Vous êtes sur la page 1sur 5

FEDERAO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM

CURSO DE APERFEIOAMENTO, ACTUALIZAO E AVALIAO RBITROS ASSISTENTES DE 2. CATEGORIA Futebol de 11


Ftima, 29 de Julho de 2011 POCA 2011/2012

TESTE ESCRITO
Durao 60 minutos No responder Sim ou No

PERGUNTAS 1. Durante o jogo possvel a existncia de publicidade na rea tcnica. Trata-se de uma afirmao verdadeira. Justifique como possvel. 2. Normalmente, nos jogos amigveis, os treinadores pretendem fazer mais substituies para alm do que se encontra regulamentado. Diga as condies necessrias para que isso seja possvel. Um jogador saiu lesionado do rectngulo de jogo, para lhe ser prestada assistncia. Descreva as condies necessrias para o correto regresso deste jogador ao jogo. (A leso do atleta no provocou sangue). Que colocao deve ser adoptada pelo rbitro assistente quando um defesa saia propositadamente do terreno de jogo pela linha de baliza para colocar um avanado em posio de fora de jogo?

3.

4.

5. O rbitro deu por terminada a primeira parte do jogo. Quando se dirigia s cabinas para o intervalo alertado pelos seus assistentes de que se enganou na cronometragem, pois ainda faltam cinco minutos. O que dever fazer o rbitro ao verificar que os assistentes tm razo? 6. Para dirigir o jogo apresentaram-se os dois rbitros assistentes. Como devero proceder para organizarem a direo do jogo?

7. Por razes tticas, um jogador atacante sai do terreno de jogo para demonstrar claramente que no pretende participar ativamente no jogo. Entretanto a bola foi passada para aquela zona do terreno por onde ele saiu, o que o fez reentrar e pontapear a bola, centrando para cima da baliza adversria. O rbitro assistente, ao ver o jogador entrar e chutar a bola, levanta a bandeira e o rbitro interrompe a partida. Diga se o assistente deve fazer mais algum sinal de bandeira. 8. Relativamente pergunta anterior, diga como deve proceder o rbitro nos aspectos tcnico e disciplinar.

9. Um jogador executa um pontap de canto na direo de um colega de equipa que se encontra na posio de fora de jogo, em frente do guarda-redes, a cerca de dois metros dele. Esse colega toca a bola de cabea e o jogador que tinha executado o pontap de canto corre desse local para jogar a bola uma segunda vez. Dever o rbitro assistente tomar alguma atitude? Porqu? 10. Por contacto da bola com um elemento estranho dentro da rea de baliza, perto de um dos postes, o rbitro teve de interromper o jogo. Sabe-se que a bola ao solo com que deve ser recomeado o jogo no pode ser executada em qualquer local daquela rea, mas sobre a linha limite da rea no ponto mais prximo donde se deu contacto. Poder ser sobre: a linha dessa rea paralela linha de baliza; a linha dessa rea perpendicular linha de baliza; ou sobre qualquer dessas duas linhas ? 11. O guarda-redes controla a bola com as mos dentro da sua rea de grande penalidade e passa-a a um colega de equipa que tambm se encontra dentro da rea. Este ltimo chuta desastradamente a bola para a sua baliza. O guarda-redes, para tentar impedir que a bola entre, toca-lhe com as mos, mas no consegue evitar a sua entrada. O que deveria fazer o rbitro assistente para esclarecer o rbitro? 12. Um jogador de posse da bola junto linha lateral e perto da linha de meio campo, faz uma finta a um adversrio, adiantando a bola e tentando ultrapass-lo por fora do terreno de jogo e a empurrado pelo adversrio, o suficiente para ser ultrapassado na corrida para a bola. O rbitro assistente, em excelente posio, assinalou a infrao. O que deve ento fazer o rbitro? 13. Um jogador chuta a bola propositadamente com toda a fora, para atingir o treinador da equipa contrria, que se encontrava de p, dentro da rea tcnica, a orientar a sua equipa, acertando-lhe em cheio, fazendo-o cair desamparado. Perante o facto, diga que sinaltica de bandeira deveria fazer o rbitro assistente, j que o lance ocorreu junto dele? 14. O guarda-redes defendeu a bola e com ela nas mos agrediu na cara um adversrio que tinha cado para dentro da baliza. Que atitude entende dever ser tomada pelo rbitro? 15. Um jogador atirou com uma bota a um adversrio, no o conseguindo atingir, porque este se desviou, indo a bota acertar no rbitro assistente que se encontrava mesmo atrs do jogador, no seu lugar, junto linha lateral, fora do terreno de jogo. Qual ser a deciso correta para esta situao? 16. Quando que o rbitro assistente deve assinalar uma grande penalidade? 17. Na sequncia da alnea anterior descreva como deve proceder o rbitro assistente para assinalar essa grande penalidade.

