Vous êtes sur la page 1sur 21

Imagens Ilustrativas

Proteo Cabea
Mais segurana e qualidade no seu trabalho

[ MSA Referncia mundial de proteo cabea ]


Nossa Misso: que homens e mulheres possam trabalhar em condies seguras e que eles, suas famlias e a comunidade vivam em perfeita sade atravs do mundo.

Introduo

Aps dcadas de experincia em proteo cabea, tanto para trabalhadores industriais quanto para bombeiros, policiais, soldados e pilotos areos, a MSA tornou-se especialista e lder mundial em proteo cabea. No Brasil, tambm somos lderes. Produzimos capacetes industriais desde 1978 e somos por mais de dez anos seguidos avaliados pelo mercado e usurios como a principal marca em proteo cabea. Alm disso, a MSA oferece ao mercado uma linha completa de equipamentos de proteo individual, dentre eles proteo facial e auditiva que integrados ao capacete formam a soluo completa de proteo cabea. Com pioneirismo e determinao, a MSA contribui efetivamente para melhorar as condies de trabalho dos brasileiros, conquistando a confiana do mercado.

Capacetes Industriais

Capacetes para Bombeiros

Capacetes para Foras Especiais

Capacetes para Pilotos de helicpteros e avies em geral

Proteo Cabea Capacetes Industriais


Use a cabea, proteja sua vida
Em muitos trabalhos realizados na indstria, a proteo cabea essencial. Algo que os profissionais no podem negligenciar. Uma coliso na cabea pode resultar em srios problemas fsicos e consequentemente sociais para o indivduo podendo at ocasionar a morte dependendo da gravidade da coliso. Por esta razo, o uso de capacete um mtodo simples e eficaz para evitar ou minimizar os problemas ocasionados pelo impacto, respingos de produtos qumicos e choques eltricos ocorridos na regio da cabea. Especificar um capacete de segurana, a primeira vista, pode parecer uma tarefa fcil porm, proteger sua cabea significa proteger sua vida e isto merece muita ateno para decidir realmente qual a melhor soluo para a sua proteo.

Pontos relevantes para serem observados durante a especificao de capacetes Industriais:


Performance Em primeiro lugar, um bom capacete para uso industrial deve cumprir plenamente as exigncias das normas. No Brasil, a ABNT NBR 8221 a norma que especifica os tipos de testes e os limites que devem ser alcanados para serem aprovados. Aps comprovao do atendimento na totalidade da norma por meio de testes realizados em laboratrio credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia Normalizao e Qualidade Industrial Inmetro, emitido pelo Ministrio do Trabalho e Emprego MTE o certificado de aprovao do produto, comumente conhecido no mercado como CA. Tanto o selo do Inmetro quanto o nmero do CA, devem ser gravados de forma indelvel no casco do capacete e sua manuteno de atendimento a norma em referncia avaliada e validada frequentemente por um organismo de certificao de produto (OCP) atravs de auditoria. Durabilidade Atender plenamente as especificaes da norma mandatrio para a comercializao legal do produto no territrio nacional, porm a durabilidade est associada s caractersticas tcnicas do produto que, por sua vez, podem extrapolar as exigncias e diferenciando-se dos demais produtos aprovados. Basicamente a matria prima do capacete um polmero (plstico) entre eles, polietileno (PEAD), ABS, policarbonato (PC) - , e sua qualidade, associada a forma de armazenagem, mtodos e processos de produo da indstria fabricante do capacete, potencializam a gerao de um produto diferenciado. Conforto Um bom capacete deve exceder as questes de durabilidade e performance. essencial que o usurio sinta-se confortvel para utiliz-lo durante todo o perodo em que for submetido. O formato do casco e o encaixe da suspenso no casco e na cabea so basicamente os principais fatores que determinaro uma distribuio harmoniosa das cargas, proporcionando melhor balano e consequentemente mais conforto.

Composio do capacete
O capacete, basicamente, composto por dois componentes: casco; suspenso.

Casco

Suspenso

Soluo= Casco + Supenso

O casco a parte externa, desenvolvido em polmero que envolve a cabea. Ele deve ser rgido, leve e resistente a impactos, perfuraes e respingos de agentes qumicos. Seu formato deve ser ergonomicamente projetado para ser ao mesmo tempo seguro e confortvel para o uso dirio.

