Vous êtes sur la page 1sur 24

Ministrio da Cincia e Tecnologia - MCT

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE Centro de Previso de Tempo e Estudos Climticos - CPTEC

MANUAL DE CONFIGURAO DO MODELO ETA

Contedo Elaborado:
Gracielle Chagas Siqueira

Reviso e Formatao:
Mlory Mnie de Souza Zolino

Cachoeira Paulista SP 2010

SUMRIO

1 INTRODUO.......................................................................................................3 2 CONFIGURAO DO MODELO..............................................................................4 2.1 Requisitos para o Modelo Eta........................................................................4 2.2 Passo-a-Passo................................................................................................4 3 INSTALAO DO LINUX .....................................................................................13 4 INSTALAO DO FOTRAN..................................................................................18 4.1 Requisitos para a instalao do Fortran......................................................18 4.2 Passo-a-Passo..............................................................................................18 5 INSTALAO DO MPI PROCESSAMENTO PARALELO........................................21 5.1 Requisitos para a instalao do MPI............................................................21 5.2 Passo-a-Passo..............................................................................................21 6 INSTALAO DO GRADS VERSO 1.8.............................................................23 7 CONSIDERAES FINAIS....................................................................................24

1 INTRODUO
O modelo Eta foi desenvolvido na Universidade de Belgrado em conjunto com o Instituto de Hidrometeorologia da Iugoslvia, e se tornou operacional no National Centers for Environmental Prediction (NCEP) (Mesinger et al., 1988; Black, 1994). Esse modelo foi instalado no CPTEC em 1996 com o fim de complementar a previso numrica de tempo que vem sendo realizada desde o incio de 1995 com o modelo de circulao geral atmosfrica. O modelo Eta designado para pesquisa ou uso operacional em meteorologia, seu nome deriva da letra grega (Eta), que denota a coordenada vertical e a estabilidade numrica (Mesinger 1984), uma das caractersticas do modelo. As variveis preditas do modelo so a temperatura do ar, a umidade, a presso, superfcie, o vento horizontal, a energia cintica turbulenta e a gua lquida ou o gelo das nuvens previstas em intervalos de seis horas. Atualmente, as previses operacionais do modelo se estendem at 168h e cobrem a maior parte da Amrica do Sul. Estas previses so fornecidas duas vezes ao dia em uma grade regular com resolues de 40 e 20 km. A condio inicial para o Eta fornecida pelo NCEP e as condies de contorno lateral, atualizadas a cada 6 horas, so as previses do modelo global do CPTEC. Embora o uso principal do modelo tenha sido para a previso do tempo regional e aplicaes do tipo Previso Numrica Tempo (para uma reviso, ver Mesinger 2000), o modelo tem sido muito bem sucedido quando utilizado para aplicaes de cllima regional e de previso sazonal (eg, Altshuler et al. 2002, Chou et al. 2005, Katsafados et al. 2005). Para maiores informaes e para obter a lista de referncias acesse a pgina do modelo no site do CPTEC http://etamodel.cptec.inpe.br/index.shtml.

2 CONFIGURAO DO MODELO
2.1 Requisitos para o Modelo Eta

Os requisitos necessrios para a execuo do modelo so:


Sistema Operacional Linux IBM Mathematical FORmula TRANslation System Fortran (PGF90) Message Passing Interface MPI (Para mquinas com 2 ou mais processadores) Grid Analysis and Display System GrADS Korn Shell (ksh) e C Shell (csh) O modelo Eta possui scripts desenvolvidos em ksh e csh, sendo que na instalao do sistema operacional pode ser que no seja instalado automaticamente.

