Vous êtes sur la page 1sur 5

UNIT 1 MEDIDA DE EFICINCIA DA UNIDADE I DE: MEDICINA LEGAL Prof.

: Ana Carolina Penha Coimbra Aluno(a): ___________________________________________ Curso: Direito Perodo: Turma: N.: _____ Data: Nota: ______________

1.

Conceitue identidade e identificao.

2. Francisco aos 26 anos foi submetido cirurgia de mudana de sexo e posteriormente foi
registrado como Francisca. Neste caso, como voc classificaria a identidade de Francisca quanto ao sexo cromossmico, genitlia externa, jurdico e comportamental, respectivamente? 3. 4. a) b) c) d) Quais so os 5 tipos tnicos fundamentais de acordo com a classificao de Ottolenghi? Cite-os. As suturas do crnio servem para identificar: Raa Idade Sexo Estatura

5. Como se chama o processo pelo qual se pode obter a identificao humana, no qual uma pessoa
de boa memria relata detalhes da fisionomia de uma pessoa, com maior destaque ao rosto? 6. 7. Cite trs mtodos que ajudam a identificar a raa Como poder ser feita a identificao da idade?

8. So processos de Identificao Judiciria ou Policial:


a) ndice tbio-femoral, queiloscopia, retrato falado b) Palatoscopia, DNA, ndice rdio-umeral c) Assinalamento sucinto, retrato falado, sistema dactiloscpico de Vucetich d) ngulo facial, assinalamento sucinto, retrato falado e) Sistema dactiloscpico de Vucetich, queiloscopia, retrato falado 9. Conceitue dactiloscopia:

10. Aps um assalto foram encontradas as seguintes impresses digitais: Mo direita: Polegar, dedo indicador e dedo mdio:

Dedo anular e dedo mnimo:

Mo esquerda: Polegar, dedo indicador e dedo mdio:

Dedo anular e dedo mnimo:

Qual a frmula dactiloscpica deste caso? 11. Correlacione: I. Atestados II. Relatrio III. Notificaes IV. Parecer a) Descrio minuciosa de uma percia mdica que tem como finalidade responder a solicitao de uma autoridade policial ou judiciria frente do inqurito. b) Documentos que tm por objetivo firmar a veracidade de um fato ou a existncia de determinado estado, ocorrncia ou obrigao. c) Consulta feita a um renomado especialista na rea mdica para utilizao em processo judicial ou administrativo. d) Comunicaes compulsrias feitas por mdicos s autoridades competentes de um fato profissional, por necessidade social ou sanitria, como acidentes de trabalho, doenas infectocontagiosas e morte enceflica.

12. Qual a diferena entre atestado falso, atestado imprudente e atestado complacente? 13. Leia o atestado mdico abaixo e comente quais os seus erros e os elementos que esto faltando.

Clnica Boa Sade Rua da Exploso, n 56, Edifcio Samambaia, Sala 12, So Jos, Aracaju, SE Telefone: (79) 3211- 1234 ATESTADO Atesto para os devidos fins, a pedido do interessado, que o (a) Sr (a). Benedito Silva, portador (a) do RG n 12345678901 SSP/(SE), foi submetido a exame mdico, nesta data, no horrio das 8:00 h s 9:00, sendo portador de Tuberculose CID 10 A 15. Aracaju, SE, 12 de setembro de 2008 __________________________________________ Dr (a). Hipcrates Souza CRM-SE N 3333 CPF N 23490815556

14. Leso corporal se apresenta como toda e qualquer ofensa ocasionada normalidade
funcional do corpo ou do organismo, seja do ponto de vista anatmico, fisiolgico ou psquico. No se caracteriza leso corporal de natureza grave, conforme estabelece o Cdigo Penal brasileiro, aquela que tem por resultado: a) Incapacidade para as ocupaes habituais, por mais de 30 (trinta) dias b) Perigo de vida c) Os maus tratos d) Debilidade permanente de membro, sentido ou funo e) Acelerao de parto 15. a) b) c) d) e) 16. a) b) c) d) 17. a) b) c) d) e) So considerados documentos mdico-legais: Atestado Laudo Parecer Relatrio Todas as alternativas esto corretas. Constitui parte integrante de um Relatrio Mdico-Legal: Exposio de motivos Auto de reconhecimento Consideraes finais Discusso Assinale a alternativa incorreta sobre partes de um laudo: Concluso a sntese do laudo Resposta aos quesitos simples, breve, com o mnimo possvel de palavras Histrico resumidamente os fatos geradores da percia. A descrio a apresentao dos elementos colhidos no decorrer do exame Discusso consiste em um conflito entre as opinies.

18. A resposta escrita a uma consulta formulada a um profissional respeitado, objetivando esclarecer dvidas porventura existentes num relatrio mdico legal, denominada: a) Pronturio mdico b) Laudo c) Auto d) Relatrio e) Parecer 19. a) b) c) d) e) O atestado falso considerado: Um ato criminoso Uma infrao tica Uma contraveno penal e uma infrao tica Uma contraveno penal Um crime e uma infrao tica

20. O documento mdico-legal, ditado ao escrivo logo aps realizao do exame pericial
a) b) c) d) denominado: Auto Laudo Parecer Atestado

21. Um homem anteriormente saudvel, no fumante, levou uma facada no trax, no lado direito e
teve perfurao do pulmo direito que teve que ser retirado cirurgicamente. Neste caso a leso corporal considerada grave ou gravssima? Justifique a resposta com base no artigo 129 do Cdigo Penal.

22. Um marido ciumento jogou soda custica no rosto da esposa, que posteriormente ficou
desfigurada. Neste caso a leso corporal considerada grave ou gravssima? Justifique a resposta com base no artigo 129 do Cdigo Penal. 23. O que quer dizer leso corporal seguida de morte? D um exemplo. 24. O que a concausa voluntria? 25. O que a leso corporal agravada pelo resultado? 26. No relatrio mdico-legal, a parte mais importante deste documento : a) b) c) d) Prembulo Discusso Resposta aos quesitos Descrio

27. No parecer mdico-legal, a parte mais importante deste documento : e) f) g) h) 28. a) b) c) d) 29. a) b) c) d) Prembulo Discusso Resposta aos quesitos Descrio So documentos mdico-legais classificados em graciosos, imprudentes e falsos: Consultas Pareceres Laudos Atestados documento mdico-legal: A receita mdica A caderneta de vacinao O pronturio mdico O atestado mdico.

30. Qual a diferena entre auto e laudo pericial? 31. Quando uma leso corporal de natureza penal considerada gravssima? 32. O que concausa? Cite um exemplo de concausa fisiolgica. 33. Classifique a medicina legal de acordo com o prisma didtico

34. Legislativa, pericial, doutrinria e filosfica correspondem Classificao da Medicina Legal


sob qual prisma?

a) b) c) d)

Histrico Didtico Doutrinrio Profissional

35. Antropologia mdico lega correspondem a qual prisma da Classificao da Medicina Legal? 36. Marque a alternativa verdadeira: a) Peritos so pessoas qualificadas ou experientes em certos assuntos a quem incumbe a tarefa de esclarecer um fato de interesse da Justia, quando solicitado.

b)

No corpo de delito, o Corpus criminis corresponde coisa com a qual se cometeu o delito. c) O assistente tcnico tem como funo produzir a prova. d) O laudo pericial pode ser feito apenas com base no boletim mdico, se houver, sendo dispensado o exame do paciente pelo perito. e) Mesmo para os crimes de menor potencial ofensivo (pena mxima menor que 2 anos), obrigatria a realizao do exame de corpo de delito.

Vous aimerez peut-être aussi