional do pessoal. Seo VI Da Estrutura e Funcionalidades do Sistema de Cadastramento de Pessoal do Exrcito - SiCaPEx Art. 7 O SiCaPEx est estruturado em trs vertentes bsicas, sendo uma para cadastrar dados individuais, outra para cadastrar os registros funcionais e uma terceira com a finalidade gerencial, conforme representado na figura N 1 abaixo.

8 - Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011.

Figura N 1: ARQUITETURA DO SISTEMA

Art. 8 O SiCaPEx ser operado por trs nveis de perfis de usurios, hierarquizados, que tero atribuies distintas visando segurana e confiabilidade dos dados lanados pelo Sistema na BDCP, conforme abaixo descrito: I - operador - atualiza, inclui e altera eventos no homologados e envia para o encarregado; II - encarregado (S/1) - confere, altera, exclui e inclui os eventos no homologados, fiscaliza o trabalho do operador e envia para o homologador ou devolve ao operador para nova alterao, quando for o caso; III - homologador (Cmt, Ch ou Dir) - confere, altera, exclui e inclui os eventos no homologados e homologados, controla e supervisiona os trabalhos do encarregado, homologa e, eventualmente, devolve ao encarregado para nova alterao, quando for o caso. 1 Todas as funes realizadas pelo perfil operador podem ser manipuladas pelo perfil encarregado e todas as funes realizadas pelo perfil encarregado podem ser manipuladas pelo perfil homologador.
Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011 - 9.

2 Aps a homologao do Cadastro, ele passar a constar na ficha do militar e s poder ser alterado ou excludo com base em novo documento oficial da OM, tipo Boletim Interno. 3 Haver o cadastramento do usurio gerente, que ter o privilgio apenas de consulta as Fichas Cadastro e aos relatrios gerenciais do seu comando enquadrante, para fins de apoio a deciso e auditoria. 4 No ser cadastrado oficial general como usurio homologador, apenas como gerente, quando for o caso. 5 A figura N 2 mostra o processo de cadastramento no SiCaPEx.

Fig N 2: PROCESSO DE CADASTRAMENTO NO SiCaPEx

10 - Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011.

Art. 9 O SiCaPEx ser operado pelos usurios descritos no art. 8, que tero a misso de lanar as informaes que alimentaro a BDCP de modo tempestivo, e pelo pessoal dos comandos enquadrantes da Fora, que utilizaro o sistema com a finalidade gerencial e de apoio deciso, com base na consulta aos diferentes relatrios gerenciais de efetivos e Ficha Cadastro do pessoal, conforme mostrado na figura N 3.

Figura N 3: NVEIS DE GESTO

CAPTULO II DO CADASTRAMENTO DOS DADOS INDIVIDUAIS Seo I Do Ciclo de Eventos Art. 10. O cadastramento dos dados individuais, conforme previsto nos anexos A, B e C a estas IR, ser realizado via SiCaPEx, inicialmente, por todas as OM e SIP/OPIP que funcionam como porta de entrada para os novos integrantes do Exrcito, e envolve a incluso, a alterao, a atualizao e a reincluso de dados individuais na BDCP. 1 Todas as OM e SIP/OPIP podero alterar e atualizar os dados de seu pessoal na BDCP quando estes j estiverem fazendo parte da Instituio Exrcito, bem como reincluir uma pessoa. 2 O ciclo de eventos do cadastramento dos dados individuais do pessoal compreender:
Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011 - 11.