2.2 Passo-a-Passo
Legenda: Azul comando Verde diretrio Vermelho substituir O diretrio indicado dados/curso/curso_worketa depender do diretrio de cada mquina. Os exemplos abaixo sero de acordo com os diretrios das mquinas do laboratrio do INPE. 1. Descompactando o modelo Para descompactar o modelo digite o seguinte comando no diretrio /dados/curso/curso_worketa tar zxvf worketa.tgz 2. Examinando o compilador Fortran O modelo esta configurado para utilizar o compilador da Portland Group (pgf90), caso o compilador no esteja instalado necessrio a alterao dos compiladores nos seguintes arquivos:

/dados/curso/curso_worketa/worketa/dprep/src/configure/make.inc /dados/curso/curso_worketa/worketa/eta/src/configure/make.inc /dados/curso/curso_worketa/worketa/libraries/bacio.source/comp.com /dados/curso/curso_worketa/worketa/libraries/dummyMPI/Makefile.linux 3. Criando as bibliotecas Entre no diretrio /dados/curso/curso_woketa/worketa/libraries Execute o comando ./make_all_libs que criar os seguintes arquivos: dummyMPI, bacio, w3lib, iplib e bufrlib. Em /dados/curso/curso_worketa/worketa/libraries execute o comando ls ltr e confira se os arquivos acima foram criados
4. Compilando os drives de converso das condies iniciais e de

contorno do Modelo Sazonal Entre no diretrio /dados/curso/curso_worketa/worketa_sazonal/dprep/install/ Execute o comando ./build_dprep que criar os arquivos abaixo no seguinte /dados/curso/curso_worketa/worketa_sazonal/dprep/exe/ dgeta2model_gbl.exe, dgeta2model.exe, dgeta2model_221_tile.exe, dgreanl.exe,dgetacpt.exe,dgeta2model_wafs.exe Em /dados/curso/curso_worketa/worketa_sazonal/dprep/exe/ execute o comando ls ltr e confira se os arquivos acima foram criados 4.1 Compilando os drives de converso das condies iniciais e de contorno do Modelo de Tempo Entre no diretrio /dados/curso/curso_worketa/worketa/dprep/install/ Execute o comando ./build_dprep que criar os arquivos abaixo no seguinte diretrio /dados/curso/curso_worketa/worketa/dprep/exe/
dgeta2model_gbl.exe, dgeta2model.exe, dgeta2model_221_tile.exe, dgreanl.exe,dgeta2model_wafs.exe,dgetacpt_eta40.exe, dgetacpt_eta15.exe

diretrio

Em /dados/curso/curso_worketa/worketa/dprep/exe/ execute o comando ls ltr e confira se os arquivos acima foram criados 5. Configurando o caminho do grads No prompt do terminal digitar o comando: which grads O caminho mostrado ser usado para modificar os arquivos gribeta_Templ e lats4d. /usr/local/grads-1.8sl11/bin/grads A parte sublinhada no arquivo abaixo deve ser igual a parte sublinhada acima /dados/curso/curso_worketa/worketa/eta/grb/gribeta_Templ Alterar o arquivo na linha /usr/local/bin/grads-1.8sl11/bin/gribmap -i $ {GRBDIR}/${TEMPL}.ctl E no arquivo /dados/curso/curso_worketa/worketa/eta/grb/lats4d , alterar na linha gradsbin="/usr/local/bin/grads-1.8 sl11/bin/gradsnc" 6. Instalando o Modelo 6.1 Definindo os parmetros de configurao Em /dados/curso/curso_worketa/worketa/eta/install, realize as

seguintes tarefas:
a) Copie o set_parmeta.orig para

set_parmeta_nome_do_experimento (Como sugesto o nome_do_experimento pode ser o nmero dos pontos de modelo - set_parmeta_imXjmXlm, onde im,jm e lm so os nmeros de pontos na direo x(lon), y(lat) e z(vertical).
b) Edite o arquivo set_parmeta_nome_do_experimento, criado

anteriormente, com algum editor, por exemplo: nedit, gedit, kwrite, vi, etc.

