Vous êtes sur la page 1sur 30

53

3. ESTGIO SUPERVISIONADO I: O perodo de observao na escola Ol! Este captulo apresenta para voc informaes e orientaes necessrias sua imerso na escola, campo de estgio, por meio da observao, investigao, reflexo e problematizao do espao escolar. Esperamos que a leitura e as atividades sugeridas sejam norteadoras para a realizao do Estgio Supervisionado I. Objetivos: - identificar os aspectos do espao escolar que devem ser investigados com vistas caracterizao da escola, campo de estgio; - refletir sobre as questes a serem observadas no cotidiano de uma turma, desde a sua organizao, o processo de ensino-aprendizagem do planejamento at a avaliao, e, ainda, sobre as relaes humanas e a integrao que ocorrem nesse contexto; - reconhecer a importncia em participar da realidade da escola, campo de estgio, envolvendo-se nos projetos e aes programadas; - reconhecer que a organizao do pensamento, o registro das atividades e os resultados obtidos durante o estgio so atitudes indispensveis para a elaborao do relatrio do estgio. 3.1 Apresentao Ao organizar esse captulo, consideramos os seus

conhecimentos prvios sobre a escola, tanto como aluno ou como professor, e os conceitos j aprendidos em disciplinas j realizadas at o momento no curso de Licenciatura em Informtica, e trazemos mais informaes para subsidiar a sua prtica e orientar as observaes e registros sobre questes que envolvem a instituio escolar.

54

O Estgio Supervisionado I a primeira etapa do estgio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Informtica e prev a sua imerso gradual na escola, de forma que voc conhea a realidade e as possibilidades desta por meio da observao, investigao, reflexo e problematizao do espao escolar e do cotidiano de uma sala de aula. Todo o conhecimento adquirido no Estgio Supervisionado I caracteriza-se como preparatrio para a elaborao do planejamento do estgio a ser executado nas etapas seguintes: Estgio Supervisionado II, III e IV. Essa fase do estgio caracteriza-se, principalmente, como momento de observao.

3.2 Observao

O que observar? Como observar? E, o que observar? Para que voc inicie a fase de observao na escola necessrio ter clareza e compreenso dos conceitos inerentes a essa fase, da dinmica do estgio e da sua presena na escola.

Observar, segundo Barreiro e Gebran (2010), olhar atentamente para um fato ou uma realidade, tanto naquilo que se mostra como realidade, quanto naquilo que se oculta. (BARREIRO e GEBRAN, p.92).

Assim, importante que, ao realizar as observaes, voc tenha sempre uma postura reflexiva para perceber os detalhes, ir alm daquilo que sua audio e viso alcanam, porque nem sempre o que observamos constitui-se a realidade.

Para

ampliar

essa

atitude

reflexiva, ao realizar as observaes, lembre-se das imagens que voc

55

construiu da escola como aluno ou como professor, desde os aspectos que, para voc, foram e so facilitadores, como tambm queles que dificultaram seu convvio e suas aes na ao de aprender e ensinar, e ensinar aprendendo.

A observao sobre o espao escolar no deve acontecer somente durante as atividades do estgio supervisionado I, e sim, durante todas as fases do estgio e, ainda, durante sua prtica profissional como professor, j que a observao um mtodo de investigao que permite a compreenso da realidade, e, assim, constitui-se como contedo para a sua formao permanente.

Ao mesmo tempo em que a observao serve para voc compreender os espaos e as aes prprias de uma instituio escolar, um instrumento que contribui para um olhar crtico e reflexivo durante toda a vida profissional do professor.

Figura 7: Levantando fatos e informaes Fonte: Cead

56

Esperamos que o estgio promova o hbito e a capacidade de observao para, assim, possibilitar que voc planeje o trabalho educativo de forma coerente com a realidade e com a noo do que deve ser mudado e em que sentido, de modo a construir conhecimentos, competncias e habilidades prprias da funo docente.

O que se vai observar deve estar de acordo com os objetivos e intenes que se tm em mente e j foram delimitadas no planejamento. No v para a escola, campo de estgio, sem um roteiro preliminar do que dever ser observado, porm, no se limite totalmente a ele. Lembre-se de que o planejamento deve ser flexvel, nada impede que voc realize observaes para alm do seu roteiro, desde que as questes se constituam significativas para a realidade vivenciada por voc.

