Vous êtes sur la page 1sur 18

2010/2011

RELATRIO DE AUTOAVALIAO
Escola Secundria de Alberto Sampaio - Braga
(Documento de trabalho)

SECO A
Cada Escola / Biblioteca Escolar deve relatar os resultados da auto-avaliao do domnio que, no mbito da aplicao do Modelo de Auto-Avaliao, foi por si escolhido no presente ano lectivo.

A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular


A.1. Articulao Curricular da BE com as Estruturas de coordenao e superviso pedaggica e com os docentes Indicadores A.1.1. Cooperao da BE com estruturas de coordenao educativa e superviso pedaggica Evidncias recolhidas A BE assumida no PE como um recurso relevante para os domnios A e B (promoo do sucesso educativo e desenvolvimento da qualidade da ao educativa); O RI da ESAS (atualizado em Setembro de 2010) inclui no seu anexo 4 o RI da Biblioteca; Com exceo das dinmicas de gesto e coordenao (100%) todas as atividades previstas no PAA 10/11 da BE so promovidas em colaborao com os departamentos curriculares, grupos disciplinares ou projetos das escolas; Entrega de um documento prprio a todos os departamentos curriculares para recolher propostas de colaborao em atividades e auscultao de necessidades; Satisfao plena das necessidades de aquisio de materiais propostos pelos departamentos ou docentes individualmente no incio e ao longo do ano letivo; Aquisio do fundo documental sujeita a anuncia prvia dos Departamentos curriculares / grupos disciplinares interessados; PAA da BE prev Visitas de Estudo e atividades orientadas para professores, com o objetivo de potenciar oportunidades de estes as realizarem com os seus alunos Centro de produo multimdia da BE ao servio das ACND; Pontos Fortes Identificados Os documentos orientadores da ESAS (PE, RI, PC/PAA) da ESAS integram explicitamente a BE como recurso relevante para o processo de ensino e aprendizagem; A BE assumida como parceira dos diversos rgos de gesto intermdia da escola, concebida como plo dinamizador da atividade cultural da escola; Qualidade/ diversidade dos espaos disponveis comunidade e ao servio das diversas estruturas de gesto intermdia da escola; Rentabilizao da BE pelos docentes no mbito da atividade letiva; O PAA prev trabalho cooperativo da BE com todos os departamentos e estruturas da ESAS. Pontos Fracos Identificados Elevado n de alunos, turmas, departamentos e grupos disciplinares dificulta uma presena e articulao mais personalizada com todas as estruturas da escola.

A.1.2. Parceria da BE com os docentes

As atividades de investigao da rea de Projeto so planificadas 2

Indicadores responsveis pelas novas reas curriculares no disciplinares (ACND).

A.1.3. Articulao da BE com os docentes responsveis pelos servios de apoios especializados e educativos.

Evidncias recolhidas Todas as planificaes de rea de Projeto da escola contemplam os recursos da BE nas atividades de investigao; 57% dos alunos do 12 ano dos Cursos CientficoHumansticos utilizam a BE preferencialmente para trabalhos de rea de Projeto (nica ACND do ensino secundrio); A BE est implementada numa rea de 300m2, com recursos documentais (fundo local) e informticos (16 PC com internet) aos quais acrescem 3 auditrios e expositores utilizados em rea de Projeto. Instalao de um programa informtico para invisuais; Fundo documental especfico para alunos enquadrados nas necessidades educativas especiais.

Pontos Fortes Identificados pelos professores com base nos recursos disponibilizados pela BE; A BE dispe de condies ideais para o desenvolvimento das atividades de projeto.

Pontos Fracos Identificados

A.1.4. Ligao da BE ao PTE e a outros programas e projetos curriculares de ao, inovao pedaggica e formao existentes

A BE participa no PTE, sendo reconhecidos os recursos TIC na BE (n PC`s com acesso web; catlogo online; equipamentos multimdia dos auditrios e espaos; espaos web da BE); A Biblioteca integra os planos de trabalho das turmas na dinamizao dos Concursos de Poesia e

A BE disponibiliza os recursos necessrios aos alunos includos no ensino especial; H uma articulao substantiva atendendo a que: o horrio de funcionamento da BE garante o apoio sistemtico a essas atividades; e as atividades que a prpria biblioteca desenvolve em articulao com os Departamentos Curriculares, tem por objetivo o desenvolvimento e consolidao das competncias previstas para o perfil de aluno do Ensino Secundrio. Trabalho colaborativo em articulao com os projetos curriculares a partir da dinamizao de programas e projetos (PNL); Projetos de interveno no mbito

Promover reunies da BE com os docentes responsveis pelos SAE.

