Vous êtes sur la page 1sur 46

Visite seu mdico regularmente e acesse:

Conhecendo o Diabetes
Um guia prtico para simplificar a vida do diabtico

Av. Maj. Sylvio de Magalhes Padilha, 5200 Ed. Atlanta - Morumbi CEP 05693-000 - So Paulo - SP

518497

EDIO 2010

ndice
Conhecendo o Diabetes Os Benefcios dos Exerccios Fsicos Diabetes e uma Alimentao Saudvel Como Controlar o Acar no Sangue Cuidados com os Ps Informaes Gerais sobre Aplicao de Insulina

5 13 21 33 45 53 57 60 64 66 70

Sou Diabtico e Agora? Conhecendo o Diabetes


Uma publicao educacional da sanofi aventis Apoio: BD Diabetes Care
O contedo deste manual pode ser reproduzido em todo ou em parte, desde que citada a fonte. So Paulo - EDIO 2010

Como Calcular o ndice de Massa Corprea - IMC Escolha da Agulha Aplicao da Insulina com Seringa Uso de Canetas para Aplicao de Insulina Orientaes para Aplicao de Insulina

Conhecendo o Diabetes
O diabetes uma enfermidade que aumenta a quantidade de acar no sangue (nesse caso, a palavra tecnicamente correta para acar glicose).

Nosso organismo transforma em acar os alimentos que comemos. A insulina ajuda no transporte do acar do sangue para as clulas do corpo, onde ser usado como energia. Quanto se tem diabetes, o corpo no produz insulina ou no produz o suficiente, ou ainda a insulina produzida no funciona adequadamente.
5

Com o tempo, os nveis altos de acar no sangue (Hiperglicemia) podem causar problemas srios sade. Principais tipos de Diabetes Diabetes tipo 1 O diabetes tipo 1 ocorre com maior frequencia em crianas, adolescentes e adultos jovens. necessrio tomar insulina para suprir a falta ou a produo insuficiente do corpo. Diabetes tipo 2 No diabetes tipo 2 o corpo produz insulina, porm ela insuficiente ou no funciona adequadamente.

Diabetes tipo 2 O diabetes tipo 2 ocorre com maior frequencia em adultos acima de 45 anos de idade.

mais comum em pessoas com excesso de peso.

Ocorre com maior frequencia em pessoas com antecedentes familiares de diabetes.


6

O diabetes tipo 2 controlado mediante um equilbrio entre os alimentos que comemos, exerccios fsicos, controle de peso e em alguns casos, medicamentos, sejam eles comprimidos ou insulina.
7

O que acontece quando o nvel de acar no sangue est alto? Nveis elevados de acar no sangue por tempo prolongado podem causar srios problemas: Nos olhos Nos nervos Nos rins No corao, nas artrias e nas veias Nos ps Sede Viso turva Necessidade frequente de urinar

Se o nvel de acar no sangue no for controlado, com o tempo podem surgir problemas mais srios, como: Perda parcial da viso chegando a cegueira, Leses graves nos ps podendo evoluir para amputao e Insuficincia renal podendo ser necessrio o uso de hemodilise. Faa o teste de acar no sangue em casa Em alguns casos possvel ter nvel elevado de acar sem que aparea nenhum sintoma. Por isso importante fazer o teste de acar no sangue (glicemia). O teste realizado de um maneira muito simples: basta puncionar um dos dedos das mos com um lancetador. A gota de sangue obtida aplicada em uma tira de teste e lida em um monitor. Em apenas alguns segundos o resultado da glicemia aparece no monitor.
9

Como a insulina no funciona adequadamente, o acar vai se acumulando no sangue e eliminado atravs da urina. Essa presena elevada de acar no sangue e na urina pode causar sintomas como:

Perda de peso

Cansao
8

O teste da urina Usa-se uma tira de teste que em contato com a urina acusa a presena de acar ou cetonas. A presena de cetonas na urina pode significar que o nvel de acar no sangue est descontrolado. Consulte o seu mdico, talvez voc tenha que ajustar o tratamento. Outro teste, realizado em laboratrio o exame de sangue chamado A1C (Hemoglobina Glicada). Esse exame mostra o nvel mdio de controle do acar sanguneo nos ltimos 2 ou 3 meses. Seu mdico lhe dir qual o melhor teste no seu caso. Seus medicamentos Os comprimidos funcionam de diversas maneiras para ajudar a diminuir o nvel de acar no sangue. Se voc estiver usando comprimidos, faa-o sempre com orientao mdica. Saiba o que fazer se voc deixar de tom-lo. No tome junto com a prxima dose. importante 10 respeitar o horrio indicado pelo seu mdico.

Se voc usa insulina, aprenda a preparar a seringa e a injet-la corretamente, escolhendo lugares diferentes do corpo a cada aplicao para que a insulina seja bem absorvida. Se voc aplica insulina com caneta, aprenda a manuse-la corretamente. O baixo nvel de acar no sangue (Hipoglicemia) Insulina ou comprimidos so medicamentos que podem ajudar a controlar o diabetes, mas que s vezes podem baixar demasiadamente o nvel de acar no sangue, especialmente durante ou depois da prtica de exerccios fsicos, ou ainda: Se voc no se alimentar; Se voc comer tarde; Se voc no comer o suficiente; Se voc tomar medicamento em excesso.

Os sintomas de baixo nvel de acar no sangue so: tremor, tontura, irritabilidade, fome, sonolncia, sudorese e cansao.
11

Se voc apresentar alguns desses sintomas necessrio comer ou beber imediatamente algum alimento com acar. Seu mdico lhe dar orientaes sobre como evitar os problemas de baixo nvel de acar no sangue. Siga sempre todas as orientaes para seu prprio bem. Procure participar de um grupo de apoio e explique para sua famlia e seus amigos o que eles podem fazer para ajud-lo.