nedit set_parmeta_nome_do_experimento 6.2 Descrio dos parmetros da configurao do Modelo Sazonal Lon Lat IM JM LM Res Fct IntFct FInitBC InitBC TInitBC IntPhisAcum LabRod TypRun slope vegflag Postout sstflg=.false. Longitude do ponto central Latitude do ponto central Nmero de pontos em x (sempre impar) Nmero de pontos em y (sempre impar) Nmero de pontos em z (LM=38) Resoluo do modelo em Km Nmero de horas de previso. Rodar primeiro apenas 6 horas Frequncia de sada em horas (IntFct=6) (FlnitBC=cpteta ou FlnitBC=reanl) Frequncia de atualizao das bordas (InitBC=6) (TlnitBC=1) Frequncia de acmulo da fsica (IntPhisAcum=6) nome do experimento, ser anexado ao nome do arquivo de sada (TypRun=simulation ou forecast) Usa uma coordenada vertical refinada (slope=.true.) Melhora na vegetao (VegFlag=.true.) Coordenadas das sadas (Postout=latlonnopack) Atualizao da sst para o modelo sazonal(.true.)

LSM Nmero de nveis de ps processamento (LSM=20) Fctexec=etafcst_zhao.x - Executvel do modelo (Fct=6) para estabelecer o domnio.

A definio do nmero de processadores que sero utilizados para rodar o modelo feita no arquivo set_parmeta_nome_do_experimento ## These should both be =1 unless using multiple CPUs on a machine ## using "real" MPI (as opposed to the included dummy MPI library). ## INPES X JNPES = total number of CPUs to be used

## INPES=1 JNPES=2 ################################### Caso deseje configurar o modelo com um numero de processadores diferente de 6 as variveis INPES e JNPES devero ser alteradas de forma que a multiplicao INPES X JNPES defina o numero de CPUs desejada.

6.2.1 Descrio dos parmetros da configurao do Modelo de Tempo Lon Lat IM JM LM Res Fct IntFct FInitBC InitBC TInitBC IntPhisAcum LabRod TypRun slope vegflag Postout Longitude do ponto central Latitude do ponto central Nmero de pontos em x (sempre impar) Nmero de pontos em y (sempre impar) Nmero de pontos em z (LM=50) Resoluo do modelo em Km Nmero de horas de previso. Rodar primeiro apenas 6 horas Frequncia de sada em horas (IntFct=6) (FlnitBC=cpteta15,cpteta40 ou avn) Frequncia de atualizao das bordas (InitBC=6) (TlnitBC=1) Frequncia de acmulo da fsica (IntPhisAcum=6) nome do experimento, ser anexado ao nome do arquivo de sada (TypRun=simulation ou forecast) Usa uma coordenada vertical refinada (slope=.true.) Melhora na vegetao (VegFlag=.true.) Coordenadas das sadas (Postout=latlonnopack)

LSM Nmero de nveis de ps processamento (LSM=20) Fctexec=etafcst_all.x - Executvel do modelo (Fct=6) para estabelecer o domnio.

sstflg=.false. soilmoist=.false. newsoil=.true.

Atualizao da sst para o modelo sazonal(.true.) Uso do novo mapa de umidade do solo Uso do novo mapa de solo

A definio do nmero de processadores que sero utilizados para rodar o modelo feita no arquivo set_parmeta_nome_do_experimento ## These should both be =1 unless using multiple CPUs on a machine ## using "real" MPI (as opposed to the included dummy MPI library). ## INPES X JNPES = total number of CPUs to be used ## INPES=1 JNPES=2 ################################### Caso deseje configurar o modelo com um numero de processadores diferente de 6 as variveis INPES e JNPES devero ser alteradas de forma que a multiplicao INPES X JNPES defina o numero de CPUs desejada. 6.3 Compilando as rotinas do Modelo Sazonal Em /dados/curso/curso_worketa/worketa_sazonal/eta/install execute o comando: ./buildall nome_do_experimento Verifique se foram criados os seguintes arquivos no diretrio
/dados/curso/curso_worketa/worketa_sazonal/eta/nome_do_experimento/ exe

