Vous êtes sur la page 1sur 26

PEREIRA et AL (2011)

ANLISE DO NVEL DE CONFORTO ACSTICO NA BIBLIOTECA DE UMA ESCOLA PBLICA


C. A. S. Pereira, L. C. S. Silva e F. H. S. Sales Instituto Federal do Maranho, Grupo de Pesquisa em Ensino de Fsica do IFMA c4rlos.sp@gmail.com - leilacristia@gmail.com - fsales@ifma.edu.br
Artigo submetido em maio/2011 e aceito em setembro/2011

RESUMO
O presente trabalho avaliou os nveis de rudo no ambiente interno da biblioteca Tebyrea de Oliveira do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Maranho (IFMA), campus Monte Castelo, e suas influncias no desempenho de estudo dos estudantes que a freqentam. Os nveis encontrados foram comparados aos valores da norma regulamentadora que trata dos nveis de rudo para o conforto acstico.

PALAVRAS-CHAVE: Acstica, Rudos Sonoros, Biblioteca.

ENVIRONMENTAL AGENDA OF PUBLIC ADMINISTRATION - A3P: A STUDY ON THE POTENTIAL APPLICATION WITHIN SO GONALO DO AMARANTE-RN, BRAZIL ABSTRACT
This study assessed the levels of noise in the internal environment of the library Tebyrea de Oliveira of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Maranho (IFMA), Monte Castelo campus, and their influences on the performance study of students who attend. The levels found were compared with values of the regulation dealing with noise levels for acoustic comfort.

KEY-WORDS: Acoustic, Noise Sound, Library.

HOLOS, Ano 27, Vol 4

65

PEREIRA et AL (2011)

ANLISE DO NVEL DE CONFORTO ACSTICO NA BIBLIOTECA DE UMA ESCOLA PBLICA INTRODUO A biblioteca um ambiente de estudo e local onde os estudantes, quando no esto em sala de aula, passam grande parte do seu dia que por muitas vezes somente para conversar. Para assegurar a aprendizagem e a qualidade de vida necessrio que esse ambiente seja salubre e confortvel, a fim de garantir o bem estar do indivduo, sua segurana e produtividade. Reconhecer a importncia de biblioteca para o aprendizado um questionamento que constantemente se faz presente na vida do estudante e principalmente do ensino mdio nas vsperas de suas realizaes a universidade, sendo a mesma um campo de produo e conhecimento, na qual o aluno encontra a auto-imagem,auto-estima e autorealizao. As bibliotecas, de forma geral, so adaptaes de prdios existentes que passam a ter estas funes, ainda que estes resultados no sejam os melhores. Alguns arquitetam um espao que se resume basicamente em dois ambientes: o depsito de livros e o local de leitura, alm de salas secundrias [1].Tornando-se desta forma um lugar inadequado para este lugar to importante da escola, tendo a misso de servir seus usurios, oferecendo atividades de incentivo a leitura, como tambm recursos informacionais e servios de apoio aprendizagem. A realidade das bibliotecas no Brasil, que no sofreram adaptaes com o passar dos anos, na questo do isolamento acstico, e seu conforto acstico pouco estudado no Brasil. A ocorrncia de nveis elevados de rudo nos ambientes fechados se deve s fontes geradoras de rudo, s caractersticas arquitetnicas do local como volumetria, revestimentos das superfcies e sistemas de vedao; ou ento, ao rudo externo que interfere no ambiente, como por exemplo, o rudo de trfego [2]. Um dos fatores que compromete a qualidade do ambiente de estudo o rudo ocupacional excessivo. Os rudos chegam a provocar uma reduo de at 60% da produtividade por dificultar a concentrao, propiciando erros, desperdcios ou acidentes por distrao [3]. A exposio excessiva ao rudo pode comprometer outros rgos e funes do organismo, alm de causar perturbaes no sono acarretando em efeitos como irritabilidade, cansao, elevando os nveis de estresse e dificuldade de concentrao [4]. Como se sabe, o rudo acima de 45 dB no recomendado para as bibliotecas, onde este proporciona desconcentrao do seu usurio, sendo assim, o nvel de rudo pode ser um bom indicador de qualidade destes ambientes (NBR10152) [5]. Diante destas circunstncias foram realizadas medidas dos nveis de rudo a que esto submetidos os estudantes, freqentadores dirios, da biblioteca Tebyrea de Oliveira do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Maranho IFMA, campus Monte Castelo, localizado na cidade de So Lus do Maranho.