Os Benefcios dos Exerccios Fsicos


Uma maneira de ajudar a controlar o nvel de acar no sangue (glicemia) fazer exerccios. Nvel alto de acar no sangue e peso acima do esperado podem piorar o controle do diabetes e ocasionar enfermidades do corao e das artrias. Os exerccios ajudam a:

Lembre-se, o diabetes no tem cura, mas o nvel de acar no sangue (glicemia) pode ser controlado com uma alimentao balanceada, com a prtica de exerccios fsicos e com medicamentos. Voc pode ter uma vida normal e saudvel mesmo tendo diabetes.
12

Controlar o peso;

Baixar o nvel de acar no sangue;

Evitar as enfermidades do corao;


13

Podem tambm ajudar a controlar a presso arterial e os nveis de gordura no sangue.

Iniciando o exerccio fsico Escolha uma atividade que voc goste. Voc no vai querer fazer exerccios se no for agradvel. Alguns exerccios fceis incluem: Andar de bicicleta Caminhar

Os exerccios ajudam voc a:

Sentir-se melhor e ter melhor aparncia Reduzir a tenso (estresse) Ter ossos e msculos fortes

Nadar

Danar

14

15

Convide um amigo que tambm goste de se exercitar. mais agradvel fazer exerccio acompanhado. Convide a famlia para participar. Os exerccios so bons para todos!

Faa exerccios regularmente e de maneira frequente. Tente faz-los no mesmo horrio todos os dias, se possvel.

Fale com seu mdico antes de comear a fazer exerccios. importante encontrar o tipo de exerccio mais adequado a voc.

Talvez seja difcil encontrar tempo, porm o mais importante fazer exerccios 4 ou 5 vezes por semana, durante 20 a 30 minutos.

16

Leve sempre um carto de identificao mdica. Em caso de emergncia, as pessoas sabero que voc tem diabetes.

A segurana o principal Use tnis confortveis e meias de algodo com acabamento sem costura que podem ajudar a evitar as bolhas.

17

Faa aquecimento e alongamento por 5 a 10 minutos. Inicie o exerccio devagar. Aumente o ritmo quando se sentir pronto.

O acar no sangue e o exerccio As pessoas com diabetes que tomam insulina ou medicamentos para baixar o nvel de acar no sangue podem sofrer uma diminuio do nvel quando fazem exerccios; Se voc toma insulina ou comprimidos, voc deve:

Beba gua antes e durante os exerccios.

melhor esperar de 60 a 90 minutos depois de comer, antes de fazer exerccios. Pare de fazer exerccios se tiver sensao de desmaio ou se tiver dor ou dificuldades de respirar.

Fazer um teste de sangue antes de fazer exerccios; Comer algo imediatamente se o nvel de acar ficar abaixo de 100 mg/dl; Comer mais alguma coisa se fizer exerccios durante mais de uma hora. Se voc toma insulina ou comprimidos, leve sempre consigo alimentos com acar de ao rpida quando for fazer exerccios. Voc poder levar: Doces

Balas de acar Se isto ocorrer, antes de voltar a fazer exerccios, entre em contato com seu mdico.

Bolachas

Se voc sentir os sintomas de nvel baixo de acar, coma logo estes alimentos.
19

18

Algumas pessoas que tomam insulina ou comprimidos podem sofrer baixa do nvel de acar no sangue vrias horas depois de ter feito exerccios. Convm voc fazer frequentes testes de sangue depois dos exerccios. Se voc toma insulina, evite aplic-la nas partes do corpo mais exigidas pelo exerccio. Por exemplo: no aplique na perna se voc for correr. Ela poder ser absorvida muito rapidamente. Importante A insulina Glargina no tem modificao na sua absoro quando aplicada nas partes do corpo mais exigidas pelo exerccio fsico.

Diabetes e uma Alimentao Saudvel


Os alimentos nos do a energia de que necessitamos para viver. Nosso organismo converte a maior parte dos alimentos que comemos em um tipo de acar que se chama glicose, da qual as clulas necessitam. A insulina ajuda as clulas a conseguir o acar de que necessitam para produzir energia. Tambm evita que o acar se acumule no sangue. Mas, se voc tem diabetes, a insulina no funciona como deveria ou talvez nem esteja sendo produzida. Mesmo com a insulina no funcionando bem, uma alimentao saudvel pode ajudar seu organismo a manter o nvel de acar no sangue em equilbrio: nem muito alto, nem muito baixo.

Consulte seu mdico sobre qualquer dvida em relao s atividades fsicas. Ele a pessoa ideal para lhe ajudar.

20

21

Seu planejamento alimentar Faz parte de uma alimentao saudvel escolher alimentos adequados, controlar o seu peso e manter um equilbrio entre o que voc come e a quantidade que come com as calorias que voc gasta com a atividade fsica.

Se voc toma comprimidos ou insulina, voc aprender tambm a fracionar a alimentao durante o dia. Isso importante para que os medicamentos funcionem bem, dentro daquele equilbrio entre o que voc come e a energia que voc gasta com suas atividades fsica.

Um profissional de sade especializado ajudar voc a planejar a sua alimentao levando em conta: Seu peso e idade; Sua atividade fsica; Seu nvel de acar no sangue; Os alimentos que voc gosta. Alimentos como pes, vegetais, frutas e doces afetam o nvel de acar no sangue de diferentes maneiras. preciso escolher alimentos que ajudem a controlar o nvel de acar no sangue. Um profissional de sade especializado vai ensinar voc a fazer essa escolha.

H pessoas, especialmente os ativos, que necessitam de lanches rpidos entre as principais refeies. importante no excluir nenhuma refeio ou lanche rpido de seu planejamento.