A suspenso projetada para alcanar dois objetivos: acomodar o casco devidamente sobre a cabea; ter a funo de amortecedor e, em conjunto com o casco, absorver a energia do impacto se algo atingir o capacete.

O princpio bsico de funcionamento da suspenso parecido com o princpio de suspenso de um carro que suporta a carroceria, afastando-a da roda. A suspenso dentro do capacete apia o casco isolando-o da cabea, para proporcionar a folga necessria entre o topo da cabea e o casco. Sendo assim, caso haja algum impacto no casco, a suspenso distende-se para absorver a energia do impacto dentro da rea da folga, minimizando o impacto sobre a cabea do usurio.

Integrao Muitas tarefas realizadas no ambiente industrial necessitam do uso de outros equipamentos de proteo acoplados ao capacete para proteger demais partes da cabea como a face e os ouvidos. Neste caso, to importante quanto a performance, durabilidade e conforto do capacete a associao com os acessrios. Estes tambm passam por rigorosos testes e s podem ser utilizados com o modelo de capacete com o qual foram testados e aprovados, caso contrrio no tero nenhuma legalidade e podem apresentar um desempenho comprometido.

Caractersticas extras Cada ambiente e aplicao possuem suas particularidades e isto tambm deve ser levado em considerao para decidir o modelo de capacete ideal para uso. Utilize sempre a experincia dos profissionais MSA para auxili-lo no estudo e especificaes dos produtos adequados.

Sequncia de Absoro de Impacto

1 - Quando h um impacto, o casco cede levemente, amortecendo a fora da coliso e dando a proteo parcial para sua cabea. 2 - Depois as tiras da suspenso, comprimem-se ao redor da cabea. 3 - Finalmente as tiras do casco, esticam-se para absorver a energia dentro da rea da folga. Tudo isto ocorre em cerca de 0,4s

Proteo Cabea Classificaes dos Capacetes Industriais:


Os capacetes so classificados pela norma ABNT NBR 8221 de acordo com o seu formato e capacidade de resistncia a choques eltricos.

Os capacetes submetidos e aprovados ao ensaio de rigidez dieltrica e tenso eltrica aplicada so classificados como classe B e oferecem proteo contra choques eltricos. J os modelos que por alguma razo, no antende as especificaes dos testes de tenso eltrica aplicada e rigidez dieltrica, no so destinados a trabalhos com energia eltrica e so classificados como classe A.

Exija sempre o CA do capacete para saber exatamente qual o Tipo e Classe do produto.

V-GARD

mais do que um capacete, um verdadeiro Sistema de Proteo Cabea.


Lder de mercado em capacete no Brasil, o V-GARD um dos mais reconhecidos smbolos no ambiente industrial. Este reconhecimento fruto de um grande trabalho de pesquisa e desenvolvimento, que resultou em um produto com o mais alto nvel de resistncia e conforto, que garante ao usurio a proteo adequada em distintas atividades nos vrios segmentos industriais. O casco do V-GARD rgido, leve, forte e seu formato balanceado foi ergonomicamente projetado para ser, ao mesmo tempo, seguro e confortvel para o uso dirio. Com design moderno que evidencia o V como marca registrada da MSA e, ao mesmo tempo oferece uma proteo impactos adicional no casco, est disponvel com uma grande variedade de cores e possibilidade de customizaes por meio de gravao de logomarca, integrao com outros EPIS e montagem com diferentes acessrios. A suspenso MSA produzida em poliamida de alta resistncia e banda de suor de PVC, ambas totalmente antialrgicas, completam a soluo de proteo cabea.
7

Proteo Cabea

Diferenciais MSA

Perfeita sinergia com outros EPIS


A legalidade de uso dos protetores auditivos e faciais est vinculada ao modelo de capacete ao qual o conjunto foi submetido ao teste. A MSA oferece uma linha completa de equipamentos de proteo individual que foram especialmente desenvolvidos para encaixarem perfeitamente ao capacete V-GARD.

