Vous êtes sur la page 1sur 16

Software IBM WebSphere

White Paper de Liderana em Pensamento

Onze hbitos para programas de BPM de sucesso


Passos comprovados para comear a melhoria dos processos

Onze hbitos para programas de BPM de sucesso

ndice
2 Introduo 3 Projetos/entregas bem-sucedidos
Hbito #1 Prove o valor do negcio primeiro Hbito #2 Foque o BPM na produtividade e visibilidade Hbito #3 Nunca de uma nica vez Hbito #4 No pule a anlise de processo Hbito #5 Leve o tempo necessrio para entregar valor

Introduo
Estamos trabalhando com o BPM j faz algum tempo quase uma dcada! Escutamos com frequncia dos nossos clientes que eles tm altas expectativas e grandes planos para o BPM nas suas companhias, como um recurso chave para impulsionar a melhoria de processos em todo o negcio. Eles esto vidos para descobrir o que podem fazer para garantir o sucesso do programa de BPM usando o IBM WebSphere Lombardi Edition ou produtos similares da sute de BPM da IBM. Com o passar do tempo, capturamos hbitos dos nossos clientes que mostraram ter sucesso com o BPM em longo prazo. O que fizeram no comeo que lhes garantiu sucesso? Como investiram ao longo do caminho? E como realmente estabelecem BPM em toda a empresa? Ns decidimos apresentar estas orientaes baseadas na estrutura do livro de Stephen R. Covey, Os Sete Hbitos das Pessoas Altamente Eficazes. A ideia principal defendida por ele que necessrio mudar os paradigmas para ser eficaz preciso pensar nas coisas de uma maneira um pouco diferente. H progresses e estgios pelos quais se precisa passar para aumentar sua capacidade e se tornar mais eficaz. O primeiro estgio trabalhar em si mesmo como um indivduo e mais tarde progredir para se tornar algum que tenha um efeito significativo na sua comunidade. O BPM segue a mesma estratgia. Sucesso atrai sucesso. impossvel entrar em um programa de nvel empresarial completamente desenvolvido sem ter experincia alguma com BPM. Trata-se de uma progresso em que um nvel suporta o outro. Comece com a capacidade de entregar projetos individuais prove que consegue faz-lo.

7 Aumentando a competncia da equipe de BPM


Hbito #6 Monte uma equipe completa Hbito #7 Transforme a autossuficincia em prioridade

9 Utilizando o BPM em toda a empresa


Hbito #8 Financie visando valor... no apenas o primeiro lanamento Hbito #9 Force a colaborao Hbito #10 Estabelea os proprietrios Hbito #11 Divulgue seu trabalho

14 Ento o que vem a seguir? 15 Recapitulao dos 11 hbitos de programas de


BPM de sucesso

15 Por que o BPM da IBM?

Software IBM

Nveis de sucesso no BPM

Escolha um projeto que fornea valor de negcio no apenas um pequeno projeto para iniciar. Os clientes de BPM bemsucedidos pularam direto para a soluo de um problema de negcio que importasse.

Utilizar o BPM em toda a empresa

Desenvolver a competncia da equipe de BPM Projetos/entregas bem-sucedidos

No primeiro projeto, v atrs de um problema discreto, do qual est confiante que possa dar conta. Apenas aps uma primeira iterao bem-sucedida ser possvel justificar a prxima implantao e continuar a procurar oportunidades de melhoria nos processos em outras reas do negcio. O BPM gil. preciso tirar vantagem disso e no tente resolver todos os projetos com a implantao relmpago de um projeto de ponta a ponta. necessrio melhorar e iterar continuamente.

Semana 1
De nio

Semanas 2-3
Mapeamento
e

Semanas 4 a 10

Semanas Semana 11 a 12 13
Teste
e

Desenvolvimento
Requis it

Lanamento

Ento desenvolva a competncia da equipe e infraestrutura viabilizando o BPM como a plataforma para impulsionar a melhoria dos processos em toda a empresa. Ao seguir a progresso e os hbitos bem especficos a cada passo que esboaremos aqui, sua equipe poder fornecer um verdadeiro patrimnio para toda a sua companhia conforme se passa pelos nveis de um programa de BPM bem-sucedido.