Sua meta se alimentar corretamente, nas quantidades corretas e nas horas certas para controlar seu diabetes.
23

22

Como escolher alimentos saudveis Um guia de alimentos em forma de pirmide, como se v abaixo, ajudar voc a escolher alimentos saudveis para balancear o acar no sangue. Gorduras, leos e Acares USAR ESPORADICAMENTE

Alimentos ricos em fibras Os alimentos ricos em fibras previnem que o nvel de acar no sangue suba muito rapidamente depois de com-los. As fibras tambm ajudam a evitar priso de ventre e podem dar a sensao de saciedade, o que ajudar voc a comer menos. Os alimentos ricos em fibras incluem: Frutas e vegetais frescos; Po e cereais integrais; Feijo e legumes; Arroz integral, cevada e aveia. Alimentos com pouca gordura e sal Alimentos com muita gordura tm muitas calorias. Substitua-os por alimentos com pouca gordura e pouco sal. Eles ajudam a controlar o seu peso e diminuem o risco de doenas cardacas. Com excesso de peso fica mais difcil voc controlar seu diabetes.
25

Grupo dos Laticnios Leites, Iogurtes e Queijo 2 - 3 PORES Grupo dos Vegetais 3 - 5 PORES

Grupo das Carnes, Aves, Peixe, Ovos, Feijo 2 - 3 PORES Grupo das Frutas 2 - 4 PORES

Grupo dos Pes, Cereais, Arroz e Massas 6 - 11 PORES Na base da pirmide esto os alimentos que voc deve comer mais. Na parte de cima, os alimentos que voc deve comer menos. Este esquema ajudar voc a manter o diabetes controlado: os alimentos sugeridos formam uma combinao balanceada de acar, carboidratos, protena, gordura, vitaminas e minerais. O que muito saudvel para voc.
24

Para comer menos gordura No use manteiga, margarina, leo, molhos de saladas e creme na comida. Evite: Carne com gordura, leite integral, queijo e frituras. Para isso, retire a pele do frango, separe a gordura da carne antes de cozinhar ou com-la. Tome leite semi desnatado ou desnatado. Seja cuidadoso com o que pedir em restaurantes e lanchonetes. As comidas rpidas (fast-food) geralmente tm muita gordura.

Ter presso arterial alta um problema comum em pessoas com diabetes. Se voc hipertenso, reduza a quantidade de sal na sua alimentao. Isso vai ajudar a controlar a sua presso arterial. Para reduzir o sal No use sal nos alimentos, mesmo no seu preparo; No ponha o saleiro na mesa;

Use temperos sem sal, como alho em p, cebola, pimenta e ervas;

Evite os alimentos como carnes defumadas, pepinos curtidos, batas fritas, salames;

Coma queijos e sobremesas com pouca ou nenhuma gordura. Prepare os alimentos ao forno ou de forma grelhada ao invs de frit-los.
26

Eles contm muito sal.


27

Quanto devemos comer? Aprenda a controlar a quantidade de alimentos a ser ingerida durante a refeio. importante para manter em equilbrio o nvel de acar no sangue. Para isso, use copos dosadoresou balana.

Use esses truques A maioria das pessoas come mais do que pensa. Pesando frequentemente os alimentos, com o tempo se aprende qual a quantidade certa s pelo olhar.

Como ler os rtulos A maioria das embalagens atualmente traz o valor nutritivo e as calorias dos alimentos, alm dos ingredientes que entram em sua composio, tais como calorias, quantidade, carboidratos, sal, gordura etc. Isso ajuda voc a escolher alimentos que se encaixam no seu plano alimentar. Se necessrio, um profissional de sade especializado pode dar mais detalhes para lhe ajudar, principalmente sobre a parte tcnica.

Anote o que voc come Faa um dirio do que voc come durante o dia. Isso ajuda voc a controlar a quantidade e a qualidade dos alimentos e a saber qual deles pode estar afetando o seu nvel de acar no sangue.
28 29

Quando for comer fora de casa Planejar antecipadamente ajuda pessoas com diabetes a controlar os nveis de acar quando se vai comer fora. Algumas das maneiras de se fazer isso so: Carregue refrigerantes dietticos com voc se achar que estes no so servidos. Saber com antecedncia o que vai ser servido. o caso at de levar algo de acordo com seu plano alimentar Nos restaurantes, ao invs de frituras, pea alimentos assados ou grelhados. Prefira saladas e tempere-as voc mesmo. Pea tempero separado. Sempre leve um lanche com voc em caso de seus planos terem sido mudados na hora de comer.
30

E bebidas alcolicas? Quem toma insulina ou comprimidos para diabetes, precisa ter cuidado. A bebida alcolica pode fazer baixar demais o nvel de acar no seu sangue (Hipoglicemia). Se voc tomar bebidas alcolicas, tome apenas uma ou duas doses por dia. Faa o teste do nvel de acar no sangue depois de beber.

Se voc beber: Beba junto com a comida ou imediatamente depois de comer; Beba lentamente; Escolha cerveja light (lcool reduzido) ou cerveja sem lcool, ou ainda vinho branco; Combine as bebidas com gua mineral, refrigerantes dietticos ou gua pura.

31

Se voc controlar: a hora de suas refeies, os alimentos que come e a quantidade deles, alm de fazer exerccios com regularidade e tomar os medicamentos necessrios, com certeza voc vai conseguir tambm controlar o seu diabetes.

Como Controlar o Acar no Sangue


A melhor maneira de manter uma boa sade controlar o nvel de acar no sangue. Procure mant-lo sempre perto do normal sem ter muitos altos e baixos.

A alimentao saudvel importante para todas as pessoas, sejam elas diabticas ou no. Voc e sua famlia podem saborear os mesmos alimentos gostosos e saudveis que todo mundo aprecia.
32

Para algum que no sofre de diabetes, o nvel normal de acar (glicose) no sangue em jejum de 70 a 99 mg/dl e ps prandial (2 horas aps o incio da refeio) at 139 mg/dl. Um profissional de sade lhe informar qual deve ser o nvel desejado para seu controle.
33

Uma das melhores maneiras de saber como controlar o seu diabetes medir seu prprio nvel de acar no sangue. Normalmente, isto feito atravs da colocao de uma gota de sangue sobre uma tira de teste que lida num monitor de glicemia (glicose no sangue). Outra maneira de saber como voc est atravs de um exame de urina. O exame de urina indica se h acar na sua urina, mas no informa qual o nvel de acar no sangue.