Garantia de Qualidade
O capacete V-GARD atende com mritos todos os requisitos exigidos pela norma ABNT NBR 8221 e possui certificado de aprovao (CA) emitido pelo Ministrio do Trabalho e Emprego e certificado de conformidade Inmetro. Para garantir que os capacetes V-GARD atendam continuamente s especificaes normativas, a MSA possui uma rotina de coleta de amostras diria para realizao de todos os testes estabelecidos, inclusive simulando as condies de acondicionamento mais severas possveis. Alm dos modernos equipamentos de testes do nosso laboratrio, o monitoramento constante dos nossos processos e maquinrios, aliado ao histrico de resultados de testes coletados por mais de 10 anos, garantem a confiana na qualidade do capacete V-GARD reconhecida no mercado.

Orientado as Necessidades dos Clientes


Foco no cliente um dos princpios de atuao da MSA no mercado. Entendemos que alm de oferecer um excelente produto necessrio tambm dispor de um servio de atendimento a altura. Baseado nesta premissa, continuamente a MSA vem aumentando sua cobertura geogrfica com colaboradores e rede de distribuio qualificada visando aproximar cada vez mais seu relacionamento com os clientes para entender as suas necessidades e convertlas em solues.

Customizao
A MSA oferece a opo de personalizao do V-GARD por meio da gravao de uma logomarca especfica. As empresas que adotam o sistema de gravao, alm da criao de identidade visual diferenciada, beneficiam-se pela facilidade de identificao de seus trabalhadores. A gravao pode ser feita na parte frontal, laterais ou traseira, com imagens ou textos, conforme necessidade do cliente. Neste processo utiliza-se tintas especficas para a perfeita adeso e grande durabilidade no casco.

Capacete V-GARD Aba Frontal Lder de mercado C.A. 498 na categoria.


Tipo II - Classe B
Tem o formato de bon. A aba fica somente na parte frontal do rosto, protegendo os olhos e a face, liberando o restante da circunferncia da cabea para que o usurio tenha maior agilidade na realizao dos trabalhos.

Desenvolvido em polietileno de alta densidade, oferece resistncia, leveza e balanceamento, garatindo ao usurio a segurana e conforto necessrio para a realizao dos trabalhos dirios.

Design moderno e projetado para desviar os objetos que colidem com o casco. Oferece grande resistncia dieltrica e classificado como Classe B. Aberturas laterais (slots) para o perfeito encaixe dos kits abafadores de rudos e protetores faciais MSA.

Diversas opes de cores. Atende aos requisitos da norma ABNT NBR 8221. Certificado pelo Inmetro.

Todos os cdigos so unitrios compostos pelo casco e suspenso tipo Staz-On (Fikafirme). (Veja detalhes do modelo na seo suspenses MSA). Pedido mnimo de 20 unidades por cdigo. Para utilizao com os outros tipos de suspenses, adquira o casco e a respectiva suspenso. (Veja detalhes e especificaes dos outros modelos de suspenses na seo suspenses MSA). Vento forte ou impacto podem deslocar o capacete da cabea, neste caso, para garantir uma capacidade adicional de reteno, utilize a tira jugular. ** Para estas cores, o pedido mnimo dever ser de 60 unidades por cdigo.
10

Capacete V-GARD Aba Frontal para Mineiro Disponvel no mesmo formato, material e qualidade do consagrado C.A. 8304 V-GARD aba frontal.
Tipo II - Classe A
Permite que o mineiro tenha as duas mos livres e iluminao no seu foco de trabalho.

Equipado com suporte tamanho padro para colocao de lanterna de mineiro. Aberturas laterais (slots) para o perfeito encaixe dos kits abafadores de rudos e protetores faciais MSA.

Suporte traseiro para a acomodao do cabo da lanterna. Diversas opes de cores. Atende aos requisitos da norma ABNT NBR 8221 Certificado pelo Inmetro.

Todos os cdigos so unitrios compostos pelo casco e suspenso tipo Staz-On (Fikafirme). (Veja detalhes do modelo na seo suspenses MSA). Pedido mnimo de 20 unidades por cdigo. Para utilizao com os outros tipos de suspenses, adquira o casco e a respectiva suspenso. (Veja detalhes e especificaes dos outros modelos de suspenses na seo suspenses MSA). Vento forte ou impacto podem deslocar o capacete da cabea, neste caso, para garantir uma capacidade adicional de reteno, utilize a tira jugular. ** Para estas cores, o pedido mnimo dever ser de 60 unidades por cdigo.
11

Capacete V-GARD Aba Total Tem o formato de chapu. A C.A. 365 aba se estende por todo
Tipo I - Classe B

o contorno do casco, possibilitando maior proteo a face, ao pescoo e aos ombros, principalmente contra a queda de objetos e lquidos qumicos.