Algumas questes de observao podero ser construdas junto com o supervisor do estgio e o professor colaborador da escola conveniada, j que estes dominam o espao escolar e podem contribuir para a ampliao da investigao a ser realizada, tanto no espao da escola como no micro espao da sala de aula. Ao referir-se ao estgio realizado pelos alunos do CEFAM Centro de Formao e Aperfeioamento do Magistrio , Pimenta (2010) afirma que a observao tem sido valorizada quando planejada de comum acordo com a CEFAM e escolas, [...]. (PIMENTA 2010, p 152). Mas, o que observar? Nessa fase de observao, investiga-se o espao escolar como um todo, em suas particularidades, buscando informaes sobre a estrutura e o funcionamento da escola, as suas possibilidades e dificuldades e o micro espao da sala de aula, com tudo que a envolve: recursos humanos, materiais e metodolgicos.

57

Por meio de suas experincias como professoras em curso de formao de professores, Barreiro e Gebran (2010), afirmam que:
O contato com todos os sujeitos inseridos no contexto escolar permite que, por meio de suas falas e de suas aes, o aluno estagirio visualize possibilidades de sua insero na busca de resoluo de determinadas situaes-problema. (BARREIRO e GEBRAN, p.95).

Esse momento do estgio deve propiciar a voc o conhecimento e anlise do campo de estgio e a atuao do professor de informtica na escola, e, caso no exista esse profissional na escola, observe qual a relao da informtica com as demais atividades da escola, a fim de subsidiar o seu planejamento por meio da problematizaro e proposio de aes em sua rea de atuao.

Lembre-se de que a escola no feita somente de alunos e professores, mas de toda a equipe de profissionais que atuam no ambiente escolar a fim de assegurar o processo.

Esperamos que as discusses que realizamos at aqui sirvam de subsdio para que voc seja capaz de olhar a escola e a sala de aula, em especial, e ver alm dos aspectos bvios, isto , aqueles que j estamos acostumados a ver.

Todas as observaes realizadas devem ser registradas diariamente em seu dirio de estgio.

A seguir, tecemos, com mais especificidade, os espaos de observao na escola, campo de estgio.

58

3.2.1 A escola - O que observar? Inicialmente, reflita sobre a viso da escola a partir da citao de Barreiro e Gebran (2010):
[...] a escola mais que salas de aula, mais do que regras de Linguagem e Matemtica, mais do que muros e grades. Escola vida em processo e, como tal, precisa ser conhecida na sua integridade para que possa ser entendida. (BARREIRO e GEBRAN, 2010 p 88).

a) O que as autoras querem falar quando afirmam que: a escola mais do que salas de aula, mais do que regras de Linguagem e Matemtica, mais do que muros e grades? ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________ b) O que as autoras querem dizer sobre: Escola vida em processo? ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________

59

________________________________________________________ __

Dessa forma, a Instituio Formadora de professores tem papel importante nesse aprendizado, porque dentro dela que a busca do conhecimento sobre a realidade educacional pode ser traada, considerando a relao e integrao da teoria com a prtica. Como bem pontua Freire, [...] o pensar certo que supera o ingnuo tem que ser produzido pelo prprio aprendiz em comunho com o professor formador. (FREIRE, 2002, p.43).

muito importante que voc tenha clareza sobre a sua presena na escola; qual o seu papel e qual o lugar que a escola ocupa nesse momento de sua formao, antes de iniciar as observaes.

Converse com seus tutores presenciais e a distncia e busque sempre uma fundamentao terica como apoio, para que haja maior compreenso das situaes ocorridas no interior da escola e, consequentemente, uma adequada interveno da realidade.

Antes de dar continuidade a essa discusso, faa uma lista de fatos e/ou aes que voc considera importantes que sejam observadas na dinmica de uma escola e seu entorno. Relacione tambm os documentos e instrumentos que podem facilitar a coleta de dados para essa investigao. Aps realizao dessa lista, continue a leitura sobre a observao na escola, e, se necessrio, retorne a essa atividade para ampliar a lista das observaes a serem realizadas na escola.