I - a incluso: corresponde ao evento de cadastramento inicial dos dados individuais no SiCaPEx, realizado pelo setor de pessoal das OM em geral e Estabelecimentos de Ensino, que funcionam como "Porta de Entrada" no Exrcito. Os Cmt/Ch/Dir homologaro o cadastramento inicial no SiCaPEx, momento em que ser gerado o N Cdtr nico, individual e intransfervel, na BDCP; II - a alterao (atualizao): o evento de modificar, corrigir ou complementar os dados individuais, devendo haver nova homologao; III - a excluso: s haver excluso do cadastro dos dados individuais completos da pessoa, o que ocorrer por ocasio do licenciamento do servio ativo, falecimento, demisso, etc, conforme definido no art. 17 destas IR; IV - a reincluso: o evento de recuperao e atualizao dos dados individuais do pessoal vinculado ao Exrcito, via SiCaPEx, na BDCP (por reincorporao, por reconvocao, por aprovao em concurso pblico, por nomeao, por ordem judicial, etc). 3 Uma vez homologado o seu cadastramento inicial, o novo integrante da Fora ter 90 (noventa) dias corridos para se apresentar ao Servio de Identificao do Exrcito mais prximo a fim de complementar seu cadastro, sendo tal procedimento obrigatrio para todo o pessoal vinculado ao auferirem direitos remuneratrios pagos pelo Exrcito. 4 Os dependentes dos militares e dos servidores civis estaro sujeitos a obrigatoriedade da identificao quando auferirem direitos remuneratrios pagos pelo Exrcito. Seo II Da Incluso ou Reincluso Art. 11. Os dados individuais de incluso e de reincluso do pessoal vinculado ao Exrcito a serem lanados na BDCP, via SiCaPEx, so aqueles definidos no art. 3, inciso III, destas IR, e sero processados da seguinte forma: I - para a incluso: a) do pessoal da ativa e os vinculados s SIP/OPIP: 1. as Escolas de Formao de oficiais e praas (EsPCEx, CPOR/NPOR, OMCT/EsSA, EsLog, EsFCEx, EsSE, etc) e as OM que incorporam o pessoal para prestao do servio militar inicial faro o cadastramento inicial dos dados individuais por ocasio da primeira entrada do militar para as fileiras do Exrcito; 2. as SIP/OPIP faro o cadastramento inicial dos dados individuais dos pensionistas, quando tal informao no existir na BDCP; 3. as Regies Militares faro o cadastramento inicial dos dados individuais dos oficiais e praas temporrios por ela convocados, por ocasio da primeira entrada dos mesmos para as fileiras do Exrcito (OCT, OIT, OEMT, OMFDV, OTT, STT, etc); 4. os dependentes sero includos pela OM ou SIP/OPIP de vinculao; e b) dos Servidores Civis: o cadastramento dos dados individuais ser realizado pela OM/SIP/OPIP de vinculao, por ocasio da entrada do servidor civil para o Exrcito atravs de contrato temporrio, convocao, concurso pblico, transferncia, etc; II - para a reincluso - os dados individuais bsicos, ou o cadastro completo da pessoa a ser
12 - Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011.

reincluida, sero recuperados do Histrico da BDCP e atualizados pela OM ou SIP/OPIP de vinculao onde a pessoa for reincluda no Exrcito, via SiCaPEx, acrescidos de outras informaes, pela Div Cdtr do DGP ou Diretoria de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistncia Social (DCIPAS), tais como: a) ordem judicial, com data e informaes extradas da sentena; e b) outros motivos: data e descrio do motivo. Pargrafo nico. Os Anexos A, B e C destas IR detalham os procedimentos necessrios para a incluso e reincluso do pessoal da ativa, inativo, pensionistas e dos servidores civis, respectivamente. Seo III Da Alterao ou Atualizao Art. 12. A alterao ou atualizao dos dados individuais do pessoal vinculado ao Exrcito passveis de alterao ou atualizao via SiCaPEx, seguiro o seguinte procedimento: I - ATIVA - caso se verifique a necessidade de alterao ou atualizao dos dados individuais, este procedimento ser realizado via SiCaPEx na OM de vinculao da pessoa. O procedimento para alterao deve seguir o processo inverso da incluso, isto , ser publicada em Boletim a alterao, em seguida lanada no SiCaPEx e homologada. II - INATIVOS, PENSIONISTAS, EX-COMBATENTES E ANISTIADOS - a alterao ou atualizao dos dados individuais ser realizada pela SIP/OPIP de vinculao, via SiCaPEx, ou pela DCIPAS atravs de sistema prprio. III - SERVIDORES CIVIS - a alterao ou atualizao dos dados individuais ser realizada pela OM ou SIP/OPIP de vinculao, via SiCaPEx. CAPTULO III DO CADASTRAMENTO DOS REGISTROS FUNCIONAIS Art. 13. De forma semelhante ao cadastramento dos dados individuais, o cadastramento do registro funcional do pessoal obedecer ao ciclo de eventos de incluso ou reincluso, alterao, atualizao ou excluso de informaes atinentes a dinmica da carreira dos militares e da carreira dos servidores civis vinculados ao Exrcito. Pargrafo nico. Este artigo tambm se aplicar s SIP/OPIP, quanto s informaes da F Cdtr dos inativos, pensionistas, ex-combatentes e anistiados (dependentes, deciso judicial, etc). Art. 14. Os Anexos A, B e C destas IR- Quadro de Responsabilidades pelo Cadastramento e Auditoria dos dados individuais e registro funcional do Pessoal Vinculado ao Exrcito Brasileiro detalham os procedimentos necessrios para os diferentes universos de pessoas, ativa, inativo, servidor civil, respectivamente. Art. 15. As OM e SIP/OPIP devem informar imediata e diretamente ao DGP e ao escalo superior, se este exigir, o registro de falecimentos e demandas judiciais, via ofcio, rdio ou outro meio fsico, mesmo que o SiCaPEx disponibilize tal funcionalidade. 1 conveniente que seja efetuado o registro e informado ao DGP demandas judiciais, tais como objeto da lide, rito processual, nmero do processo, seo judiciria, autor e litisconsortes. 2 necessrio que o DGP seja informado de aes judiciais para evitar concesso de benefcios em duplicidade ou para fins preventivos, em matrias relativas a:
Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011 - 13.

