Vous êtes sur la page 1sur 24

EDUCAO AMBIENTAL

EDUCAO AMBIENTAL

Educao ambiental se constitui numa forma abrangente de educao, que se prope atingir todos os cidados, atravs de um processo participativo permanente que procura incutir uma conscincia crtica sobre a problemtica ambiental, compreendendo-se como crtica a capacidade de captar a gnese e a evoluo de problemas ambientais. O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve incio com um mnimo de interferncia nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte presso exercida sobre os recursos naturais. Atualmente, so comuns a contaminao dos cursos d gua, a poluio atmosfrica, a devastao das florestas, alm de muitas outras formas de agresso ao meio ambiente. Dentro deste contexto, clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relao natureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentvel (processo que assegura uma gesto responsvel dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das geraes futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das geraes atuais), a compatibilizao de prticas econmicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto qualidade de vida de todos. A empresa possui compromisso com o Meio Ambiente, pois entende-se que a viabilidade de seu negcio est relacionada diretamente ela, e preocupa-se com a conscientizao ambiental de seus colaboradores. Sendo assim, este Manual visa sensibilizar e informar para a importncia da utilizao racional dos recursos naturais, tanto por questes de preservao ambiental quanto econmicas, pois as normas e aes contidas neste Manual no devem se restringir somente ao local de trabalho, mas estender-se para a comunidade e nossa casa, assim estaro sendo formados novos agentes de combate ao desperdcio.

LIXO

Manual dos 3 Rs

Conceito Reciclagem Reduo Reutilizao

LIXO A partir da Revoluo Industrial, as fbricas comearam a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado, aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resduos gerados nas reas urbanas. O homem passou a viver ento a era dos descartveis em que a maior parte dos produtos desde guardanapos de papel e latas de refrigerante, at computadores so inutilizados e jogados fora com enorme rapidez. Ao mesmo tempo, o crescimento acelerado das metrpoles fez com que as reas disponveis para colocar o lixo se tornassem escassas. A sujeira acumulada no ambiente aumentou a poluio do solo, das guas e piorou as condies de sade das populaes em todo o mundo, especialmente nas regies menos desenvolvidas. At hoje, no Brasil, a maior parte dos resduos recolhidos nos centros urbanos simplesmente jogada sem qualquer cuidado em depsitos existentes nas periferias das cidades. A questo : o que fazer com tanto lixo? Felizmente, o homem tem a seu favor vrias solues para dispor de forma correta, sem acarretar prejuzos ao ambiente e sade pblica. O ideal, no entanto, seria que todos ns evitssemos o acmulo de detritos, diminuindo o desperdcio de materiais e o consumo excessivo de embalagens. Nos ltimos anos, nota-se uma tendncia mundial em reaproveitar cada vez mais os produtos jogados no lixo para fabricao de novos objetos, atravs dos processos de reciclagem, o que representa economia de matria prima e de energia fornecidas pela natureza. Assim, o conceito de lixo tende a ser modificado, podendo ser entendido como "coisas que podem ser teis e aproveitveis pelo homem". A palavra lixo, derivada do termo latim lix, significa "cinza". No dicionrio, ela definida como sujeira, imundice, coisa ou coisas inteis, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem tcnica, sinnimo de resduos slidos e representado por materiais descartados pelas atividades humanas. Desde os tempos mais remotos at meados do sculo XVIII, quando surgiram as primeiras indstrias na Europa, o lixo era produzido em pequena quantidade e constitudo essencialmente de sobras de alimentos.

Atualmente, a produo de resduos inerente condio humana. Cada pessoa produz cerca de 300 quilos por ano e como um processo inexorvel, tornou-se um problema de difcil resposta, que exige a reeducao e comprometimento do cidado. Afinal nem todos sabem o que acontece com o lixo depois que jogado na lixeira, ou o que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente. O que vamos fazer diante desse processo, pois no h como no produzir lixo. Porm, podemos diminuir essa produo reduzindo o desperdcio, reutilizando sempre que possvel e separando os materiais reciclveis para a coleta seletiva.