Anote todos os dias em um dirio ou em uma folha (conforme solicitao do eu mdico) os seguintes dados: Os nveis de acar no sangue e na urina; A comida que voc come; Quanto exerccio voc faz; Os medicamentos que toma e o horrio. O ideal voc fazer as anotaes logo aps cada situao para no esquecer todos os detalhes. Anote os casos especiais que possam afetar o nvel de acar no sangue. Por exemplo, alguns alimentos podem fazer o nvel subir, enquanto exerccios fsicos podem baix-lo. No esquea de levar as anotaes em sua consulta. Elas so muito importante.

Ele tambm acusa se h cetonas na urina. Em caso positivo, voc dever procurar um servio de sade imediatamente.

34

35

O nvel de acar no sangue Saber qual a causa do nvel alto ou baixo de acar no sangue o primeiro passo para control-lo. Aprenda como os medicamentos, os alimentos, o exerccio fsico e a tenso afetam o nvel de acar no sangue. O nvel pode subir se voc:

Comunique ao seu profissional de sade se o nvel de acar no seu sangue sempre alto ou se isto ocorre apenas em determinadas horas do dia. Ele tambm deve ser avisado se voc apresentar sintomas de elevao de acar no sangue, como por exemplo;

Se voc se sentir cansado(a); Comer demasiadamente; Estiver sob muita tenso;

Se estiver urinando muito;

Se estiver com muita sede; No tomar medicamento suficiente;


36

Se apresentar viso distorcida.

Estiver doente.

possvel que voc tenha que ajustar seus medicamentos, seu plano alimentar ou suas atividades fsicas.
37

Baixo nvel de acar no sangue Se o nvel de acar no sangue ficar abaixo de 70 mg/dl, ele estar demasiadamente baixo. Isto pode ocorrer com pessoas que tomam medicamentos orais para diabetes ou insulina. O nvel de acar pode cair quando os medicamentos orais, a insulina, a alimentao e as atividades fsicas no estiverem equilibradas. Isso pode ocorrer se voc:

O baixo nvel de acar pode ocasionar:

Tremores;

Sono e cansao;

No comer bastante;

Fome; No comer na hora certa; Tontura ou incoordenao; Inquietao durante o sono; Instabilidade ou estado de confuso.

Suores;

Fizer muito exerccio.


38

Se voc apresentar sintomas de baixo nvel de acar no sangue faa um teste de sangue o mais rpido possvel.
39

Se estiver com o nvel de acar baixo, trate-o com alimentos ou acar de ao rpida, como: 10 a 15 gramas (1 colher de sopa) de acar;

Tente identificar o que pode estar fazendo baixar o nvel de acar em seu sangue. Atividade fsica? No se alimentou suficientemente? Alimentao qualitativamente inadequada? Pea orientao a seu mdico; voc pode ter que alterar sua medicao. O objetivo evitar grandes alteraes (para mais ou menos) no nvel de acar no sangue. Na prxima vez, sabendo a causa dessas oscilaes (quedas ou aumentos) no nvel de acar, voc pode mudar os exerccios fsicos ou a alimentao para resolver o problema. Se voc apresentar sintomas de nvel baixo de acar no sangue mas no puder fazer um exame de sangue imediatamente, beba ou coma algum alimento. De qualquer forma, no aguarde para se tratar. Voc corre o risco de desmaiar.
41

115 a 170 ml de suco de frutas ou refrigerante no diettico;

2 bombons.

Coma quatro bolachas, metade de um sanduche ou outro alimento compatvel. Faa outro exame de sangue aps 15 minutos. Se ainda assim, o nvel continuar baixo, beba ou coma mais alimentos com acar de ao rpida.

Marque o nvel em seu dirio de anotaes.


40

Seus familiares e amigos tambm devem ser informados sobre os sintomas de nvel baixo de acar no sangue e de como trat-los. Ensine a eles: Quais so os sintomas: Como voc trata o nvel baixo de acar no sangue; Onde voc guarda seus suprimentos; Onde podem ser encontrados os nmeros de telefones de emergncia. Nunca dirija se voc estiver apresentando sintomas de baixo nvel de acar no sangue. Antes de dirigir, faa um exame para verificar o nvel de acar no sangue. Este teste precisa ser feito de tempos em tempos durante longas viagens. Se voc toma comprimidos ou insulina, assegure-se de que no carro tenha suprimentos para poder tratar uma eventual baixa no seu nvel de acar. Leve refrigerante, suco de fruta, chocolate, bombons, bolachas ou doces.
42

Quando estiver doente Voc ir precisar de um tratamento especial. Nessa ocasies: Sempre tome seus medicamentos inclusive a insulina; Faa exame de sangue e urina, pelo menos a cada 4 horas.

Procure um mdico se: Estiver com o nvel de acar no sangue fora da meta estabelecida pelo seu mdico; No conseguir comer; Vomitar; Tiver muita diarria; Tiver cetonas na urina.

43

Controlar o diabetes, a cada dia, s vezes pode ser difcil, mas, sem dvida, se voc conseguir manter os nveis de acar no seu sangue prximo dos estipulados pelo seu mdico, voc evitar ou retardar problemas.

Cuidados com os Ps
Quando se tem diabetes muito importante cuidar dos ps. Um alto nvel de acar no sangue pode afetar os nervos.

Quando os nervos dos ps e das pernas ficam afetados, a pessoa pode comear a ter uma sensao de formigamento e agulhadas.
44 45

Alm do mais, voc pode perder a sensibilidade dos ps e no sentir dor, presso ou alterao de temperatura. Se tiver uma leso qualquer pode no se dar conta dela imediatamente, ficando sujeita mais facilmente a infeces. A infeco ou falta de circulao do sangue podem causar at mesmo a necessidade de uma amputao.

Tambm pode ser o caso de feridas que no se curam, ps inchados, com mudana de cor ou a planta dos ps ressecada e rachada.

Se voc tem diabetes, muito importante que um profissional de sade examine seus ps frequentemente, pelo menos uma vez ao ano.

Sinais de falta de circulao do sangue incluem: Dor nas pernas ou nos ps, especialmente quando se faz exerccio fsico. Dor ou sensao de cansao nas pernas durante noite.
46 47

Orientaes para o cuidado dos ps Verifique seus ps todos os dias para ver se h bolhas, rachaduras, cortes ou pele seca entre os dedos ou na planta do p e vermelhido. Use um espelho ou pea ajuda para outra pessoa se voc tiver dificuldade em ver seus ps. Comunique-se com seu profissional de sade caso encontre qualquer leso.

