Vous êtes sur la page 1sur 25

Produo grfica Emater - Capa Marlene Suely Ribeiro Chaves

REFERNCIAS AGROECOLGICAS

PASTOREIO RACIONAL VOISIN

REFERNCIAS AGROECOLGICAS PASTOREIO RACIONAL VOISIN (PRV)


Ccero Tefilo Berton 1 Evandro Massulo Richter 2 Nucleo de Pastoreio Racional Voisin - UFSC3

Curitiba, 2011
1 2

Ccero Tefilo Berton Mestre em Agroecossistemas, UFSC Evandro Massulo Richter Mdico Veterinrio, CPRA/Instituto Emater 3 Ncleo de Pastoreio Racional Voisin - UFSC

GOVERNO DO ESTADO DO PARAN Carlos Alberto Richa Vice Governador Flvio Arns Secretrio de Estado da Agricultura e Abastecimento Norberto Anacleto Ortigara SEAB Diretoria Geral Otamir Csar Martins CENTRO PARANAENSE DE REFERNCIA EM AGROECOLOGIA CPRA Diretor Presidente Joo Carlos Zandon Diretor Adjunto Mrcio Miranda AUTORES: Ccero Tefilo Berton Mestre em Agroecossistemas, UFSC Evandro Massulo Richter Mdico Veterinrio, CPRA/Instituto Emater Ncleo de Pastoreio Racional Voisin - UFSC

SUMRIO APRESENTAO ...................................................................... Por que usar o PRV ..................................................................... MANEJO EM PRV ..................................................................... UTILIZAO DO EXCEDENTE DE FORRAGEM ............. O SOLO E A MATRIA ORGNICA ...................................... A GUA ........................................................................................ Bebedouros .................................................................................... Piqueteamento e sistema virio ..................................................... Arborizao ................................................................................... MANEJO ANIMAL EM PRV .................................................... Manejo do rebanho nas pastagens ................................................. Movimentao dos animais ........................................................... REFERNCIAS .......................................................................... EFEITO DE DIFERENTES TEMPOS DE REPOUSO SOBRE A PARTE AREA, SISTEMA RADICULAR E COMPORTAMENTO DE PASTOREIO DE VACAS LEITEIRAS EM UMA PASTAGEM POLIFTICA ................ 05 06 08 13 14 15 16 17 19 20 20 20 22

23

APRESENTAO Desde os primrdios da humanidade, atravs dos pastores, o homem vem mantendo uma relao ntima com seus animais e pastagens, conduzindo os seus rebanhos mantendo o equilbrio entre a oferta e a necessidade. O Pastoreio Racional Voisin (PRV) resgata esta intimidade entre o produtor, seus animais e sua pastagem, a necessria vivncia diria com os animais, a observao acurada do desenvolvimento das pastagens e a necessria compreenso da essncia das quatro leis universais do PRV permitem um aumento da produtividade sem que com isso seja necessrio degradar os recursos forrageiros, ao contrrio, com a aplicao fiel do PRV obtm-se um aumento progressivo da fertilidade do solo. Este material resultado da experincia de vrias pessoas, alm dos autores citados. PRV no se faz sozinho. Foi fundamental a contribuio de tcnicos e produtores comprometidos com uma produo tica e sustentvel. Em especial, gostaramos de agradecer a Ilso Aperone da Silva Gomes (in memorian), pela dedicao e contribuies criativas para a implantao de vrios sistemas de PRV e a Luis Carlos Pinheiro Machado , o Mestre. O QUE PRV? O Pastoreio Racional Voisin (PRV) um mtodo racional de manejo do complexo solo-planta-animal, proposto pelo cientista francs Andr Voisin, que consiste no pastoreio direto e em rotaes de pastagens. A interveno do homem se d atravs da subdiviso da rea em piquetes, permitindo o direcionamento do gado para aqueles que apresentam o pasto no seu tempo de repouso adequado. Isso possibilita aos demais piquetes que o pasto recupere suas reservas para crescer novamente. Esses perodos variam de acordo com as espcies do pasto, estao do ano e as caractersticas climticas da regio e a fertilidade do solo. O PRV est vinculado a fatores de produo que so indispensveis para o sucesso do projeto, para os quais sanidade e alimentao so aspectos bsicos.
5

Um animal s est saudvel quando est bem nutrido, e s estar nutrido se tiver sade. POR QUE USAR PRV? Analisando a situao da cadeia produtiva do leite e da carne, sabese que apenas sobrevivero os produtores que tiverem baixo custo de produo com produtividade. A alimentao dos ruminantes (bovinos, ovinos e caprinos) feita base de pasto que produzido atravs da energia solar pelo processo de fotossntese e pelos nutrientes existentes no solo.

