Vous êtes sur la page 1sur 16

SOL SOL NAS CASAS ASTROLGICAS

A casa astrolgica ocupada pelo Sol no momento do nascimento indica onde temos mais necessidade de nos distinguirmos. a rea da vida onde precisamos nos separar dos comportamentos condicionados atravs da construo de nossa prpria identidade. A expresso nica do Sol depender dos aspectos que tem com os outros planetas, com o ascendente e com o MC, que deve ser levado em conta quando vamos tentar entender mais sobre nossa conexo solar. O Sol ilumina a casa em que ele est, d clareza, onde temos um conhecimento inato daqueles assuntos que ela rege. Isto no significa sucesso garantido, mas significa um conhecimento a mais, uma habilidade que vem de dentro de ns para lidarmos com aqueles assuntos. A casa do Sol uma espcie de ponto forte, pois fonte de vitalidade sempre que conseguimos realiz-la, e nosso sentido de identidade vem dela. As descries do posicionamento do Sol quase sempre so imperfeitas porque o Sol funciona de dentro para fora e assim depende mais do que a prpria pessoa faz. O conhecimento inato dos assuntos daquela casa existe mas requer aplicao. O enfoque dado ao posicionamento do Sol menos factual e mais voltado para o que pode significar para cada pessoa.

Sol na casa 1 ou no Ascendente


Quando o Sol est no ascendente, a pessoa sente que ambiente da primeira infncia apoia seus desejos e ela consegue expressar sua individualidade de maneira expontnea. H forte impulso para ser notado, respeitado e reconhecido pelos outros, alm da tendncia de se colocar como lder. essencial que se assuma a responsabilidade de revelar seu prprio caminho na vida, determinando de forma clara o que deseja obter e perseguir essa viso com persistncia e determinao. Esse posicionamento d grande carisma, magnetiza, criando um temperamento animado e dando vitalidade fsica, se no houver aspectos tensos. Geralmente persegue o sucesso pessoal mas o principal desafio cruzar o abismo entre os sonhos infantis de ser especial e importante, e o nvel real das verdadeiras realizaes, onde se nico e importante pela contribuio criativa que se d ao mundo. A pessoa sempre ela mesma, nada externo altera sua personalidade. Dificilmente algum consegue obrigla a fazer o que voc no quer por muito tempo. Quando se desenvolve bem as energias do Sol, ou seja do seu signo solar, tem a clara noo de que a sua vida depende mais de si mesma, de que s ela pode cuidar de si mesma, dando prioridade aos seus prprios desejos, indo atrs das suas prprias aspiraes. O conhecimento inato seria da preservao da individualidade.

Sol na Casa 2
As questes materiais so predominantes e a segurana financeira uma forma de definir a identidade e um canal para a auto-expresso. Porm, a transferncia das necessidades de expresso para bens materiais nunca plenamente satisfatria e a pessoa precisa buscar a riqueza interior, que pode ser refletida atravs de suas

qualidades, talentos e habilidades pessoais. Ser atravs da utilizao consciente desses recursos internos que ela poder desenvolver um senso de identidade nica e atrair os recursos materiais necessrios para a realizao de seus talentos. necessrio um esforo consciente para definir as verdadeiras necessidades e valores se sentir menos inseguro e no ficar inventariando o que tem, passando a estabelecer alvos e desejos verdadeiros a serem realizados; empregando todos os recursos, externos e internos, para atingi-los. Para isso necessrio construir uma autoafirmao genuna, sem se desviar dos esforos de desenvolvimento pessoal, seja atravs do apoio nos recursos dos outros, seja utilizando a riqueza para exercer domnio sobre as pessoas e garantir a presena da platia. A pessoa tem clareza na questo da subsistncia. Compreende a importncia do que ganhar o prprio sustento e produzir algo. Sabe que a vida no s planejar e sonhar, mas tambm realizar, deixar algo de concreto. Ela centra-se nos seus valores e distingue-se atravs deles. So eles que filtram seu comportamento, suas escolhas, seu estilo de vida.

Sol na Casa 3
Os potenciais desse Sol so revelados atravs do desenvolvimento mental, intelectual e da habilidade para se comunicar. O prazer e o estmulo para ser nico vir da troca de idias, criando preciosas perspectivas pessoais. necessrio um empenho e uma responsabilidade pessoal para que o potencial de clareza e eloqncia intelectuais se desenvolvam e a pessoa consiga iluminar conscientemente suas relaes e comunicao pessoal. A mente das pessoas com esse posicionamento de Sol tende a manifestar uma atitude cientfica, voltada explorao do mundo, embora haja uma necessidade interna, nem sempre compreendida, de se estar entendendo os processos de funcionamento da vida como um todo. O amadurecimento desse Sol requer abertura para a variedade de expresses individuais e o compartilhar daquilo que sente e sabe, seja atravs de informaes, de conhecimento ou de compresses, de si e do mundo, pois isso ser importante no s para a prpria pessoa, que ficar mais consciente de si mesmo e evitar as armadilhas da arrogncia intelectual que paralisa o crescimento, como tambm para as outras pessoas, que aprendero e crescero com essa troca. A vida para essa pessoa troca; se relacionar com o que est prximo; ver o que est ao redor, conversar com quem estiver perto, saber o que est acontecendo. Ela cr que preciso participar do mundo imediato e a sua vitalidade ampliada por ele. O interesse pelo mundo ao redor a leva cedo na vida a desenvolver a habilidade de se comunicar, de fazer uma ponte entre ela e o mundo, e a sua forma de se comunicar peculiar, tem uma marca pessoal.