Use uma loo ou creme no dorso e planta dos ps (exceto entre os dedos), especialmente nas reas mais ressecadas.

Lave os p todos os dias com sabo neutro e gua morna. Sempre controle a temperatura da gua para garantir se no est demasiadamente quente. Enxugue bem os ps, inclusive entre os dedos. Verifique sempre antes de calar as meias e sapatos se no h nada dentro deles que possa eventualmente pressionar e machucar seus ps.

melhor aparar as unhas dos ps com uma lixa, ao invs de cort-las. Sempre use a lixa cuidadosamente em linha reta de um lado para o outro.

Evite colocar os ps de molho, pois poder ressec-los.

48

49

Use sapatos confortveis (couro mole e sem costura, de preferncia), que calcem bem e consequentemente no causem bolhas. Durante todas as estaes do ano, voc deve usar sapatos fechados, que oferecem maior proteo aos ps.

As meias devem ser de algodo porque ajudam a manter seus ps secos e de preferncia sem costura para evitar que machuquem a pele. O elstico das meias no deve comprimir a regio do tornozelo. Devem ser de cor clara para facilitar a observao de possveis sangramentos e devem ser trocadas diariamente.

Se sentir frio nos ps, use meias mais quentes. No use almofadas eltricas nem bolsa de gua quente para esquentar os ps. No ande descalo(a) mesmo dentro de casa. Se tiver calos ou verrugas, procure um especialista para trat-los, mas jamais tente remov-los sem orientao mdica. Os produtos indicados para esse fim podem lesar a pele e causar infeces.
51

50

Informaes Gerais sobre Aplicao de Insulina


Ao avaliar suas condies clnicas, o seu mdico decidiu que voc deve iniciar um tratamento com insulina. Antes de mais nada, preste bastante ateno no tipo de insulina que o mdico receitou pois voc no poder mudar nem o tipo e nem a dose de insulina sem orientao mdica, a menos que voc j esteja familiarizado como os clculos para reajuste de dose com base nos nveis de glicemia (acar) no sangue ou mesmo de sua condio clnica no momento da injeo. O cuidado com os ps um item importante no controle do diabetes. Seu profissional de sade ajudar voc a desenvolver o melhor tratamento para cuidar de seus ps.
52 53

Nos ltimos anos, houve um progresso muito grande em termos de desenvolvimento das canetas de aplicao de insulina que so um recurso para facilitar a auto-aplicao de insulina. Tambm em relao s tradicionais agulhas e seringas, os progressos foram significativos: as agulhas tornaram-se muito mais finas, alm de apresentarem mais opes em termos de comprimento, o que tornou a aplicao de insulina muito mais confortvel e quase indolor. Hoje, a correta tcnica de aplicao reconhecida como elemento essencial para o tratamento efetivo do diabetes. Este manual traz orientaes importantes sobre a aplicao correta de insulina, dando a voc mais conforto e segurana.

Via de aplicao Para assegurar a efetiva absoro da insulina, a aplicao deve ser feita em locais apropriados e com tcnica adequada. Quando falamos em local apropriado, estamos nos referindo ao tecido subcutneo que est localizado abaixo da pele e acima do msculo. No tecido subcutneo a absoro gradativa, proporcionando ao contnua e segura da insulina. Esse tecido existe em todo o corpo, porm em alguns locais a insulina melhor absorvida.

Escolha a agulha ideal A escolha da agulha deve ser de acordo com o seu tipo corpreo e as caractersticas de cada regio recomendada para a auto-aplicao. Uma das avaliaes para a classificao de seu tipo corpreo o ndice de Massa Corprea - IMC.
55

54

Riscos de uma aplicao intramuscular (no msculo) Se a agulha utilizada for comprida em relao reserva de gordura no tecido subcutneo do local escolhido, a aplicao pode ocorrer na camada muscular. A insulina absorvida rapidamente provocando hipoglicemia imediata e hiperglicemia tardia. A aplicao desconfortvel e pode ocasionar sangramento, porque no msculo temos vasos sanguneos maiores.

Intramuscular

Como Calcular o ndice de Massa Corprea - IMC


O ndice de Massa Corprea - IMC uma frmula matemtica que reflete o volume corporal da pessoa em relao sua altura. Para calcular o IMC, divida o seu peso pela sua altura ao quadrado.

Intradrmica

Riscos de uma aplicao intradrmica (na pele) Se a agulha utilizada for curta em relao reserva de gordura no tecido subcutneo do local escolhido, a aplicao pode ocorrer diretamente nas camadas superficiais da pele. A insulina absorvida lentamente, a aplicao desconfortvel podendo ocasionar uma reao local e uma perda de insulina podendo ocasionar hiperglicemia.

Exemplo: Peso = 76 quilos e Altura = 1,70m

76 1,70

76 2,89

26

26

Ateno: uma interpretao adequada desse ndice poder ser feita por um profissional de sade, levando em considerao outros fatores fsicos e de sade, especialmente em caso de gestantes, adolescentes ou atletas. Esse ndice no deve ser usado para crianas. Significado clnico do valor do IMC
Valor do IMC Menor que 19 Entre 19 e 25 Acima de 25 Acima de 30 Significado Clnico Baixo peso em relao altura Peso normal e proporcional altura Peso acima do desejado em relao altura Obesidade: peso muito acima em relao altura

56

Hiperglicemia - Alto nvel de glicose (acar) no sangue Hipoglicemia - Baixo nvel de glicose (acar) no sangue

57

Tabela de ndice de Massa Corprea O IMC tambm pode ser calculado atravs da tabela, localizando-se a linha e a coluna correspondente sua altura e ao seu peso. O cruzamento das duas informaes revelar seu IMC. Ateno: o uso da tabela restrito para adultos. Siga a orientao mdica ou de um profissional de sade no caso de crianas, adolescentes, atletas, gestantes e pessoas que possuem muita concentrao de gordura num determinado local de aplicao e no em outros.