Integrao da BE no PTE

Indicadores na escola

A.1.5. Integrao da BE no Plano de Ocupao Plena dos Tempos Escolares (OPTE). A.1.6. Colaborao da BE com os docentes na concretizao das atividades curriculares desenvolvidas no seu espao ou tendo por base os seus recursos.

Evidncias recolhidas de leitura (PNL) e projeto Aler+; 32% das atividades de articulao curricular do docentes com a BE desenvolve-se no mbito da dinamizao de determinados projetos/programas; Articulao com o CNO e os Cursos EFA do projeto Novas Oportunidades a Ler+ e dinamizao do projeto aler+ junto dos cursos EFA(Encontros de Cidadania; Viajar nas Cidades e nas Serras); 20% dos docentes referem que utilizam a Biblioteca com o objetivo de utilizar os computadores ou ver filmes com os alunos Por opo da ESAS, a BE no se encontra integrada no Plano (OPTE).

Pontos Fortes Identificados do CNO; Recursos TIC da BE; Taxas de utilizao da BE tendo por base os seus recursos TIC

Pontos Fracos Identificados

100% das atividades de apoio ao currculo so desenvolvidas em articulao com outras estruturas; 63% da ao da Biblioteca desenvolvida em articulao; 71% dos docentes inquiridos utilizam com periodicidade inferior a mensal a BE nas suas prticas docentes (somente 1 docente -1% refere nunca ter utilizado a BE nas suas prticas docentes); 76% dos docentes que recorrem BE, planeiam e articulam atividades com a equipa de coordenao da BE; Integrao de um sistema de requisio de material para utilizao em contexto de sala de aula: material multimdia, material em suporte papel (obras, dicionrios, etc.), mquinas diversas e o auditrio.

Elevado ndice de utilizao da Biblioteca por parte dos docentes da escola no desenvolvimento das suas atividades curriculares; A equipa da BE auxilia no acompanhamento das turmas / grupos em trabalhos orientados na BE; O trabalho da BE no apoio s atividades curriculares reconhecido como um servio de excelncia da ESAS; O espao e servios da BE possibilitam uma grande diversidade de ofertas e formas de utilizao que apoiam o processo de ensino e aprendizagem.

Ausncia de mecanismos de formao de professores como utilizadores da BE;

Indicadores

Evidncias recolhidas Ao do longo ano foram realizadas 780 requisies de diversos materiais para o apoio sala de aula / atividade letiva; No Relatrio de Avaliao Externa (IGE) a Biblioteca identificada como um dos principais dispositivos de que a escola dispe para o desenvolvimento de oportunidades de aprendizagem e valorizao das atividades de enriquecimento curricular; 100% dos docentes que pediram colaborao da BE no desenvolvimento de atividades ou na seleo e produo de materiais obtiveram colaborao; 70% dos docentes que obtiveram colaborao da BE fazem um balano muito positivo e 29% positivo; A BE divulga os materiais e atividades atravs da sua pgina web, facebook, blogue, scribd, slide;

Pontos Fortes Identificados

Pontos Fracos Identificados

A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A. 2. Promoo da Literacia da Informao


Indicadores A.2.1. Organizao de atividades de formao de utilizadores. Evidncias recolhidas Pontos Fortes Identificados Pontos Fracos Identificados

No incio de cada ano letivo para as turmas do 10 ano de escolaridade programada uma visita Biblioteca onde desenvolvida uma formao sobre a utilizao da BE; 91% dos alunos quando utilizam a BE sentem-se apoiados pela equipa de trabalho da BE; A BE dispe de uma manual do utilizador e de uma planta para facilitar a correta utilizao dos servios;

entrada na ESAS, todos os alunos recebem formao no mbito da utilizao da BE; Proximidade da equipa tcnica no apoio s atividades dos alunos dentro da BE.