PEREIRA et AL (2011)

METODOLOGIA Os procedimentos adotados no trabalho foram: Obteno do equipamento de medio dos nveis de presso sonora. Identificao das fontes de rudo. Definio dos padres de medio adotados. Realizao de trs medies por dia, durante cinco dias. o Sendo cinco medies em cada turno: manh, tarde e noite. o Durante duas horas, cada turno, em intervalos de trinta minutos. Determinao do Nvel de Presso Sonora no interior da biblioteca. Anlise grfica dos dados tabelados. Comparao dos resultados obtidos com valores de referncia NBR 10152 Aplicao de questionrios a respeito das condies de conforto acstico oferecidas pela biblioteca. Nveis de Rudo para Conforto Acstico - NBR 10152 Dez 1987 A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), atravs da NBR-10.152, de dezembro de 1987, definiu os nveis de rudo compatveis com o conforto acstico em diversos ambientes [6]. Nos ltimos anos, os altos nveis de rudos se transformaram em uma das formas de poluio que atinge grande nmero de pessoas. A poluio sonora no se restringe apenas s regies de grande concentrao industrial. A exposio ao rudo ocupacional objeto de estudo de muitas pesquisas que visam classificar os nveis sonoros em certos ambientes de acordo com a atividade que desenvolvida neste ambiente [7]. A NBR 10152 estabelece os nveis de rudo compatveis com o conforto acstico em ambientes diversos. A Tabela 1 apresenta os nveis sonoros para conforto acstico em certas localidades:

HOLOS, Ano 27, Vol 4

67

PEREIRA et AL (2011)

Tabela 1 - Valores dB (A) para nveis de conforto acstico [5].


Locais Hospitais Apartamentos, enfermarias, Berrios, Centros cirrgicos. Laboratrio, reas para uso pblico. Servios. Escolas Bibliotecas, Salas de msica, Salas de Desenho. Salas de aula, Laboratrios. Circulao. Hotis Apartamentos. Restaurantes, Salas de Estar. Portaria, Recepo, Circulao. Residncias Dormitrios. Salas de estar. Auditrios Salas de concertos, Teatros. Salas de conferncias, Cinemas, Salas de uso mltiplo. Restaurantes Escritrios Salas de reunio. Salas de gerncia, Salas de projetos e de administrao. Salas de computadores. Salas de mecanografia. Igrejas e Templos (Cultos meditativos) dB(A) 35 45 40 50 45 55

35 45 40 50 45 55 35 45 40 50 45 55 35 45 40 50 30 40 35 45 40 50 30 40 35 45 45 65 50 60 40 50

Locais para esportes 45 60 Pavilhes fechados para espetculos e atividades esportivas a) O valor inferior da faixa representa o nvel sonoro para conforto, enquanto que o valor superior significa o nvel sonoro aceitvel para a finalidade. b) Nveis superiores aos estabelecidos nesta tabela so considerados de desconforto, sem necessariamente implicar risco de dano sade.

Neste trabalho, sero considerados apenas os nveis de conforto acstico em escolas, j que o seu objeto de estudo uma biblioteca, porm os nveis apresentados de outras localidades podem ser considerados em nvel de comparao.
HOLOS, Ano 27, Vol 4 68

PEREIRA et AL (2011)

Para a realizao deste trabalho foram realizadas medies do nvel de presso sonora no interior da biblioteca do IFMA. O decibelmetro foi o equipamento utilizado para a realizao destas medies (Figura 1)