IMC menor que 19 Baixo Peso 58

IMC entre 19 e 25 Normal

IMC acima de 25 Sobrepeso

IMC acima de 30 Obeso

59

Agulhas para seringas: Para aplicao de insulina com seringas, a BD coloca sua disposio duas apresentaes de agulhas:

Escolha da Agulha

Ultra-Fine Original: 0,33mm de calibre e 12,7mm de comprimento; Ultra-Fine II Curta: 0,30mm de calibre e 8mm de comprimento.

Como escolher a agulha mais adequada para seringas e canetas Na escolha da agulha mais adequada para aplicao de insulina, o IMC no um critrio conclusivo, devendo ser feita uma anlise da rea de aplicao de insulina.

Partes da seringa

Protetor do mbolo

mbolo

Protetor da agulha

Linha de graduao

Agulha fixa. No h desperdcio de insulina

Para calcular o seu IMC utilize a frmula descrita anteriormente.

Escolha de agulha para seringas No caso de escolha de agulhas, o IMC no um critrio conclusivo, deve ser feita uma anlise da rea de aplicao de insulina.
Usurio Adultos Crianas, adolescentes, atletas e gestantes Agulha Recomendada Tipo Corpreo IMC menor que 25 8mm = com prega cutnea IMC maior que 25 12,7mm = com prega cutnea Segundo orientao do seu mdico ou de um profissional de sade 61

60

Agulhas para canetas:


Para aplicao de insulina com canetas, a BD coloca sua disposio trs apresentaes de agulhas:

Escolha de agulha para canetas No caso de escolha de agulhas, o IMC no um critrio conclusivo, devendo ser feita uma anlise da rea de aplicao de insulina.
Usurio Agulha Recomendada 5mm = a prega cutnea dispensvel IMC menor que 25 8mm = com prega cutnea Tipo Corpreo IMC maior que 25 Crianas, adolescentes, atletas e gestantes 12,7mm = com prega cutnea

Ultra-Fine Original: 0,33mm de calibre e 12,7mm de comprimento; Ultra-Fine III Curta: 0,25mm de calibre e 8mm de comprimento; Ultra-Fine III Mini: 0,25mm de calibre e 5mm de comprimento.

Adultos

Segundo orientao do seu mdico ou de um profissional de sade

Partes da agulha para canetas BD Ultra-FineTM


Protetor externo Protetor interno Agulha Lacre

ULTRA FINETM ORIGINAL

ULTRA FINETM III ORIGINAL

ULTRA FINETM III MINI

62

12,7 x 0,33mm (29G)

8 x 0,25mm (31G)

5 x 0,25mm (31G)

63

Aplicao da Insulina com Seringa


Tipos de seringas para aplicao de insulina A escolha da seringa muito importante para no errar na dosagem de insulina e deve ser feita de acordo com as unidades recomendadas pelo seu mdico. A seringa possui uma escala de graduao em unidades. Para atender s necessidades individuais dos portadores de diabetes, a BD coloca disposio uma linha de seringas BD Ultra-Fine nas apresentaes:

Seringa de 30 unidades: escala com graduao de 1 em 1 unidade. Indicada para prescries at 30 unidades por aplicao.

Seringa de 50 unidades: escala com graduao de 1 em 1 unidade. Indicada para prescries entre 30 e 50 unidades por aplicao.

Seringa de 100 unidades: escala com graduao de 2 em 2 unidades. Indicada para prescries entre 50 e 100 unidades por aplicao.

IMPORTANTE: As seringas para aplicao de insulina j vm com a agulha acoplada, no permitindo a troca da agulha.

64

65

Uso de Canetas para Aplicao de Insulina


O uso da caneta de insulina proporciona: Preciso e segurana na aplicao: Podem ser utilizados pequenos ajustes de doses de insulina; A dosagem de insulina a ser aplicada pode ser conferida atravs de um visor digital ou de um indicador de dose, dependendo da caneta utilizada.

Teste de segurana: As canetas permitem a realizao de um teste de segurana para a eliminao de bolhas de ar. Conforto: As agulhas utilizadas so mais finas; As canetas tm formatos anatmicos e discretos, facilitando a aplicao. Simplicidade e rapidez: O preparo da aplicao mais simples.

66

67

Tipos de canetas para aplicao de insulina Para atender s necessidades individuais dos portadores de diabetes, a sanofi aventis coloca disposio uma linha de canetas nas apresentaes:

Caneta Autopen 24
Com troca de refil Em duas apresentaes: Com ajuste de dose: 1,0 unidade e 2,0 unidades Faixa de dosagem: 1,0 a 21,0 unidades e 2,0 a 42,0 unidades.

Caneta descartvel
Com refil de insulina j inserido na caneta. A caneta descartvel aps o trmino do refil de insulina. Cores diferentes para cada tipo de insulina. Faixa de dosagem: 1,0 a 80,0 unidades Ajuste de dose: de 1,0 unidade.

Apresentao do refil: 3,0 ml (300 UI)*


68 *UI = Unidade Internacional

Apresentao do refil: 3,0 ml (300 UI)*


*UI = Unidade Internacional 69

Orientaes para Aplicao de Insulina


Materiais necessrios para aplicao Para tornar a aplicao de insulina prtica e segura, os materiais necessrios so: A insulina prescrita pelo seu mdico; Seringas ou canetas de aplicao de acordo com as unidades de insulina recomendadas pelo seu mdico; Agulhas de acordo com o seu tipo corpreo; gua e sabo ou; Algodo embebido em lcool a 70% ou BD Alcohol Swabs.

Locais de Aplicao de Insulina

Os locais mais adequados para a auto-aplicao so os que ficam afastados das articulaes, grandes vasos sanguneos e nervos. Devem ser de fcil acesso. reas mais adequadas para a aplicao de insulina.

Regio abdominal

Regio posterior do brao

Regio superior externa das ndegas

Regio frontal e lateral das coxas

70

71

Abdome: regies laterais direita e esquerda, distantes de 3 a 4 dedos* do umbigo. No recomendvel aplicar nem acima nem abaixo do umbigo porque essas regies so bastante inervadas podendo ocasionar dor, tornando a aplicao desconfortvel.