Sol na Casa 4
A procura da prpria identidade passa pelas razes, pelas heranas familiares, pelos padres ancestrais e a vida em famlia. exigido da pessoa uma iluminao consciente das razes criativas atravs da investigao e integrao interiores. O Sol no Fundo do Cu precisa se diferenciar e afirmar no meio dos fortes condicionamentos infantis e das poderosas tradies familiares, de modo que ela consiga criar um espao para fincar suas prprias razes, nicas e luminosas, de modo livre e sem culpa. Com esse posicionamento h uma enorme necessidade de vida familiar e o desafio criar independncia para adquirir uma percepo do sentido e propsito da vida, do contrrio as mudanas na composio familiar e nos relacionamentos entre os membros da famlia - como filhos que crescem, pais que morrem, irmos que casam - desestruturam toda a conscincia da pessoa. Quando se

consegue libertar dos primeiros condicionamentos ou se encontra um caminho que obrigue a redefinir seu senso identidade, ento a pessoa passa a olhar para as suas razes verdadeiras - fruto da existncia de todos os seus ancestrais mas com caractersticas que s ele pode dar - e possvel olhar para as bases da infncia como o que realmente so: o bero de onde viemos com o objetivo de construirmos uma vida adulta bem sucedida e para permitir que a individualidade se desenvolva. Quando essa conscincia se forma, ento pra de gastar energia seguindo o caminho socialmente aceito ou planejado pela famlia e vai em busca do prazer do prprio caminho. A pessoa guarda um sentimento de cl e de famlia e, quando gosta de algum, aquela pessoa passa a fazer parte do seu mundo. Ela acolhe pois esse o dom que traz em si mesma; seu interior aconchegante, ela ilumina a vida ntima, privada, o convvio. Para essa pessoa, razes so importantes e por isto o lugar em que se vive no qualquer um, pois ela o torna especial.

Sol na Casa 5
na casa 5 que o Sol encontra sua melhor expresso pois a casa de sua regncia, e a busca pelo prazer, pela criao e pelo romance que desenvolve sua identidade. A criatividade artstica - sob forma intelectual, emocional ou material - so importantes para a auto-expresso e tambm um canal das energias desse Sol. Esse tipo de posicionamento solar cria emoes ardentes, intensidade e alegria de viver. importante que a pessoa possa exprimir sua criatividade, pois isso o que lhe d uma auto imagem positiva e um papel social que realmente influenciar o mundo, atravs de suas aes e tambm do seu entusiasmo. A motivao bsica faz a pessoa empreender sua aventura, a busca de satisfao pessoal. Como acaba se sobressaindo por puro entusiasmo, corre o risco de criar personagens que agradam ao pblico e ter que enfrentar o perigo de perder sua totalidade para os seus aspectos mais aceitveis. Sendo a possibilidade de desenvolver a totalidade que lhe d tanto amor vida e carisma, esconder alguns aspectos da conscincia traz conflitos e insatisfao, apagando o entusiasmo e afastando a platia, obrigando a ser mais reflexivo em suas aes. Existe uma eterna criana brincalhona com o Sol na 5 que deve aprender a ser livre e participar inteira da vida. A pessoa compreende que a vida diverso e gratificao. Ela tem o entusiasmo de uma criana dentro de si mesma, sempre em busca de um desafio, de algo para se realizar. Quer amar com entusiasmo e ser amado; sabe que na vida preciso deixar uma marca, e ela tenta deixar a sua marca. Para ela, a vida sempre precisa ser um show, e ela far que seja.

Sol na Casa 6
A direo na vida e o senso de realizao podem ser descobertos atravs do servio que presta e dos cuidados com a sade e dieta, e se dedicar a essas reas ajudar na definio de seu senso de identidade nica, pois proporcionar canais para uma expresso pessoal. O desenvolvimento de rotinas e padres de organizao podero proporcionar uma estruturao positiva e produtiva na vida. As questes psicossomticas sero ricas fontes de informao para o auto conhecimento, pois a vitalidade estar fortemente ligada integrao corpo-esprito, e a pessoa tem que aprender , mais cedo ou mais tarde, a respeitar o veculo fsico de sua existncia. O Sol na casa 6 faz com que a pessoa busque desenvolver suas habilidades e competncia de modo a ocupar um lugar ativo no mercado de trabalho e, assim, ter um sentido de valor pessoal e de distino, que propriedade de todo Sol. Porm o

objetivo desse no fazer os outros aplaudirem e sim criar luz prpria, conscincia de si, e o resultado final ser o aprendizado da arte de viver um dia aps o outro, o que poder ser feito com tanto gosto e sutileza que causar admirao. Sua grandeza est no simples, um artista do cotidiano, da rotina, das pequenas coisas, nas quais v graa e deixa a sua graa, seu humor, sua vitalidade. Brilha naquilo que faz e sabe que tem de se colocar inteiro nas suas tarefas, no seu trabalho, que ali tem de usar todos os seus recursos, suas habilidades, e tem a clareza de que o que faz, ficar.

Sol na Casa 7
O Sol na casa 7 ir se desenvolver atravs dos relacionamentos, das associaes e das parcerias, amorosas ou sociais. Participao em atividades conjuntas traz canais de expresso para a autodefinio de modo mais claro. O processo do Sol na casa 7 se inicia com o encontro de algum que serve de modelo para a prpria modelagem. Posteriormente a pessoa acrescenta as foras e qualidades inatas atravs de sua participao ativa na interao social. H o perigo da pessoa evitar o prprio desenvolvimento se escondendo atrs da identidade de outra pessoa, procurando algum grande e forte que lhe diga o que deve fazer de sua vida, como uma tentativa de viver o princpio solar atravs do outro. Mas como essa ttica se mostra sempre improdutiva e decepcionante, no consegue sobreviver muito tempo, e a pessoa acaba tendo que assumir as suas responsabilidades e enfrentar seus prprios desafios na construo dos relacionamentos. Assim a pessoa vai aprender a ser nica com a ajuda do outro, fazendo com que todos que a ele se associem fiquem maiores e mais bonitos tambm. Sua arte est nos relacionamentos e entende que ningum uma ilha, e que as pessoas tm impacto umas sobre as vidas das outras; que influi na construo do outro tanto quanto ele influi na sua. a pessoa se coloca inteiro na arena dos relacionamentos e sabe a arte da diplomacia, do desvio, mas tambm do enfrentamento. Entrando em contato com o outro encontra vrias vezes a si mesmo e consegue ver o outro com maior clareza mais do ningum.

