Vous êtes sur la page 1sur 11

Prtica de Ensino de Cincias

Prof Msc. Maria Adriana Santos Carvalho

Ensino Fundamental

Cincias no Ensino Fundamental


Nas quatro ltimas sries cincias engloba biologia, fsica e qumica; 12% a 15% do tempo de escolaridade dedicado ao ensino de cincias: 3 aulas semanais;

Cincias no Ensino Fundamental


Do 6 ao 9 ano os temas comumente ensinados so:
-

Solo e clima agricultura; Animais e plantas; Organismos e reaes qumicas; Nutrio, respirao e excreo; Sistema nervoso hormnios comportamento; Produo de alimentos Vida e energia fotossntese e cadeias alimentares ecossistemas Reproduo e estrutura celular

Cincias no Ensino Fundamental


Em geral so apresentados e cobrados conhecimentos factuais, muitas vezes irrelevantes e desconexos em relao s outras reas da disciplina cincias e s demais disciplinas do currculo.

Cincias Naturais no Ensino Fundamental Histrico: At 1961: - O conhecimento cientfico era considerado um saber neutro, isento, e a verdade cientfica, tida como inquestionvel. - A qualidade do curso era definida pela quantidade de contedos trabalhados.

Cincias Naturais no Ensino Fundamental


-

Com o movimento da Escola Nova: surgem propostas para a renovao do ensino de cincias H uma necessidade de o currculo responder ao avano do conhecimento cientfico e s novas demandas pedaggicas Passou-se a valorizar a participao ativa do estudante no processo de aprendizagem. Objetivos preponderantemente informativos deram lugar a objetivos tambm formativos. As atividades prticas passaram a representar importante elemento para a compreenso ativa de conceitos

Cincias Naturais no Ensino Fundamental


O objetivo fundamental do ensino de Cincias Naturais passou a ser dar condies para o aluno vivenciar o que se denominava mtodo cientfico, trabalhando de forma a redescobrir conhecimentos; Essa proposta representou um progresso relativo, j que muitos professores inadvertidamente, identificaram metodologia cientfica com metodologia do ensino de Cincias Naturais; O ensino de Cincias atualmente ainda trabalhado em muitas salas de aula no levando em conta sequer o progresso relativo que essa proposta representou.

Cincias Naturais no Ensino Fundamental


As diferentes propostas de renovao do ensino de cincias reconhecem hoje que os mais variados valores humanos no so alheios ao aprendizado cientfico e que a Cincia deve ser apreendida em suas relaes com a Tecnologia e com as demais questes sociais e ambientais.

Objetivos gerais de Cincias Naturais para o ensino fundamental


Os objetivos de Cincias Naturais no ensino fundamental so concebidos para que o aluno desenvolva competncias que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivduo e como cidado, utilizando conhecimentos de natureza cientfica e tecnolgica (PCN)

Vous aimerez peut-être aussi