60

_____________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________

61

Ao conhecer o cotidiano da escola e do sistema de ensino, que muitas vezes apresenta um sem nmero de situaes e at de conflitos, estes vo exigir de voc reflexes aprofundadas sobre todas as aes realizadas e observadas, para que, a partir do seu entendimento, possa contribuir para sanar possveis dificuldades ou aperfeioar as aes j existentes.

Essa uma dimenso do estgio que permite o estabelecimento de projetos de ao conjunta com a escola, campo de estgio, juntamente com o supervisor de estgio da escola e o tutor presencial, seu supervisor local, claro, dentro das possibilidades e limites do processo do estgio.

Mas, o que deve ser observado na escola? Nessa fase de observao, investiga-se o espao escolar como um todo, em suas particularidades, buscando informaes sobre a estrutura e o funcionamento da escola, as suas potencialidades e dificuldades. Delimitando um pouco mais, as observaes devem envolver: questes de carter administrativo, cultural, scio-econmico e fsicoestrutural; a relao da escola com a comunidade; o projeto poltico-pedaggico; aes didtico-pedaggicas; as relaes interpessoais que ocorrem nesse espao; a forma de organizao da direo e da equipe tcnica; o papel da equipe tcnica e dos gestores; a anlise dos projetos, dos programas, da metodologia, dos materiais didticos e dos procedimentos de avaliao da escola;

62

a existncia do laboratrio de informtica e o seu uso como disciplina ou como recurso instrumental no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das vrias reas de conhecimento trabalhadas na escola.

Os aspectos citados so fundamentais, uma vez que, a partir deles, possvel compreender a relevncia que tm as diferentes dimenses da escola para o seu estgio supervisionado e para suas atuaes futuras como professor. Cada item abordado anteriormente possui desdobramentos e particularidades que vo esclarecendo, cada vez mais, como funciona a realidade de uma escola. A leitura dos aspectos culturais, scio-econmicos e fsico-estruturais pode lhe permitir analisar de que modo os espaos da escola so organizados, estruturados, e em que medida isso traduz valores ou condies especficas de trabalho.

Como se pode ver, a observao dever ser um momento rico de redescoberta e participao da vida na escola. Por isso, lanar seu olhar sobre as formas de gesto de aes e a organizao do projeto poltico pedaggico da escola deve possibilitarlhe interpretar seu funcionamento, os papis estabelecidos e as normas partilhadas pela comunidade da escola e com quem ela interage. Voc pode, ainda, embora no citado anteriormente, observar os trabalhos realizados pela escola junto comunidade extra-escolar, etc.

63

Figura 8: Escola espao de integrao Fonte: Cead

Tudo possvel e passvel de observao em uma escola: o recreio, a sala dos professores, o setor pedaggico, os corredores, a coordenao de ensino, a relao dos alunos com os vrios profissionais da escola do porteiro ao diretor -, as relaes entre os vrios profissionais da escola, a relao com a comunidade, em especial com os pais, e muito mais. Vamos l! A lista que voc fez, ao realizar a atividade proposta anteriormente, corresponde s questes encaminhadas nessa seo? Surgiram outros contedos? Insira-os e v em frente. Faa as suas investigaes sobre todas as questes elencadas com zelo e sensibilidade e esteja atento para a chamada que Freire nos faz ao tratar do assunto observao:

Segundo Freire (2002):


[...] quem observa o faz de um certo ponto de vista, o que no situa o observador em erro. O erro na verdade no ter um certo ponto de vista, mas absolutiz-lo e desconhecer que, mesmo do acerto de seu ponto de vista possvel que a razo tica nem sempre esteja com ele. (FREIRE,2002 p. 15)

Todas as observaes geradas lhe daro como resposta a caracterizao da escola, o que lhe permite conhec-la no seu contexto global,

64

identificar os problemas emergenciais, o perfil da comunidade escolar, pais, alunos, professores, gestores e o projeto poltico-pedaggico da escola, campo de estgio.

Realizada a caracterizao e feita a anlise e a discusso dos elementos da caracterizao, o prximo passo consiste em identificar as demandas da escola para a realizao do diagnstico que ser balizador para o seu planejamento. Porm, voc s conseguir fechar um diagnstico aps as observaes que sero realizadas em sala de aula, bem como participando das demais aes desenvolvidas pela escola.