O NOSSO LIXO LUXO Mais de 50% do que chamamos lixo e que formar os chamados "lixes" composto de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. O lixo caro, gasta energia, leva tempo para se decompor e demanda muito espao. Mas o lixo s permanecer um problema se no dermos a ele um tratamento adequado. Por mais complexa e sofisticada que seja uma sociedade, ela faz parte da natureza. preciso rever os valores que esto norteando o nosso modelo de desenvolvimento e, antes de se falar em lixo, preciso reciclar nosso modo de viver, produzir, consumir e descartar. Qualquer iniciativa neste sentido dever absorver, praticar e divulgar os conceitos complementares de REDUO, REUTILIZAO e RECICLAGEM.

REDUZIR A melhor forma de resolver um problema constante, como o caso dos resduos, a de evitar o seu aparecimento. Se cada vez que um problema surgir nos limitarmos a procurar medidas para resolv-lo, ento estaremos contribuindo para a perpetuao da situao. Isto por que se h como resolver o problema, inconscientemente as pessoas no iro reunir esforos suficientes para evit-lo.

Uma das atitudes para reduzir a quantidade de lixo gerado utilizando produtos fabricados de forma diferente, ou prolongando o tempo de vida til do produto. Costuma-se, por exemplo, utilizar copos descartveis em festas, escritrios ou mesmo em casa. muito difcil o mesmo copo ser reutilizado, por ser justamente descartvel. Deve-se preferir o uso de materiais mais durveis, como o vidro ou a porcelana. Algumas atitudes de reduo na fonte: Utilizar recursos no descartveis para anotaes de recados. Por exemplo, substituir papis por lousa ou quadro negro; Levar embalagens e recipientes de casa para fazer compras, evitando inmeras sacolas plsticas no lixo. Procure levar carrinho, daqueles utilizados para ir feira; Embalagens: ao comprar qualquer produto, no utilize vrias embalagens (caixa + sacolinha + embrulho + sacolo + fitinha + etc). No desperdice! Optar por produtos a granel e alimentos frescos, evitando embalagens desnecessrias; Verificar o uso excessivo de papel higinico ou guardanapos; Substituir os guardanapos de papel pelos de pano; Preferncia a certos produtos em relao a outros como: lmpadas de baixo consumo (fluorescentes) que so oito vezes mais durveis que as incandescentes; cartuchos de impressora recarregveis; produtos de embalagens reciclveis; produtos de embalagens retornveis; Planejar bem suas compras para no haver desperdcio; Evitar desperdcios tambm na hora de preparar as refeies (existem receitas, como tortas e sopas, que so feitas com sobras de alimentos antes do consumo. Por exemplo, talos e ramos de verduras) Alm de reduzir a quantidade de lixo gerado, deve-se buscar a reduo da qualidade do lixo a ser descartado, pois muitas substncias utilizadas na fabricao de

alguns produtos podem causar impactos ambientais graves, tendo conseqncia tambm para a sade humana. A embalagem e a composio de certos produtos devem conter o mnimo de toxicidade. Podemos reduzir significativamente a quantidade de lixo quando se consome menos e de maneira mais eficiente, sempre racionalizando o uso de materiais e de produtos no nosso dia-a-dia. A ttulo de exemplo, possvel editar e revisar documentos na tela do computador, antes de recorrer a cpias impressas; obter fotocpias em frente e verso; economizar gua, luz, gs, combustvel do automvel, alimentos, etc. necessrio adotar atitudes para minimizar a produo de resduos, a partir da adoo de pequenas prticas.

REUTILIZAR O desperdcio uma forma irracional de utilizar os recursos e diversos produtos podem ser reutilizados antes de serem descartados, podendo ser usados na funo original ou criando novas formas de utilizao. Exemplificando: podemos utilizar os dois lados do papel, confeccionar blocos para rascunhos com papel escritos ou impressos em apenas um dos lados; reutilizar envelopes e clipes; reutilizar latas, sacos e embalagens plsticas para vasilhames, e at mesmo brinquedos; triturar restos de materiais e entulhos de construo para reutiliz-los em construes simples.

