Vous êtes sur la page 1sur 11

As Umbandas dentro da Umbanda

Aps pouco mais de 100 anos de fundao da Umbanda pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, essa religio cresceu e se diversificou, dando origem a diferentes vertentes que tm a mesma essncia por base: a manifestao dos espritos para a caridade. O surgimento dessas diferentes vertentes conseqncia do grau com que as caractersticas de outras prticas religiosas e/ou msticas foram absorvidas pela Umbanda em sua expanso pelo Brasil, reforando o sincretismo que a originou e que ainda hoje sua principal marca. Embora essa classificao tenha sido elaborada por mim (ela no fruto de um consenso entre os umbandistas e nem adotada por outros estudiosos da religio), a mesma revela-se uma forma til de condensar as diferentes prticas existentes, possibilitando um melhor estudo das mesmas.

Umbanda Branca e Demanda

Outros nomes: tambm conhecida como: Linha Branca de Umbanda e Demanda; Umbanda Tradicional; Umbanda de Mesa Branca; Umbanda de Critas; e Umbanda do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Origem: a Umbanda original, fundamentada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, por Pai Antnio e Orix Mallet, atravs do seu mdium Zlio Fernandino de Morais (10/04/1891 03/10/1975), surgida em So Gonalo, RJ, em 16/11/1908, com a fundao da Tenda Esprita Nossa Senhora da Piedade. Foco de divulgao: O principal foco de divulgao dessa vertente a Tenda Esprita Nossa Senhora da Piedade. Orixs: Nesta vertente existe uma forte vinculao dos Orixs aos santos catlicos, sendo que aqueles foram reinterpretados de maneira totalmente distinta das tradies africanas, no havendo nenhuma vinculao dos mesmos com elas. Considera a existncia de nove Orixs: Oxal, Ogum, Oxssi, Xang, Obaluai, Iemanj, Oxum, Ians e Nan. Linhas de trabalho: Considera a existncia de sete linhas de trabalho: de Oxal (onde inclui as Crianas), de Iemanj (onde inclui Iemanj, Oxum e Nan), de Ogum, de Oxssi, de Xang, de Ians

e de Santo ou das Almas (onde inclui as almas recm-desencarnadas, os exus coroados e entidades auxiliares). Entidades: Os trabalhos so realizados principalmente por Caboclos(as), Pretos(as)-Velhos(as) e Crianas e no h giras para Boiadeiros, Baianos, Ciganos, Malandros, Exus e Pombagiras (estes trs ltimos no so considerados trabalhadores da Umbanda e sim da Quimbanda). Ritualstica: A roupa branca a nica vestimenta usada pelos mdiuns durante as giras e encontra-se o uso de guias, imagens, fumo, defumadores, velas, bebidas e pontos riscados nos trabalhos, porm os atabaques no so utilizados nas cerimnias. Livros doutrinrios: Esta vertente usa os seguintes livros como principais fontes doutrinrias: O livro dos espritos; O livro dos mdiuns; O evangelho segundo o Espiritismo; e O Espiritismo, a magia e as sete linhas de Umbanda.

Umbanda Kardecista

Outros nomes: tambm conhecida como: Umbanda Branca; Umbanda de Mesa Branca; e Umbanda de Critas. Origem: a vertente com forte influncia do Espiritismo, geralmente praticada em centros espritas que passaram a desenvolver giras de Umbanda junto com as sesses espritas tradicionais, sendo uma das mais antigas vertentes, porm no existe registro da data e do local inicial em que comeou a ser praticada. Foco de divulgao: No existe um foco principal de divulgao dessa vertente na atualidade. Orixs: Nesta vertente no existe o culto aos Orixs nem aos santos catlicos. Linhas de trabalho: Nesta vertente no utilizada essa forma de agrupar as entidades. Entidades: Os trabalhos de Umbanda so realizados apenas por Caboclos(as), Pretos(as)Velhos(as) e, mais raramente, Crianas. Ritualstica: A roupa branca a nica vestimenta usada pelos mdiuns durante as giras e no so encontrados o uso de guias, imagens, fumo, defumadores, velas, bebidas e atabaques. Livros doutrinrios: Esta vertente usa os seguintes livros como principais fontes doutrinrias: O livro dos espritos; O livro dos mdiuns; O evangelho segundo o Espiritismo; O cu e o inferno; e A gnese.