O manejo correto implica ateno ao bem-estar animal que promove o aumento da capacidade produtiva e a qualidade do produto final. O confinamento e o concentrado agridem a sade e, consequentemente, o bem-estar alm de aumentar os custos de produo.
6

Animais estressados produzem menos!

Para ter bons lucros, o produtor deve depender cada vez menos de insumos/produtos externos propriedade e isso s alcanado quando a alimentao dos seus animais for baseada apenas em pasto. Alm disso, a implantao e o manejo correto do projeto de PRV beneficiam o solo pelo aumento da concentrao de esterco e urina que promovem elevao na quantidade de matria orgnica. Isso permite que insetos (como o rola-bosta), aneldeos (como as minhocas) incorporem o esterco no solo, incrementando sua fertilidade. A diminuio das populaes desses seres vivos ocorre quando utilizamos produtos qumicos nos animais e no ambiente e, ainda, quando o solo agredido com arado e grade.

Em PRV no se usa adubos qumicos porque os animais j fazem a adubao!


7

MANEJO EM PRV Existem quatro leis chamadas de Leis Universais do Pastoreio Racional que devem ser seguidas para garantir o sucesso do PRV. As duas primeiras garantem a perenizao das pastagens e as duas ltimas, o incremento da produo animal. a. Lei do repouso para que um pasto cortado pelo dente do animal possa dar sua mxima produtividade, necessrio que, entre dois cortes sucessivos a dente, haja passado tempo suficiente, que permita ao pasto: - armazenar nas suas razes reservas para um incio de rebrote vigoroso; - realizar a sua labareda de crescimento, ou grande produo de pasto por dia e por hectare. O tempo timo de repouso varivel de acordo com: - a espcie vegetal; - a estao do ano; - as condies climticas; - a fertilidade do solo.

No inverno esse perodo maior que no vero, pois as plantas se desenvolvem mais lentamente.

A altura do pasto no pode ser tomada como referncia para estabelecer o tempo de repouso da parcela, mas sim o estado de desenvolvimento da planta. Pastos pastoreados em seu ponto timo de repouso garantem a maior produtividade da pastagem e so de tima qualidade.

b. Lei da ocupao o tempo de ocupao de uma parcela deve ser suficientemente curto para que um pasto, cortado a dente no primeiro dia do tempo de ocupao, no seja cortado novamente, antes que os animais deixem a parcela.

4 a 6 UGM/ha Sistemas manejados em PRV: possvel dobrar ou at triplicar a carga animal sem a necessidade de suplementao com rao.
9

A segunda lei complementa a primeira. Somente um tempo curto de ocupao permite que o gado no corte o rebrote do pasto durante essa ocupao. O essencial que o gado no coma o pasto rebrotado, porque esse o primeiro passo para a degradao da pastagem. Na prtica, para que isso no ocorra, o perodo de ocupao no deve exceder 1 ou 2 dias, utilizando-se alta carga animal.

c. Lei do rendimento mximo necessrio ajudar os animais de exigncia alimentcia maior para que possam colher a maior quantidade de pasto e que o pasto seja da melhor qualidade possvel. A qualidade nutricional do pasto varia quanto: - s espcies; - ao estdio fenolgico; - s partes da planta.

Estdio Fenolgico: fase de desenvolvimento da planta. As vacas gostam mais das folhas mais novas que so de mais fcil digesto e apresentam valor nutricional maior E no gostam dos talos que so mais fibrosos e de menor qualidade.

10

Se os animais de maior exigncia nutricional, como as vacas em lactao, consumirem somente o estrato superior da pastagem, obtero um mximo consumo de alimento, com mxima qualidade. Os animais de menor requerimento nutricional podem pastar o estrato inferior da pastagem. Esse manejo, chamado desnate e repasse, permite maximizar a produo, j que est aliado a uma alta carga animal, que resulta em alta produtividade por rea, e ainda, possibilita alto desempenho individual do grupo desnate. Esse manejo s possvel se houver gua em todos os piquetes. Desnate 1 lote Animais de maior exigncia nutricional. Repasse 2 lote Animais de menor exigncia nutricional.

d. Lei do rendimento regular um animal alcana o mximo desempenho no primeiro dia de pastoreio, e os rendimentos vo diminuindo na medida em que o tempo de permanncia na parcela aumenta, pois o animal vai pastoreando mais a fundo, colhendo menor quantidade de pasto e com menor valor nutritivo. A cada vez que o gado entra em uma nova parcela o ganho ser maior no primeiro dia de ocupao, diminuindo nos dias subsequentes,
11

at trocar de parcela. Nessa nova parcela o ganho inicial ser maior, diminuindo logo depois.