Inexistncia de um guio de utilizador para os docentes;

Indicadores A.2.2. Promoo do ensino em contexto de competncias de informao.

Evidncias recolhidas

Pontos Fortes Identificados

Pontos Fracos Identificados

89% dos alunos inquiridos referem que o trabalho na BE contribui para o aumento da sua segurana e confiana nas tarefas de pesquisa, consulta e produo de informao; 93% dos alunos referem que medida que vo realizando mais trabalhos na BE, nas vrias disciplinas, os trabalhos vo melhorando e fazem progressos.
16 computadores com acesso internet disponibilizados aos alunos no espao da BE; 4 postos udio e vdeo disponibilizados aos alunos atravs da BE; Disponibilizao de um centro de produo multimdia ao servio dos alunos para o desenvolvimento de trabalhos solicitados pelos professores das vrias disciplinas; Integrao na BE de trs auditrios apetrechados com os necessrios recursos multimdia, disponvel comunidade; Rentabilizao do site da BE para a promoo das atividades realizadas no mbito da BE e para a informao sobre a BE; Catlogo da BE disponvel online;

A.2.3. Promoo do ensino em contexto de competncias tecnolgicas e digitais

A BE estimula a insero das competncias de informao nas diversas unidades curriculares ou no curriculares; A BE um local aprazvel para o desenvolvimento das diversas reas de literacia da informao. A BE disponibiliza um conjunto de servios potenciadores do recurso s TIC e Internet, como recurso de aprendizagem; Elevada taxa de ocupao dos servios da BE; A BE utiliza recursos multimdia (site prprio) para divulgao de informao e atividades.

Ausncia de um guio de pesquisa de informao que possa ser utilizado por toda a escola.

Inexistncia de um guio de pesquisa, grelhas de avaliao de sites de apoio adequada utilizao da Internet;

A.2.4. Impacto da BE nas competncias tecnolgicas e de informao dos alunos.

O espao de Informtica regista uma taxa de ocupao mdia diria de 12 utilizadores em permanncia, que corresponde a 75% da capacidade; 96% dos alunos classificam de boas (61%) ou mdias (35%) as aprendizagens realizadas na BE no mbito da utilizao dos servios e equipamentos;

Capacidade da BE servir toda a populao escolar, indo de encontro s diferentes reas de interesse e de necessidade.

Indicadores

Evidncias recolhidas

Pontos Fortes Identificados

Pontos Fracos Identificados

95% dos alunos classificam de boas (58%) ou mdias (37%) as aprendizagens realizadas no mbito do uso das TIC.
A.2.5. Impacto da BE no desenvolvimento de valores e atitudes indispensveis formao da cidadania e aprendizagem ao longo da vida. 98% dos docentes refere que a BE influencia bastante ou muito o desenvolvimento nos seus alunos de valores de atitudes, convivncia, cooperao e autonomia; Criao de uma biblioteca de jardim, como espao informal de contacto dos alunos com literatura atual e informal; Existncia de mecanismos para recolha de sugestes dos alunos para aquisio de fundo documental de apoio s suas necessidades quer no mbito das vrias disciplinas, quer ao nvel dos seus gostos de leitura livre ou de atividades de lazer satisfao plena das sugestes realizadas; Colaborao com o grupo ACESAS (Grupo de Interveno Cultural dos alunos da ESAS) na dinamizao de 12 atividades (apresentao de livros, apresentao e debates sobre filmes, exposies, aes de sensibilizao); Existncia de um carto de utente para os alunos e comunidade externa que possibilita o acesso individual aos servios da BE.

A BE um dos servios que promove o desenvolvimento integral dos alunos; A BE dispe de um espao funcional para o desenvolvimento de diversas modalidades de trabalho; Abertura da BE ao exterior como forma de promover uma aprendizagem ao longo da vida; Forte dinmica da BE em atividades de ndole tica, social e cultural.