Desenvolvido em polietileno de alta densidade, oferece resistncia, leveza e balanceamento garatindo ao usurio segurana e conforto necessrio para a realizao dos trabalhos dirios. Maior proteo contra lquidos que podem escorrer pelo casco.

Oferece grande resistncia dieltrica e classificado como Classe B. Para uso nas mais diversas aplicaes industriais. Destaque nas indstrias qumica e eltrica. Diversas opes de cores Atende aos requisitos da norma ABNT NBR 8221 Certificado pelo Inmetro.

Todos os cdigos so unitrios compostos pelo casco e suspenso tipo Staz-On (Fikafirme). (Veja detalhes do modelo na seo suspenses MSA). Pedido mnimo de 20 unidades por cdigo Para utilizao com os outros tipos de suspenses, adquira o casco e a respectiva suspenso. (Veja detalhes e especificaes dos outros modelos de suspenses na seo suspenses MSA). Vento forte ou impacto podem deslocar o capacete da cabea, neste caso, para garantir uma capacidade adicional de reteno, utilize a tira jugular.

12

Capacete V-GARD Sem Aba Caractersticas idnticas C.A. 19727 ao V-GARD com aba,
Tipo III - Classe B
No possui aba por todo o permetro do casco. Isto permite maior agilidade em locais de espao reduzido e facilidades para movimentos da cabea e viso angular.

desenvolvido em polietileno de alta densidade, oferece resistncia, leveza e balanceamento, garatindo ao usurio a segurana e conforto necessrio para a realizao dos trabalhos dirios.

Opo ideal para trabalhos em altura, alta tenso e/ou espao confinado. Aberturas laterais (slots) para o perfeito encaixe dos kits abafadores de rudos MSA. Oferece grande resistncia dieltrica e classificado como Classe B. Diversas opes de cores

Atende os requisitos da norma ABNT-NBR 8221 Classe B. Fornecido com a suspenso de trs pontos com fixao catraca Fas-Trac Force, que possui jugular para garantir uma fixao adicional do casco cabea na realizao de trabalhos em altura e movimentos bruscos. Certificado pelo Inmetro.

Todos os cdigos so unitrios composto do casco e suspenso tipo Fas-trac force. Pedido de 20 unidades por cdigo. A Fas-trac force composta por suspenso mais jugular com queixeira Esta soluo permite melhor fixao do produto na cabea. Para utilizao com os outros tipo de suspenso, adquira o casco e a respectivo suspenso (veja detalhes e especificaes dos outros modelos de suspenses na seo suspenses MSA).

13

Capacete MAX T-GARD Aba Frontal Desenvolvido em C.A. 19824 policarbonato com
Tipo II - Classe B
Tem o formato de bon. A aba fica somente na parte frontal do rosto, protegendo os olhos e a face, liberando o restante da circunferncia da cabea para que o usurio tenha maior agilidade na realizao dos trabalhos e oferece maior resistncia temperatura.

design moderno que garante resistncia, leveza e correto balanceamento para as mais severas condies de trabalho industrial. Indicado para trabalhos em temperatura elevadas de at 130C.

Aberturas laterais (slots) para o perfeito encaixe dos kits abafadores de rudos MSA e Kits protetores faciais. Oferece grande resistncia dieltrica e classificado como Classe B. Disponvel nas cores branca e amarela.

Atende os requisitos da norma ABNT NBR 8221 Certificado pelo Inmetro.

(Veja detalhes do modelo na seo suspenses MSA). Pedido mnimo de 20 unidades por cdigo. Vento forte ou impacto podem deslocar o capacete da cabea, neste caso, para garantir uma capacidade adicional de reteno, utilize a tira jugular.

14

Proteo cabea Suspenses MSA


Composio da Suspenso MSA

Suspenso Staz-On (Fikafirme)

Permite o ajuste por um sistema deslizante de fcil regulagem Opes com e sem jugular.