Umbanda Esotrica e Inicitica

Outros nomes: tambm conhecida como: Aumband; Escola da Vida; Umbanda Branca; Umbanda de Mesa Branca; Umbanda de Critas; e Umbanda do Caboclo Mirim. Origem: a vertente fundamentada pelo Caboclo Mirim atravs do seu mdium Benjamin Gonalves Figueiredo (26/12/1902 03/12/1986), surgida no Rio de Janeiro, RJ, em 13/03/1924, com a fundao da Tenda Esprita Mirim. Foco de divulgao: Os principais focos de divulgao dessa vertente so: a Tenda Esprita Mirim (matriz e filiais); e o Primado de Umbanda, fundado em 1952. Orixs: Nesta vertente no existe o culto aos santos catlicos e os Orixs foram reinterpretados de maneira totalmente distinta das tradies africanas, no havendo nenhuma vinculao dos mesmos com elas. Considera a existncia de nove Orixs: Oxal, Ogum, Oxssi, Xang, Obaluai, Iemanj, Oxum, Ians e Nan.

Linhas de trabalho: Considera a existncia de sete linhas de trabalho: de Oxal, de Iemanj (onde inclui Iemanj, Oxum, Ians, Nan), de Ogum, de Oxssi, de Xang, do Oriente (onde agrupa as entidades orientais) e de Yof (onde agrupa os Pretos-Velhos e as Pretas-Velhas). Entidades: Os trabalhos so realizados principalmente por Caboclos(as), Pretos(as)-Velhos(as) e Crianas e no h giras para Exus e Pombagiras, uma vez que estes ltimos no so considerados trabalhadores da Umbanda e sim da Quimbanda. Ritualstica: A roupa branca com pontos riscados bordados a nica vestimenta usada pelos mdiuns durante as giras e encontra-se o uso de fumo, defumadores e a imagem de Jesus Cristo nos trabalhos, porm as guias, velas, bebidas, atabaques e demais imagens no so usados nas cerimnias, havendo o uso de termos de origem tupi para designar o grau dos mdiuns nelas. Livros doutrinrios: Esta vertente usa os seguintes livros como principais fontes doutrinrias: Ok, Caboclo; O livro dos espritos; O livro dos mdiuns; e O evangelho segundo o Espiritismo.

Umbanda Popular

Outros nomes: tambm conhecida como: Umbanda Cruzada; e Umbanda Mstica. Origem: uma das mais antigas vertentes, fruto da umbandizao de antigas casas de Macumbas, porm no existe registro da data e do local inicial em que comeou a ser praticada. a vertente mais aberta a novidades, podendo ser comparada, guardada as devidas propores, com o que alguns estudiosos da religio identificam como uma caracterstica prpria da religiosidade das grandes cidades do mundo ocidental na atualidade, onde os indivduos escolhem, como se estivessem em um supermercado, e adotam as prticas msticas e religiosas que mais lhe convm, podendo, inclusive, associar aquelas de duas ou mais religies. Foco de divulgao: No existe um foco principal de divulgao dessa vertente na atualidade, uma vez que no existe uma doutrina comum em seu interior. Entretanto, a vertente mais difundida em todo o pas. Orixs: Nesta vertente encontra-se um forte sincretismo dos santos catlicos com os Orixs, associados a um conjunto de prticas msticas e religiosas de diversas origens adotadas pela populao em geral, tais como: rezas, benzimentos, simpatias, uso de cristais, incensos, patus e ervas para o preparo de banhos de purificao e chs medicinais. Considera a existncia de dez Orixs: Oxal, Ogum, Oxssi, Xang, Obaluai, Iemanj, Oxum, Ians, Nan e Ibejis. Em alguns lugares tambm so cultuados mais dois Orixs: Ossaim e Oxumar. Linhas de trabalho: Existem trs verses para as linhas de trabalho nesta vertente: Na mais antiga, so consideradas a existncia de sete linhas de trabalho: de Oxal (onde inclui as Crianas), de Iemanj (onde inclui Iemanj, Oxum, Nan), de Ogum, de Oxssi, de Xang (onde inclui Xang e Ians), do Oriente (onde agrupa as entidades orientais) e das Almas (onde agrupa os Pretos-Velhos e as Pretas-Velhas); Na intermediria, tambm so consideradas a existncia de sete linhas de trabalho: de Oxal, de Iemanj (onde inclui Iemanj, Oxum, Nan), de Ogum, de Oxssi, de Xang (onde inclui Xang e Ians), das Crianas e das Almas (onde agrupa os Pretos-Velhos e as Pretas-Velhas);

Na mais recente, so consideradas como linha de trabalho cada tipo de entidade: de Caboclos(as), de Pretos(as)-Velhos(as), de Crianas, de Baianos(as), etc.