Domnio Selecionado para avaliao Quadro Sntese


Nvel Obtido

Indicador A.1. Articulao Curricular da BE com as Estruturas Pedaggicas e os Docentes

Aes para a melhoria Elaborao de material para formao de professores como utilizadores da BE em contexto letivo; Promover a integrao de novos docentes no trabalho da BE;

Observaes No considerado na avaliao o ponto respeitante ao plano OTE, dada a especificidade do ensino secundrio e pelo facto de a BE, por opo da Escola, no integrar o mesmo plano; A Biblioteca disponibiliza os necessrios recursos de suporte aos Apoios Educativos, sendo que estes se desenvolvem fora do espao fsico da BE. Documentos a divulgar em suporte papel e informtico (no site da BE).

Produo de materiais e estratgias de apoio Formao Cvica no 10 ano (CCH); Organizar aes informais de formao sobre a BE junto dos docentes.

A. 2. Promoo da Literacia da Informao

Aumentar o nvel de incorporao das TIC nos servios informativos e educativos oferecidos pela BE; 4 Planear com os docentes o trabalho de pesquisa a realizar na BE; Adotar um modelo de pesquisa uniforme para toda a escola

SECO B
Recomenda-se que cada biblioteca escolar realize um processo de anlise da sua ao. Para isso, utilize a estrutura do Modelo de Autoavaliao da Biblioteca Escolar.

B. Leitura e Literacias Subdomnio


B.1. Trabalho da BE ao servio da promoo da leitura

Relatrio de Avaliao

Evidncias que fundamentam o relatrio


2

Aes para melhoria


Reforar o envolvimento dos docentes e grupos disciplinares em atividades de leitura; Aumentar as atividades desenvolvidas em cooperao com as diversas estruturas de coordenao pedaggica da ESAS; Propor atividades de leitura onde sejam envolvidos os pais / encarregados de educao.

A BE disponibiliza o seu catlogo on-line A BE est organizada em cerca de 300 m , para facilitar o acesso ao fundo com espaos diferenciados de trabalho: documental a toda a comunidade; espao de leitura individual; espao de trabalho em grupo; zona de exposio de Os vrios espaos que integram o servio livros e do fundo documental; zona de prestado pela BE potenciam o leitura informal e novidades; zona udio e desenvolvimento da literacia e fomentam vdeo; espao Info e NET (com servio de hbitos de leitura junto da comunidade impresso); secretariado e atendimento / escolar; apoio e servio de requisio domiciliria; A Biblioteca dispe de oramento prprio gesto e utilizao dos auditrios. para aquisio de obras de leitura Criao e dinamizao de uma biblioteca A Biblioteca dispe de um livro de de jardim; sugestes de fundo documental a Aquisio de 95% do fundo documental adquirir, aberto participao de todos sugerido pelos vrios elementos da os elementos da comunidade escolar. comunidade educativa (s no foi adquirido o fundo documental esgotado no mercado); Participao e dinamizao nos projetos de leitura da RBE e comemorao dos dias dedicados ao livro (Dia Internacional do Livro; Semana Nacional da Leitura; Dia das Bibliotecas Escolares); Adeso da Biblioteca ao projeto aLer+.

B.2. Integrao da BE nas estratgias programas de leitura

Integrao educativa;

comunidade A Biblioteca recolhe, em documento prprio, sugestes de aquisio de material e de desenvolvimento de atividades a Comunidade educativa reconhece o serem promovidas ao longo do ano letivo contributo da BE no desenvolvimento das

da

BE

na

Reforar o envolvimento dos docentes e grupos disciplinares em atividades de leitura; Aumentar as atividades 10

