Vous êtes sur la page 1sur 11

O sistema muscular compreende os msculos e rgos anexos.

Um msculo constitudo por uma parte carnosa, o VENTRE, e uma parte tendinosa, o TENDO. O ventre a parte ativa, que produz movimento, enquanto o tendo a parte passiva, que apenas transmite a fora da contrao do ventre para o osso. Geralmente, os tendes so cilndricos ou em forma de fita. Os que tm forma de lminas so denominados aponeuroses de insero.

Estrutura dos Msculos: O ventre muscular constitudo por feixes de clulas musculares (fibras musculares) unidas por tecido conjuntivo. O revestimento conjuntivo externo do msculo o epimsio ; o perimsio envolve feixes de fibras musculares; e, o endomsio envolve cada fibra muscular. No interior do tecido conjuntivo correm os vasos e nervos que nutrem e inervam as fibras musculares. Os vasos (artrias e veias) penetram no msculo por meio de um ou mais troncos. No interior do msculo, as artrias se ramificam, muitas vezes, formando uma extensa rede capilar. O comprimento das fibras musculares pode varias entre 10 e 30 cm. aproximadamente.

Classificao dos msculos:

A - Quanto forma: podem ser longos e largos. Nos longos predomina o comprimento e nos largos a superfcie. B - Quanto localizao: podem ser cutneos ou esquelticos. Os primeiros inserem-se na pele e os ltimos, nos ossos. Esses formam grupos separados por tecido conjuntivo.

Parte 2

Tipos de Tecidos Musculares: - Msculo Liso: Contrao lenta e involuntria (ex.: vsceras, grandes vasos sangneos, pele). inervado pelo Sistema Nervoso Autnomo. - Msculo Estriado Esqueltico: Contrao rpida e voluntria (ex.: recobre totalmente o esqueleto e est fixado nos ossos). inervado pelo Sistema Nervoso Central. - Msculo Cardaco: Contrao rpida e involuntria (ex.: miocrdio). inervado pelo Sistema Nervoso Autnomo.

Inseres musculares: Insero muscular de um msculo o ponto onde o msculo se fixa. Nos membros, pode-se falar de insero proximal ou origem, que corresponde a insero mais prxima do tronco, e, insero distal quela mais afastada do tronco. Tambm h partes tendinosas intercaladas ao longo do trajeto das fibras do ventre muscular como as inseres tendneas (reto do abdmen).

Nomenclatura dos msculos

O msculo recebe o nome de acordo com um dos seguintes critrios: Forma (ex.: trapzio) Nmero de cabeas (bceps, trceps) Funo (abdutor longo do polegar) Localizao (tibial anterior) Unio de dois ou mais destes critrios (msculo pronador quadrado)

Unidades Motoras O conjunto de fibras musculares inervado pela arborizao terminal de um nico neurnio motor chamado de unidade motora. O nmero de unidades motoras de cada msculo est relacionado com o tipo de funo que o msculo deve desempenhar. Quando o nervo de um msculo seccionado, este se atrofia. Mas, se houver regenerao do nervo e, portanto, reinervao do msculo, ele recupera suas funes no espao de um ano aproximadamente.

Contrao Muscular O estmulo para contrao muscular geralmente um impulso nervoso que chega fibra muscular atravs de um nervo. O impulso nervoso propaga-se pela membrana das fibras musculares (sarcolema) e atinge o retculo sarcoplasmtico, fazendo com que o clcio ali armazenado seja liberado no hialoplasma. Ao entrar em contato com as miofibrilas, o clcio desbloqueia os stios de ligao da actina e permite que esta se ligue miosina, iniciando a contrao muscular. Assim que cessa o estmulo, o clcio imediatamente rebombeado para o interior do retculo sarcoplasmtico, o que faz cessar a contrao. A actina e a miosina so cadeias proticas que se deslizam para encurtar a fibra muscular, fazendo o msculo se encurtar e alargar, diminuindo cerca de 2/3 do seu comprimento, ou at mesmo metade. O perodo de recuperao do msculo esqueltico to curto que o msculo pode responder a um segundo estmulo quando ainda perdura a contrao correspondente ao primeiro. Os filamentos de actina e miosina dispostas regularmente originam um padro bem definido de estrias (faixas) transversais alternadas, claras e escuras. Essa estrutura existe somente nas fibras

