Vous êtes sur la page 1sur 14

1

Autores: Luciano Gomes dos Reis, Leila Sayuri Shimamoto e Rafael Alcntara Barrios

REA TEMTICA: CONTABILIDADE PARA USURIOS EXTERNOS

CONVERGNCIA S NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE: UMA ANLISE SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS CONTABILISTAS

A partir da edio da Lei 11.638/2007, o Brasil passou a prever, em seu sistema legal, a adoo dos padres internacionais de contabilidade. O presente artigo tem por objetivo realizar uma anlise, sob a tica dos profissionais contabilistas, em relao convergncia s normas internacionais, e que esto presentes na prtica profissional quotidiana destes profissionais. Constatou-se que a maioria absoluta dos profissionais tem conhecimento da existncia do referido processo. Entretanto, a percepo dos profissionais de que o processo de convergncia est mais relacionado questes formais, como a nomenclatura dos grupos patrimoniais, do que a aspectos conceituais. Os resultados tambm apontam que os profissionais, embora tenham conhecimento a respeito das mudanas, ainda apresentam certa resistncia em promover as alteraes conceituais necessrias, que promovero a transposio da prtica contbil nacional para as Normas Internacionais. A resistncia e os possveis conflitos existentes devem ser objeto de uma resoluo adequada por parte de todos os envolvidos nos procedimentos profissionais, pois aspectos polticos e de poder podem influenciar, negativamente, a forma pela qual conduzido o processo de convergncia s Normas Internacionais, de acordo com as prerrogativas legais.

Palavras-chave: Convergncia s Normas Internacionais; Profissionais Contabilistas; Lei 11638/2007.

1. Introduo

A convergncia s normas internacionais de contabilidade, no Brasil, teve seu marco legal com a promulgao da Lei 11.638/2007, que determinou, de forma explcita, a adoo dos padres internacionais de contabilidade no arcabouo normativo brasileiro. Por processo de convergncia, entende-se a alterao das normas contbeis brasileiras, com a adoo gradativa dos padres emitidos pelo IASB (International Accounting Standard Board), conhecidos como IFRS (International Finance Report Standard), que esto sendo adotados por mais de 100 pases, incluindo os pases da Comunidade Europia. As Normas emitidas pelo IASB apresentam diferenas substanciais das normas em vigor at 31/12/2007, pois possuem como base para sua formulao o sistema jurdico consuetudinrio, que como preceitua Santos e Calixto (2009), prioriza a essncia sobre a forma, o julgamento da realidade econmica sobre a mera desincumbncia normativa, e tem por objetivo a transparncia para o investidor, trazendo profundas transformaes na contabilidade, no perfil de seus profissionais e em seu currculo disciplinar. Em relao a adoo dessas alteraes no quotidiano profissionai, ocorreu uma mudana substancial na forma pela qual o tema Contabilidade Internacional deveria ser abordado. At a edio da Lei 11.638/2007, o tema, via de regra, interessava apenas a profissionais ligados multinacionais, tratando assuntos que visavam, em sua maioria, destacar questes normativas do IASB e do FASB (Financial Accounting Standard Board), rgo que regulamenta a contabilidade nos Estados Unidos da Amrica, de acordo com os US GAAP (United States General Accounting Accept Principles). Contudo, a partir da existncia de um novo arcabouo legal, tornou-se indissocivel a contabilidade a ser exercida no Pas, com a contabilidade praticada nos pases que adotam os padres internacionais de Contabilidade, emitidos pelo IASB. Embora ainda ocorram diferenas entre os padres do IASB e os emitidos pelo FASB, no maior mercado de capitais do mundo, este ltimo tambm j manifestou que ir realizar um processo de convergncia s normas internacionais, de sorte que, em um futuro no muito distante haver um nico padro de contabilidade mundial, ressalvadas as particularidades existentes em cada pas, que esto realizando adaptaes da Norma Internacional realidade nacional. Considerando-se este contexto de harmonizao contbil e seus impactos no meio profissional, surgiu a seguinte questo de pesquisa: qual a percepo dos profissionais da rea contbil em relao ao processo de convergncia s Normas Internacionais de