RECICLAR o termo usado quando re-feito, por indstrias especializadas, o produto de origem industrial, artesanal e agrcola, que foi usado e descartado ao fim de seu ciclo de produo e utilizao. A reciclagem vm sendo mais usada a partir de 1970, quando se acentuou a preocupao ambiental, em funo do racionamento de matrias-primas. importante que as empresas se convenam no ser mais possvel desperdiar e acumular de forma poluente materiais potencialmente reciclveis. Cerca de 50% de todo material

descartado como lixo pode ser recuperado como matria-prima, sendo reutilizado na fabricao de um novo produto. Quando pensamos na questo do lixo, o mais difcil de equacionar, e o que vai demandar maior pesquisa, a destinao. Afinal de que adianta separar se no conhecemos o processo como um todo? Para onde vai o nosso lixo depois que o lixeiro passa? O que fazer com o lixo separado? O que eu posso fazer? Essas so as perguntas que precedem qualquer iniciativa relativa ao lixo. Elas devem ser o fio condutor de uma proposta de logstica. Afinal, se queremos participar devemos conhecer a fundo todo o processo.

O QUE COLETA SELETIVA

Coleta seletiva de lixo um processo educacional e social que se baseia no recolhimento de materiais potencialmente reciclveis (papis, plsticos, vidros, metais) previamente separados na origem. Esses materiais, aps seu beneficiamento enfardamento e acmulo para comercializao, so vendidos s indstrias recicladoras, que os transformam em novos materiais. A reciclagem parte do processo de reaproveitamento do lixo, protegendo o meio ambiente e a sade da populao. Para que haja uma otimizao da reciclagem, necessrio trabalhar a comunidade com a coleta seletiva de lixo. Um programa de coleta seletiva de lixo parte de um sistema amplo de gesto integrada do lixo slido que contemple tambm a coleta regular e disposio final adequada dos resduos inaptos para reciclagem (materiais txicos). A coleta seletiva de lixo no uma atividade lucrativa do ponto de vista de retorno financeiro imediato. No entanto, fundamental considerar os ganhos ambientais e sociais, que so bastante expressivos. A coleta seletiva parte integrante e fundamental de um projeto de reciclagem e, quando bem gerenciada, contribuir decisivamente para aumentar a eficcia na reciclagem.

CONHEA O QUE RECICLVEL E O QUE AINDA NO RECICLVEL


PAPEL RECICLVEL PAPEL AINDA NO RECICLVEL

Caixa de Papelo,Jornal, Revista, Impressos em geral, Fotocpias, Rascunhos, Envelopes, Papel timbrado, Papel sanitrio, Papel carbono, Embalagens longa-vida, Cartes, Papel Fotografias, Fitas adesivas Stencil,Tocos de fax, Folhas de caderno, Formulrios de cigarro de computador, Aparas de papel, Copos descartveis, Papel vegetal, Papel toalha e guardanapo VIDRO RECICLVEL VIDRO AINDA NO RECICLVEL

Garrafas de bebidas alcolicas e no alcolicas, bem como seus cacos. Frascos em geral (molhos, condimentos, remdios, perfumes e produtos de limpeza); ampolas de remdios. Potes de produtos alimentcios
METAL RECICLVEL Latas de alumnio (cerveja e refrigerante) Sucatas de reformas . Lata de folha de flandres (lata de leo, salsicha e outros enlatados) Tampinhas, arames, pregos e parafusos. Objetos de cobre, alumnio, bronze, ferro, chumbo ou zinco Canos e tubos PLSTICO RECICLVEL Embalagens de refrigerantes, de materiais de limpeza, de alimentos diversos. Copos plsticos. Canos e tubos. Sacos plsticos. Embalagens Tetrapak (misturas de papel, plstico e metal) Embalagens de biscoito

Espelhos, vidros de janelas, box de banheiro, lmpadas incandescentes e fluorescentes, cristais. Utenslios de vidro temperado. Vidros de automveis. Tubos e vlvulas de televiso Cermica, porcelana, pirex e marinex
METAL AINDA NO RECICLVEL

Clipes e grampos Esponjas de ao

PLSTICO AINDA NO RECICLVEL

Ebonite (cabos de panelas, tomadas)

O TEMPO DE DEGRADAO DOS MATERIAIS A relao de materiais e os seus respectivos tempos de degradao no meio ambiente nem sempre ocorrem conforme os tempos informados nas tabelas. Isso ocorre por uma razo muito bvia: a degradao dos materiais ocorre em funo de uma combinao de fatores, tais como: temperatura, teor de umidade, Ph do meio, luminosidade, presso atmosfrica, disponibilidade de oxignio, dentre outros. Portanto, devemos considerar sob que condies os materiais esto submetidos. Considerando que as condies do meio so diferentes, o tempo de degradao ser diferente. Diante de tantas variveis existentes, fica difcil estabelecer tempo de degradao dos materiais. Porm, pode-se ter uma estimativa generalizada.