que constituem os msculos esquelticos, os quais por isso so chamados msculos estriados. Em torno do conjunto de miofibrilas de uma fibra muscular esqueltica situa-se o retculo endoplasmtico liso, especializado no armazenamento de ons e clcio. As miofibrilas so constitudas por unidades que se repetem ao longo de seu comprimento, denominadas SARCMEROS. As faixas mais externas e claras do sarcmero, chamadas BANDA I, contm apenas filamentos de actina. Dentro da BANDA I existe uma linha que se cora mais intensamente, denominada a vrias unies entre dois filamentos de actina. A faixa central, mais escura, chamada BANDA A, cujas extremidades so formadas por filamentos de actina e miosina sobreposta. Dentro da BANDA A existe uma regio mediana mais clara BANDA H que contm apenas miosina. Um sarcmero compreende o segmento entre duas linhas Z consecutivas e a unidade contrtil da fibra muscular, pois a menor poro da fibra muscular com capacidade de contrao e distenso. Fontes de Energia Muscular Os msculos armazenam glicognio. Atravs do mecanismo respiratrio, as molculas de glicose provenientes do glicognio so degradadas e libertam energia para a sntese de ATP. A energia qumica contida no ATP convertida em energia mecnica, permitindo o deslizamento de actina sobre a miosina, o que determina o trabalho de contrao muscular, libertando calor. O oxignio e a glicose chegam ao msculo por via sangnea. A degradao da glicose durante a respirao celular resulta na formao de trs produtos principais: ATP, H2O e CO2. Uma parte das molculas de ATP imediatamente utilizada para a contrao muscular, a outra parte desdobrada e o fosfato combinado com uma substncia orgnica denominada creatina, acumulando-se em forma de reserva energtica. Assim, quando o suprimento de ATP diminui, a creatina-fosfato fornece fosfatos de alta energia para o ADP, o que permite a rpida formao de novas molculas de ATP. Quando o msculo se encontra em repouso, o mecanismo respiratrio fornece energia que permite a formao de novas molculas de creatina-fosfato.

Em situaes de intensa atividade e demoradas, a musculatura esqueltica pode no dispor de um suprimento suficiente de oxignio. Nessas condies, o msculo passa a usar as reservas de glicognio nele armazenadas. Isto conseqncia da no adaptao do sistema circulatrio e respiratrio s necessidades de oxigenao rpida dos tecidos musculares em ao. Assim, as clulas musculares passam a degradar o glicognio, por fermentao. Com isso, o msculo ficar funcionando por mais algum tempo. Porm a fermentao do glicognio tem como um dos produtos o CIDO LTICO, que quando se acumula nos msculos, baixa o pH do msculo, inibindo a contrao muscular. O cido ltico lentamente oxidado at desaparecer medida que o msculo recebe oxignio. Entretanto, parte do cido ltico produzido passa para o sangue, onde o fgado promover a sua converso em molculas de glicose que sero novamente armazenadas nos msculos sob a forma de glicognio.

Aes Musculares Um msculo ou grupo muscular tem uma ao principal e aes acessrias. O msculo principal de um movimento denominado AGONISTA. Os msculos de auxiliam o movimento so os SINERGISTAS, e os que se opem ao movimento so os ANTAGONISTAS. Os msculos podem atuar como flexores, extensores, abdutores, adutores, rotatores, pronadores, supinadores, elevadores e abaixadores.
Principais Msculos
Membros Superiores Bceps Braquial (anterior do brao) Origem: processo coracide, tuberosidade supraglenide. Insero: Tuberosidade do rdio Ao principal: flexo do antebrao Trceps Braquial (posterior do brao) Origem: corpo do mero Insero: olcrano Ao principal: extenso do antebrao Flexor superficial dos dedos (anterior do antebrao) Origem: epicndilo medial do mero

Insero: falanges mdias dos dedos Ao principal: flexo falanges mdias Extensor dos dedos (posterior do antebrao) Origem: epicndilo lateral do mero Insero: falanges mdias e distais do II a V Ao principal: extensor dos dedos Atuam na Cintura Escapular: Peitoral maior (regio peitoral) Origem: clavcula, costela, esterno. Insero: tubrculo maior do mero Ao principal: flexo do brao Peitoral menor (regio peitoral) Origem: costelas Insero: processo coracide Ao principal: baixa o ombro Subclvico (regio peitoral) Origem: 1 costela Insero: clavcula Ao principal: baixa a clavcula Serrtil Anterior (regio peitoral) Origem: costelas Insero: borda medial da escpula Ao principal: protrai a escpula Grande Dorsal (superficial posterior do tronco) Origem: processo espinhoso da T6 T12, vrtebras lombares e sacrais, crista-iliaca. Insero: sulco intertubercular Ao principal: extensor do brao Trapzio (superficial posterior do tronco) Origem: occipital, vrtebras torcicas. Insero: clavcula, espinha da escpula. Ao principal: elevao e retrao da escpula Deltide (ombro) Origem: clavcula, acrmio, espinha da escpula. Insero: tuberosidade deltidea Ao principal: flexo, extenso, abduo do brao.