competncias de leitura dos alunos da em conjunto com os vrios departamentos desenvolvidas em cooperao com ESAS; da escola; as diversas estruturas de coordenao pedaggica da ESAS; Relao de abertura da coordenao da Todas as atividades de promoo da leitura BE com todos os parceiros educativos; so desenvolvidas com recurso aos Propor atividades de leitura onde docentes e alunos da escola; sejam envolvidos os pais / Parcerias de trabalho com instituies encarregados de educao. locais que visam a promoo de hbitos No mbito das Jornadas da Biblioteca so de leitura. desenvolvidas exposies e conferncias sobre autores nacionais; Existem protocolos com instituies externas que visam a promoo da leitura (ex: Centro Social de Santo Adrio, Biblioteca Pblica); B.3. Impacto do trabalho da BE Impacto positivo das atividades de nas atitudes e competncias promoo da leitura; dos alunos, no mbito da Reflexo positivo dos hbitos de leitura leitura e da literacia nas aprendizagens dos alunos; 70% dos alunos reconhecem que a BE Utilizar os recursos informticos contribui positivamente para o como veculos de incentivo leitura; desenvolvimento das competncias de Promover fruns de leitura e leitura e para os resultados escolares; resenhas bibliogrficas a partir do 90% dos docentes inquiridos foram da stio da BE; Envolvimento dos alunos na dinamizao opinio que a BE contribuiu bastante ou de atividades de leitura; Incentivar o emprstimo muito para o desenvolvimento das domicilirio propondo sugestes de competncias de leitura e para os leituras sobre diversas temticas; resultados escolares dos alunos. Abrir mais a dinmica da BE s 55% dos alunos da escola frequenta a ferramentas Web 2.0 biblioteca com regularidade diria (5%), semanalmente (35%) ou mensalmente (15%). Colaborao na dinamizao de atividades de leitura com a Associao Cultural da Escola Secundria Alberto Sampaio (ACESAS) associao de alunos.

11

C. Projetos, Parcerias e Actividades Livres e de Abertura Comunidade Relatrio de Avaliao


O horrio de abertura da BE coincide com o horrio de permanncia dos alunos na escola (8h30-22h00), mesmo no perodo das interrupes letivas; A BE prev espaos diversificados de trabalho potenciando uma utilizao por frequentadores com diferentes perfis e objetivos de utilizao; A BE colabora de forma articulada no desenvolvimento dos projetos de trabalho da rea de Projeto do 12; Os alunos encontram na BE um conjunto de propostas de atividades, espaos e recursos que visam a utilizao criativa dos seus tempos livres, que lhes permitem desenvolver a sensibilidade esttica e o gosto e interesse pelas artes e humanidades; Os alunos beneficiam de acesso livre e permanente BE; A Biblioteca disponibiliza um conjunto de espaos diversificados com elevada qualidade e atrativos para os alunos; Apoio da BE participao livre e criativa dos alunos na conceo e dinamizao de atividades; Valorizao do trabalho organizado e realizado autonomamente pelos alunos. 12

Subdomnio
C.1. Apoio a atividades livres, extracurriculares e de enriquecimento curricular

Evidncias que fundamentam o relatrio


90% dos alunos inquiridos considera o horrio da BE adequado aos seus interesses e necessidades; A equipa de coordenao da BE desenvolve o seu trabalho com base no cumprimento de um horrio distribudo, cobrindo inclusive o perodo da noite; 52% dos alunos inquiridos utilizam diariamente ou uma ou duas vezes por semana a Biblioteca fora do perodo de aulas. 67% dos alunos acha que o ambiente da BE calmo e favorvel utilizao ao mesmo tempo por vrios alunos e grupos em atividades diferentes. Satisfao plena (100%) das sugestes para aquisio de livros e documentos apresentados pelos alunos.

Aes para melhoria Enriquecimento do fundo documental.

C.2. Projetos e parcerias

A Biblioteca est implicada em projetos na Comunidade Educativa; A BE privilegia o desenvolvimento de atividades e projetos em parceria assegurando uma forte dinmica de abertura da escola comunidade local.

Conforme constatvel no PAA, a BE promove parcerias com entidades externas, nomeadamente, com o Centro Social de Santo Adrio, Biblioteca Lcio Craveiro da Silva, Universidade do Minho e Casa do Professor constituindo um elemento potenciador da riqueza da atividade cultural e social da Biblioteca; Pelo Projeto Ser solidariedade na ESAS so promovidas iniciativas conjuntas com instituies de solidariedade (Critas, Civitas, Spro); A BE colabora ativamente em alguns projetos da ESAS: Revista de Facto, Oficina de Artes; Clube do Ambiente; rea de Projeto 12 ano Participao no projeto Novas Oportunidades a Ler+, em parceria com o Centro Novas Oportunidades da ESAS e a Biblioteca Municipal; Participao no Concurso Nacional de Poesia, Faa L um Poema.