Sol na Casa 8
Os relacionamentos que expem paixes ocultas e esbarram em emoes primrias no resolvidas, fazem parte do processo de desenvolvimento do Sol na Casa 8. A oitava casa cria um grande interesse por tudo que est oculto ou misterioso na vida. A vida se mostra de forma intensa e s vezes pode temer as percepes e sentimentos que lhe transpassam, fazendo resistir a uma intimidade mais profunda com a vida e rejeitar o prprio potencial de transformao. necessrio que se desenvolva coragem para explorar os prprios objetivos da vida, ento as tenses se dissolvero atravs da auto-expresso consciente, e os relacionamentos deixam de ser um campo de batalhas para se tornar a base para o crescimento e para o prazer, j que a necessidade de unio se transforma em intensificao positiva da vida. Para que esse Sol brilhe necessrio que a pessoa crie conscincia da nsia humana de nos reunirmos a algo maior que ns mesmos atravs do amor por outro ser humano e, com esse objetivo, aprender a se expandir e transcender seus limites emocionais que criam o separatismo e isolamento que o desvitaliza. Voc domina aquilo que profundo. Busca ver sempre o que h por dentro, onde est o mago de algo. Voc tem facilidade para descobrir coisas, pois est sempre atrs do que do que est oculto ou disfarado. Entende a arte da intimidade, dos vnculos profundos, dos quais voc no tem medo. Conhece os sentimentos mais turbulentos, as perdas, mas tambm o renascimento. Voc sempre se redescobre cada vez que morre e obrigado a

renascer. Muitas vezes, perde para poder ganhar.

Sol na Casa 9
Ao aumentar a compreenso e a perspectiva da vida, atravs de viagens, leituras ou pesquisas filosficas, o Sol na casa 9 se vitaliza e potencializa. A jornada do Sol na casa 9 atravessa diferentes grupos, religies, filosofias e estudos para criar uma viso pessoal da verdade que, ao ser compartilhada com os outros, criar seu senso de identidade e sua distino como ser nico. atravs da descoberta dos padres bsicos da vida que esse Sol ganhar inspirao e incorporar sua prpria sabedoria. Mas o que aprender em seu caminho ter que criar expresso para ser compartilhado, pois tambm ser til para os outros e s ter significado real se puder ser passado para frente. O grande aprendizado no sentido de conseguir trazer os grandes significados da vida para a realidade do aqui-agora, para que as descobertas feitas nos aspectos mais abstratos da vida possam orientar seus compromissos pessoais e iluminar a vida mais mundana. A pessoa que a vida expanso e por isso, est sempre se expandindo. Compreende que a alma precisa ir longe, pois do longnquo que volta reabastecida; sabe que no possvel ficar apenas com experincias conhecidas, pois s se cresce ao sair da rea de segurana. A vida jorra do conhecimento e ali que esse Sol vai busc-la, transitando com facilidade entre conceitos abstratos, princpios ou leis, entendendo que a vastido que tudo isso tem na vida das pessoas.

Sol na casa 10 ou no Meio do Cu


Quando o Sol ocupa a casa 10, a pessoa se volta para a carreira, para as conquistas profissionais e o status social, para construir sua identidade. Na casa 10 o Sol expressa seus potenciais na busca do reconhecimento de suas habilidades nicas. Existe muita pressa em ser admirado como algum, e a pessoa tem ambio de querer realizar seu propsito de vida rapidamente. Na luta para concretizar suas ambies, acaba desenvolvendo auto disciplina, perseverana e habilidade de concentrar sua vontade e energia para atingir a realizao e admirao. O ideal tornar-se uma pessoa centrada, expressando suas foras e qualidades de modo direcionado, pois isso que pode torn-la fonte de inspirao e de autoridade. Essa inspirao interna pode ser facilmente confundida com uma simples posio de destaque, que reluz como se fosse o resumo de um sonho, mas que apenas iluso, verdadeiro ouro de tolo". Quando esse desvio tomado, e o sentido de identidade ou de valor pessoal se prende demais a ttulos ou posies sociais, a vida da pessoa se torna limitada e a desvitaliza, fazendo-a perder o sentido da vida, se essas coisas lhe so tiradas. Em algum momento da vida, far com que a pessoa perceba que seu poder vem dela mesma e no da necessidade que tem da admirao dos outros. A pessoa entende o mundo, como ele funciona, quais so suas leis, como algum deve se comportar na esfera pblica, pois sabe que dali sempre observada. Entende intuitivamente que conquista o mundo aquele que o deseja e trabalha dia aps dia para isto, mas adaptando-se as regras do mundo tambm. Dentro de si est claro que no importa o que os seus antepassados, marido ou esposa fizeram, pois quem precisa fazer algo de significativo ele mesmo, pois quer provar algo para si mesmo; quer realizar.

