Vous êtes sur la page 1sur 19

Racionalizao de Mtodos

A empresa industrial rene um conjunto de fatores de produo para produzir seus produtos e com isso, atender as necessidades do mercado, auferindo lucros nestas atividades.

Os fatores de produo so:


- materiais em geral; - mo-de-obra; - mquinas, equipamentos e ferramentas; - tecnologias; - edifcios e instalaes.

- Os fatores de produo representam aplicaes de capital e a utilizao destes fatores acarreta os custos de produo. - Se esta utilizao for irracional, os custos de produo sero elevados com desvantagens para todos (consumidores e empresa). - A complexidade da produo industrial provoca diferentes graus de irracionalidade na utilizao dos fatores de produo:

As Irracionalidades so:
- desperdcios de materiais; - produtos refugados; - paralisaes de produo; - baixa produtividade; - quebras ou avarias de mquinas e equipamentos por uso errado; - perdas de tempo de produo por outros motivos.

A Racionalizao de Mtodos deve estar presente, em todos os setores da empresa, quer como esforo administrativo, tcnicas a serem usadas, mas principalmente como atitude face aos problemas dirios.

Em sntese, a grande importncia da Racionalizao de Mtodos de:


- propiciar o uso racional dos fatores de produo; - conduzir a produo elevada e de boa qualidade; - reduzir os problemas dirios de produo; - aumentar a produtividade; - baixar os custos de produo; - reduzir a fadiga excessiva do trabalhador; - tratar as questes de trabalho com objetividade e inteligncia.

Objetivo Geral da Racionalizao de Mtodos


tornar o trabalho racional, isto , executado com inteligncia. O trabalho racionalizado conduz alta produtividade que a meta de todos, trabalhadores, empresas e nao.

Objetivos Especficos so:


- eliminar ou reduzir a perda de materiais; - reduzir os tempos das operaes produtivas; - melhorar a utilizao de mquinas, equipamentos e instalaes; - melhorar a qualidade dos produtos; - aumentar a segurana no trabalho; - substituir mo-de-obra especializada por mo-de-obra treinada; - reduzir a fadiga do trabalhador;

- eliminar os pontos de estrangulamento de produo; - eliminar as perdas de energia; - padronizar os mtodos de trabalho.

Eliminar ou Reduzir a Perda de Materiais


Na maioria das situaes, a perda de materiais resulta do mtodo de trabalho utilizado e tambm do formato do material utilizado. Neste caso, deve-se escolher a maneira de utilizar o material para evitar as sobras ou restos, procurandose uma aplicao para os mesmos. H casos em que a perda de materiais ocorre por quebra de pea em fabricao, decorrente do mtodo de execuo. Pode-se ainda, considerar perda de materiais os produtos refugados por estarem fora das especificaes, decorrentes de forma de trabalhar.

Reduo dos Tempos das Operaes Produtivas


Toda operao produtiva um conjunto de movimentos do operrio, envolvendo materiais e ferramentas, numa determinada seqncia, em um certo posto de trabalho, consumindo um certo tempo. Quando o mtodo de trabalho no racionalizado, pode-se esperar que haja um certo nmero de movimentos desnecessrios, mas que consomem tempo. A racionalizao dos mtodos de tais operaes produzir reduo do tempo pela eliminao dos movimentos inteis. As operaes produtivas passveis de grande reduo de tempo so aquelas em que a participao humana grande em relao participao mecnica.

Melhorar a Utilizao de Mquinas, Equipamentos e Instalaes Nas operaes envolvendo homens e mquinas, muito freqente o baixo ndice de utilizao da mquina, quando o mtodo no esta racionalizado. O ndice de utilizao da mquina pode ser definido como percentual de trabalho mecnico em relao ao tempo total da operao. Por exemplo: em uma operao de 60 segundos, a mquina efetivamente trabalha de 15 a 25 segundos e fica aguardando de 35 a 45 segundos a colocao de material pelo homem. Neste caso, o IUM de 25 a 42%. O objetivo de melhorar o IUM deve ser prioritrio quando, no processo produtivo houver mquinas de alto valor.

Melhorar a Qualidade dos Produtos


Este objetivo prioritrio quando a qualidade do produto depende essencialmente do mtodo do trabalho. Oportunidades maiores ocorrem nas operaes de acabamento e de embalagem. Sempre que a operao for totalmente manual, possvel melhorar a qualidade do produto pela racionalizao do mtodo de trabalho.

Aumentar a Segurana no Trabalho Os acidentes decorrem devido a existncia de Condies Inseguras e Atos Inseguros. As Condies Inseguras e os Atos Inseguros refletem mtodos irracionais de trabalho. As Condies Inseguras refere-se ao local de trabalho, isto , bancadas, ferramentas, mquinas, etc. e os atos Inseguros referem-se aos movimentos e aes do trabalhador para executar a operao. A racionalizao dos mtodos de trabalho deve eliminar as condies inseguras e permitir que a operao seja executada sem atos inseguros.

Substituir Mo-de-obra Especializada por Mo-de-obra Treinada


Um operrio especializado quando possui conhecimentos tcnicos relativos ao ramo em que trabalha. Um operrio no qualificado pode ser treinado para realizar certas operaes, desde que seus mtodos estejam padronizados. Na grande maioria das operaes industriais, possvel identificar partes complexas e partes simples. Desta forma racionalizando-se os mtodos de trabalhos dividindo-se a operao em seus componentes complexos e simples nos aspectos complexos e a mo-de-obra especializada, como o preparador de trabalho nos aspectos complexos e a mo de obra treinada ajudante nos aspectos simples.

Reduzir a Fadiga do Trabalhador


um fenmeno fisiolgico inerente ao trabalho e se manifesta com maior ou menor intensidade em funo de: - esforo despendido pelo trabalhador; - condies do ambiente de trabalho como rudos, temperatura, umidade e luminosidade; - durao da jornada de trabalho; - caractersticas do trabalho. Os mtodos de trabalho e as condies do ambiente inadequadas acarretam em excesso de fadiga, alm dos limites tolerveis, redundante em baixo rendimento dos operrios. Mtodos de trabalho bem elaborados evitam movimentos inteis e utilizando os princpios da economia de movimentos reduzem a intensidade da fadiga.
A fadiga

Eliminar os Pontos de Estrangulamento de Produo Em qualquer setor de produo ocorrem os pontos de estrangulamento ou gargalos de produo. So postos de trabalho que impedem o fluxo normal de materiais em processamento, provocando atrasos na produo. A reorganizao destes postos de trabalho como bancadas e mquinas, adequando o mtodo das operaes so objetivos da RM. Como resultado da RM, neste caso, obtem-se um balanceamento de operaes, eliminando-se os tempos de espera entre operaes.

Eliminar as Perdas de Energia


A energia de qualquer tipo. seja eltrica, vapor, combustveis, etc., representa uma parcela importante do custo industrial. Nos trabalhos em que o consumo de energia for alto, h sempre a possibilidade de reduo no consumo, relacionando-se o mtodo de trabalho.

Padronizar os Mtodos de Trabalho Este objetivo da RM fundamental porque: - facilitam o treinamento de novos operrios; - permite uma descrio de cargos mais completa; - facilita a administrao salarial; - Permitem a determinao dos Tempos Padres; - facilitam a programao e controle da produo.

Vous aimerez peut-être aussi