Tes t

Tes t

ig n

ig n

es

es

tr u

tr u

tr u

es
D

ig n

Reproduo 1
Co

Reproduo 2
Co

Tes t

Requis it

Requis it

os

os

Reproduo 3
Co

os

ns

ns

ns

Con gurao de Infraestrutura

Treinamento/Tutoria

Implantao da infraestrutura

Projetos/entregas bem-sucedidos

Hbito #1 Prove o valor para o negcio primeiro

No se esquea que o foco deve estar no valor para o negcio Esteja disposto a fazer concesses para a primeira verso

do conhecimento de todos no espao do BPM que para entregar valor de negcios, a nica metodologia que funciona a entrega iterativa de um processo. A tradicional metodologia em cascata acarreta um alto risco de falha, porque o negcio e

Onze hbitos para programas de BPM de sucesso

seus requisitos podem mudar at que o processo final esteja pronto para ser implantado. Em vez disso, atravs da iterao e de reprodues, possvel engajar os executivos ao longo da fase de desenvolvimento, e eles sero capazes de compartilhar onde esto os pontos-chave de valor no processo, o que, no fim das contas, garante que o aplicativo adequado seja criado. Quando se usa o WebSphere Lombardi Edition, a IBM sugere que se conduzam pelo menos trs grandes reprodues em cada entrega do projeto. imperativo que se tragam todas as partes interessadas e as guie ao longo do aplicativo de processo em trs ou mais reprodues no curso de um projeto que dure de 10 a 12 semanas. Tivemos alguns clientes que, aps perceberem a importncia das reprodues, passaram a promov-las toda semana.
Hbito #2 Foque o BPM na produtividade e visibilidade

Clientes bem-sucedidos do BPM determinam as mtricas bsicas que esto tentando mudar ao medir o antes e o depois. Sem medidas de referncia, difcil mostrar o valor que os negcios ganharam com todas as melhorias nos processos. Muitas companhias podem definir mtricas em certos departamentos, mas no podem oferecer mtricas de ponta a ponta em um processo chave voltado ao cliente. O BPM da IBM pode ajudar.
Como as companhias esto usando o IBM WebSphere Lombardi Edition?

Rastreamento Mtricas Alertas BAM

Visibilidade
Permeia vrias reas, funes, departamentos Baseado em eventos Intraorganizacional

Automao/Orquestrao

Fluxo de trabalho Encaminhamento Treinadores IU Escalaes Noti caes

Mtricas, KPIs e SLAs devem ser parte da Fase de Definio No crie mtricas fora do escopo Lembre-se que a visibilidade essencial melhoria Foque a melhoria dos processos na visibilidade tambm. Muitas pessoas vm para o BPM com uma mentalidade baseada no fluxo de trabalho e pensam O BPM focado na automao, certo? Sim, uma parte importante do BPM automatizar tarefas que sejam altamente manuais e suscetveis a erros. No entanto, ao mesmo tempo, h muitos outros elementos no BPM que focam em aumentar a visibilidade de como os negcios so feitos e estabelecer medidas onde no havia nenhuma antes.

Centrado em funo Fluxo de trabalho/Envolvendo pessoas Interorganizao

Alguns clientes relatam que, para eles, a primeira fase do BPM no somente para automatizar reas especficas dos processos. Eles no sabem o bastante sobre seus processos de ponta a ponta para apontar precisamente onde os problemas esto. Em vez disso, seu primeiro passo o monitoramento da atividade de negcio (BAM Business Activity Monitoring) utilizando a habilidade de detectar e rastrear o processo de ponta a ponta. Usando o BAM, eles so capazes de descobrir seus principais problemas, gargalos e oportunidades para melhoria.

Software IBM

Clientes de sucesso no pensam apenas em oportunidades de automao e orquestrao, tambm so muito focados nas mtricas chave que impulsionaro a melhoria dos processos. A visibilidade de ponta a ponta geralmente um novo conjunto de habilidades que precisa ser aprendido. realmente preciso impulsionar a primeira verso do projeto para fazer com que os responsveis pelos negcios lhe digam quais so as mtricas com as quais se importam, qual a base atual de referncia e quais mtricas precisariam melhorar em trs meses para que o BPM seja considerado um sucesso. Essa sempre uma conversa crucial porque realmente lhe prepara para comprovar o valor das solues de BPM que so entregues para o negcio.
Hbito #3 Nunca de uma nica vez

O BPM acelera melhores resultados nos negcios

Programas de Construo Tradicional


Ferramentas complexas Desenvolvimento centrado na TI Implantao Big-bang

Programas de Construo do BPM


Ferramentas direcionadas a modelos Desenvolvimento integrado Implantao iterativa

Alcance dos Resultados Tradicionais

Resultados Visados

Mais: Retornos nanceiros mais rpidos! 0 6 12 24 Ms 36 48 60 0 6 12 24 Ms 36 48 60

Abordagem iterativa para Melhoria Contnua dos Processos Fases e Verses 2,3... n sempre acontecero Faa compensaes (mas no troque as mtricas!) Com a abordagem iterativa, preciso estabelecer um paradigma, uma mentalidade no apenas dentro da sua equipe de projeto do BPM, mas, idealmente, na organizao como um todo de que no se est implantando um aplicativo apenas uma vez. O BPM permite que se implante a primeira verso de um processo rapidamente para resolver um problema discreto e provar o valor para o negcio. Mas a verdadeira oportunidade est nas verses 2, 3 e adiante, que trazem nveis de capacidade e sofisticao em eficincia e eficcia completamente novos para a sua organizao.