Braos: regio posterior externa, no espao entre 3 a 4 dedos* abaixo da dobra da axila e 3 a 4 dedos* acima do cotovelo.

Coxas: regio frontal e lateral externa, no espao entre 3 a 4 dedos* abaixo da virilha e de 4 a 8 dedos* acima do joelho (dependendo da quantidade de gordura armazenada nesta regio). *Os dedos utilizados para determinar o local de aplicao devem ser da pessoa que usa a insulina.

Ndegas: regio superior lateral externa da ndega.

72

73

Locais de aplicao nas atividades fsicas


Antes de fazer uma atividade fsica, evite aplicar a insulina nas partes do corpo mais exigidas pelo exerccio. A atividade fsica pode aumentar a velocidade de absoro e a metabolizao da insulina, podendo ocasionar hipoglicemia.

Como fazer a prega cutnea


Prega cutnea uma pina que fazemos com os dedos indicador e polegar para evidenciar o tecido subcutneo auxiliando a aplicao de insulina na via correta. Para faz-la corretamente pressione o dedo indicador e levemente apie o dedo polegar, respeitando entre eles, uma distncia aproximada de dois a trs dedos.

Para esportes que envolvam mais as pernas e braos, como exemplo: basquete, natao, vlei, surfe e tnis, o local de aplicao mais indicado o abdome. Para exerccios abdominais, os locais de aplicao mais indicados so: braos, coxas ou ndegas.

Para atividades como caminhar, correr, andar de bicicleta e futebol, os locais mais indicados para aplicao so: abdome, ndegas ou braos.

A prega cutnea deve ser feita: Sempre que realizar aplicaes utilizando seringas. Quando utilizar agulhas de 8mm ou 12,7mm de comprimento realizando aplicaes com canetas. A prega cutnea dispensvel:

A insulina Glargina no tem modificao na sua absoro quando aplicada nas partes do corpo mais exigidas pela atividade fsica praticada.
74

Quando utilizar agulha de 5mm realizando aplicaes com caneta.


75

ngulo de aplicao
Quando a agulha adequada para o seu tipo corpreo, a aplicao de insulina deve ser perpendicular pele, utilizando um ngulo de 90 graus.

Como fazer o rodzio de aplicao Todas as pequenas partes, de cada regio, devem ser utilizadas. Leve em considerao o nmero de aplicaes, horrios e atividades fsicas realizadas. Para uma aplicao diria de insulina Escolha uma regio de sua preferncia e faa a aplicao cada dia em um ponto diferente da regio escolhida. Alterne os lados direito e esquerdo. Para duas ou mais aplicaes dirias de insulina Escolha e fixe uma regio diferente para cada horrio de aplicao. Aplique cada dia em um ponto diferente de cada regio nos diferentes horrios, alterne os lados direito e esquerdo de cada regio.

Rodzio de aplicao
Deve ser feito um rodzio dos pontos de aplicao de insulina, porque quando uma mesma rea utilizada muitas vezes pode ocasionar alteraes no tecido subcutneo e na pele podendo prejudicar a absoro da insulina. O rodzio para ser eficaz implica revezamento: Entre regies; Entre os lados direito e esquerdo de cada regio; Entre os diversos pontos de aplicao de cada regio. As regies indicadas para aplicao de insulina podem ser divididas em pequenas partes distintas, com distncia de dois a trs dedos entre elas, formando em mdia 7 a 10 pontos distintos em cada regio de aplicao. Use pontos diferentes da mesma regio a cada aplicao e reveze os lados direito e esquerdo. Assim, possvel realizar diversas aplicaes de insulina em uma mesma regio, sem repetir o mesmo ponto por vrios dias.
76

Regio abdominal

Regio posterior do brao

Regio superior externa das ndegas

Regio frontal e lateral das coxas

77

Assepsia
Lave e seque bem as mos.

Como proceder aps a aplicao de insulina


Aps aplicar a insulina deve-se permanecer com a agulha no subcutneo alguns segundos para garantir que toda a insulina foi aplicada.
Para aplicaes com Seringas Canetas Permanecer com a agulha no subcutneo No mnimo 5 segundos No mnimo 10 segundos*

Limpe a tampa de borracha do frasco de insulina com lcool a 70% ou BD Alcohol Swabs. Espere secar para introduzir a agulha.

*Ateno: se aps a aplicao pingar insulina da agulha, nas prximas aplicaes permanea mais tempo com a agulha no subcutneo.

No massagear o local aps a aplicao, pois pode ocasionar alterao na velocidade de absoro da insulina. No colocar bolsa de gua quente e evitar banhos muito quentes aps a aplicao, pois o calor excessivo pode alterar a velocidade de absoro da insulina. Passe lcool a 70% ou BD Alcohol Swabs com um movimento nico no local escolhido para a aplicao ou lave o local com gua e sabo. Espere secar.
78

No deixe a agulha na caneta. A agulha deve ser retirada da caneta aps cada aplicao e ser descartada. Uma nova agulha deve ser colocada na caneta no momento da prxima aplicao.
79

Riscos da reutilizao de seringas e agulhas nas aplicaes de insulina


A aplicao de insulina torna-se difcil, desconfortvel, dolorosa e com risco de infeco nos pontos de aplicao em consequncia das alteraes das agulhas e seringas reutilizadas. Nas agulhas reutilizadas ocorre: Diminuio da lubrificao: o silicone da agulha removido, dificultando o deslizamento da agulha e tornando as aplicaes dolorosas.

