Vous êtes sur la page 1sur 16

02.09.

2009 Direito Ambiental - Fabiano Melo

1. PRINCPIOS DO DIREITO AMBIENTAL 1.1. MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE DIREITO FUNDAMENTAL EQUILIBRADO COMO UM

1.2. PRINCPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL 1.3. PRINCPIO DA SOLIDARIEDADE INTERGERACIONAL E DA EQUIDADE NO ACESSO AOS RECURSOS NATURAIS 1.4. PRINCPIO PRIVADA DA FUNO SCIO-AMBIENTAL DA PROPRIEDADE

1.5. PRINCPIO DA PREVENO 1.6. PRINCPIO DA PRECAUO 1.7. PRINCPIO DO POLUIDOR PAGADOR (PPP); 1.8. PRINCPIO DO USURIO PAGADOR 1.9. PRINCPIO DEMOCRTICO Este se desdobra em 3:
A) Princpio da informao (...)

B) Princpio da participao comunitria: Desdobra-se principalmente em trs aspectos:


i. Administrativo a populao vai poder participar da formulao das

polticas pblicas ambientais; o que ocorre, por exemplo, com os Conselhos de Meio Ambiente (CONAMA nacional -, CONSEMA estadual -, Conselho municipal). S pode efetuar o licenciamento ambiental o ente federativo que possua um conselho de meio ambiente, com carter deliberativo (no meramente consultivo, opinativo), ou seja, vai poder tomar decises.
Audincia pblica a possibilidade do rgo ambiental de levar as

informaes populao e receber as opinies, questionamentos, crticas da populao. A audincia pblica normalmente aparece no

EIA/RIMA (necessrio toda atividade com significativo impacto ambiental). Se a audincia for requisitada e no for realizada, implicar nulidade da licena ambiental. Comentrio ao EIA/RIMA: o rgo ambiental competente abre a possibilidade do Ministrio Pblico e dos entes da sociedade civil de comentarem o estudo por escrito.
Consulta pblica mais abrangente que a audincia pblica. Pode

ocorrer, pblica, consulta consulta

por exemplo, via internet. Quanto a lei pede audincia ela deve ser realizada no podendo ser substituda por pblica sob pena de nulidade da licena ambiental. A pblica tem maior carter de liberalidade.

S pode efetuar o licenciamento ambiental o ente federativo que possua um conselho de meio ambiente com carter deliberativo. O conselho do meio ambiente no pode ser consultivo (que meramente opinativo). Tem que ter carter deliberativo porque o conselho deve ter poder de deciso. Os conselhos so normalmente paritrios.

ii. Judicial Ao civil pblica ministrio pblico; Ao popular legitimidade de qualquer do povo;

Mandado de segurana coletivo;


ADIN includa por alguns autores.

iii. Legislativo a participao popular pode ocorrer por meio de

referendo, iniciativa popular de lei e plebiscito.

C) Princpio da Educao Ambiental.


i. Previso legal: art. 225, 1, VI, CF. promover a educao ambiental em

todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica par a preservao do meio ambiente.


ii. Regulamentado pela lei 9.795/99 esta criou a poltica nacional de

educao ambiental.

iii. Quanto se fala em todos os nveis de ensino, a educao ambiental deve ocorrer em nvel formal. o principio da educao ambiental que vai convergir nos anteriores. iv. Quando temos educao ambiental temos cidado consciente que ter praticas ambientais responsveis, adquirindo produtos ambientalmente responsveis, por exemplo.
v. Ex.: declarao de Estocolmo de 1.972: indispensvel um trabalho de

educao em questes ambientais visando tanto as geraes jovens como aos adultos (...)
vi. O Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade, dentre as

suas obrigaes institucionais encontra-se a educao ambiental, o que se encontra expresso em sua lei de criao ( uma autarquia). Ele veio para conservar as unidades de conservao no mbito federal.

D) Princpio Da Ubiqidade (Princpio Da Varivel Ambiental Processo Decisrio Das Polticas De Desenvolvimento)

No

Ubiqidade colocar a questo ambiental no epicentro dos direitos humanos. O que significa que qualquer poltica pblica, qualquer deciso, plano, deve contemplar, obrigatoriamente, a questo ambiental. Todas as decises projetos, e polticas pblicas devem contemplar a questo ambiental (varivel ambiental).