Figura 1 - Decibelmetro digital modelo MSLN -1325 utilizado nas medidas de nveis de rudos no interior da Biblioteca. Estudo de Caso A Biblioteca Central Tebyre de Oliveira est distribuda em dois pavimentos (trreo e subsolo) cujo ambiente fornece o convvio com diferentes materiais informacionais. No ambiente trreo encontram-se a administrao da biblioteca, acervo de livros, acervo de peridicos, salo de Leitura e Xerox. O subsolo dispe de duas salas, sendo uma de estudos reservados e a outra com acervo de Monografias, Teses e Dissertaes. A Tabela 2 apresenta os elementos do acervo da biblioteca: Tabela 2 - Acervo da biblioteca.
( x ) Livros ( x ) Peridicos ( x ) Jornais ( x ) CD ROMS Quantidadede funcionrios Quantidade de computadores Quantidade de impressoras Quantidade de telefones Quantidade de usurios Quantidade de livros Quantidade de CD-ROMS HOLOS, Ano 27, Vol 4

14 17 3 3 2542 4604 ttulos 12864 exemplares 90 69

PEREIRA et AL (2011)

O desenvolvimento deste trabalho foi realizado com base no ambiente interno da biblioteca do IFMA, onde possvel constatar a presena de nveis de rudos considerveis. Com o intuito de quantificar estes nveis, foram realizadas medies durante uma semana, nos trs turnos de funcionamento da biblioteca. As medies foram feitas durante duas horas, em cada turno, divididas em intervalos de trinta minutos. As medies foram realizadas somente no salo de leitura, em um ponto central, como pode ser observado na Figura 2, que mostra a planta baixa do setor trreo da biblioteca:

Figura 2 - Planta baixa da biblioteca do IFMA Campus Monte Castelo. Caracterizao das fontes de rudo na biblioteca: Ar-condicionado. Telefone da administrao.
HOLOS, Ano 27, Vol 4 70

PEREIRA et AL (2011)

Sirene externa. Impressoras Usurios

RESULTADOS E DISCUSSES Aps a coleta, os dados foram organizados, sendo apresentados em tabelas e grficos, para facilitar a sua descrio e melhor apresentao do resultados obtidos. As tabelas foram organizadas em trs colunas referentes aos turnos da manh, tarde e noite, onde cada coluna contm os valores mnimo e mximo de cada medio de acordo com o horrio em que foi realizada. A primeira coluna de cada tabela mostra a nmero da respectiva medida, num total de cinco, referente a cada turno. Os grficos apresentam uma perspectiva de visualizao que possibilita, de forma clara, observar a faixa em que se encontram os nveis de presso sonora mensurados. Primeiro Dia A Tabela 3 apresenta os valores de nveis de rudos obtidos no primeiro dia: Tabela 3 - Medies do primeiro dia.
MANH TARDE NPS (dB) MN 1 2 3 4 5 57,1 56,5 57,8 56,5 58,5 MAX 67,8 61,5 62,6 60,7 64,1 MN 57,6 57,8 59,3 59,3 59,1 MAX 66,5 65,9 64,5 68,5 64,3 MN 61,2 57,2 61,8 57,9 57,9 MAX 69,2 61,8 65,4 70,5 64,3 NOITE

A Figura 3 mostra a relao entre valores de nveis de rudo mximo e mnimo mensurados no perodo da manh:

HOLOS, Ano 27, Vol 4

71

PEREIRA et AL (2011)

Figura 3 Relao entre valores de nveis de rudos mximo e mnimo mensurados no perodo da manh. A Figura 4 apresenta a relao entre valores mensurados no perodo da tarde:

Figura 4 - Relao entre valores de nveis de rudos mximo e mnimo mensurados no perodo da tarde. A Figura 5 mostra a relao entre valores mensurados no perodo da noite:

HOLOS, Ano 27, Vol 4

72

PEREIRA et AL (2011)