Use o seguinte comando ls ltr etatopo.exe corners.exe initbc.exe copygb.x post0.x sndp.x etafcst_all.x etafcst_zhao.x etapost_new.x reform.x quilt.x

6.3.1 Compilando as rotinas do Modelo de Tempo

10

Em /dados/curso/curso_worketa/worketa/eta/install execute o comando: ./buildall nome_do_experimento Verifique se foram criados os seguintes arquivos no diretrio
/dados/curso/curso_worketa/worketa/eta/nome_do_experimento/exe

Use o seguinte comando ls ltr etatopo.exe initbc.exe quilt.x copygb.x sndp.x corners.exe etafcst_all.x post0.x etafcst_kf.x

reform.x etafcst_kfmx.x

etapost_new.x

6.4 Configurando o ps-processamento No diretrio:


/dados/curso/curso_worketa/worketa/eta/nome_do_experimento/scripts

realize as seguintes tarefas com a ajuda do arquivo corners.out : Exemplo: nedit corners.out west=-65.54348 east=-30.45653 north=-9.228064 south=-37.06153 "res=resolucao/100" imout=west-east/res jmout=south-north/res No diretrio: /dados/curso/curso_worketa/worketa/eta/nome_do_experimento/ucl
a) Edite o arquivo cntrl.parm_NOPACK substituindo:

IMOUT=>|imout| |IMOUT|-> Representa o mdulo do IMOUT JMOUT=>|jmout| POLEJ=>|west|

11

ALONVT=>south POLEI=>res XMESHL=>res


b) Agora abra o arquivo CTLTEMPLATE substituindo:

ptsx=>|imout| ptsy=>|jmout| xx(lon)=>west yy(lat)=>south


7. Execuo do Modelo do Sazonal

Para rodar o modelo entre no diretrio:


/dados/curso/curso_worketa/worketa_sazonal/eta/nome_do_experimento/scripts

Execute o comando: start.ksh yyyymmddhh inicial) ******************* execuo do modelo**************** Para verificar os resultados do modelo, em formato binrio e ctl entre no diretrio: /dados/curso/curso_worketa/worketa_sazonal/eta/cptec/binctl/. dados podero ser visualizados com o software GrADS. 7.1 Execuo do Modelo do Tempo Para rodar o modelo entre no diretrio:
/dados/curso/curso_worketa/worketa/eta/nome_do_experimento/scripts

(onde yyyymmddhh a data da condio

Os

Execute o comando: start.ksh yyyymmddhh inicial) ******************* execuo do modelo**************** (onde yyyymmddhh a data da condio

12

Para verificar os resultados do modelo, em formato binrio e ctl entre no diretrio: /dados/curso/curso_worketa/worketa/eta/cptec/binctl/. Os dados podero ser visualizados com o software GrADS.

3 INSTALAO DO LINUX
1. Escolha uma distribuio Linux
2. Opo: http://software.opensuse.org/113/pt_BR Veja que h vrias opes de downloads, Este guia de instalao refere-se ao OpenSuse 11.3 completo (DVD 4.7GB).

3. Aps ter feito o download e gravado em um DVD, esta ser a primeira imagem do boot .Para tal: Tecle F2 para a escolha do Idioma, F3 para Resoluo de Tela e finalmente tecle F4 para opes do Kernel. Caso no carregue com o Kernell normal, Opte por Configuraes Segura.

4. Tela de Bem-vindo, escolha o Idioma. Veja que o teclado tambm mudar para portugus do Brasil. Clique em Next.

5. Tela de localizao. Mesmo que mostre So Paulo no mapa observe que o Horrio no estar configurado corretamente. Clique em Change.

6. Tela para correo do horrio.

7. Tela do particionamento. ATENO, normalmente o OpenSuse j ir mostrar as melhores opes em vermelho. Mostrando quais parties sero montadas. O bom que ele j divide as parties para Home e Raiz "/". Neste exemplo ser mantida a partio NTFS para ter o Windows em dual boot.