Contabilidade? Visando responder a essa questo, o presente artigo tem por objetivo realizar uma anlise, sob a perspectiva dos profissionais contabilistas, a respeito de fatores que devem afetar o processo de Convergncia s Normas Internacionais de Contabilidade.. O presente artigo est dividido em cinco itens: esta introduo, onde realizada uma contextualizao do momento pelo qual a Contabilidade est passando, em virtude do processo de convergncia s Normas Internacionais de Contabilidade, aps a edio da Lei 11638/2007; uma reviso terica, na qual realizado um retrospecto histrico a respeito do processo de convergncia no Brasil e sua influncia no ambiente profissional, sendo que na terceira parte do artigo apresentada a metodologia de pesquisa utilizada para que se pudesse alcanar os objetivos propostos. Na quarta parte do artigo so apresentados os resultados da pesquisa emprica realizada, com a correspondente discusso, sendo a quinta e ltima parte destinada s concluses do artigo.

2. A Convergncia s Normas Internacionais e o Ensino da Contabilidade

O processo de convergncia no Brasil iniciou-se em 1990, quando a Comisso de Valores Mobilirios (CVM), criou trs comisses para revisar e propor alteraes nas Leis nos 6.404/76 e 6.385/76. Os trabalhos foram concludos em 1991, propondo as alteraes que julgaram necessrias. Na parte contbil, foram propostos conceitos utilizados em mercados internacionais de pases desenvolvidos. As propostas foram encaminhadas ao Poder Executivo, mas aps a realizao de diversas audincias pblicas e manifestaes de diversas comisses no Congresso Nacional, foi aprovada a parte que tratava das relaes societrias entre acionistas, deixando-se a parte relativa aos aspectos contbeis para tratamento posterior. No dia 05/07/99 foi entregue ao Ministro da Fazenda, Dr. Pedro Malan, o Anteprojeto de Reformulao da Lei das Sociedades por Aes, que continha alteraes substanciais relativas aos aspectos contbeis. O referido anteprojeto transformou-se no Projeto de Lei no 3.741/2000. Aps longas discusses com os demais envolvidos na regulao contbil brasileira, havia um projeto de lei definitivamente formulado, que foi encaminhado ao Congresso Nacional, para apreciao. O referido projeto tinha a finalidade, segundo a Comisso de Valores Mobilirios (CVM): - Adequar a parte contbil da lei de forma a atender a necessidade de maior transparncia e qualidade das informaes contbeis, devido aos aspectos acima referidos. - Criar condies para harmonizao da lei com as melhores prticas contbeis internacionais.

- Buscar eliminar ou diminuir as dificuldades de interpretao e de aceitao das nossas informaes contbeis, principalmente quando existem dois conjuntos de demonstraes contbeis, um para fins internos e outro para fins externos, com valores substancialmente diferentes. - Conseqentemente, reduzir o custo (taxa de risco) provocado por essas dificuldades de interpretao e de aceitao. - Reduzir o custo de elaborao, de divulgao e da auditoria das nossas demonstraes contbeis. (Fonte: Anteprojeto de Reformulao da Lei das Sociedades por Aes C.V.M.) O anteprojeto ficou em discusso no Congresso Nacional por vrios anos, no sendo apresentadas concluses a respeito da reformulao da legislao societria. Dessa forma, os rgos reguladores iniciaram o processo de convergncia com as ferramentas que possuam, atravs da regulao profissional e regulao das sociedades annimas de capital aberto. O primeiro passo que foi dado correspondeu criao, pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), atravs da Resoluo CFC no 1.055, de 07/10/2005, do Comit de Pronunciamentos Contbeis (CPC), que tem como objetivo, estudar, preparar e emitir pronunciamentos tcnicos baseados em procedimentos de contabilidade internacional para a emisso de normas, visando a uniformizao do processo, sempre considerando a convergncia do padro contbil brasileiro aos padres internacionais. Esse rgo colegiado (CPC) foi constitudo mediante a associao de cinco instituies: Associao Brasileira de Companhias Abertas (ABRASCA), Associao dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC Nacional), Bolsa de Valores de So Paulo (BOVESPA), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Fundao Instituto de Pesquisas Contbeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) e o Instituto dos Auditores Independentes (IBRACON). Com a criao do CPC, atravs de seus membros, visou-se tambm a confirmao da necessidade da padronizao normativa no Brasil. Nesta linha de pensamento vrios reguladores passaram a exigir a preparao e publicao de Demonstraes Financeiras Consolidadas IFRS International Financial Reporting Standards (Normas Internacionais de Relatrios financeiros) a partir de 31/12/2010. O Banco Central do Brasil (BACEN), por meio do Comunicado n 14.259, de 10/03/2006, a CVM atravs da Instruo no 457 em 13/07/2007 e a Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP) atravs da Circular 357 de 26/12/2007, iniciaram a exigncia do processo de convergncia para as entidades sob sua alada, independentemente da legislao complementar.