Figura 5 - Relao entre valores de nveis de rudos mximo e mnimo mensurados no perodo da noite. Neste primeiro dia, com mdia de 25 pessoas freqentando a biblioteca, foi possvel notar que os valores mensurados apresentam um padro dentro de determinadas faixas. Nos turnos da manh, tarde e noite os mnimos estiveram entre 56,5 a 60,7 dBs. Os valores mximos, nos trs turnos, apresentaram comportamento valores entre 60,5 a 70,5 dBs. Segundo Dia A Tabela 4 mostra os valores obtidos no segundo dia: Tabela 4 - Medies do segundo dia.
MANH TARDE NPS (dB) MN 1 2 3 4 5 62,4 58 57,6 58,2 55,9 MX 69,6 61,5 60,6 63,9 61,4 MN 56,7 57,1 58,6 59,4 59 MX 59,5 60,8 63,8 62,8 64,5 MN 58 57,9 57,5 58 56,9 MX 60,3 59,8 62 61,5 58,6 NOITE

A Figura 6 apresenta a relao entre valores mensurados pela manh:

HOLOS, Ano 27, Vol 4

73

PEREIRA et AL (2011)

Figura 6 - Relao entre valores de nveis de rudos mximo e mnimo mensurados no perodo da manh. A Figura 7 mostra a relao entre os valores mensurados no perodo da tarde:

Figura 7 - Relao entre valores de nveis de rudos mximo e mnimo mensurados no perodo da tarde. A Figura 8 exibe a relao entra os valores mensurados no perodo da noite:

HOLOS, Ano 27, Vol 4

74

PEREIRA et AL (2011)

Figura 8 - Relao entre valores de nveis de rudos mximo e mnimo mensurados no perodo da noite. Durante o segundo dia, houve em mdia 26 freqentadores nos horrios em que foram realizadas as medies. Os resultados se mostraram semelhantes aos do primeiro dia com relao faixa de valores apresentada. Os mnimos se mantiveram entre de 55,9 a 62,4 dBs nos trs turnos. Os mximos estiveram na faixa de valores entre 58,6 a 69,6 dBs nos perodos da manh, tarde e noite. Um detalhe importante, que foi possvel captar o nvel de presso sonora emitido pela sirene que marca a troca de horrios, dentro da biblioteca chegou a um pico de 70,4 dB. Terceiro Dia A Tabela 5 apresenta os valores das medies obtidos no terceiro dia: Tabela 5 - Medies do terceiro dia.
MANH TARDE NPS (dB) MN 1 2 3 4 5 56 57,4 58,1 57,2 58,8 MX 58,5 60,8 59,3 65,9 61,4 MN 58,2 60,6 59,4 57,1 59,3 MX 60,4 65,7 63,1 62,2 64,1 MN 58,3 60,1 59,3 58,6 57,5 MX 66,8 65,3 63,7 65,9 62,2 NOITE

HOLOS, Ano 27, Vol 4

75

PEREIRA et AL (2011)

A Figura 9 apresenta a relao entre os valores mensurados pela manh:

Figura 9 - Relao entre valores de nveis de rudos mximo e mnimo mensurados no perodo da manh. A Figura 10 mostra a relao entre os valores mensurados no perodo da tarde:

Figura 10 - Relao entre valores de nveis de rudos mximo e mnimo mensurados no perodo da tarde. A Figura 11 apresenta a relao entre os valores obtido no perodo da noite:

HOLOS, Ano 27, Vol 4

76

PEREIRA et AL (2011)

Figura 11 - Relao entre valores de nveis de rudos mximo e mnimo mensurados no perodo da noite. Com 24 pessoas, em mdia, freqentando a biblioteca durante as medies do terceiro dia, os valores obtidos apresentaram valores, em mdia a faixa de valores permaneceu idntica. Os mnimos ficaram entre 56 e 60,6 dBs, j o valores mximos entre 58,5 e 66,8 dBs. Quarto Dia A Tabela 6 apresenta os valores obtidos nas medies do quarto dia: Tabela 6 - Medies do quarto dia.
MANH TARDE NPS (dB) MN 1 2 3 4 5 58,1 56,7 56,5 57,7 58,1 MX 65,6 59,2 58,5 63,4 60,6 MN 56,9 59,9 59,3 50,7 53,3 MX 59,5 62,5 65,1 55,8 59,3 MN 55,4 54,9 56,1 57 56,1 MX 58 56,5 60,8 63,3 61,7 NOITE