8. Tela para configurar login. Digite nome e senha.

9. Esta tela mostra que a fora de sua senha baixa, Aceite ou no.

10. Tela de configurao geral. Esta parte mostra tudo que ser instalado com o sistema (pacotes, softwares padro), voc tem a opo de adicionar alguns e tambm de remover.

11. Confirmando antes de instalar. algo parecido com aqueles termos de responsabilidade que voc assina antes de algum procedimento .

12. Inicio da instalao, Leva em torno de 20 minutos. Dependendo de seu sistema.

13. Finalizando a instalao. No esquea de retirar o DVD do Drive, Aguarde reiniciar o sistema. Ainda no acabou, aguarde as configuraes finais totalmente automatizadas.

Contedo e Imagens Adaptado - fonte: http://migre.me/1Htkc

4 INSTALAO DO FOTRAN
4.1 Requisitos para a instalao do Fortran
1. Os pacotes gcc, gcc+ e gfortran, devem estar instalados na mquina

2. Caso no estiver:

Iniciar Software Gerenciador de Software

3. Instale as opes necessrias Obs: A descrio da instalao a seguir a verso 7.0, porem j existem verses mais atuais.

4.2 Passo-a-Passo
1. Baixe PGI Fortran do site http://www.pgroup.com.support/downloads.php

2. Descompactar a pasta Para descompactar a pasta digite o seguinte comando no diretrio /dados/curso/curso_worketa tar zxvf <nome_do_arquivo>
3. Ser criado um diretrio com o arquivo descompactado (por exemplo,

pgroup64). Dentro deste diretrio conter os arquivos necessrios para instalao do FORTRAN. O arquivo INSTALL.txt contm os passos para a instalao. Para poder visualizar o arquivo no diretrio /dados/curso/curso_worketa/pgroup64 digite o seguinte comando: more INSTALL.txt
4. No mesmo diretrio do item anterior execute o install da seguinte

maneira: ./install Neste momento inicia a instalao do Fortran, onde alguns passos sero mostrados:
5. Termo de Aceitao. Leia-o e aceite, digitando: accept

6. Em seguida aparecer o modo de instalao do software, contendo as opes: 1-Apenas local e a 2-Rede. Escolha a opo desejada e digite o nmero correspondente (1 ou 2)

Obs: Preferencialmente a nmero 1


7. O prximo passo pergunta sobre a instalao da biblioteca ACML, que

designada para computadores com processador AMD64, cujo objetivo melhorar o desempenho. Caso afirmativo instale a biblioteca digitando y (yes). Leia e aceite o segundo termo, digitando: accept
8. Em seguida pergunta-se qual o diretrio desejado, para que o software

seja instalado. O diretrio da instalao pode ser qualquer um, desde que na especificao do caminho (PATH) no arquivo .bashrc seja mudado. Como exemplo, vamos seguir a instalao no diretrio /dados/curso/curso_worketa/pgi Obs: Caso o diretrio no seja especificado, ser instalado no diretrio padro opt/pgi, e que para isso instalao deve ser iniciada como root do sistema. A instalao iniciar 9. Para que o software funcione na verso trial, uma licena com durao de 15 dias deve ser instalada. O prximo passo pergunta se deseja que a licena seja criada. Se a resposta for n (no) a instalao terminar e uma licena dever ser inserida manualmente para que o software funcione. Caso contrrio, digite y (yes) e em seguida aceite os termos digitando accept. 10. Escolha um nome, um usurio e um e-mail para criar a licena Opo: nome:curso usurio:curso e-mail:curso 11. Os arquivos instalados devem ser somente de leitura 12. Instalao completa
13. Entre no diretrio /dados/curso/curso_worketa e confira se a pasta

pgi foi criada


14. Use um editor de texto para abrir o .bashrc e modifique-o, conforme

mostra o INSTALL.txt. O arquivo .bashrc encontra-se no diretrio home do seu usurio. No caso do exemplo, este arquivo encontra-se no diretrio /dados/curso. Caso o arquivo no existe deve-se criar um com o mesmo nome. As seguintes informaes devem ser gravadas neste arquivo:

######################################### export PGI=/dados/curso/curso_worketa/pgi #diretrio onde o software foi instalado PATH=$PGI/linux86-64/7.0/bin:$PATH # indica onde deve-se buscar os arquivos executveis do Fortran export PATH MANPATH=$PGI/linux86/7.0/man export MANPATH LM_LICENSE_FILE=$PGI/license.dat #indica onde est a licena export LM_LICENSE_FILE ########################################### PS. Observe que na instalao do Fortran so criadas duas pastas (linux86 e linux86-64) onde a pasta que deve ser indicada no PATH a correspondente ao seu computador. Caso o micro seja 64 bits indica-se a pasta linux86-64 (PATH=$PGI/linux86-64/7.0/bin:$PATH), como foi o caso do exemplo acima. Coso contrrio indique a pasta linux86, correspondente aos micros de 32bits ficando assim: PATH=$PGI/linux86/7.0/bin:$PATH
15. Depois que o arquivo .bashrc for alterado, deve-se utilizar o comando

abaixo para atualiz-lo: source .bashrc E para que no existam problemas, aconselha-se que os demais terminais sejam fechados e reabertos.
16. Para testar execute o comando pgf90

Caso aparea a mensagem abaixo, sinal que deu certo. pgf90-Warning-No files to process 17. Caso queira ter certeza de que a instalao funcionou, execute um programa em Fortran Exemplo: Program Teste print*,Funcionou!!! End Program Teste Salve-o com uma extenso do Fortran (exemplo .f90) e em seguida compile-o: pgf90 Teste.f90

5 INSTALAO DO MPI PROCESSAMENTO PARALELO


5.1 Requisitos para a instalao do MPI
1. O pacote make, deve estar instalado na mquina

2. Caso no estiver:

Iniciar Software Gerenciador de Software

3. Instale as opes necessrias

5.2 Passo-a-Passo
1. Entre no site:
http://www.mcs.anl.gov/research/projects/mpich2/downloads/tarballs/1.3a2/

Fao o download do arquivo mpich2-1.3a2.tar.gz 2. Descompactar a pasta mpich2-1.3a2 Para descompactar a pasta digite o seguinte comando no diretrio /dados/curso/curso_worketa/ tar zxvf mpich2-1.3a2
3. Ser criado um diretrio com o arquivo descompactado (por exemplo

mpich2-1.3a2). Dentro deste diretrio conter os arquivos necessrios para instalao do MPI. O arquivo README contm os passos para a instalao. Para poder visualizar o arquivo entre no diretrio /dados/curso/curso_worketa/mpich2-1.3a2 e digite: more README
4. Para

comear

instalao

abra

outro

terminal

no

diretrio

/dados/curso/curso_worketa/mpich2-1.3a2 ,digite: ./configure --prefix=/home/<USERNAME>/mpich2-install 2>&1 | tee c.txt USERNAME = O caminho onde a pasta mpich2-install vai ser instalada Exemplo: ./configure --prefix=/dados/curso/curso_worketa/mpich2install 2>&1 | tee c.txt 5. Para criar a estrutura MPICH2, digite: make 2>&1 | tee m.txt

