Vous êtes sur la page 1sur 1

ENCONTRO DE BIOTICA DO PARAN Vulnerabilidades: pelo cuidado e defesa da vida em situaes de maior vulnerabilidade. 2, 2011, Curitiba. Anais eletrnicos...

. Curitiba: Champagnat, 2011, p. 345. Disponvel em: http://www.bioeticapr.org.br/

e - ISSN: 2176-8269 345 MULHERES QUE AMAM DEMAIS E A TICA - MORAL NO GRUPO DE AJUDA MADA (MULHERES QUE AMAM DEMAIS ANNIMAS) Diego da Silva1 Carolina de Souza Walger2 RESUMO O objetivo deste estudo abordar os conceitos de tica e moral na criao e efetivao de um grupo de ajuda MADA (Mulheres que Amam Demais Annimas), abordando tambm o sigilo como um dos aspectos importantes presentes neste grupo e no cdigo de tica do psiclogo (Deontologia). tica uma cincia de reflexo, questionamento e anlise de princpios e comportamentos morais dos indivduos em sociedade. Moral um sistema de normas, regras que os indivduos precisam seguir para que a convivncia em sociedade seja harmnica, como uma forma de delimitar e nortear o comportamento da populao. O grupo de ajuda MADA tem por objetivo ajudar mulheres dependentes de relacionamentos patolgicos a se recuperarem. Isso feito atravs de reunies em que as mulheres relatam suas histrias e se apiam mutuamente. As regras (moral) para se iniciar um grupo MADA so as seguintes: Iniciar na hora as reunies, fazer as devidas apresentaes, enfatizar o sigilo, explicar a importncia de todos se ouvirem mutuamente e o tempo de cada pessoa se expressar, verificar quem gostaria de ser o coordenador do grupo na semana seguinte, o local da reunio, e encerrar a reunio permanecendo todos em silncio de mos dadas e olhos fechados por alguns instantes. O sigilo algo importante e valorizado dentro dos grupos, pois traz credibilidade e proteo a individualidade das pessoas. O cdigo de tica do psiclogo enfatiza o sigilo nos artigos 6, 9, 10 e 11. Sem dvida as regras, a reflexo e o questionamento sobre essas regras so importantes para manter a ordem em sociedade. Deve-se sempre pensar em conjunto e em como melhorar as relaes e a vida humana. Ser tico no significa apenas seguir regras, mas respeitar o indivduo como um todo, assim como suas diferenas.

Palavras-chave: Deontologia. tica. MADA. Moral. Sigilo.

Graduado em Gesto de Recursos Humanos pela Faculdade Cames. Aluno do Curso de Psicologia da Faculdade de Administrao, Cincias, Educao e Letras - Curitiba- Paran. 2 Mestranda em Administrao pela UFPR. Especialista em Gesto de Pessoas pela PUCPR. Psicloga. Professora Titular da Faculdade de Administrao, Cincias, Educao e Letras - Curitiba- Paran.

Vous aimerez peut-être aussi