Vous êtes sur la page 1sur 2

Lista 2: Exerccios de Microeconomia 1. O que uma funo de produo? Quais so as caractersticas de uma funo de produo a curto prazo? 2.

. Por que o produto marginal do trabalho tende a apresentar uma elevao seguida de uma diminuio a curto prazo? 3. Voc um empregador interessado em preencher uma posio vaga em uma linha de montagem. Voc estaria mais preocupado com o produto mdio ou com o produto marginal do trabalho em relao ltima pessoa contratada? Caso observe que seu produto mdio est comeando a diminuir, voc deveria contratar mais funcionrios? O que tal situao significaria em termos de produto marginal do ltimo funcionrio contratado? 4. De que forma a curvatura de uma isoquanta se relaciona com a taxa marginal de substituio tcnica? 5. Uma empresa poderia ter uma funo de produo que exibisse rendimentos crescentes de escala, rendimentos constantes de escala, e rendimentos decrescentes de escala, medida que sua produo fosse aumentando? Discuta. 6. Suponha que um fabricante de cadeiras esteja produzindo a curto prazo, situao em que o equipamento fixo. O fabricante sabe que, medida que o nmero de funcionrios utilizados no processo produtivo eleva-se de 1 para 7, o nmero de cadeiras produzidas varia da seguinte forma: 10, 17, 22, 25, 26, 25, 23. a. Calcule o produto marginal e o produto mdio do trabalho para esta funo de produo. b. Esta funo de produo apresenta rendimentos decrescentes de escala para o trabalho? Explique. c. Explique, de forma intuitiva, qual poderia ser a razo de o produto marginal do trabalho se tornar negativo.

7. O produto marginal do trabalho na produo de chips para computadores de 50 chips por hora. A taxa marginal de substituio tcnica de horas de trabalho por horas de maquinrio de 1/4. Qual o produto marginal do capital? 8. As funes de produo relacionadas a seguir apresentam rendimentos decrescentes, constantes ou crescentes de escala? a. Q = 0,5KL b. Q = 2K + 3L 9. Suponha que uma funo de produo tenha a expresso F(K, L) = KL 2 e que o custo do capital seja $10 e o do trabalho seja $15. Qual ser a combinao de trabalho e capital capaz de minimizar o custo de produo para qualquer quantidade de produto? 10. SE uma empresa vende chips de computador para uma fabricante de computadores, essa transao deve ser includa no PIB? Por qu? 11. Faa um quadro mostrando o fluxo circular da renda e explique como se d a transferncia de renda numa economia em que s existam famlias e empresas.

12. Por que um pas com um PIB maior que o outro pode ser considerado menos desenvolvido? 13. O que ocorreu com a distribuio de renda no Brasil nas ltimas quatro dcadas? 14. O que ocorreu com a pobreza no Brasil na ltima dcada? 15. Relacione o PIB ao desemprego. 16. Quem efetivamente pode ser considerado um desempregado? 17. Diferencie os tipos de desemprego 18. O que se entende por precarizao do emprego?

Vous aimerez peut-être aussi