6. Para a instalao dos comandos MPICH2,digite make install 2>&1 | tee mi.txt
7. No diretrio /dados/curso/curso_worketa, confira se criou a pasta

mpich2-install 8. Em seguida crie um link simblico do arquivo mpiexec, para que no ocorra erros em MPICH2 Entre no diretrio /dados/curso/curso_worketa/mpich2-install/bin e digite o seguinte comando: ln -s mpiexec mpirun Para conferir se o mesmo foi criado digite o seguinte comando no diretrio /dados/curso/curso_worketa/mpich2-install/bin: ls -ltr Voc ver o arquivo mpirun
9. Use um editor de texto para abrir ./bashrc e modifique-o, conforme mostra

o README. As seguintes informaes devem ser gravadas neste arquivo: PATH=/dados/curso/curso_worketa/mpich2-install/bin:$PATH export PATH Depois que o arquivo .bashrc foi alterado, deve-se utilizar o comando abaixo para atualiz-lo: source .bashrc E para que no existam problemas, aconselha-se que os demais terminais sejam fechados e reabertos. 10. Para testar o MPICH2 digite os seguintes comandos: which mpicc e/ou which mpiexec Esse comando para verificar se o MPICH2 esta em ordem. Aps digitado o comando, o diretrio onde se encontra o mpiexec ou mpicc ser mostrado Exemplo: which mpiexec /dados/curso/curso_worketa/mpich2-install/bin/mpiexec Instalao com sucesso

6 INSTALAO DO GRADS VERSO 1.8


Essa instalao dever ser feita para a visualizao das rodadas do modelo.
1. Baixe o Grads no site: ftp://grads.iges.org/grads/grads-1.8sl11.tar.gz 2. Descompactar o arquivo grads-1.8sl11.tar.gz

Para descompactar o arquivo acima, use o comando: tar zxvf grads-1.8sl11.tar.gz Obs: O caminho especificado no item 4 da Configurao do modelo deve ser igual ao caminho indicado nessa instalao.
3. Entre no diretrio /usr/local/bin

Obs: Se voc no tem permisso de gravao para esse diretrio, voc pode coloc-los no subdiretrio ~/bin do seu diretrio home.
4. Depois de descompactar o arquivo, em /usr/local/bin deve conter os

seguintes executveis: gradsc, gradshdf, gradsnc, gradsdods, gribmap, gribscan, gxeps, gxtran, stnmap e wgrip.
5. Agora

baixe

arquivo

data.tar.Z

no

seguinte

site:

ftp://grads.iges.org/grads/data.tar.Z

Esse arquivo contm as fontes e os conjuntos de dados do mapa


6. Descompactar o arquivo data.tar.Z

Para descompactar o arquivo acima, use o comando: uncompress *.Z descompactados Obs: Se voc no tem permisso de escrita para /usr/local/lib/grads, voc pode colocar os arquivos em outro lugar, mas a varivel GADDIR deve ser alterada para GRADS.
8. Use um editor de texto para abrir ./bashrc e modifique-o:

tar zxvf data.tar.Z

7. Entre no diretrio /usr/local/lib/grads local padro para os arquivos

PATH = /usr/local/bin/grads-1.8sl11/bin:$PATH Obs: O local que o arquivo for descompactado ser o mesmo do arquivo./bashrc.
9. Atualize o ./bashrc com o seguinte comando: source ./bashrc 10. Abra um terminal e execute o grads.

7 CONSIDERAES FINAIS
Pode-se observar que no decorrer da instalao do Fortran, MPI e GrADS foi necessrio definir o caminhos onde os executveis dos programas estaro. Para isso estes trs programas utilizam da varivel de ambiente $PATH declarada no arquivo oculto .bashrc que fica no diretrio home dos usurios. Para que esse arquivo seja visualizado necessrio utilizar o comando ls a (que mostra arquivos ocultos). Porm como os trs programas utilizam essa varivel, no possvel declarar trs caminhos em trs variveis diferentes (um para cada programa), deve-se, ento colocar os trs caminhos separados por

:, ficando como mostra o exemplo abaixo:


##############Trecho do arquivo .bashrc########################## PATH=/dados/curso/curso_worketa/pgi//linux86-64/7.0/bin:/dados/curso/ curso_worketa/mpich2-install/bin:/usr/local/bin/grads-1.8sl11/bin:$PATH Export $PATH ##############Trecho do arquivo .bashrc##########################

Vous aimerez peut-être aussi