Entidades: Os trabalhos so realizados por diversas entidades: Caboclos(as), Pretos(as)Velhos(as), Crianas, Boiadeiros, Baianos(as), Marinheiros, Sereias, Ciganos(as), Exus, Pombagiras, Exus-Mirins e Malandros(as). Ritualstica: Embora a roupa branca seja a vestimenta principal dos mdiuns, essa vertente aceita o uso de roupas de outras cores pelas entidades, bem como o uso de complementos (tais como capas e cocares) e de instrumentais prprios (espada, machado, arco, lana, etc.). Nela encontra-se o uso de guias, imagens, fumo, defumadores, velas, bebidas, cristais, incensos, pontos riscados e atabaques nos trabalhos. Livros doutrinrios: Esta vertente no possui um livro especfico como fonte doutrinria.

Umbanda Omoloc
Outros nomes: tambm conhecida como Umbanda Traada. Origem: fruto da umbandizao de antigas casas de Omoloc, porm no existe registro da data e do local inicial em que comeou a ser praticada. Comeou a ser fundamentada pelo mdium Tancredo da Silva Pinto (10/08/1904 01/09/1979) em 1950, no Rio de Janeiro, RJ. Foco de divulgao: Os principais focos de divulgao dessa vertente so: os noves livros escritos por Tancredo da Silva Pinto; as tendas criadas por seus iniciados; e o livro Umbanda Omoloc, escrito por Caio de Omulu. Orixs: Nesta vertente encontra-se um forte sincretismo dos Orixs com os santos catlicos, sendo que aqueles esto vinculados s tradies africanas, principalmente as do Omoloc. Considera a existncia de nove Orixs: Oxal, Ogum, Oxssi, Xang, Obaluai, Iemanj, Oxum, Ians e Nan. Linhas de trabalho: Considera como linha de trabalho cada tipo de entidade: de Caboclos(as), de Pretos(as)-Velhos(as), de Crianas, de Baianos, etc. Entidades: Os trabalhos so realizados por diversas entidades: Falangeiros de Orix, Caboclos(as), Pretos(as)-Velhos(as), Crianas, Boiadeiros, Baianos(as), Marinheiros, Sereias, Ciganos(as), Exus, Pombagiras e Malandros(as). Ritualstica: Embora a roupa branca seja a vestimenta principal dos mdiuns, essa vertente aceita o uso de roupas de outras cores pelas entidades, bem como o uso de complementos (tais como capas e cocares) e de instrumentais prprios (espada, machado, arco, lana, etc.). Nela encontra-se o uso de guias, imagens, fumo, defumadores, velas, bebidas, cristais, incensos, pontos riscados e atabaques nos trabalhos. Nesta vertente tambm so utilizadas algumas cerimnias de iniciao e avano de grau semelhantes forma como so realizadas no Omoloc, incluindo o sacrifcio de animais. Livros doutrinrios: Esta vertente usa os seguintes livros como principais fontes doutrinrias: A origem de Umbanda; As mirongas da Umbanda; Cabala Umbandista; Camba de Umbanda; Doutrina e ritual de Umbanda; Fundamentos da Umbanda; Impressionantes cerimnias da Umbanda; Tecnologia ocultista de Umbanda no Brasil; e Umbanda: guia e ritual para organizao de terreiros.

Umbanda Almas e Angola


Outros nomes: tambm conhecida como Umbanda Traada.