Ah! No deixe de anotar em seu dirio de estgio todos os dados, inclusive as suas impresses e sensaes.

3.2.2 Sala de Aula: professores e alunos - o que observar? Quando fazemos qualquer discusso sobre aprendizagem no contexto escolar, imediatamente vem em nossa mente a sala de aula composta de alunos e professores, no mesmo? Mas, por que a sala de aula? Que espao este?

De forma bem simples, podemos dizer que a sala de aula o espao de encontro entre alunos, professor e conhecimento. Concorda? E esse encontro que favorece a gerao de vnculos de amizade, cooperao, confiana e de interaes sociais favorveis construo do conhecimento e troca de experincias, informaes, ideias e opinies.

65

A sala de aula vista dessa forma significa dizer que ela dinmica, e, por ser dinmica, um espao de vivncia, experimentao e construo. necessrio que o professor, um dos protagonistas desse espao, organize-a de forma que esta se torne um ambiente vivo e dinmico, pois diferentes atividades requerem diferentes necessidades e diferentes arrumaes.

Figura 9: Sala de aula Fonte: Cead

Na sala de aula, a funo do docente fundamental porque ele quem gerencia o processo de ensino-aprendizagem. Esse um grande desafio! Para que essa gerncia acontea, a sala de aula deve ser um espao pedaggico, no qual as aes so estruturadas e organizadas para propiciar as necessrias trocas de informaes, fazer e refazer percursos, criar e renovar procedimentos de forma a garantir aprendizagens significativas.

A aprendizagem ser significativa se o conhecimento fizer sentido para quem est envolvido com ela. Na

66

aprendizagem significativa, o aprender possui um carter dinmico, que exige aes de ensino direcionadas para que os alunos aprofundem e ampliem os significados, elaborados mediante suas participaes nas atividades de ensino e aprendizagem.

nesse espao, sala de aula, que voc vai inserir-se para dar continuidade ao seu estgio. Para iniciar essa fase da observao, necessrio que voc j conhea o Professor Colaborador e j tenha conversado e esclarecido os seus objetivos com a realizao dessas observaes e, tambm, j estejam discutidas todas as possibilidades que envolvem essa investigao.

Ressaltamos que essa

no uma tarefa fcil para o Professor

Colaborador da instituio conveniada, por isso voc deve ter sensibilidade, demonstrar sempre uma postura comunicativa de bem estar, at mesmo quando se deparar com situaes com que no concorda, para no melindrar o professor.

As professoras Barreiro e Gebran (2010), afirmam que:


A presena do estagirio na sala de aula causa uma certa desestabilizao nos alunos da classe, diante do elemento novo (especialmente nos primeiros dias), e insegurana no professor em relao sua prpria imagem. (BARREIRO e GEBRAN, 2010, p. 98).

Na verdade, qualquer observao que faamos, sempre haver algo ou algum sendo observado, e quando somos observados ficamos expostos. Nesse caso, o professor fica exposto em relao ao conhecimento que possui, sua forma de trabalhar e ao seu jeito de relacionar-se com seus alunos. Coloque-se sempre disposio para quaisquer discusses, pois isso j um indicador de que voc est ali para somar.

No estgio de observao de sala de aula, a exemplo da observao da escola, voc deve estar atento aos detalhes e, nesse caso, so os detalhes relativos prtica docente que o levar

67

compreenso de todas as condies que determinam e interferem nos comportamentos de alunos e professor nesse fantstico processo que envolve o ensino-aprendizagem. Paulo Freire (2002, p76), nos diz que ensinar exige apreenso da realidade e afirma: preciso conhecer as diferentes dimenses que caracterizam a essncia da prtica, o que me pode tornar mais seguro no meu prprio desempenho. (FREIRE 2002, p 76).

Todos os detalhes e dimenses da prtica da docncia que voc observar devem estar envoltas, sempre, por um olhar crtico e reflexivo, s assim vo gerar novos contedos para a sua preparao como professor. Freire mais uma vez nos ajuda a refletir, ao afirmar que pensando criticamente a prtica de hoje ou de ontem que se pode melhorar a prxima prtica (FREIRE, 2002, p.43/4).