TEMPO DE DECOMPOSIO DO MATERIAIS


Material
Jornais Embalagens de Papel Casca de Frutas Guardanapos de papel Pontas de cigarro Fsforo Chicletes Nylon Sacos e copos plsticos Latas de alumnio Tampas de garrafas

Tempo
2 a 6 semanas 1 a 4 meses 3 meses 3 meses 2 anos 2 anos 5 anos 30 a 40 anos 200 a 450 anos 100 a 500 anos 100 a 500 anos

Pilhas Garrafas e frascos de vidro ou plstico

100 a 500 anos 4.000 anos

A COLETA SELETIVA DE LIXO VIABILIZA A RECICLAGEM

A coleta seletiva de lixo parte fundamental no processo de reciclagem de lixo. RECICLAR tornou-se muito importante por dois grandes motivos: 1 - Preserva o meio ambiente, diminuindo a quantidade de material enterrado ou jogado a cu aberto, evitando a poluio do ar, terra e gua, minimizando a retirada de recursos naturais que, em vrios casos, no so renovveis ou so de difcil renovao (ex: petrleo). 2 - Torna menor o custo da produo de outros materiais, se comparado com o da produo originada diretamente da matria-prima virgem.

MATERIAL

PAPIS

VIDROS

METAIS

PLSTICOS

50 kg de papel reciclado poupa Praticamente o corte de uma no produz rvore de resduos. eucalipto de 6 Economiza 30% anos de idade e de energia, se Economia economiza 70% comparado ao feita a partir de energia, se gasto na de material comparado ao produo a gasto na partir da produo a matria-prima partir da virgem. matria-prima virgem.

Evita a retirada de 5 toneladas de bauxita para fabricar 1 Economiza 50% tonelada de de energia, se alumnio. comparado ao Economiza 95% gasto na de energia, se produo a comparado ao partir da gasto na matria-prima produo a virgem. partir da matria-prima virgem.

Alm destes principais motivos, existem outros tambm importantes: - prolonga a vida til dos aterros sanitrios; - diminui o desperdcio; - diminui o depsito de lixo em lugares clandestinos; - gera empregos pela comercializao dos reciclveis. A maior parte do que jogamos fora no sujo, fica sujo depois de misturado. Por isso, lavar e secar as embalagens (lata de molho de tomate, shampo, detergente, etc) antes de jog-las, evita que os outros resduos sejam perdidos. Separando os materiais que podem ser reciclados, a quantidade de lixo a ser coletado muito menor.

POR QUE RECICLAR?

A reciclagem de materiais muito importante, tanto para diminuir o acmulo de dejetos, quanto para poupar a natureza da extrao inesgotvel de recursos. Alm disso, reciclar causa menos poluio ao ar, gua e ao solo. Qualidade de vida comea a partir de novas atitudes que contribuam com o meio ambiente. O simples gesto de separar materiais reciclveis o incio de um grande processo de atividades sociais e econmicas que a reciclagem. Atravs da informao acredita-se que possa haver uma maior conscientizao da responsabilidade social de cada um e da premente necessidade de assumir uma atitude ecologicamente correta, pois separar o lixo e reciclar evita-se a poluio do ambiente contribuindo para o bem-estar do futuro.