Suspenso Fas-Trac (Tipo Catraca)

Este modelo de suspenso possui uma catraca giratria, que permite um ajuste rpido para ganho de tempo, conforto e segurana na regio da nuca. Opes com e sem jugular.

** Modelo com jugular costurada inclusa

** Modelo com jugular txtil costurada inclusa *** Modelo com jugular elstica costurada inclusa

15

Proteo cabea Suspenses MSA


Suspenso Fas-Trac Force (Trs Pontos) Suspenso One Touch

Soluo composta por suspenso tipo catraca e jugular com queixeira integrada. Capacidade de reteno adicional do capacete na cabea.

Uma grande inovao em ajuste de suspenso. Utilizando apenas uma das mos, permite de forma rpida e fcil abertura e fechamento na regio da nuca.

** Modelo com jugular com queixeira costurada inclusa

Jugular Elstica

Ajustvel com gancho. Oferece mais elasticidade na fixao do casco ao queixo do usurio. Possibilita ajuste para mais conforto.

Jugular Txtil
Ajustvel com gancho. Feita de material txtil atxico que garante reteno adicional do capacete na cabea do usurio. Possibilita ajuste para mais conforto.

O gancho usado na jugular MSA foi desenvolvido com material de grande resilincia, que permite em uma situao de risco ou sufocamento, a remoo da jugular com um movimento brusco, sem que haja qualquer comprometimento da estrutura do produto.

O gancho usado na jugular MSA foi desenvolvido com material de grande resilincia, que permite em uma situao de risco ou sufocamento, a remoo da jugular com um movimento brusco, sem que haja qualquer comprometimento da estrutura do produto.

16

Proteo cabea Acessrios MSA


Lanterna
Encaixe direto nas aberturas laterais (slots) do capacete V-GARD e MAX T-GARD. Funcionamento com quatro pilhas tamanho AA (inclusas na embalagem). Lmpada de Xenon - distribuio precisa da luz brilhante, semelhante luz do dia. Produto feito totalmente de policarbonato alta resistncia impacto.

Touca rabe - Sunshade

Com o Sunshade, trabalhadores podem realizar suas tarefas confortavelmente, sem que o calor excessivo prejudique-o. Feito de polister de grande resistncia, antialrgico e perfurado, que garante a proteo e a troca de calor. Bandana fluorescente de alta visibilidade. Elstico flexvel que permite que o acessrio fixe nos capacetes aba total e aba frontal. Clips que garantem uma fixao segura no casco do capacete. No interfere no uso com o protetor facial.

Lanterna para uso geral. No intrinsecamente segura.

Fita Refletiva

Reflete a luz que incide no capacete permitindo melhor visualizao do usurio em ambientes escuros. Fcil visualizao por diferentes ngulos. Aplicao diretamente no capacete V-GARD Aba Total, frontal, sem aba e MAX T-GARD.

Capacete Dourado

Modelo de capacete para premiaes e comemoraes. No pode ser utilizado como equipamento de proteo individual.

Sombreiro - Sunshield

Extenso de aba para ser utilizada com o capacete V-GARD Aba Frontal. Proteo extendida contra luz solar nas regies da face, pescoo e ombro. Flexvel, permite fcil montagem.

Cdigo para montagem completa de nove capacetes. Capacete no incluso no fornecimento. A adesivao dever ser feita pelo usurio, seguindo as instrues fornecidas na embalagem do produto.

Cdigo unitrio composto pelo casco e suspenso tipo Fas-trac (tipo Catraca).

17

Perguntas e Respostas Frequentes

Proteo a cabea

?
permitido utilizar o capacete MSA para a prtica de esportes radicais ou motociclismo?
No. O capacete MSA testado e aprovado segundo a norma ABNT NBR 8221 que referente ao uso de capacetes industriais. Modelos destinados para outros fins, seguem outras determinaes e normas.

A qualidade do capacete est associada a cor do capacete? Por que a MSA tem tantas cores de capacetes?
A cor no est associada a nenhuma caracterstica especial do capacete. A variedade de cores disponibilizada pela MSA para oferecer aos clientes um grande range de opes e flexibilidade. Algumas empresas fazem uma diviso interna que relaciona rea de trabalho com a cor do capacete, para facilitar a identificao. A diferena de temperatura entre cascos escuros e claros varia menos de 1C.