Origem: fruto da umbandizao de antigas casas de Almas e Angola, porm no existe registro da data e do local inicial em que comeou a ser praticada. Foco de divulgao: No existe um foco principal de divulgao dessa vertente na atualidade, uma vez que no existe uma doutrina comum em seu interior. Orixs: Nesta vertente encontra-se um forte sincretismo dos Orixs com os santos catlicos, sendo que aqueles esto vinculados s tradies africanas, principalmente as do Almas e Angola. Considera a existncia de nove Orixs: Oxal, Ogum, Oxssi, Xang, Obaluai, Iemanj, Oxum, Ians e Nan. Linhas de trabalho: Considera a existncia de sete linhas de trabalho: de Oxal, do Povo dgua (onde inclui Iemanj, Oxum, Nan e Ians), de Ogum, de Oxssi, de Xang, das Beijadas (onde agrupa as Crianas) e das Almas (onde inclui Obaluai e agrupa os Pretos-Velhos e as PretasVelhas). Entidades: Os trabalhos so realizados por diversas entidades: Falangeiros de Orix, Caboclos(as), Pretos(as)-Velhos(as), Crianas, Boiadeiros, Baianos(as), Marinheiros, Exus e Pombagiras. Ritualstica: Embora a roupa branca seja a vestimenta principal dos mdiuns, essa vertente aceita o uso de roupas de outras cores pelas entidades, bem como o uso de complementos (tais como capas e cocares) e de instrumentais prprios (espada, machado, arco, lana, etc.). Nela encontra-se o uso de guias, imagens, fumo, defumadores, velas, bebidas, cristais, incensos, pontos riscados e atabaques nos trabalhos. Nesta vertente tambm so utilizadas algumas cerimnias de iniciao e avano de grau semelhantes forma como so realizadas no Almas e Angola, incluindo o sacrifcio de animais. Livros doutrinrios: Esta vertente no possui um livro especfico como fonte doutrinria.

Umbandombl

Outros nomes: tambm conhecida como Umbanda Traada. Origem: fruto da umbandizao de antigas casas de Candombl, notadamente as de Candombl de Caboclo, porm no existe registro da data e do local inicial em que comeou a ser praticada. Em alguns casos, o mesmo pai-de-santo (ou me-de-santo) celebra tanto as giras de Umbanda quanto o culto do Candombl, porm em sesses diferenciadas por dias e horrios. Foco de divulgao: No existe um foco principal de divulgao dessa vertente na atualidade. Orixs: Nesta vertente existe um culto mnimo aos santos catlicos e os Orixs so fortemente vinculados s tradies africanas, principalmente as da nao Ketu, podendo inclusive ocorrer a presena de outras entidades no panteo que no so encontrados nas demais vertentes da Umbanda (Oxaluf, Oxagui, Ossain, Ob, Ew, Logun-Ed, Oxumar). Linhas de trabalho: Considera como linha de trabalho cada tipo de entidade: de Caboclos(as), de Pretos(as)-Velhos(as), de Crianas, de Baianos, etc. Entidades: Os trabalhos so realizados por diversas entidades: Falangeiros de Orix, Caboclos(as), Pretos(as)-Velhos(as), Crianas, Boiadeiros, Baianos(as), Marinheiros, Sereias, Ciganos(as), Exus, Pombagiras e Malandros(as). Ritualstica: Embora a roupa branca seja a vestimenta principal dos mdiuns, essa vertente aceita o uso de roupas de outras cores pelas entidades, bem como o uso de complementos (tais como capas e cocares) e de instrumentais prprios (espada, machado, arco, lana, etc.). Nela encontra-se o uso de guias, imagens dos Orixs na representao africana, fumo, defumadores, velas, bebidas e

atabaques nos trabalhos. Nesta vertente tambm so utilizadas algumas cerimnias de iniciao e avano de grau semelhantes forma como so realizadas nos Candombls, incluindo o sacrifcio de animais, podendo ser encontrado, tambm, curimbas cantadas em lnguas africanas (banto ou iorub). Livros doutrinrios: Esta vertente no possui um livro especfico como fonte doutrinria.

Umbanda Ecltica Maior

Outros nomes: No possui. Origem: a vertente fundamentada por Oceano de S (23/02/1911 21/04/1985), mais conhecido como mestre Yokaanam, surgida no Rio de Janeiro, RJ, em 27/03/1946, com a fundao da Fraternidade Ecltica Espiritualista Universal. Foco de divulgao: Os principais focos de divulgao dessa vertente so a sede da fraternidade e suas regionais. Orixs: Nesta vertente existe uma forte vinculao dos Orixs aos santos catlicos, sendo que aqueles foram reinterpretados de maneira totalmente distinta das tradies africanas, no havendo nenhuma vinculao dos mesmos com elas. Considera a existncia de pelo menos nove Orixs: Oxal, Ogum, Ogum de Lei, Oxssi, Xang, Xang-Ka, Yemanj, Ibejs e Yanci, sendo que um deles no existe nas tradies africanas (Yanci) e alguns deles seriam considerados manifestaes de um Orix em outras vertentes (Ogum de Lei/Ogum e Xang-Ka/Xang). Linhas de trabalho: Considera a existncia de sete linhas de trabalho, fortemente associadas a santos catlicos: de So Jorge (Ogum), de So Sebastio (Oxssi), de So jernimo (Xang), de So Joo Batista (Xang-Ka), de So Custdio (Ibejs), de Santa Catarina de Alexandria (Yanci) e So Lzaro (Ogum de Lei). Entidades: Os trabalhos so realizados principalmente por Caboclos(as), Pretos(as)-Velhos(as), e Crianas. Ritualstica: A roupa branca a vestimenta usada pelos mdiuns durante as giras e encontra-se o uso de uma cruz, um quadro com o rosto de Jesus Cristo, velas, porm os atabaques, as guias, as bebidas e fumo no so utilizados nas cerimnias. Livros doutrinrios: Esta vertente usa os seguintes livros como principais fontes doutrinrias: Evangelho de Umbanda; Manual do instrutor ecltico universal; Yokaanam fala posteridade; e Princpios fundamentais da doutrina ecltica.