A arte de saber saltar O uso dos potreiros no est, de nenhuma forma, relacionada a sua localizao, mas sempre ao ponto timo de repouso. Assim, o prximo potreiro a ser utilizado no aquele prximo ao potreiro em uso, mas o que apresentar o pasto em ponto timo de repouso, mesmo que este esteja a uma grande distncia. Esse manejo denominado a arte de saber saltar, sendo um dos pilares do manejo de PRV. Nesse sentido, nunca haver uma ordem prdeterminada a ser seguida quanto escolha do piquete, sem considerar o estado fenolgico da planta. Quando os piquetes adjacentes so utilizados seguidamente podese afirmar que o PRV est sendo mal manejado, gerando a degradao da pastagem por acelerao fora de tempo. Se os piquetes tm a mesma aparncia, o projeto est sendo mal manejado; se apresenta colorao irregular, uns mais claros, outros mais escuros (efeito xadrez), ento o projeto est sendo bem manejado.

Observe as diferentes tonalidades do pasto. possvel identificar os diferentes estgios de desenvolvimento da pastagem.

12

UTILIZAO DO EXCEDENTE DE FORRAGEM Em algumas pocas do ano h excesso de pasto e, em outras, falta. Assim, esse excedente, deve ser transformado em feno ou silagem para manejo correto das pastagens.

No corte da forragem para feno ou silagem devese, sempre, respeitar o ponto timo de repouso.

Nesta modalidade a forragem conservada deve ser dada aos animais diretamente no pasto, para que deixem na pastagem os seus excrementos (esterco) e urina), ativando a vida do solo (biocenose) e incrementando a sua fertilidade natural.

13

O SOLO E A MATRIA ORGNICA O solo um organismo vivo, quando tem uma boa cobertura, evita a eroso.

As minhocas sobrevivem apenas em ambientes nos quais no so utilizados produtos qumicos do grupo das avermectinas.

14

A GUA A gua deve ser levada ao animal, e no o animal ir procura dela. Ao deslocar-se atrs das fontes de gua, o animal passa muito tempo sem consumi-la e, tambm, gasta grande quantidade de energia, que poderia ser melhor aproveitada na converso da produo de carne e/ou leite.

Para cada litro de leite produzido o animal deve beber entre 4 a 5 litros de gua! Alm da gua de sua manuteno.

Outro fator que interfere no consumo de gua a hierarquia do rebanho. Os dominantes acessam primeiro a gua e quando os animais de hierarquias inferiores vo beber gua, os primeiros j esto se retirando, fazendo com que os ltimos bebam rapidamente a gua para acompanhar os que esto se retirando para voltar ao pasto. A necessidade mdia do rebanho corresponde a 80 litros de gua/ UGM/dia, somando mais 5 litros por litro de leite produzido.

Se uma vaca de 500 kg produz 10 litros de leite por dia, ela beber, em mdia, 130 litros de gua diariamente.

15

Bebedouros Para otimizar recursos, possvel utilizar um bebedouro para cada quatro piquetes prximos. Bebedouros plsticos circulares so ideais. Pode-se utilizar caixas dgua ou mesmo embalagens plsticas, tipo tambor, que acondicionam suco de laranja ou azeitonas. importante que os bebedouros no estejam nos cantos dos piquetes, evitando com isso que um animal dominante impea os outros de se aproximarem. Os animais bebem mais gua quando oferecida em bebedouros circulares.

As caixas dgua de PVC so timas para usar como bebedouros.

Tonis plsticos tambm podem ser utilizados como bebedouro

Os animais bebem cerca de 35% mais gua quando os bebedouros utilizados so circulares e ocorrem menos episdios de disputa pela gua, diminuindo a possibilidade de um animal dominante impedir de que os outros animais cheguem ao bebedouro.
16

Piqueteamento e sistema virio

Um bebedouro para cada quatro piquetes

Piquetes quadrados 10 % de corredores

Caixa dgua no ponto mais alto da propriedade

O cumprimento das leis universais s possvel atravs da diviso da rea em no mnimo 60 piquetes e o oferecimento de gua em cada piquete.