O estgio deve ser um espao propiciador dessa reflexo crtica sobre a prtica, por meio das experincias pedaggicas vividas, tanto para quem ainda no exerce a profisso docente como para queles que j possuem experincias como professor; para estes, a reflexo vem enriquecer a sua experincia e remeter a novos itinerrios educativos.

Falando mais diretamente sobre alunos e professores, trazemos novamente Paulo Freire, que nos fala da relao entre alunos e professor no processo de ensino- aprendizagem:
No h docncia sem discncia, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenas que o conotam, no se reduzem condio de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. (FREIRE, 2002, p 25).

68

Pare, e faa uma reflexo sobre o que Paulo Freire afirma, nessa ltima citao. Voc concorda com essa viso? Se concordar, com certeza voc est trilhando em uma linha pedaggica progressista, em que o aluno tambm protagonista de sua aprendizagem e o professor no um simples transmissor de conhecimentos aos alunos. Ou seja, o aprender e o ensinar caminham juntos. Nesse caso, a interao professor e alunos essencial, e esse um ponto muito importante que deve ser observado no trabalho do professor.

Voc poder encontrar professor que vai permitir essa troca de conhecimentos e integrao entre alunos e professor ou encontrar professor que vai apresentar comportamento em que o aluno no ter oportunidade de mostrar o que sabe sobre o contedo que est sendo trabalhado. Com certeza, as suas experincias como aluno ou como professor iro direcion-lo para os contedos a serem observados em sala de aula, tanto nos aspectos relacionados a: quais metodologias so mais eficientes, em que medida a infraestrutura tecnolgica e material so relevantes para garantir o desenvolvimento do trabalho pedaggico e quais as relaes existentes entre os sujeitos que transitam nesse espao.

Por isso, ao realizar as observaes, lembre-se das imagens que voc construiu da escola quando aluno e retome essa experincia que voc tem sobre a sala de aula para question-la e refazer o seu pensamento por meio de novas leituras. Essas novas leituras vo se consolidando em busca de sua identidade profissional.

69

Escreva aqui a leitura feita por voc sobre a sala de aula, neste momento: ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ______________________________

A observao na sala de aula permite que voc obtenha informaes do comportamento pedaggico do professor como se d na realidade, ou seja, da prtica vivida pelos alunos e professores, e analisar a natureza dos saberes existentes nessa prtica, quer sejam: o pedaggico, do contedo em si e das relaes humanas.

Os registros devem ter como preocupao a compreenso do como o professor trabalha: sua concepo pedaggica e sua gesto pedaggica envolvendo elementos estruturais do processo pedaggico: objetivos, contedos, mtodos,

70

meios, formas de organizao, avaliao, o relacionamento com os alunos e outros e as dificuldades e facilidades dos alunos na aprendizagem e no relacionamento entre eles.

Em se tratando do trabalho pedaggico, apresentamos a seguir alguns pontos importantes que devem nortear as observaes na sala de aula, sobre o trabalho do Professor Colaborador.
Orientaes Em conversas com o Professor Colaborador e na observao da sala de aula, observe como ele planeja o trabalho, se existe um instrumento previamente preparado. Motivao para a aula Observe se h preocupao, por parte do professor, em envolver os alunos na aula, a utilizao de instrumentos de incentivo e se os alunos se interessam pelo contedo. Conhecimento do Observe como o professor lida com o contedo de informtica, se utiliza exemplos prticos e se o contedo est adequado realidade do aluno. contedo Foco da observao Planejamento de aula Identifique se os procedimentos utilizados facilitam a construo dos conhecimentos e a participao ativa dos alunos, bem como quais mtodos de ensino privilegia. Identifique quais materiais didticos o Professor Colaborador faz uso; a quantidade e qualidade do material e a correta utilizao desses. Forma de organizao Observe como a aula est organizada: pequenos grupos, dupla, todo o grupo, individual e se a organizao facilita o desenvolvimento de atividades e da aula valoriza a unio, colaborao, respeito e solidariedade. Avaliao e fixao da Observe se as atividades so dinmicas e se so capazes de gerar uma aprendizagem efetiva. aprendizagem Observe se h Integrao, respeito, cordialidade, linguagem acessvel, se Relacionamento cativa e demonstra entusiasmo durante o desenvolvimento dos trabalhos. professor x alunos Outros itens tambm importantes a serem observados: estmulo criatividade, estmulo participao crtica; ateno s diferenas individuais dos alunos; reao em relao s regras, normas de comportamento dos alunos em sala, afetividade do professor com os alunos. Quadro 3 - Observaes do trabalho pedaggico na sala de aula. Mtodos e procedimentos pedaggicos Materiais didticos