A Figura 12 mostra a relao entre os valores obtidos pela manh:

HOLOS, Ano 27, Vol 4

77

PEREIRA et AL (2011)

Figura 12 - Relao entre valores de nveis de rudos mximo e mnimo mensurados no perodo da manh. A Figura 13 apresenta a relao entre os valores obtidos no perodo da tarde:

Figura 13 - Relao entre valores de nveis de rudos mximo e mnimo mensurados no perodo da tarde. A Figura 14 exibe a relao entre os valores obtidos no perodo noturno:

HOLOS, Ano 27, Vol 4

78

PEREIRA et AL (2011)

Figura 14 - Relao entre valores de nveis de rudos mximo e mnimo mensurados no perodo da noite. No penltimo dia, com 24 pessoas freqentando a biblioteca, os valores mnimos estiveram entre 50,7 e 59,9 dBs, j os valores mximos oscilaram entre 55,8 e 65,6 dBs. 3.5 Quinto Dia A Tabela 7 mostra os valores obtidos das medies no quinto dia:

Tabela 7 - Medies do quinto dia.


MANH TARDE NPS (dB) MN 1 2 3 4 5 58,6 57,2 59,4 55,6 57 MX 65,4 60,3 63,8 59,6 62 MN 56,3 57,7 56,6 58 58,1 MX 57,6 60,2 58,3 59,7 61 MN 58,1 55,3 56,8 55,1 55,6 MX 60,3 63,6 60,9 59,7 56,5 NOITE

A Figura 15 mostra a relao entre as medidas do turno matutino:

HOLOS, Ano 27, Vol 4

79

PEREIRA et AL (2011)

Figura 15 - Relao entre valores de nveis de rudos mximo e mnimo mensurados no perodo da manh. A Figura 16 apresenta a relao entre os valores obtidos no turno da tarde:

Figura 16 - Relao entre valores de nveis de rudos mximo e mnimo mensurados no perodo da tarde. A Figura 17 mostra a relao entre as medidas obtidas no perodo noturno:

HOLOS, Ano 27, Vol 4

80

PEREIRA et AL (2011)

Figura 17 - Relao entre valores de nveis de rudos mximo e mnimo mensurados no perodo da noite. No quinto dia, com 24 pessoas em mdia freqentando a biblioteca, os valores mnimos estiveram entre 55,3 e 59,4 dBs, enquanto os mximos entre 56,5 e 65,4 dB s. Observando que as faixas de valores de nveis de presso sonora se mantiveram sempre acima de 50 dBs.

Mdia Geral em cada um dos turnos das medies: Tabela 8- Mdias de cada turno durante as cinco medies.
MANH TARDE NPS (dB) MN 1 2 3 4 5 57,28 58,42 57,5 57,42 57,56 MX 63,34 63,4 61,18 61,46 62,22 MN 58,62 58,16 58,92 56,02 57,34 MX 65,94 62,28 63,1 60,44 59,36 MN 59,2 57,66 58,76 55,9 56,18 MX 66,24 60,44 64,78 60,06 60,2 NOITE

Os valores da Tabela 1 foram obtidos atravs do clculo da mdia entre valores mnimos da cada dia e tambm dos valores mximos de cada dia de acordo com o turno da medio.
HOLOS, Ano 27, Vol 4 81

PEREIRA et AL (2011)

A Figura 18 mostra as mdias dos valores obtidos nas medies realizadas no turno matutino:

Figura 18 - Relao entre valores de nveis de rudos mximo e mnimo mensurados no perodo matutino. De acordo com os valores mdios do turno matutino, observa-se na Figura 18 que os mnimos mantiveram-se na faixa de 50 a 60 dBs, durante os cinco dias de medies, enquanto os mximos mantiveram-se sempre acima de 60 dBs. Estes valores encontram-se fora da faixa estabelecida pela legislao, como mostra a Tabela 2 (seo 2.3). A Figura 19 apresenta as mdias dos valores obtidos nas medies realizadas no turno vespertino:

Figura 19 - Relao entre valores de nveis de rudos mximo e mnimo mensurados no perodo da tarde. Como mostra a figura 19, durante os perodos vespertinos as medies apresentam valores mnimos na faixa 50 a 60 dBs, j os mximos encontram-se na faixa de 59 70 dBs.