Sol na Casa 11
O Sol na Casa 11 se desenvolve na participao do grupo, na busca contnua de

progresso social e cultural. A conscincia se volta para a interao entre individual e coletivo, criando grande sensibilidade aos sofrimentos injustos de homens, animais e da natureza. Isso faz com que a criatividade ao longo do tempo acabe se vinculando conscincia pblica e s solues alternativas dos conflitos do grupo. As amizades tm grande importncia para o desenvolvimento da personalidade e os esforos para construir a prpria identidade estaro vinculados s suas aspiraes e metas coletivas. importante que as pessoas com esse posicionamento solar faam um esforo consciente para estabelecer metas praticveis quando se sentem inspiradas, pois ser nesse esforo para a realizao concreta que formaro um sentido de identidade, propsito e poder. O mais importante ingrediente para a prpria realizao e a prpria cura ter uma razo para viver, criando uma funo pessoal e interiormente ditada. Esse Sol se alimenta com a esperana que tem na transformao social e na capacidade que temos de viver juntos de maneira harmnica, e tem que viver essa transformao internamente para poder mostrar como se faz. A pessoa sabe que uma das maiores riquezas da vida so os amigos e que nunca se sentir sem rumo, se tiver amigos. Ningum precisa lhe dizer que o destino de um homem no est desvinculado do de outros, pois vive os fatos e a cultura do seu tempo e com certeza participa dele. Se sintoniza tanto com o coletivo que muitas vezes personifica em sua vida o que vir, ou o que a mxima tendncia hoje, pois gosta de estar um pouco no futuro e na efervescncia do que est acontecendo agora.

Sol na Casa 12
Quando o Sol ocupa a casa 12 h um paradoxo, pois o Sol estabelece, esclarece e desenvolve uma identidade separada e nica e a casa 12 trabalha no sentido de dissolver, desestruturar e subverter as fronteiras individuais. H um conflito que requer da pessoa o desenvolvimento do sentido de identidade para alm da conscientizao normal: o ego e a vontade tem que desempenhar seu papel de servidor da alma. Na jornada da casa 12 a pessoa tem que aprender a manejar o limite sutil entre o que pessoal, individual e consciente, e o que universal, coletivo e inconsciente, e isso significa ter que gastar muito tempo consigo mesmo. Enquanto na casa 4 o inconsciente revelado atravs da famlia, e na casa 8 atravs da intimidade com o outro - as outras duas casas em que o Sol tem que mergulhar em guas inconcientes -, na casa 12 a pessoa tem que se conscientizar sozinho. Durante o processo de formao do ego, h uma luta feroz para impedir a entrada de qualquer coisa mais vaga, irracional, mstica ou transpessoal. Mas, quando chega a noite, tudo o que foi afastado da conscincia invade os espaos, e geralmente sob formas assustadoras. O resultado disso costuma tomar a forma de conflitos de identidade, doenas e um estranho e dolorido sentimento de ser rejeitado, o que acaba levando a pessoa ao isolamento e voltar sua ateno ao que ocorre em seu interior. S quando se aceita conscientemente as correntes inconscientes, buscando uma expresso criativa para essas foras, ser possvel a esse Sol a sua realizao, que implica uma coabitao entre o pessoal e o universal e uma profunda amizade entre esse Sol e seu Deus. A pessoa se dissolve no mistrio da vida, compreendendo que parte dela, e nunca perde esta noo de parte do universo. Por isto, no separa a vida em escaninhos, pois percebe que est tudo interligado e que a frente de algo pode ser os fundos de outra coisa. Sua compreenso tende a ser um pouco mais larga do que a de outras pessoas, porque abrange mais, e no algo que aparea na sua linguagem, e sim que se reflete bastante nas suas atitudes, em coisas que acaba fazendo, e muitas

vezes nem sabe por qu. Muitas vezes v o que ningum viu, e o que claro para os outros pode no ser bvio para si e vice-versa.

Sol nas casas: quando o artista voc


Vanessa Tuleski

O Sol ilumina a casa em que ele est, d clareza. Na casa em que o Sol est ns temos um conhecimento inato daqueles assuntos que ela rege. Isto no significa que teremos um sucesso garantido, e sim, que temos um conhecimento a mais, que vem de dentro de ns, para lidarmos com aqueles assuntos. A casa do Sol uma espcie de ponto forte, pois fonte de vitalidade sempre que conseguimos realiz-la. Nosso sentido de identidade vem dela.
Os posicionamentos abaixo no so descries perfeitas, at porque o Sol funciona de dentro para fora. Depende daquilo que a prpria pessoa faz. O conhecimento inato dos assuntos daquela casa existe, mas requer aplicao. O enfoque dado ao posicionamento do Sol tambm menos factual (exemplo: "Sol na casa cinco ter filhos que se destacaro") e mais voltado para o que aquele posicionamento pode significar para o indivduo. SOL NA CASA UM: Voc voc mesmo, sempre. Nada externo vai fazer voc alterar a sua personalidade. Dificilmente algum obriga voc fazer o que voc no quer por muito tempo. Se voc desenvolveu o seu Sol, tem a clara noo de que a sua vida depende de voc, de que s voc pode cuidar dela, dando prioridade aos seus prprios desejos, correndo atrs das suas aspiraes. O seu conhecimento inato seria o da preservao da individualidade. SOL NA CASA DOIS: Voc tem clareza na questo da subsistncia. Compreende a importncia do que ganhar o prprio sustento e produzir algo. Sabe que a vida no s planejar, sonhar, mas tambm realizar, deixar algo de concreto. Centra-se nos seus valores e distingue-se atravs deles. So eles que filtram seu comportamento, suas escolhas, seu estilo de vida. SOL NA CASA TRS: Vida para voc troca. se relacionar com o que est prximo. Isto o mnimo: ver o que est ao redor, conversar com quem estiver perto, saber o que est acontecendo. Voc cr que preciso participar do mundo imediato, e a sua vitalidade ampliada por ele. O interesse pelo mundo ao redor levou voc a cedo desenvolver a habilidade de se comunicar, de fazer uma ponte entre voc e o mundo. E sua forma de se comunicar, por isto, certamente peculiar, tem uma marca toda sua. SOL NA CASA QUATRO: Ningum precisa explicar a voc o sentimento de cl, de famlia. Quando gosta de algum, aquela pessoa passa a fazer parte do seu mundo. Voc a acolhe e tem este dom de acolher natural em si mesmo. Seu interior aconchegante. Voc ilumina a vida ntima, privada, o convvio. Para voc, razes so importantes e por isto o lugar em que se vive no pode ser qualquer um. Nenhum lugar que voc habite fica sendo qualquer um.