I - concesso de reforma e matrias afetas, tais como auxlio-invalidez; II - recontagem de tempo de servio; III - concesso e reverso da penso militar; IV - concesso e reverso de penso especial; e V - reintegrao ao servio ativo. Art. 16. As OM e SIP/OPIP devem informar diretamente ao DGP o registro funcional do pessoal no passveis de atualizao via SiCaPEx, isto , que no constem como funcionalidade do referido Sistema. Pargrafo nico. Em caso de recurso contra registros funcionais lanados indevidamente, desatualizados, faltando ou incorretos, dirigido por militar atravs da OM de vinculao ao DGP, via requerimento, as seguintes informaes devem constar, obrigatoriamente: I - posto ou graduao, quando for o caso; II - nome completo; III - nmero da identidade militar ou nmero cadastro; IV- alterao ocorrida, com documentao comprobatria devidamente autenticada; V - nmero e data do boletim interno da OM que publicou a alterao; e VI - outros dados constantes de documentos expedidos pelos rgos envolvidos, que complementem as informaes. CAPTULO IV DA EXCLUSO DE CADASTRO Art. 17. A excluso do cadastro do pessoal da Ativa, Inativos, Pensionistas, ex-combatentes, Anistiados e Servidores Civis observar as seguintes premissas: I - haver excluso do cadastro da pessoa (F Cdtr) da BDCP, por motivo de incluso indevida (cadastro de pessoal sem vinculao ao Exrcito), cabendo ao DGP os procedimentos necessrios aps informao da OM, SIP/OPIP ou em auditoria; II - a excluso da pessoa, por motivo de mudana de vinculao de OM ou SIP/OPIP; caracteriza apenas a atualizao do efetivo da OM ou SIP/OPIP; III - em todos os casos de excluso, o SiCaPEx armazenar a F Cdtr no Histrico da BDCP, permanecendo ativa para efeito de consultas, exceto nos casos do inciso I supramencionado; IV- a mudana de situao da pessoa (licenciamento, demisso, falecimento, etc) no significa a sua excluso da base de dados, pois o SiCaPEx armazenar a F Cdtr excluida em seu Histrico, permanecendo ativa para efeito de consultas, pagamento do pessoal e em obedincia a legislao especfica que trata de arquivo de documentos; e V - quando for registrado o falecimento de qualquer vinculado ou seu dependente, por intermdio do SiCaPEx, a pessoa sair automaticamente do efetivo da OM, SIP/OPIP, rgo de vinculao ou do cadastro de dependentes.
14 - Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011.

CAPTULO V DOS RELATRIOS GERENCIAIS Art. 18. O SiCaPEx disponibilizar para os Comandantes, Chefes e Diretores em diferentes nveis da estrutura organizacional do Exrcito, relatrios gerenciais de apoio a deciso e de gesto e controle do pessoal, conforme o perfil e nvel de acesso ao SiCaPEx, concedidos mediante solicita o formal ao DGP. 1 O SiCaPEx permitir, tambm, a consulta pelos gestores s F Cdtr do Pessoal vinculado ao Exrcito, dependendo do escalo considerado. Entre os relatrios gerenciais disponibilizados constam os seguintes: I- relatrios de controle de efetivos; II- relatrios de Postos e Graduaes; III- relatrios de QAS-QMS; IV- relatrios de cursos e estgios; e V- outros relatrios solicitados ao DGP pelos ODG, ODS, OADI e Comandos enquadrantes. 2 Os relatrios gerenciais de controle de efetivos do SiCaPEx refletem o Mapa da Fora da OM, com seus efetivos reais, para tanto a atualizao da BDCP deve ser uma obrigao diria dos Comandantes, Chefes e Diretores nos diversos nveis da estrutura organizacional do Exrcito Brasileiro. CAPTULO VI DA AUDITORIA DO CADASTRAMENTO Art. 19. O SiCaPEx possibilitar maior agilidade gesto do pessoal, principalmente em relao descentralizao do cadastramento dos dados individuais, registros funcionais e controle dos efetivos da Fora, que passam a ser compartilhados com os demais rgos do Sistema de Pessoal do Exrcito, exigindo dos Comandantes, Chefes ou Diretores e encarregados do setor de pessoal, em contrapartida, uma fiscalizao mais rigorosa no lanamento das informaes que iro para a BDCP; Art. 20. Os Comandantes, Chefes ou Diretores das OM e SIP/OPIP devero controlar, fiscalizar e exigir do seu setor de pessoal e de seus subordinados ou pessoal vinculado, a garantia da validade e veracidade do cadastro dos dados individuais e do registro funcional constantes das Fichas Cadastro. 1 Os dados constantes da Ficha Cadastro sero utilizados em processos seletivos diversos, movimentaes, promoes e controle de inativos e pensionistas, incluindo a gerao de direitos individuais remuneratrios, podendo as informaes incorretas ou incompletas acarretar prejuzos pessoais, benefcios indevidos, problemas administrativos ou sanes disciplinares. 2 A Ficha Cadastro ser disponibilizada para consulta e conferncia, na pgina eletrnica do DGP na internet, a todo o pessoal vinculado ao Exrcito, mediante o cadastramento do interessado para o acesso a sua Ficha, no mesmo site. Art. 21. O cadastramento dos dados individuais ou registros funcionais na BDCP ser realizado com base em publicao do Boletim Interno, Boletim Escolar, aditamentos ou outro documento oficial similar do Exrcito, ostensivo ou sigiloso, do respectivo rgo de vinculao da pessoa. Art. 22. Os dados e informaes homologados na BDCP, via SiCaPEx, sero a fonte vlida para todos os processos sob a responsabilidade do DGP e suas Diretorias, bem como para a gerao de direitos individuais remuneratrios a serem executados pelo Centro de Pagamento do Exrcito.
Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011 - 15.