Aplicativos tradicionais, sejam eles feitos sob medida, ou comprados prontos, levam muito tempo para se desenvolver ou instalar. s vezes, pode-se levar de 3 a 5 anos para implementar os sistemas de ERP ou CRM. Alm do cronograma de implementao prolongado, o verdadeiro problema que desde a iniciao do programa at a implantao de fato do sistema, muitas coisas tero mudado os negcios iro mudar, alguns dos requisitos iro mudar e talvez determinadas funcionalidades tenham sido ligadas ou desligadas. Logo, a variao de resultados possveis na data nal de implantao bem alta, tornando os programas de construo tradicional um caminho arriscado para resolver um problema particular.

O BPM oferece uma mudana de paradigmas. Ainda possvel estabelecer resultados visados para o perodo de alguns anos. No entanto, com o BPM, iteraes sero entregues ao longo de todo o caminho. Ser possvel veri car com os responsveis pelo negcio para ver se a equipe est no caminho certo ou se necessrio corrigir a direo. Logo, ser possvel atender s necessidades do negcio rapidamente e com preciso. O mais importante que se entregar valor, e cincia e retornos nanceiros para o negcio a cada iterao, em vez de s na implantao nal. Isto vai, em troca, engajar o negcio, com um alto nvel de entusiasmo, em um programa de BPM bem-sucedido.

Hbito #4 No pule a Anlise de Processo

Documentos de requisitos no so Anlise de Processo No prolongue demais a fase inicial de Definio de requisitos. Desenvolva as habilidades de Anlise de Processo na sua equipe logo no incio Embora fiquemos sempre entusiasmados por ver que nossos novos clientes esto extremamente vidos a mergulhar na soluo de problemas usando o BPM, ns sabemos que muitas

Onze hbitos para programas de BPM de sucesso

vezes eles pulam um passo extremamente crucial. No possvel simplesmente comear uma iniciativa de BPM indo direto construo de aplicativos de processo sob medida apenas usando um documento de requisitos . imperativo completar a Anlise de Processo, porque esta, no fim, estabelece a base para um programa de BPM bem-sucedido. A oportunidade do BPM realmente adotar uma mentalidade de processo que ir imediatamente colocar a equipe em um contexto colaborativo. Processos so executados por grupos diferentes dentro da organizao. No se pode confiar apenas em um documento de requisitospara construir um aplicativo sob medida que seja eficaz.

Para se obter sucesso, preciso desenvolver a habilidade de Anlise de Processo na sua equipe. um fator crtico e algo que separa o desenvolvimento de aplicativos tpicos da construo de aplicativos para processos usando o BPM.
Hbito #5 Leve o tempo necessrio para entregar valor

Um projeto que demora mais do que 90 dias no um fracasso A autossuficincia pode estender os cronogramas de projetos Cronogramas podem depender da sofisticao do processo Por bem ou por mal, h uma tonelada de marketing por a prometendo que possvel implantar o BPM em duas semanas ou que se pode entregar uma soluo completa com valor em um ms. No estamos negando que prazos to curtos sejam possveis, porque de fato possvel implantar em um ms, dependendo de determinadas condies. Se esse o cronograma certo para a sua companhia, ento faa isso. Mas no se esquea do nosso Hbito #1 Prove o valor para o negcio primeiro! A maioria dos projetos de BPM que usa o IBM WebSphere Lombardi Edition se comprometeu a cumprir os seguintes objetivos em cronogramas relativamente curtos, na base de 90 dias: Provar o valor para o negcio Implantar a primeira iterao Ter ganhos comprovados na diretoria Comear a entregar de novo valor para o negcio Ganhar o direito de desenvolver as prximas fases Por outro lado, se a equipe sente que so necessrios mais do que 90 dias para estar preparada ou para fazer algumas anlises de processo prvias no h problemas. S se certifique de comunicar o valor de negcios assim que possvel. E no corra para entregar um sistema de chamados irrelevante em 30 dias

A Anlise de Processo ajuda a ilustrar o processo de ponta a ponta:


Quais so os dados necessrios em diferentes pontos? Qual a velocidade necessria neste processo? Quanta rapidez necessria no tempo de volta e quais so os problemas em se cumprir esse requisito?