SOL NA CASA CINCO: Voc compreende mais do que ningum que a vida diverso, gratificao. Voc tem o entusiasmo de uma criana dentro de voc, sempre em busca de um desafio, de algo para se realizar. Voc quer amar com entusiasmo e ser amado. Voc sabe que na vida preciso deixar uma marca, e voc tenta deixar a sua marca. A vida precisa ser um show, e no que depender de voc, ela ser, porque a sua parte voc ir fazer. SOL NA CASA SEIS: Sua grandeza est no simples. Voc um artista do cotidiano, da rotina, das pequenas coisas, nas quais voc v graa e deixa a sua graa, seu humor, sua vitalidade. Voc brilha naquilo que faz. Voc sabe que tem de se colocar inteiro nas suas tarefas, no seu trabalho, que ali voc tem de usar todos os seus recursos, suas habilidades. Voc tem a clareza de que o que voc fez e faz o que vai ficar. SOL NA CASA SETE: Sua arte est nos relacionamentos. Voc entende que ningum uma ilha, e que as pessoas tm impacto umas sobre as vidas das outras. Que voc influi na construo do outro tanto quanto ele influiu na sua. Voc est inteiro na arena dos relacionamentos. Sabe a arte da diplomacia, do desvio, mas tambm do enfrentamento. Entrando em contato com o outro encontra vrias vezes a si mesmo. Ningum v o outro com tanta clareza quanto voc. SOL NA CASA OITO: Voc domina aquilo que profundo. Busca ver sempre o que h por dentro, onde est o mago de algo. Voc tem facilidade para descobrir coisas, pois est sempre atrs do que do que est oculto ou disfarado. Entende a arte da intimidade, dos vnculos profundos, dos quais voc no tem medo. Conhece os sentimentos mais turbulentos, as perdas, mas tambm o renascimento. Voc sempre se redescobre cada vez que morre e obrigado a renascer. Muitas vezes, perde para poder ganhar. SOL NA CASA NOVE: Voc sabe que a vida expanso e est sempre se expandindo. Compreende que a alma precisa ir longe, porque de l ela volta reabastecida. Que no possvel ficar apenas com experincias conhecidas, pois s se cresce ao sair da rea de segurana. A vida jorra do conhecimento, e voc vai beb-la na fonte. Transita com facilidade entre conceitos abstratos, princpios ou leis. Voc entende o tamanho que tudo isto tem na vida das pessoas. SOL NA CASA DEZ: Voc entende o mundo, como ele funciona, quais so suas leis, como algum deve se comportar na esfera pblica, pois de l ela sempre observada. Entende intuitivamente que conquista o mundo aquele que o deseja e trabalha dia aps dia para isto, mas adaptando-se as regras do mundo tambm. Dentro de voc est claro que no importa o que os seus antepassados fizeram, marido ou esposa fizeram, que quem precisa fazer algo de significativo voc. Voc quer provar algo para si mesmo. Quer realizar. SOL NA CASA ONZE: Voc sabe que uma das maiores riquezas da vida so os amigos: que nunca estar realmente sem eira nem beira se tiver amigos. Ningum precisa lhe dizer que o destino de um homem no est desvinculado do de outros. Voc vive os fatos e o caldo cultural do seu tempo. Com certeza voc participa dele. Est to sintonizado com o coletivo que muitas vezes voc personifica em sua vida o que vir, ou o que a mxima tendncia hoje. Voc gosta de estar um pouco no futuro e na efervescncia do que est acontecendo agora. SOL NA CASA DOZE: Voc dissolve-se no mistrio da vida, compreendendo que parte dela.

Voc nunca perde esta noo de parte do universo. Por isto, voc no separa a vida em escaninhos, pois percebe que est tudo interligado e que a frente de algo pode ser os fundos de outra coisa. Sua compreenso tende a ser um pouco mais larga do que a de outras pessoas, porque voc abarca mais. No algo que aparea na sua linguagem, e sim que se reflete bastante nas suas atitudes, em coisas que voc acaba fazendo (e que muitas vezes nem sabe por qu). Voc muitas vezes v o que ningum viu. O que claro para os outros pode no ser bvio para voc, mas o contrrio acontece tambm. O Sol nas casas representa os sectores da vida mais fortemente afectados pela expresso do potencial de fora individual. Indica como e onde os indivduos deixaro a sua marca por meio da expresso criativa e utilizao da vontade. Sol na Casa I A personalidade muito acentuada, individualista e vital; existe uma forte ambio de triunfar na vida e um desejo de poder ou autoridade. O desejo de destacar-se faz a pessoa trabalhar muito para alcanar a estima pessoal e social. Dependendo do signo em que se encontra e dos aspectos, pode destacar as qualidades mais positivas ou acentuar as negativas. Se o Sol no estiver afectado, o nativo firme, generoso e honrado. Se o aspecto for mau, pode haver arrogncia, egosmo e falta de sade. O Sol na Primeira Casa, especialmente se formar conjuno com o Ascendente, indica uma vontade firme, vitalidade abundante e intensa auto-percepo Essa posio carrega consigo uma grande iniciativa e poderes de liderana. As pessoas com essa posio no so facilmente dominadas pelas opinies ou desejos dos outros; manifestam uma forte determinao para escolher o seu prprio caminho na vida. Possuem uma viso ntida daquilo que desejam e so extremamente individualistas; tm muita energia e fortes poderes de recuperao, que as ajudam a superar doenas fsicas e aflies de qualquer natureza. A sua energia torna-as ambiciosas de sucesso e elas trabalharo muito e durante muito tempo para conseguir distino pessoal e respeito aos olhos do mundo. Para elas, extremamente necessrio sentirem-se importantese diferenciadas. Se o Sol estiver sob tenso na Primeira Casa, pode haver orgulho excessivo, egotismo, compulsividade, falsa ambio e o desejo de dominar os outros. Sol na Casa II Quando o Sol se encontra na segunda Casa, este domnio da vida deve ser enfrentado com energia; existe uma necessidade de cultivar as capacidades, os valores e os recursos pessoais a fim de conseguir um sentimento de individualidade.