Art. 23. A auditoria do cadastramento dos dados individuais e registro funcional no mbito do Exrcito ser otimizada e ampliada com a disponibilizao, pelo SiCaPEx, de consultas F Cdtr e a relatrios gerenciais aos Comandos enquadrantes da estrutura organizacional da Fora, aos Cmt/Ch/Dir de OM, aos Encarregados de Pessoal, s SIP/OPIP e a prpria pessoa, considerando: I - nveis e privilgios de acesso concedidos pelo DGP; e II - o cadastramento prvio do interessado, para a conferncia da prpria F Cdtr, no Portal Eletrnico do DGP. Art. 24. A F Cdtr do pessoal que ser atualizada rotineiramente na BDCP, via SiCaPEx, pelas OM e SIP/OPIP, dever ser utilizada para as conferncias dos dados individuais e registros funcionais do pessoal vinculado ao Exrcito realizadas atualmente pelo Exame de Pagamento de Pessoal, Portaria n 008-SEF, de 6 de maio de 2008, pelo Exame das Fichas Individuais dos Militares de Carreira, constante da Portaria n 044-DGP, de 16 de agosto de 2000, pela Certido de Dados Individuais (CDI), prevista nas Portarias do Comandante do Exrcito n 526, de 21 de julho de 2008, IG10-12, e n 833, de 14 de novembro de 2007, IG 10-05, e pela Portaria n 142-DGP, de 24 de agosto de 2005, IR 10-30, referente a administrao de civis, inativos e pensionistas. Pargrafo nico. Os diferentes exames descritos neste artigo devem ser vistos como mais uma forma de auditoria dos dados cadastrais de todo o pessoal vinculado ao Exrcito. Art. 25. Com o SiCaPEx e a unificao da BDCP, a auditoria do Cadastro do Pessoal ser escalonada em nveis de responsabilidade, sujeitando os responsveis s sanes disciplinares ou criminais cabveis em caso de impercia, imprudncia ou negligncia na manuteno da veracidade e atualizao das informaes dos Cadastros do Pessoal. Art. 26. A responsabilidade pela auditoria do cadastro do pessoal ser realizada com a utilizao do SiCaPEx e das Fichas Cadastro, que consultam diretamente a BDCP, nos seguintes nveis: I - nvel 1- pela prpria pessoa vinculada que: a) ter a obrigao de manter seus dados cadastrais atualizados e corretos na sua Ficha Cadastro, a qualquer tempo, consultando a mesma no site do DGP; b) na data de seu aniversrio dever conferir sua Ficha Cadastro eletrnicamente no site do DGP, informando se concorda ou discorda das informaes contidas na mesma, ficando esta conferncia arquivada, tambm eletrnicamente, na BDCP, para auditorias e consultas eventuais; e c) a qualquer tempo, quando no concordar com as informaes registradas em sua Ficha Cadastro, dever informar de imediato, por escrito, ao setor de pessoal da sua OM ou SIP/OPIP de vinculao para as providncias de correo e para lhe resguardar de possveis sanes; II - nvel 2 - Pelas OM, Estabelecimentos de Ensino (EE), Centros de Instruo (CI), SIP/OPIP e rgos fora da Fora que: a) estabelecero rotinas e critrios prprios dentro da OM e SIP/OPIP de forma que a Ficha Cadastro de seu pessoal seja mantida atualizada; b) mantero atualizados os relatrios gerenciais de efetivo disponibilizados pelo SiCaPEx, de forma que reflita de modo fiel o efetivo real da OM a todo instante, realizando a incluso ou excluso de pessoas, quando for o caso, que passaram a integrar ou deixaram de pertencer aos quadros da OM, respectivamente; c) estabelecero critrios e rotinas internas rigorosas de utilizao do SiCaPEx, entre os operadores, o encarregado de pessoal e o homologador;
16 - Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011.