GUA

Manual Cada Gota

Conceito Boas prticas de uso

MANUAL CADA GOTA

A imensido do Brasil fez, e ainda faz, muita gente pensar que todos os recursos naturais do nosso Pas seriam inesgotveis. Se no ficarmos bem atentos s nossas atitudes, poderemos passar por srias e graves dificuldades e ainda comprometer a sobrevivncia das geraes futuras. No toa que muita gente (tcnicos, especialistas, estudiosos e governos de todas as partes do mundo) est preocupada com o futuro do nosso Planeta. Por isso, precisamos utilizar os recursos de maneira sustentvel, ou seja, saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspiraes das geraes futuras. Vale aquele velho jargo popular: saber usar para nunca faltar. E isso no exige um grande esforo, somente mais ateno com o que est ao nosso redor, no nosso ambiente. Basta fazermos uma pequena reflexo sobre como agimos. Normalmente, no nos preocupamos com a quantidade de gua que utilizamos ao escovar os dentes, quando tomamos banho ou no momento de lavar a loua ou o nosso carro. Para piorar, no nos damos conta de que todos os nossos desperdcios tm impacto no nosso bolso. E, mais grave ainda, nunca paramos para pensar que este nosso comportamento displicente vai acarretar prejuzos graves para os nossos descendentes. Eles vo se ressentir dos recursos naturais. Se voc acha que muito trabalhoso, ento, preste ateno nesses dados abaixo e perceba o risco que estamos correndo. Hoje, metade da populao mundial (mais de 3 bilhes de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de gua. Muitas fontes de gua doce esto poludas ou, simplesmente, secaram. A Terra possui cerca de 97% de gua, porm grande parte deste percentual de gua salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras e so inacessveis e, menos de 1% gua doce, armazenada em lenis subterrneos, rios e lagos, e que em sua maioria esto contaminados. Cada um de ns tem uma parcela de responsabilidade neste conjunto

de coisas. Mas, como no poderemos resolver tudo de uma s vez, que tal comearmos a dar a nossa contribuio no dia-a-dia. Voc sabe quantos litros de gua uma pessoa consome, em mdia, por dia? So cerca de 250 litros: banho, cuidados de higiene, comida, lavagem de loua e roupas, limpeza da casa, plantas e, claro, a gua que se bebe. D para viver sem gua? No d. Ento, a sada fazer um uso racional deste recurso precioso. O que significa este uso racional? ser econmico no uso. Para ns, consumidores, mais dinheiro no bolso. Sim, a conta de gua, no final do ms, ser menor. O mais importante, no entanto, termos a conscincia de que estamos contribuindo, efetivamente, para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida: a gua. Por onde comeamos? O primeiro passo identificar onde utilizamos gua. Depois decidir sobre o que fazer para reduzir a quantidade que usamos, seja eliminando prticas e hbitos de desperdcio, ou melhorando a eficincia do uso da gua, com instalaes e acessrios mais eficientes. Uma rea que importante vigiar o banheiro, onde se usa cerca de 65% da gua consumida. Tambm crucial analisar os hbitos de consumo. A maior parte da gua consumida em nossas atividades dirias simplesmente desperdiada. Deixa-se a torneira aberta enquanto escovamos os dentes. Saiba quanto de gua voc consome e saiba como economizar: Bacia sanitria com vlvula com o tempo de acionamento de 6 segundos gasta 10 litros de gua. Quando a vlvula est defeituosa, pode chegar at 30 litros. No entanto, tem gente que usa a bacia sanitria como lata de lixo. Lavar a loua com a torneira de pia meio aberta, durante 15 minutos, gasta 243 litros de gua. Medidas prticas para gastar somente 20 litros: limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova e jogue no lixo; coloque gua na cuba at a metade para ensaboar. Enquanto isso feche a torneira e coloque gua novamente para enxaguar. Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira no muito aberta, gasta 12 litros de gua. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda enxaguar a boca com um copo de gua, consegue economizar