Tardif (2002) apresenta destaque em relao s interaes humanas como ncleo do trabalho do professor ao afirmar que:
Ao entrar na sala de aula, o professor penetra em um ambiente de trabalho constitudo de interaes humanas. As interaes com os alunos no representam, portanto, um aspecto secundrio ou perifrico do trabalho dos professores: elas constituem o ncleo e, por essa razo, determinam, ao nosso ver, a prpria natureza dos procedimentos e, portanto da pedagogia. (TARDIF, 2002, p. 118).

Afirma, ainda, o mesmo autor que:

71

Na medida em que um dos objetivos do professor criar condies que possibilitem a aprendizagem de conhecimentos pelos alunos, num contexto de interao com eles, a gesto da matria torna-se um verdadeiro desafio pedaggico. (TARDIF, 2002, p. 120).

O que voc tem a comentar sobre as afirmaes de Tardif? Reflita sobre as afirmativas e justifique sua resposta. A partir do seu conhecimento sobre a gesto de sala de aula, como aluno ou como professor, descreva os dados de observao que podero lev-lo a perceber se h ou no interao professor e aluno.

________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________

72

________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ _____________________

A afetividade percebida na relao professor aluno, deve ser um indicador para suas observaes. Uma boa parte do trabalho docente de cunho afetivo, emocional, pois baseia-se em emoes, em afetos, na capacidade, no somente de pensar nos alunos, mas, igualmente, de perceber e de sentir suas emoes, seus temores, suas alegrias, seus bloqueios afetivos.

A autoridade que reside no respeito que o professor capaz de garantir junto aos alunos tambm outro indicador que faz parte da vida do professor na sala de aula. Apresentamos, at aqui, vrios pontos da grandeza do trabalho que envolve a profisso do professor, e chamamos sua ateno, ainda, para que observe sobre o como o professor articula os conhecimentos especficos da informtica com a leitura da realidade vivida pelos alunos.

Em relao aos alunos, importante que voc registre as expectativas e possibilidades de aprendizagem dos mesmos.

73

Converse com o Professor Colaborador para verificar o que ele espera que seja observado em relao aos alunos. Essa investigao poder ser muito til como apoio ao trabalho do Professor Colaborador.

Sugerimos alguns pontos para nortear o seu roteiro de observao em relao aos alunos: identifique se h interesse pelo contedo da informtica e como interagem como esse contedo; observe como interagem com o professor e com os colegas; observe em que medida se concentram ou dispersam em sala de aula, quais as dificuldades que encontram; atente para as questes da assiduidade e pontualidade; observe como participam das dinmicas escolares; identifique como so vistos pela direo e equipe tcnica da escola; converse com os alunos para identificar como eles veem a escola e qual o papel que esta representa para eles.

Outras questes podem surgir ao longo de suas observaes. Caso elas sejam pertinentes, importante que sejam registradas.

Mantenha sempre um bom dilogo com o Professor Colaborador para que voc possa interpretar os porqus de tudo que observou sobre o processo de ensino-aprendizagem, mas lembre-se de estar atento durante suas observaes de aula, porque nem sempre o professor tem tempo para apoi-lo.

74

3.2.3 A Participao na escola

Como participar das aes desenvolvidas na escola? A participao relaciona-se ao envolvimento do estagirio nas atividades da escola, como reunies pedaggicas, reunies de pais, projetos j consolidados pela equipe da escola, apoio ao professor na dinmica da sala de aula, e outras aes conforme o momento da escola. O envolvimento e a participao dos estagirios nas diversas atividades da escola no devem se restringir a essa 1 etapa do Estgio Supervisionado, e sim, deve permear todo o estgio at a 4 etapa. importante, como futuro professor ou como um professor j experiente, que voc busque manter uma boa convivncia com toda a equipe, de modo a garantir uma relao de cooperao entre as diferentes instncias da escola e da sala de aula. Isto concorrer para o seu sucesso no estgio.