Ex.: PPA (plano plurianual), LDO (lei de diretrizes oramentrias). Este princpio tambm se encontra na Declarao do Rio (princpio

17). EIA/RIMA: a que faz a avaliao ambiental, que deve ser feita antes da avaliao econmica. O EIA/RIMA instrumento por excelncia de avaliao dos impactos ambientais no ordenamento jurdico brasileiro. verificao da varivel ambiental.

Avaliao Ambiental Estratgica a elaborao de planos, programas e projetos governamentais (poucos livros mencionam esse instrumento). Neste no se avalia um projeto singular, mas um conjunto de atividades, de projetos (planos, programas e projetos governamentais). Ex.: PAC.

AAE x EIA/RIMA Quando tenho o estudo prvio de impacto ambiental (EIA/RIMA), tenho um empreendimento. Fao o estudo para aquele empreendimento que se pretende realizar, individualmente considerado.

Os impactos so totalmente diversos quando temos um e quanto temos vrios projetos.1

E) Princpio Do Controle Do Poluidor Pelo Poder Pblico:

Base legal: art. 225, 1, V, CF.


V - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;

uma obrigao do poder pblico controlar as atividades do poluidor. i.


ii.

Esse princpio se efetiva por meio de: Licenciamento ambiental deve submeter ao rgo pblico seus projetos quando ter meios de mitigar os impactos ambientais; Poder de polcia ambiental segue a mesma lgica do poder de polcia administrativo; em essncia preventivo; Envia-se, ento, um terceiro independente para verificar o cumprimento do que foi pactuado, da licena. Ex.: concesso para explorao de florestas sem prejuzo do exerccio do poder de polcia, o poder pblico seleciona uma auditoria independente para verificar o cumprimento do que se encontra no contrato administrativo. Lei 11.284/06 a gesto de florestas pblicas para a produo sustentvel. Diz que poder explorar mediante processo licitatrio, certame, modalidade concorrncia, podendo auditar os locais (auditoria florestal). Essa auditoria feita por entidades da sociedade civil, ou seja, ONGs. Esta ter certificao do INMETRO e poder auditar.

iii. Auditorias ambientais quando o projeto j est em andamento.

i. ii.
iii.

Art. 225, 1, I, CF: Controlar a produo de energia nuclear; Comercializao, emprego de tcnicas e mtodos de biotecnologia; E substncias agrotxicos;

Assunto importante para procuradoria federal.

iv.

Que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.

F) Princpio da Cooperao: o princpio 2 da Declarao do Rio/92. Cooperar agir conjuntamente.

Este princpio pode ser visto em dois aspectos: um internacional e outro interno, nacional.
i.

Internacional os impactos ambientais so transnacionais, no se circunscrevendo s fronteiras de um pas. Ex.: argentina e Uruguai esto peleando: o segundo tem uma fbrica de celulose, cujos impactos ambientais so sentidos na argentina; chuva cida no norte dos EUA e afetavam o Canad.
Interno neste a cooperao figura de duas formas: (i) a

cooperao entre poder pblico e sociedade civil e o (ii) federalismo cooperativo (art. 23, CF) todos os entes da federao tem o dever de proteo ao meio ambiente (todos tm competncia administrativa para cooperar na proteo ambiental).

A declarao do Rio tem vrios princpios: n 2, 5 e 7.

Art. 77 da lei 9.605/98 o princpio da cooperao tem abrangncia normativa infraconstitucional (cooperao do Brasil matria penal ambiental).

CONSTITUIO E O MEIO AMBIENTE A CF/88 a primeira a abordar, a usar a terminologia meio ambiente e criar todo um captulo para ele o art. 225, CF. , sem dvida, um dos mais importantes textos normativos internacionais sobre o meio ambiente.

1. CONCEITO LEGAL DE MEIO AMBIENTE:

Meio ambiente o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem qumica, fsica e biolgica que permite a briga e rege a vida em todas as suas formas. (art. 3, I, lei 6.938/81)

Quando o conceito diz lei, no se refere a lei jurdica, mas lei sob o aspecto tcnico. Este um conceito abrangente de meio ambiente, haja vista conter elementos biticos e abiticos;
i. ii.

Bitico tudo o que tem vida; ex.: flora e fauna; Abiticos aquilo que no tem vida; ex.: gua, solo, condies atmosfricas. Biota conjunto de seres vivos em uma determinada regio.

iii.