d) utilizaro a Ficha Cadastro do seu pessoal nos exames e conferncias mencionados no art. 24 destas IR; e e) fiscalizaro e auditaro, frequentemente e criteriosamente, o cadastramento dos cursos, estgios e proficincia lingustica (CEP), cuja conduo sejam responsveis (cursos em OM de PE, em CI, em escolas, etc), para evitar o registro indevido a um militar em virtude do privilgio de acesso a toda a BDCP que os EE, CI e OM com encargos de cursos e estgios tero. III - nvel 3 - Pelos comandos enquadrantes da estrutura organizacional do Exrcito (ODS, C Mil A, DE, RM, Bda) que: a) exigiro de suas OMDS e SIP/OPIP que a Ficha Cadastro do pessoal seja mantida atualizada, realizando conferncias por amostragem, de forma ocasional, utilizando-se do privilgio e nvel de acesso ao SiCaPEx dado ao E-1 ou gestor de pessoal do Comando; b) fiscalizaro e controlaro o efetivo das OMDS atravs dos relatrios gerenciais de efetivo disponibilizados pelo SiCaPEx, exigindo a imediata atualizao, quando for o caso, sempre que os dados no reflitam de modo fiel o efetivo existente prprio e de suas OMDS; c) coordenaro e fiscalizaro o contnuo fluxo e processamento das informaes por parte de suas OMDS atravs do SiCaPEx, visando celeridade, tempestividade e atualizao rotineira do cadastramento do pessoal, principalmente no momento do primeiro vnculo aos Quadros da Fora (incorporao, convocao, etc), o que permitir que os escales competentes acessem os novos cadastrados o quanto antes, agilizando a gesto do pessoal; e d) exigiro e fiscalizaro o cadastramento criterioso dos cursos e estgios a serem realizados atravs do SiCaPEx, pelos diferentes Estabelecimentos de Ensino, Centros de Instruo e OM com tais encargos (BPE, NPOR, etc), que lhes so diretamente subordinados, cabendo ao DECEx, ainda, a fiscalizao do cadastramento da proficincia lingustica pelo CEP. IV - nvel 4 - pelo DGP/OM e suas Diretorias, que tero as seguintes responsabilidades: a) DGP/OM (atravs da Div Cdst): 1. fiscalizao, monitoramento e controle : (a) dos perfis de acesso ao SiCaPEx concedidos aos diferentes estabelecimentos de ensino e OM responsveis pelo cadastramento de cursos e estgios, pelo SCA da Diviso de TI do DGP; (b) da quantidade e tipos de perfis de usurios das diferentes OM e SIP/OPIP constantes do SCA; (c) do cadastramento dos novos integrantes da Fora, includos na BDCP, principalmente durante os perodos de incorporao nos corpos de tropa e matrcula nas escolas de formao; (d) do cadastramento do comportamento militar, TAF, TAT, medalhas, licenas, afastamentos temporrios e outros registros funcionais; 2. elaborao de relatrios mensais das auditorias realizadas para apreciao e providencias pelo Chefe do DGP; e 3. realizao de outras auditorias que julgar convenientes e necessrias; b) Diretoria do Servio Militar (DSM): 1. fiscalizao, monitoramento e controle: (a) do efetivo de oficiais e praas temporrios dos diferentes comandos da estrutura organizacional do Exrcito, atravs dos relatrios gerenciais disponibilizados pelo SiCaPEx;
Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011 - 17.