Umbanda Esotrica

Outros nomes: tambm conhecida como: Aumband; Aumbhandan; Conjunto de Leis Divinas; Senhora da Luz Velada; e Umbanda de Pai Guin. Origem: a vertente fundamentada por Pai Guin de Angola atravs do seu mdium Woodrow Wilson da Matta e Silva, tambm conhecido com mestre Yapacani (28/06/1917 17/04/1988), surgida no Rio de Janeiro, RJ, em 1956, com a publicao do livro Umbanda de todos ns. Sua doutrina fortemente influenciada pela Teosofia, pela Astrologia, pela Cabala e por outras escolas ocultistas mundiais e baseada no instrumento esotrico conhecido como Arquemetro, criado por Saint Yves DAlveydre e com o qual se acredita ser possvel conhecer uma linguagem oculta universal que relaciona os smbolos astrolgicos, as combinaes numerolgicas, as relaes da cabala e o uso das cores.

Foco de divulgao: Os principais focos de divulgao dessa vertente so: os noves livros escritos por Matta e Silva; e as tendas e ordens criadas por seus discpulos. Orixs: Nesta vertente no existe o culto aos santos catlicos e os Orixs foram reinterpretados de maneira totalmente distinta das tradies africanas, no havendo nenhuma vinculao dos mesmos com elas. Considera a existncia de sete Orixs: Orixal, Ogum, Oxssi, Xang, Yemanj, Yori, Yorim, sendo que dois deles no existem nas tradies africanas (Yori e Yorim). Linhas de trabalho: Considera a existncia de sete linhas de trabalho, que recebem o nome dos Orixs: de Oxal, de Yemanj, de Ogum, de Oxssi, de Xang, de Yori (onde agrupa as Crianas) e de Yorim (onde agrupa os Pretos-Velhos e as Pretas-Velhas). Entidades: Os trabalhos so realizados somente por Caboclos(as), Pretos(as)-Velhos(as), Crianas e Exus, sendo que estes ltimos no so considerados trabalhadores da Umbanda e sim da Quimbanda. Ritualstica: A roupa branca a vestimenta usada pelos mdiuns durante as giras e encontra-se o uso de guias feitas de elementos naturais, um quadro com o rosto de Jesus Cristo, fumo, defumadores, velas, bebidas, cristais e tbuas com ponto riscado nos trabalhos, porm os atabaques no so utilizados nas cerimnias. Livros doutrinrios: Esta vertente usa os seguintes livros como principais fontes doutrinrias: Doutrina secreta da Umbanda; Lies de Umbanda e Quimbanda na palavra de um Preto-Velho; Mistrios e prticas da lei de Umbanda; Segredos da magia de Umbanda e Quimbanda; Umbanda de todos ns; Umbanda do Brasil; Umbanda: sua eterna doutrina; Umbanda e o poder da mediunidade; e Macumbas e Candombls na Umbanda.