mais de 11,5 litros de gua. Isso pode ser multiplicado pelo nmero de pessoas na casa e, depois, por 30 dias, para se ter uma idia da economia em dinheiro. Banho de ducha por 15 minutos, com a torneira meio aberta, consome 243 litros. Se fechar o registro enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo de banho para 5 minutos, o consumo cai para 81 litros. No caso de banho com chuveiro eltrico, tambm em 15 minutos, com o registro meio aberto, so gastos 144 litros. Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 48 litros. Um hbito regar jardins e plantas durante 10 minutos, e com isso chega-se a gastar 186 litros de gua. Para economizar, a regra durante o vero deve ser feita de manhzinha ou noite, o que reduz a perda por evaporao. No inverno, a regra pode ser feita dia sim, dia no, pela manh. Mangueira com esguicho-revlver tambm ajuda. Com esses cuidados pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia. Muita gente gasta at 30 minutos lavando carro. Com uma mangueira no muito aberta, gastam-se 216 litros de gua. Com a torneira aberta meio volta 560 litros! Mas se lavar o carro apenas uma vez por ms usando um balde de 10 litros para molhar e ensaboar e, tambm, balde para enxaguar, pode-se chegar a um consumo de apenas 40 litros. Isso para no falar na possibilidade de usar gua da chuva. Gotejando, uma torneira chega a um desperdcio de 46 litros por dia. Isto , 1.380 litros por ms. Ou seja, mais de um metro cbico por ms ? o que significa uma conta mais alta. Um filete de mais ou menos 2 milmetros totaliza 4.140 litros num ms. Um filete de 4 milmetros, 13.260 litros por ms de desperdcio. Um buraco de 2 milmetros no encanamento, para uma presso de 15 metros de coluna de gua, desperdia (e custa muito caro) aproximadamente 3 caixas d''''gua de 1.000 litros. Aproveite sempre que possvel a gua da chuva. Voc pode armazen-la em recipientes colocados na sada das calhas e depois us-la para regar as plantas. S no se esquea de tampar esses recipientes para que no se tornem focos de mosquito da dengue!

Ao limpar a calada, use a vassoura, e no a gua para varrer a sujeira! Depois, se quiser, jogue um pouco de gua no cho, somente para baixar a poeira.

VAZAMENTOS

Os vazamentos podem ser evidentes, como uma torneira pingando, ou escondidos, no caso de canos furados ou de vaso sanitrio. Para este ltimo, xeque o vazamento jogando cinzas no fundo da privada e observe por alguns minutos. Se houver movimentao da cinza ou se ela sumir, h vazamento. Outra forma de detect-los atravs do hidrmetro (ou relgio de gua) da casa: feche todas as torneiras e desligue os aparelhos que usam gua na casa (s no feche os registros na parede, que alimentam as sadas de gua). Anote o nmero indicado no hidrmetro e confira depois de algumas horas para ver se houve alterao ou observe o crculo existente no meio do medidor (meia-lua, gravatinha, circunferncia dentada) para ver se continua girando. Caso haja alterao nos nmeros ou movimento do medidor, h vazamento.

COZINHA

Utilize redutor de vazo ou torneiras com aeradores; Ao lavar a loua, use uma bacia ou a prpria cuba da pia para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem, pois isso ajuda a soltar a sujeira. Depois, use gua corrente somente para enxaguar;

Para lavar verduras use tambm uma bacia para deix-las de molho (pode ser inclusive com algumas gotas de vinagre ou com soluo de hipoclorito), passando-as depois por um pouco de gua corrente para terminar de limp-las; Procure consumir alimentos livres de agrotxicos. Os agrotxicos podem causar danos ao meio ambiente, sua sade e sade do trabalhador rural. D preferncia a produtos orgnicos.

A gua um dos recursos naturais mais valiosos com que conta a humanidade. Por isso, no deve ser desperdiada. As prticas de economia da gua que utilizamos diariamente contribuem para a utilizao de forma mais racional de um recurso escasso, tanto que muitos habitantes da Terra no podem desfrut-lo em suas casas. Ao mesmo tempo, permite colaborar com a qualidade dos servios de saneamento ao aliviar sua carga de trabalho e diminuir os gastos dentro de casa.

LUZ

PROGRAMA POUPE LUZ

Conceito Boas prticas de consumo

PROGRAMA POUPE LUZ

O consumo de energia eltrica vem aumentando a cada ano em todo o Brasil. Em parte, isso acontece porque o pas est crescendo, o que significa mais indstrias, servios, empregos, etc. Porm, outra parte puro desperdcio de energia. Para economizar energia no seu trabalho e em sua casa, foram relacionadas algumas dicas para diminuir a conta de luz, sem perder nada do conforto que os aparelhos eltricos proporcionam. Alm disso, estar ajudando o Brasil a continuar crescendo sem problemas de abastecimento de energia. Economizar energia, alm de fazer bem ao bolso, tambm contribui para o adiamento da construo de novas hidreltricas, que causam grandes impactos ambientais ou para a diminuio da explorao de recursos naturais no renovveis como o petrleo.