Mesmo aps ter tomado a iniciativa, o CFC criou em 28/09/2007, atravs da Resoluo no 1.103 o comit Gestor da Convergncia no Brasil, tendo como membros o BACEN, o IBRACON e a CVM, mas com a finalidade de tornar viveis as modificaes necessrias para a convergncia. Finalmente, em 28/12/2007, foi sancionada a Lei no 11.638, que instituiu vrias alteraes nos padres de contabilidade vigentes. A alterao foi parcial, uma vez que parte do que havia sido proposto no anteprojeto original, encaminhado no ano de 2000, no foi includo na lei, faltando algumas alteraes de conceitos. De acordo com ALMEIDA e BRAGA (2008, pg. 6): .... importante ressaltar que a Lei no 11.638 introduz importantes modificaes nas regras contbeis brasileiras, sendo o seu principal objetivo a convergncia aos pronunciamentos internacionais de

contabilidade, em especial os emitidos pelo IABS (International Accounting Standards Board, atravs dos IFRS (International Financial Reporting Standards) e dos IAS ( Internantional Accounting Standards). Verifica-se, pelo exposto, que apesar de incompleta, a Lei no 11.638, trouxe avanos significativos para a regulao contbil. Para corrigir as alteraes de conceitos foi includo um captulo especfico posteriormente, na Medida Provisria (MP) 449/08, de 04/12/2008, propondo os ajustes necessrios. A referida MP se encontra em votao no Senado, aps aprovao na Cmara dos Deputados. Denota-se, dessa forma, que a legislao brasileira que rege as Sociedades Annimas encontra-se preparada para a convergncia aos padres internacionais. Adiante dessa necessidade legal, o CPC, juntamente com seus membros, j havia editado, at a data da aplicao dos questionrios desta pesquisa, 18 pronunciamentos e 2 orientaes, sobre os temas mais relevantes que necessitavam de alterao para convergncia de acordo com as normais internacionais. No momento atual (Fevereiro de 2010), se encontram aprovados 41 pronunciamentos tcnicos e 12 interpretaes tcnicas, o que demonstra a velocidade pela qual as mudanas esto sendo implementadas. A convergncia para as normais internacionais no est ocorrendo apenas no Brasil. Nos pases da Comunidade Europia as normas IAS e IFRS j so adotadas desde 2005 para balanos consolidados. Os Estados Unidos da Amrica estaro tambm adotando a partir de 2010, e atualmente diversos pases como China, Mxico, Canad e Japo esto fazendo o mesmo caminho. A CVM, citada por ALMEIDA e BRAGA (2008), em seu Comunicado ao Mercado, de 14 de Janeiro de 2008, a CVM considera, com a aprovao do Projeto de Lei no 3.741/2000, que est sendo concludo um ciclo, longo, difcil e muito debatido, mas, evidentemente, no o processo como um todo. A Autarquia entendeu que um novo ciclo se

inicia agora e que demandar grandes esforos das companhias, dos auditores, dos diversos organismos profissionais de contabilidade e finanas e, certamente, da prpria CVM no processo de regulao, disseminao, orientao e aprendizados das modificaes produzidas pela nova lei e das matrias dela decorrentes, que necessitaro ser normatizadas. As principais alteraes promovidas pelo processo de convergncia no se limitaram questes de apresentao. Ocorreram alteraes conceituais profundas, as quais se pode destacar do texto da Lei 11.638/2007: a) b) No influncia da legislao tributria na escriturao mercantil; Incluso, no conceito de ativo imobilizado, dos bens corpreos

destinados manuteno das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operaes que transfiram companhia os benefcios, riscos e controle desses bens (grifo dos autores); c) Obrigatoriedade de efetuar, periodicamente, anlise sobre a