Qual a vida til do capacete MSA?


Todos os capacetes MSA foram desenvolvidos com alta qualidade e a matria prima utilizada confere ao produto elevada rigidez e resistncia a impacto contendo aditivo antioxidante e estabilizante luz, porm ele no dura para sempre. O tempo de vida til indefinido, j que est diretamente relacionado com: - a influncia do calor; - a influncia do frio; - a solicitao mecnica; - as influncias qumicas. O tempo de uso recomendado pela MSA do Brasil de at 5 (cinco) anos para casco e 1 (um) ano para suspenso e jugular, desde que seguidas todas as advertncias e instrues de inspeo contidas na embalagem do produto. Este um perodo com uma certa margem de segurana, onde o polmero (PEAD polietileno de alta densidade) no apresentar alteraes significativas nas suas propriedades fsico-qumicas.

34

Qual o procedimento de inspeo do capacete?


Inspecione a parte interna e externa. Procure por rachaduras, amassados, cortes, trincas e riscos. A experincia nos mostra que uma trinca mnima, com o passar do tempo ir aumentar e aprofundar. Procure as rachaduras nas quatro ranhuras que seguram a suspenso, tanto na parte interna quanto externa Se o casco estiver avariado, troque o capacete. Quando checar a parte interna, verifique se as etiquetas de especificao e advertncia esto em perfeita condies de leitura. Um dos sinais de advertncia a cor desbotada do casco mesmo depois de limpo, ou se sentir que a superfcie do casco permanece spera. Examinar o casco importante, mas ele s a metade do sistema, certifique-se de inspecionar a suspenso tambm. Procure sinais de desgaste em toda a suspenso. Procure por tiras torcidas, tiras rasgadas, desfiadas ou descosturadas. Examine os clips de plstico. So os pontos de tenso da suspenso. Procure por trincas ou pequenas quebras. O envelhecimento tambm pode afetar a suspenso fazendo deteriorar-se e enfraquecer. Isto pode ser causado por leo capilar, suor ou sujeira. Qualquer avaria na suspenso pode ser crtica e fazer com que o sistema de amortecimento no funcione corretamente. A suspenso gasta ou deteriorada, no dar a segurana necessria para o sistema. A inspeo peridica muito importante. No necessrio mais do que 1 minuto para fazer toda a verificao.

Qual procedimento devo adotar para higienizar e armazenar meu capacete?


Limpe o capacete com sabo neutro e gua morna para evitar qualquer irritao na pele. Nunca utilize solvente ou tinner para limpeza do capacete. Estes produtos podem visivelmente ou disfaradamente corromper as propriedades do capacete. Guarde sempre em locais limpos, secos e a temperatura ambiente para no comprometer a vida til do capacete. Nunca submeta o capacete presso. Sentar-se nele ou comprimir as laterais pode alterar as propriedades e capacidade de proteo.

Posso utilizar meu capacete com a aba voltada para trs?


Sempre use o capacete com a aba voltada para frente. O produto foi projetado e testado desta maneira para absorver o maior impacto possvel. Lembre-se que a tira absorvedora de suor deve estar sempre posicionada na regio da testa e a tira de nuca atrs da cabea. Utilize o V-GARD sem aba caso o modelo com aba frontal no seja apropriado para a realizao do respectivo trabalho.

Eu posso pintar meu capacete?


A pintura pode atacar e deteriorar o capacete, reduzindo o grau de proteo originalmente provido e sua vida til, portanto no recomendado pela MSA.

Eu posso furar meu capacete?


Nunca fure ou faa rasgos em seu capacete. Qualquer abertura feita no casco compromete suas propriedades mecnicas e eltricas e consequentemente sua aprovao.