Para o piqueteamento da rea se faz necessrio um estudo planialtimtrico da propriedade para que se possa delimitar toda a rea a ser piqueteada e um ponto (o mais alto) para a caixa dgua que distribuir gua para todos os piquetes. Da rea total para o piqueteamento sempre se desconta 10%, pois preciso considerar os corredores por onde o gado vai transitar. O nmero de piquetes de cada propriedade ser determinado pelo tempo de repouso da pastagem nas condies mais severas, tempo de ocupao e o nmero de lotes.
17

Nmero de piquetes: (TR/TO) + nmero de lotes Onde: TR = tempo de repouso (no Estado do Paran, no perodo crtico o tempo de repouso varia entre 58-65 dias) TO = tempo de ocupao de cada piquete A rea de cada piquete depender da rea disponvel e do nmero de piquetes. Piquetes quadrados poupam arame e blocos de oito piquetes poupam bebedouros, j que possvel utilizar um bebedouro para cada quatro piquetes. As cercas internas e as divises dos potreiros sero feitas com arame eletrificado. O fio dever ser galvanizado e fixado aos moures com isoladores e dever ficar entre 0,70 e 0,90m do solo sendo a distncia entre os postes entre 10 e 40m, variando de acordo com as irregularidades do terreno. Essas medidas so vlidas para bovinos leiteiros, que so mais dceis. Um exemplo bem prtico: Um produtor em Ampre deseja implantar o sistema de PRV em sua propriedade. A rea disponvel de pastagem corresponde a 6,4 hectares. Qual ser a dimenso dos seus piquetes? Considerando: - o tempo de repouso das pastagens no perodo crtico de 62 dias; - o tempo de ocupao de cada piquete de 1 dia e 2 lotes (desnate e repasse); - rea disponvel para piquetes (descontando os corredores): 6,4 0,64 (10%) = 5,76 ha; Nmero de piquetes: (62/1) + 2 = 64 piquetes rea dos piquetes: 5,76/64 = 0,09 hectares ou 900 m2 Se o piquete for quadrado: v900 => ento, cada lado ser de 30 m Logo, a dimenso dos piquetes ser de 30 x 30 metros
18

Descontar 10% da rea para a implantao do sistema virio no um desperdcio! A presena de corredores essencial para evitar processos erosivos. Alm disso, o uso de corredores facilita o manejo do gado e a pastagem que cresce ali tambm pode ser pastoreada pelo animal. importante que sejam planejados corredores em torno do permetro das reas de pastagem e entre os blocos de piquetes, preferencialmente no sentido transversal pendente do terreno. Os corredores devem ter no mnimo trs metros e devem variar conforme o nmero de animais.

Arborizao Em piquetes onde no houver rvores, o produtor dever plant-las. As mudas arbreas podem ser nativas (preferencialmente) ou exticas. Os abrigos arbreos protegem os animais, durante o inverno, dos ventos frios e das chuvas, e no vero, das radiaes solares, promovendo maior conforto aos animais. Alm disso, pastos sombreados aumentam a produo de massa forrageira em relao a pastos em pleno sol. A busca pela sombra ocorre nas horas mais quentes do dia.

19

MANEJO ANIMAL EM PRV Manejo do rebanho nas pastagens Como citado na 3 Lei do PRV, o melhor aproveitamento da pastagem pelo rebanho ocorre quando o rebanho dividido em dois lotes: - Lote de desnate - composto pelas vacas com maior exigncia nutricional, como as vacas em lactao, vacas no final de gestao e terneiros. Esses animais sero os primeiros a ocupar o piquete, para que possam colher as melhores partes das plantas (folhas) beneficiando-se. - Lote de repasse - so os animais com menor exigncia nutricional, ou seja, as vacas secas, vacas prenhas e novilhas intermedirias. Esses animais ocuparo o piquete aps a sada do lote de desnate.

Movimentao dos animais A movimentao dos animais ser feita com toda a tranquilidade e sem agressividade. Os animais sero conduzidos pelo trabalhador, sempre a p (sem cavalos ou ces).