18. Grande penalidade para se achar um vencedor. O marcador remata, a bola toca no guarda-redes, bate na trave, sobe a 4 ou 5 metros de altura e cai no solo cerca de 1 metro dentro do terreno de jogo. O guarda-redes no volta a tocar-lhe e a bola, pelo efeito que trazia, acaba por entrar na baliza. Que deciso dever tomar o rbitro? 19. Se a bola sai precisamente pelo ngulo das linhas lateral e de baliza por cima da bandeirola de canto, como deve proceder o rbitro assistente? 20. Num pontap de baliza a bola toca num jogador antes de sair da rea de grande penalidade para terreno de jogo. Diga como proceder: a. se o jogador for adversrio do que executa o pontap; b. se o jogador for da mesma equipa?

RESPOSTAS 1. possvel visto ser permitida publicidade sobre a cobertura dos bancos dos tcnicos. 2. possvel desde que: as equipas envolvidas cheguem a acordo quanto ao nmero mximo de substituies; o rbitro seja informado antes do incio do jogo. 3. As condies necessrias so: o jogador lesionado s poder regressar ao terreno de jogo depois do jogo ter recomeado. quando a bola est em jogo, o jogador lesionado poder ingressar novamente no terreno de jogo, mas s o poder fazer pela linha lateral. Quando a bola no est em jogo, o jogador lesionado pode regressar por qualquer das linhas que limitam o terreno de jogo. Independentemente da bola estar ou no em jogo, o jogador s poder reentrar no terreno de jogo aps receber autorizao do rbitro. 4. O rbitro assistente deve colocar-se em linha com o penltimo defensor, que normalmente ser o guarda-redes. 5. Dever chamar os jogadores para regressarem ao terreno a fim de jogarem os cinco minutos em falta, concedendo depois o intervalo a que os jogadores tm direito. 6. Dirigir o jogo o rbitro assistente mais categorizado, ou no caso de terem a mesma categoria, o mais antigo. Depois o rbitro, em primeira instncia, deve procurar substituto entre indivduos da sua confiana que se encontrem na assistncia, de preferncia oficiais. Se no for possvel, escolher por sorteio qual o clube a cujo delegado caber o encargo de recrutar um substituto. 7. O rbitro assistente deve agitar e inclinar obliquamente a bandeira para o lado esquerdo, indicando a direo em que deve ser executado o pontap-livre indireto favorvel equipa defensora. 8. O rbitro deve advertir o jogador por reentrar no terreno de jogo sem sua autorizao e punir a equipa do infractor com um pontap-livre indireto no local em que a bola se encontrava no momento da interrupo ou seja, onde o jogador infrator centrou a bola. 9. O rbitro assistente dever assinalar fora de jogo ao jogador que executou o canto quando saiu dessa posio para ir jogar a bola tocada de cabea pelo seu colega, porque quando o colega tocou a bola de cabea ele estava junto bandeirola de canto em posio de fora de jogo. 10. Ter de ser sobre a linha dessa rea paralela linha de baliza. 11. Deve estabelecer contato visual com o rbitro e correr ao longo da linha lateral 25 a 30 metros na direo da linha de meio campo, sem levantar a bandeira, considerando o golo vlido.

12. O rbitro deve interromper o jogo, advertir o jogador infractor por sair do terreno para empurrar o adversrio e punir a sua equipa com um pontap-livre indireto no local em que a bola se encontrava no momento da interrupo. 13. O rbitro assistente deve assinalar lanamento lateral a favor da equipa adversria do jogador que chutou a bola para fora. 14. Dever expulsar o guarda-redes por conduta violenta, providenciar um novo guardaredes e validar o golo, recomeando o jogo com um pontap de sada. 15. O jogo deve ser interrompido, o jogador que atirou a bota deve ser expulso por conduta violenta e o jogo deve recomear com um pontap-livre direto no local em que o infrator tentou acertar no jogador adversrio.
16.

O rbitro assistente dever assinalar uma grande penalidade quando uma falta cometida dentro da rea de grande penalidade, fora do campo de viso do rbitro, especialmente na zona prxima do rbitro assistente.

17. O rbitro assistente deve, em primeiro lugar estabelecer contacto visual com o rbitro para ver onde que ele est colocado e se tomou alguma deciso. Se o rbitro no tomou nenhuma deciso, o rbitro assistente deve ento levantar a sua bandeirola e fazer o sinal beep, deslocando-se depois ao longo da linha lateral em direo bandeirola de canto. 18. O rbitro deve validar o golo. 19. Se a bola foi tocada em ltimo lugar por um defensor, dever assinalar lanamento lateral. Se foi tocada por um atacante, dever fazer sinal de pontap de baliza. 20. Em qualquer dos casos, o pontap de baliza dever ser repetido porque no a bola no foi pontapeada diretamente para fora da rea de grande penalidade.

Vous aimerez peut-être aussi