recuperao dos valores registrados no ativo imobilizado e ativo intangvel (impairment test); d) Clculo da depreciao, exausto e amortizao em funo da vida

til econmica estimada do bem; Analisando-se as alteraes promovidas, verifica-se que, alm da exigncia de

apresentao de novas demonstraes contbeis (Demonstrao de Fluxos de Caixa e Demonstrao do Valor Adicionado) e da alterao da nomenclatura de alguns grupos patrimoniais, ocorreram alteraes normativas que impactaram a forma pela qual os contabilistas executavam suas rotinas dirias. Como forma de exemplificar essa situao, tem-se como exemplo o clculo da depreciao de ativos imobilizados. Anteriormente, a prtica usual, seja profissionalmente, seja de forma didtica, era a aplicao dos percentuais mximos permitidos pela Legislao Fiscal, ou seja, 10% para mveis e utenslios e 4% para edificaes, por exemplo. Ao alterar o conceito para vida til econmica estimada do bem e deixar clara a no influncia da legislao tributria na escriturao mercantil, alterou-se profundamente a forma de se determinar o clculo e os valores de ativos imobilizados sujeitos a depreciao. Este caso demonstra a mudana no somente dos percentuais, mas dos conceitos que servem de base para a prtica contbil. O processo de execuo de trabalhos contbeis, dessa forma, tambm dever apresentar alteraes substanciais, uma vez que alteraes conceituais foram introduzidas, indo alm de questes de natureza eminentemente tcnicas. A realizao de mudanas profundas em conceitos pode ser de difcil assimilao, bem como podem estar sujeitas a resistncias por parte daqueles que j estavam adaptados ao paradigma anteriormente

vigente.

Segundo entendimento de Burns (1997, p. 220), embora estejam sujeitas

mudana, as rotinas de contabilidade so normalmente fenmenos estveis. Uma suposio implcita das rotinas contbeis que elas fornecem uma estrutura para apurar os resultados, resultante dos processos gerenciais. Entretanto, como em todo processo humano, h a possibilidade de falhas no intencionais na exatido ou da composio da informao. A institucionalizao das novas rotinas e padres contbeis, neste sentido, sugere um nivelamento das aes dos indivduos, fornecendo uma base conceitual comum para todos os envolvidos no processo contbil, possibilitando a previso das conseqncias do processo de tomada de deciso por qualquer usurio desta informao. Assim sendo, considera-se que a existncia de estabilidade uma premissa necessria, quando se possui um processo de tomada de deciso baseada em regras formais, como a Contabilidade, seja ela a Contabilidade Societria, destinada a usurios externos, como a Contabilidade Gerencial, destinada a usurios internos. Torna-se necessrio que todos os indivduos compartilhem dos mesmos conceitos e dos mesmos objetivos, para que haja um perfeito entendimento a respeito da forma pela qual as decises devem ser tomadas. A mudana em Contabilidade, desta forma, pode ser considerada um fato atpico, provocado pelo ambiente no qual a organizao est inserida, que fornece fatores que indicam a necessidade de mudana. Fazendo parte desta nova realidade, os profissionais contabilistas devem promover mudanas em virtude das exigncias legais e profissionais, pois um dos seus principais objetivos a formao de um profissional apto a exercer as atividades em organizaes que estaro seguindo uma nova legislao. Neste processo de mudana conceitual, ainda de acordo com Burns (2000, p. 568), a resistncia e o conflito so figuras presentes, tendo em vista os aspectos polticos e de poder envolvidos no processo. No contexto desse cenrio de alterao normativa, prope-se analisar o processo de mudana das regras contbeis, sob a tica profissional, de acordo com a metodologia descrita a seguir.