Parte da doutrina critica esse conceito dizendo-o amplo demais. Mas de qualquer sorte ele fundamental para efetiva compreenso de meio ambiente. Do conceito de meio ambiente.

2. CLASSIFICAO DO MEIO AMBIENTE:


Construo doutrinria albergada pelo STF e STJ. RESP 725.257/MG.

No se pode confundir meio ambiente com recursos naturais, ou haver equivocada restrio do conceito.

2.1.

NATURAL Est previsto no art. 225 da CF. Os recursos ambientais constam do art. 3, V, lei 6.935/81 ex.: atmosfera, guas interiores, superficiais, subterrneas, esturios (transio de dois biomas; ex.: estuariano lagunar de Canania e Iguape em SP), mar territorial, solo, subsolo, elementos da biosfera, fauna e flora.
a. Biticos flora, fauna; b. Abiticos solo, subsolo, atmosfera.

2.2.

ARTIFICIAL alguns chamam de construdo. onde h interveno antrpica (interveno antrpica = interveno humana); diferentemente do meio ambiente natural que no construdo. a. Ambiente urbano:
i.

Espaos abertos ex.: praas, parques, ruas, etc.

ii.

Espaos fechados ex.: escolas, museus, teatro, etc.

OBS.: H autores que dizem que o meio ambiente artificial pode ser rural tambm, mas ele o urbano constante do art. 182 e 183 da CF (direito urbanstico)

2.3.

CULTURAL o patrimnio cultural, artstico, etnogrfico; este protegido no art. 216 da CF. So formas de proteo ao patrimnio (art. 216, 1 da CF/88): tombamento, registro (por excelncia a forma de proteo do patrimnio imaterial), inventrio (ainda no esta regulamentado, mas feito, por exemplo, o levantamento, o inventario para relacionar os bens que guarnecem um determinado local), vigilncia ( instituto que aparece no tombamento dec. 25 -, e nada mais do que o poder de polcia, verificando se o sujeito est cumprindo com a conservao), desapropriao (ex.; Curitiba usou a desapropriao para proteger uma regio do centro da cidade).
a. Patrimnio material o tombamento de imveis (Dec. 25/37) uma

forma de proteo do meio ambiente cultural;


o

IPHAN instituto do patrimnio histrico artstico nacional.

b. Patrimnio imaterial

o O registro o instrumento de proteo do patrimnio imaterial.


o

O patrimnio imaterial so as danas, comidas, expresses folclricas, etc. hoje registrado, por exemplo, o acaraj, o queijo minas, o samba, frevo.

2.4.

DO TRABALHO art. 200, VIII, CF. a. Urbano; b. Rural. SUS VIII - colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

A proteo do meio ambiente est relacionada com a boa qualidade de vida. Art. 7, XXII, CF. faz meno a normas de sade, higiene e segurana (manifestao do meio ambiente do trabalho). No meio

ambiente do trabalho h a preocupao com o obreiro, o trabalhador em si. No s o que sai da fbrica, mas o que acontece l dentro tambm, por exemplo, gases, resduos, rudos, questo econmica.

OBS.: O art. 225, CF pode ser dividido da seguinte forma (Jos Afonso da Silva): i. Norma matriz:
o

Caput todos tem direito ecologicamente equilibrado.

um

meio

ambiente

ii.

Norma de efetivao (norma de garantia):


o

1 norma de garantia da norma matriz, garantindo sua efetivao.

iii.

Normas especficas:
o

2 ao 6.

3. ESTUDO DO ART. 225, CF/88: Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

3.1.

Pronome indefinido todos englobam brasileiros e estrangeiros que residem no Brasil.

Os citados acima tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Com esse pronome indefinido surgem dois problemas:
o

O estrangeiro que est em trnsito no Brasil englobado por este pronome;

o O padro de leitura do art. 225 antropocentrismo; ocorre que os animais tambm so passveis de proteo, caminhando, aos poucos, portanto, para o biocentrismo.
H doutrinadores, em leitura que comea a ganhar fora (mas ainda

minoritria), dizendo que a fauna poderia estar albergada no pronome indefinido todos; uma leitura biocntrica.

3.2.

Todos tm direito Quando se diz todos tem direito, criou-se um direito pblico subjetivo oponvel erga omnes. Esse direito no exclusivamente contra o Estado, pode ser oponvel, tambm, contra outro particular (um particular pode ajuizar ao popular contra outro particular para proteger o meio ambiente).