(b) do cadastramento dos dados individuais e do registro funcional dos oficiais e praas temporrios dos diferentes comandos da estrutura organizacional do Exrcito, atravs da Ficha Cadastro disponibilizada pelo SiCaPEx; (c) da emisso da carteira de identidade do pessoal vinculado dos diferentes Comandos Militares, atravs do acesso a ficha cadastro do pessoal no SiCaPEx; e 2. realizao de outras auditorias que julgar convenientes e necessrias; c) Diretoria de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistncia Social (DCIPAS): 1) fiscalizao, monitoramento e controle: (a) do efetivo dos vinculados s SIP/OPIP, dos PTTC e servidores civis dos diferentes comandos da estrutura organizacional do Exrcito, atravs dos relatrios gerenciais disponibilizados pelo SiCaPEx; (b) da atualizao constante e rotineira da Ficha Cadastro dos vinculados s SIP/OPIP e servidores civis dos diferentes comandos da estrutura organizacional do Exrcito; e 2) realizao de outras auditorias que julgar convenientes e necessrias; d) Diretoria de Controle de Efetivos e Movimentaes (DCEM): fiscalizar e controlar os efetivos do Exrcito, atravs dos relatrios gerenciais de efetivo disponibilizados pelo SiCaPEx, coordenando com os diferentes Comandos da estrutura organizacional da Fora a atualizao constante dos dados, de modo que reflitam fielmente o efetivo da Instituio; e) Diretoria de Avaliao e Promoes (DAProm): conferir a Ficha Cadastro disponibilizada pelo SiCaPEx, dos oficiais e praas includos nos diferentes quadros de acesso para promoo; f) Diretoria de Sade (DSau): em seus processos internos fiscalizar no SiCaPEx a Ficha Cadastro do pessoal vinculado ao Exrcito e os relatrios gerenciais de efetivo de dependentes disponibilizados, principalmente no que se relaciona ao cadastro de beneficirios (CADBEN). CAPTULO VII DA SEGURANA DA INFORMAO Art. 27. As OM e SIP/OPIP devem informar ao DGP e ao escalo superior qualquer vulnerabilidade, violao de dados, falhas comprometedoras ou outros fatos que atentem contra a segurana das informaes do pessoal cadastradas na BDCP pelo SiCaPEx. Art. 28. As funes de homologador e de encarregado do SiCaPEx, desempenhadas, respectivamente, apenas pelo comandante e encarregado de pessoal da OM (S-1), podem ter usurios substitutos, que somente assumiro em caso de afastamento dos titulares motivado por frias, licenas e dispensas previstas nos art. 63, 64, 67 e 148 do Estatuto dos Militares (E-1). Art. 29. Por ocasio do afastamento do titular, nos casos previstos no art. 28 anterior, o DGP dever ser informado, via ofcio, para fins de bloqueio de seu acesso ao SiCaPEx, at seu retorno. Pargrafo nico. Mediante documento oficial ao DGP, as OM devem cadastrar os substitutos somente partir da data do afastamento dos titulares, e descadastr-los to logo o titular reassuma. Art. 30. O SCA do DGP far o cadastramento dos diferentes perfis de usurios do SiCaPEx, devendo as OM e SIP/OPIP observarem o cumprimento das seguintes normas: I - descredenciamento automtico do SiCaPEx dos usurios que no acessarem o Sistema por um perodo corrido de 90 (noventa) dias, observados em auditoria realizada pelo DGP; II - toda a senha de acesso ao sistema de carter pessoal e intransfervel, devendo seu detentor
18 - Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011.

memoriz-la e no deixar anotada, possibilitando a cpia e utilizao criminosa, e nem repass-la a outro usurio em caso de troca de funo; III - todas as operaes realizadas no SiCaPEx so armazenadas nas tabelas internas de auditoria da BDCP, com as informaes do usurio e a localizao do computador, que sero utilizadas pelo DGP para informar s autoridades sobre qualquer tentativa de fraude na utilizao do sistema; IV - nos casos de trocas de funes dos usurios operadores e encarregados (S-1), a OM dever proceder o descredenciamento do anterior e o credenciamento dos novos usurios; V - terminantemente proibido passar a senha para outra pessoa que no esteja credenciada para uso do SiCaPEx, sendo autorizado o cadastramento de mais de uma pessoa para a funo operador, e de substitutos para o encarregado e o homologador; e VI - o Cmt/Ch/Dir dever determinar ao Encarregado de Pessoal que seja executada uma seleo criteriosa dos operadores do SiCaPEx, onde os mesmos devero possuir experincia administrativa na rea de pessoal da OM, conhecimentos adequados de informtica, competncia e conceito para a funo. CAPTULO VIII DOS MEIOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAO Art. 31. O SiCaPEx um sistema web baseado em tecnologias de computao consagradas. Foi desenvolvido na linguagem de programao Java e sistema de gerenciamento de bancos de dados Oracle. Art. 32. O acesso ao sistema feito atravs de navegador de software livre, de cdigo aberto, designado pelo DGP, sendo recomendada a utilizao da verso estvel mais recente disponvel do navegador. Art. 33. Para obter um bom nvel de desempenho do sistema, recomendada a utilizao de um computador com processador compatvel, com no mnimo dois GB (2 giga bytes) de memria RAM (Random Access Memory) e acesso a Internet ou Intranet com velocidade de 1 Mbps (1 mega bytes por segundo). CAPTULO IX DAS DISPOSIES FINAIS Art. 34. O DGP dever ser informado mediante ofcio, radiograma ou outro meio fsico sobre a necessidade do lanamento de dados individuais e registros funcionais na BDCP que no constem como funcionalidade do SiCaPEx, de sistemas especficos das diretorias do DGP ou do Sistema de Medalhas da Secretaria Geral do Exrcito (SGEx). Art. 35. O modelo da Ficha Cadastro definido pelo DGP, constante do portal eletrnico do ODS, atende s necessidades de gesto do pessoal por parte das suas Diretorias e conter os dados essenciais aos diversos processos executados no mbito do Departamento. Art. 36. A dinmica da gesto de recursos humanos exigir o aperfeioamento do SiCaPEx, com novas funcionalidades que sero desenvolvidas por ocasio de uma constante manuteno evolutiva, conforme as necessidades do DGP e dos demais rgos usurios. Art. 37. Os casos omissos e os conflitos entre estas IR e outras sero solucionados pelo DGP, ouvido(s) o(s) rgo(s) envolvido(s) e o Estado-Maior do Exrcito.

Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011 - 19.

Anexo A - QUADRO DE RESPONSABILIDADES PELO CADASTRAMENTO E AUDITORIA DOS DADOS INDIVIDUAIS E REGISTROS FUNCIONAIS DO PESSOAL DA ATIVA
N CATEGORIA CADASTRAMENTO INFORMAES - Nmero e Cadastro - Nmero da Idt Civil - Nmero do CPF - Nome Completo - Nome de Guerra - Data do Nascimento - Local de Nascimento - Filiao - Sexo - TSE Fator RH - Estado Civil - Escolaridade - Ttulo De Eleitor - Pis-Pasep - Foto - Religio - Contato - Endereo - Conta Corrente - Medalhas De Incluso RESPONSABILIDADES De Alterao ou De Excluso De Reincluso Atualizao De Auditoria Observaes

ATIVA ( CARREIRA e 1 TEMPORRIOS ) e DEPENDENTES DADOS INDIVIDUAIS

1 OM do militar ou OM com encargo de OM onde o militar convocao / est servindo ou incorporao: OM/rgo de vinculao: - Escolas de Of e Pr (Ten/Cad/Al) . ODG/ODS - CPOR/ NPOR (Al) . rgo fora da Fora - OMCT/EsSA (Al) . OM em geral - Regio Militar ( MFDV, OTT, STT, etc) - OM Corpo de Tropa ( recrutas).

OM/rgo de vinculao da pessoa

OM/rgo que receber tal encargo

1) O cadastramento de incluso dos dados individuais ser realizado por ocasio da entrada do militar para as fileiras do Exrcito atravs das Escolas de Formao, CPOR/NPOR, OM corpo de tropa para prestao do Servio Militar Inicial (Sd) ou das Regies Militares por convocao de Of/Sgt Temporrios ( MFDV, OTT, STT, etc, ) 2) Os dependentes sero includos pela OM onde o militar estiver servindo ou vinculado. 3) S haver excluso dos dados Conforme estipulado individuais completos, isto , do no art 26, e seus cadastro da pessoa, conforme incisos, das presentes previsto no art. 17 destas IR. Instrues Reguladoras 4) A SGEx far o registro apenas das Medalhas que controla. As demais medalhas so de responsabilidade da OM/rgo de vinculao do militar (estaduais, municipais, de rgos do legislativo e judicirio, ministeriais, agremiaes, etc 5) Cursos /Estgios realizados fora do Exrcito, em instituies civis ou outra Fora, sero registrados pelo DGP mediante solicitao da OM do interessado via documento oficial.

SGEx ou OM do Militar

ATIVA (CARREIRA E TEMPORRIOS)

- Cursos e Estgios Militares no Exrcito de DGP ou Estabelecimentos de Ensino, Formao, Estabelecimentos de Ensino, Centros de Centros de Instruo ou OM Aperfeioamento, Instruo ou OM do Exrcito responsvel pela responsvel pela conduo do Especializao, Extenso, conduo do Curso/Estgio Curso/Estgio Mestrado, Doutorado e REGISTRO FUNCIONAL Altos Estudos. - TAF - TAT - Comportamento - Elogio - Trabalho til - PNR

OM/rgo de vinculao do Militar

DGP (Div Cdst) ou OM/rgo de vinculao do Militar

20 - Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011.

Anexo A - QUADRO DE RESPONSABILIDADES PELO CADASTRAMENTO E AUDITORIA DOS DADOS INDIVIDUAIS E REGISTROS FUNCIONAIS DO PESSOAL DA ATIVA
N CATEGORIA CADASTRAMENTO INFORMAES RESPONSABILIDADES
De Incluso De Alterao ou Atualizao De Excluso De Reincluso De Auditoria

Observaes

- Convalescna - Licena Adotante - Licena Paternidade - Licena Gestante - Frias - QAS/QMS - Baixa ao Hospital - Dispensa como Recompensa - Desconto em Frias - Npcias - Luto - Instalao -Dispensa do Servio em Decorrncia de Prescrio Mdica ATIVA (CARREIRA E REGISTRO FUNCIONAL - Punio TEMPORRIOS - Recurso Disciplinar - Deciso do Recurso Disciplinar - Fato gerador de Justia - Denncia - Sentena - Exerccio da Funo - Horas de Voo - Falecimento - Horas de Raio X - Horas de Mergulho - Salto em Para quedas - Cdigo Pessoal (CP) - QAS/ QMS - ndice de Proficincia Lingustica

OM/rgo de vinculao do Militar

DGP (Div Cdst) ou OM/rgo de vinculao do Militar

6) A alterao, excluso e reincluso de registros funcionais cadastrados em OM ou rgos fora da Fora onde o militar serviu anteriormente, sero processados somente pelo DGP. A OM atual do militar s altera, exclui ou Conforme estipulado reinclui os registros que ela no art. 26, e seus executou. incisos, das presentes Instrues Reguladoras 7) Novas funcionalidades sero desenvolvidas para os militares da Ativa por ocasio da manuteno evolutiva do SiCaPEx, visando o aperfeioamento da gesto do pessoal, conforme as necessidades do DGP e demais rgos usurios.