Realize a leitura do Quadro 2. Voc vai encontrar esse quadro no sub-tema Etapas do Estgio Supervisionado- Captulo 02, deste fascculo. Atente para os objetivos, aes e resultados que esto nos itens de 2 a 5. Partindo das sugestes l existentes, e de todas as discusses realizadas at aqui, organize o seu roteiro de observao e depois discuta com seus colegas e Tutor presencial, durante um encontro presencial. Lembre-se de que esse o momento voltado para o conhecimento da realidade que envolve a Instituio Escolar sob diferentes aspectos e tambm da gesto de sala de aula.

75

____________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________

76

________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ___________________________________________

Leitura complementar: Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 2002. (Coleo Leitura). Nesse livro, Paulo Freire fala dos saberes fundamentais da prtica docente de forma bem crtica. Boa leitura! 3.3 Registrando as Observaes

O que e como registrar as atividades desenvolvidas durante o estgio?

O registro da experincia de estgio o momento de voc, como futuro professor ou como professor j experiente, mobilizar e organizar o seu pensamento em torno das aes educativas vivenciadas na escola, campo de estgio, e deve contribuir para a realizao de reflexes e articulao da teoria e prtica. Para isso, as trocas entre voc, os Tutores de Estgio e o Professor Colaborador so essenciais.

77

Organizar o pensamento atitude indispensvel a cada momento vivido, e o ato de escrever, e fazer anotaes nos obriga a fazer perguntas, levantar possveis respostas e organizar o que pensamos. Havendo organizao, as ideias ficam mais claras e vamos nos dando conta da dimenso do que um espao educativo e da gesto de sala de aula.

A escrita durante o estgio deve ir alm de um instrumento simplesmente tcnico que visa a conferir uma nota ao final do semestre. Trata-se de uma escrita do todo de uma escola, da forma como voc se v como estagirio, como atua, quais so suas ansiedades, quais suas impresses e questionamentos e de como relaciona essas novas aprendizagens e experincias com sua formao docente. Quando organizado, o registro torna-se referncia e orientador para as atividades que sero encaminhadas durante o estgio. Assim, esses registros nortearo as discusses e reflexes nos encontros presenciais, durante os fruns de discusses e atividades online, bem como para a elaborao do relatrio do estgio, uma vez que se constituem um material de pesquisa. Como espao de registro de tudo o que observar e acontecer durante o perodo de estgio, voc dever utilizar o dirio de estgio, no qual sero registradas as observaes e participaes ocorridas a cada dia. No dirio de estgio, voc deve escrever tudo o que v e percebe, sem se preocupar com um texto pronto e acabado. Todas as anotaes, mesmo que se apresentem, aparentemente, de forma desordenada ou dispersa, depois elas se constituiro como fonte de dados que revelaro a evoluo da sua viso acerca da escola, e contribuir para a produo do seu relatrio.

Alm do dirio de estgio, voc ter tambm fichas de observaes que sero disponibilizadas para voc na sala de aula virtual. Essas fichas

78

contm indicadores de registros que so elementos importantes a serem considerados acerca do estgio (seu planejamento, observao da escola e da atuao dos seus sujeitos e da sua atuao). Estaro disponveis, tambm, na sala de aula virtual, outros instrumentos como: ficha de controle de comparecimento do estagirio na escola campo de estgio, ficha de registro de atividades do estagirio no campo de estgio, ficha de autoavaliao feita pelo estagirio e avaliao do estagirio, a ser realizada pelo supervisor de estgio da escola campo de estgio. Todas essas fichas tambm se constituem instrumentos de registros do estgio, que vo subsidiar a organizao, o acompanhamento e a avaliao do estgio. O prprio ato de reunir diferentes documentos relativos ao espao escolar e prtica pedaggica se constitui uma importante forma de guardar a memria do que realizado. O registro documental til ao conhecimento e para organizao da sua tragetria no estgio. O registro escrito, que por suas caractersticas acaba sendo um dos mais importantes instrumentos de apoio organizao do seu trabalho, , tambm, um excelente recurso para aprimoramento do trabalho do professor ao longo de sua carreira. O registro escrito um documento que torna visvel as suas aes e a sua histria. As anotaes dos fatos e observaes, no campo de estgio, vo alm do cumprimento da organizao de um banco de dados que nortear a elaborao do relatrio do estgio. A prtica de obter dados e transformar em informaes gera conhecimentos e habilidades que devem contribuir para a realizao de anlise e sntese em situaes diversas, quando investigadas, durante a sua atuao como professor.