Estes nativos necessitam de encontrar e definir o que para eles a segurana, em vez de confiar noutras pessoas que lhes proporcionem segurana, dinheiro ou recursos. Pode-se alcanar o sentimento do poder e da prpria dignidade por meio da aquisio de dinheiro e de posses e mediante a capacidade de administrar e organizar o mundo material. Podem ser generosos com o dinheiro; mas, normalmente, esperam em troca alguma forma de reconhecimento. Com o Sol na segunda Casa, a segurana obtm-se mediante a posse e o cultivo de atributos tais como a fora, a nobreza, a autoridade e o sentimento de ser algum em especial. As pessoas que tenham esta colocao sentir-se-o mais seguras na vida se cultivarem estas competncias, independentemente do dinheiro que tiverem no banco. O Sol na Segunda Casa indica nativos que precisam aprender a lio da responsabilidade mediante o uso correcto dos recursos materiais relacionados aos assuntos regidos pelo signo no qual o Sol se encontra. Eles devem aprender a utilizar o dinheiro e bens construtivamente, de maneira benfica vida e no simplesmente para a sua satisfao pessoal. A posio do signo oferece um importante indcio sobre a maneira como a pessoa ir adquirir e utilizar a riqueza. Por exemplo, se o Sol estiver em Gmeos na Segunda Casa, o nativo provavelmente ganhar dinheiro e gast-lo- em actividades intelectuais; se o Sol estiver em Leo na Segunda Casa, o nativo pode ganhar dinheiro com sua capacidade administrativa e gast-lo na procura das artes dramticas e esforos sociais ou romnticos. Em qualquer caso, esses nativos desejaro ganhar dinheiro, pois possuem uma forte vontade de adquirir independncia financeira. Se o Sol estiver sob tenso na Segunda Casa, os nativos podem acreditar que iro conseguir prestgio simplesmente com a riqueza. Tambm tendem a impor a sua vontade aos outros, visando o auto-enriquecimento material. Alm disso, podem esbanjar dinheiro em luxos caros para se exibirem e gratificar o ego. Sol na Casa III Estas pessoas tm uma mente desperta e facilidade para falar e comunicar as suas ideias aos outros. Agrada-lhes estudar e torna-se-lhes fcil aprender. Podem ser bons conferencistas, oradores ou escritores e ter xito em qualquer ocupao intelectual. Devem cultivar e reconhecer os seus prprios pensamentos e os seus pontos de vista. O seu momento de maior felicidade quando esto a aprender alguma coisa ou quando esto a trocar ideias e conhecimentos com outras pessoas. Necessitam de sentir que os outros os escutam e os consideram. Boas relaes com irmos e tendncia para a mobilidade fsica. Se o Sol tiver maus aspectos, os irmos podem tornar-se numa fonte de preocupaes e

as mudanas repentinas podem ser causa de fracassos. Podem existir rivalidades entre irmos ou competitividade com companheiros. O Sol na Terceira Casa indica um forte impulso para adquirir distino por intermdio do talento intelectual e realizaes mentais. Isso cria uma tendncia cientfica, um desejo de adquirir conhecimento e compreender os mecanismos interiores dos processos da vida. Devido sua curiosidade, estes nativos anseiam investigar novas coisas, especialmente sobre assuntos regidos pelo signo em que se encontra o Sol. Estes nativos tambm sentem o desejo de viajar e explorar todas as possibilidades na rea em que actuam. Irmos, irms e vizinhos geralmente desempenham um papel importante nas suas vidas. A habilidade para expressar e comunicar as suas ideias muito importante para eles. Se o Sol estiver sob tenso na Terceira Casa, pode haver arrogncia e snobismo intelectual, uma tendncia para impor as suas ideias. Sol na Casa IV Esta posio do Sol indica um forte interesse em estabelecer segurana no lar e na famlia. Os nativos com esta posio do Sol sentem orgulho da sua herana familiar e podem ter um ponto de vista aristocrtico. Desejam tornar o lar uma exposio de arte, beleza e opulncia. Naturalmente, a proporo e a forma como isso realizado dependero da riqueza e da classe social do nativo. A primeira parte da vida geralmente uma luta difcil, com prosperidade e segurana crescentes ao se aproximar do final da vida. Aqueles que tm o Sol na Quarta Casa com frequncia manifestam um grande interesse pela terra, casas, ecologia e recursos naturais. Se o Sol estiver sob tenso na Quarta Casa, pode haver um excessivo orgulho familiar, incapacidade para se relacionar bem com os pais e tendncia a dominar o cenrio domstico. Na verdade, via de regra, os nativos com esta posio desejam ser os lderes das suas famlias ou possuir algum bem que possam administrar. Sol na Casa V O Sol muito poderoso nesta Casa, uma vez que o signo que lhe corresponde Leo, o qual tem precisamente o Sol como regente. A necessidade de dar expresso ao ego vital para a sade fsica e psicolgica destas pessoas que adoecem e se deprimem caso no tenham nenhum motivo para viver. Estes nativos podem dar vazo s suas emoes e sentimentos atravs da expresso artstica, sendo esta uma posio magnfica para um artista. O Sol pode facultar xito em ocupaes ligadas ao ensino, com o teatro, o negcio dos entretenimentos e com as especulaes. O desejo de gozar a vida e a inclinao para os desportos so caractersticas destas pessoas, que possuem uma grande atraco pelo sexo oposto. As aventuras amorosas, os romances e os filhos do sentido sua vida. Estes ltimos podem proporcionar grandes alegrias.