No se encontram as respostas para estas perguntas em documentos de requisitos tradicionais. O objetivo por trs da Anlise de Processo ajudar a guiar a equipe nos esforos para melhoria dos processos.

A Anlise de Processo feita para ajud-lo a:


Analisar processos de negcios espec cos Entender as principais reas de problemas nos processos atuais Formular um guia de melhorias recomendadas aos processos

Software IBM

apenas para mostrar progresso, porque isso no ir ajudar seu programa de BPM em longo prazo. Em vez disso, leve o tempo necessrio para entregar valor. Realmente se desdobre ser necessrio esforo, mas valer a pena uma vez que sua companhia possa receber o valor de negcios mximo.

Hbito #6 Monte uma equipe completa

Aumentando a competncia da equipe de BPM

Outro ponto importante tomar a deciso de ser autossuficiente bem cedo no seu programa de BPM, preciso estender seu cronograma porque ser necessrio algum tempo para aprender ao longo do caminho. No basta sentar no banco do passageiro e assistir. Esses fatores precisam ser levados em considerao quando se determina um cronograma. preciso comunicar equipe que demorar um pouco mais, mas que sua organizao ir terminar o projeto com algumas novas capacidades que lhe permitiro alcanar o sucesso com autossuficincia. Essa provavelmente a melhor compensao a se fazer, dependendo do que sua companhia valoriza e prioriza.

Desenvolvedores de JavaTM (ou .Net) no so tudo que a equipe precisa Tenha o mix certo de recursos na equipe Identifique boas fontes de talento para desenvolvedores (consultores de BPM) Na nossa perspectiva, preciso pensar em BPM para montar uma equipe completa. Ter um programa de BPM um investimento ns achamos que uma capacitao crtica para qualquer departamento de TI progressivo. preciso criar um amplo conjunto de habilidades. Aplicativos de processo de BPM preciosos sero integrados aos seus principais sistemas e muitos servios sero alavancados ento definitivamente h lugar na sua equipe para pessoas altamente tcnicas. Mas tambm preciso obter algumas novas habilidades e capacidades, como a Anlise de Processos. Companhias bem-sucedidas que usam o IBM WebSphere Lombardi Edition comearam a pensar no seguinte durante seus primeiros projetos de BPM:

Como ser minha equipe quando eu escalar e expandir este programa? Quem so bons candidatos para abordar e alocar a esses diferentes papis? Quais talentos e capacidades ainda preciso adquirir?

Onze hbitos para programas de BPM de sucesso

Papis em um projeto de BPM

Descrio dos papis em BPM

Especialista em melhoria dos processos

Proprietrio do Processo
- Estabelece os objetivos do processo e critrios de sucesso do projeto - Fornece com clareza o escopo do processo e o valor relativo das atividades do processo - Toma decises de negcios que so chave para afastar impedimentos ao progresso da equipe - Fornece liderana cultural para facilitar a adoo de melhorias nos processos

Patrocinador Executivo
Especialista no WebSphere Lombardi Edition

Gerente de programa do BPM

Especialista Tcnico / TI

Gerente do Programa de BPM


- Guia a Entrega Iterativa - Gerencia o escopo, oramento e recursos - Identi ca e reduz os riscos - Ponto focal para escalao e resoluo de problemas - Fornece status interno e externo e painis de controle (dashboards) - Permite que a Equipe de Entrega cumpra o seu papel

Analista de BPM

Desenvolvedor de BPM - Processos

Desenvolvedor de BPM - Integrao

Analista de BPM

Desenvolvedor de BPM - Processos

Analista de BPM
- Lidera os esforos de melhoria dos processos - Especialista em decomposio do processo, anlise do processo, escopo, otimizao. - Identi ca justi cativa de negcios, oportunidades chave, roteiro priorizado, e retorno sobre investimento - Identi ca e refora a entrega de Indicadores Chave de Desempenho (KPIs), Acordos de Nvel de Servio (SLAs) e painis de avaliao (scoreboards).

Papis de Apoio:

Administrador de Base de dados

Desenvolvedor de Java/Integrao

Administrador da sute BPMS (Nvel 2)

Proprietrio do Processo

Usurios do Processo

Desenvolvedores de BPM Consultores de Processo


- Conduzem as sees de reproduo de negcios - Especialistas em funcionalidades no contexto de solues - Implementam o uxo dos processos, servios, lgica de negcios e interfaces de usurio - Desenvolvem Indicadores Chave de Desempenho (KPIs), Acordos de Nvel de Servio (SLAs) e painis de avaliao (scorecards). - Modelam organizao e regras de roteamento de tarefas.