79

Figura 10: Registrando fatos e observaes Fonte: Cead

Falamos at aqui sobre registro escrito, porm voc pode lanar mo de outras formas de registros durante o desenvolvimento de suas atividades no estgio, tais como: o registro fotogrfico, o registro sonoro e filmes em vdeo.

3.3.1 O relatrio

O relatrio uma atividade que ultrapassa todo o estgio, porque construdo luz de cada momento vivido. Visa a apresentar os caminhos percorridos com descries das atividades realizadas e apreciao dos resultados parciais ou finais obtidos. , segundo Barreiro e Gebran (2010, p 105), [...] um

80

instrumento de registro de reflexes, daquilo que se mostra essencial para a compreenso e a execuo do projeto de estgio.

Na elaborao do relatrio fundamental que voc tenha em mos tudo o que foi escrito em seu dirio de estgio e todo o material reunido durante o estgio: fichas, entrevistas, documentos da escola, etc, para, a partir da, fazer uma seleo e orden-las. Solicite a ajuda dos seus tutores.

Como instrumento de sistematizao das atividades propostas e desenvolvidas, o relatrio comporta anlises e avaliaes para verificar se o projeto de estgio atingiu os objetivos propostos e para realizar encaminhamentos quando necessrio.

escrita

do

relatrio

predominantemente objetiva e se detm descrio sobre os elementos centrais do estgio, buscando caracterizar a escola, apontando, normalmente, descries resultantes das suas observaes, descrevendo suas atividades como estagirio, os resultados e avaliao do processo, bem como consideraes sobre a formao docente realizada no mbito da sua Instituio formadora e de suas contribuies para o estgio. Deixe, tambm, em seus escritos a sua impresso, as facilidades e dificuldades encontradas.

O relatrio mais que do que a apresentao dos dados observados e vividos no espao do estgio, deve ter o propsito de comunicar todo o seu trabalho em toda a sua dimenso, relatando fatos, dados, resultados obtidos, anlise e concluses. Como elaborar um relatrio?

81

Apresentamos,

seguir,

os

elementos que constituem a estrutura bsica de um relatrio:

ELEMENTOS DO RELATRIO Capa Deve conter o nome do Ifes, o polo, o curso, a disciplina, o ttulo do relatrio, o nome do estagirio, do (s) tutore(s), professor especialista, local e data. Folha de rosto Todos os itens da capa e uma pequena apresentao: Relatrio apresentado ao curso de Licenciatura em Informtica, como um dos requisitos para aprovao na disciplina Estgio Supervisionado I. Sumrio Introduo So os tpicos do trabalho. Falar dos objetivos, explicar sobre o

significado do trabalho realizado e a justificativa. Desenvolvimento Corresponde descrio dos seguintes itens: caracterizao da escola campo de estgio, apresentao dos dados obtidos com a observao, dados de participao nas atividades planejadas pela escola, o planejamento e sua atuao no estgio. importante que se faa referncia a todos os instrumentos e documentos utilizados e produzidos durante o estgio e, ainda, traga uma fundamentao terica do relato. Concluses Consiste em uma sntese em que voc vai evidenciar os avanos, as limitaes, indicar os resultados atingidos com o estgio e

82

consideraes.

Referncias

Relacionar a bibliografia e outras fontes utilizadas para elaborar o relatrio.

Quadro 4 - Elementos do Relatrio

Para a escrita do relatrio, embora seja uma tarefa relativamente fcil, necessria uma tomada de conscincia e de disciplina porque os escritos no ocorrero de um dia para o outro e esta habilidade no ser implantada se no houver uma dedicao. Por isso, preciso organizar o pensamento para que o texto ou as frases fluam, de modo que fique claro para quem vai ler e avaliar o seu relatrio e para a compreenso de outras pessoas que no estiveram acompanhando o trabalho que voc realizou.

___________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________

Vous aimerez peut-être aussi