HOLOS, Ano 27, Vol 4

82

PEREIRA et AL (2011)

Ou seja, valores muito altos se comparados com os valores de referncia, como pode ser vistos na Tabela 2. A Figura 20 mostra as mdias dos valores obtidos nas medies realizadas no perodo noturno:

Figura 20 - Relao entre valores de nveis de rudos mximo e mnimo mensurados no perodo da noite. Durante o perodo da noite, as faixa de valores mnimos, assim como nos outros turnos encontra-se entre 50 e 60 dBs, enquanto que os valores mximos encontram-se na faixa de 60 70 dBs porm, com valores mais prximos de 60 dBs. Os valores medidos no perodo noturno, tambm encontram-se fora da faixa de valores aceitveis mostrado na Tabela. Comparao com os valores da NBR 10152:1987 Conforme exposto anteriormente, para desenvolvimento do trabalho, foram efetuadas medies acsticas no salo de leitura (trreo) em cada um dos turnos de funcionamento da biblioteca e, a partir dos resultados obtidos, construiu-se a Tabela 9 apresentando a mdia geral dos turnos matutino, vespertino e noturno:

HOLOS, Ano 27, Vol 4

83

PEREIRA et AL (2011)

Tabela 9 - Mdia geral em cada turno. Turno de medio Manh Tarde Noite Mdia de rudos MNIMO 57,64 57,81 57,54 MXIMO 62,32 62,22 62,34 Faixa de rudo recomendado pela ABNT 35 45

Observou-se que o local aferido excede o nvel mnimo de rudo recomendado pela NBR 10152:1987 para uma biblioteca. O valor mnimo nos perodos da manh tarde e noite excede em aproximadamente 64,7 % os nveis mnimos recomendados pela NBR 10152, enquanto o valor mximo excede em aproximadamente 38,4 % estes nveis mnimos recomendados. Com estes resultados, constatou-se que o salo de leitura necessita de intervenes emergenciais, como objetivo de melhorar as condies de conforto acstico, bem como as atividades desenvolvidas na biblioteca. Resultados dos Questionrios Paralelamente s medies, foram aplicados cerca de 60 questionrios para obter opinies dos usurios da biblioteca a respeito dos nveis de rudo. Essa etapa foi muito importante, pois os usurios praticamente desconhecem a existncia da legislao que regulamenta os nveis de conforto acstico em bibliotecas. Assim, foi possvel obter uma resposta bem natural por parte dos alunos que responderam o questionrio. Com a aplicao deste questionrio buscou-se, alm da opinio dos alunos sobre as caractersticas do ambiente interno biblioteca, avaliar se os mesmos apresentavam alguns sintomas comuns durante exposio aos elevados nveis de rudo, o que pode afetar consideravelmente o desempenho de qualquer pessoa que esteja exposta aos mesmos. Ao analisar estes resultados, tambm preciso levar em considerao a fisiologia de cada pessoa, pois as reaes ao nvel excessivo de rudo podem variar de pessoas para pessoa, fazendo com que as caractersticas apresentadas por umas no necessariamente afetaro outras, j que cada um pode responder de forma diferente aos estmulos do ambiente, apresentando um maior grau de adaptao.

HOLOS, Ano 27, Vol 4

84

PEREIRA et AL (2011)

Primeira questo A primeira questo buscou saber dos usurios o que eles acham do nvel de barulho na biblioteca. Utilizou-se aqui a palavra barulho, ao invs de rudo, pra evitar outras interpretaes acerca do objetivo almejado na pergunta. A Figura 21 apresenta o percentual das respostas da questo 1:

Figura 21 - Percentual das respostas da questo 1. De acordo como o resultado apresentado no grfico da Figura 21, possvel notar que mais da metade dos alunos, 57%, que responderam o questionrio acham que o nvel de barulho alto, enquanto que 43% responderam que acham os nveis normais. O fato das medidas terem sido obtidas em horrios especficos, sendo que os mesmos englobam desde os mais movimentados a outros em que o movimento menos intenso, justifica um considervel equilbrio nas respostas apresentadas. Segunda questo A segunda questo, em complemento primeira, buscou saber dos alunos se os nveis associados questo anterior, segundo sua concepo, eram adequados para o estudo na biblioteca. A Figura 22 mostra o percentual das respostas da questo 2:

Figura 22 - Percentual das respostas da questo 2. Ao analisar o grfico da Figura 22, tem-se que 32% acham que o ambiente adequado para o estudo, 36% no acham o ambiente adequado e 32% s vezes acham que sim e outras
HOLOS, Ano 27, Vol 4 85

PEREIRA et AL (2011)

que no. Relacionando estas informaes, concluiu-se que a maioria dos alunos desconhece a legislao sobre os nveis de conforto acstico em bibliotecas e tambm que os mesmos j esto acostumados com o barulho apresentados no ambiente interno da biblioteca. Terceira questo A terceira questo foi dividida em alguns itens e objetivou saber como os alunos se sentem quando esto freqentando a biblioteca. O principal objetivo desta questo foi verificar se os alunos apresentam algumas das caractersticas comuns s pessoas que esto expostas a determinadas faixas de rudos, tais como: falta de concentrao, dificuldades de memorizao, irritao, indisposio, insnia. Item A Este item busca avaliar o desempenho do aluno quando exposto aos nveis de rudo no ambiente da biblioteca. A Figura 23 apresenta o percentual das respostas do item A

Figura 23 - Percentual das respostas do item A. Analisando o grfico da Figura 23, possvel notar que 20% dos alunos que responderam o questionrio no sentem diminuio no desempenho dos estudos quando sujeitos aos nveis de rudo apresentados na biblioteca, 35% sempre tem o desempenho afetado de forma negativa durante a permanncia na biblioteca e 45% algumas vezes tem o desempenho dos estudos afetados e outras no. Vale ressaltar que os parmetros de anlise para o desempenho nos estudos variam muito entre cada um dos alunos. Enquanto algumas pessoas tm maior facilidade de concentrao, outras no possuem essa caracterstica, sendo diretamente afetadas pela presena de rudo excessivo.

HOLOS, Ano 27, Vol 4

86

PEREIRA et AL (2011)

Item B

Este item pretende questionar o aluno em relao ao processo de memorizao ou fixao do contedo estudo. A Figura 24 mostra o percentual das respostas do item B:

Figura 24 - Percentual das respostas do item B. Pode-se notar, pelo grfico da Figura 24, que 25% no possuem dificuldade de memorizao, 23% sempre tem dificuldade e 52% apresentam dificuldades de memorizao algumas vezes e outra no. Os resultados deste item podem ser justificados pelas mesmas razes do item A, pois cada pessoa apresenta uma fisiologia diferente o que pode diminuir os efeitos do rudo e no permitir que este interfira na sua memorizao e ou assimilao. Item C Este item analisa um dos mais importantes fatores que interfere no processo de aprendizagem, que a concentrao: A Figura 25 apresenta o percentual das respostas do item C:

Figura 25 - Percentual das respostas do item C. Nota-se, pelo grfico da Figura 25, que apenas 10% dos alunos nunca sentem falta de concentrao, 45% sempre tem sua concentrao afetada pelos nveis de rudo mesurados e outros 45% s vezes sentem-se afetados e outras no. A concentrao importante, e preocupa o fato de que esta seja prejudicada em um ambiente onde deveria ser prioridade.
HOLOS, Ano 27, Vol 4 87

PEREIRA et AL (2011)

Item D

Este item procurou abordar os alunos sobre a irritao, que uma das caractersticas causadas pela presena dos elevados nveis de rudo. A Figura 26 mostra o percentual das respostas do item D:

Figura 26 - Percentual das respostas do item D. Como possvel observar no grfico da Figura 26, 12% dos alunos entrevistados, sentem algum tipo de irritao sempre que freqentam a biblioteca, 42% s vezes sentem e 46% nunca ficam irritados devido aos nveis de rudos apresentados na biblioteca. Item E Este item trata sobre a indisposio, outro fator relevante que afeta diretamente a aprendizagem adequada do aluno. A Figura 27 apresenta o percentual das respostas do item E:

Figura 27 - Percentual das respostas do item E. Segundo as informaes coletadas no grfico da Figura 27, 17% dos alunos sempre apresentam indisposio quando submetidos ao barulho presente na biblioteca, 38% dos alunos s vezes ficam indispostos e 45% alegam no sentir indisposio devido ao barulho na biblioteca. Item F O item F apresenta os resultados sobre insnia, outra caracterstica de quem est sujeito exposio de nveis excessivos de rudos.
HOLOS, Ano 27, Vol 4 88

PEREIRA et AL (2011)

A Figura 28 mostra o percentual das respostas do item F: Figura 28 - Percentual das respostas do item F.

Os elevados nveis de rudo tambm interferem no sistema fisiolgico das pessoas causando insnia. Quando submetidos a excessivos nveis de barulho esta caracterstica manifesta-se. Observando o grfico da Figura 28, 55% dos alunos que responderam o questionrio no apresentam insnia devido ao excesso de rudo, 35% s vezes apresentam insnia e 10% alegam que sempre sentem insnia.

CONSIDERAES FINAIS Aps a coleta e anlise dos dados obtidos, fica evidente que apesar dos altos nveis de rudos observados, as preocupaes dos responsveis pela manuteno da salubridade, ou seja, do conforto adequado neste ambiente, ainda incipiente. Assim, fica evidente que o ambiente da biblioteca Tebyrea de Oliveira avaliado no se encontra em condies apropriadas para garantir o conforto acstico de seus usurios. Existem tambm interferncias, devido falta de tratamento acstico, de fatores externos, tais como: sirene de alerta da troca de horrios de aulas, porta de acesso, telefone e de ar-condicionado. Enfim, o que realmente sobressai a falta de conscientizao dos freqentadores deste recinto, fato que pode ser justificado pela ausncia de campanhas permanentes em favor do silncio, o que leva infelizmente a resultados aqum dos desejados em comparao com os resultados recomendados pela NRB 10152 para os nveis de conforto acstico. Este trabalho foi uma ferramenta mais de anlise do que de controle, pois o barulho permanece, podendo ser subsdios para estudos de novas metodologias de controle e implantao de aes que busquem minimizar os impactos do rudo ocupacional. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. MILANESI, Luis. O que Biblioteca. Editora Brasiliense. 9 Ed. So Paulo. p. 111. 2. LEITE, Jos Yvan Pereira, et al. Nvel de Rudo - Uma Medida de Qualidade nas Bibliotecas. Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental. Trabalhos tcnicos. Rio de Janeiro, ABES, 1997, p.9 Mapas, Tab.
HOLOS, Ano 27, Vol 4 89

PEREIRA et AL (2011)

3. SILVESTRE, Maria Rosa, Aproximao relao carga/desgaste no processo de trabalho odontolgico. Monografia - UNB. Braslia. 1992. p. 11-15 4. RIOS, A. N. Efeito do Rudo Tardio na Audio e na Qualidade do Sono em Indivduos Expostos a Nveis Elevados. Ribeiro Preto, 2003. Dissertao (Mestrado). Faculdade de Medicina da USP/Ribeiro Preto. 5. NBR10152-Nveis de rudo para conforto acstico - ABNT. 1987 6. MOTA, Suetnio. Introduo a Engenharia Ambiental :Poluio Sonora.Disponvel em: http://www.analgesi.co.cc/html/t33335.html. Acesso em: 17 jun. 2011 7. FERNANDES, J.C. - O Rudo Ambiental: Seus Efeitos e seu Controle - Apostila do Departamento de Engenharia Mecnica da UNESP - Campus de Bauru, 1994.

HOLOS, Ano 27, Vol 4

90

Vous aimerez peut-être aussi