A boa notcia que h um conjunto de papis bem-definido. A terminologia ser diferente dependendo de com quem se fala, mas, no geral, os conjuntos de habilidades necessrias esto bem claramente identificados.

Desenvolvedores de BPM Consultores Tcnicos de Integrao


- Responsveis pela arquitetura de sistemas - Projeta e implementa integraes, armazenagem de dados customizada e manipulaes complexas de dados - Guia o projeto de infraestrutura e implementao

Administrador do Sistema de BPM


- Responsvel pela instalao e con gurao de servidores de aplicao, bases de dados e sistemas operacionais da empresa - Identi ca a arquitetura de ambiente requerida para suportar desenvolvimento, testes e requerimentos de migrao para produo - Identi ca problemas e analisa a raiz de questes relacionadas ao sistema e aplicativos - Pro ciente em monitoramento e ajuste de desempenho de uma soluo multicamadas com integraes baseadas em servios

O BPM nos permite focar primeiro nas nossas necessidades de negcios mais crticas.
Erik Keller, CIO, SIRVA (Palestra, Ministrada On-line 2009)

Hbito #7 Transforme a autossuficincia em prioridade

No aloque seres humanos parcialmente Certifique-se que todas as habilidades certas estejam representadas No misture a autossuficincia com prazos curtos

Software IBM

No longo prazo, clientes que realmente tiveram sucesso com os programas de BPM fazem uma das seguintes coisas: Comprometem-se a alocar pessoas em tempo integral a fim de montar uma equipe que represente todas as habilidades. No misturam autossuficincia com prazos curtos transformam em prioridade o tempo necessrio para entrega de valor, o que requer encontrar tempo no comeo do programa para que a equipe aprenda sobre o BPM. Alguns clientes tambm utilizam terceiros extensivamente. Ainda assim, os parceiros podem precisar de tempo para atingir a velocidade do BPM, para se tornar autossuficientes e adquirir as habilidades de que precisam para poder apoiar o projeto.
A Educao chave para a autossu cincia
A IBM recomenda:
Treinamento orientado Treinamento contnuo e Tutoria para aprender ao papel em vez de testes em vrios nveis a aplicar habilidades um treinamento nico de maturidade
Habilidades ausentes ou insuficientes podem levar adoo lenta, perda de valor ou ao fracasso completo

treinamento no local de trabalho e a tutoria ajudam a colocar a equipe na mentalidade certa para ter sucesso com o BPM. A IBM acredita que a combinao de certificao, treinamento e tutoria lhe ajudar a ter sucesso com seu programa de BPM.

Certi cados em Nvel 1

Certi cados em Nvel 2 Certi cados em Nvel 3

Os indivduos tm

Os indivduos tm

as habilidades bsicas necessrias para completar projetos de BPM, sob orientao de lderes dos nveis 2e3

habilidades avanadas para liderar equipes de entrega em vrios projetos de BPM

Os indivduos tm

habilidades especializadas necessrias para entregar BPM, arquitetura e governana no nvel do programa

Utilizando o BPM em toda a empresa

Hbito #8 Financie visando valor no apenas a primeira verso

O BPM foca na Melhoria Contnua dos Processos O BPM deve ser programtico O modelo de financiamento deve cobrir os Projetos e o Programa Para conduzir a conscincia sobre o BPM ao nvel executivo, clientes de sucesso captaram recursos para o valor corrente da melhoria dos processos e no apenas para a primeira verso de um projeto. No se pode passar de um projeto para outro est se investindo em um programa. As companhias que esto prosperando em melhorias do processo veem o BPM como uma iniciativa chave que sabem que ir se estender por vrios trimestres e vrios anos, a fim de facilitar o financiamento para o programa ao longo de todos os estgios de melhoria e maturidade.