3. Metodologia de pesquisa

O mtodo de pesquisa utilizado no presente artigo foi, inicialmente, o de pesquisa bibliogrfica. De acordo com Martins e Theophilo (2007) uma pesquisa bibliogrfica busca explicar e discutir um assunto, tema ou problema com base em referncias publicadas em diversas fontes. Neste estudo, foram consultados artigos publicados em peridicos cientficos nacionais e internacionais, bem como artigos oriundos de anais de congressos da rea contbil. Alves-Mazzoti e Gewandsznader (2002, p.179) compreendem que dois aspectos so tradicionalmente associados reviso da bibliografia pertinente a um

problema de pesquisa: a anlise e pesquisas anteriores sobre o mesmo tema e outros temas correlatos e a discusso do referencial terico. Toda pesquisa supe dois tipos de reviso de literatura: (a) aquela que o pesquisador necessita para seu prprio consumo, isto , para ter clareza sobre as principais questes terico-metodolgicas pertinentes ao tema escolhido, e (b) aquela que vai, efetivamente, integrar o relatrio do estudo. Para a realizao da pesquisa emprica, tornou-se necessria a aplicao de um questionrio junto aos profissionais. A aplicao de questionrio, segundo Lakatos e Marconi, (2003, p.222) consiste na observao direta extensiva constituda por uma srie de perguntas que devem ser respondidas por escrito e sem a presena do pesquisador. J Rummel, (1981, p.103) coloca que o questionrio restrito a um instrumento ou programa de coleta de dados, a ser preenchido mais propriamente por um informante, do que por um pesquisador. Cervo e Bervian (2005 p.48), por sua vez, descrevem o questionrio como a forma mais usada para coletar dados, pois possibilita medir com melhor exatido o que se deseja. Foram enviados, via correio eletrnico, mensagens para os profissionais, para que respondessem s questes propostas. Tal envio foi realizado mediante solicitao, junto ao Sindicato dos Contabilistas de Londrina e junto ao Conselho Regional de Contabilidade do Paran, por meio de seus boletins eletrnicos semanais. Foi enviada uma solicitao para que os profissionais, espontaneamente, realizassem a resposta das questes , disponibilizadas por intermdio de um link, cujo formulrio encontrava-se hospedado na empresa www.formsite.com.. Aps quinze dias do envio da primeira solicitao, foi enviada uma segunda comunicao, com o objetivo de reforar o convite efetuado, para aqueles que ainda no haviam respondido. Ao final de trinta dias, obteve-se um total de 61 respostas de profissionais. Considerando-se o total de contabilistas registrados no Paran em Maro de 2010, que segundo informaes do site do CRC-PR totalizavam 28.425 profissionais, a referida amostra no permite realizar inferncias para a populao dos profissionais, mas se trata de um panorama de uma amostra especfica da populao. O questionrio era composto de duas partes distintas. A primeira parte, destinada caracterizao do respondente, com dados como sexo, idade e a atividade profissional. A segunda parte do questionrio era destinada a verificar a concordncia dos profissionais em relao questes envolvendo o processo de Convergncia s Normas Internacionais de Contabilidade, bem como as relaes entre esse processo e a realidade profissional. Foi utilizada uma escala Likert de concordncia, com quatro alternativas, sendo elas: concordo totalmente, concordo parcialmente, discordo parcialmente e discordo totalmente. De acordo com Martins e Thephilo (2007, p. 93), as respostas obtidas qualificam o respondente de forma positiva ou negativa, perante o objeto que se est medindo, expressando uma relao lgica entre um sujeito e um complemento.

Aps o processo de coleta de dados, estes foram objeto de anlise quantitativa, por meio de estatstica descritiva. A estatstica descritiva foi utilizada para a apresentao do percentual de respostas em relao a cada uma das questes, aferindo-se a aceitao ou no de determinada afirmao ou conceito, apurando-se uma tabela com as respostas obtidas. A utilizao desta tcnica teve por objetivo apresentar os dados de forma resumida, fornecendo-se indcios a respeito do comportamento da amostra pesquisada.

4. Apresentao e anlise dos resultados da pesquisa

Os resultados das respostas obtidas esto apresentados conforme aplicao dos questionrios, sendo que, inicialmente, realizada uma apresentao a respeito da caracterizao da amostra de profissionais que responderam pesquisa para, posteriormente, se efetuar a apresentao e anlise dos resultados das questes relativas ao processo de convergncia sob a tica da amostra pesquisada. Quanto ao gnero dos profissionais, 39 eram do gnero masculino e 22 do gnero feminino, o que demonstra, segundo resultados de outros trabalhos de pesquisa realizados, uma maior insero das mulheres na profisso contbil. Quanto idade destes, o valor mnimo encontrado nessa varivel foi de 29 anos e o valor mximo, de 68 anos. Quanto atividade profissional exercida pelos profissionais respondentes os resultados obtidos esto apresentados na Tabela 1: Tabela 1 Atividades desenvolvidas pelos profissionais
Atividade Desenvolvida Contador Entidade Privada Contador Entidade Pblica Proprietrio de Escritrio Contbil Profissional autnomo Outros (consultor, perito, etc) Total No de respondentes 13 8 21 11 8 61 % 21 13 35 18 13 100