Umbanda Guaracyana

Outros nomes: No possui. Origem: a vertente fundamentada pelo Caboclo Guaracy atravs do seu mdium Sebastio Gomes de Souza (1950 ), mais conhecido como Carlos Buby, surgida em So Paulo, SP, em 02/08/1973, com a fundao da Templo Guaracy do Brasil. Foco de divulgao: Os principais focos de divulgao dessa vertente so os Templos Guaracys do Brasil e do Exterior. Orixs: Nesta vertente no existe o culto aos santos catlicos e os Orixs foram reinterpretados em relao s tradies africanas, havendo, entretanto, uma ligao dos mesmos com elas. Considera a existncia de dezesseis Orixs, divididos em quatro grupos, relacionados aos quatro elementos e aos quatro pontos cardeais: Fogo/Sul (Elegbara, Ogum, Oxumar, Xang), Terra/Oeste (Obaluai, Oxssi, Osse, Ob), Norte/gua (Nan, Oxum, Iemanj, Ew) e Leste/Ar (Ians, Tempo, If e Oxal). Linhas de trabalho: Considera como linha de trabalho cada tipo de entidade: de Caboclos(as), de Pretos(as)-Velhos(as), de Crianas, de Baianos, etc. Entidades: Os trabalhos so realizados por diversas entidades: Caboclos(as), Pretos(as)Velhos(as), Crianas, Boiadeiros, Baianos(as), Marinheiros, Ciganos(as), Exus e Pombagiras. Ritualstica: Roupas coloridas (na cor do Orix) so a vestimenta usada pelos mdiuns durante as giras e encontra-se o uso de guias, fumo, defumadores, velas e atabaques nos trabalhos, porm no so utilizadas imagens e bebidas nas cerimnias. Livros doutrinrios: Esta vertente no possui um livro especfico como fonte doutrinria.

Umbanda dos Sete Raios


Outros nomes: No possui. Origem: a vertente fundamentada por Ney Nery do Reis (Itabuna, (26/09/1929 ), mais conhecido como Omolub, e por Israel Cysneiros, surgida no Rio de Janeiro, RJ, em novembro de 1978, com a publicao do livro Fundamentos de Umbanda Revelao Religiosa Foco de divulgao: Os principais focos de divulgao dessa vertente so as obras escritas por Omolub e as tendas criadas por seus discpulos. Orixs: Nesta vertente no existe o culto aos santos catlicos e os Orixs foram reinterpretados em relao s tradies africanas. Considera a existncia de doze Orixs, divididos em sete raios: 1 raio, Iemanj e Nan; 2 raio, Oxal; 3 raio, Omulu; 4 raio, Oxssi e Osse; 5 raio, Xang e Ians; 6 raio, Oxum e Oxumar; e 7 raio, Ogum e Ibejs. Linhas de trabalho: Considera como linha de trabalho cada tipo de entidade: de Caboclos(as), de Pretos(as)-Velhos(as), de Crianas, de Baianos, etc. Entidades: Os trabalhos so realizados por diversas entidades: Caboclos(as), Pretos(as)Velhos(as), Crianas, Orientais, Boiadeiros, Baianos(as), Marinheiros, Ciganos(as), Pilintras, Exus e Pombagiras. Ritualstica: Embora a roupa branca seja a vestimenta principal dos mdiuns, essa vertente aceita o uso de roupas de outras cores pelas entidades, bem como o uso de complementos (tais como capas e cocares) e de instrumentais prprios (espada, machado, arco, lana, etc.). Nela encontra-se o uso de guias, imagens de entidades, fumo, defumadores, velas, bebidas, pontos riscados e atabaques nos trabalhos. Livros doutrinrios: Esta vertente possui os seguintes livros e peridicos como fonte doutrinria: ABC da Umbanda: nica religio nascida no Brasil; Almas e Orixs na Umbanda; Cadernos de Umbanda; Fundamentos de Umbanda: revelao religiosa; Magia de Umbanda: instrues religiosas; Manual prtico de jogos de bzios; Maria Molambo: na sombra e na luz; Orixs, mitos e a religio na vida contempornea; Prolas espirituais; Revista Selees de Umbanda; Tranca Ruas das Almas: do real ao sobrenatural; Umbanda, poder e magia: chave da doutrina; e Yemanj, a rainha do mar.

Umbanda Aumpram

Outros nomes: tambm conhecida como: Aumbandh; e Umbanda Esotrica. Origem: a vertente fundamentada por Pai Tom (tambm chamado Babajiananda) atravs do seu mdium Roger Feraudy (?/?/1923 22/03/2006), surgida no Rio de Janeiro, RJ, em 1986, com a publicao do livro Umbanda, essa desconhecida. Esta vertente uma derivao da Umbanda Esotrica, das quais foi se distanciando ao adotar os trabalhos de apometria e ao desenvolver a sua doutrina da origem da Umbanda, a qual prega que a mesma surgiu a 700.000 anos em dois continentes mticos perdidos, Lemria e Atlntida, que teriam afundado no oceano em um cataclismo planetrio, os quais teriam sido os locais em que terrqueos e seres extraterrestres teriam vividos juntos e onde estes teriam ensinado queles sobre o Aumpram, a verdadeira lei divina. Foco de divulgao: Os principais focos de divulgao dessa vertente so: os livros escritos por Roger Feraudy; e as tendas e fraternidades criadas por seus discpulos.

