Vous êtes sur la page 1sur 3

Texto base: Efsios 6.4 E vs, pais, no provoqueis ira a vossos filhos, mas criai-os na disciplina e instruo do Senhor.

r. Hino: 161, Tese: O padro bblico para os pais. OI: O que a bblia apresenta como padro para ser um bom pai? OT: O padro bblico para ser um bom pai ...

Introduo a) Histria. Havia um homem que tinha um filho pequeno. O sonho desse homem era comprar um carro novo e, quando conseguiu, no mesmo dia que seu carro chegou em casa seu filhinho pequeno pegou um prego e arranhou o carro do pai todinho. Depois que ele fez isso foi at seu pai e o abraou. O pai vendo o filho com um prego na mo e na ponta desse prego a tinta do seu carro novo no conteve sua ira e comeou a bater em seu filho. Pegou suas mozinhas e bateu tanto nelas que comeou a jorrar sangue.o pai arrependido vendo que as mos do seu filho estavam sangrando, levou-o correndo ao hospital. L os mdicos constataram que por causa de tantos ferimentos o menininho no teria os movimentos das mos totalmente restaurados e poderia perder alguns de seus dedinhos. Antes da cirurgia o menininho pediu para falar com o pai e falou: papai, quando minhas mozinhas e meus dedinhos melhorarem, eu prometo que nunca mais riscarei seu carro.

b) Pergunta: O que vocs acham necessrio para um homem ser um bom pai? c) Dinmica: Dar oportunidade para todos falarem o que pensam. d) Pergunta: O que a bblia apresenta como padro para ser um bom pai?

1) Bons pais so sacerdotes do lar. "Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava J a seus filhos e os santificava, levantado-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o numero de todos eles pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu corao. Assim J fazia continuamente." (J 1:5) O texto nos mostra que os pais devem ser sacerdotes do lar. O que ser sacerdote? A palavra Sacerdote vem do latim Sacerdos que significa sagrado, e otis: representante, portando ele deve ser um "representante sagrado", ele deve ser uma autoridade espiritual. Ser o sacerdote da famlia educar os filhos no caminho do Senhor interceder por seus filhos, chorar por eles, jejuar por eles e jamais abrir mo de v-los como coroa de glria nas mos do Senhor. No adianta os pais ganharem o mundo inteiro e perderem os seus filhos. Agora eu gostaria que os irmos abrissem suas bblias no livro de Hebreus 13 versculo 5 ltima parte qual um outro padro para ser um bom pai.

2) Bons pais so amigos em todas as horas. "De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei" (Hebr. 13:5)

Quem est falando isto para ns? Deus nos deixou essa promessa maravilhosa, meus irmos, e os pais aqui da terra no deviam seguir este extraordinrio exemplo. Os pais precisam ser amigos de seus filhos em todas as horas. Os pais que amam verdadeiramente seus filhos nunca os abandonam. Como os pais podem ser amigos de seus filhos? O que os pais precisam fazer? Os pais, precisam ser presentes e participativos na vida dos filhos, precisam ser seus melhores amigos, ajud-los a chegar maturidade fsica, emocional, moral e espiritual. Deus est procurando pais segundo o seu corao, pais que amem seus filhos, que vivam para os seus filhos e os ensinem a viver uma vida digna de Deus no meio em que vivem. A comunicao precisa ser restaurada no convvio entre os pais e os filhos. O corao dos pais precisa ser convertido ao corao dos filhos e o corao dos filhos, a seus pais. Os pais precisam aprender a ser sensveis s necessidades emocionais dos filhos. Os pais precisam aprender a ouvir seus filhos, precisam construir pontes de amizades para que seus filhos encontrem neles aprovao, encorajamento e compreenso. O lar precisa ser um lugar de abrigo e no de brigas e agresses.

Eu peo que os irmos abram novamente suas bblias no livro de Lucas captulo 15 versculo 20 e veremos mais um padro para ser um bom pai. 3) Bons pais abraam e beijam seus filhos. "E levantando-se foi para seu pai, vinha ele ainda de longe, quando seu pai o avistou e compadecido dele correndo o abraou e o beijou" (Luc. 15:20) Os irmos prestaram ateno nas ltimas palavras do verso? correndo o abraou e o beijou Meus irmos bons pais abraam e beijam seus filhos. Qual a pessoa que no gosta de ser abraada e beijada? Qual a pessoa que no gosta de receber carinho? Os filhos precisam do carinho, do amor, da apreciao, da confiana, da presena dos pais. Essa uma obrigao dos pais para com seus filhos. Incondicionalmente eles devem demonstrar seu amor para com eles atravs de gestos de carinho. Mas, infelizmente, muitos pais no esto demonstrando seu amor, no esto sendo pais amigos, pais companheiros, no tiram tempo para seus filhos. Pais, tirem tempo para seus filhos, abracem e beijem seus filhos, os ame incondicionalmente. Mas ainda temos um padro muito importante para ser um bom pai. Leiamos o que est escrito no livro de provrbios captulo 3 versculo 12 e vejamos o que a palavra de Deus nos fala.

4) Bons pais disciplinam seus filhos em amor. "Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como pai ao filho a quem quer bem" (Prov. 3:12). Meus irmos, se Deus repreende a quem Ele ama por que os pais que, supostamente amam seus filhos, no esto repreendendo ou disciplinando seus filhos? Os pais precisam disciplinar os seus filhos com brandura, com coerncia e com amor e mansido. Os pais devem disciplinar seus filhos, mas no como aquele pai da histria que quase deixou o filhinho sem as mos. Os pais devem disciplinar seus filhos com sabedoria pois podem causar srios danos futuros aos seus filhos tanto fisicamente como psicologicamente. Em hebreus captulo 12 e o versculo 11 nos fala uma grande verdade. Leiamos: Na verdade, nenhuma correo parece no momento ser motivo de gozo, mas de tristeza. Contudo, depois produz um fruto pacfico de justia nos que por ela tm sido exercitados. Heb. 12:11. Em algumas Bblias na Nova Traduo na Linguagem de Hoje est escrito assim: Quando somos corrigidos, isso no momento nos parece motivo de tristeza e no de alegria. Porm, mais tarde, os que foram corrigidos recebem como recompensa uma vida correta e de paz. natural do ser humano na hora que corrigido no gostar de tal correo mas, somente no futuro que ele percebe o quanto aquela correo foi importante para sua vida. por isso que os pais devem disciplinar seus filhos. Concluso: O mundo precisa de bons pais. Pais que realmente se preocupem com seus filhos. Pais que salvem seu filhos, pais que eduquem seus filhos, pais que jejuem por eles, pais que sejam amigos, compreensivos, amveis, carinhosos, pais que disciplinem, corrijam, eduquem seus filhos, pais que sejam participativos na vida de seus filhos. O mundo precisa de pais segundo o corao de Deus. Apelo: Se at o presente momento voc no foi um bom pai, uma boa me, um bom marido ou uma boa esposa aceite a Jesus verdadeiramente e Ele vai transformar a sua vida. Que Deus abenoe e d sabedoria a todos os pais. Amm.

Vous aimerez peut-être aussi