Embora esta seja a Casa da criatividade, o Sol aqui colocado no sinal de descendncia numerosa. A necessidade de ser o centro das atenes muito forte. Mas, se o Sol tiver maus aspectos, recorre-se a maneiras manipuladoras ou exageradas para chamar a ateno. Pode existir inclinao para correr riscos; deve-se ser prudente nas especulaes e nos investimentos do patrimnio familiar. Esta posio do Sol oferece amor pela vida e uma vontade poderosa, favorvel auto-expresso criativa. Os nativos buscam o prazer e desejam ser notados e valorizados. So muito competitivos, com uma inclinao pelos desportos, msica, teatro e outras actividades artsticas. Eles projectam-se da maneira mais drstica possvel, buscando prazer e romance. Possuem temperamento radiante, feliz e atraem muitos amigos. Entretanto, s vezes, parecem ingenuamente infantis e egocntricos. Os tipos menos desenvolvidos podem ser imaturos e pouco subtis. O seu comportamento pode ser ruidoso e excessivamente teatral, como o de uma prima donna. Esses nativos com frequncia correm riscos devido autoconfiana quase cega. Amam as crianas e interessam-se activamente pelo seu desenvolvimento e educao. Contudo, se o Sol estiver num dos signos de fogo Carneiro, Leo ou Sagitrio podem ter poucos filhos ou nenhum. Os nativos com o Sol nesta posio so amantes ardentes; quando envolvidos num caso amoroso, este pode ser absorvente. Contudo, so capazes de serem leais a uma pessoa ao expressarem o seu amor; mas se o Sol estiver em Touro ou Escorpio, pode haver possessividade e cimes. Sol na Casa VI Esta no uma boa posio para o Sol, uma vez que diminui a vitalidade. A pessoa tem limitaes na altura de exprimir a sua personalidade, sente que tem de compreender e de ajudar os outros, inclusivamente sacrificando a sua individualidade. Aprender a funcionar com eficcia nos assuntos prticos refora o seu sentimento de identidade. A necessidade de estabelecer uma boa relao com o seu prprio corpo fundamental. Infelizmente para muitos. Este reconhecimento da importncia dos cuidados corporais s se torna consciente quando as consequncias do descuido e dos maus-tratos j foram demasiado longe para se manifestarem sob a forma de enfermidades. Quando o Sol est com maus aspectos, as pessoas devero ter cuidado com a sua sade de forma permanente, j que as enfermidades so frequentes e de longa durao. Tambm podem existir frustraes nas relaes quotidianas. Estas pessoas trabalham melhor em cooperao. Prestando servio aos outros encontrar-se-o a si mesmas.

Esta posio do Sol oferece uma sade delicada, exigindo ateno adequada aos hbitos alimentares. A recuperao de uma doena pode ser demorada. Aqueles que tm o Sol na Sexta Casa procuram distino no seu trabalho. Geralmente so excelentes trabalhadores, porque sentem orgulhodo que fazem. Contudo, exigem demonstraes externas de valorizao e, se essas no estiverem disponveis, tero m vontade com os seus patres e colegas e provavelmente mudaro de emprego. Os patres com esta posio do Sol podem ser exigentes e autoritrios com os seus empregados; os empregados com esta posio exigiro muitos direitos e privilgios e esperam ser notados e valorizados como iguais. Se o Sol estiver bem aspectado na Sexta Casa, a pessoa sabe intuitivamente como cuidar da sua sade e pode interessar-se por uma carreira relacionada sade, como enfermagem, farmacologia ou medicina. No ter nenhuma dificuldade para atingir posies bem remuneradas. Se o Sol estiver sob tenso, o contrrio verdadeiro, com longos perodos de desemprego. A auto-estima (e dignidade) destes nativos est intimamente ligada ao seu trabalho e aos servios que prestam. Sol na Casa VII Aqueles que tm o Sol na Stima Casa expressam o seu potencial poder em relacionamentos ntimos e pessoais. Se o Sol estiver bem aspectado, eles atrairo amigos fortes, capazes e leais. O casamento de extrema importncia nas suas vidas e se o Sol estiver bem aspectado, iro atrair parceiros fortes, leais e de afecto constante. Se o Sol estiver sob tenso, pode haver o perigo de tirania, tanto do nativo como do seu parceiro; o nativo pode tender a impor a sua vontade aos outros. Neste caso, esta posio do Sol exige que o nativo aprenda a colaborar e a respeitar a auto-expresso individual dos outros. Se o Sol no estiver sob tenso, pode haver um sucesso crescente na vida aps o casamento. Esta posio favorece a popularidade, o relacionamento com superiores e uma conduta autoconfiante. As pessoas com o Sol nesta posio so especialmente competentes em relaes pblicas e podem tornar-se bons vendedores ou organizadores. Sol na Casa VIII A posio do Sol na Oitava Casa pode significar um interesse pelos mistrios mais profundos da vida, como a morte e a sobrevivncia da conscincia aps a morte. Isso pode no estar sempre visvel nos primeiros anos de vida.