USO EFICIENTE DE ENERGIA NA SUA EMPRESA

que

empresa

pode

fazer

para

usar

com

eficincia

energia?

Antes de tudo, importante lembrar que a energia eltrica serve para melhorar a sua qualidade de vida, trazendo conforto e comodidade. Usar eficientemente a energia no significa deixar de usar o computador, nem passar calor para no ligar o ar-condicionado ou reduzir o nvel de iluminao no escritrio. O segredo est no uso de equipamentos e motores eficientes, sem desperdcio.

Os grficos abaixo mostram como as empresas usam a energia eltrica de maneira geral.

Veja aqui algumas dicas para usar energia de forma eficiente no seu dia-a-dia de trabalho. CONDICIONADORES DE AR:

Regule o termostato para uma temperatura ambiente que proporcione conforto, sem exagero entre calor ou frio. Limpe periodicamente os filtros, trocando-os quando necessrio. Verifique se as correias dos ventiladores esto ajustadas e perfeitas. Utilize cortinas e persianas para evitar a incidncia de raios solares nos ambientes com condicionadores de ar. Sempre que possvel, ligue o condicionador de ar uma hora aps o incio do expediente e desligue uma hora antes do seu trmino. Mantenha fechadas as portas e janelas nos ambientes com condicionador de ar.

Mantenha desobstrudas as grelhas de circulao de ar. Desligue o aparelho ao se ausentar do ambiente por longo tempo.

COMPUTADORES:

Um monitor consome tanta energia eltrica quanto uma lmpada de 100 watts. Por isso, programe seu computador para o monitor ficar em mdulo de espera, quando no estiver sendo utilizando. No deixe aparelhos ligados sem necessidade.

GELADEIRA:

No abra a porta sem necessidade ou por tempo prolongado. Coloque e retire os alimentos e bebidas de uma s vez. Evite guardar alimentos ou lquidos quentes na geladeira. No forre as prateleiras da geladeira com plsticos ou vidros. Evite a formao de uma camada muita espessa de gelo, faa o degelo periodicamente. No inverno, diminua a regulagem da temperatura. Mantenha limpa a parte traseira, evitando utiliz-la para secar panos, roupas, etc. Verifique se as borrachas de vedao das portas esto em bom estado. Faa assim: 1. Feche a porta da geladeira prendendo uma folha de papel e tente retir-la*. 2. Se ela deslizar e sair facilmente sinal que as borrachas no esto vedando corretamente. Neste caso, troque as borrachas e uma oficina de qualidade. * Repita esse teste em toda a volta da porta.

ILUMINAO: Evite acender lmpadas durante o dia; abra bem as cortinas e persianas e use ao mximo a luz do sol. Use cores claras nas paredes internas da sua residncia - as cores escuras exigem lmpadas com potncia maior (Watts) que consomem mais energia. Prefira lmpadas fluorescentes ou fluorescentes compactas, pois iluminam melhor, consomem menos energia e duram at dez vezes mais do que as lmpadas incandescentes. Apague sempre as luzes dos ambientes desocupados, salvo aquelas que contribuam para a segurana. Limpe regularmente luminrias, globos e arandelas para ter um bom nvel de iluminamento.

LMPADAS D preferncia s lmpadas fluorescentes compactas ou circulares para a cozinha, rea de servio, garagem, e qualquer outro local que fique com as luzes acesas mais de 4 horas por dia. Alm de consumir menos energia, elas duram 10 vezes mais. Procure as lmpadas que possuem o Selo Procel Inmetro. Evite acender lmpadas durante o dia. Use melhor a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas. Apague as lmpadas dos ambientes desocupados. Use iluminao dirigida para leitura e trabalhos manuais, para ter mais conforto e economia. Pinte o teto e as paredes internas com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminao artificial.

A educao ambiental se constitui numa forma abrangente de educao, que se prope atingir todos os cidados, atravs de um processo participativo permanente que procura incutir em cada um, a conscincia crtica sobre a problemtica ambiental, compreendendo-se como crtica a capacidade de captar a gnese e a evoluo de problemas ambientais. O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve incio com um mnimo de interferncia nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte presso exercida sobre os recursos naturais. Por isso, temos a necessidade de mudar o comportamento do homem em relao natureza

Vous aimerez peut-être aussi