Fonte: dados dos questionrios Quando considerado isoladamente, o maior nmero de respondentes (35%), exercem a atividade de empresrio contbil, sendo proprietrios de escritrios de contabilidade. Os contadores de entidades privadas representaram o segundo maior grupo, com 21% do total de respondentes desta amostra. Sero apresentados, a seguir, os dados relativos opinio dos profissionais, relativas a afirmativas que tratavam da convergncia s Normas Internacionais de Contabilidade, visando detectar o impacto dessa mudana no exerccio profissional, bem como o estgio de conhecimento a respeito do tema. Os resultados apurados, de acordo com as respostas obtidas junto aos profissionais, esto apresentados na tabela 2:

10

Tabela 2 Concordncia dos profissionais, a respeito de afirmativas sobre o processo de convergncia s normas internacionais
Afirmativa Grau de Concordncia dos respondentes, em % Discordo Totalmente 1) Tenho conhecimento de que a legislao contbil brasileira est em processo de Convergncia com as Normas Internacionais de Contabilidade: 2) J participei de curso, palestra ou seminrio, a respeito do processo de mudana da Contabilidade brasileira: 3) Entendo que, a princpio, as alteraes contbeis de maior impacto no meu exerccio profissional dizem respeito nomenclatura dos grupos patrimoniais: 4) As alteraes contbeis tero influncia relevante apenas para as grandes empresas e sociedades annimas: 5) O processo de convergncia s Normas Internacionais no afetou minha rotina profissional de contabilista 6) Com a adoo das novas normas contbeis, a Contabilidade ter uma maior utilidade para os usurios externos da empresa, como bancos e investidores: 7) O processo de convergncia s Normas Internacionais de Contabilidade promover uma maior valorizao para o profissional contbil brasileiro 0,0 Discordo Parcialmente 3,3 Concordo Parcialment e 29,5 Concordo Totalmente 67,2

16,3

6,6

19,7

57,4

6,5

11,5

60,7

21,3

23

18

41

18

16,4

19,7

42,6

21,3

4,9

19,7

42,6

32,8

9,8

1,6

34,4

54,2

Fonte: dados dos questionrios Como pode ser observado pelas respostas obtidas na questo 01, na data da realizao da pesquisa os profissionais possuam conhecimento de que a legislao brasileira, na rea contbil, estava passando por um processo de convergncia s Normas Internacionais. Por intermdio do elevado percentual de concordncia (96,7%), verifica-se que os profisionais foram informados, de alguma forma, a respeito das mudanas que estavam por acontecer. Considerando-se que a Lei 11648 foi editada no final do ano de 2007 e a pesquisa realizada no decorrer de 2009, j havia transcorrido um tempo necessrio para a divulgao, por intermdio dos meios de comunicao profissional, do incio da convergncia s Normas Internacionais. A segunda questo, por sua vez, procurou verificar a concordncia dos profissionais a respeito da participao em cursos ou eventos da rea, a respeito da convergncia s