3.3.

Meio ambiente ecologicamente equilibrado um meio ambiente com sade, salubridade, higidez, sem poluio. Na viso antropocntrica no se trata somente do meio ambiente em si, mas o meio ambiente para a sade humana, para a qualidade de vida. Quando se fala em tutela imediata pela leitura antropocntrica da sadia qualidade de vida. por isso que em seguida fala-se em sadia qualidade de vida. A floresta em torno do homem.

3.4.

Bem de uso comum do povo Em verdade o tratamento jurdico dado pelo direito civil e pelo direito administrativo no suficiente para resolver o problema do bem de uso comum do povo. A disciplina do direito civil e administrativo no se aplica s caractersticas do meio ambiente, por duas razes:
(i)

A responsabilidade por danos causados ao meio ambiente no exclusiva do Estado, mas atribui-se qualquer um que praticar atos lesivos (inclusive particulares). No se permite a desafetao. No possvel, por exemplo, desafetar o meio ambiente para alienao.

(ii)

Quando se fala em bem de uso comum refere-se responsabilidade

pelos possveis danos. O que pode ser causado por particulares ou pelo poder pblico, e quem causou o dano ser responsabilizado. O meio ambiente inaproprivel, no se aplicando, ento o direito civil.

Conceito: bem de uso comum do povo do art. 225 significa que um

bem jurdico autnomo de interesse pblico. O bem jurdico autnomo pode ser visto de duas formas:
i.

Microbem a parte corprea do meio ambiente. Refere-se fauna, flora, recursos hdricos, solo. Estes podem ser apropriados. o corpo do meio ambiente. Macrobem neste caso ele (i) incorpreo, (ii) inaproprivel ( um bem difuso), (iii) indisponvel (ningum pode abrir mo do meio ambiente ecologicamente equilibrado), (iv) indivisvel (todas as propriedades tm proteo ambiental), (v) imaterial. a alma do meio ambiente.
o

ii.

Posso tutelar o meio ambiente pelo aspecto do microbem (aspecto da fauna, flora, solo, recurso hdrico, etc.); quando tutelo especificamente um desses componentes tutelo o microbem. a tutela do aspecto pontual.

o Posso, por outro lado, tutelar o macrobem. Ex.: um navio que derrama leo na baa da Guanabara, afeta a fauna marinha, as aves, os pescadores, tudo. Neste caso o dano ambiental alcanou o meio ambiente enquanto macrobem. O dinheiro adquirido com a indenizao vai para um fundo de meio ambiente. a tutela de todo um conceito, um meio. o Ex.: tenho uma floresta na minha propriedade rural.Na propriedade tenho uma 1 camada, que a propriedade particular ou pblica; na 2 camada tenho o macrobem ambiental. O uso da propriedade rural no pode afetar a 2 camada. A manuteno da reserva legal e da APP o uso da propriedade utilizando a propriedade particular, mas tambm o meio ambiente ecologicamente equilibrado.
o o

Ex.: na Amaznia legal preciso preservar 80% do espao. A proteo dos microbens acarreta proteo do macrobem.

3.5.

Impondo-se ao Poder Pblico O meio ambiente bem difuso; observando interesses meta

individuais. O poder pblico no proprietrio do meio ambiente, mas mero gestor.

Ao poder pblico cabe a incolumidade do meio ambiente. Ou seja, a

incolumidade do meio ambiente: no poluir, no degradar, no ter intervenes que coloque em risco o meio ambiente. Se houver degradao, cabe ao poder pblico restaur-lo. a que entra, ento a parte seguinte: 3.6. E coletividade o deve rde defende-lo e preserv-lo
3.7.

Para as presentes e futuras geraes A CF criou um sujeito de direito indeterminado, que ainda no nasceu: as presentes e futuras geraes.

OBS.: PRESERVAR X CONSERVAR. As leis at 2000 no diferenciam preservao e conservao. Porem a partir de 2000 houve mudana com a lei 9.985/00. Preservar = manter o meio ambiente intocado, usando-o somente de forma indireta. Ex.: pesquisa cientfica, visitao. Temos reas de preservao hoje em dia, como parques ecolgicos. Conservar = compatibilizar o desenvolvimento de atividades econmicas e a proteo ao meio ambiente. De um lado atividades econmicas, de outro a proteo do meio ambiente. H reas de proteo ambiental, como a APA na serra da Mantiqueira, de Petrpolis. Temos as duas lgicas hoje.