Orixs: Nesta vertente no existe o culto aos santos catlicos e os Orixs foram reinterpretados de maneira totalmente distinta das tradies africanas, no havendo nenhuma vinculao dos mesmos com elas. Considera a existncia dos 7 Orixs da Umbanda Esotrica (Oxal, Yemanj, Ogum, Oxssi, Xang, Yori e Yorim) e mais Obaluai, o qual consideram o Orix oculto da Umbanda. Linhas de trabalho: Considera a existncia de sete linhas de trabalho, que recebem o nome dos 7 Orixs: de Oxal, de Yemanj, de Ogum, de Oxssi, de Xang, de Yori (onde agrupa as Crianas) e de Yorim (onde agrupa os Pretos-Velhos e as Pretas-Velhas). Entidades: Os trabalhos so realizados somente por Caboclos(as), Pretos(as)-Velhos(as), Crianas e Exus, sendo que estes ltimos no so considerados trabalhadores da Umbanda e sim da Quimbanda. Ritualstica: A roupa branca a vestimenta usada pelos mdiuns durante as giras e encontra-se o uso da imagem de Jesus Cristo, fumo, defumadores, velas, cristais e incensos nos trabalhos, porm as guias e os atabaques no so utilizados nas cerimnias. Livros doutrinrios: Esta vertente usa os seguintes livros como principais fontes doutrinrias: Umbanda, essa desconhecida; Erg, o dcimo planeta; Baratzil: a terra das estrelas; e A terra das araras vermelhas: uma histria na Atlntida.

Umbanda de Sntese

Outros nomes: tambm conhecida como: Umbanda Inicitica; Ombhandhum; e Proto-Sntese Csmica. Origem: a vertente fundamentada pelo mdium Francisco Rivas Neto (1950 ), mais conhecido como Arhapiagha, surgida em So Paulo, SP, em 1989, com a publicao do livro Umbanda: a proto-sntese csmica. Esta vertente comeou como uma derivao da Umbanda Esotrica, porm aos poucos foi se distanciando cada vez mais dela, conforme ia desenvolvendo sua doutrina conhecida como movimento de convergncia, que busca um ponto de convergncia entre as vrias vertentes umbandistas. Nela existe uma grande influncia oriental, principalmente em termos de mantras indianos e utilizao do snscrito, e h a crena de que a Umbanda originria de dois continentes mticos perdidos, Lemria e Atlntida, que teriam afundado no oceano em um cataclismo planetrio. Foco de divulgao: Os principais focos de divulgao dessa vertente so: o livro Umbanda: a proto-sntese csmica; a Faculdade de Teologia Umbandista, fundada em 2003; o Conselho Nacional da Umbanda do Brasil, fundado em 2005; e as tendas e ordens criadas pelos discpulos de Rivas Neto. Orixs: Nesta vertente no existe o culto aos santos catlicos e os Orixs foram reinterpretados de maneira totalmente distinta das tradies africanas, no havendo nenhuma vinculao dos mesmos com elas. Considera a existncia dos 7 Orixs da Umbanda Esotrica, associados, cada um deles, a mais um Orix, de sexo oposto, formando um casal: Orixal-Odudua, Ogum-Ob, Oxssi-Ossaim, Xang-Oy, Yemanj-Oxumar, Yori-Oxum, Yorim-Nan. Por esta associao nota-se que alguns Orixs tiveram seu sexo modificado em relao a tradio africana (Odudua e Ossaim). Linhas de trabalho: Considera a existncia de sete linhas de trabalho, que recebem o nome dos Orixs principais do par: de Oxal, de Yemanj, de Ogum, de Oxssi, de Xang, de Yori (onde agrupa as Crianas) e de Yorim (onde agrupa os Pretos-Velhos e as Pretas-Velhas).

Entidades: Os trabalhos so realizados somente por Caboclos(as), Pretos(as)-Velhos(as), Crianas e Exus, sendo que estes ltimos no so considerados trabalhadores da Umbanda e sim da Quimbanda. Ritualstica: A roupa branca a vestimenta usada pelos mdiuns durante as giras de Umbanda e a roupa preta, associada ao vermelho e branco, nas de Exu, sendo admitidos o uso de complementos por sobre a roupa dos mdiuns, tais como cocares de caboclos. Nela encontra-se o uso de guias, fumo, defumadores, velas, bebidas, cristais, atabaques e tbuas com ponto riscado nos trabalhos. Livros doutrinrios: Esta vertente usa o seguinte livro como principal fonte doutrinria: Umbanda: a proto-sntese csmica.