11

Normas Internacionais. Um elevando percentual (77,10%) concordou j ter realizado ou participado de algum tipo de curso ou seminrio sobre o tema. O que leva preocupao o fato de que 22,9% dos contabilistas respondentes no se atualizaram, utilizando-se destes instrumentos, at o momento da realizao da pesquisa. Na questo de nmero trs, os contabilistas foram questionados que, a princpio, as alteraes contbeis de maior impacto no meu exerccio profissional dizem respeito nomenclatura dos grupos patrimoniais. Para 82% dos respondentes, essa afirmativa verdadeira, pois concordaram com ela, mesmo que parcialmente. Segundo o entendimento das alteraes promovidas, conforme exposto na reviso terica, as mudanas conceituais que devem representar maior impacto, sendo que as alteraes formais so apenas parte da mudana. Na quarta questo, os profissionais foram perguntados sobre a afirmativa de que as alteraes contbeis tero influncia relevante apenas para as grandes empresas e sociedades annimas. Novamente, o percentual de profissionais que concordaram com essa afirmativa alcanou 59%, o que demonstra um desconhecimento parcial dos contabilistas sobre as Normas Contbeis. Com a edio do CPC PME, aprovado em 10 de Dezembro de 2009 (posteriormente aplicao dos questionrios), com vigncia a partir de 01 de Janeiro de 2010, este fato j se encontra confirmado pelos rgos de classe. Entretanto, a viso da maioria dos contabilistas, poca, de que a Convergncia seria aplicada apenas s grandes empresas. A quinta questo apresentada aos profissionais questionava se o processo de Convergncia s Normas Internacionais de Contabilidade havia afetado a sua rotina de trabalho. Para 63,90% dos respondentes, a mudana no afetou a sua rotina de trabalho, haja vista que, para estes respondentes, este processo seria aplicado apenas s sociedades annimas e empresas de grande porte. Na sexta e stima questes, foram elencados fatores que podem sofrer alterao, sob a viso dos indivduos externos empresa e aos procedimentos contbeis. Na sexta questo, para 75,4% dos respondentes a adoo das novas normas contbeis, a Contabilidade ter uma maior utilidade para os usurios externos da empresa, como bancos e investidores. Da mesma forma, para a grande maioria dos respondentes (88,6%), o processo de convergncia s Normas Internacionais de Contabilidade promover uma maior valorizao para o profissional contbil brasileiro. Estes resultados das duas ltimas questes revelam que os profissionais tem conscincia de que, com a adoo de um novo padro normativo, a Contabilidade ser mais til, e que em virtude disto, ser mais valorizada por seus usurios. Entretanto, ao comparamos os resultados com as questes anteriores, verificamos que, para a maioria dos

12

respondentes, no houve qualquer alterao das rotinas de trabalho, ficando estas mudanas restritas a determinados grupos empresariais. De acordo com Rengel et al (2009) as discusses acerca da regulamentao dos novos dispositivos legais deveriam ser ampliadas no sentido de contemplar aspectos especficos dessa nova realidade, discusses estas devem incluir, de acordo com os resultados desta pesquisa, todo o ambiente profissional, visando permitir que todos os contabilistas tenham oportunidade de realizar seu exerccio profissional de forma plena. Pela anlise dos resultados da presente pesquisa, pode inferir que, embora as alteraes normativas, relativa ao processo de convergncia s normas internacionais, sejam de conhecimento dos profissionais, a viso do processo como um todo se encontra simplificada, limitando-se a aspectos de apresentao das demonstraes contbeis, no atingindo os objetivos desejados, que so promover uma mudana de paradigmas na rea contbil. Os resultados apontam que os profissionais, embora tenham conhecimento a respeito das mudanas, ainda apresentam certa resistncia em promover as alteraes conceituais necessrias, que promovero a transposio da prtica contbil nacional para as Normas Internacionais. A resistncia e os possveis conflitos existentes devem ser objeto de uma resoluo adequada por parte de todos os envolvidos nos procedimentos contbeis, pois aspectos polticos e de poder podem influenciar, negativamente, a forma pela qual conduzido o processo de mudana conceitual, de acordo com as prerrogativas legais.

5. Concluses

Qualquer processo de mudana conceitual, que envolva um grande nmero de profissionais, algo complexo, que deve ter como objetivo uma transio de uma situao A para uma situao B. Como um processo dinmico, ele deve promover a difuso de novos conhecimentos, medida que tais conhecimentos so disponibilizados. As alteraes promovidas pela Lei 11.638/2007, dentre as quais pode-se destacar a Convergncia para as Normas Contbeis Internacionais, representam um marco na histria contbil brasileira. Entretanto, conforme os resultados apresentados na seo 4, ainda no provocaram mudanas substanciais na forma pela qual os profissionais exercem a profisso contbil, em seu quotidiano. H indcios de que, para alguns profissionais, as alteraes devam ser implementadas apenas em relao aos aspectos formais, no tendo impacto na essncia das alteraes, ou seja, em uma mudana conceitual. As alteraes menos complexas esto sendo inseridas no quotidiano profissional, enquanto que as demais alteraes ainda no foram implementadas, demonstrando haver um distanciamento entre a realidade substantiva das entidades e a realidade normativa.