Subescapular (ombro) Origem: fossa subescapular Insero: tubrculo maior do mero Ao principal: rotao medial do brao Membros Inferiores Iliopsoas (fossa ilaca) Origem: fossa ilaca e asa do sacro Insero: tendo do psoas maior Ao principal: flexo da coxa Glteo Mximo (regio gltea) Origem: lio e sacro Insero: tuberosidade gltea, fmur. Ao principal: extenso da coxa Glteo Mdio (regio gltea) Origem: lio Insero: trocanter maior Ao principal: abduo e rotao medial da coxa Tensor da fscia lateral (regio gltea) Origem: crista ilaca Insero: tracto iliotibial Ao principal: rotao medial e flexo da coxa Sartrio (ntero-lateral da coxa) Origem: espinha ilaca ntero-superior Insero: face medial da tbia Ao principal: flexo e rotao lateral da coxa Quadrceps femoral (ntero-lateral da coxa) Reto femoral + vasto lateral + vasto intermdio + vasto medial Origem: espinha ilaca e parte superior do fmur Insero: tuberosidade da tbia Ao principal: extenso da perna Bceps Femoral (posterior da coxa) Origem: tuberosidade isquitica Insero: cabea da fbula Ao principal: flexo da perna Tibial Anterior (anterior da perna) Origem: 2/3 da tbia

Insero: cuneiforme medial do 1 metatarso Ao principal: dorsiflexo e inverso do p Trceps Sural (posterior da perna) Gastrocnmios + sleo Origem: cndilos femorais e cabea da fbula Insero: calcneo Ao principal: flexo plantar do p Tronco Reto do abdmen (parede do abdmen) Origem: cartilagens costais inferiores Insero: crista do pbis Ao principal: flexo do tronco Oblquo externo (parede do abdmen) Origem: costelas inferiores Insero: crista ilaca (Une-se lado direito e esquerdo pelo ligamento inguinal) Ao principal: flexo lateral e rotao do tronco * Os msculos da parede abdominal, quando contrados, podem aumentar a presso intra-abdominal, atuando na mico, defecao, parto, tosse, respirao, vmito, proteo das vsceras e manuteno da postura. Intercostais internos (parede do trax) Origem e Insero: espaos intercostais Ao principal: movimentos respiratrios Diafragma (parede do abdmen) Origem e Insero: costelas e vrtebras *Separa a cavidade torcica abdominal. Apresenta trs amplas aberturas onde passam o esfago, a aorta e a veia cava inferior. Ao principal: principal msculo da respirao, alm de qu, quando contrado pode atuar na defecao, mico e parto, pelo aumento da presso intra-abdominal. Esplnio da cabea, Esplnio do pescoo, Eretor da espinha e Transverso espinhal (profundos do dorso) Origem: desde a nuca Insero: regio sacral Ao principal: movimentam a coluna vertebral e a cabea Pescoo Esternocleidomastideo Origem: processo mastideo temporal

Insero: esterno e clavcula Aes principais: contrao unilateral: roda a cabea para o lado oposto Contrao bilateral: flexiona a coluna cervical Escalenos Origem e insero: regio lateral do pescoo Ao principal: elevam as costelas e atuam na respirao Cabea Corrugador do superclio (face) Origem e Insero: medialmente ao superclio Ao principal: enruga o superclio Orbicular do olho (face) Origem e Insero: na espessura das plpebras Ao principal: fecha a rima da plpebra Orbicular da boca (face) Origem e Insero: envolve a boca Ao principal: fecha os lbios Bucinador (face) Origem e Insero: bochecha Ao principal: refora a bochecha durante a mastigao Masseter (face) Origem: arcos zigomticos Insero: ramo da mandbula Ao principal: mastigao Temporal (face) Origem: regio temporal Insero: arco zigomtico e mandbula Ao principal: mastigao Frontal (face) Origem e Insero: osso frontal Ao principal: elevao da sobrancelha Zigomtico (face) Origem: zigomtico Insero: maxilar superior Ao principal: eleva o lbio superior (sorriso)

Metoniano (face) Origem e Insero: maxilar inferior Ao principal: ocluso do lbio inferior Occipital (crnio) Origem e Insero: osso occipital Ao principal: traciona o couro cabeludo

rgos Anexos - Bainhas Fibrosas e Sinoviais dos Tendes: Nos dedos das mos e dos ps, os tendes longos so recobertos por bainhas fibrosas, formadas por tecido conjuntivo fibroso denso que se inserem nos ossos dos dedos e constituem tneis osteofibrosos. Estas bainhas fibrosas so revestidas por bainhas sinoviais de duas camadas, entre as quais existe lquido semelhante ao sinovial das articulaes sinoviais. As bainhas fibrosas e sinoviais facilitam o deslizamento dos tendes, diminuindo o atrito e mantendo-os em posio. - Bolsas Sinoviais: So sacos de tecido conjuntivo revestidos internamente por membranas lisas e contendo lquido sinovial. So encontradas em pontos onde os tendes esto em contato com ossos, ligamentos ou outros tendes. Diminuem o atrito, facilitando o deslizamento dos tendes. - Fscia de Revestimento: So membranas de tecido conjuntivo fibroso que separam os msculos entre si e os revestem. Nos membros, as fscias enviam prolongamentos entre os grupos musculares, constituindo septos intermusculares. Entre suas vrias funes destacam-se as de proporcionar origens e inseres musculares, fornecer vias de passagem de vasos e nervos, permitir o deslizamento de uma estrutura sobre outra e conter msculos, que ao se contrarem, poderia se abaular excessivamente.

Vous aimerez peut-être aussi