4. ESTUDO DO 1 DO ART. 225, CF: 4.1. 1 - Poder pblico


4.2.

Inciso I preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais.


Processos ecolgicos essenciais so aqueles que garantem o

funcionamento dos ecossistemas e contribuem para a salubridade, a higidez do meio ambiente.

Segundo Jos Afonso da Silva processos ecolgicos essenciais

como aqueles governados, sustentados ou intensamente afeados pelos ecossistemas, sendo indispensveis produo de alimentos, sade, e a outros aspectos da sobrevivncia humana e do desenvolvimento sustentado
Prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas: manejo =

interveno humana; deve ela ser racional, sustentvel.


Manejo ecolgico das espcies significa lidar com elas de maneira

a conserv-las, e, se possvel, recuper-las. A extino de espcies coloca em risco o equilbrio da biodiversidade.


Manejo ecolgico dos ecossistemas cuidar do equilbrio das

relaes entre a comunidade bitica e seu habitat. realizar a gesto adequada dos ecossistemas, mantendo-os integralmente protegidos. Ecossistema = local fsico e seu habitat.

4.3.

Inciso II preservar a diversidade e integridade do patrimnio gentico do pas e fiscalizar as entidades dedicadas a pesquisa e manipulao de material gentico.
Patrimnio gentico o conjunto de seres que habitam o planeta,

incluindo os seres microorganismos.

humanos,

os

animais,

os

vegetais

os

So as unidades funcionais genticas do ser humano, da fauna, da flora. O patrimnio gentico est ligado biodiversidade.
Biodiversidade: a variedade dos seres que compem a vida na

Terra. Biotecnologia este assunto foi regulamentado pela lei 11.105/05 e fiscalizar as entidades dedicadas a pesquisa e manipulao de material gentico.

4.4.

Inciso III definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo;:
Espaos territoriais especialmente protegidos em sentido amplo:

i. ii. iii.

Unidades de conservao lei 9.985/00; ex.: parque nacional; Reserva legal florestal art. 16 do Cdigo Florestal; rea de preservao permanente (APP) art. 2 e 3 do Cdigo Florestal; Servido ambiental art. 9-A da lei 6.938/81; Tombamento; Etc.

iv.

v. vi.

Quando se fala em espaos territoriais especialmente protegidos em

sentido amplo inclui toda aquela classificao. O governo sempre interpretou que se tratavam somente das unidades de conservao. Mas o STF, na ADI 3540 interpretou que quando se fala em espaos territoriais ambientalmente protegidos, posso incluir todas as demais espcies acima mencionadas. Ele, portanto, ampliou o conceito. A constituio de SP diz que a desapropriao para criar unidades de conservao tambm tem um espao territorial ambientalmente protegido.
Quando crio um espao territorial ambientalmente protegido, s

posso alterar esse espao mediante lei especfica. criado por ato do poder pblico que pode ser mero decreto. Mas a reduo, diminuio, desafetao, somente por lei especfica.

4.5.

Inciso IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade;
O

pressuposto para realizao de estudo prvio de impacto ambiental a significativa degradao ambiental EIA/RIMA. Quando tenho uma atividade que causa grande degradao ambiental, tenho obrigatoriamente de realizar o EIA/RIMA.
No eia/rima se resguarda exclusivamente o sigilo industrial. O

restante todo deve ser publicado.

4.6. Inciso V 4.7. Inciso VI educao ambiental.

4.8.

Inciso VII proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade. Este o inciso biocentrico.
Funo ecolgica as prticas que colocam em risco a funo

ecolgica ou que possam gerar a extino de espcies:


i.

Caa profissional proibido terminantemente em alguns estados como SP; Pesca clandestina com explosivos; Introduo de espcies exticas ou aliengenas a segunda maior causa de perda de biodiversidade, perdendo somente para o desmatamento, a introduo de espcimes aliengenas aqui porque no h predador.

ii.
iii.

As leis estaduais do RN, RS, RJ que autorizaram brigas de galo e

foram declaradas inconstitucionais por tratamento cruel. ADI 3.776.


No que diz respeito farra do boi, houve discusso dizendo que era

uma prtica cultural, mas por outro lado atenta contra o art. 225, 1, VII. poca prevalece que a farra do boi forma de crueldade contra os animais. RE 153.531.

Vous aimerez peut-être aussi