Certifique-se de estar alocando tempo e investimentos em educao. Para ajud-lo com isso, a IBM estabeleceu um treinamento orientado ao papel e um programa de certificao para os programas de BPM que usam o WebSphere Lombardi Edition. Alm dos testes, a certificao leva em conta a aplicao de habilidades demonstradas durante implantaes. Esse

10

Onze hbitos para programas de BPM de sucesso

Ligando o BPM estratgia corporativa

Cenrio de Oportunidades no BPM

Estratgias Corporativas xx% em Melhorias at 20AA


Planejamento de negcios

Iniciativas corporativas Iniciativas Plano Cclico Global Otimizado


Planejamento de negcios

Anlise de Processo do BPM

Decomposio do Processo (Blueprint)


BPM Planning

Processos Operacionais

Processos Visando o Cliente

Externos
Provas de Conceito de BPM

Autoe cincia
Veri car o termo de Emprstimo Conformidade

Valor do Cliente
Vendas de Produtos Resoluo de
Litgios

Implantaes de BPM Processos de BPM Implantados e Medidos


BPM Planning

Projetos de BPM Processo de Aplicativos BPM Executveis


BPM Planning

Provas de BPM Demonstrveis


BPM Planning

Participantes do Processo

Etapas do BPM (Avaliao Executiva) Aumento do nvel de de nio do processo a cada estgio com aprovao do comit de direo quando se promovem processos de um estgio para outro.
Internos

E cincia Operacional
Integrao de Nova Contratao Catlogo de Servios de TI

E ccia dos Servios


Subscrio Con gurao de Produtos

Os praticantes com mais sucesso ligam o BPM estratgia corporativa da organizao. Eles prestam ateno s iniciativas globais que a companhia est tentando realizar. Estamos tentando mudar nosso modelo para um modelo de manufatura terceirizada? Em caso afirmativo, onde estaro as dificuldades e como o BPM e os aplicativos de processo podem nos ajudar como organizao a concretizar isto?

Processos de Back Of ce

Processos de Front Of ce

Alvo de Produtividade

Temos clientes que seguem um modelo organizacional de servios compartilhados e compreendem que o BPM pode ajudar em vrias reas diferentes. Clientes como esses defendem o BPM para diferentes linhas de negcios para que possam, dependendo das prioridades, impulsionar: Valor dos Clientes Eficcia dos Servios Eficincia Operacional Eficincia dos Servios

Algumas organizaes realmente fazem coisas utilizando uma abordagem de cima para baixo elas tomam suas iniciativas globais e, ento, determinam em um ponto de vista estratgico e ttico como o BPM pode ajud-las a alcanar esses objetivos. Esta uma tima maneira de sustentar seu programa de BPM sem ser impedido por uma mentalidade de projeto a projeto.

Software IBM

11

A seguir, eles coletam informaes de diferentes grupos que esto interessados em usar o BPM para ajudar em seus processos e identificam uma relao de diferentes locais implementveis dentro de sua organizao. Eles tambm tm uma matriz de priorizao na qual fatoram o retorno sobre investimento ao completar o projeto a fim de ajudar a entregar valor ao negcio, justificando o custo de implementao do BPM. Outro ponto interessante os promotores do programa de BPM olham para a linha de negcios e determinam qual a habilidade organizacional daquele grupo para aceitar mudanas e qual sua conscincia sobre o processo como um grupo. Se o grupo no aceita mudanas muito bem e no sabe nada sobre o processo isso ser fatorado na priorizao do ndice de sucesso para aquele projeto.
Hbito #9 Force a colaborao

Estgios de uma Soluo de BPM

De nir
Reproduo 1

Implementar
Reproduo 2 Reproduo 3

Operar
Teste dos sistemas

Medir

Nossa abordagem e conjunto de ferramentas permitem iteraes muito rpidas e fceis. Ns as chamamos de reprodues TI e negcios sentam-se lado a lado para dar dicas de otimizao, reproduo e repetio. Com o WebSphere Lombardi Edition, possvel executar a qualquer momento. Sem atrasos, sem custos adicionais usa-se o feedback instantneo dos seus acionistas de processo.
Depoimento de Cliente: Reprodues impulsionam o envolvimento

Considere cuidadosamente para o primeiro projeto Junte membros da equipe de negcios e TI Aproveite as reprodues Acreditamos que para ter sucesso no BPM como organizao, preciso envolver a rea de negcios. A aprendizagem central em BPM requer que se force a colaborao. preciso juntar membros da equipe e procurar um nvel de engajamento da rea de negcios completamente diferente daquele que se tem em aplicativos tradicionais que foram construdos apenas no mbito da TI. Nossos clientes de sucesso conseguiram encher uma sala com pessoas dos mbitos de TI e de negcios durante uma reproduo. Dessa maneira se tem certeza de estar no caminho certo durante o desenvolvimento do aplicativo e possvel maximizar o valor que se devolve aos negcios.

Esta foto de uma reproduo em uma grande companhia farmacutica.