Alterao da ponta: com a reutilizao, a ponta da agulha adquire formato de anzol, diminuindo a capacidade de penetrao na pele e no tecido subcutneo, provocando micro traumas. Esses locais de aplicao podem sangrar tornando-se avermelhados e apresentar hematomas. As aplicaes de insulina nessas condies podem formar lipodistrofias. Quando a insulina injetada em rea de lipodistrofia pode ocorrer extravasamento no local da aplicao com perda de insulina. Isso pode causar hiperglicemia ao portador de diabetes. Observe na figura abaixo o que acontece medida que a agulha reutilizada:

Obstruo: a insulina que fica nas paredes da agulha reutilizada pode cristalizar, bloqueando a passagem adequada da insulina na prxima aplicao. A obstruo da agulha gera a necessidade de maior presso para injetar a insulina, chegando ao ponto de entupir a agulha.
80

Entrada de ar no refil da caneta de aplicao de insulina: a permanncia da agulha na caneta favorece a entrada de ar e sada de insulina, por isso deve ser removida da caneta e descartada aps o uso.

Nas seringas reutilizadas ocorre: desgaste na escala de graduao, ou seja, uma diminuio nas marcas da escala de graduao.
81

Lipodistrofia
Lipodistrofia o nome dado para as alteraes no tecido subcutneo, causando:

A lipodistrofia causada pela: Reutilizao de agulhas; Ausncia da realizao de rodzio nos pontos de aplicao.

Se voc notar alterao nas regies de aplicao, informe o seu mdico. No realize aplicaes na rea at que desaparea a alterao. Pode levar alguns meses. Reduo da sensibilidade na regio; Absoro irregular da insulina quando aplicada na rea; Alterao esttica desfigurante na regio. No aplique medicamentos nem compressas na regio.

82

A absoro da insulina quando aplicada nessas regies irregular, podendo ocorrer extravasamento no local da aplicao com perda de insulina, causando hiperglicemia ao portador de diabetes.

83

Conservao e armazenagem da insulina


Frascos e refis para canetas em reserva (lacrados): Devem ser armazenados sempre em geladeira entre 2 C a 8 C. O local mais adequado dentro da geladeira nas prateleiras do meio para baixo ou dentro da gaveta de verduras, portanto, no coloque prximo ou em contato direto com o gelo.

Conservao e armazenagem das canetas


A caneta Autopen deve ser conservada ou transportada sem agulha e com a tampa colocada. A caneta no deve ser armazenada em geladeira.

A caneta no deve ser refrigerada.

No congelar e descartar a insulina caso tenha sido congelada. A Caneta Descartvel em reserva deve ser armazenada sempre em geladeira, entre 2 C a 8 C. O local mais adequado dentro da geladeira nas prateleiras no meio para baixo ou dentro da gaveta de verduras, portanto, no coloque prximo ou em contato direto com o gelo. A caneta refrigerada deve ficar em temperatura ambiente por 1 a 2 horas antes do uso. A insulina gelada pode causar dor durante a aplicao.

Frasco e refil para caneta em uso: O frasco e o refil de insulina depois de abertos podem ficar fora da geladeira, protegidos do calor e da luz diretos, em temperatura ambiente inferior a 25 C, at o prazo determinado pelo fabricante*.

Caso o frasco ou refil de insulina em uso esteja sendo guardado na geladeira, deve ficar em temperatura ambiente por 1 a 2 horas antes do uso. A insulina gelada pode causar dor durante a aplicao.
84

A caneta em uso pode ficar fora da geladeira, protegida do calor e da luz diretos, em temperatura ambiente inferior a 25 C at o prazo determinado pelo fabricante*.

*Verifique sempre a orientao do fabricante.


85

Recomendaes para o transporte da insulina e canetas


Durante o transporte, a insulina pode ser mantida em condio no refrigerada, desde que no exposta ao calor ou frio excessivos. Se preferir, transporte-a em recipiente de isopor ou bolsa trmica e no coloque gelo.

Cuidados na aplicao de insulina


Siga a prescrio mdica quanto ao tipo, quantidade em unidades, frequncia e horrios das aplicaes de insulina. Observe a data de fabricao, aspecto e conservao da insulina. No utilize a insulina quando notar qualquer alterao em seu aspecto, como formao de flocos ou alterao na cor. Use sempre seringas e agulhas descartveis. Evite reutilizao para o seu conforto e segurana. Reveze os locais de aplicao para maior conforto e segurana.

No deixe os frascos de insulina e as canetas em lugares muito quentes, por exemplo, no porta-luvas do carro ou expostos diretamente ao sol.

Jamais faa a aplicao por cima da roupa. Faa o teste de segurana na sua caneta de aplicao conforme a orientao do fabricante, assim voc estar assegurando o funcionamento da caneta e a eliminao de bolhas de ar. Coloque a agulha sempre com a caneta na posio vertical, evitando a danificao da tampa de borracha do refil e da agulha. Coloque a agulha sempre no centro da tampa de borracha do refil para evitar vazamento da insulina. Para prevenir a entrada de ar ou o extravasamento da insulina, remova a agulha da caneta aps cada aplicao.

Leve uma quantidade adicional de insulina para ser utilizada em casos de perda ou quebra. Em algumas cidades difcil encontrar insulina, principalmente em fins de semana.

Durante viagens, alm dos cuidados j citados, mantenha a insulina na bagagem de mo, assim como todo o material para aplicao.
86 87

Descarte de materiais
Aps o uso, descarte a seringa, agulha, lanceta e tira de teste, usadas em um recipiente com paredes rgidas e com tampa. Identifique o recipiente como material contaminado ou use um coletor prprio BD Sharps Collector.

Referncias bibliogrficas
American Diabetes Association, Insulin administration. Diabetes Care 2003;26,p 121. Suplement1. BD Diabetes Sem Mistrio Conforto e segurana no preparo e na aplicao de insulina Material educativo do Centro BD de Educao em Diabetes, So Paulo, 2006. Grossi, S.A.A. Aspectos prticos da administrao de insulina com seringas, BD Teraputica em Diabetes. So Paulo, Ano 9, n 31, p 1-3, 2 semestre 2004. Oliveira, M. C. Importncia do rodzio nas aplicaes de insulina. BD Bom Dia So Paulo, n 71, p 8-9, 2004. Sanofi Aventis. Manual de Insulinizao. So Paulo. Publicao educacional, 2007. Sanofi Aventis. Sou diabtico e agora? Conhecendo o diabetes. So Paulo. Publicao educacional, 2003.

88

89

Anotaes

Vous aimerez peut-être aussi