Porm, torna-se mais significativo com o passar dos anos. H um interesse no auto-aperfeioamento por intermdio da utilizao da vontade. Os nativos precisam de experimentar um nvel profundo de realidade espiritual, que transcenda as circunstncias materiais externas, estabelecendo-as na percepo do princpio do Deus Eterno, que a essncia de toda a existncia manifesta. Assim que esta conscincia for percebida, os nativos tornam-se corajosos, sabendo que, desde que se mantenham fiis aos princpios de justia, nada poder prejudicar a essncia do eu. As lies que acompanham o Sol na Oitava Casa provavelmente sero rgidas, porque as realizaes que devem ser obtidas so de carcter fundamental. Muita coisa exigida, porm, muito pode ser alcanado com esta posio. A vida pode ser um campo de batalha. Naturalmente, isso se manifestar melhor nos tipos muito evoludos. Nos assuntos mundanos, haver preocupaes com impostos, seguro, os bens dos mortos e finanas de parceiros nos negcios. Se o Sol, na Oitava Casa, estiver bem aspectado, pode indicar legados ou heranas. Contudo, se o Sol estiver sob tenso, pode haver problemas ou litgio nesses assuntos. No caso de divrcio, pode indicar o pagamento de penso alimentcia, desfavorvel aos nativos. No horscopo de uma mulher, pode significar que o marido ir esbanjar os recursos da famlia. Tambm pode haver uma tendncia a utilizar meios pouco escrupulosos ou a ter uma atitude do tipo dominar ou destruir com relao vida. O Sol na Oitava Casa algumas vezes traz o reconhecimento aps a morte, embora durante a vida a capacidade do nativo no seja aceite. Sol na Casa IX Esta posio do Sol indica um interesse dinmico em actividades espiritualistas e religiosas, expresso activamente nas reas da educao superior, da religio, da lei e da filosofia. A mente intuitiva geralmente muito desenvolvida, com frequentes lampejos de inspirao que ajudam a solucionar problemas, e vises do futuro que beiram a profecia. H um interesse por relaes exteriores e lugares distantes e suas culturas, formas de arte e tradies. Com frequncia, os nativos sentem-se atrados por viagens ao exterior; mas, se o Sol estiver num dos signos fixos Leo, Escorpio, Touro ou Aqurio , pode haver uma inclinao a permanecerem num local, a no ser que a viagem seja necessria por razes muito fortes. Se Leo estiver na cspide da Quarta Casa, os nativos podem morar num lugar longe dos seus lares da infncia. O grau de expresso da vida espiritual ir depender do teor global do mapa. Contudo, em algum nvel, existiro fortes convices morais, pelas quais os nativos guiam as suas vidas, embora essas convices possam ser intolerantes e limitadas. Com frequncia, os nativos desejam ser autoridades em algum aspecto da religio, educao, lei ou filosofia.

Via de regra, interessam-se pela ordem social mais ampla e pelas leis e tradies que a regem. Se o Sol estiver sob tenso na Nona Casa, os nativos podem tentar impor o seu ponto de vista religioso ou moral. Podem ter crenas, religiosas, excntricas, dificuldades na educao superior e problemas em pases estrangeiros ou com pessoas estrangeiras. Tambm podem ter uma conduta condescendente e moralista com as outras pessoas, o que s vezes, pode estar associado hipocrisia. Sol na Casa X Esta posio do Sol geralmente indica pessoas ambiciosas, que desejam alcanar posies de responsabilidade, poder e autoridade. Muitos polticos tm o Sol na Dcima Casa ou relacionado Dcima Casa. Os indivduos com esta posio so honrados e demonstram uma firme vontade de alcanar o sucesso. Desejam honra e reconhecimento e trabalharo muito para adquirir o conhecimento e as habilidades necessrios para atingi-los. Geralmente possuem fortes habilidades administrativas. Estes indivduos, muitas vezes, nascem em famlias de elevada posio social; assim, possuem um forte senso moral e detestam tudo o que seja degradante para a sua dignidade e respeitabilidade moral. Sentem que devem dar um bom exemplo aos outros. A palavra nobreza encaixa-se bem neles. Se o Sol estiver sob tenso nesta casa, podem existir atitudes tirnicas, um amor excessivo pelo poder e tendncia a utilizar meios pouco escrupulosos para obter e posio. Pode haver reveses, abandono de uma posio elevada e desgraa pblica se o Sol estiver sob muita tenso especialmente se a tenso for provocada por Saturno. Sol na Casa XI Esta posio do Sol proporciona interesse em amizades e actividades de grupo. H um interesse por assuntos ocultos, esforos cientficos, invenes. Se o Sol estiver bem aspectado, haver muitos amigos e os nativos sero muito estimados. Recebero ajuda de amigos poderosos e influentes. Com frequncia, h um forte impulso para obter reconhecimento por realizaes intelectuais e invenes, geralmente realizadas com a ajuda de amigos, individualmente ou em actividades de grupo. Esta posio do Sol muitas vezes proporciona a ambio de liderar grupos. A posio oferece fortes sentimentos humanitrios e um senso de fraternidade com relao dignidade humana universal. Os nativos gostam de considerar as coisas em funo das leis universais, que se aplicam imparcialmente a todos. Evitam preceitos e favoritismos. Se o Sol estiver sob tenso na Dcima Primeira Casa, pode haver tendncia a dominar amigos e conhecidos, algumas vezes, por motivos egostas.

Por isso, os nativos podem ser usados, humilhados ou desencaminhados por seus amigos, geralmente devido aos motivos ocultos dos prprios nativos, que eventualmente podem ter o efeito contrrio, pois Saturno, um planeta crmico, tambm rege esta casa. Sol na Casa XII Esta posio do Sol indica um indivduo um tanto reservado. A sua vontade est voltada para a explorao dos recursos do prprio inconsciente. Se demonstrar liderana, ser nos bastidores. Estes nativos podem ser solitrios e viver afastados de contactos humanos normais. Interessam-se por psicologia e pesquisas psquicas. Podem encontrar auto-expresso no trabalho em instituies amplas, como hospitais, asilos ou locais de retiro espiritual e fsico. Servir os outros pode proporcionar-lhes reconhecimento e realizao. Se o Sol estiver sob tenso na Dcima Segunda Casa, pode haver tendncias neurticas e excessiva timidez. Tambm pode haver o desejo de controlar os outros por meios secretos. Podem existir inclinaes medinicas, que se originam no egotismo inconsciente e do desejo de poder e reconhecimento. O nativo pode ter poderosos inimigos secretos e inconscientemente ser seu pior inimigo.

Vous aimerez peut-être aussi