12

Onze hbitos para programas de BPM de sucesso

Funcionrios de call centers, parceiros e os donos dos processos esto presentes. O gerente geral deste processo tem uma responsabilidade de mais de um bilho de dlares por essa linha de negcios. Mas ele est aqui, nesta reproduo antecipada, olhando para o processo, oferecendo feedback sobre as mtricas bsicas e futuro do processo. Est tornando a reproduo uma prioridade. Ns consistentemente vemos que clientes de sucesso esto trazendo os responsveis e participantes do processo sala onde eles possam desenvolver esses aplicativos de processo iterativamente como um grupo ao longo da entrega do projeto. Este um componente chave do sucesso. Se no h esse tipo de colaborao, no se repetir o sucesso em projetos de BPM em nvel empresarial.
Hbito #10 Estabelea os proprietrios

Pessoas de negcios so um requisito absoluto para o sucesso no BPM.

Processos so de propriedade do negcio O BPM a disciplina/programa A sute de BPM a tecnologia capacitadora So necessrios executivos envolvidos e dizendo quais so as prioridades para qualquer projeto. O benefcio principal desta abordagem iterativa que possvel fazer concesses e mudanas ao longo do caminho para se adaptar a condies e requisitos de negcios em mutao. Para garantir que as decises certas sejam tomadas, necessrio ter um nvel de envolvimento nos negcios que lhe guie e direcione na sua jornada no BPM.

Pergunta Clssica:

A resposta da IBM:

Quem deveria ser o Os negcios deveriam ser o proprietrio da proprietrio do projeto de melhoria nos processos e a TI deveria ser BPM negcios ou TI? proprietria do programa de BPM

Em um programa de BPM, um dos elementos principais obviamente a sute de BPM (BPMS) que um software corporativo. A sute de BPM ser integrada com seus sistemas principais e compartilhar informaes entre aplicativos e servios. Seus parceiros chave e a IBM acreditam que uma sute

Software IBM

13

de BPM deveria ser um recurso diferenciador de uma equipe progressiva de TI. Usando uma sute de BPM, a equipe deveria ter a capacidade de ir a qualquer grupo de negcios e montar um aplicativo de processo que comece a entregar valor de negcio e retorno sobre investimento em pouco tempo.
Hbito #11 Divulgue seu trabalho

Em vez de ficar rodando entre sete sistemas diferentes, os usurios podem passar a interagir com apenas um aplicativo de processo. Todos esses aspectos ajudam os executivos a ver como o BPM torna o processo alinhado. Para que se possa fazer com que pessoas dos vrios grupos da sua organizao acreditem no BPM, preciso divulg-lo. preciso fazer sesses itinerantes, transmitir conhecimentos sobre qual melhoria dos processos foi feita pelos seus projetos e o que isso pode fazer por eles. Comece uma conversa sobre processos e o mais importante mantenha-a. H tantos recursos tecnolgicos diferentes disponveis para ajud-lo a fazer isso rapidamente. Utilize os wikis e boletins informativos internos da companhia. Tambm temos muitos clientes que gravaram demonstraes de aplicativos de processos ou entrevistas com seus usurios finais. Esse material s vezes mandado para o YouTube para ser facilmente visto pelos colegas.

Crie comunicados internos regulares sobre o progresso Use vdeos, wikis e portais para exibir novos processos A sute de BPM a tecnologia capacitadora Alguns grupos de TI tm esse hbito intuitivamente outros precisam desenvolv-lo. Notamos algo interessante sobre o BPM, particularmente no mbito de negcios eles no entendem at que de fato o vejam. Por sorte, com produtos como o WebSphere Lombardi Edition, podem claramente ver: Aplicativos de processo Status do processo Relatrios com detalhes Quem est executando qual tarefa Gargalos e problemas Integraes de sistemas

14

Onze hbitos para programas de BPM de sucesso

Se no h proprietrio do negcio para o processo, no h aplicativo para o processo. Eu no o farei.


Erik Keller, CIO, SIRVA

Conta Blueworks
Acesse http://www.blueworkslive.com Registre-se em uma conta gratuita de 30 dias o melhor jeito de fazer com que as pessoas no seu negcio pensem sobre o BPM e comecem a documentar problemas nos processos que podem afetar seu canal de processamento de dados.

Whitepaper: Defendendo Investimentos no BPM

O segredo fazer com que as pessoas vejam o BPM e vejam a oportunidade porque, uma vez que isso seja feito, podemos garantir que as comportas se abriro. Vrias pessoas chegaro procurando ajuda em certa parte do negcio. nesse ponto que seu programa de BPM realmente atingiu um impacto e mentalidade de nvel empresarial.