Criar condies para a continuao da realizao do Frum de Bibliotecas iniciado no ano 2000 (espao de partilha de iniciativas entre os Bibliotecrios Escolares da Zona Norte).

13

D. Gesto da Biblioteca Escolar Subdomnio


D.1. Articulao da BE com a Escola/ Agrupamento. Acesso e servios prestados pela BE

Relatrio de Avaliao
O coordenador da BE participa no Conselho Pedaggico da ESAS; O RI da Escola contempla os aspetos da vida e dinmica da BE; O PAA da BE est relacionado e articulado com os objetivos e metas do PE e PAA da ESAS. Por parte da Direo existe um apoio e investimento na BE, contribuindo de forma determinante para a qualidade do servio prestado; A BE possui mecanismos de autorregulao contnuos.

Evidncias que fundamentam o relatrio


Cfr. Documentos referidos. Obras de melhoramento da BE; Oramento da BE; Recursos humanos afetos (docentes e auxiliares); A BE desenvolveu, desde h vrios anos, mecanismos de autoavaliao e sua comunicao comunidade educativa

Aes para melhoria


Realizao de reunies de trabalho com os coordenadores de Departamento para programao de atividades conjuntas e articulao do trabalho

D.2. Condies humanas e materiais para a prestao dos servios

Todos os elementos da equipa coordenadora da BE (docentes e funcionrios) possuem formao adequada na rea da Biblioteca e constitui uma equipa pluridisciplinar. A BE disponibiliza condies de espao capazes de responder, no seu funcionamento, s solicitaes da comunidade escolar e a uma utilizao diversificada.

Ver perfil da BE. Desde h vrios anos a BE tem sofrido obras de melhoramento para responder s necessidades da comunidade, ocupando atualmente uma rea total de cerca de 300m2.

D.3. Gesto da coleo

A poltica de reforo da coleo est sujeita a um dilogo prvio de auscultao das necessidades e interesses de todos os elementos da comunidade

Formulrios para sugestes de aquisio. Catlogo da BE disponvel online

Implementar o sistema de requisio e emprstimo a partir do programa informtico Explorar e difundir o uso de recursos 14

escolar. A informao est organizada segundo o sistema de classificao normalizada. As atividades da BE e os servios/coleo disponvel devidamente divulgado junto da comunidade escolar.

Pgina Web da Biblioteca permanentemente atualizada. A BE dispe de um Plano de Aco 2009/13

online e incentivar o recurso de dispositivos da Web para produzir e difundir informao

15

SECO C
Quadro Sntese dos Resultados da avaliao

16

Domnios de funcionamento

Ano de incidncia da auto-avaliao sobre este domnio

Nvel obtido

Resultado das aces de melhoria implementadas, aps avaliao, para o subdomnio

Data de apresentao ao Conselho Pedaggico. Recomendaes do Conselho Pedaggico

Recomendaes do Conselho Pedaggico

A.1. Articulao curricular da BE com as estruturas de coordenao e superviso pedaggica e com os docentes

Domnio A

Aes de melhoria implementadas na sua totalidade com resultados positivos. 2010.11 4 Reforo do contributo da BE no trabalho colaborativa da escola A apresentar no CP de 20.09.11

A.2. Promoo das literacias da informao, tecnolgica e digital

Domnio A

Aes de melhoria implementadas na sua totalidade com resultados positivos. 2010.11 4 Abertura da BE s literacias da informao, sobretudo tecnolgica e digital A apresentar no CP de 20.09.11

Domnio B
C.1. Apoio a atividades livres, extracurriculares e de enriquecimento curricular C.2. Projetos e parecerias

2008.09

Domnio ainda no sujeito a nova avaliao Domnio ainda no sujeito a nova avaliao Domnio ainda no sujeito a nova avaliao -

07.10.2009

Parecer favorvel do CP sem recomendaes Parecer favorvel do CP sem recomendaes Parecer favorvel do CP sem recomendaes -

Domnio C

2009.10

06.09.2010

Domnio C

2009.10 2011.12

3 -

06.09.2010 -

Domnio D

17

Vous aimerez peut-être aussi