20

Antes de conduzir os animais, o tratador dever entrar no potreiro onde se encontram e caminhar lentamente entre eles, durante 10 a 15 minutos, esperando que todos fiquem de p, desenvolvendo o reflexo de urinar e bostear.

Esta tcnica simples garante a fertilizao dos piquetes, evita o desperdcio de esterco e poupa tempo e energia na limpeza das instalaes.

21

Referncias PRIMAVESI, Ana. Manejo ecolgico de pastagens. 2 ed. So Paulo: Nobel, 1986. 184 p. MACHADO, Luiz Carlos Pinheiro. Pastoreio racional voisin: projeto 214: Fazenda Margarida. Florianpolis: UFSC, Centro de Cincias Agrrias, 2003. 153 p. MACHADO, Luiz Carlos Pinheiro. Pastoreio racional voisin: tecnologia agroecolgica para o terceiro milnio. Porto Alegre: Cinco Continentes, 2004. 313 p. VOISIN, Andr. Dinmica das pastagens. 2. ed. So Paulo: Mestre Jou, 1979. 406 p (Coleo Agronomia Veterinria). VOISIN, Andr. Produtividade do pasto. 2. ed. So Paulo: Mestre Jou, 1981. 520p. (Coleo Agronomia Veterinria).

22

EFEITO DE DIFERENTES TEMPOS DE REPOUSO SOBRE A PARTE AREA, SISTEMA RADICULAR E COMPORTAMENTO DE PASTOREIO DE VACAS LEITEIRAS EM UMA PASTAGEM POLIFTICA Eng. Agro. Cicero Tefilo Berton

O objetivo desta pesquisa, desenvolvida no Centro Paranaense de Referncia em Agroecologia (CPRA) foi avaliar o efeito de diferentes tempos de repouso na produo de matria seca (MS) da parte area e do sistema radicular, na qualidade da forragem (Protena Bruta - PB, Fibra em Detergente Neutro - FDN e Fibra em Detergente cido - FDA), na composio botnica e no comportamento de pastoreio de vacas leiteiras em uma pastagem poliftica. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos completamente casualizados com seis repeties. Foram avaliados trs tratamentos (trs tempos de repouso): 21 dias (T21), 42 dias (T42) e repouso varivel (TV) seguindo os princpios do Pastoreio Racional Voisin (PRV). O trabalho foi dividido em dois experimentos. Abaixo esto descritos, resumidamente, os principais resultados, uma vez que a dissertao, na ntegra, est disponvel no site www.pga.ufsc.br. No experimento 1, estudou-se a produo de MS da parte area e do sistema radicular, a qualidade da forragem e a composio botnica da pastagem. Na produo de biomassa de razes (Figura 01), estimada em kg de MS/ha, houve efeito de tratamento na profundidade de 0-5 cm, no qual o T21 produziu uma menor quantidade de razes que o TV em duas pocas avaliadas, ao passo que o T42 em apenas uma poca. O repouso muito curto da pastagem (T21) prejudica o sistema radicular o que pode comprometer a perenidade do pasto a longo prazo. A composio botnica variou em funo dos tratamentos para uma mesma poca, quando, ao final do experimento, as gramneas de vero foram favorecidas pelo repouso mais curto (T21).

23

FIGURA 1- Valores mdios para a varivel estudada biomassa de razes, estimada em kg de matria seca/ha, na profundidade de 0-5 cm, apresentando tratamento e poca de coleta. Mdias seguidas da mesma letra em cada coluna, correspondentes mesma poca, no diferem entre si.

No houve diferena na produo total de MS da parte area ao final do experimento, embora tenham ocorrido diferenas durante os perodos avaliados. O T42 apresentou uma menor qualidade nutricional que os outros tratamentos, por apresentar um maior teor de FDN e um menor teor de PB. No experimento 2, avaliou-se o comportamento de pastoreio das vacas frente aos trs tratamentos e verificou-se que os diferentes tempos de repouso interferiram no comportamento de pastoreio, modificando o tempo de pastoreio e a taxa de bocadas, o que caracteriza a seletividade das vacas. O tempo de repouso muito longo (T42) aumenta o tempo de pastoreio diminuindo a taxa de bocadas por fornecer uma forragem de menor qualidade nutritiva. O repouso varivel foi o tratamento que no comprometeu o sistema radicular ao mesmo tempo que possibilitou uma boa coleta de pasto pelos animais.

24

Vous aimerez peut-être aussi