Con ra este whitepaper se est tentando trazer o BPM para a sua organizao Ele realmente enfatiza por que a melhoria dos processos a prioridade nmero um em que as equipes de TI e CIOs deveriam investir.

Recursos
Acesse http://www-01.ibm.com/software/integration/lombardi-edition/ Acesse www.bpmblueworks.com Fornece diferentes tipos de contedo e ideias sobre como comear projetos de BPM e sustent-los por todo seu empreendimento

Ento o que vem a seguir?


Temos alguns recursos que podem ajud-lo caso esteja comeando com o BPM ou aumentando a competncia da sua equipe e planejando aumentar o envolvimento no processo em todo o negcio.

Software IBM

15

Recapitulao dos 11 hbitos de programas de BPM de sucesso

Faa projetos/ entregas bem-sucedidos Aumente a competncia da equipe de BPM Utilize o BPM em toda a empresa

Prove o valor para o negcio primeiro Foque o BPM na produtividade E visibilidade Nunca de uma nica vez No pule a anlise do processo Leve o tempo necessrio Cinco hbitos que realmente para entregar valor

ajudam a comear seu projeto a ter sucesso

Monte uma equipe completa Transforme a autossuficincia em prioridade


Dois hbitos que ajudam a organizar outros projetos para que tenham um impacto mais amplo nos seus negcios

Na IBM, acreditamos que o BPM se baseia em ajudar clientes a melhorar a produtividade do seu pessoal. Ns oferecemos um software inovador de BPM e um conhecimento que envolve os proprietrios e participantes de processos de negcios em todos os aspectos da melhoria de processos. Desde a primeira descoberta e documentao de processos de negcios at o envolvimento da rea de negcios atravs do desenvolvimento de aplicativos de processos e continuando atravs da coleta dos dados e mtricas de negcios usados para medir e identificar reas para melhoria dos processos est se desenvolvendo a capacidade de BPM. O foco da companhia em iniciativas de melhoria de processos de negcios tem posto o envolvimento do negcio em primeiro lugar o que consistentemente gerou os resultados mais transformadores para os nossos clientes.

Por que o BPM da IBM?


Softwares e servios de BPM da IBM ajudam organizaes a otimizar o desempenho nos negcios, descobrindo, documentando, automatizando e continuamente melhorando os processos de negcios para aumentar a eficincia e diminuir os custos.

Financie visando valores... no apenas a primeira verso Force a colaborao Estabelea os proprietrios Divulgue seu trabalho

Quatro hbitos para desenvolver a conscincia de BPM e melhoria de processos aos nveis de CIO e CEO.

Da nossa perspectiva em cada estgio, est se desenvolvendo capacidade de BPM.

Para mais informaes


Para saber mais sobre o BPM da IBM e o IBM WebSphere Lombardi Edition, por fazer entre em contato com um representante de marketing da IBM ou um parceiro de negcios da IBM, ou visite os seguintes sites: IBM WebSphere Lombardi Edition: ibm.com/software/integration/lombardi-edition/

Copyright IBM Corporation 2010 IBM Corporation Grupo de Software Rota 100 Somer, NY 10589 EUA Produzido nos Estados Unidos da Amrica Junho de 2010 Todos os Direitos Reservados IBM, o logotipo da IBM, ibm.com e WebSphere so marcas registradas da International Business Machines Corporation nos Estados Unidos, outros pases ou ambos. Se esses e outros termos registrados da IBM apresentarem os smbolos de marca registrada ( ou ) ao aparecerem pela primeira vez neste instrumento, estaro indicando marcas registradas ou de direito comum nos Estados Unidos e pertencentes IBM no momento da publicao. Essas marcas registradas tambm podem ser registradas ou de direito comum em outros pases. Para uma listagem atualizada das marcas registradas da IBM, acesse Copyright and trademark information (Informaes sobre direitos autorais e marca registrada), em ibm.com/legal/copytrade.shtml. Os demais nomes de empresa, produto e servio podem ser marcas registradas ou marcas de servio de terceiros. A IBM no se responsabiliza pela exatido das informaes fornecidas neste documento. O uso de tais informaes se d ao risco do receptor. As informaes aqui contidas podem ser alteradas ou atualizadas sem aviso prvio. A IBM tambm pode fazer melhorias e/ou modificaes nos produtos e/ou programas descritos aqui a qualquer momento e sem aviso prvio. As referncias feitas aos produtos e servios IBM na presente publicao no significam que a IBM pretende disponibiliz-los em todos os pases onde opera. Por favor recicle

BPM da IBM: ibm.com/bpm

WSW14117-USEN-01

Vous aimerez peut-être aussi