35

Perguntas e Respostas Frequentes


Qual a forma correta de leitura da data de fabricao dos Capacetes MSA? Posso colocar algo entre a cabea e a suspenso, entre o casco do capacete e a suspenso ou sobre o capacete?
Um leno de cabea ou uma bandana fina no devem afetar as propriedades de absoro de impacto do capacete V-Gard da MSA, desde que esteja bem acomodado no alto da cabea. O cuidado deve ser tomado a fim de evitar acmulo de qualquer material entre a suspenso e o casco. Este espao conhecido como vo livre e necessrio para absoro da energia proveniente do impacto. Os objetos neste local podem transmitir a fora para a cabea e o pescoo, resultando em srios danos ou morte. Com relao utilizao de materiais sobre o capacete recomendamos que: No se utilize de nenhum material que possa reagir com o material do capacete, com estampas que possam desbotar e contaminar o EPI; No se utilize de nada que possa interferir no ajuste do capacete; No se utilize de nenhum material que aumente significativamente a massa do EPI ou que desbalanceie o mesmo. Importante salientar que uma das caractersticas fundamentais do capacete V-Gard que se trata de um produto com centro de massa bem definido e no cansa o pescoo do usurio. 1 - Ano de fabricao (12). 2 - Dezena da semana de fabricao (0). 3 - Unidade da semana de fabricao (8). Fabricado em semana 08 do ano 2012.
36

?
permitido utilizar suspenso de outro fornecedor no capacete MSA?
No. Por duas razes, primeiramente, o capacete uma soluo de proteo cabea composta por dois elementos, o casco e a suspenso. Para garantir a qualidade de funcionamento e segurana oferecida pela MSA, faz-se necessrio o uso do conjunto. De nada adianta ter um casco de altssima qualidade se a suspenso no oferecer o mesmo nvel. Segundo e no menos importante, devido legalidade do produto. A obteno do certificado de aprovao emitido pelo MTE e conformidade Inmetro diz respeito ao produto completo casco mais suspenso. Portanto, caso o uso no seja realizado desta maneira, o produto no estar aprovado para uso e estar totalmente descaracterizado na questo de segurana.

A data de fabricao dos capacetes MSA marcada em forma de relgio na aba dos capacetes, localizada na parte interna dos cascos. As marcaes circulares existentes consistem em trs relgios, sendo um com marcao de 3 a 12, que indica ano de fabricao, um com marcao de 0 a 5, que indica o algarismo de dezenas da semana e outro com marcao de 0 9 que indica o algarismo de unidade da semana.

O que significa o nmero at 30.000V INMETRO gravado no casco do capacete?


Para ser aprovado como classe B, o capacete passa por testes eltricos submerso em gua: - Teste de tenso aplicada: aplica-se uma tenso eltrica gradualmente at atingir o valor de 20.000V, devendo ser mantida neste patamar por 3 minutos. Ao longo desse perodo no deve haver descarga disruptiva e a corrente de fuga no pode exceder 9mA. - Teste de rigidez dieltrica: aplica-se uma tenso eltrica incrementando gradualmente at atingir o valor de 30.000V . A descarga disruptiva no deve ocorrer antes de atingir este valor. A gravao da grandeza 30.000V diz respeito ao limite que o capacete suporta sem que haja a descarga disruptiva.

Note os significados de outras informaes que tambm so gravadas no capacete MSA, tais como nmeros dos CAs e normas de ensaios para aprovao. A identificao, todavia, no interfere em nada na qualidade dos produtos. Serve para procedimentos de rastreabilidade e identificao do lote. Porm, a vida til do capacete inicia de fato quando colocado em uso pelo trabalhador em seu posto de trabalho. A MSA sugere que o prprio indivduo, ou rea competente da companhia que adquiriu o produto faa o controle da data incio de uso marcando-a no casco.

No utilize nenhum material que possa enroscar, furar e/ou danificar o capacete.

Nota: este folheto contm informaes gerais sobre os produtos de comercializao da MSA. Os equipamentos somente devem ser usados por pessoal treinado, com pleno conhecimento de usos , aplicaes e limitaes. As instrues que acompanham os equipamentos devem ser lidas e observadas. Para mais detalhes, consulte a MSA do Brasil.

MSA do Brasil Equipamentos e Instrumentos de Segurana Ltda. Av. Roberto Gordon, 138 - CEP 09990-901 - Diadema - SP Tel.: (11) 4070-5999 - Fax: (11) 4070-5990 Internet: www.msanet.com.br E-mail: vendas@msanet.com.br
BR

Equipamentos sujeitos a alteraes sem prvio aviso.


IMPRESSO: Junho/2011

REV.00 JUN/11

Vous aimerez peut-être aussi