Umbanda Sagrada

Outros nomes: No possui. Origem: a vertente fundamentada por Pai Benedito de Aruanda e pelo Ogum Sete Espadas da Lei e da Vida, atravs do seu mdium Rubens Saraceni (1951 ), surgida em So Paulo, SP, em 1996, com a criao do Curso de Teologia de Umbanda. Sua doutrina procura ser totalmente independente das doutrinas africanistas, espritas, catlicas e esotricas, pois considera que a Umbanda possui fundamentos prprios e independentes dessas tradies, embora reconhea a influncias das mesmas na religio. Foco de divulgao: Os principais focos de divulgao dessa vertente so: o Colgio de Umbanda Sagrada Pai Benedito de Aruanda, fundado em 1999; o Instituto Cultural Colgio Tradio de Magia Divina, fundado em 2001; a Associao Umbandista e Espiritualista do Estado de So Paulo, fundada em 2004; os livros escritos por Rubens Saraceni; o Jornal de Umbanda Sagrada editado por Alexandre Cumino; o programa radiofnico Magia da Vida; e os colgios e tendas criadas por seus discpulos. Orixs: Nesta vertente os adeptos podem realizar o culto aos santos catlicos da maneira que melhor lhes convier e os Orixs so entendidos como manifestaes de Deus que ocorreram sobre diferentes nomes em diferentes pocas, sendo reinterpretados de maneira totalmente distinta das tradies africanas, no havendo nenhuma vinculao dos mesmos com elas. Considera a existncia de catorze Orixs agrupados como casais em sete tronos divinos: Oxal e Logunan (Trono da F); Oxum e Oxumar (Trono do Amor); Oxssi e Ob (Trono do Conhecimento); Xang e Ians (Trono da Justia); Ogum e Egunit (Trono da Lei); Obaluai e Nan (Trono da Evoluo); e Iemanj e Omulu (Trono da Gerao). Os sete primeiros de cada par so chamados Orixs Universais, responsveis pela sustentao das aes retas e harmnicas, e os outros sete, Orixs Csmicos, responsveis pela atuao corretiva sobre as aes desarmnicas e invertidas, sendo que alguns deles seriam considerados manifestaes do mesmo Orix nas tradies africanas (Obaluai/Omulu e Ians/Egunit). Linhas de trabalho: Considera como linha de trabalho cada tipo de entidade: de Caboclos(as), de Pretos(as)-Velhos(as), de Crianas, de Baianos, etc. Entidades: Os trabalhos so realizados por diversas entidades: Caboclos(as), Pretos(as)Velhos(as), Crianas, Boiadeiros, Baianos(as), Marinheiros, Sereias, Povo(s) do Oriente, Ciganos(as), Exus, Pombagiras, Exus-Mirins e Malandros(as).

Ritualstica: A roupa branca a vestimenta usada pelos mdiuns durante as giras e encontra-se o uso de guias, fumo, defumadores, velas, bebidas, atabaques, imagens e pontos riscados nos trabalhos. Livros doutrinrios: Esta vertente usa toda a bibliografia publicada por Rubens Saracen, tendo os seguintes livros como principais fontes doutrinrias: A evoluo dos espritos; A tradio comenta a evoluo; As sete linhas de evoluo; As sete linhas de Umbanda: a religio dos mistrios; Cdigo de Umbanda; Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada; Formulrio de consagraes umbandistas: livro de fundamentos; Hash-Meir: o guardio dos sete portais de luz; Lendas da criao: a saga dos Orixs; O ancestral mstico; O cdigo da escrita mgica simblica; O guardio da pedra de fogo: as esferas positivas e negativas; O guardio das sete portas; O guardio dos caminhos: a histria do senhor Guardio Tranca-Ruas; Orix ExuMirim; Orix Exu: fundamentao do mistrio Exu na Umbanda; Orix Pombagira; Orixs: teogonia de Umbanda; Os arqutipos da Umbanda: as hierarquias espirituais dos Orixs; Os guardies dos sete portais: Hash-Meir e o Guardio das Sete Portas; Rituais umbandistas: oferendas, firmezas e assentamentos; e Umbanda Sagrada: religio, cincia, magia e mistrios

Vous aimerez peut-être aussi