13

Como principal contribuio, o artigo apresentou, por meio das respostas obtidas, a percepo dos profissionais da rea contbil, em relao ao processo de convergncia s Normas Internacionais de Contabilidade. Embora tal processo seja de conhecimento da maioria absoluta destes profissionais, as mudanas ainda no esto sendo implementadas. Com a edio do CPC PME, que vigora a partir do exerccio de 2010, ser necessrio uma maior adequao da prtica contbil, visando atender, de forma completa, as resolues emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade. Como sugesto para pesquisas futuras, poderia ser realizada uma pesquisa no ano de 2010, visando detectar qual o impacto do CPC PME para os contabilistas que exercem a atividade profissional, especialmente no campo das pequenas e mdias empresas.

6. Referncias:

ALMEIDA, Marcelo C. BRAGA, Hugo da Rocha. Mudanas Contbeis na Lei Societria Lei no 11.638, de 28/12/2007, So Paulo, Atlas, 2008 ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O Mtodo nas Cincias Naturais e Sociais. 2. ed.So Paulo: Pioneira Thomson Learning,2002. BRASIL. Comunicado BACEN n 14259. Disponvel em

https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalharNormativo.do?method=detalharNormativo&N=10 6064950 . Acesso em 27/04/2009. BRASIL. Circular SUSEP n 357. Disponvel em

www.susep.gov.br/textos/relmicrosseg2anexo.pdf. Acesso em 27/04/2009. BRASIL. Instruo CVM n 457. Disponvel em Acesso

www.cvm.gov.br/asp/cvmwww/atos/Atos_Redir.asp?Tipo=I&File=/inst/inst457.doc. em 27/04/2009.

BRASIL. Lei 11.638, de 28 de Dezembro de 2007. Publicada no Dirio Oficial da Unio em 28/12/2007. BRASIL. Medida Provisria n 449, de 03 de Dezembro de 2008. Publicada no Dirio Oficial da Unio em 04/12/2008. BRASIL. Projeto de Lei 3741/2000. Cmara dos Deputados. Disponvel em

http://www.camara.gov.br/sileg/prop_detalhe.asp?id=20141. Acesso em 27/04/2009. BRASIL. Resoluo CFC n 1.103. Disponvel Acesso em em

www.crcsp.org.br/portal_novo/legislacao_contabil/resolucoes/Res1103.htm. 27/04/2009.

BURNS, J. The dynamics of accounting change: inter-play between new practices, routines, institutions, power and politics. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 13, 5, p. 566-596, 2000.

14

BURNS, J. The institutionalisation of accounting routines: Keano Ltd. Proceedings of the 1995 Management Control Association Symposium, 1997, pp. 217-233. CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia Cientfica. 5. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002. DIB, Darwin S. A Controvrsia do planejamento na economia brasileira: a retrica como instrumento de formao de crenas. 2001. Dissertao (Mestrado) - Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo, So Paulo. IANNI, Octavio. Globalizao: Novo Paradigma das Cincias Sociais. Revista Estudos Avanados. Instituto de Estudos Avanados da USP, Vol. 8,n 21, 1994. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientfica. 5. Ed. So Paulo: Atlas, 2003. MARTINS, Gilberto de A.; THEPHILO, Carlos R. Metodologia da investigao cientfica para cincias sociais aplicadas. So Paulo: Atlas, 2007. RENGEL, Silene. CUNHA, Jacqueline V. A. da. LAVARDA, Carlos E. F. As Alteraes da Lei das S/A sob a tica dos proprietrios de organizaes de servios contbeis do estado de Santa Catarina. In Anais do 9 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. So Paulo, 2009. RUMMEL, Francis J. Introduo aos procedimentos de pesquisa em educao. 4. ed. Porto Alegre: Globo, 1981. SANTOS, Edilene S., CALIXTO, Laura. Impactos do incio da harmonizao contbil internacional (Lei 11.638/07) nos resultados de 2008 das empresas brasileiras abertas. In Anais do XVI Congresso Brasileiro de Custos. Fortaleza, 2009. SOUZA, Francisco D. S. de. Dilemas e incertezas da globalizao. Disponvel em http://www.mundojovem.pucrs.br/artigo-17.php. Acesso em 22/04/2009.

Vous aimerez peut-être aussi