DECEx (CEP)

Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011 - 21.

Anexo A - QUADRO DE RESPONSABILIDADES PELO CADASTRAMENTO E AUDITORIA DOS DADOS INDIVIDUAIS E REGISTROS FUNCIONAIS DO PESSOAL DA ATIVA

RESPONSABILIDADES N CATEGORIA CADASTRAMENTO INFORMAES De Incluso De Alterao/ Atualizao De Excluso De Reincluso De Auditoria Observaes

ATIVA (TEMPORRIOS)

REGISTRO FUNCIONAL

APENAS PARA TEMPORRIOS: - Promoo - Dilaes do Estgio Atual - Licenciamento - Desligamento - Apresentao por Trmino de Trnsito OM/rgo - Situaes Regulamentares de vinculao - Servio em Combate do Militar - Misso no Exterior - Movimentao - Tempo de Servio Pblico Anterior a Convocao do Estgio Atual - Convocao do Estgio Atual - Prorrogao do Estgio Atual

DGP ( DSM ) ou OM/rgo de vinculao do Militar

Conforme estipulado no art. 26, e seus 8) Funcionalidades relativas incisos, das presentes apenas para os militares Instrues temporrios. Reguladoras

22 - Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011.

Anexo B - QUADRO DE RESPONSABILIDADES PELO CADASTRAMENTO E AUDITORIA DOS DADOS INVIVIDUAIS E REGISTROS FUNCIONAIS DO PESSOAL VINCULADO S SIP/OPIP (INATIVOS, PENSIONISTAS, EX-COMBATENTES, ANISTIADOS)
RESPONSABILIDADES N CATEGORIA CADASTRAMENTO INFORMAES
- Nome - Identidade - CPF - Sexo - Religio - QAS/QMS - Nome do Pai - Nome da Me - Data de Vinculao SIP/OPIP - Data de Nascimento - OM de Vinculao - Endereo - Contato (e-mail, telefone) - Dependentes - PIS/PASEP - Apresentao anual - Mudana de vinculao - Iseno de IR - Melhoria de Penso - Registros de Falecimento - Dados Complementares de Anistia - Incluso de Pensionista por Deciso Judicial De Incluso De Alterao ou Atualizao De Excluso De Reincluso De Auditoria

Observaes

DADOS INDIVIDUAIS SIP/ OPIP ( INATIVOS, PENSIONISTAS, EXCOMBATENTE SE ANISTIADOS)

SIP/OPIP de vinculao

DCIPAS ou SIP/OPIP de vinculao

1) Novas funcionalidades sero desenvolvidas para as SIP/OPIP por ocasio da manuteno evolutiva do SiCaPEx, visando o aperfeioamento da gesto do pessoal, conforme as necessidades do DGP e demais rgos Conforme estipulado no art. usurios. 26, e seus incisos, das 2) Os dependentes sero presentes includos pela OM onde Instrues o inativo, pensionista, exReguladoras combatente e anistiado estiver servindo ou vinculado. 3) S haver excluso dos dados individuais completos, isto , do cadastro da pessoa, conforme previsto no art. 17 destas IR.

REGISTRO FUNCIONAL

23 - Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011.

Anexo C - QUADRO DE RESPONSABILIDADES PELO CADASTRAMENTO DOS DADOS INDIVIDUAIS E REGISTROS FUNCIONAIS DOS SERVIDORES CIVIS VINCULADOS AO EXRCITO
CADASTRAMENTO Dados Individuais e Registros Funcionais RESPONSABILIDADES De Alterao ou De Incluso De Excluso De Reincluso De Auditoria Atualizao Conforme estipulado no art. 3 inciso III, da Portaria n 147- DGP, de 23 setembro de 2011, que aprova as IR 30-87 - Instrues Reguladoras para o Cadastramento e Auditoria dos Dados Individuais e Registros Funcionais do Pessoal vinculado ao Exrcito, o presente anexo ser regulado at junho de 2012, quando estiverem concludos os trabalhos de migrao das funcionalidades do atual Sistema de Servidores Civis (SISC), da DCIPAS, para o SiCaPEx. INFORMAES Observaes

---

3 PARTE ATOS DE PESSOAL


Sem alterao.

4 PARTE JUSTIA E DISCIPLINA


Sem alterao.

Gen Bda ARTUR COSTA MOURA Secretrio-Geral do Exrcito

Boletim Especial do Exrcito n 12, de 23 de setembro de 2011 - 24.

Vous aimerez peut-être aussi